Alunos de Panoias vestiram a pele de Guerreiros
Paulo Machado
Os alunos da Escola Básica de Panoias proporcionaram uma recepção calorosa aos atletas do SC Braga, com tudo preparado ao pormenor. Artur Jorge e Assis corresponderam às expectativas dos mais jovens, num estabelecimento de ensino onde ficou comprovado o sentimento generalizado pelo afecto ao SC Braga. Desde crianças vestidas de guerreiros, com adereços vários na sala, nada foi deixado ao acaso. Assis e Artur Jorge responderam ainda às questões colocadas pelos mais jovens, no sentido de desfazer algumas curiosidades. A loucura foi maior quando passou para o contacto directo, na distribuição de autógrafos e ainda a pose para as famosas selfies, numa tarde animada e de convívio para os alunos da Escola de Panoias.
Correio do Minho
Assis aponta ao pódio
O médio dos Guerreiros do Minho verifica que "a equipa está a melhorar" e não põe de parte a possibilidade de chegar ao terceiro lugar do campeonato.
"O objetivo continua a ser a manutenção do quarto lugar, mas muita coisa pode acontecer. Nos últimos três jogos, vencemos dois e empatámos um. Isso comprova que a equipa está a melhorar. A meta é a Liga Europa, mas faltam oito jornadas e vamos a tempo de chegar ao terceiro lugar, até porque ainda teremos de jogar com o Sporting", acrescentou Rafael Assis.
Contratado em janeiro, o ex-médio do Chaves pensa alto – "Quando assinei, disseram-me que o objetivo é ser campeão nos próximos quatros anos..." – e põe-se à margem das recentes declarações do presidente do clube, António Salvador, que não garantiu a continuidade do treinador Jorge Simão na próxima época. "No futebol não há lugares cativos, seja para quem for. O que todos nós queremos é trabalhar para o sucesso do clube", rematou o "trinco" braguista.
JN
"AINDA É POSSÍVEL PASSAR O SPORTING"
BRAGA Rafael Assis assume a obrigação de acabar a época no quarto lugar, mas diz que ainda acredita na possibilidade de chegar ao terceiro
"Vim para o Braga porque existe o projeto de sermos campeões nos próximos anos. Estamos todos juntos por esse objetivo"
Rafael Assis Médio do Braga
Com um discurso ambicioso, Rafael Assis voltou a reforçar a ideia de que veio para o Braga com o objetivo de "ser campeão nos próximos anos". Mas disse mais: que ainda é possível chegar ao pódio esta época
(https://cdn-img.pressreader.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=80000af4-6e28-4277-887c-96bab93f10de&scale=173&file=21052017032300000000001001®ionKey=jkOv%2f1SiHn33v%2fapriHabw%3d%3d)
Assis esteve acompanhado de Artur Jorge na visita à Escola Básica de Panóias
As duas vitórias do Braga nos últimos três jogos devolveram a "confiança" aos jogadores para atacar os últimos oito jogos do campeonato. O discurso de Rafael Assis, que ontem visitou a Escola Básica de Panóias, apontou sempre para objetivos altos, ainda que tenha começado pela parte mais óbvia, a obrigação de "manter o quarto lugar" na Liga. "A história do Braga obriga-nos a estar sempre na Liga Europa", atirou, antes de confessar que os jogadores ainda não desistiram da meta dos 65 pontos ."Temos oito jogos pela frente e se fizermos as contas percebemos que ainda dá para lá chegar. Dependemos apenas de nós."
Trabalho foi a palavra mais vezes repetida pelo médio brasileiro, que também confessou que ainda não desistiu da possibilidade de ultrapassar o Sporting na classificação, apesar dos oito pontos que separam os dois clubes. "Todas as equipas passam por períodos menos bons; nós tivemos o nosso, não ganhávamos, e o Sporting teve a oportunidade de se distanciar um pouco. Terceiro lugar? Sim, tudo é possível. O campeonato ainda não acabou, temos mais oito jogos pela frente, e ainda vamos receber o Sporting", acrescentou.
Rafael Assis acredita que a vitória no Restelo voltou a pôr a equipa no "bom caminho" e que esta paragem no campeonato tem sido benéfica para"colocara cabeça no lugar" e"conhecer melhoras ideias do treinador ", reforçando a ideia de que a equipa vai fazer um grande final de campeonato. Por isso, o médio não concorda totalmente com as recentes palavras de António Salvador, que considerou que a época está a ser "banal". "Não diria banal... O Braga está sempre lá em cima, a lutar pelo terceiro ou quarto lugar, e a verdade é que vim para cá porque existe o projeto de sermos campeões nos próximos anos. Estamos todos juntos, dirigentes, jogadores e treinadores, porque queremos alcançar esse objetivo", disse. O brasileiro, de 26 anos, desvalorizou, no entanto, o facto de António Salvador ainda não ter garantido a continuidade de Jorge Simão para a próxima época ."Em nenhum momento isso irá criar instabilidade. Ninguém tem lugar cativo no Braga. Estamos todos no clube para o servir, e para trabalhar, independentemente do que acontecer no futuro", prosseguiu.
