Dabó escolheu a Guiné-Bissau
Internacional sub-20 por Portugal, o lateral-direito do SC Braga, Tomás Dabó, escolheu jogar pela Guiné-Bissau ao mais alto nível.
O jogador foi convocado por Paulo Torres para os jogos frente à República Centro-Africana nos dias 18 e 30 de maio.
Outro jogador do SC Braga, Vukcevic, foi chamado à seleção do Montenegro para os jogos com Eslováquia e Irão, nos dias 23 e 26 de maio, respetivamente.
A BOLA
Dérbi minhoto para vencer e ironia com especulação
Braga em Guimarães deseja fechar bem a época. Paixão diz que não faltam substitutos para cargo que ocupa
(http://i61.tinypic.com/24b2ro7.jpg)
JORGE PAIXÃO quer despedir-se da época com uma vitória frente ao Vitória, que pode valer o sexto lugar na classificação se o Marítimo não vencer em casa o Rio Ave. "Merecemos sair com uma vitória", disse, ontem, o treinador do Braga, na antevisão do jogo de hoje na Cidade-berço.
"O objetivo é ganhar e isso é sempre assim, seja com o Guimarães, com o Arouca ou o Rio Ave. Sei que para a massa adepta não é a mesma coisa, mas o nosso objetivo é idêntico em todos os jogos e neste dérbi não será diferente", acrescentou.
Sem chances de qualificação europeia e só com o sexto lugar como melhor classificação possível, Paixão aproveitou para congratular-se com o regresso de Éder aos golos, após lesão prolongada: "Se tivesse o Messi, se calhar tudo teria sido diferente. O Éder é um jogador como os outros, mas posso confessar que jogámos a meia-final da Taça de Portugal com jogadores que tinham feito um ou dois treinos", revelou.
Sobre o seu futuro no Braga, pouco adiantou, mas foi irónico: "Continuem a especular. Especulem mais. Até é divertido. Já chegaram aí mais uns treinadores. São tantos", atirou.
O técnico desejou, ainda, "boa sorte" aos Sub- 19 do Braga, que hoje podem ser campeões.
VUKCEVIC E DABO NAS SELEÇÕES
Tomás Dabo (Guiné) e Vukcevic (Montenegro) foram convocados para as respetivas seleções nacionais. Os dois jogadores serão dispensados no início da próxima semana. Os encontros realizam-se a 17 e 18 deste mês.
JN
"Hoje assobiam amanhã aplaudem"
Treinador do Braga entende desagrado dos adeptos e quer acabar época com vitória sobre o rival
Líder de um Braga que falhou todos os objetivos traçados, Jorge Paixão torce por uma despedida em beleza, o que significará derrotar o V. Guimarães no fecho do campeonato. Os ecos da insatisfação no fim do jogo com o Marítimo ainda ressoam no AXA, mas o treinador tem total confiança no grupo. "Por vezes, fazem aqueles títulos: os adeptos despedem-se da equipa com assobios. Há sempre manifestações de desagrado. São normais. É preciso pensar, porém, que 70 por cento da atual equipa vai continuar
Hoje estão assobiar e daqui a dois meses já estão a bater palmas, a aplaudir", comentou. Certo de que tudo é volátil no futebol, Jorge Paixão foi evasivo em relação ao seu futuro no clube. "Deixo isso para vocês (jornalistas) especularem. Têm especulado tanto! Tenho a noção de que alguns treinadores já ficaram contentes", gracejou.
Bem disposto na antevisão do dérbi minhoto, o treinador deu conta de uma época atribulada, recheada de sucessivas lesões e azares, encarando a partida com o V. Guimarães como uma espécie de redenção. "Queremos ganhar e acho que merecemos sair desta época dessa forma, especialmente depois de termos sofrido aquele golo perto do fim do jogo com o Marítimo. Por tudo o que passou esta época, a equipa merece esse prémio: ganhar", assinalou, confirmando que os arsenalistas viveram um mau bocado após a eliminação nas meias-finais da Taça de Portugal. "Foi muito difícil arranjar motivação para jogar, passados três dias, em Setúbal", contou.
