Negócios na formação
TRÊS INICIADOS E UM JUVENIL A CAMINHO DO FC PORTO
João Cardoso entende, com pesar, as baixas na formação
Os iniciados do Sp. Braga perderam três das suas maiores promessas – o guardião João Martins, de 14 anos, e os defesas Filipe Oliveira e Bruno, ambos de 15 – e o departamento de futebol jovem revelou-se impotente para impedir que transitem na próxima época para a equipa juvenil do FC Porto. Pelo mesmo caminho deverá ir Chula, veloz extremo-direito, que é o artista maior da equipa de juvenis e que há algum tempo vem adiando a assinatura do contrato.
Os esforços para firmar contrato de formação com estes jogadores revelaram-se infrutíferos face ao assédio dos dragões. O coordenador da formação arsenalista até compreende o peso que tem o emblema portista para os miúdos, mas não deixa de lamentar as perdas: "Não foi por falta de vontade do Sp. Braga que os miúdos saíram, propusemos-lhes contratos de formação. Mas surgiu o FC Porto e temos de respeitar a decisão dos miúdos. Só resta providenciar para que o Sp. Braga não tivesse andado a trabalhar para ficar sem direito a nada", comenta João Cardoso, sem deixar de lhes desejar "boa sorte porque são todos bons miúdos e têm bastante qualidade".
Começo este tema com uma noticia de "RECORD" de 11-05-07.
À alguns dias fui maltratado por alguns sobre o tema"S.C.Braga formações época para esquecer".
Aconteceu que além de me chamarem "Mouro, Espanhol" e outras coisa mais venho só responder que não há maior cego que aquele que não quer ver.
Ser bracarense não é só acompanhar os séniores. As formações são o futuro deste clube e como a noticia mostra nem tudo vai bem cá pelo nosso burgo.
Ainda mais digo que neste fórum não existe nenhum sócio ou simpatizante que adore mais o Braga que eu.
Iguais podem haver, melhores "NUNCA".
Para os que disseram para me deixar do diz que disse aqui têm a minha resposta. Leiam bem a noticia acima e reflictam pois a má 2ª fase das nossas formações tem mesmo a ver com isto pois não dava nada jeito os novos craques do Porto chegarem ao seu novo clube lesionados.
Quanto às cunhas o nosso presidente proibiu estes atletas de participar na 2ª fase mas as pressões que eu falei no último tópico conseguiram demover o presidente da ordem dada e o resultado foi o que se viu.
Como tal peço a todos que acompanhem mais as formações e digam a estes senhores o que está bem ou mal e os obriguem a tratar melhor o futuro do nosso clube.
VIVA o BRAGA!!!!!!!!!!!
A formação, melhor dizendo a não formação, do nosso Braga é um aspecto que retrata a administração vigente. Não fosse a campanha europeia, e a época seria pautada por medíocre. Os jovens atletas deverão ser acarinhados, e quando digo isso, refiro-me a serem dadas condições de trabalho, treino, escolares, etc, o que só é possível com uma secção profissional. Há pessoas ligadas ao clube, e na área da formação, que indicam determinados jogadores a outros clubes. Quanto aos pais dos jovens, nada a dizer, eles querem o melhor para os seus, o nosso Braga é que tem de criar condições para que os jovens ambicionem representar o Braga, e nos tempos presentes quem é que, das camadas jovens faz parte da equipa principal? Ninguém. Apenas ,vão sendo chamados a treinar de quando em quando.
Quote from: carsn on 13 de May de 2007, 08:15
... Não fosse a campanha europeia, e a época seria pautada por medíocre...
- 4º lugar para a Liga, muito provavelmente;
- meias finais da Taça;
- oitavos de final na UEFA;
Época medíocre? ??? ??? ???
FORÇA SALVADOR!!! UMA DAS MELHORES ÉPOCAS DE SEMPRE!!!
