Balliu: «Román é parecido com Rafa e forte no último passe»
avalia o seu antigo colega de equipa no barcelona B
Autor: eugénio queirós
Depois de Alef, outro reforço para o meio-campo dos guerreiros do Minho aterrou ontem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Joan Román, antigo n.º 10 do Barcelona B, foi o freguês que se seguiu. O jogador, de 22 anos, que está a gerar grande expectativa entre os adeptos do Sp. Braga, teve uma chegada de vedeta.
Román disse apenas estar "feliz" com a opção que tomou, antes de rumar a Braga para começar a conhecer a cidade. Mas se o novo reforço dos guerreiros do Minho não falou muito, Iván Balliu contou a Record o que faltava. O lateral-direito que se destacou no Arouca, e que ainda não conhece o seu futuro para a próxima temporada, não teve dúvidas em classificar o seu antigo colega no Barcelona B como "um grande jogador, que tem tudo para vencer no Sp. Braga". "Ele tanto pode jogar nas alas como atrás do ponta-de-lança. É muito forte no último passe", contou-nos, comparando-o, "de alguma forma, ao Rafa". Feita a apresentação, terá de ser Román a estar à altura dos elogios dentro de campo.
Éder a confirmar
A transferência de Éder para o Swansea deve ser confirmada hoje. O ponta-de-lança, de 27 anos, já realizou os exames médicos protocolares e está pronto para assinar por três épocas, num negócio de 7 milhões de euros. Na calha também para sair está Zé Luís, com o Sp. Braga a estudar uma proposta de 5 milhões de euros do Spartak Moscovo. Saídas que serão compensadas brevemente... no aeroporto do Porto.
Record
Róman feliz e impressionado
Joan Román, extremo espanhol ex-Barcelona B deve assinar entre hoje e amanhã contrato com os arsenalistas. O jogador, de 22 anos, chegou ontem de manhã ao Aeroporto Franscisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, e seguiu de imediato para a capital bracarense.
(http://cache3-img1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=79d39ea6-ed0e-4691-8d9f-6fb01203a976&scale=264&file=21032015062900000000001001®ionKey=vtcZXQyjxyzsmGXIGcYo6A%3d%3d)
Joan Róman chegou ontem, mas foi parco em palavras
"Estou feliz e depois falarei", foi tudo o que se conseguiu arrancar da boca de Román. O extremo, formado no Espanhol de Barcelona, esteve ontem no Estádio Municipal de Braga, durante cerca de uma hora. Conheceu as instalações e ficou "impressionado" com as condições de trabalho dos guerreiros e a beleza do recinto.
Hoje de manhã, Román iniciará a bateria de testes médicos, devendo estar tudo tratado o mais tardar até amanhã, altura em que a SAD anunciará oficialmente uma contratação que foi intermediada pela empresa portuguesa Soccersoul. A duração do contrato ainda não foi confirmada, mas fonte ligada ao processo garantiu que será de três épocas. No entanto, é possível que a ligação seja por período superior. Certo é que Román, a menos que haja volte-face inesperado no desfecho, estará presente, na sexta-feira, na apresentação da equipa e no início dos trabalhos da pré-temporada.
JN
"ROMÁN É FORTE NO ÚLTIMO PASSE"
Iván Balliu tem a certeza de que o ex-companheiro no Barcelona B vai ajudar os minhotos a conquistarem títulos
(http://cache3-img1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=b08fb451-3d98-4751-a0b5-6df722122b0c&scale=112&file=21052015062900000000001001®ionKey=0Yxv83E8MT2E%2fgn4%2fTutkg%3d%3d)
Comparação de Joan Román com Rafa faz todo o sentido para Balliu. "São parecidos. Ele tanto joga nas alas como aparece pelo meio", descreve, elogiando o espírito "competitivo" do extremo espanhol
Joan Román será tudo menos um tiro no escuro. Ex companheiro do reforço dos minhotos no Barcelona B e que nas últimas duas épocas representou o Arouca, Iván Balliu garante que o Braga acertou em cheio se procurava um extremo à imagem de Rafa, pretendido pelo FC Porto. "São parecidos. Ele tanto joga nas alas como aparece pelo meio, sendo muito competitivo e forte no último passe para o ponta de lança. É uma grande contratação; vai ajudar o Braga a conquistar títulos", estima.
