SC Braga: Convocatória de Assembleia Geral
SPORTING CLUBE DE BRAGA
ASSEMBLEIA GERAL
Nos termos legais e estatutários e a pedido da Direcção do Sporting Clube de Braga, convoco os Senhores Associados do Sporting Clube de Braga, Associação Desportiva de Utilidade Pública, NIPC 501346791, com sede no Estádio Municipal de Braga, Parque Norte, Monte Castro, freguesia de Dume, 4700-087 Braga, a reunir em Assembleia Geral, em primeira convocação e em sessão ordinária, no Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, sito na Rua dos Bombeiros Voluntários, 4700-025 Braga, no dia 21 de Novembro de 2015, pelas 10h30, com a seguinte
ORDEM DE TRABALHOS:
Ponto Um - Apreciação e votação do Relatório e Contas da Direcção referente ao exercício findo e respectivo Parecer do Conselho Fiscal (artigo 50º, dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).
Ponto Dois - Apreciar e votar o Orçamento Geral (artigo 50º, dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).
Ponto Três - Apreciação, discussão e votação de propostas de alterações aos Estatutos do Sporting Clube de Braga.
*
Não comparecendo o número legal de sócios para que a Assembleia Geral possa reunir em primeira convocação, convoco desde já a mesma para reunir em segunda convocação, no mesmo local, na mesma data, às 11h00, com a mesma Ordem de Trabalhos, deliberando então com qualquer número dos sócios presentes (artigo 56º dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).
Nos termos do artigo 55º, n.º 2 dos referidos Estatutos, haverá, um período de meia hora para tratar assuntos de interesse para o Sporting Clube de Braga após cumprida a Ordem de Trabalhos.
A participação dos sócios nesta Assembleia Geral obriga a apresentação do respectivo cartão de sócio com a quota do mês de Outubro do corrente ano.
Nos termos do artigo 21º, nº 1, alínea d) dos Estatutos, os sócios contribuintes têm direito a examinar nos cinco dias anteriores à reunião da Assembleia Geral, o Orçamento Geral, o Relatório e Contas da Direcção, bem como verificar a escrita do S.C.B. e os documentos com interesse para a sua apreciação.
Toda a demais informação e/ou documentação relativa à ordem de trabalhos será disponibilizada pelo Sporting Clube de Braga.
Braga, 29 de Outubro de 2015
O Presidente da Assembleia Geral,
(José Manuel Ferreira Fernandes)
Acho que finalmente há uma data e hora que é boa para a grande maioria dos sócios. Acho que esta assembleia não será tão concorrida.
Deixo aqui o link dos Estatutos do SCB: http://www.superbraga.com/sys_cache/0_1196797260.pdf (http://www.superbraga.com/sys_cache/0_1196797260.pdf) porque constam na Ordem de trabalhos: "Ponto Três - Apreciação, discussão e votação de propostas de alterações aos Estatutos do Sporting Clube de Braga."
Espero que desta vez o SCB haja de boa fé e indique previamente o que quer mudar nos estatutos. Decisões tão importantes como as do ano passado não podem ser tomadas a frio pelo sócios.
Mas o que é que pretendem alterar? Alguém sabe?
Acho que é um horário de maior agrado, pelo que espero que a presença seja em bom número
Quote from: Duarte on 30 de October de 2015, 00:41
Espero que desta vez o SCB haja de boa fé e indique previamente o que quer mudar nos estatutos. Decisões tão importantes como as do ano passado não podem ser tomadas a frio pelo sócios.
Concordo que seria importante, de qualquer das formas o melhor é todos marcamos presença para não haver novas surpresas e se possível tentar reverter algumas decisões do passado como a das quotas pelo menos nas crianças, reformados e correspondentes.
PARA RELEMBRAR:
http://www.scbraga.pt/news/institucionais/sc-braga-convocatoria-de-assembleia-geral
Quote from: Duarte on 30 de October de 2015, 00:41
Espero que desta vez o SCB haja de boa fé e indique previamente o que quer mudar nos estatutos. Decisões tão importantes como as do ano passado não podem ser tomadas a frio pelo sócios.
Proposta de alteração aos estatutos do clube
http://www.scbraga.pt/proposta-de-alteracao-de-estatutos (http://www.scbraga.pt/proposta-de-alteracao-de-estatutos)
A nível geral parece-me bem.