Um forista que responde a um tópico de formação e depois abre outro com as mesmas palavras, NÃO VALE APENA COMENTÁRIOS...
E CULPADOS SÃO OS QUE LHE DEITAM "PALHA"
Quote from: carsn on 13 de May de 2007, 08:15
A formação, melhor dizendo a não formação, do nosso Braga é um aspecto que retrata a administração vigente.
Concordo. Se entendermos a administração vigente como a administração da SAD/Presidência do Clube...
Quote from: carsn on 13 de May de 2007, 08:15
Não fosse a campanha europeia, e a época seria pautada por medíocre. Os jovens atletas deverão ser acarinhados, e quando digo isso, refiro-me a serem dadas condições de trabalho, treino, escolares, etc, o que só é possível com uma secção profissional.
Poderia ser uma solução, mas não única. Não há dúvida que faz falta gente capaz a tempo inteiro, com objectivos largos e que se dedique em exclusivo formação. Mas acho que também deve aproveitar a boa vontade de alguns, que por amor clubistico, dão aquilo que podem...
Quote from: carsn on 13 de May de 2007, 08:15
Há pessoas ligadas ao clube, e na área da formação, que indicam determinados jogadores a outros clubes.
Não me admira... e se calhar são os profissionais!!!
Quote from: carsn on 13 de May de 2007, 08:15
Quanto aos pais dos jovens, nada a dizer, eles querem o melhor para os seus, o nosso Braga é que tem de criar condições para que os jovens ambicionem representar o Braga,
Concordo, mas os pais tem de confiar no trabalho e no esforço desenvolvido pelo clube, ou será que o clube não será também um dos maiores interessados em que surjam jogadores competentes para a equipa principal?
Quote from: carsn on 13 de May de 2007, 08:15
e nos tempos presentes quem é que, das camadas jovens faz parte da equipa principal? Ninguém. Apenas ,vão sendo chamados a treinar de quando em quando.
Se a sangria continuar, se os melhores forem precocemente para outros clubes, a base diminui e como tal a probabilidade de aparecer alguém com valor é muito menor...
O problema é que as pessoas que estão á frente dos clubes, estão muitas das vezes a prazo, podem até sonhar realizar os maiores projectos, começam a enfarinhar-se na realidade da formação e quando afinal ficam conhecedoras dos verdadeiros meandros, quando descobrem o verdadeiro caminho e começam a desbravá-lo, passaram 2/3 anos e na formação os resultados só aparecem ao fim de uns anitos.... e entretanto mudam as direcções, mudam as pessoas, mudam as orientações, muda a política.... ou então nada muda, porque quem sabe o que faz falta, não tem poder de decisão, tem de andar a mendigar a quem tem o dinheiro, a quem tem a possibilidade de resolver os verdadeiros problemas...e então as pessoas cansam-se, desgastam-se....
A resolução dos problemas da formação tem de passar obviamente pela aquisição das melhores condições de trabalho possíveis aos mais baixos custos, numa relação equilibrada entre custo/beneficio.
Não adianta ir buscar os melhores jogadores da região se não lhe proporcionarmos as melhores condições de trabalho, quer ao nível dos espaços de treino, horários e capacidade dos treinadores...
A dispersão e insuficiência dos locais de treino provoca custos em transportes verdadeiramente insustentáveis, em que os esforços de toda a estrutura são muitas vezes canalizados para a resolução de problemas de natureza logistica. O ideal seria conseguir concentrar toda a formação em redor do Estádio 1. Maio (2 relvados) e Camélias (deveriam passar a existir no minimo 2 sintéticos e 1 pelado - aqui seria necessária obviamente a ajuda da CMB) com prioridade de definição dos horários na sua utilização.
Os técnicos terão de ser os mais capazes e dedicados...
Depois disso, terá de haver também um departamento responsável pela captação e acompanhamento a vários níveis dos jovens, apoiado por um sector administrativo que faça contratos de formação no mais curto espaço de tempo com os jogadores mais promissores à medida que se forem revelando...