Para Balliu, a recente descida de divisão do Barcelona Be o facto de Román ter disputado apenas dois jogos na I liga espanhola, ao serviço do Villarreal, são aspetos pouco relevantes. "Não vai ter dificuldades na adaptação, porque o futebol espanhol é idêntico ao português. Somos amigos e expliquei-lhe isso durante as férias. Por outro lado, é um jogador mentalmente forte e já está habituado a viver longe de casa, como aconteceu quando esteve no Manchester City", recorda o lateral-direito, dando conta de um jogador especial, com o ADN característico do Barça. "A posse de bola é essencial para jogadores que passam por aquele clube. Nunca chutamos uma bola para a frente de olhos fechados, saímos sempre a jogar. Quando não a temos, não paramos até a recuperar", explica.
A utilização de Joan Román não será, de resto, uma situação pontual. "Sei que o novo treinador do Braga [Paulo Fonseca] gosta que os alas se aventurem pelo meio e o Román encaixa perfeitamente", prevê Balliu, confirmando que o antigo 10 do Barcelona B jogava habitualmente "como extremo" num esquema em 4x3x3.
Motivação Chegou "feliz" e foi conhecer a Pedreira
O primeiro contacto de Joan Román com a comunicação social portuguesa, ao fim da manhã de ontem, foi breve. À chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, vindo de Barcelona, distribuiu sorrisos e apenas deixou escapar isto: "Estou feliz, depois falamos." E mais não disse. Acompanhado do pai e dos seus agentes, o espanhol arrancou de imediato para Braga e, antes do almoço, ainda fez questão de conhecer o Estádio Municipal. Hoje fará exames médicos e assinará um contrato de longa duração, com uma cláusula de rescisão a condizer. Resta saber se será superior à que lhe foi atribuída em 2012, quando trocou o Manchester City pelo Barcelona – 12 milhões de euros.
EMPRÉSTIMO DE SASSO POR UM FIO
Pouco utilizado, francês será cedido a um clube do Championship inglês, abrindo caminho à entrada de um central brasileiro
Sasso está prestes a despedir-se de Braga. Pontualmente utilizado nas últimas três épocas, o central não entrará nas primeiras escolhas de Paulo Fonseca e aceitará ser emprestado, com opção de compra, a um clube do Championship inglês. As negociações estão bastante avançadas, tudo apontando para que nos próximos dias se concretize a transferência. Consumado esse cenário, um central brasileiro, cuja metade do passe pertence ao Braga desde janeiro, receberá luz verde para viajar para Portugal, juntando-se, ainda que provisoriamente, a Santos, André Pinto, Boly e Gonçalo Santos.O experiente defesa, que nos últimos dois anos atuou no Brasileirão, deverá ainda compensar a venda de Santos, cujos serviços são pretendidos por vários clubes. O Fenerbahçe, de Vítor Pereira, tentou fechar negócio por 5,5 milhões de euros.
FONSECA OFICIALIZADO QUINTA-FEIRA
Assegurado há várias semanas, o técnico Paulo Fonseca será oficialmente apresentado, em conferência de Imprensa, na próxima quinta-feira, véspera do pontapé de saída (dia 3) para a pré-época dos arsenalistas.O novo treinador do Braga terá como colaboradores Nuno Campos (adjunto), Pedro Moreira (preparador físico) e Tiago Leal (observação e análise), elementos que já trabalhavam com ele no Paços de Ferreira; e ainda Jorge Vital, de volta à equipa principal depois de ter assumido a preparação dos guarda-redes do plantel dos bês em 2014/15.
O JOGO
ÉDER E CÉDRIC VÃO DAR LUCRO
Ao abrigo do mecanismo de solidariedade da FIFA, Briosa deverá ter direito a pequenas fatias das duas transferências
No caso do avançado internacional português, os valores envolvidos serão mais apelativos para a Académica, mas há outros três clubes do distrito de Coimbra que também deverão lucrar um montante.
