Minhotos já não dependem de terceiros para entrar numa Europa a seis
Ordem para acelerar
Por Augusto Bernardino
O campeonato pode estar parado, mas em Braga a ordem é para acelerar a fundo. A ultrapassagem a Belenenses (mesmo sem o efeito Meyong) e a descolagem de Marítimo e Nacional só não foi perfeita porque no espelho retrovisor aparece uma ameaçadora pantera. Mesmo assim, os arsenalistas emergem para a ponta final de uma prova que poderá acabar com seis europeus.
A fasquia para admissão à UEFA pode baixar um nível e levar o Sp. Braga à boleia, sem sequer precisar de esperar pela Taça Intertoto, atalho atempadamente accionado.
O exercício é, em tese, bastante simples: basta que na frente se mantenha o actual cenário, perfeito face ao quadro que se projecta na Taça de Portugal — com os semifinalistas metidos no comboio europeu.
Não significa isto, por outro lado, que o Sp. Braga se limite a controlar os perseguidores, olhando por cima do ombro. Até porque matematicamente só mesmo o FC Porto garantiu nesta altura a entrada na Europa. Assim, quando o campeonato regressar, lá para o final do mês, Manuel Machado vai seguramente exigir aos jogadores a terceira vitória consecutiva da presente temporada (objectivo paralelo sem contornos de proeza), indispensável para explorar eventuais deslizes de Belenenses (recebe o líder), Marítimo (joga em Guimarães) e Boavista (viaja até Setúbal), num cenário de terrenos minados. Até porque no horizonte cresce a figura de um leão ferido mas não abatido, como se verificou no fecho da 23.ª jornada. A visita a Alvalade é a primeira de três deslocações agendadas até final, sendo que as outras duas são, por capricho do calendário, aos redutos de Marítimo e Boavista.
Desta perspectiva resulta claro que os minhotos dependem exclusivamente de si próprios para garantir o sexto lugar, primeiro, e atacar a montante na primeira oportunidade, que é já frente ao Leixões, até para acertar umas contas.
Paulo Santos integrado
De acordo com o previsto, o guarda-redes Paulo Santos foi ontem integrado na sessão de treino (que decorreu à porta fechada) com os restantes companheiros de equipa. Uma perspectiva animadora, depois da paragem forçada por causa de cervicalgia. João Tomás e Jorginho prosseguem os tratamentos, repartindo o tempo entre a enfermaria e o ginásio.
Madrid ainda à margem
Mais problemática parece ser a situação do médio argentino Andrés Madrid, que depois de ter regressado às escolhas de Manuel Machado para o jogo com o Benfica voltou a parar, devido a lesão na coxa direita. Ontem, Madrid não se treinou. Indisponível desde o arranque da pré-temporada, o também médio Bruno Tiago deu ontem continuidade ao programa específico que vem cumprindo, com trabalho de reabilitação funcional.
in A BOLA
Paulo Santos a postos para o assalto à Europa
Quase um mês depois de ter sido afastado da equipa, empurrado pelos maus resultados e pela necessidade de parar para recuperar de uma lesão nos adutores, Paulo Santos recomeçou ontem a treinar sem limitações. Poderá voltar à baliza do Braga já esta tarde, frente ao Leixões, na Liga Intercalar, antecipando-se um agradável problema para Manuel Machado resolver, até ao encontro seguinte com a equipa de Matosinhos, no regresso do Campeonato.
Titular do Braga nas três épocas anteriores, Paulo Santos, 35 anos, perdeu o lugar no arranque desta temporada, devido a lesão, no final do estágio. Foi uma das últimas apostas de Jorge Costa, antecessor de Machado, e acabou por perder o lugar em plena crise de resultados e depois de muito tempo a jogar em sacrifício, com dores nos adutores. Saiu no segundo encontro com o Werder Bremen, para a Taça UEFA, substituído pelo polaco Pawel Kieszek, que, desde então, em cinco jogos, sofreu dois golos (Werder Bremen e Benfica). Paulo Santos, o mais experiente do plantel, está de volta numa fase crucial da época. A decisão fica para Machado.