Há um longo caminho a percorrer....
Nao é fácil nao deixar sair miudos de 14 anos,principalmente quando é vontade dos pais e quando sao aliciados com bons salários coisa que o braga ainda nao o pode fazer,depois dos 3 que vao realmente um é bom os outros?
Achei este tópico indicado para por este excelente texto de Luis Freitas Lobo sobre a formação de jovens jogadores!
"Formação, mitos e utopias
Maradona, Pele ou Romário. Nas suas origens, não existem academias, relvados e botas fantásticas. Existem bairros de lata, terra revolta e pés descalços. Como explicar este fenómeno?
Falar em formação causa sempre boa impressão num debate futebolístico. Está a falar-se do futuro. Para a incentivar, fala-se de boas condições de trabalho, novas academias, campos relvados, belos equipamentos, etc. Condições ideais para despontarem novos grandes craques. Será? Uma das coisas que mais me fascinam é pensar que o melhor jogador do mundo em 2014, estará, neste momento, descalço, a corre sobre terra e a passar fome num qualquer bairro de Buenos Aires ou Favela do Rio de Janeiro. Basta pensar nas origens de Maradona, Romário, Pelé ou Eusébio, no hipnótico contexto africano.
Se pensarmos na origem dos melhores jogadores do mundo, nelas não existem grandes academias, campos relvados e botas fantásticas. Existem bairros de lata, baldios de terra revolta e pés descalços. Como explicar este fenómeno?
Esta reflexão pode levar a colocar a questão se afinal, um grande jogador é produto de fabrico laboratorial ou de geração espontânea? Dirão que é uma mescla dos dois. É verdade, mas, na origem está o talento. Depois, estarão as condições para o trabalhar. Procurando, porém, reproduzindo o habitat de origem, cruzando-o com acompanhamento do crescimento físico natural.
Fala-se do futebol de rua como universidade de craques. O que afinal os centros de formação ou escolinhas devem procurar é isso mesmo. Reproduzir em laboratório o futebol de rua – que quase desapareceu das nossas cidades- e cruzá-lo, depois, com melhores condições de lapidar o talento, a nível físico (nutrição, coordenação corporal, etc). Tudo porém sem beliscar os instintos naturais.
Frases como "não levanta a bola!" ou " Joga a um-dois toques!", não fazem sentido num processo de formação que se quer, no início, puramente selvagem e experimental. O corpo deve começar a desenvolver a relação com a bola de forma natural. Só depois entra, anos mais tarde, a componente técnica, a noção do jogo no sentido colectivo mais lato do termo e suas componentes tácticas.
Nas coisas mais simples. Por exemplo, na rua, onde cresceram os tais grandes craques, jogavam todos de igual, com a roupa de casa ou até sem camisola. Para ver quem era da nossa equipa, era preciso levantar a cabeça, para ver a quem estávamos a passar a bola. Nas academias e escolas modernas, o usual é jogarem com coletes florescentes para se distinguirem bem as equipas. São de cores tão berrantes, que, a certo ponto, o passe é feito para o vulto, quase sem tirar os olhos de chão. Tirem os coletes, portanto e joguem de todos de igual. Como na rua. Verão como serão obrigados a levantar a cabeça –principio básico para jogar bem futebol- e fazer o passe correctamente.
Procura-se o que é medível. A questão física. Altura e peso. Esquecesse o que não é. Jogar bem futebol. Durante jogos de juvenis, é costume ouvir-se nas bancadas: "Olha aquele miúdo, se crescer e ganhar força, será um grande jogador. Na Argentina, onde a mesma teoria também existe, este foi o mesmo pensamento que muitos dirigiram a um pibe no inicio dos anos 70. Pois bem, o problema é que ele nem cresceu muito e ficou, até, um pouco gordito. O alucinante é que, mesmo assim, tornou-se no melhor jogador do mundo. Maradona, claro.