TOMÁS DABÓ E VUKCEVIC CHAMADOS ÀS SELEÇÕES
Cumprida a última jornada do campeonato, o plantel às ordens de Jorge Paixão vai continuar a trabalhar sob a ordens de Jorge Paixão durante pelo menos uma semana. Os únicos dispensados são, para já, o lateral-direito Tomás Dabó (na foto) e o médio-ofensivo Vukcevic, chamados às seleções da Guiné e Montenegro, respetivamente. A Guiné defronta a República Centro Africana a 18 e 30 de maio, em jogos da pré-eliminatória da Taça Africana das Nações. Já o Montenegro tem particulares agendados nos dias 23, frente à Eslováquia, e 26, contra o Irão, seleção orientada por Carlos Queirós.
HOJE HÁ CAMPEÃO
Empatados na classificação, as águias vão ao terreno do FC Porto e os minhotos a Leiria
Atarde promete ser tórrida no Porto e em Leiria, onde os visitantes Benfica e Braga procuram garantir o título de campeão nacional de juniores A. À partida para a última jornada, águias e arsenalistas estão empatados no primeiro lugar da fase de apuramento do campeão, com 30 pontos e são as únicas equipas em condições de festejar. Tanto de um lado como do outro, qualquer deslize será fatal e, embora no plano teórico a deslocação do Benfica ao terreno do FC Porto se afigure mais complicada do que a viagem bracarense à cidade do Lis, a verdade é que, no caso de se manter o atual empate pontual, serão as águias a erguer o troféu pois estão em vantagem no confronto direto com os bracarenses (vitória em casa e empate em Braga).
Será, pois, da conjugação de resultados obtidos por Braga e Benfica que nascerá o novo campeão nacional de juniores. Enquanto que para os encarnados, conduzidos por João Tralhão, está em causa a revalidação do título ganho na temporada passada, no Braga, pouco habituado a estes patamares, vive-se um momento especial. Na véspera de poder entrar para a história do clube bracarense, o técnico Pedro Duarte reiterou toda a "confiança no trabalho desenvolvido" esta época, garantindo que a ansiedade dos jogadores será bem gerida. "Não estamos preocupados com o jogo do Benfica e só estaremos focados no nosso. Quando mais cedo os nossos atletas estejam nestas andanças, mais depressa ganham responsabilidade", observou.
O JOGO
V.Guimarães - Sp. Braga (antevisão):o que vale esta rivalidade?
Sem objetivos, rivais fecham época com dérbi
V.Guimarães: dez jogos consecutivos sem vencer, naquele que é o pior registo dos últimos 43 anos da história do clube, aguçam o desejo de que a temporada chegue rapidamente ao fim em Guimarães. Um final penoso que tem no derradeiro duelo com o rival uma oportunidade de dar um pouco de cor a uma série de jogos cinzenta. O V.Guimarães está no décimo lugar da classificação, pode chegar apenas ao nono em caso de triunfo, e pode ser ultrapassado por Arouca e Rio Ave no decorrer da última jornada.
Sp. Braga: apesar de estar por cima do rival, o Sp. Braga não se pode rir do vizinho. Quatro jogos sem vencer servem de espelho a uma época menos conseguida, a pior da era Salvador à frente dos destinos dos Guerreiros. Depois de falhado o acesso à final da Taça da Liga e de ter ficado fora das contas europeias via campeonato, também a salvação da época via Taça de Portugal saiu furada. Vencer no último jogo da época não resolve nada, mas um triunfo no dérbi atenua sempre a dor.
AUSÊNCIAS
V.Guimarães: Pedro Correia, Amorim, Crivellaro e Marco Matias (lesionados).
Sp. Braga: Baiano (lesionado) e Rusescu (castigado).
Discurso direto
Rui Vitória: «Temos perspetiva de acabar bem o campeonato com uma vitória em casa. Temos a consciência que vamos defrontar um adversário valioso, que me parece que fez uma época aquém das suas expetativas relativamente aos seus objetivos e também pela valia do seu plantel. Sabemos que é um jogo emblemático e obviamente queremos vencer».