Só meia dúzia de totalistas
O guarda-redes é o último jogador que um treinador admite trocar. A baliza é quase sagrada, pelo valor de quem se dispõe à tarefa mais ingrata no futebol e pela estabilidade que se constrói a partir dali - aquela que o Braga assegurou, de forma brilhante, com Paulo Santos na companhia de uma defesa que chegou a rivalizar com a dos campeões em anos anteriores, e que agora se viu interrompida por lesão. A equipa já conheceu três titulares neste Campeonato em que há apenas meia dúzia de totalistas, entre os guarda-redes dos 16 clubes: Quim (Benfica), Nilson (Guimarães), Eduardo (Setúbal), Marcos (Marítimo), Beto (Leixões) e Fernando (Leiria).
Recuperação para quatro
A vitória sobre a Naval não deixou senão boas recordações ao Braga, que, depois de um dia de folga, regressou aos treinos ontem de manhã, com menos um elemento a cargo do departamento médico. A reintegração de Paulo Santos reduziu a quatro nomes a lista dos lesionados do plantel de Manuel Machado. Os dias dos atacantes Jorginho e João Tomás continuam a passar-se entre a companhia dos responsáveis clínicos, para tratamentos, e dos aparelhos do ginásio, por agora os únicos autorizados para recuperar a forma. Madrid continua sem treinar devido a lesão na coxa direita. Bruno Tiago cumpre também um programa de recuperação que não inclui bola.^
Vem aí o Leixões I
O título poderá repetir-se na próxima semana: o Leixões está de visita a Braga. Há jogo hoje, às 15 horas, para a Liga Intercalar, no Estádio 1.º de Maio, e servirá de aperitivo para o encontro que irá opor as mesmas equipas, no Campeonato, no final do mês, então sob uma pressão incomparavelmente maior.
Entre um desafio com os matosinhenses e outro, o calendário do Braga inclui uma nova partida relativa à Liga Intercalar: depois de amanhã, no Estádio AXA, às 11 horas, as reservas arsenalistas defrontam as do FC Porto.^
INQUÉRITO ONLINE
Duas vitórias consecutivas e consequente subida até aos lugares de acesso à Taça UEFA. Manuel Machado merece agora que a SAD lhe renove o contrato por mais uma época?
WWW.OJOGO.PT
Os assobios e os lenços brancos para Manuel Machado pertencem ao passado. Duas vitórias e a reconquista de um lugar europeu recuperaram a simpatia dos adeptos para com o treinador, que tem sido confrontado com o interesse do clube em substituí-lo por Jorge Jesus. A maioria entende, no entanto, que tem condições para renovar contrato.
REALIZADO NOS DIAS
17 E 18 DE MARÇO
VALORES EM PERCENTAGEM
SIM: 53
NÃO: 47
O JOGO
Eduardo ansioso pela primeira final da carreira
Eduardo não pára. O guarda-redes, emprestado pelo Braga até final da época, é um dos esteios da formação sadina e o único totalista da equipa.
O guardião defendeu a baliza vitoriana em todos os 34 jogos do Vitória de Setúbal. Mais de 3000 minutos de competição. No sábado, joga a primeira final da carreira, contra o Sporting, na decisão da Taça da Liga. O jogador mal consegue disfarçar a euforia e diz que o encontro com os leões é um prémio para toda a equipa.
"É uma semana diferente, de festa. Estamos perto de conseguir um título. É a primeira edição da Taça da Liga e seria um registo ainda mais bonito. Estes jogadores merecem a final pela prova que fizeram", afirmou Eduardo, ontem, no Bonfim.
Os sadinos têm sido a besta negra dos leões esta temporada. Em três jogos, o melhor que o Sporting conseguiu foi um empate em Alvalade. No Sado, o leão perdeu duas vezes. Apesar da estatística, o guarda-redes atribui todo o favoritismo ao adversário.
"Não vamos pensar nos jogos passados e fazer do Vitória favorito. O Vitória não é favorito e o Sporting não é o adversário ideal por causa disso", explicou.