Estas simples histórias dizem muito dos mitos e utopias que os debates sobre a formação tocam constantemente. Nenhum talento nasce num laboratório. O treinador/formador serve primeiro para guiar, só depois para ensinar. No fundo, o craque adulto dos relvados deve ser o prolongamento do miúdo talentoso dos baldios."
Um ponto de vista muitissimo interessante!!!
Acrescentaria também a vertente psicológica! Um jogador "formado" na rua conhece o valor do sacrificio e dá valor a tudo o que passou para ali chegar! Em principio tornar-se-á um melhor profissional! Claro que há excepções (veja-se o caso do Maradona) em ambos os campos, mas penso que também é uma ponto que ajuda a explicar a ideia que se pretende transmitir neste texto!!
elecção
Os 20 convocados para Toulon
A equipa técnica da Selecção Nacional de sub-20 divulgou, esta quinta-feira, a lista dos 20 jogadores convocados para o Torneio Internacional de Toulon, que se inicia no próximo dia 31.
A convocatória contempla oito atletas nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1987, e portanto com idade para integrar a lista de 21 convocados para o Mundial de sub-20. A saber: Amaury Bischoff, Celestino, Bruno Gama, Guedes, Mano, Pedro Correia, Pelé e Zezinando.
No lote dos eleitos encontram-se também três jogadores que fazem parte da lista de 30 pré-convocados para o Europeu de sub-21: Nuno André Coelho, João Coimbra e Vieirinha.
Destaque ainda para a presença dos luso-descendentes Amaury Bischoff e Steven Pinto Borges que poderão estrear-se, em Toulon, com a camisola das quinas.
Refira-se que a Selecção sub-20 vai ser orientada em Toulon por Carlos Dinis, uma vez que José Couceiro e Rui Caçador estarão envolvidos na preparação dos sub-21 para o Europeu da categoria.
Portugal integra o grupo B do Torneio Internacional de Toulon, juntamente com as suas congéneres da China, Gana e Holanda.
Lista de convocados:
Belenenses: Gonçalo Brandão e Mano;
Benfica: João Coimbra e Pedro Correia;
Estoril Praia: Zezinando;
Estrela Amadora: Tiago H. Gomes;
FC Porto: Vieirinha;
Guingamp: Steven Pinto Borges;
Odivelas Bruno Costa;
Olhanense: Vasco Fernandes;
Olivais e Moscavide: Celestino e Saleiro;
Penafiel: Guedes e João Pedro;
Sp. Espinho: Mário Felgueiras;
Sp. Braga: Bruno Gama;
Standard de Liège: Nuno André Coelho;
V. Guimarães: Pelé e Targino;
Werder Bremen: Amaury Bischoff.
in A Bola
Parabéns ao Bruno Gama e ao João Pedro!!!
Quote from: Pedro Ribeiro on 17 de May de 2007, 14:20
elecção
Se fosses um chinês a "tental" "falal" "poltuguês" isso "ela" um bocado "polnogláfico"!! ;D ;D
Parabéns aos miúdos pela convocatória para aquilo que é uma espécie de antecâmara do Mundial de sub-20!!
Quote from: El_Gavion on 17 de May de 2007, 14:35
Se fosses um chinês a "tental" "falal" "poltuguês" isso "ela" um bocado "polnogláfico"!! ;D ;D
Glande elecção! ;D
Quote from: cardoso on 17 de May de 2007, 15:02
Quote from: El_Gavion on 17 de May de 2007, 14:35
Se fosses um chinês a "tental" "falal" "poltuguês" isso "ela" um bocado "polnogláfico"!! ;D ;D
Glande elecção! ;D
Glande??!!
Olhem a linguagem...