Embora tenham deixado a Briosa em 2012,Cédric e Éder podem permitir encaixes financeiros, por força das saídas para Southampton e Swansea, respetivamente, e ao abrigo do mecanismo de solidariedade da FIFA, que estabelece que, quando um futebolista é transferido, os clubes que participaram na sua formação entre os 12 e os 23 anos devem receber uma compensação financeira (5% do valor do montante total). No que toca ao lateral-direito, a época (2011/12)em que esteve emprestado pelo Sporting à Académica poderá render, à Académica, Éder e Cédric deixaram a Académica em 2011/12, mas três anos depois podem render dinheiro aos estudantes te entre 20 e 30 mil euros, sendo que os números da transferência para o Southampton podem atingir, como se sabe, os 6,5 milhões de euros. Quanto a Éder, o valor é superior, até porque o avançado esteve quatro anos na Briosa, podendo por isso estar em cima da mesa uma verba na ordem dos cem mil euros. No entanto, não será apenas a Briosa a ter direito à fatia de 5% dos cerca de sete milhões envolvidos na mudança do Braga para o Swansea; há mais clubes deCoimbra que deverão beneficiados, casos de Adémia – onde o internacionalportuguêsesteve seis épocas –, Tourizense e Oliveira do Hospital. No caso do avançado, além da Briosa, há mais três clubes que irão beneficiar com a mudança para o Swansea: Adémia, Tourizense e Oliveira do Hospital
O JOGO
(http://i60.tinypic.com/x0pq8h.jpg)
(http://i58.tinypic.com/1zpr3np.jpg)
Román é reforço por quatro temporadas
O Sporting Clube de Braga assegurou o jogador Joan Ángel Román Olle para as próximas quatro temporadas, num contrato que será válido a partir de 1 de julho e se prolongará até ao final da época 2018/19. O atleta completou esta segunda-feira os indispensáveis exames médicos e juntar-se-á a 3 de julho ao plantel que vai iniciar os trabalhos com vista a 2015/16.
Em declarações exclusivas ao scbraga.pt, Román mostrou-se radiante com a opção tomada. "Estou muito contente e com muita vontade de começar. Conhecia o SC Braga porque é um grande clube de Portugal, mas ao estar aqui sente-se ainda mais essa grandeza", disse em pleno relvado do Municipal de Braga, que o impressionou: "Este estádio é único. Gosto muito, é especial, acho que isto diz muito do clube."
Román exaltou ainda a intervenção de António Salvador na sua tomada de decisão. "Vim pela confiança que o clube e o presidente demonstraram em mim desde o primeiro momento. Tive muito boa impressão do presidente, mostrou que tem muita confiança em mim e em grande parte foi por isso que tomei esta decisão", revelou antes da autoavaliação para os adeptos do SC Braga: "Prefiro que as pessoas me descrevam. Posso é dizer que trabalho muito para melhorar a cada dia. Vejo-o como um dez, um jogador de último passe, que também marca golos, mas que gosta de assistir os companheiros e de jogar um para um."
Joan Román notou ainda que a montra europeia foi um bónus a favor dos Gverreiros. "Estarmos na UEFA Europa League ajuda, porque nunca joguei competições europeias e essa é mais uma das coisas positivas de vir para o SC Braga", referiu, despedindo-se com uma mensagem para os bracarenses: "Espero que desfrutem do meu futebol, porque é para isso que venho, e que consigamos grandes coisas juntos."
Román tem 22 anos (nasceu a 18 de maio de 1993) e é natural de Reus (Espanha). Destacou-se na formação do Espanyol, tendo despertado a atenção dos ingleses do Manchester City, clube que representou entre 2009 e 2012, ano em que assinou pelo FC Barcelona. Pela equipa B dos catalães, que chegou capitanear, fez 70 jogos de campeonato, marcando 9 golos. Em 2013/14, esteve meia época emprestado ao Villarreal CF, estreando-se no principal escalão do futebol espanhol.
SCBraga
Sasso por empréstimo no Sheffield Wednesday
O central francês do SC Braga deverá rumar ao Sheffield Wednesday da 2ª divisão inglesa, a título de empréstimo por uma época e com opção de compra.
Segundo adianta a imprensa britânica falta apenas a realização dos testes médicos por parte do francês de 24 anos se mudar para o clube inglês.
O português Carlos Carvalhal irá assumir o lugar de diretor geral do Sheffield nos próximos dias.
A Bola
Bracarenses oficializam Joan Román
Avançado assinou contrato até 2019
O Sp. Braga confirmou oficialmente esta segunda-feira a contratação do avançado Joan Román, que alinhava no Barcelona B.
O jogador assinou pelo emblema minhoto um contrato válido até ao final da temporada 2018/19, após completar com sucesso os exames médicos necessários.
O clube informa que Román vai juntar-se ao restante plantel a três de julho, no arranque dos trabalhos.
