César Peixoto por horas(http://www.abola.pt/wseg/wfotosdia/pag20.jpg)
CHAMARAM-NO de Espanha, mas César Peixoto recusou a oportunidade de viver a primeira experiência como emigrante. O esquerdino dispensado pelo FC Porto prefere permanecer em Portugal e, a avaliar pelos últimos episódios das negociações com o Sp. Braga, parece estar por horas a concretização desse desejo. Entre hoje e amanhã, o ainda dragão será apresentado como reforço da equipa bracarense.
A qualidade indiscutível e o potencial inegável do plantel do Sp. Braga, superiormente confirmados anteontem, no jogo frente ao Sporting, não impediram, nem impedem, o treinador Carlos Carvalhal de alimentar a ilusão de ver a equipa reforçada por mais um ou dois jogadores.
César Peixoto é nome há muito desejado pelos responsáveis do clube, que têm desenvolvido nos últimos dias múltiplos esforços para cativar o esquerdino, ainda vinculado ao FC Porto, a tornar-se em mais uma bandeira para a nova temporada.
Os dragões também não colocam entraves à transferência do extremo, que Co Adriaanse colocou a defesa na última época, e, sabe A BOLA, as negociações entre Sp. Braga e jogador registaram forte evolução nas derradeiras horas, ao ponto de no Minho se acreditar na inevitabilidade de um final feliz.
A disposição manifestada por César Peixoto para permanecer em Portugal e, especialmente, manter residência em... Braga, para acompanhar a mulher [Isabel Figueira] e testemunhar o nascimento do primeiro filho, contribuiu para o acelerar do processo, que pode consumar-se entre hoje e amanhã.
A confirmar-se esta contratação, parece consensual entre equipa técnica e Administração da sociedade desportiva bracarense a necessidade de proceder a alguns retoques no plantel. Dispensas à vista, portanto.
in A Bola
**********************************
João Pinto: «Sinto-me confortável atrás dos avançados»
COMO "PEIXE NA ÁGUA" NAS NOVAS FUNÇÕESGuardado no banco até ao intervalo, enquanto Carvalhal se segurou contra o alegado pendor ofensivo do Sporting, João Pinto foi um verdadeiro diabo à solta na segunda parte, em que foi lançado para jogar na posição onde se sente melhor, a 10, atrás do ponta-de-lança João Tomás.
Com o "Jardel de Coimbra" a arrastar consigo os centrais e a abrir espaços para o artista passear a sua classe, foi JVP (junto com o irrequieto Maciel) quem mais brilhou na fase em que os leões cederam ao desgaste da pré-época, acumulado com viagens de jogos promocionais.
"Sinto-me confortável a jogar onde me habituei: atrás dos avançados, onde já jogo há muito tempo", explicava JVP à saída dos balneários.
in Record
**********************************
Defesa é o sector com mais dúvidasA equipa com que o Braga abordou o jogo com o Sporting deixou claro que, apesar de se tratar de uma apresentação, o técnico Carlos Carvalhal em nada alterou o processo de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, ou seja, aproveitou o teste para continuar a tirar ilações. Sendo claro que é ao treinador que cabe decidir, por saber o que pretende de cada jogador, a avaliar pelas prestações deste início de época Maciel e João Pinto, por exemplo, possuem todas as condições para, já nesta altura, integrarem a estrutura inicial. Isto mesmo sabendo-se que a concorrência no plantel não admite lugares cativos, como foi sublinhado pelo próprio Carlos Carvalhal.
Para quem vê de fora, no entanto, fica a ideia de que existem neste momento algumas dúvidas, nomeadamente quanto ao companheiro de Nem no eixo da defesa - Irineu está a demonstrar que possui um grande potencial e pode até, com o evoluir dos ensaios, garantir o seu espaço, enquanto Paulo Jorge e Maurício são jogadores com provas dadas e completamente integrados -, assim como no lado esquerdo. Paíto é veloz, tem explosão e uma enorme vocação ofensiva, mas Carlos Fernandes, apesar de mais lento, possui a seu favor um maior equilíbrio nas acções e uma disciplina táctica mais evidente, para além de estatura superior.
No meio-campo, a questão prende-se essencialmente com a disposição do triângulo para definir os intérpretes, enquanto na frente Maciel deverá ser opção para o flanco direito e João Tomás e Zé Carlos disputam o lugar no eixo do ataque, uma vez que Kim está por ora arredado dessa luta. E uma ideia importante já fica: os bracarenses possuem muitas alternativas, todas dando garantias de sucesso.