;D ;D ;D
Quote from: Gambit on 17 de May de 2007, 15:05
Quote from: cardoso on 17 de May de 2007, 15:02
Quote from: El_Gavion on 17 de May de 2007, 14:35
Se fosses um chinês a "tental" "falal" "poltuguês" isso "ela" um bocado "polnogláfico"!! ;D ;D
Glande elecção! ;D
Glande??!!
Olhem a linguagem...
;D ;D ;D
Se tivessemos um moderador chinês, diria: "Colta a Glande!" ;D
Quote from: cardoso on 17 de May de 2007, 15:11
Quote from: Gambit on 17 de May de 2007, 15:05
Quote from: cardoso on 17 de May de 2007, 15:02
Quote from: El_Gavion on 17 de May de 2007, 14:35
Se fosses um chinês a "tental" "falal" "poltuguês" isso "ela" um bocado "polnogláfico"!! ;D ;D
Glande elecção! ;D
Glande??!!
Olhem a linguagem...
;D ;D ;D
Se tivessemos um moderador chinês, diria: "Colta a Glande!" ;D
LoOL
Ai Caldoso, Caldoso!!
Blincale com a censula é peligoso... há pala aí muito extlemista!
;)
Quote from: Gambit on 17 de May de 2007, 15:14
Quote from: cardoso on 17 de May de 2007, 15:11
Quote from: Gambit on 17 de May de 2007, 15:05
Quote from: cardoso on 17 de May de 2007, 15:02
Quote from: El_Gavion on 17 de May de 2007, 14:35
Se fosses um chinês a "tental" "falal" "poltuguês" isso "ela" um bocado "polnogláfico"!! ;D ;D
Glande elecção! ;D
Glande??!!
Olhem a linguagem...
;D ;D ;D
Se tivessemos um moderador chinês, diria: "Colta a Glande!" ;D
LoOL
Ai Caldoso, Caldoso!!
Blincale com a censula é peligoso... há pala aí muito extlemista!
;)
cloitados dos chineses ;D
mais dados sobre a formação:
Futebol SAD
Portugal Sub-19 – SCBraga é o Clube mais representado
2007-06-12 12:53
O SCBraga é o Clube mais representado na convocatória da Selecção Nacional Sub-19, para o estágio de 18 e 19 de Junho, no Estádio Nacional, com vista à preparação do Europeu da categoria, cujo sorteio se realiza esta quarta-feira.
Pinto, Mendes, Orlando e Stélvio são os quatro bracarenses convocados de 26 seleccionados. Para todos estes atletas, a chamada não é novidade, dado que todos eles já participaram nos trabalhos desta equipa. Recentemente, Stélvio e Orlando ajudaram esta Selecção jovem a aprurar-se para o Europeu, ao conseguir uma excelente posição na Ronda de Elite que se realizou na Escócia. Pinto e Mendes têm aqui mais uma boa oportunidade de se mostrarem ao Seleccionador Nacional.
A convocatória destes quatro jovens é a prova dos grandes valores formados no nosso Clube.
SCBraga.com
Foto: DR.
é um bom sinal, mas todos sabemos que há muito caminho a percorrer
4 jogadores muito bom... deve ser inedito
Quote from: 2378 on 12 de June de 2007, 14:57
mais dados sobre a formação:
Futebol SAD
Portugal Sub-19 – SCBraga é o Clube mais representado
2007-06-12 12:53
O SCBraga é o Clube mais representado na convocatória da Selecção Nacional Sub-19, para o estágio de 18 e 19 de Junho, no Estádio Nacional, com vista à preparação do Europeu da categoria, cujo sorteio se realiza esta quarta-feira.
Pinto, Mendes, Orlando e Stélvio são os quatro bracarenses convocados de 26 seleccionados. Para todos estes atletas, a chamada não é novidade, dado que todos eles já participaram nos trabalhos desta equipa. Recentemente, Stélvio e Orlando ajudaram esta Selecção jovem a aprurar-se para o Europeu, ao conseguir uma excelente posição na Ronda de Elite que se realizou na Escócia. Pinto e Mendes têm aqui mais uma boa oportunidade de se mostrarem ao Seleccionador Nacional.
