Amigos:
Sou associado do ENORME há 33 anos. O meu numero de sócio ronda o milhar.
tenho uma filha com 12 anos de filiada. O seu numero ronda os 4 mil.
Uma outra com 8 anos e o seu numero ronda os 6 mil.
por fim, uma terceira com 4 anos e numero de sócia a rondar os 8 mil. Todas foram "feitas" sócias no dia que nasceram
Mas o que eu quero trazer á vossa consideração?
~
Simples:
1ª constatação - De 1974 até 1995 , o nosso clube conseguiu manter (!!!!) 3 mil associados.
2ª constatação- de 95 a 2000 , aumentamos 2 mil associados
3ª constatação - de 2000 a 2004 AUMENTAMOS 2 MIL ASSOCIADOS e curiosamente este peiodo foi coincidente com o arranque último desta nova fase vitotiosa do clube
4ª constatação - de 2004 e fazendo fé que temos 16 mil sócios , aumentamos cerca de 7 mil associados
Ou seja,
1- O clube não consegue segurar os seus sócios mais antigos
2- Com a renumeração mais recente, mais de metade da sua massa adepta tem "antiguidade" inferior a 4 anos
3- Apenas cerca de 1500 associados (10%da sua totalidade) têm mais de 25 anos
4 Apenas cerca de 4500 (20%) associados tem mais do que uma dúzia de anos de filiação
Somos efectivamente um clube de gente nova. E nova leia-se "de filiação, pois não disponho dadaos que me permitam aferir se esta metade de associados com menos de 4 anos são maiores ou menores. mas , pelo que penso deverão ser na maioria menores....-
Se isto é um factor de regozijo pode ser tb muito preocupante. Estes 50% de sócios com menos de 4/5 anos de filiação podem ser dos associados melhores "captados" mas também podem ser daqueles que vieram para o clube pelos bonms resultados recentes e que podem "ir-se" embora de um momento para o outro, falhe a performabce desportiva ou a capacidade de manutenção nesta familia.
Mas , podemos equacionar então um outro lado da questão dizendo: "onde estão os sócios mais antigos , aqueles que seriam os "indefectíveis"? Esses fugiram..Nem sequer podemos contar com eles...."
Ora, nesta situiação , meus amigos está o cerne da questão.
Um clube tem que assentar a sua base de sustentação numa alargada familia de btraguistas cujos anos de filiação lhe possa dar sustento, base, mistica e união. São com sócios antigos de filiação que o clube resiste a maus e bons resultados e persiste como colectividade.
Sem ter uma base forte de associados com "peso" de experiencias de muitos campeonatos, de trem visto muitos craques e decepções , qq clube é pobre e pode definhar.
na última renumeração de associados, registou-se- talvez - a maior deserção dos últimos anos do SCBRaga. Ora este assunto, não me pareceu merecer importancia por parte da SAD e clube. Não conhci nenhumas medidas extraordinarias tendentes a saber e conhecer as razões de desistencia de associados com 10 e mais anos. Não se pode assumir , pura e simplesmente, que não estavam interessados ou que...morreram todos. Isso não aconteceu!
O que me parece é que existiram razões para este fastamento e à cabeça de todoas enumero duas:
1- acabar com os cobradores
2- Novo estádio
No primeiro caso, perderam-se centenas (milhares???) de associados que o eram não para ir ao futebol mas sim porque sentiam, no fundo que era um dever ser associado da maior colectividade do distrito . E os cobradores eram os seus "avisadores" para que este elo de união prevalecesse anos e anos. O clube tb deve respeitar este tipo de associado, quantos deles incapazes de irem a qq actividade do clube mas resistentes como "pagadores". e membros deste clube
O segundo caso, devido ás condicionantes proprias e fisicas do novco estadio e que todos compreendem.
Ora esta situação - debandada dos associados - devia merecer mais atenção da SAD.
Que eu saiba não conheci qq tentativa que se fizesse para conhecer a razão de qq desistência e nem sequer para saber o que se passou com associados que tinham dezenas de anos de filiação e que deixaram de o ser.
Cusatava muito um contacto directo por telefone efec tuado por uma equipa de telefonistas? Não valeria a pena um maior esforço na tentativa de conecer as razões da desistencia e tentar demovê-la?
Dizem as regras de gestão que mais dificil do que comquistar um cliente é mantê-lo. Ora isso foi o que a SAD não fez! mesmo tratando-se de uma entidadae agora mais "empresarial" que o simples clube....
è fácil cativar sócios nium momento de resultadfos positivos como o actual mas estes noivos sócios podem ser os que mais rapidamente se vão embora e então o clube pode esvaziar-se na sua base de sustentação.
Do mesmo nível com que se gasta dinheiro e energias na promioção e cativação de novos associados se deveria ter atitudes para assegurar a sua permanencia.