Jorge Paixão: «Há o jogo para ganhar, não muito mais. Ganhar ao V. Guimarães, ao Arouca ou ao Rio Ave é exatamente a mesma coisa. Claro que para a massa adepta, e tendo em conta a rivalidade que existe, não é a mesma coisa, mas nós, profissionais, temos de deixar de lado essa parte emocional. Mas é um jogo com história que queremos ganhar porque acho que merecemos sair desta época com uma vitória e seria uma forma de premiar a equipa por tudo o que passou».
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Sessenta dérbis minhotos entre V.Guimarães e Sp. Braga disputados na cidade-berço, com supremacia para a equipa da casa. O V.Guimarães regista 37 triunfos contra 8 do Sp. Braga, entre 15 empates. Na época passada os dois rivais do Minho encontraram-se por três vezes no Estádio D. Afono Henriques: o Sp. Braga venceu a contar para o campeonato, na Taça da Liga o duelo deu empate, enquanto que em jogo a contar para a Taça de Portugal o V.Guimarães venceu por duas bolas a uma.
MAIS FUTEBOL
Sasso e Eduardo regressam no Braga
Sasso e Eduardo foram hoje convocados pelo treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, para a deslocação de hoje ao reduto do Vitória de Guimarães, da 30.ª e última jornada da I Liga de futebol.
Com o regresso do internacional português, que cumpriu um jogo de castigo diante do Marítimo, na última jornada, ficou de fora o guarda-redes da equipa B Rafa.
Já o defesa central francês Sasso voltou aos eleitos por troca com André Pinto, tendo ainda ficado de fora outro central, o brasileiro Paulo Vinícius, que está de saída de Braga já que o seu contrato termina no final de junho e não renovou.
VISÃO
Sp. Braga: Sasso e Eduardo regressam aos convocados
Paulo Vinicius está de saída e fica de fora da lista
Sasso e Eduardo estão de regresso à lista de convocados do Sp. Braga, que se desloca este sábado ao terreno do rival V. Guimarães.
O central francês Sasso toma o lugar de André Pinto em relação à última convocatória, enquanto o guarda-redes Eduardo, que cumpriu um jogo de castigo diante do Marítimo, substitui o guardião da equipa B Rafa.
O brasileiro Paulo Vinicius, que está de saída já que o seu contrato termina no final de junho e não renovou, ficou de fora da lista.
Destaque também para a integração do jovem avançado Erivaldo e para a ausência de Rusescu, devido a castigo.
Lista de convocados :
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano.
Defesas: Joãozinho, Sasso, Nuno André Coelho, Miljkovic, Santos.
Médios: Custódio, Mauro, Luiz Carlos, Battaglia, Ruben Micael.
Avançados: Alan, Rafa, Éder, Erick Moreno, Pardo e Erivaldo.
MAIS FUTEBOL
Eduardo regressa, Rusescu de fora na última convocatória
O SC Braga fecha a Liga ZON Sagres esta tarde, no dérbi do Minho frente ao Vitória SC, e Jorge Paixão já divulgou os 18 que serão opção para a partida.
Eduardo volta a ser opção depois de ter cumprido castigo, por acumulação de amarelos, frente ao Marítimo. Assim, sai da convocatória o jovem Rafa, que tinha sido suplente de Cristiano nessa partida.
Nota também para o regresso de Vincent Sasso à convocatória, com Jorge Paixão a prescindir de André Pinto e de Paulo Vinícius.
Finalmente, registo para a ausência de Rusescu, por estar castigado, sendo Erivaldo o rosto de ataque escolhido pelo técnico para o desafio em Guimarães.
ZEROZERO
Sasso e Eduardo regressam à convocatória
PARA CLÁSSICO MINHOTO
Sasso e Eduardo foram convocados este sábado pelo treinador do Sp. Braga, Jorge Paixão, para a deslocação desta tarde (16 horas) ao reduto do V. Guimarães, da 30.ª e última jornada da Liga.
Com o regresso do internacional português, que cumpriu um jogo de castigo diante do Marítimo, na última jornada, ficou de fora o guarda-redes da equipa B Rafa.