Parece que o clube quer obrigar as claques a legalizarem-se para lhes conceder apoio. Acho muito bem.
Não concordo com a data das eleições e esse deverá ser um ponto pelo qual nos deveremos bater. Andar em campanha numa altura tão decisiva da época não é bom para as equipas. Já para não falar que um eventual corpo dirigente não tem tempo para preparar a nova época com o seu cunho. A mudar que seja para Fevereiro.
Em geral, estou de acordo com a revisão.
Agrada-me o artigo sobre respeito por direitos humanos. Apesar de ter pouca consequência prática, é importante.
Os artigos sobre os grupos de apoio organizado e sobre formação parecem-me sensatos.
O conselho cultural e social e a escolha dos seus elementos parecem-me mal explicados.
Li, por alto, a revisão estatutaria proposta. Destaco.
1) Criação da Gala do clube. Excelente iniciativa.*
2) Criação do Conselho do Social e Cultural. Excelente iniciativa.*
3) Proteção de dados. Muito bem.
4) Correção da morada, algo que já diversas vezes tinha referido.
5) GOA, isto vai dar pano para mangas. Veremos a recetividade destas medidas.
6) Alteração da data das eleições. Muito bem. Maio parece-me um bom mês. Época está na fase final com tudo mais ou menos decidido.
* é preciso alterar estatutos para isto?
Era isto que devia ter sido feito no ano passado, anunciar publicamente as alterações propostas. Parece-me que se aprendeu com os erros do passado.
Para finalizar, nao se podia mudar os estatutos para sermos vermelhos e nao encarnados?
Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de November de 2015, 22:26
1) Criação da Gala do clube. Excelente iniciativa.*
2) Criação do Conselho do Social e Cultural. Excelente iniciativa.*
* é preciso alterar estatutos para isto?
Para a gala, talvez não.
Para a criação de um novo orgão social, claro que sim.
Das medidas que vejo propostas (ainda não acabei de ler, mas na diagonal já vi todas) concordo com elas e observo excelentes iniciativas, sendo que algumas já foram resumidamente apresentadas pelo Sérgio Gonçalves. Mas existem outras e existe acima de tudo vontade de normalizar diversas situações que não estão regulamentadas.
Como por princípio sou favorável a regras, aplaudo a iniciativa de regulamentar estatutariamente diversas "coisas" e "setores" de interesse do clube.
A Gala "LEGIÃO DE OURO" é uma iniciativa que só peca por tardia e revela um crescimento deste clube para um patamar superior.
Tenho dúvidas sobre os GOA (Grupos Organizados de Adeptos) - vulgo claques e a sua protocolização. Se por um lado a legalização parece uma coisa mal vista nas claques (ilegais até morrer), por outro lado penso que a sua normalização pode trazer de volta ao estádio o colorido das tarjas e das bandeiras em grande número.
Estou curioso por ver o que fará o "Conselho Cultural e Social". E há muita coisa que pode ser feita.
De uma forma geral sou a favor da alteração dos estatutos, que claramente ficarão mais modernos e atualizados.
Não sei se terei agenda para ir à assembleia, mas espero que sejam aprovadas as alterações propostas, ainda que possam ser sugeridos alguns ajustamentos que melhorem o documento.
"Cada um gosta do clube como quer...
Para mim gostar do clube não é só olhar para os resultados desportivos e com essa premissa aceitar tudo.
Para mim gostar do Braga não é ter interesses financeiros no nosso clube. O meu gostar do Braga implica mais que resultados desportivos ou interesses financeiros, ficando, como é obvio, muito feliz com as suas conquistas.
Sou da opiniao que devemos honrar o passado, respeitar o presente e minimizar ao máximo a possibilidade de se hipotecar o futuro do SC BRAGA.
Posto isto, embora tenha sérias duvidas sobre a legalidade e validade desta assembleia, as minhas maiores prepcupaçoes prendem-se com a parca informaçao sobre o conteudo das alteracoes estatutarias e a sua real genese, bem como, e nessa parte faço mea culpa por nao conhecer o relatorio e contas, o facto de num ano em que se vendeu tanto termos prejuizo...
