Abel Ferreira: "Para nós este é mais um desafio e uma oportunidade"
Carlos Costinha Sousa
SC Braga joga hoje em Portimão, dando início à 17.ª jornada da I Liga, num duelo que promete emoções, perante um adversário que mereceu muitos elogios por parte de Abel Ferreira.
Portimão é, hoje, o centro da vida dos Guerreiros do Minho. O SC Braga está no Algarve para dar início à 17.ª jornada da I Liga, com um duelo em casa do Portimonense, em que, mais uma vez, só o triunfo interessa, apesar de Abel Ferreira ter admitido que não será fácil defrontar este adversário, que tem criado grandes dificuldades a todas as equipas que vão jogar a sua casa.
O SC Braga não será excepção, mas o treinador acredita que, acima de tudo, este duelo será mais um desafio e uma oportunidade para os bracarenses mostrarem o que valem e o trabalho que tem sido feito.
"Para nós é mais uma oportunidade e um desafio. Tem sido essa a nossa forma de ser e estar. Temos visto quanta dificuldade têm tido as equipas grandes em Portimão. Cada jogo destes para nós tem que ser um desafio e mais uma oportunidade de mais uma vez crescermos colectivamente porque é um adversário muito forte em casa. Das melhores equipas deste campeonato. Tem um relvado fantástico. E fico parvo como um relvado daqueles é multado, com tanta qualidade, quando vemos outros que são uma vergonha e tudo é deixado passado em claro", considerou o técnico bracarense, frisando ainda acreditar que "estão reunidas todas as condições para ser um grande jogo. Para nós é uma grande oportunidade e desafio de superar um grande adversário em sua casa".
Quanto aos ingredientes para conquistar a vitória, Abel promete não fazer nada diferente: "encaramos todos os jogos da mesma forma. Fazemos a avaliação e a análise aos pontos fortes e menos fortes do adversário e vemos que temos registos interessantes de uma equipa com muita qualidade", acrescentando novamente que esses dados são encarados como "um desafio e uma oportunidade de mostrar capacidade, qualidade, atitude competitiva, espírito de equipa e desafio de jogo. É uma excelente oportunidade para nós".
Para finalizar, Abel Ferreira falou ainda das possibilidades do SC Braga chegar ao título: "ainda não chegamos a meio e já querem arranjar um vencedor. Já vos disse que conheço uma equipa que há bem pouco tempo estava com sete pontos de vantagem a meio dúzia de jornadas do fim e acabou por não ser campeã. Temos que continuar fiéis ao que é a nossa identidade".
Correio do Minho
Trincão visto como herdeiro de Cristiano Ronaldo
Jogador seguido pela Juventus
A possibilidade de Trincão se transferir para a Juventus ganha cada vez mais força em Itália. O 'Corriere dello Sport', que catalogou o jovem do Sp. Braga como "herdeiro de Cristiano Ronaldo", recorda as boas relações que Jorge Mendes tem com Bruno Carvalho, seu empresário, e também com os responsáveis da Juventus, à boleia das transferências de CR7 e João Cancelo para Turim no último verão. De acordo com a publicação, o cenário mais provável passa por uma transferência em junho.
No entanto, 'La Gazzetta dello Sport', no seguimento das notícias da última semana, insiste na ideia de que o médio-ala poderá transferir-se já em janeiro. Para o conseguir, a Juventus tentará convencer António Salvador com o pagamento de 2 milhões de euros por um empréstimo até ao final da época, findo o qual poderia acionar uma cláusula de opção de compra de 13 milhões de euros.
Record
Portimonense-Sp. Braga: antevisão
Invencibilidade caseira à prova de Guerreiros?
O MOMENTO
Portimonense: a derrota em casa do Marítimo colocou um ponto final na melhor série da época, que era de três vitórias consecutivas. No regresso aos jogos caseiros, a equipa de Folha vai tentar manter a invencibilidade que dura desde a derrota da primeira jornada, frente ao Boavista. Daí para cá, em Portimão, a equipa algarvia somou dois empates e cinco vitórias.
Sp. Braga: Portimão tem sido terreno fértil em surpresas para as equipas do topo da classificação. Sporting e Benfica já caíram ali, e o Sp. Braga testa a resistência do segundo lugar numa casa onde ninguém vence desde agosto. Se esquecermos o descalabro na Luz, a equipa de Abel chega em grande forma a esta partida, com oito vitórias nos últimos nove jogos.
AUSÊNCIAS
Portimonense: Nakajima (lesionado).
Sp. Braga: Matheus, Ricardo Ferreira, Lucas e Xadas (lesionados).
DISCURSO DIRETO
Folha: «O Sp. Braga tem um potencial fantástico e um futebol de muita qualidade que não é fácil parar. Temos de ter muitas cautelas, porque vamos jogar com um adversário que tem sido avassalador contra a maioria dos adversários.»
Abel: «O Portimonense é muito forte em casa, das melhores equipas deste campeonato, tem um relvado. Perspetivo um grande jogo, em que vamos tentar superar o adversário.»
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
São já 36 as vezes em que o Portimonense e o Sp. Braga mediram forças, com vantagem para a equipa minhota. Os bracarenses venceram 16 vezes, contra 12 dos algarvios. Registou-se ainda uma dúzia de empates entre as duas formações.
Maisfutebol
15 curiosidades sobre o Portimonense x SC Braga
BRACARENSES COM DESLOCAÇÃO ARRISCADA AO ALGARVE
Texto por Redação
Análise estatística por Vasco Sousa
A última jornada da Liga NOS arranca em Portimão, com o Portimonense a receber o vice-líder SC Braga. O zerozero apresenta-lhe as principais curiosidades do encontro,
Portimonense e SC Braga defrontam-se pela 37.ª vez, com os bracarenses a apresentarem vantagem: 16 vitórias, contra 12 triunfos dos algarvios.
O SC Braga sente, tradicionalmente, dificuldades em casa do Portimonense: venceu apenas três das 17 deslocações. A equipa da casa triunfou em 10 ocasiões.
Em jogos do campeonato, o SC Braga só ganhou duas vezes em casa do Portimonense, curiosamente nos dois últimos jogos: 0x3 em 2010/11 e 1x2 na época passada.
O SC Braga venceu os quatro últimos jogos disputados frente ao Portimonense na Liga.
A última vitória do Portimonense frente ao SC Braga aconteceu em abril de 1990, quando ganhou em casa por 1x0.
O Portimonense vem de uma derrota, a única nos quatro últimos jogos. Antes, somava três vitórias consecutivas.
Em casa, o Portimonense não perde há sete jogos (cinco vitórias e dois empates).
O Portimonense soma três vitórias consecutivas em casa.
18 golos em oito jogos: o Portimonense tem uma média superior a dois golos por jogo em casa neste campeonato.
Nos nove jogos já realizados em casa neste campeonato, o Portimonense só não sofreu golos por uma vez – precisamente o último, diante do Benfica.
O SC Braga venceu oito dos nove últimos jogos.
A equipa bracarense não sofre golos há três jogos.
Nos oito últimos jogos, o SC Braga não sofreu golos em sete.
O SC Braga só venceu uma das quatro últimas deslocações na Liga.
Folha, atual treinador do Portimonense, foi jogador do SC Braga em 1992/93 (32 jogos, quatro golos).
Texto retirado do zerozero.pt
http://www.zerozero.pt/news.php?id=239134