Central do SC Braga garante um estilo de jogo ofensivo frente ao Belensenses
Joana Russo Belo
Vai ser um SC Braga ofensivo frente ao Belenenses. A garantia foi deixada por Ricardo Ferreira, no rescaldo do empate a zero no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, na última jornada da Liga, e em jeito de resposta a algumas críticas que apontaram o dedo a uma atitude muito defensiva dos bracarenses.
"O nosso sistema de jogo, como já provámos esta época, é sempre um estilo de jogo ofensivo, obviamente, no Dragão, devido ao adversário, fomos obrigados a defender mais. Mas não é esse o nosso estilo de jogo e objectivo. Sábado é um jogo em que podemos provar o contrário", sublinhou o central, lembrando que se menosprezou o mérito do SC Braga, capaz de travar o ciclo dos dragões.
"Dá-se sempre mérito aos grandes e, quando nós conseguimos travar um grande, costuma- -se dizer que são eles que estão mal. Isso é normal, sabemos exactamente o que fazemos, tirámos as nossas ilações e agora sábado sabemos o que temos de fazer", frisou.
Ricardo Ferreira diz que as "expectativas são sempre boas" e deixa claro que os guerreiros entram "em qualquer jogo para ganhar". E diante da equipa de Belém não será excepção: "o Belenenses vem de um série de quatro vitórias, é uma equipa que sabemos que é muito perigosa e temos de ser cautelosos. O nosso objectivo passa sempre pelos três pontos".
O central, de 22 anos, tem sido uma das peças-chave da defesa - a menos batida do campeonato - e não poupa nos elogios à equipa: "é sempre bom, uma equipa que não sofre está sempre mais perto de ganhar, mas temos de manter os pés bem assentes no chão. O campeonato ainda agora começou, estamos num bom momento, mas, se não dermos continuidade a este trabalho, ninguém vai dar mérito".
Ferreira confessa sentir-se "a um alto nível" e pronto "para uma grande época" e não teme a concorrência no sector. "Dou-me bem com o Boly, como com o André e o Arghus. Temos centrais de grande nível no Braga. Nos últimos jogos tenho jogado com o Boly, sinto-me bem com ele e acho que tem um enorme potencial", rematou.
Pedro Monteiro e Thales chamados para lugar de André Pinto e Djavan
O SC Braga prossegue a Operação Belenenses, com duas baixas no plantel: o central André Pinto e o lateral esquerdo Djavan. Para colmatar as ausências no sector defensivo, o técnico Paulo Fonseca chamou dois jovens da equipa B aos trabalhos do plantel principal. Central Pedro Monteiro já tinha integrado o treino de terça-feira e voltou, ontem, a juntar-se aos colegas de equipa no relvado dos campos de treino, na companhia do lateral Thales. Também o guarda-redes júnior Tiago trabalhou com o trio de guardiões principal, numa presença que já tem sido habitual.
Destaque ainda para Rodrigo Pinho. O avançado já trabalha no relvado, totalmente integrado no grupo sem limitações, tal como Hassan, ponta-de-lança que falhou o último jogo com o FC Porto, devido ao funeral do pai.
SC Braga prossegue hoje a preparação do encontro do próximo sábado, com uma sessão matinal à porta fechada. Jogo da 9.ª jornada da I Liga, com o Belenenses, está agendado para as 16.15 horas.
Correio do Minho
(http://i.imgur.com/YfTZAfF.jpg)
(http://i67.tinypic.com/2ptw5yh.jpg)
"TERCEIRO LUGAR? AINDA NÃO PENSAMOS NISSO..."
Ricardo Ferreira reconhece que o "bom momento" da equipa "vai colocar as pessoas a falar" sobre a possibilidade da... Champions
"Já demos provas de que somos uma equipa ofensiva. É esse o nosso estilo"
Ricardo Ferreira
Defesa-central do Braga
Os arsenalistas recusam as críticas à "atitude defensiva" no Dragão e preferem elogiar o "bom momento" da equipa, que, segundo Ricardo Ferreira, precisa de voltar a vencer no sábado
(http://cache3-img1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=cea34b77-4600-49af-b6f1-5a8e256926b6&scale=129&file=21052015102900000000001001®ionKey=AGMaIaBQxJgCqxhrz50aBg%3d%3d)
Ricardo Ferreira, 22 anos, participou em sete jogos com a camisola do Braga
O Braga passou com distinção no teste da maturidade: empatou no Dragão depois de ter vencido o Marselha e acabou de vez com as dúvidas sobre o crescimento desta equipa moldada à imagem de Paulo Fonseca. Como é natural, nestes momentos de maior euforia aponta-se sempre para cima, a maior parte das vezes até para além do que se imagina inicialmente ser possível alcançar. Ao atual quarto lugar do Braga, junta-se o momento menos positivo do Benfica, um dos crónicos candidatos a ficar à frente dos arsenalistas. Daí, a legitimidade da pergunta feita a Ricardo Ferreira: em Braga já se pensa na possibilidade de acabar o campeonato no terceiro lugar? "Não, não pensamos. Ainda não pensamos nisso", atirou o defesa, numa atitude a fazer justiça à posição que ocupa em campo. "Aqui, pensamos num jogo de cada vez e só mais lá para a frente veremos o que pode acontecer. Obviamente estamos num bom momento e, por isso, vai falar-se muito sobre essa possibilidade. Mas o que realmente nos interessa é o jogo com o Belenenses." Seguiram-se os habituais elogios ao adversário de sábado, mas também a certeza de que o Braga será "uma equipa agressiva e ofensiva", pois "só assim poderá vencer" o Belenenses.