Já o defesa central francês Sasso voltou aos eleitos por troca com André Pinto, tendo ainda ficado de fora outro central, o brasileiro Paulo Vinícius, que está de saída de Braga já que o seu contrato termina no final de junho e não renovou.
Nota ainda para a chamada do jovem avançado Erivaldo e para a ausência do romeno Rusescu, devido a castigo.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano.
Defesas: Joãozinho, Sasso, Nuno André Coelho, Miljkovic, Santos.
Médios: Custódio, Mauro, Luiz Carlos, Battaglia, Ruben Micael.
Avançados: Alan, Rafa, Éder, Erick Moreno, Pardo e Erivaldo.
RECORD
Eduardo e Sasso nos convocados para Guimarães
Eduardo e Sasso são as principais novidades da lista de convocados do SC Braga para o jogo desta tarde (16 horas) com o V. Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques.
O guarda-redes regressa aos eleitos depois de ter cumprido castigo diante do Marítimo, enquanto o central volta a ser opção por troca com André Pinto.
Nota ainda para a chamada do jovem avançado Erivaldo e para a ausência de Rusescu, devido a castigo.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano
Defesas: Joãozinho, Sasso, Nuno André Coelho, Miljkovic, Santos
Médios: Custódio, Mauro, Luiz Carlos, Battaglia, Ruben Micael
Avançados: Alan, Rafa, Éder, Erick Moreno, Pardo e Erivaldo.
A BOLA
«Merecemos perder» - Jorge Paixão
O treinador do SC Braga não escondeu a insatisfação pela derrota (0-1) no clássico com o Vitória de Guimarães, que deixou os bracarenses no nono lugar da classificação.
«Estamos tristes, não queríamos, mas essa é a realidade, não podemos fugir aos factos. É difícil motivar os jogadores quando perdemos a oportunidade de estar na final da Taça de Portugal, mas esse é o trabalho do treinador. Merecemos perder, o Vitória foi melhor, encarou o jogo de outra forma. Devíamos ter tido outra atitude e ambição e por essa razão ficámos em nono lugar», disse no final do encontro.
Sobre a saída do avançado Éder, devido a lesão:
«Sentiu qualquer coisa, nem sei bem onde, e acabou por sair por precaução, porque era um jogo de final de época.»
Questionado sobre se este foi o seu último jogo no SC Braga, Jorge Paixão limitou-se a dizer:
«Foi o último jogo desta época, sim.»
ABOLA
Futebol Braga sagra-se campeão nacional de juniores
O Sporting de Braga sagrou-se hoje campeão nacional de juniores, empatando a dois golos num jogo intenso com a União de Leiria e beneficiando da derrota do Benfica com o FC Porto.
Os bracarenses iniciaram o jogo a todo o gás, procurando a vitória sobre o Leiria, mas atentos ao que se passava no Porto, à espera do resultado do Benfica, com quem partiram em igualdade pontual para a 14.ª e derradeira jornada.
Apesar disso, foi a União de Leiria a ter oportunidade para marcar primeiro, no minuto inicial, num livre de Miguel Miguel que Tiago Sá defendeu bem para canto.
Foi o mote para uns intensos 45 minutos, recheados de oportunidades, sobretudo para um Braga muito decidido e com Gil Dias em grande destaque no flanco direito.
Contudo, numa das raras subidas da equipa de Tiago Vicente, a União de Leiria conquistou dois cantos. No segundo, Rui Rodrigues apontou para a área e Madruga desviou com o sucesso para o fundo da baliza.
A perder, o Sporting de Braga lançou-se para a frente e Gil Dias e Fred tiveram nos pés a igualdade, que surgiu aos 38 minutos, num cruzamento de Samate, a que Fred correspondeu com um cabeceamento fortíssimo.
O domínio do Sporting de Braga manteve-se intenso, obrigando a União de Leiria a defender durante longos períodos.
Paulo, Samate e Fred desperdiçaram boas ocasiões, mas o Braga mostrou-se sempre muito perdulário à frente da baliza do Leiria.
Aos 70 minutos, com a notícia do segundo golo do FC Porto frente ao Benfica, os adeptos minhotos animaram-se. Dentro de campo, os jogadores do Braga mais experientes pediam tranquilidade.