Román: «Vim pela confiança que demonstraram em mim»
espanhol radiante por assinar pelos guerreiros
Joan Román não escondeu a satisfação por assinar pelo Sp. Braga nas primeiras palavras como jogador do clube. O espanhol referiu-se à grandeza do emblema português e elogiou o palco dos minhotos.
"Estou muito contente e com muita vontade de começar. Conhecia o Sp. Braga porque é um grande clube de Portugal, mas ao estar aqui sente-se ainda mais essa grandeza. Este estádio é único. Gosto muito, é especial, acho que isto diz muito do clube", comentou em declarações reproduzidas pelo site oficial do clube.
O jogador fez depois elogios ao processo negocial e, em particular, a António Salvador: "Vim pela confiança que o clube e o presidente demonstraram em mim desde o primeiro momento. Tive muito boa impressão do presidente, mostrou que tem muita confiança em mim e em grande parte foi por isso que tomei esta decisão".
Também o facto de o Sp. Braga disputar as competições europeias foi determinante: "Estarmos na Liga Europa ajuda, porque nunca joguei competições europeias e essa é mais uma das coisas positivas de vir para o Sp. Braga".
Record
A fantástica história de Pli
ESCREVEM OS LEITORES
Muitos nem sabem quem é, outros até têm uma pequena ideia mas para quem não sabe passo a explicar. Pli, para o futsal e para os seus amigos, acabou a sua carreira em jogos oficiais na meia-final do playoff de futsal frente ao Sporting em que o Braga Aaum acabaria por perder por 1-0. Faltavam 3 segundos para acabar e o Braga estava a jogar de 5 para 4 a correr atrás do prejuízo, numa perdida de bola e consequente recuperação de bola para o Sporting o jogador André Coelho que estava na baliza saí para os segundos mais tristes dos 21 anos de carreira de Pli.
Pli, que se destacou no Braga Aaum, nunca foi à selecção e acabou a carreira sem um único título, também jogou na Fundação Jorge Antunes e no Famalicense mas lá nunca teve a admiração que obteve em Braga.
Este" jovem de 38 anos" juntamente com outros 4 colegas reergueram o Braga numa altura em que a seção de futsal teve para acabar pela falta de apoios e que estava na 2ª divisão, correram Braga a pente fino e lá conseguiram arranjar o apoio da Universidade do Minho com quem fizeram um protocolo em que o mais importante eram os estudos e não a actividade desportiva.
Assim o projecto foi crescendo progressivamente, o Braga subiu à primeira divisão e nos últimos anos tem feito frente aos já habituais candidatos ao título Sporting e Benfica, não se estranhem que o clube acabe por estar numa final de um playoff, de uma Taça de Portugal ou até de uma nova taça que entrará em vigor na época 2015/2016 e já agora que as ganhe.
Mais importante que isso destacar que Pli é um símbolo do que é ser guerreiro, é essencialmente um homem de valores e de convicções fortes e que defende a sua cidade a todo custo.
Que apareçam mais pessoas com esta vontade no futsal português que o desporto em si só sairá beneficiado.
RECORD
OFICIAL: Román «com muita vontade de começar» em Braga
Médio espanhol rubricou contrato para quatro temporadas
Por Bruno José Ferreira
O Sp. Braga oficializou esta segunda-feira a contratação do médio espanhol Joan Ángel Román Olle, que atuava na equipa B do Barcelona. O jogador de 22 anos já realizou os habituais exames médios e rubricou um contrato válido para quatro temporadas.
Em declarações ao site oficial do clube bracarense, o médio disse estar «muito contente e com muita vontade de começar», dizendo ainda que já tinha algumas referências do seu novo clube.
«Conhecia o Sp. Braga porque é um grande clube de Portugal, mas ao estar aqui sente-se ainda mais essa grandeza. Este estádio é único. Gosto muito, é especial, acho que isto diz muito do clube», referiu.
O facto de o Sp. Braga disputar as competições europeias também ajudou o espanhol a rumar ao Minho: «Estarmos na Liga Europa e isso ajuda, porque nunca joguei competições europeias e essa é mais uma das coisas positivas de vir para o Sp. Braga», disse Román.
Formado no Espanhol de Barcelona, Román despertou a atenção do Manchester City, mas não se conseguiu impor nos três anos que esteve no futebol inglês.
Foi depois recrutado para a equipa B do Barcelona, capitaneando a equipa secundária blaugrana. Há duas épocas esteve cedido ao Villarreal, tendo-se estreado no principal campeonato do futebol espanhol.
Maisfutebol