A minha preocupação que irei seguramente demonstrar no sábado, na AG, prende-se com as seguintes propostas de alteração:
"ARTIGO 50o54o REUNIÕES ORDINÁRIAS
A Assembleia Geral reunirá em sessão ordinária:
a) Anualmente, até 31 de Outubro Outubro, para apreciar e ratificar o Orçamento Geral, o Relatório e Contas da Direcção e o Parecer do Conselho Fiscal"
Ou seja, os sócios deixam de ter voto nesta matéria... Apenas ratificam... Apenas a aceitam...
2. "Eleições antecipadas de Outubro para Maio."
Antes de mais, devemos saber o porquê.... Depois na minha interpretação, que espero seja complementada amanhã, esta alteração faz, ainda que de forma encapotada, com que o mandato atual se prolongue por mais de cerca de 8 meses, uma vez que as próximas eleições deixavam de ser em Novembro de 2016 e passariam a ser em Maio de 2017.
Quando digo de forma encapotada, digo-o pelo facto de apenas nas disposições transitórias -última pagina - conseguirmos alcançar que a actual direção ficara em funções por mais 8 meses para alem do mandato com o qual os sócios a elegeram.
Sao estas e outras questões que devem ser escrutinadas para que se possa votar em consciência.
Por isso, apelo ao amor ao nosso clube.
Marquem presença, tomem consciência do alcance destas alterações e votem...
Nunca devemos olvidar que os estatutos do nosso clube são as suas bases e foram criados pelos nossos antepassados para serem a sua segurança. Desta forma, temos de ter atenção redobrada às possíveis alterações e respeita-los ao máximo.
O BRAGA SOMOS NÓS!!
BRAGA SEMPRE!!"
Pli no seu facebook...
O Pli já anda em campanha, e ainda bem. É importante o aspecto que refere o de não se votar o Orçamento Geral do clube, no entanto, atualmente, não sei o que sucederia se o mesmo fosse chumbado.
Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de November de 2015, 23:56
O Pli já anda em campanha, e ainda bem. É importante o aspecto que refere o de não se votar o Orçamento Geral do clube, no entanto, atualmente, não sei o que sucederia se o mesmo fosse chumbado.
Penso que há aqui um equívoco linguístico, pois uma ratificação quer significar naturalmente de uma aprovação, que deverá ocorrer por meio de uma votação. É uma questão de escolher o termo a aplicar. Admito que haja outro.
A assembleia nesta altura faz sentido para haver orçamento aprovado, mas sugiro que, à semelhança da reunião magna das eleições, o orçamento seja votado em maio.
Não estando presente por impedimentos pessoais, alguém que sugira a aplicação plena do acordo ortográfico, que está plenamente em vigor.
Ainda não tive oportunidade de ver com clma a proposta mas assim à primeira vista, gosto de algumas sugestões de alterações outras nem tanto:
- Gostei de passar para a designação de Guerreiros ou Guerreiros do Minho, penso que também se poderia ter inserido o termo "Braguistas"
- Gosto da ideia das filiais terem um nome que se apróxime da nossa identidade assim como as medalhas, tenho dúvidas que "Castros" e "Láureas" sejam a melhor opção.
- Gosto de finalmente termos uma gala anual e do nome "Legião de Ouro"
- Relativamente à legalização de parte dos adeptos, se realmente for isso, não sou a favor mas fiquei na dúvida sobre exactamente o que se pretende, vou esperar para saber mais.
- Fiquei com dúvidas na questão de haver um período mínimo de 5 anos para se rever os estatutos só com maioria dos sócios efectivos, penso que deve ser melhor explicado.
- Mudar a designação de votar para ratificar o orçamento, pretendo saber na prática o que se pretende.
- Data das eleições não deveria ser alterada no próximo mandato?
Saúdo este documento ser tornado publico antes da Assembleia
Quote from: tiago1992 on 19 de November de 2015, 23:35
(...)
2. "Eleições antecipadas de Outubro para Maio."
Antes de mais, devemos saber o porquê.... Depois na minha interpretação, que espero seja complementada amanhã, esta alteração faz, ainda que de forma encapotada, com que o mandato atual se prolongue por mais de cerca de 8 meses, uma vez que as próximas eleições deixavam de ser em Novembro de 2016 e passariam a ser em Maio de 2017.
(...)
Pli no seu facebook...
- não será antes,
as próximas eleições seriam em Maio de 2016? é só uma pergunta.
"Aditamento à proposta de alteração estatutária"
Na sequência da publicação da proposta de alteração de estatutos, vem a Direção acrescentar o seguinte aditamento, que será apreciado na Assembleia Geral agendada para este sábado.