Com o título mais perto, o Braga desacelerou e a União de Leiria conseguiu finalmente respirar um pouco.
Sentindo a sua equipa menos pressionante, a dez minutos do fim Pedro Duarte arriscou e passou a jogar só com três defesas.
A alteração colocou mais jogadores na frente e libertou Gil Dias, muito apagado na segunda parte.
Dessa forma, o extremo do Braga encontrou espaço para uma arrancada aos 85 minutos, do lado esquerdo, passando por dois defesas e rematando em arco, para um grande golo.
Os jogadores do Braga fizeram grande festa no relvado, mas, três minutos depois, a União de Leiria fez o 2-2, num buraco defensivo aproveitado por David Gonzalez para bater Tiago Sá.
Com o Porto - Benfica atrasado, jogadores e adeptos aguardaram alguns minutos no centro do campo, até que chegou a notícia: a derrota dos benfiquistas garantiu o título de juniores ao Sporting de Braga.
Jogo no Campo da Mata, em Santa Eufémia, Leiria.
União de Leiria - Sporting de Braga, 2-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Madruga, 25 minutos.
1-1, Fred, 38.
1-2, Gil Dias, 85.
2-2, David Gonzalez, 88.
Equipas:
- União de Leiria: Vítor Lopes, Zé Rodrigues, Miguel Ângelo, Benny, André Oliveira, Zacaria, Rui Rodrigues, Miguel Miguel (Tito, 66), Afonso Caetano (Carlos Oliveira, 77), David Gonzalez (Ruben Fernandez, 90) e Madruga.
(Suplentes: João Pedro, Sandro, Ruben Fernandes, Luiz Souza, Leandro, Tito e Carlos Oliveira).
Treinador: Tiago Vicente.
- Sporting de Braga: Tiago Sá, Paulo, Sandro, Núrio, José Gomes (Bruno Lopes, 80), Samate (Bukia, 64), Rekoo, Gil Dias, Joca, Nené e Fred (Ká, 86).
(Suplentes: André Silva, Tiago Neves, Ká, Bukia, Bruno Lopes, Diallo e Mazala).
Treinador: Pedro Duarte.
Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).
Acção disciplinar: Cartões amarelos para André Oliveira (29), Zé Rodrigues (59), Núrio (64), Gil Dias (73) e Fred (85).
Assistência: Cerca de 600 espectadores.
LUSA
Sp. Braga campeão nacional de juniores
BENFICA PERDEU COM O FC PORTO POR 2-1
O Sp. Braga conquistou o campeonato nacional de juniores pela segunda vez na sua história, 37 anos depois, ao empatar em Leiria (2-2) e beneficiar do desaire do Benfica face ao FC Porto, por 2-1.
A formação encarnada, finalista da UEFA Youth League, partiu para a 14.ª e última jornada da fase final na frente, face à vantagem no confronto direto sobre os "arsenalistas", mas não conseguiu segurar a liderança, falhando a revalidação do título.
O conjunto bracarense só tinha triunfado uma vez no campeonato nacional de juniores, em 1976/77, num "ranking" que continua a ser liderado pelo Benfica, com 23 títulos.
António Salvador: «Uma vitória do trabalho e da garra»
RADIANTE COM TÍTULO NACIONAL DOS JUNIORES
António Salvador, presidente do Sp. Braga, mostrou-se este sábado radiante com o título da equipa de juniores no campeonato nacional, hoje conquistado após empate diante da União de Leiria, conjugado com a derrota do Benfica frente ao FC Porto.
"O Sp. Braga vive hoje um dia histórico com a conquista do título nacional de juniores que enche de orgulho todos os bracarenses que jamais irão esquecer tão nobre conquista. Esta foi uma vitória do trabalho e da garra, valores que consideramos imprescindíveis para o sucesso e que nos guiam diariamente no trabalho no nosso Clube. Estávamos longe de ser considerados favoritos mas provámos em campo que fomos superiores a todos os nossos adversários, equipas também de grande valia, o que só engradece ainda mais a nossa conquista", afirmou, num comunicado divulgado no site oficial do clube.