A concluir, Assis diz compreender que os adeptos queiram mais vitórias, mas recordou que estão todos no mesmo barco. "Nós também não gostamos de empatar ou perder... Eles podem ter a certeza de que damos sempre o máximo", rematou.
"No Brasil, ser pequeno chegou a ser um problema"
Rafael Assis confessou que o facto de ser baixo (1m70) lhe trouxe dificuldades no início da carreira. "No Brasil, eu não jogava porque os trincos tinham todos 1,80 metros... As pessoas olhavam para mim com desprezo e estavam sempre a dizer 'ele não tem condições para jogar naquela posição'. Ainda tentei jogar em outras posições, até fui lateral, mas não me sentia bem. Queria mesmo ser trinco. Vim para a Europa, destaquei-me no Beira-Mar, fui para o Chaves e agora cheguei ao Braga, e a jogar sempre a trinco! Felizmente deu certo", contou. Assis também disse que "ainda não atingiu o máximo" do seu potencial em Braga. "Tenho crescido todos os dias e é importante que a equipa continue a vencer para ganhar mais confiança."
JOGOS
7
Rafael Assis soma sete jogos pelo Braga, tendo vencido dois, empatado três e perdido outros dois. Integrou sempre a equipa titular e nunca foi substituído por Jorge Simão
TREINO JORGE SIMÃO COM MENOS OITO
O plantel voltou a trabalhar na manhã de ontem no Municipal de Braga, novamente com oito jogadores ausentes. Para além dos quatro internacionais (Marafona, Ricardo Horta, Vukcevic e Stojiljkovic), Jorge Simão também não pôde contar com os lesionados Ricardo Ferreira, Mauro, Wilson Eduardo e Hassan. Apesar da paragem competitiva, o plantel ainda tem agendado um treino para sábado, estando prevista uma folga para domingo.
O JOGO
Assis pretende ultrapassar o leão
Quando Assis chegou à Pedreira, há menos de dois meses, o debate em torno do Sp. Braga centrava-se na luta pelo 3º lugar e no repto lançado pelo presidente António Salvador com o objetivo de tornar o clube campeão até 2020. Entretanto, a fasquia baixou para a obrigatoriedade de segurar o 4º lugar. Só que, nas contas de Assis, ainda é possível ultrapassar o Sporting e regressar ao pódio. "Passámos por um momento menos bom e o Sporting aproveitou para se distanciar. Todavia, nada é impossível. Ainda temos de receber o Sporting, pelo que vamos preocupar-nos em ganhar sempre", salientou, não se mostrando intimidado pelo facto de o Sp. Braga estar a oito pontos dos leões a oito jornadas do fim da 1ª Liga. Por outro lado, o discurso exigente do líder do clube é bem aceite pelo brasileiro. "Vim para cá porque temos um projeto para sermos campeões em quatro anos", realçou, garantindo que há união no balneário para tornar esse sonho realidade. "Estamos todos juntos, plantel e equipa técnica", frisou, colocando em segundo plano o risco criado pelo facto de Salvador não ter garantido a continuidade de Jorge Simão: "Ninguém tem lugar cativo. Cabe-nos trabalhar e continuar à disposição do clube."
RECORD
"3.º LUGAR É POSSÍVEL"
"Nada é impossível, ainda temos o jogo com o Sporting", disse Assis, médio do Sp. Braga, sobre a possibilidade de a equipa chegar ao 3.º lugar. Os minhotos estão em 4.º a oito pontos do Sporting. O duelo com os leões é na 31.ª ronda.
CM
SC Braga nos quatro cantos do mundo
O SC Braga assume-se, cada vez mais, como um clube potenciador de jogadores e com grande capacidade para colocar ativos nos mais altos patamares do futebol. Poderíamos falar dos encaixes financeiros alcançados nos últimos anos e ao nível elevado a que se encontram esses atletas... mas preferimos destacar aqueles que ainda representam o clube e que continuam a atingir um dos pontos mais altos da carreira de um futebolista: representar a sua seleção. Nesse sentido, o SC Braga tem estado "a top", fazendo-se representar em países com seleções nacionais de renome e nas mais importantes competições.