Para salvaguarda dos mais elevados interesses do SC Braga e para que o clube seja sempre conduzido por quem tem uma ligação efetiva ao mesmo, entende a Direção que os membros dos órgãos sociais devem ter pelo menos 5 anos consecutivos de antiguidade de sócio, exercendo os seus direitos, mas também cumprindo durante esse período de tempo os seus deveres e obrigações enquanto associados. Assim sendo propõe-se a alteração adicional aos estatutos plasmada no presente documento.
In: SCBraga.pt
Alguém que proponha (se ninguém o fizer antes) a inclusão do termo BRAGUISTA nos estatutos. Infelizmente não posso ir, caso contrário proporia eu mesmo.
Que tal correu a nossa assembleia?
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
De uma forma resumida, orçamento e estatutos aprovados, foi retirado o ponto 29ª da questão da "legalização" de parte dos adeptos, ponto que foi votado à parte e que a maioria votou que fosse retirado dos estatutos.
Foi uma Assembleia viva no bom sentido da palavra o que é positivo pois, na minha opinião, mostra a força do clube e dos seus adeptos.
A parte da votação do 29º não correu muito bem por motivos de organização na contagem dos votos, não que houvesse problemas entre alguém, que não houve, mas para que a votação fosse a mais correta e transparente possível pois a contagem dos votos "a olho" nem sempre é fácil, no final optou-se por os presentes entregarem o seu boletim de voto onde pretendiam, a favor, contra ou abstenção.
É certo que a parte final da votação foi algo confusa e podia ter corrido melhor mas faz parte do crescimento, na próxima certamente será melhor, prefiro assim e as pessoas terem uma postura activa no clube e debaterem do que ir lá só para "bater palmas".
O termo encarnado foi retirado, as eleições acabaram por ser adiadas.
Boas questões também por parte dos sócios intervenientes.
Parabéns a todos pela participação.
Primeira assembleia que fui e, em termos de organização fica muito à quem da expectativa. Infelizmente são questões que têm de ser melhoradas.
Quanto à Assembleia em si, foram bem apresentados os relatórios de contas, as mensagens do Presidente, a exposição do presidente da mesa. Nota negativa para a exposição dos estatutos, não pela pouca transparência ou complexidade dos mesmos, mas sim pela falta de qualidade de quem foi apresentar os mesmos.
As contas pareceram (com maior ou menor valor) ajustadas e com grande responsabilidade por parte de quem as elabora e executa, a mensagem do nosso presidente e do presidente de mesa pareceram mensagens de grande confiança nesta estrutura, na academia que aí vem, e na competência de quem lá está.
Os estatutos eram na maior parte dos casos de fácil compreensão e não geravam grande controvérsia.
As exceções e que levaram a uma controvérsia prenderam-se com:
a) Grupos de Apoio Organizado
b) Mudança da data das eleições e duração do mandato
c) Conselho Cultural e Social
b) Acabou por se aceitar que em Maio, a época (apesar de ser altura das "finais"), é altura para uma nova direção ter tempo para preparar a nova época e colocar "as coisas à sua maneira". O mandato passa a 4 anos, o que é um tempo adequado para se poder mostrar trabalho.
c) Ficou decidido, que o presidente do CCS iria ser nomeado de imediato e este órgão iria iniciar funções o mais breve possível (mesmo sabendo que o seu tempo de trabalho poderá ser curto se a direção mudar nas próximas eleições)
a) O tema que mais controvérsia gerou, muito tempo de discussão e, votado à parte do restante estatuto. Quem era a favor ou contra a entrada desta norma nos estatutos. O Resultado foi expresso com um CONTRA a presença desta norma dos estatutos. Foram dados vários exemplos por parte do porta-voz das "claques" (Paulinho) e pareceu legítima a sua intervenção. Apesar de não pertencer às claques, votei contra a presença deste artigo nos estatutos, apesar de compreender perfeitamente os argumentos utilizados pela direção.
NOTA: Alterou-se todas as designações de "encarnado" para "vermelho".
Relativamente às intervenções dos associados, felicito desde já essas mesmas, com especial nota para António Peixoto (Pli), com uma intervenção muito forte, onde poderá não ter sido feliz em todas, contudo, o amor ao clube, a não conformidade com o existente e a forte oposição são sempre de elogiar.
