O menino de ouro vai deixar o relvado em Maio
Foram quase 20 anos no futebol profissional, mas o "Menino de Ouro " vai, no final desta época, abandonar os relvados
João Pinto acredita ser esta a sua última temporada como profissional de futebol: "Já estava para terminar a minha carreira há três anos. Não posso dizer que é com 100% de garantia, mas é quase certeza."
O avançado bracarense quer terminar a carreira em grande: "Gostava de acabar bem no Braga, é um clube que merece, muito equilibrado, com pessoas simpáticas. É muito bom para o futebol aparecer uma equipa como o Braga para mudar um pouco a hegemonia dos três grandes."
João Manuel Vieira Pinto nasceu em Campanhã, no Porto. O seu primeiro clube foi o Águias da Areosa, com apenas 11 anos. Foi neste ano que, após defrontar o Boavista e o FC Porto, surgiu o interesse dos dois clubes. O Boavista foi mais rápido, o clube deu 20 bolas e apenas 20 contos e levou João Pinto."Tinha 12 anos quando fui para o Boavista, fiquei nas camadas jovens e aos 17 anos foi quando comecei a jogar na equipa principal", relembra.
A carreira na Selecção Nacional começou cedo, quando, com 15 anos, João Pinto foi chamado para representar o seu país pela primeira vez: " Fui chamado para a selecção quando estava no Boavista, o que é muito difícil de acontecer. A partir desta convocatória tive um trajecto muito grande pela selecção."
E foi através da selecção portuguesa que o "Menino de Ouro" ficou conhecido no seu país e não só. O campeonato do Mundo de Futebol de Sub 20, em Riade, ficou marcado na carreira e na vida de João Pinto: "Foi a primeira vez que fomos campeões do mundo, Portugal nunca tinha conseguido um feito desses, abriram--se muitas portas, não somente para mim mas para a maioria dos meus colegas."
Depois do Mundial, teve uma passagem pelo Atlético de Madrid, onde jogou pela equipa filial, o Atlético Madrileno. Um ano e meio depois foi contratado pelo Benfica. Além do clube da Luz, o Sporting também queria levá-lo: "O Sporting foi o primeiro clube a falar com Valentim Loureiro, já estava tudo acertado entre eles e tomei conhecimento do interesse do Benfica. Recordo como se fosse hoje: eu estava em Chicago, no maior edifício do mundo, então telefonei para o major, falei com amigos e acabei por ir para a Luz."
No segundo ano ao serviço do clube encarnado, João Pinto sagrou-se campeão. Foi no Benfica também que realizou aquele que elege como o jogo da sua carreira: o Sporting- -Benfica, no qual o clube da Luz venceu por 6--3 em pleno Estádio José Alvalade e João Pinto fez um hat-trick. "Esse jogo foi numa altura decisiva, praticamente deu o título ao Benfica, mas claro que a partir desse encontro as exigências foram maiores", recorda.
O avançado deixaria os encarnados após um desentendimento com o presidente de então, Vale Azevedo: "Eu não me zanguei com ele, ele é que se zangou comigo. Ele conseguiu colocar alguns adeptos contra mim pelo facto de eu estar há muitos anos no clube e não ganhar nada. Posso dizer que o Vale Azevedo antecipou a minha saída do Benfica."
João Pinto saiu então do Benfica e foi parar ao Sporting
No clube leonino, o "Menino de Ouro" ganhou outra alcunha -"pai da Equipa"- devido aos diversos passes que dava e que deixavam os avançados na cara do golo. Na equipa leonina conquistou mais um título de campeão nacional. Porém, regressar ao clube da Luz, vestindo a camisola do maior rival, foi uma experiência marcante para João Pinto: "Não foi fácil, tentei alhear-me dessa situação, mas passei anos naquela casa e as pessoas não querem saber o que se passou, só vêem as coisas pelo lado ruim. Apesar de tudo, sempre fui respeitado pelos adeptos do Benfica e do Sporting."