Salvador destacou ainda a aposta na formação, ao lembrar os juniores que, durante toda a temporada, foram representando tanto a equipa A como a equipa B da formação bracarense.
"Esta época mostra também que a nossa forte e convicta aposta na formação é sustentada e está a trilhar o desejado caminho do sucesso. Ao longo da temporada tivemos juniores a representar a equipa A e a equipa B do Clube e culminamos a época com a conquista deste título que coloca o Sp. Braga no lugar que pretendemos: sermos uma referência na formação a nível nacional. Parabéns a todos os que tornaram possível mais esta conquista do nosso Clube. O futuro é do Sp. Braga", rematou.
RECORD
Braga campeão 37 anos depois
(http://www.ojogo.pt/storage/OJ/2014/big/ng3227369.jpg?type=big)
Pela segunda vez na história, o emblema bracarense conquista o título nacional de juniores. A anterior foi em 1976/77
O Braga sagrou-se este sábado campeão nacional de juniores, após o empate a dois golos em Leiria e beneficiando da derrota do Benfica, no Olival, diante do FC Porto (2-1).
O título da equipa orientada por Pedro Duarte é o segundo do clube neste escalão, depois do primeiro ter sido conquistado em 1976/77.
O encontro em Leiria acabou alguns minutos cedo - no Olival jogou-se mais tempo de descontos, cinco minutos na primeira parte e três na segunda - mas os bracarenses começaram a festejar mal soou o apito final do seu jogo.
Empatados no primeiro posto à partida para esta derradeira jornada da fase de apuramento do campeão, Braga e Benfica terminaram a competição, respetivamente, com 31 e 30 pontos.
ANTÓNIO SALVADOR
"Esta é a vitória do trabalho e da garra"
Presidente do Braga enalteceu a conquista do campeonato nacional pela equipa de juniores. "Hoje é um dia histórico", sublinhou.
António Salvador, treinador do Braga, destacou a vitória do "trabalho e da garra", este sábado, após a conquista do campeonato nacional de juniores.
Numa nota publicada no site oficial do clube, o presidente dos arsenalistas enalteceu a "aposta sustentada na formação", levando à conquista de uma competição em que "o Braga não era favorito"
Leia o comunicado na íntegra:
"O Braga vive hoje um dia histórico com a conquista do título nacional de juniores que enche de orgulho todos os bracarenses que jamais irão esquecer tão nobre conquista. Esta foi uma vitória do trabalho e da garra, valores que consideramos imprescindíveis para o sucesso e que nos guiam diariamente no trabalho no nosso Clube. Estávamos longe de ser considerados favoritos mas provámos em campo que fomos superiores a todos os nossos adversários, equipas também de grande valia, o que só engrandece ainda mais a nossa conquista.
O JOGO
Sp. Braga supera Benfica e é campeão de juniores
Equipa bracarense venceu o Campeonato Nacional de Juniores, 37 anos depois, graças a uma "ajuda" do FC Porto, que bateu o Benfica.
O Sp. Braga sagrou-se neste sábado campeão nacional de juniores, pela primeira vez nos últimos 37 anos, ao ter ultrapassado o Benfica na última jornada da fase final.
Os golos de Fred (39') e Gil Dias (84') deram ao Sporting de Braga um empate ante a União de Leiria (2-2), suficiente para assegurar o triunfo no campeonato nacional de juniores, o primeiro título da formação na "era" António Salvador.
O Benfica, grande favorito à conquista do título de sub-19, acabou derrotado no terreno do FC Porto (2-1) e viu escapar o segundo título consecutivo.
DN
Sporting de Braga vence campeonato nacional de juniores com ajuda do F. C. Porto
O Sporting de Braga conquistou hoje o campeonato nacional de juniores pela segunda vez na sua história, 37 anos depois, ao empatar em Leiria (2-2) e beneficiar do desaire do Benfica face ao F. C. Porto (1-2).
A formação "encarnada", finalista da UEFA Youth League, partiu para a 14.ª e última jornada da fase final na frente, face à vantagem no confronto direto sobre os "arsenalistas", mas não conseguiu segurar a liderança, falhando a revalidação do título.