As boas exibições em Setúbal valeram a renovação de contrato com o Braga. Na próxima temporada, Eduardo vai regressar aos arsenalistas, após alguns períodos de empréstimo. Antes dos sadinos, o guardião jogou no Beira Mar. A poucos meses do Euro 2008, o guarda-redes, natural de Tondela, sonha com uma chamada de Luiz Felipe Scolari. "Ficarei muito orgulhoso se for chamado. Era uma grande distinção. Mas não depende de mim", frisou.
Durante a semana, à porta fechada, é provável que a equipa treine as grandes penalidades.
O Vitória de Setúbal já foi feliz no desempate por penáltis, este ano. Foi assim que eliminou o Guimarães da Taça de Portugal. Eduardo parou um remate e garante estar preparado para o voltar a fazer, caso a final termine empatada. Mas o guardião nem costuma treinar o lance.
"Os guarda-redes não treinam muito os penáltis. É uma questão do momento, de concentração e, acima de tudo, conhecer o jogador que o marca", explicou. E as dificuldades leoninas na marca dos onze metros podem ajudar o Setúbal. "É bom que eles [jogadores do Sporting] sintam a pressão", sorriu.
JN
Jornada dupla para a Intercalar
O Sp. Braga defronta, esta tarde (15h), o Leixões, jogo a contar para o Torneio Primavera da Liga Intercalar. Sexta-feira, é a vez do FC Porto, jogo em atraso relativo à terceira jornada da prova.
Aproveitando a paragem no campeonato, devido à Páscoa, o Sp. Braga terá jornada dupla, em casa, a contar para o Torneio Primavera da Liga Intercalar.
Esta tarde, os arsenalistas defrontam o Leixões (15h, no Estádio 1.º de Maio) e, na próxima sexta-feira, recebem o FC Porto, jogo em atraso da terceira jornada da prova, que terá lugar no Estádio AXA, pelas 11h.
Depois da goleada na última jornada da Intercalar - 4-1 ao Penafiel - o Sp. Braga tem, agora, duas oportunidades para subir na tabela e ascender aos primeiros lugares do grupo.
Com sete pontos, os bracarenses podem ainda sonhar com a presença nos play-offs (passam os dois primeiros classificados de cada um dos campeonatos - de Inverno e Primavera), uma vez que estão ainda em disputa os três pontos relativos ao jogo com o Desp. Aves.
Recorde-se que o Sp. Braga perdeu, em casa, no dia 9 de Fevereiro, mas o resultado foi contestado devido ao facto de a equipa da Vila das Aves ter infringido o regulamento ao proceder a seis substituições usando a mesma camisola para dois jogadores. Apesar da derrota, e de ainda não ter sido anunciada a decisão, os três pontos devem ser acrescentados à conta arsenalista.
O confronto de hoje, com o Leixões, servirá de ensaio para o jogo da próxima jornada da Liga Bwin. A equipa de Matosinhos será a próxima adversária do Sp. Braga, jogo da 24.ª jornada.
CM
Confira a equipa da 23ª jornada para o Maisfutebol
O Sporting de Braga é a equipa mais representada no onze ideal da 23ª jornada da Bwin Liga. Os minhotos elegem quatro futebolistas, contra dois do rival V. Guimarães e outros tantos do Sporting.
Os leões têm também o único dono de uma nota máxima da ronda: o capitão João Moutinho.
Belenenses, Paços de Ferreira e Boavista são os outros clubes representados.