Um associado com mais de 20 anos de filiação não aí por qq razão e o clube DEVIA ouvir as suas razões e tentar remediar os probçlemas. Não ouvimos os antigos, não conhecemos o que os fez deixar o clube e deu-se como efectivo o seu desaparecimento sem lhe dar qq atença~ºo nem valor.
No meu entender não se devria fazer e como disse atrás, andamso a cativar assoaciados e pouco ou nada fazemos para manter os que temos.
Escrevo isto para colocar á consideração de todos vós e da SAD.
E não me venham dizer que o periodo de renumetração foi longo e devidamente anunciado. Para mim, mesmo com estes justifiocativos, os associados antigos devia, merecer outro tipo de atenção. Que não tiveram!
NOTA 2 - Na renumeração foi apresentadop um questionário sobre algumas caractyeristicas do associado e suas preferencias. Não existem resultados? Não se sabe quel é o tipo base do associado arsenalista?Era urgente que se fizesse essa descrição para que posteriormente se "ataque " doutras formas a sua cativação
Tens toda a razão Ric.
E o exemplo dos cobradores é evidente: andam todos a gritar para se poder pagar pela internet mas esqueceram os sócios antigos. Pessoalmente conheço 3 (na casa dos 60-70 anos) que já quase não iam ao futebol mas mantinham-se pagadores regulares quando o cobrador aparecia.
Agora, continuam a vibrar com o clube mas deixaram de pagar. O cobrador deixou de aparecer e para eles: "se o Braga não precisa de vir buscar o dinheiro das quotas não vou andar km para ir la pagar; se me apetecer ver um jogo,pago uma vez"
Pena este nov director de marketing ter chegado 1/2anos atrasado, pelo que tem feito penso que as coisas teriam sido feitas de outra maneira!
O meu pai foi um dos que deixou de ser sócio, muito em parte por falta de cobradores, pois ia lá a casa e acabava sempre por levar o dinheiro das cotas, mesmo não indo sempre aos jogos.
sim, quro dizer que vejo com bons olhos bastantes mudanças no marketing e promoção.
Só que gostaria que a casa se fizesse por baiso.
Ando há anos a pugnar por um Provedor dos sócios, figura que serviria de elo de ligação entre sócios e clube. Este provedor, por não estar dentro das politicas desportivas do clube (não seria director) teria uma posição neutral o que traria inúmeras nbenesses nas relações clube/ associados.
E qdo digo começar de baixo, pelos alicerces, sustento:
1- Incrementar Nucleos sem verifiocar as causas e os p+roblemas dos actuais é andar á frente dos bois
2- Ir ás escolas sem um projecto de futuro e de contionuidade são ...medidas avulsas
3- pretender sócios sem cativar os que temos e recuperálos é irreal
4- Carivar sócios e existir uma disparidae de obstáculos para pagar quiotas e vender bilhetes é do sec. XIX
5- dar bilhtes para encher estadio e ter o mesmo numero de pprtas abertas que num jogo de 5 mil é.,..estupidez...
6- querer aumentar vendas de produtos e não existirem artigos nem camisolas oficiais é..uma risota
7- Fechar as portas da loja aos sabados e feriados é ..andar para trás
8- Não fazer nada para que nos hipers da cidade se tenha produtos arsenalistas é...vergonhoso
9- querer conquistar a cidade e não ir ao encontro dela é ...insensato
enfim...como dizia o outro: a roda está inventada". è só copiar
Tens razão, mas acho que ainda vamos melhorar isto significadamente.
mas não vai haver agora cobranças por multibanco ???
Por acaso tenho um tio que deixou de ser sócio por o cobrador deixar de "trabalhar".
Tinha 24 anos de sócio, deixou andar,andar,andar e ficou com meses de cotas em atraso e desistiu.
faltou-lhe o "aviso" diz que não se preocupou durante 24 anos pq o senhor vinha receber á porta, depois disso pago hoje, pago amanhã, tiro a cota hoje , tiro amanhã e foi mais um e faltava-lhe 1 ano para receber o prémio de filiação de 25anos.
enfim, devem ser centenas assim
Nos ultimos tempos tem se mudado várias coisas, não há cobradores mas passou a haver o débito directo não é a mesma coisa mas é parcido e não dá trabalho.
Em Guimarães no continente por exemplo existe a primeira foto tirado ao Guimarães na fundação e a dizer faz-te socio, é uma das situações que poderiam fazer não igual mas parecido aqui em Braga.
Um dos grandes males e que estamos a melhorar significativamente é a pouca agressividade na imagem e apelos ao clube.
Deviamos ser mais agressivos e elevar o espirito colectivo, empreendedor e chamar os naturais nascidos e criados na cidade á responsabilidade.
Sabemos dizer é bom viver em braga (cidade) e dizemos pouco é bom sentir o braga (clube).