Por fim, dar os parabéns a todos os presentes e que o Braga continue a crescer, porque só estando todos juntos podemos ser mais fortes!
ESTAMOSJUNTOS!
Não fui mas registo com agrada o que já li por parte dos dois anteriores foristas. Ainda bem que houve participação.
PS. Parece que leram o meu comentário de se retirar o encarnado dos estatutos.
Fui dos que saí nada satisfeito desta AG. Já fui a algumas do clube e muitas de outras coisas e nunca vi nada assim, competa balbúrdia e até alguma anarquia.
Não nos iludamos. A participação foi satisfatória porque metade era pessoal das claques e eles foram lá só por causa do artigo 29º. A a maioria das pessoas das claques passou a AG toda a falar para o lado, a interromper a mesa e outras intervenções sendo que alguns até chegaram mesmo estar para lá aos berros. É por não se saber estar em sociedade que depois surgem os "artigos 29". Admito também que o José Manuel Fernandes não teve pulso para serenar os ânimos e manter a assembleia na linha. E parabéns ao líder dos BL ter sabido manter sempre uma postura calma e séria.
À conta de toda a confusão, a votação arrastou-se até às 13h30 e não houve tempo para falar de outros assuntos. Um senhor ainda forçou a sua participação mas o público já não se calava, já ninguém ouvia e o Salvador já cansado e com o seu estilo broeiro despachou esse associado (embora a questão não fosse grande coisa o presidente não lhe devia ter falado daquela maneira). Eu ia preparado para falar dos bares, colunas e ecrã mas vi que já não valia a pena, por isso foi mais uma oportunidade que se perdeu.
Apesar de tudo, ESTAMOS JUNTOS!
Respeito a opinião do forista Duarte mas não concordo com alguns pontos, na parte em que refere que muitos dos elementos que lá tiverem hoje só foram por ter o artigo 29º, acredito que possa ter acontecido com alguns mas parece-me algo injusto porque muitos deles também os vi, por exemplo, na última e não havia artigo 29º.
Quanto aos «berros» a única vez que me recordo de ouvir foi quando alguém na mesa estava a trocar o ser voto ou algo do género e alertaram, e bem, para a situação. Houve também comentários na parte em que se estava a debater essa medida e no momento de tentar organizar a votação mas, na minha opinião, nada demais.
De resto, acho normal quando as pessoas estão a decidir medidas que queiram trocar opiniões com as pessoas do lado, daí a dizer que passaram a AG e falar parece-me exagerado mas cada um faz a sua leitura.
Quote from: Duarte on 21 de November de 2015, 15:49
Fui dos que saí nada satisfeito desta AG. Já fui a algumas do clube e muitas de outras coisas e nunca vi nada assim, competa balbúrdia e até alguma anarquia.
Não nos iludamos. A participação foi satisfatória porque metade era pessoal das claques e eles foram lá só por causa do artigo 29º. A a maioria das pessoas das claques passou a AG toda a falar para o lado, a interromper a mesa e outras intervenções sendo que alguns até chegaram mesmo estar para lá aos berros. É por não se saber estar em sociedade que depois surgem os "artigos 29". Admito também que o José Manuel Fernandes não teve pulso para serenar os ânimos e manter a assembleia na linha. E parabéns ao líder dos BL ter sabido manter sempre uma postura calma e séria.
À conta de toda a confusão, a votação arrastou-se até às 13h30 e não houve tempo para falar de outros assuntos. Um senhor ainda forçou a sua participação mas o público já não se calava, já ninguém ouvia e o Salvador já cansado e com o seu estilo broeiro despachou esse associado (embora a questão não fosse grande coisa o presidente não lhe devia ter falado daquela maneira). Eu ia preparado para falar dos bares, colunas e ecrã mas vi que já não valia a pena, por isso foi mais uma oportunidade que se perdeu.
Apesar de tudo, ESTAMOS JUNTOS!
Daquilo que leio, daqui de Dhoa, Qatar, apenas posso dizer que é pena, que invariavelmente não haja um ambiente pacífico e sereno para que possam haver discussões abertas, racionais e sensatas. O futuro do clube é normalmente decidido em ambientes pouco propícios à discussão fundamentada e racional. A emoção acaba sempre por se sobrepor à razão.
(http://i.imgur.com/4mjDAja.png)
(http://i.imgur.com/7y7OLi7.png)
Em http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=583985