Andrade (Sp. Braga) cobiçado pelo Santos
Depois de Vasco da Gama e Fluminense terem manifestado interesse, o médio Andrade, que passou os últimos seis meses da época passada no Sp. Braga, está agora a ser alvo do interesse do Santos.
Segundo informações da imprensa brasileira, o histórico clube de São Paulo estaria na disposição em assegurar a contratação do jogador em termos definitivos, ganhando, por isso, a corrida a Vasco da Gama e Fluminense.
In A Bola
==============================================================================
Dani Mallo na rota do Rapid
ESPANHOL DEVERÁ SEGUIR TRAJECTO DE CESINHA
O espanhol Dani Mallo deverá seguir o mesmo trajecto de Cesinha e Davide e rumar aos romenos do Rapid Bucareste, clube que necessita de um guarda-redes para reforçar o plantel.
Utilizado em apenas três encontros oficiais na época passada (1 na Liga e 2 na Taça de Portugal), o galego não faz parte dos planos de Jorge Costa, pelo que a melhor solução, nesta altura, passa pelo empréstimo.
Com 28 anos, Dani Mallo tem mais duas épocas de contrato com o Sp. Braga. Na próxima poderá ser cedido aos romenos, ficando estes com opção de compra.
In Record
==============================================================================
Jorge Costa no reino dos polivalentes
O fenómeno da polivalência assume-se, cada vez mais, como decisivo para o sucesso de uma época desportiva. Promover o aparecimento de jogadores para múltiplas opções abre, desde logo, um leque de possibilidades ao técnico. Chama-se a isto rentabilização dos recursos humanos, usando uma linguagem de área económica, mas a realidade é que, olhando para o plantel arsenalista, sete jogadores detêm essas características, estando distribuídos pelas três zonas do relvado. Começando pela defesa, Anilton é um central de raiz que se sente bem nas laterais, onde passou a figurar também César Peixoto, que não só será opção para a esquerda defensiva mas também para a ofensiva, numa altura em que Wender é o único extremo na ala. No meio-campo sobram os polivalentes, a começar por Frechaut que na época passada foi lateral e central, além de trinco e médio interior, à direita e à esquerda. Bruno Tiago pode alternar, também, entre a lateral-direita e o trinco, enquanto Roberto Brum pode igualmente oscilar entre o trinco e o médio interior direito, tal como Andrade. Vandinho pontifica à esquerda mas sente-se bem a jogar à frente dos centrais. Por último, o ataque, onde a aquisição de Zé Manel, por exemplo, abre espaço para diferentes esquemas tácticos, do 4x3x3 ao 4x4x2, sendo que faz ambas as alas e pode até ser opção, no limite, para a posição 10.
Davide e Dani em banho-maria
A porta continua aberta, mas a verdade é que nem Dani Mallo nem Davide deram ainda o sim ao Rapid de Bucareste para rumar à Roménia na próxima temporada. Na base do pedido de tempo estão outros interesses e destinos considerados, à partida, mais atractivos para a dupla de jogadores do Braga. Conforme O JOGO escreveu na edição de ontem, o extremo foi pai há dias e quer escolher muito bem o próximo clube, além de ter uma segunda proposta para emigrar. O jogador terá pedido mais 24 horas para tomar uma decisão e é bem possível que hoje surjam novidades. Quanto a Dani Mallo, o guarda-redes que Salvador lançou para a discussão, as partes convergem quanto à possibilidade de uma cedência por um ano, ficando os romenos com opção de compra. Novamente aqui é o jogador que ameaça travar o entendimento, já que o espanhol prefere aguardar por outras possibilidades no seu país. Contudo, o jogador não fecha a porta a uma aventura no futebol romeno e até concorda com o cenário de empréstimo que foi levantado.
PLANTEL 2007/08
EQUIPA TÉCNICA
Jorge Costa (treinador); Aloísio Alves (adjunto); Jorge Vital (treinador de guarda-redes); José Pedro (preparador-físico)
GUARDA-REDES
Paulo Santos
Kiesczek (ex-Polónia Varsóvia)
Dani Mallo
Ricardo
DEFESAS
Luís Filipe
Paulo Jorge
Anilton Júnior (ex-Aves)
Rodriguez
Carlos Fernandes
César Peixoto (ex-Espanhol)
MÉDIOS
Madrid
Andrade
Frechaut
Vandinho
Castanheira
João Pinto
Bruno Tiago (ex-Gil Vicente)
Stélvio
Roberto Brum (ex-Académica)
AVANÇADOS
Zé Manel (ex-Boavista)
João Tomás
Jair Baylón (ex-Alianza de Lima)
Wender
Halleson (ex-Atlético Paranaense)
Kazeem (ex-Fulham)
Zé Carlos
Lenny (ex-Fluminense)
COOPERAÇÃO
Passe tripartido
A rivalidade não pode ser cega quando há interesses que vão para além da competição. A transferência de João Alves para o Guimarães é um bom exemplo. O Braga tinha parte do passe mas nunca colocou a hipótese de pagar o ordenado que o jogador queria para aceitar o regresso; o Sporting só queria ver-se livre de um jogador que não consta dos planos do treinador; o Guimarães precisava de um médio como João Alves e tinha disponibilidade financeira - ou capacidade negocial em Alvalade, o que vai dar ao mesmo. Está feito o negócio a meias entre os três. Inimigos, inimigos, negócios à parte.