Equipa da 23ª jornada:
Júlio César (Belenenses), 4
João Pereira (Sp. Braga), 4
Geromel (V. Guimarães), 4
Sereno (V. Guimarães), 4
Carlos Fernandes (Sp. Braga), 3
Edson (P. Ferreira), 4
João Moutinho (Sporting), 5
Jorge Ribeiro (Boavista), 4
Wender (Sp. Braga), 4
Jailson (Sp. Braga), 4
Liedson (Sporting), 4
Como critérios de desempate, no caso de jogadores com a mesma nota, definem-se os seguintes aspectos:
1-Influência directa do jogador em causa no resultado, através da marcação de golos;
2-Pontos conseguidos pela sua equipa;
3-No caso dos defesas e dos guarda-redes, o número de golos sofridos pela sua equipa e, só depois, o número de golos marcados;
4-No caso dos médios e avançados, o número de golos marcados pela sua equipa e, só depois, o número de golos sofridos;
5-Minutos jogados;
6-Critério disciplinar;
7-Classificação das respectivas equipas
Corrida pela Europa: descubra quem tem melhor calendário
O F.C. Porto caminha a passos largos para a revalidação do título nacional e a União de Leiria parece destinada à descida para a Liga Vitalis, mas tudo o mais cheira a incerteza na tabela classificativa da Bwin Liga. Na corrida pelos lugares de acesso às competições europeias, por exemplo, há uma distância de dez pontos a separar oito equipas com aspirações legítimas.
A fechar a jornada 23, o Sporting venceu o Nacional (4-1) e colocou-se ao V. Setúbal, ambos a quatro pontos de Benfica e V. Guimarães.
Olhando para as equipas com mais de trinta pontos, encontramos oito candidatos para cinco posições. O leque de semi-finalistas da Taça de Portugal deixa perceber que o 6º lugar na Liga dará acesso à Taça UEFA.
Uma análise ao calendário da competição demonstra emoções fortes até ao final, mas há candidatos mais felizes que outros, no plano teórico.
O Benfica tem duas deslocações complicadas à Invicta, mas depois arranca para um final na zona centro, enquanto o V. Guimarães poderá sentir mais dificuldades quando receber o F.C. Porto e partir para o Restelo, na jornada seguinte. Logo atrás, o V. Setúbal bate-se em três frentes e terminará a Liga no Estádio da Luz.
O Sporting, à partida, tem o calendário mais acessível, com uma jornada dupla em casa e três deslocações ao reduto de equipas que lutam pela permanência. O Sp. Braga tem de jogar em Alvalade e no Bessa, enquanto o Belenenses, que ainda pode perder seis pontos, recebe F.C. Porto, V. Setúbal e V. Guimarães, jogando ainda na Luz.
Jaime Pacheco pode validar a sua candidatura nas próximas jornadas, com compromissos no Bonfim e no D. Afonso Henriques, recebendo o Benfica pelo meio. A caminhada do Boavista termina em Alvalade. O Marítimo também jogará no reduto do Sporting, aguardando com expectativa a deslocação a Guimarães, na próxima jornada. Tudo pode acontecer na luta pela Europa.
Calendário dos 9 primeiros classificados:
F.C. PORTO - 57 pontos (Belenenses fora, E. Amadora em casa, V. Setúbal fora, Benfica em casa, V. Guimarães fora, Nacional em casa e Naval fora)
BENFICA - 41 pontos (P. Ferreira em casa, Boavista fora, Académica em casa, F.C. Porto fora, Belenenses em casa, E. Amadora fora e V. Setúbal em casa)
V. GUIMARÃES - 41 pontos (Marítimo em casa, P. Ferreira fora, Boavista em casa, Académica fora, F.C. Porto em casa, Belenenses fora e E. Amadora em casa)
V. SETÚBAL - 37 pontos (Boavista em casa, Académica fora, F.C. Porto em casa, Belenenses fora, E. Amadora em casa, Leixões em casa, Benfica fora)
SPORTING - 37 pontos (Naval fora, Sp. Braga em casa, Leixões em casa, U. Leiria fora, Marítimo em casa, P. Ferreira fora, Boavista em casa)
SP. BRAGA - 33 pontos (Leixões em casa, Sporting fora, U. Leiria em casa, Marítimo fora, P. Ferreira em casa, Boavista fora, Académica em casa)
BELENENSES - 33 pontos (F.C. Porto em casa, Leixões fora, E. Amadora fora, V. Setúbal em casa, Benfica fora, V. Guimarães em casa e Nacional fora)
BOAVISTA - 31 pontos (V. Setúbal fora, Benfica em casa, V. Guimarães fora, Nacional em casa, Naval fora, Sp. Braga em casa e Sporting fora)
MARÍTIMO - 31 pontos (V. Guimarães fora, Nacional em casa, Naval fora, Sp. Braga em casa, Sporting fora, U. Leiria em casa, Leixões fora)
MAIS FUTEBOL
Sporting de Braga defronta hoje o Leixões.