A convocatória destes quatro jovens é a prova dos grandes valores formados no nosso Clube.
SCBraga.com
Foto: DR.
é um bom sinal, mas todos sabemos que há muito caminho a percorrer
E como é que com 4 internacionais tivemos os resultados que tivemos nos juniores?
Quote from: Guarda-Redes on 13 de June de 2007, 12:23
Quote from: 2378 on 12 de June de 2007, 14:57
mais dados sobre a formação:
Futebol SAD
Portugal Sub-19 – SCBraga é o Clube mais representado
2007-06-12 12:53
O SCBraga é o Clube mais representado na convocatória da Selecção Nacional Sub-19, para o estágio de 18 e 19 de Junho, no Estádio Nacional, com vista à preparação do Europeu da categoria, cujo sorteio se realiza esta quarta-feira.
Pinto, Mendes, Orlando e Stélvio são os quatro bracarenses convocados de 26 seleccionados. Para todos estes atletas, a chamada não é novidade, dado que todos eles já participaram nos trabalhos desta equipa. Recentemente, Stélvio e Orlando ajudaram esta Selecção jovem a aprurar-se para o Europeu, ao conseguir uma excelente posição na Ronda de Elite que se realizou na Escócia. Pinto e Mendes têm aqui mais uma boa oportunidade de se mostrarem ao Seleccionador Nacional.
A convocatória destes quatro jovens é a prova dos grandes valores formados no nosso Clube.
SCBraga.com
Foto: DR.
é um bom sinal, mas todos sabemos que há muito caminho a percorrer
E como é que com 4 internacionais tivemos os resultados que tivemos nos juniores?
Podemos ter boas individualidades e má equipa, na formação o que intressa não e ter uma equipa equilibrada mas sim alguns bons valores individuais.
Quote from: Miguel Portela on 13 de June de 2007, 13:46
Quote from: Guarda-Redes on 13 de June de 2007, 12:23
Quote from: 2378 on 12 de June de 2007, 14:57
mais dados sobre a formação:
Futebol SAD
Portugal Sub-19 – SCBraga é o Clube mais representado
2007-06-12 12:53
O SCBraga é o Clube mais representado na convocatória da Selecção Nacional Sub-19, para o estágio de 18 e 19 de Junho, no Estádio Nacional, com vista à preparação do Europeu da categoria, cujo sorteio se realiza esta quarta-feira.
Pinto, Mendes, Orlando e Stélvio são os quatro bracarenses convocados de 26 seleccionados. Para todos estes atletas, a chamada não é novidade, dado que todos eles já participaram nos trabalhos desta equipa. Recentemente, Stélvio e Orlando ajudaram esta Selecção jovem a aprurar-se para o Europeu, ao conseguir uma excelente posição na Ronda de Elite que se realizou na Escócia. Pinto e Mendes têm aqui mais uma boa oportunidade de se mostrarem ao Seleccionador Nacional.
A convocatória destes quatro jovens é a prova dos grandes valores formados no nosso Clube.
SCBraga.com
Foto: DR.
é um bom sinal, mas todos sabemos que há muito caminho a percorrer
E como é que com 4 internacionais tivemos os resultados que tivemos nos juniores?
Podemos ter boas individualidades e má equipa, na formação o que intressa não e ter uma equipa equilibrada mas sim alguns bons valores individuais.
Então por essa teoria poes um cristiano ronaldo de 10 anos a jogar com o pessoal à bola à 5ªª feira e ele dá um craque, da mesma forma q deu nos lagartolas?