Recentemente vimos Hassan ser vice-campeão africano ao serviço do Egito, Piqueti brilhar ao serviço da Guiné-Bissau, Luther Singh ser Bota de Ouro na CAN Sub-20, João Queirós ser MVP no Torneio Internacional de La Manga... Enfim, variadíssimas razões para sorrirmos e nos orgulharmos do trabalho que vem sendo feito. Agora, vemos Marafona ser mais uma vez chamado à Seleção Nacional A, Ricardo Horta de pedra e cal nos Sub-21, Stojiljkvic e Vukcevic serem habitués nas seleções da Sérvia e de Montenegro, Luther Singh na principal seleção da África do Sul, Xadas no núcleo duro dos Sub-20 de Portugal... Os factos falam por si.
Como vê, tem um calendário de jogos vastíssimo, com o qual não pode perder o mínimo contacto. Esteja atento ao scbraga.pt, bem como ao Facebook e Twitter oficiais do SC Braga. Não perca toda a informação relativa aos nossos Gverreiros.
23 de março | quinta-feira
Xadas: Inglaterra – Portugal | 16H00| Stade de Château Bily, Saint-Brieuc
João Queirós: Croácia – Portugal | 16H00 | Estádio Capital do Móvel, Paços de Ferreira
24 de março | sexta-feira
Stojiljkovic: Geórgia – Sérvia | 17H00 | Boris Paichadze Dinamo Arena, Tbilisi
Ricardo Horta: Portugal – Noruega | 18H15 | Estádio António Coimbra da Mota, Estoril
25 de março | sábado
Marafona: Portugal – Hungria | 19H45 | Estádio da Luz, Lisboa
Xadas: Portugal – Senegal | 15H00 | Stade Adrien Hamom, Bégard
Piqueti e Luther Singh: África do Sul – Guiné-Bissau | 13H00 | Moses Mabhida Stadium, Durban
João Queirós: Turquia – Portugal | 16H00 | Estádio Capital do Móvel, Paços de Ferreira
26 de março | domingo
Vukcevic: Montenegro – Polónia | 19H45 | Podgorica City Stadium, Podgorica
28 de março | terça-feira
Xadas: Portugal – França | 17H30 | Stade Henri Guérin, CTB Henri Guérin
Ricardo Horta: Alemanha – Portugal | 18H00 | GAZI Stadion auf der Waldau, Estugarda
Marafona: Portugal – Suécia | 19H45 | Estádio do CS Marítimo, Funchal
Luther Singh: África do Sul – Angola | 11H00 | Buffalo City Stadium, East London
João Queirós: Portugal – Polónia | 16H00 | Estádio Cidade de Barcelos, Paços de Ferreira.
SCBraga
Battaglia e Ricardo Ferreira perto do regresso
Jorge Simão, treinador do SC Braga, prossegue a preparação para o jogo frente ao Marítimo (2 de abril), aguardando por boas novas do departamento médico. O defesa-central Ricardo Ferreira e o médio Battaglia são os que estão mais próximo da plena recuperação.
A confirmar-se a iminente reintegração de ambos nos trabalhos da equipa, facilmente voltarão a integrar as opções de Jorge Simão na jornada que se segue (o defensor português não joga desde a receção ao Benfica, a 19 de fevereiro, e o médio argentino falhou as visitas ao Chaves e ao Belenenses).
A Bola
Brasileiro ainda quer ultrapassar o Sporting
Assis em Braga com um objetivo: «Ser campeão nos próximos anos»
Rafael Assis trocou o Desportivo de Chaves pelo Sporting de Braga no mercado de inverno. O médio, que foi alvo de cobiça pelo FC Porto, acabou por rumar ao Minho e apresenta-se com um discurso ambicioso. Assis lembrou o objetivo de «ser campeão nos próximos anos» e na presente época ainda acredita ser possível chegar ao pódio do campeonato.
O médio falou quarta-feira na visita à Escola Básica de Panóias e afirmou que a equipa bracarense ainda não desistiu do objetivo de chegar aos 65 pontos.
«Temos oito jogos pela frente e se fizermos as contas percebemos que ainda dá para lá chegar. Dependemos apenas de nós», disse o médio que ainda acredita ser possível chegar ao terceiro lugar do campeonato, porque: «O campeonato ainda não acabou, temos mais oito jogos pela frente, e ainda vamos receber o Sporting».
Assis negou ainda as palavras do presidente que apelidou a época do Sporting de Braga de «banal» e reforçou o objetivo de ser campeão pelo clube minhoto.
«Não diria banal... O Braga está sempre lá em cima, a lutar pelo terceiro ou quarto lugar, e a verdade é que vim para cá porque existe o projeto de sermos campeões nos próximos anos. Estamos todos juntos, dirigentes, jogadores e treinadores, porque queremos alcançar esse objetivo», adiantou.
Para terminar, o médio prometeu aos adeptos bracarenses que os jogadores dão «sempre o máximo» pelo clube.
ZEROZERO