O Sporting de Braga defronta esta tarde o leixões, em jogo a contar para o Torneio Primavera da Liga Intercalar.
O encontro está marcado para as 15 horas no estádio 1º de Maio.
Na proxima sexta-feira, o Braga recebe o FC Porto, jogo em atraso da terceira jornada da Liga Intercalar. O encontro está marcado para as 11h no estádio AXA.
Dulce Félix, do Sporting de Braga, chamada à selecção nacional que vai disputar o `mundial` de crosse
A atleta do Sporting Clube de Braga, Dulce Félix, foi hoje chamada à selecção nacional sénior de atletismo que, no próximo dia 30, participa no Campeonato do Mundo de Corta Mato, que vai decorrer em Edimburgo, na Grã-Bretanha.
Logo após a realização do campeonato nacional de crosse, versão longa, a Federação Portuguesa de Atletismo deu a conhecer a generalidade dos atletas seleccionados para o 'mundial'.
Ficou apenas um nome em aberto, que foi agora preenchido, após a realização do corta-mato curto, com a chamada da vice-campeã nacional, a bracarense Dulce Félix.
ANTENA MINHO
Sporting de Braga venceu esta tarde no Primeiro de Maio o Leixões para a Liga Intercalar.
Sporting de Braga venceu o Leixões para a Liga Intercalar.
6-2, foi o resultado do jogo que as duas equipas disputaram esta tarde no estádio 1º de Maio, a contar para o Torneio Primavera da Liga.
Na proxima sexta-feira, o Braga recebe o FC Porto, jogo em atraso da terceira jornada da Liga Intercalar.
O encontro entre as duas equipas está marcado para as 11h no estádio AXA.
ANTENA MINHO
Sp. Braga e Gondomar goleiam na Intercalar
(http://www.abola.pt/img/fotos/log/lintercalar.gif)
A sétima jornada do Torneio de Primavera da Liga Intercalar, disputada hoje, rendeu 18 golos apesar de haver ainda um jogo em atraso. Sp. Braga (6-2) e Gondomar (1-4) contribuíram para a «chuva» de golos, vencendo o Leixões e o Vit. Guimarães, respectivamente.
Apesar da derrota por 4-1, em casa, o Vit. Guimarães permanece no primeiro lugar do Torneio de Primavera, agora com apenas um ponto de vantagem sobre o segundo classificado, o Gondomar, que goleou o conjunto de Manuel Cajuda por 1-4. Tinho (2), Norinho e Guerreiro marcaram os golos da equipa visitante, Fajardo apontou o único golo dos minhotos.
O Sp. Braga recebeu e venceu o Leixões por 6-2, com Matheus e Pedro a bisarem numa partida em que Linz e Philco também facturaram. Jaime e Diogo Valente marcaram pela equipa de Matosinhos.
No Olival, o FC Porto venceu o Penafiel por 2-1. Marco Aurélio e Mariano Gonzalez apontaram os golos dos «dragões», ao passo que Jean marcou para a equipa visitante.
Tito e Malafaia marcaram os golos da vitória (2-0) do Varzim sobre o Boavista.
Resultados:
Vit. Guimarães – Gondomar, 1-4
Varzim – Boavista, 2-0
Sp. Braga – Leixões, 6-2
FC Porto – Penafiel, 2-1
Trofense – Desp. Aves (22 de Março)
Classificação:
1. Vit. Guimarães 15 pontos/ 6 jogos
2. Gondomar 14/ 6
3. Desp. Aves 13/ 6
4. Trofense 12/ 6
5. Leixões 11/ 6
6. Sp. Braga 10/ 6
7. FC Porto 9/ 5
8. Penafiel 5/ 7
9. Varzim 4/ 7
10. Boavista 2/ 7
A BOLA