Para andarmos a fazer na formação o que se tem feito... é melhor acabar com formação. Assim, não se gasta dinheiro. Ou fazemos formação a sério ou não vale a pena. É preciso disponibilizar dinheiro. Eu penso que haverá pessoas interessadas em reformular a formação do Braga. Mas nunca dependente da estrutura da SAD. Autonomamente. A formação seria paga com uma percentagem ( hipótese 20% ) do valor recebido por futuras transferências. Não sei se alguma vez esta hipótese foi aqui levantada mas é completamente viável. Escrevo isto hoje porque vi retornar ao clube dois profissionais que certamente acarinharão uma forte aposta na formação. Assim queira a administração e há gente disponível para avançar...........
Quote from: Guarda-Redes on 13 de June de 2007, 15:37
Quote from: Miguel Portela on 13 de June de 2007, 13:46
Quote from: Guarda-Redes on 13 de June de 2007, 12:23
Quote from: 2378 on 12 de June de 2007, 14:57
mais dados sobre a formação:
Futebol SAD
Portugal Sub-19 – SCBraga é o Clube mais representado
2007-06-12 12:53
O SCBraga é o Clube mais representado na convocatória da Selecção Nacional Sub-19, para o estágio de 18 e 19 de Junho, no Estádio Nacional, com vista à preparação do Europeu da categoria, cujo sorteio se realiza esta quarta-feira.
Pinto, Mendes, Orlando e Stélvio são os quatro bracarenses convocados de 26 seleccionados. Para todos estes atletas, a chamada não é novidade, dado que todos eles já participaram nos trabalhos desta equipa. Recentemente, Stélvio e Orlando ajudaram esta Selecção jovem a aprurar-se para o Europeu, ao conseguir uma excelente posição na Ronda de Elite que se realizou na Escócia. Pinto e Mendes têm aqui mais uma boa oportunidade de se mostrarem ao Seleccionador Nacional.
A convocatória destes quatro jovens é a prova dos grandes valores formados no nosso Clube.
SCBraga.com
Foto: DR.
é um bom sinal, mas todos sabemos que há muito caminho a percorrer
E como é que com 4 internacionais tivemos os resultados que tivemos nos juniores?
Podemos ter boas individualidades e má equipa, na formação o que intressa não e ter uma equipa equilibrada mas sim alguns bons valores individuais.
Então por essa teoria poes um cristiano ronaldo de 10 anos a jogar com o pessoal à bola à 5ªª feira e ele dá um craque, da mesma forma q deu nos lagartolas?
Não mas quase.. ;D
Aquilo é futsal... ::)
Mas se pega-ses no Cristiano Ronaldo e o puze-ses na formação do Braga muito provavelmente dava um jogador ao nível do que saiu das lagartixas.
Mas o que eu cria dizer com aquilo e que podemos ter 4 miúdos muito bons nos juniores e o resto da equipa ser para preencher lugares...
Alguém tem a lista dos jogadores e respectivos clubes que foram convocados para o europeu de sub-19?
Deixo aqui, só por curiosidade e para vossa análise, a entrevista ao JN do treinador dos juvenis do SCP, que acabou de se segrar campeão nacional, depois de ir a Guimarães vencer por 0-3 no jogo decisivo ( do qual poderia ter resultado outro campeão, caso a outra equipa tivesse ganho o jogo ).Cá vai :
Qual foi o segredo da quarta vitória seguida do Sporting no campeonato de juvenis?
Os segredos foram o trabalho e a humildade. No início da época sabíamos que tínhamos jogadores com talento, mas que a nível físico e de capacidade competitiva eram frágeis. Tivemos de modificar a sua atitude e carácter competitivo. Depois, houve também uma componente física e técnico-táctica que nunca tinha sido trabalhada no Sporting. Sabíamos que a longo prazo teríamos resultados e tivemos os juros desse trabalho
Qual foi o adversário mais complicado?
Do ponto de vista emocional, foi o Benfica. Não pela qualidade de jogo, mas pela rivalidade existente. A nível de organização, sem dúvida que foi o Guimarães. Mesmo a perder por 3-0, esteve sempre na luta e obrigou-nos a ter muita atenção defensiva. Foi o adversário com maior capacidade para jogar 80 minutos a um ritmo elevado.