O conjunto bracarense só tinha triunfado uma vez no campeonato nacional de juniores, em 1976/77, num "ranking" que continua a ser liderado pelo Benfica, com 23 títulos.
Os bracarenses iniciaram o jogo a todo o gás, procurando a vitória sobre o Leiria, mas atentos ao que se passava no Porto, à espera do resultado do Benfica, com quem partiram em igualdade pontual para a 14.ª e derradeira jornada.
Apesar disso, foi a União de Leiria a ter oportunidade para marcar primeiro, no minuto inicial, num livre de Miguel Miguel que Tiago Sá defendeu bem para canto.
Foi o mote para uns intensos 45 minutos, recheados de oportunidades, sobretudo para um Braga muito decidido e com Gil Dias em grande destaque no flanco direito.
JN
Sp. Braga é campeão nacional de juniores 37 anos depois
Minhotos ultrapassam o Benfica na última jornada.
O Sporting de Braga conquistou este sábado o campeonato nacional de juniores pela segunda vez na sua história, 37 anos depois, ao empatar em Leiria (2-2) e beneficiar do desaire do Benfica face ao FC Porto (1-2).
Os encarnados, finalistas da UEFA Youth League, partiram para a 14ª e última jornada da fase final na frente, face à vantagem no confronto direto com os arsenalistas, mas não conseguiram segurar a liderança, falhando a revalidação do título.
O último título bracarense datava de 1976/77. O Benfica continua a ser o clube com mais títulos: 23.
Resultados da última jornada:
Sporting-Leixões, 6-2
FC Porto-Benfica, 2-1
União de Leiria-Sporting de Braga, 2-2
Oeiras-Vitória de Guimarães, 0-0
MAIS FUTEBOL
António Salvador enaltece «dia histórico» da formação do Sp. Braga
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, enalteceu hoje a conquista do campeonato nacional de juniores, falando de "um dia histórico" para o clube bracarense.
"O Sporting de Braga vive hoje um dia histórico, com a conquista do título nacional de juniores, que enche de orgulho todos os bracarenses, que jamais irão esquecer tão nobre conquista. Esta foi uma vitória do trabalho e da garra, valores que consideramos imprescindíveis para o sucesso e que nos guiam diariamente no trabalho no nosso clube", frisa o dirigente, numa nota publicada no sítio oficial dos minhotos.
António Salvador lembrou que a equipa orientada por Pedro Duarte "estava longe de ser considerada favorita, mas provou em campo que foi superior a todos os adversários, equipas também de grande valia, o que só engrandece ainda mais a conquista".
"Esta época mostra também que a nossa forte e convicta aposta na formação é sustentada e está a trilhar o desejado caminho do sucesso. Ao longo da temporada, tivemos juniores a representar a equipa A e a equipa B do clube e culminamos a época com a conquista deste título, que coloca o Sporting de Braga no lugar que pretendemos: sermos uma referência na formação a nível nacional", conclui.
O Sporting de Braga conquistou hoje o campeonato nacional de juniores pela segunda vez na sua história, a primeira tinha sido em 1976/77, ao empatar em Leiria (2-2) e beneficiar da derrota do Benfica no reduto do FC Porto (2-1).
Na segunda-feira, os jovens campeões vão ser recebidos pela câmara municipal de Braga, às 18:00, e homenageados pelo clube num jantar, às 20:00, no Estádio Axa, onde também marcarão presença os campeões nacionais de juniores de 1976/77, informou o clube.
Pedro Duarte justifica título de juniores do Braga com coletivo mais forte
O treinador do Sporting de Braga, Pedro Duarte, considerou hoje que o título nacional de juniores de futebol fica bem entregue à equipa minhota pela qualidade demonstrada pelo plantel.
"É uma alegria muito grande. Sempre lutámos por fora, nunca nos assumimos como candidatos. Foi merecido. Penso que fomos a equipa com o coletivo mais forte", disse o técnico, durante a festa de comemoração do título, no campo da União de Leiria, onde os bracarenses empataram 2-2, beneficiando da derrota do Benfica com o FC Porto para conquistar o campeonato.