In O JOGO
====================================================================
Vários casos pendentes ainda em cima da mesa
A escassos seis dias do arranque da nova época, António Salvador debate-se ainda com vários 'dossiers' em aberto, relativamente à definição do plantel. À primeira vista saltam os casos dos jogadores excedentários.
O Sporting de Braga já entrou em contagem decrescente relativamente ao pontapé de saída oficial da nova temporada desportiva. A escassos seis dias do arranque da nova era — sob a batuta de Jorge Costa — são ainda vários os dossiers em aberto, em cima da mesa presidencial de António Salvador, nomeadamente os casos dos jogadores excedentários. A saber: o caso do guarda-redes galego Dani Mallo (que pode rumar ao Rapid de Bucarest, o mesmo clube romeno para onde se transferiu Cesinha); o do extremo-direito Davide (há também uma proposta do Rapid pelo jogador do Sp. Braga, a título de empréstimo); o do médio defensivo Ricardo Chaves (o Cluj também da Roménia estava interessado); para não falar das 'novelas' Madrid e Andrade — também fortes candidatos a saídas.
A par destes, há ainda os jovens futebolistas a emprestar: Pinto, Mendes e Vitor Hugo. Há vários clubes da Liga de Honra interessados, e o Sp. Braga está a estudar a melhor solução.
Sporting de Braga 2007/08
Guarda-redes
Paulo Santos
Pavel Kieszek (ex-Polónia de Varsóvia)
Dani Mallo (?)
Ricardo (júnior)
Defesas
Paulo Jorge
Rodriguez
Carlos Fernandes
Luis Filipe
César Peixoto (ex-Espanhol de Barcelona)
Anílton Júnior(ex-Desportivo de Aves)
Médios
Madrid
Vandinho
Frechaut
Andrade (?)
Castanheira
Ricardo Chaves (?)
Bruno Tiago (ex-Gil Vicente)
Roberto Brum (ex-Académica)
Kazeem (ex-Fulham) (?)
Stélvio (ex-júnior)
Avançados
João Pinto
Wender
João Tomás (ex-Al Rayan)
Philco (ex-Atlético Paranaense)
Zé Manel (ex-Boavista)
Jair Baylón (ex-Alianza Lima (PERU)
Orlando (ex-júnior)
Lenny (ex-Fluminense)
Zé Carlos (?)
Davide (?)
Equipa-técnica
Treinador: Jorge Costa
Técnicos-adjuntos: Aloísio e Virgílio Fernandes
Preparador-físico: José Pedro
Treinador guarda-redes: Vital
In Correio do Minho
===============================================================================
Saída de Cesinha para o Rapid está confirmada
Cesinha já não faz parte do plantel do Braga, estando confirmada a sua transferência para o Rapid de Bucareste. O jogador brasileiro viajou ontem para a Roménia, na companhia de Viorel Moldovan, antigo internacional romeno e agora director-desportivo do clube de Bucareste, preparando-se para assinar um contrato válido por três temporadas com o Rapid. Cesinha jogou durante os últimos três anos em Braga, mas nunca conseguiu o estatuto de titular, pelo que esta transferência, cujo montante ainda não foi revelado, foi vista com bons olhos pelos responsáveis da SAD minhota.
O extremo-esquerdo poderá ser apenas o primeiro de três jogadores do plantel bracarense a rumar ao Rapid de Bucareste, já que o médio Davide e o guarda-redes Dani Mallo também interessam ao clube da capital romena. As duas transferências deverão ficar resolvidas nos próximos dias, sendo certo que a equipa técnica liderada por Jorge Costa não conta com os dois jogadores para a próxima temporada.
Os médios Andrade e Ricardo Chaves são os outros elementos do plantel arsenalista que poderão estar de saída, continuando a ser provável o regresso do brasileiro ao seu país e a ida do português para um clube do Leste europeu, embora o Setúbal também já tenha mostrado interesse na sua contratação. Neste caso, tratar-se-ia de um regresso a casa, já que Ricardo Chaves foi contratado há um ano pelo Braga ao clube setubalense.
Recorde-se que o início da pré-temporada está marcado para a próxima terça-feira (3 de Julho), mas António Salvador, presidente da SAD bracarense, já afirmou que as eventuais mexidas no plantel se prolongarão pelas próximas semanas.
In JN