Em Guimarães, tiveram de ultrapassar um ambiente adverso nas bancadas?
Lidar com este tipo de pressão foi fantástico, mas estávamos preparados. Na semana que antecedeu o jogo fizemos treinos normais, porque o que havia para trabalhar já estava feito. Foi uma semana em que alguns jogadores tiveram exames de 11.º ano e do 9.º ano, para os quais tiveram de estudar. Só no passado, quando chegámos a Braga, é que começamos a pensar no jogo.
A disciplina na equipa também foi fundamental...
Terminámos a época sem vermos um único cartão vermelho. Era esse o nosso primeiro objectivo e felizmente conseguimos. Outro aspecto que nunca poderá ser esquecido é o da escolaridade. Muitos jogadores passaram com aproveitamento escolar e essa é mais uma vitória da Academia do Sporting.
Até nas viagens se estuda?
Sim. Alguns deles fizeram isso na viagem para Guimarães e no regresso para Lisboa. A vida não começa nem acaba dentro do campo. É bom que eles estejam preparados para outros desafios que a vida vai colocando e para ultrapassar possíveis adversidades que lhes apareçam pela frente.
O futuro do Sporting está garantido?
Há grandes valores nesta e noutras equipas do Sporting. Os jogadores têm consciência disso, mas também sabem que cada vez mais é difícil chegar à equipa principal. Estamos no bom caminho, mas teremos de inovar o trabalho, pois o que fizemos este ano já não chegará daqui a três ou quatro anos.
Vai continuar no Sporting?
Felizmente, vou continuar, pois tal como os jogadores, tenho crescido no Sporting. Estou muito satisfeito por ser um filho desta casa. Tenho passado por todos os escalões de formação do clube e sinto que estou a crescer na minha carreira de treinador. Victor Jorge Oliveira
in JN
... penso que daqui podemos retirar ilações sobre como se trabalha no SCP .Na minha opinião, de forma exemplar .Só é pena que não lhe sigam o exemplo, naquilo que faz de positivo, com os resultados que se lhe conhece !
tivemos azar no grupo de apuramento. Tanto no jogo da nossa equipa com o Guimarães lá, cá com em toda a primeira fase mostrámos que fomos muito melhores do que eles.
Quanto à mentalidade que impera no Sporting, isso sim, dava jeito que se pensasse dessa maneira!
Acho que o Sporting é o exemplo a ser seguido. O FCP está ano para ano a decair na formação e o benfica não tem formação há vários anos.
Futre, Figo, Quaresma, Cristiano Ronaldo, Simão, Nani, Hugo Viana, Nuno Valente, Miguel Veloso, Moutinho, Miguel, Djaló, etc etc etc O Sporting caso soubesse negociar convenientemente alguns destes jogadores poderia ter feito mesmo muito dinheiro. Este é o único caminho para o futebol português.
O SCB deverá apostar fortemente na formação e dar todas as condições aos jovens atletas.
BIBÓ BRAGA.. ;D :D ;D :D
Selecção Nacional Sub-19: Stélvio e Orlando na preparação do Europeu
2007-06-28 09:53
A Selecção Nacional Sub-19 está na recta final da preparação para o Europeu da categoria, a realizar na Austria. Edgar Borges, Seleccionador Nacional Sub-19, convocou Stélvio e Orlando para o derradeiro estágio a realizar de 2 a 4 de Julho, sendo que no último dia desta concentração será divulgada a lista definitiva dos 18 jogadores que farão parte da Selecção que vai disputar esta importante competição.
O possante médio e o goleador têm aqui mais uma oportunidade de demonstrarem o seu real valor, depois de terem participado na Ronda de Elite, prova que deu a Portugal o acesso ao Europeu de Sub-19.
SCBraga.com
boa sorte miúdos ;)