Abel Ferreira: "Equilíbrio emocional tem de ser o mesmo"
Joana Russo Belo
SC Braga recebe o Vitória SC, esta tarde, a partir das 18 horas, num dérbi minhoto que anima a 25.ª jornada da I Liga. Abel Ferreira admite compreender a envolvência, mas deixa claro que vale os mesmos três pontos e pede controlo emocional aos guerreiros.
É um dérbi especial, mas Abel Ferreira alerta para a necessidade de os guerreiros manterem o mesmo controlo e equilíbrio emocional de qualquer outro duelo do campeonato. SC Braga e Vitória SC medem hoje forças - em jogo da 25.ª jornada da I Liga, a partir das 18 horas, no Estádio Municipal de Braga -, encontro que o técnico diz ser "mais um jogo, são mais três pontos".
"Mais do que ser especial, é estarmos focarmos naquilo que temos de fazer. É especial para os nossos adeptos, porque é um dérbi, mas, para mim, o que tem de ser especial e normal é estarmos concentrados naquilo que temos de fazer. Percebemos a envolvência, mas o controlo, equilíbrio emocional e forma de ser e estar tem de ser, exactamente, a mesma. Entendemos a envolvência, mas entendemos que estão em disputa três pontos e nós vamos lutar por eles do primeiro até ao último segundo", frisou o treinador bracarense, rejeitando qualquer tipo de pressão depois de um regresso aos triunfos sofrido, em Vila do Conde, diante do Rio Ave.
"A pressão que sentimos é colocada por nós próprios desde o primeiro dia desta época, em todos os jogos, seja contra quem for, onde for, jogar para vencer. Esse tem sido o nosso lema, tem sido uma das minhas palavras- -chave ao longo desta época. A nossa confiança desde o primeiro dia é a certeza do que temos de fazer em cada momento do jogo, esse sim é o nosso foco. Estarmos todos imbuídos num espírito competitivo forte, que nos permita tirar o máximo rendimento de cada jogo. Se o fizermos, a equipa dará a resposta que queremos", realçou Abel.
Depois de três derrotas seguidas, essa vitória com o Rio Ave foi elogiada pelo presidente António Salvador, o que mereceu um comentário do técnico: "ninguém aqui, no SC Braga, quer ganhar mais do que eu, mais do que nós. As funções estão muito bem definidas, o que cada um tem que fazer, treinador, jogadores, adeptos e estrutura e, quando cada um se concentra em dar o melhor de si, colectivamente, somos mais fortes. A vitória em Vila do Conde deu tanto como a primeira que tivemos".
Quanto ao Vitória SC, "é uma equipa que se reforçou muito este ano, investiu muito, está recheada de bons jogadores e contratou um treinador competente". "Estamos à espera de um grande duelo, mas estamos preparados e prontos para o jogo de amanhã [hoje]", acrescentou.
Questionado se do terceiro lugar olha mais para o topo, ou para o concorrente directo que segue em quarto, Abel foi "sincero" e diz "olhar para o jogo de amanhã [hoje].
"O SC Braga tem de viver com os olhos bem abertos, sonhar acordado e estar constantemente alerta e em permanente superação. Os objectivos foram muito claros desde início e só fecham em Maio. O SC Braga vai ter o que fizer por merecer até Maio, mas temos de perceber que o SC Braga não joga sozinho, tem concorrentes, equipas ambiciosas, com bons treinadores e grandes estruturas, mas estamos aí para a luta", rematou Abel.
Ricardo Esgaio continua fora das opções
Ricardo Esgaio continua fora das opções do técnico Abel Ferreira e falha o dérbi minhoto com o Vitória SC, desta 25.ª jornada do campeonato.
Para este duelo, o treinador do SC Braga convocou os mesmos 19 jogadores do último jogo com o Rio Ave. Ausência notada é de Esgaio - uma das peças-chave da estratégia dos guerreiros esta temporada e um dos jogadores mais utilizados - que não recuperou do estiramento no joelho direito e continua fora do baralho.
Para além do médio, ausentes da convocatória estão os lesionados de mais longa duração Matheus, Ricardo Ferreira e Lucas.
Lista dos 19 convocados do SC Braga para o jogo desta tarde, com o Vitória SC: guarda-redes: Tiago Sá e Marafona; defesas: Marcelo Goiano, Bruno Viana, Raul Silva, Sequeira, Pablo; médios: Claudemir, Ryller, Palhinha, João Novais, Trincão, Fransérgio e Xadas; avançados: Dyego Sousa, Wilson Eduardo, Ricardo Horta, Paulinho e Murilo.
Correio do Minho
Sp. Braga-V. Guimarães: antevisão
Minho a ferver
Bruno José Ferreira
MOMENTO
Sp. Braga: a normalidade foi reposta com o triunfo quase fora de horas em Vila do Conde (1-2), fazendo os bracarenses regressar às vitórias depois de três derrotas consecutivas. O conjunto de Abel Ferreira perdeu em Alvalade e no Dragão pelo mesmo resultado (3-0), tendo pelo meio perdido na receção ao Belenenses (2-0). Na luta pelo pódio, o Sp. Braga tenta defender-se dos ataques do Sporting ao terceiro lugar.
V. Guimarães: em perseguição ao quinto lugar ocupado pelo Moreirense, o conjunto de Luís Castro apresenta-se para o dérbi na sequência de um triunfo na receção ao Marítimo (1-0). Sem perder nos últimos três jogos, a equipa vimaranense procura voltar a vencer fora de portas e, dessa forma, conquistar dois triunfos consecutivos, algo que já não acontece há sensivelmente três meses.
INDISPONÍVEIS
Sp. Braga: Matheus, Lucas, Ricardo Ferreira e Esgaio (lesionados).
V. Guimarães: João Afonso e Joseph (lesionados).
DISCURSO DRETO
Abel (Sp. Braga): Mais do que ser especial, é, mais uma vez, focarmo-nos no que temos de fazer. É especial para os adeptos, é especial porque é um dérbi, mas tem de ser especial e normal estarmos concentrados no que temos de fazer. No que nós controlamos. É mais um jogo, três pontos. Percebemos a envolvência, mas a forma de ser e estar tem de ser a mesma».
Luís Castro (V. Guimarães): «Quando vamos a jogo não pensamos em diferenças. Dizer que não é um contexto especial é fugir à questão, mas não vale mais do que os três pontos. Vale o afirmar da nossa equipa no campeonato, na perseguição do objetivo assumido para esta época».
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Supremacia para o Sp. Braga no histórico de receções ao rival minhoto. Num total e 67 jogos disputados entre os dois emblemas na cidade dos arcebispos o Sp. Braga soma 41 triunfos contra apenas 13 do V. Guimarães, registando-se ainda 13 empates. Na época passada o Sp. Braga venceu por duas bolas a uma com golos de Paulinho e Hassan, enquanto que há duas temporadas o Vitória somou aquele que é o seu único triunfo na Pedreira: 1-2 com golos de Josué e Soares.
Maisfutebol
LUÍS GODINHO APITA DÉRBI MINHOTO
Redação
Luís Godinho, da AF de Évora, é o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de futebol para dirigir o dérbi entre SC Braga e Vitória de Guimarães, este sábado, às 18 horas, relativo à 25.ª jornada da Liga.
Rui Teixeira e Valter Rufo serão os árbitros assistentes e João Malheiro o quarto árbitro.
Nuno Almeida será o videoárbitro, auxiliado por Venâncio Tomé.
A Bola