Zé Carlos
"Quero fazer história"
Logo na estreia em Braga se viu quem é o Zé do Golo. Entusiasmado, o avançado brasileiro quer não só um lugar na equipa como "ser o artilheiro em todas as competições"LINO DEVESAS
Zé Carlos justificou diante do Sporting a alcunha de Zé do Golo com que foi baptizado ao serviço do Botafogo, do Rio de Janeiro. O atacante brasileiro esteve em campo cerca de meia hora, o tempo suficiente para deixar a sua marca, curiosamente num lance em que a sua intuição se fundiu com um apurado sentido de oportunidade, surpreendendo o eixo defensivo contrário, guarda-redes incluído. Minutos após o embate, Zé Carlos manifestava-se satisfeito com a obtenção do golo que permitiu à sua equipa ficar na altura em vantagem (o jogo acabou empatado: 1-1).
"Este foi o primeiro golo dos muitos que espero marcar ao serviço do Braga", começou por referir, sublinhando ser sua intenção continuar a "trabalhar para ser o artilheiro em todas as competições" em que a equipa participe, de forma a deixar no Minho "as saudades" que deixou no Marítimo. O avançado não escondeu a sua vontade de "fazer história no Braga" e admitiu que "marcar no jogo de apresentação, perante os adeptos, é um marco que fica sempre registado". Embora estando consciente, apesar da felicidade que o invadia, que "estes jogos não valem pontos". "Quando valerem, esses sim, serão golos importantes", destacou.
"Devagarinho estou a procurar o meu espaço"Atendendo a que o esquema táctico projectado pelo técnico Carlos Carvalhal aponta para um único ponta-de-lança, Zé Carlos possui a concorrência de João Tomás, o melhor goleador arsenalista nas duas últimas épocas, e do coreano Kim. Uma realidade que não tira o sono ao brasileiro, convicto de que poderá conquistar o seu lugar na equipa bracarense. "Quando a concorrência é leal, é sempre saudável e bem-vinda. Creio que é isso que se vai passar. Quem estiver melhor e for a melhor opção para a equipa será quem vai merecer a confiança do treinador. O João Tomás possui o carinho de todos e o Kim tem o respeito de todo o plantel, mas eu, devagarinho, estou a procurar o meu espaço na equipa", assinalou, frisando que faz parte de um "plantel imbuído de um único espírito: ganhar".
Zé Carlos está há poucas semanas em Braga, mas já se encontra perfeitamente identificado com as ambições arsenalistas. "Queremos fazer um bom campeonato e ter uma boa preseça nas competições europeias", sustentou, afirmando que é com esse objectivo que todos os jogadores "estão a trabalhar, revelando um enorme empenho e dedicação". E considera ainda que o Braga possui um plantel capaz de concretizar os objectivos. "O grupo é bom, rico em qualidade e quantidade, e vai dar muitas dores de cabeça ao treinador sempre que este tiver de escolher os jogadores para formar a equipa", argumentou.
"Sporting vinha galvanizado"Em relação à apresentação da sua equipa aos sócios e ao jogo com o Sporting, o atacante considerou ter-se tratado de "um bom jogo, mas atípico". "Era um jogo de apresentação, para o qual o Sporting veio com uma enorme vontade de vencer, galvanizado pelo triunfo no Torneio do Algarve, mas que foi aproveitado pelos treinadores para analisar o momento dos jogadores e os aspectos tácticos que estão a implementar ou melhorar nas equipas. Julgo que, dentro deste contexto, ambos os treinadores tiraram boas ilações", analisou Zé do Golo.
Tarde para ver os craquesApós a boa exibição realizada diante o Sporting, os bracarenses entraram de folga, período de descanso este que termina hoje de manhã, a partir das 10h00, altura do primeiro treino da semana. E se este ensaio será realizado à porta fchada, o da tarde, marcado para as 17h30, será à porta aberta. Importa ainda referir que, em virtude da ausência de queixas físicas logo após o embate com os leões, tudo indica que Castanheira seja o único a trabalhar com algumas limitações, cumprindo o programa de reintegração progressiva.
in O Jogo
SP. BRAGA
DUAS DESLOCAÇÕES ANTES DA VISITA DO BÉTIS
O Sporting de Braga volta hoje aos trabalhos depois da apresentação ao sócios de anteontem ante o Sporting, que terminou com um empate a uma bola, com golos de Zé Carlos e Carlos Martins. Esta semana a equipa de Carlos Carvalhal tem mais dois jogos particulares, antes de mais um encontro no Estádio Municipal de Braga, diante o Bétis de Sevilha, na próxima segunda-feira (dia 14). O treino desta tarde (17h30) será à porta aberta. Na próxima quarta-feira, os bracarenses deslocam-se a Vizela para defrontar a equipa local, pelas 18h00, e no sábado viajam até Vigo (Espanha) para disputar o Troféu «XII Memorial Quinocho» com Celta de Vigo (21h00).
in http://www.onortedesportivo.com/