O jogador bracarense falou também dos maus momentos vividos na sua carreira: as agressões a Paulinho Santos e ao árbitro argentino Angel Sanchez no Mundial de 2002: "Não guardo mágoa nenhuma do Paulinho, aliás, no seu jogo de despedida trocámos a camisola, e quanto ao árbitro conversámos depois, no julgamento na FIFA, e ele disse-me que se pudesse tiraria a queixa e eu, se pudesse, não faria o que fiz."
João Pinto pensa terminar a carreira este ano, mas não quer ser treinador: "Quero ver se faço algo ligado ao futebol, mas não treinador. Não quero saltar de casa em casa, não é esse tipo de vida que pretendo para o futuro." No final da entrevista, ainda brincou: "Este ano tenho que parar, até o meu treinador é mais novo do que eu."
O jogador é um pai babado. O seu primeiro filho, Tiago Pinto, 19 anos, está emprestado ao Olivais de Moscavide, pelo Sporting, e segue as pisadas do pai: "Nós conversamos sobre o que se passa durante os treinos, na escolha dos clubes, fui ver o primeiro jogo dele esta época...".
Quando indagado sobre o talento do filho, o avançado bracarense não hesita: "Pessoas ligadas directamente à carreira dele dizem-me que ele é muito bom jogador, só tem que ser bem acompanhado." Mas João Pinto não pensa gerir a carreira do filho: "Não deve ser fácil ser empresário do nosso próprio filho", conclui.
in dn
Acho que ja vai tarde foi um bom jogador.
Jogadores deste calibre não deveriam terminar.
Parece que as pessoas têm memória curta e bons hábitos. É que não há memória de 1 jogador de tão elevado currículo e que, com esta idade, tenha um rendimento tão bom.
JOGADORES COMO JOÃO PINTO TORNAM O SCBRAGA MAIS CONHECIDO NO "MUNDO"
Nunca mais me vou esquecer do golo contra a Inglaterra no Euro 2000...
João Pinto é grande!
Que faça a época da vida dele no Braga para acabar em grande!
Quote from: Schumacher on 15 de September de 2007, 23:55
Nunca mais me vou esquecer do golo contra a Inglaterra no Euro 2000...
João Pinto é grande!
Esse golo deixou-me de boca aberta perante a mobilidade do seu corpo e o acreditar que conseguia meter a bola por ali...Ah João Pinto!!!! O quanto me encheu de orgulho humilhar os elitistas Ingleses!!!
E porque é nosso e será sempre recordado como um gigante que fez muito pelo nosso ENORME, BRAVO JOÃO PINTO!!!
É um exelente jogador.
Tantos anos e continua a ser expulso como foi 6ª ::)
Um privilégio para o SCB ter um jogador como o JVP
Quote from: disco infiltrator on 17 de September de 2007, 00:05
Um privilégio para o SCB ter um jogador como o JVP
Não podia estar mais de acordo. Estes jogadores elevam o futebol. Só tenho pena da sua idade e que não possa jogar bastantes anos em Braga.
Quote from: disco infiltrator on 17 de September de 2007, 00:05
Um privilégio para o SCB ter um jogador como o JVP
Tudo dito, uns dos melhores jogadores portugueses de sempre.
Quote from: braga2007 on 18 de September de 2007, 02:06
Quote from: disco infiltrator on 17 de September de 2007, 00:05
Um privilégio para o SCB ter um jogador como o JVP
Tudo dito, uns dos melhores jogadores portugueses de sempre.
concordo ;)
um senhor do futebol português que nos vai deixar saudades.
Um jogador com a categoria do Vieira deve acabar a carreira em grande. Logo, proponho que o Braga este ano ganhe o título, a Taça de Portugal, a da Liga e UEFA. É o mínimo que a equipa pode fazer para homenagear o puto maravilha.
PS: Não queria abusar, mas já agora tragam o caneco da amizade tb :-D.
Quote from: ribas on 19 de September de 2007, 17:16
Um jogador com a categoria do Vieira deve acabar a carreira em grande. Logo, proponho que o Braga este ano ganhe o título, a Taça de Portugal, a da Liga e UEFA. É o mínimo que a equipa pode fazer para homenagear o puto maravilha.
PS: Não queria abusar, mas já agora tragam o caneco da amizade tb :-D.
Não esquecer a SuperTaça de Portugal e a SuperTaça Europeia :D :D
Saudações Ultras