Gil Dias, o extremo bracarense que foi o melhor em campo, apontando o segundo golo no empate em Leiria, salientou também a importância do conjunto.
"Temos um grande coletivo. Sabíamos que este ia ser um jogo complicado. Tentámos tudo para ganhar, não foi possível, mas deu para ser campeão nacional. Sabíamos que íamos ser recompensados", disse.
O treinador Pedro Duarte recordou ainda os minutos após o fim do jogo com a União de Leiria, em que o grupo e os adeptos esperaram juntos pelo fim do jogo do Benfica.
"Parecia que os minutos nunca mais acabavam. Faltavam 10 minutos para acabar o jogo do Benfica e foi um sofrimento. Depois, ficámos muito satisfeitos. Mas, esse sofrimento foi a imagem do que se passou durante o ano", sublinhou Pedro Duarte,
O "capitão" de equipa, Rekoo, afirmou, por seu lado, que o título é "uma resposta para as pessoas que não acreditavam" nos bracarenses.
"Sofremos até ao último minuto, mas, depois, foi fantástico. Mostrámos muita qualidade e este grupo pode chegar ao mais alto nível", sublinhou o médio, numa opinião secundada pelo treinador dos campeões.
Pedro Duarte finalizou: "Se derem oportunidade a estes atletas, eles responderão com competência e qualidade. Há muita qualidade neste grupo".
FUTEBOL 365
Autocarro de adeptos do Sp. Braga incendiou-se na A11
Um dos autocarros que transportou as cerca de três centenas de adeptos do Sp. Braga até ao D. Afonso Henriques incendiou-se na autoestrada A 11, que faz a ligação entre Guimarães e Braga. O veículo, um autocarro pertencente à TUB (Transurbanos de Braga), ficou em chamadas devido a problemas mecânicos.
De acordo com o que o Maisfutebol apurou junto dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, ocorreram ao local três viaturas no sentido de restabelecer a normalidade. Nenhum adepto ficou ferido uma vez que abandonaram o autocarro logo que se aperceberam do sucedido.
O incidente ocorreu já depois do apito final de Duarte Gomes quando os apoiantes dos Guerreiros faziam a viagem de regresso a Braga.
MAIS FUTEBOL
Autocarro com claque do Braga incendeia-se na A11
(http://www.jn.pt/Storage/JN/2014/big/ng3227706.JPG)
Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga incendiou-se, este sábado ao final da tarde, na A11, na direção Guimarães-Braga, ao quilómetro 34. O veículo tinha sido alugado ao Sporting Clube de Braga e transportava cerca de 20 elementos da claque do clube, de regresso a casa após a deslocação a Guimarães. Não há feridos a registar.
Uma avaria mecânica no motor é, para já, apontada como a causa para o incêndio que destruiu por completo o veículo. De acordo com o presidente do conselho de administração da Transportes Urbanos de Braga (TUB), Firmino Marques, "não houve problemas com os passageiros. As pessoas usaram de imediato os recursos disponíveis, nomeadamente o extintor".
Os passageiros começaram a sentir um cheiro a fumo, vindo da parte de trás do autocarro, numa zona de descida acentuada, a escassos metros do tabuleiro sobre a ribeira da Morreira, e após uma longa subida. O motorista encostou à berma à berma da autoestrada e recorreu ao extintor para tentar controlar as chamas, cerca das 19.11 horas deste sábado.
No local, estiveram os Bombeiros Voluntários de Guimarães, com 12 elementos, e a Brigada de Trânsito. A circulação esteve totalmente impedida durante mais de uma hora.
Entretanto, o veículo já foi transportado para as instalações da empresa de Transportes Urbanos de Braga, para ser "fechado" até à próxima segunda-feira, dia em que, de acordo com o presidente do conselho de administração, será alvo de uma perícia, para serem apuradas as causas do incêndio.
O autocarro em questão, com 40 lugares sentados de capacidade, tem 20 anos, mas estava "totalmente habilitado" para o transporte. Firmino Marques referiu que o veículo é "regularmente inspecionado, como todos os outros", e era, ainda, objeto de acompanhamento permanente por parte da divisão de qualidade da empresa.
JN