Do empate no Dragão sobraram algumas críticas à postura demasiado defensiva da equipa. Ricardo Ferreira discorda. "Já demos provas de que gostamos de atacar, mas, também por culpa da qualidade do FC Porto, fomos obrigados a defender mais nesse jogo. No sábado, vamos voltar a mostrar que aquele não é o nosso estilo", assegurou. A verdade é que, no Dragão, a equipa raramente conseguiu esticar o jogo até perto da baliza de Casillas, não só pelo aspecto referido por Ricardo Ferreira, a "qualidade do FC Porto", mas também pelo evidente desgaste de alguns jogadores, uma vez que o Braga nem sequer teve 72 horas de descanso entre a partida com o Marselha e a visita ao Dragão.
TREINO MONTEIRO E THALES PROMOVIDOS
O treino de ontem voltou a não contar com os dois lesionados do plantel que estão afastados do jogo com o Belenenses (André Pinto e Djavan), tendo Paulo Fonseca chamado dois jogadores da equipa B para suprir estas ausências: o defesa-central Pedro Monteiro e o lateraldireito Thales. Tiago Pereira, guarda-redes dos bês, também foi ontem promovido.
MARSELHA EQUIPA VIAJA NA VÉSPERA
O Braga já definiu o programa para a viagem a Marselha, onde vai jogar na próxima quinta-feira (18h00). A partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro está agendada para as 10h30 da véspera do jogo (dia 4), estando o treino de ambientação ao renovado Stade Vélodrome previsto para o final da tarde. O regresso a Braga acontecerá logo após o final da partida.
Elogios a Boly e fé na afirmação
Ricardo Ferreira sente-se preparado para fazer "uma grande época"; elogios repartidos
Ricardo Ferreira chegou, este ano, a Braga sem o estatuto dos outros centrais do plantel, mas com a vantagem de saber que foi contratado por indicação de Paulo Fonseca, com quem trabalhou na última época em Paços de Ferreira. Aos poucos, e também pelas lesões de outros centrais, foi ganhando minutos na equipa, que tem feito por justificar com boas exibições como a última no Dragão. "Sinto-me bem, feliz por estar num grande clube, e temos muita qualidade. Já todos os jogadores demonstraram ter capacidade para jogar numa equipa como o Braga e isso só faz aumentar a competitividade no plantel. Tenho o máximo respeito pelos meus colegas, mas também tenho consciência das minhas qualidades, e do meu potencial. Sinto-me preparado para fazer uma grande época", afirmou.
Nos últimos jogos, Ricardo Ferreira tem feito dupla com Boly, com quem partilhou os elogios. "Dou-me bem com ele, como dou com o André [Pinto] e o Arghus. Acho que ninguém duvida de que temos defesas-centrais de grande nível. Nos últimos tempos, tenho jogado mais com o Boly e sinto-me muito confortável ao lado dele. Tem um enorme potencial", elogiou.
FUTSAL: BRAGA TRAVA SPORTING
O Braga empatou, ontem, a dois golos em casa do Sporting, em partida atrasada da segunda jornada da I Divisão. Cavinato colocou os leões em vantagem, mas a resposta do Braga apareceu com uma reviravolta, nos últimos três minutos do primeiro tempo, primeiro por Paulinho Rocha e, depois, por André Coelho. Na segunda parte, o poste protegeu o guardião Vítor Hugo por três vezes, mas, aos 36', Diogo fez o 2-2. Na classificação, o Sporting é segundo, com 19 pontos – a dois do líder Benfica, que tem menos um jogo –, enquanto o Braga segue em terceiro, com 17 pontos.
O JOGO
Alerta de "pastéis" indigestos ao lanche
A preparar a receção de depois de amanhã (16.15 horas, SportTV1), ao Belenenses, a equipa arsenalista admite que sentirá dificuldades perante uma formação que vem de quatro vitórias consecutivas em jogos oficiais: "O Belenenses é perigoso, mas queremos vencer", observou, ontem, Ricardo Ferreira.
Num jogo vespertino, os "pastéis" de Belém podem servir como um bom lanche para o Braga, mas, iguarias à parte, o central defende que a sua equipa terá, acima de tudo, de manter uma postura equilibrada. "O Belenenses vai obrigar-nos a ser cautelosos", frisou, ciente de que, apesar do bom momento da sua equipa, comprovado com o empate no Dragão, "é fundamental ter os pés assentes no chão". "Estamos num bom momento e temos de continuar neste caminho. A equipa está cada vez mais forte e coesa", disse, ainda, Ricardo Ferreira.
Entretanto, Djavan e André Pinto, a recuperar de lesões, mantêm-se à margem do restante plantel de Paulo Fonseca.
JN
(http://i.imgur.com/spOGQkh.jpg)
(http://i.imgur.com/auz24Ho.jpg)