Não sei se alguém já sabe disto ou não, mas o convidado do "Grande Área" hoje, Às 22:00, na RTP Informação, será o Jesualdo Ferreira. Será a primeira entrevista, após a rescisão. Poderá ser interessante ver o que o Professor terá a dizer desta sua passagem curta pelo Enorme.
Jesualdo sendo uma pessoa inteligente que é, pelas razões da sua saída e para não alimentar ainda mais o processo, certamente que pouco falará sobre assunto. Estou a crer que a entrevista em si, e tendo em conta a audiência, andará à volta da actualidade e futuro do FC Porto, falando de Paulo Fonseca e da direcção. É o que lhes interessa. É o assunto do momento. Estou a crer que isso é que vai ser esmiuçado.
É incrível como este programa está sempre pronto a receber os treinadores que saem do Braga. Já assim foi com o Peseiro.
Não sei se o Jesualdo aproveitará esta oportunidade para desculpabilizar aquilo que fez em Braga, eliminação da Europa e 9 derrotas incluídas, dando de barato que em Vila do Conde nos impediram de passar, mas espero que não seja assim. Que saiba ser uma pessoa frontal, que assuma os muitos erros que cometeu, que lhe foram dadas imensas oportunidades e que, apesar de tudo, não as soube aproveitar.
Não deixará de ter a nossa gratidão por tudo aquilo que fez na primeira vez que cá esteve, estabilizando o clube nos lugares cimeiros, mas nada disso desculpa a péssima época que vinha realizando, comprometendo seriamente a possibilidade de o SC Braga alcançar um lugar de acesso à Europa, sendo certo que na apresentação tinha dito que o objectivo para esta época seria o de alcançar um lugar no pódio.
Não sei se vale a pena abrir uma excepção para ver um programa que está claramente ligado, como todos
infelizmente nas televisões do nosso país, à CONFRARIA de comentadores ligados ao Benfica, ao Porto e ao
Sporting. Os "convidados" dos outros clubes que lá aparecem, nos que aparecem, ocupando 5/10% do
programa, só dão razão ao que acabo de dizer e só "mascaram" os restantes 95/90% da conversa.
Há muito tempo que o não faço mas até sou capaz de tentar ver.
Quero acreditar que JF vai saber falar sobre o assunto "Braga".
Espero que Jesualdo saiba estar na entrevista, o que não aconteceu à frente da equipa.
Por muito adornada que seja a situação a campanha da época é miserável.
Mas como eu sei que JF fala bem, estou mesmo a ver os 'paineleiros' a dizer que foi 'um erro' o despedimento e que deveria ter sido dado mais tempo.
Nem preciso de ver para saber o que vai acontecer.O Carlos Daniel e os outros paineleiros todos vão aproveitar para dizer que o Jesualdo é um treinador fantástico,que o Salvador é burro,que não havia razão para sair,etc etc.Vai ser um Peseiro parte 2 em que importa enviar a mensagem que o Braga é que está mal.
Grande programa, sim senhor, 1hr a falar do porto >:( >:(
ele falou do braga?
´Se alguem pudesse por aqui um ''apanhado'', no fim, era um santo. eu não tenho grandes hipoteses de ver agora...
Enfim... achei deprimente, especialmente pela forma como falou de Paixão. Diz Jesualdo "sem ironias".
Basicamente a montanha pariu um rato :)
Pouco falou do braga.
Confirmou que não vai receber os dois anos que ainda tinha no contrato.
Admite que o jogo com o Panduri abalou desde logo a estrutura.
Agarra se muito aquela serie de vitorias que tivemos e percebe se que pelo que diz a culpa é de toda a gente menos dele.
Eu só não percebo porque não se da explicações como foram dadas hoje mais cedo.
Jesualdo disse qualquer coisa como isto" 1º é era preciso perceber o projecto do braga 2º é preciso haver boa vontade e 3º vontade de perceber" isto dirigido aos adeptos claramente no meu entender.
Isto na minha opinião deve-se claramente ao afastamento da equipa/treinador/administração nos últimos anos.
Ele e o professor, logo está sempre certo. Os burros sao os adeptos.
Coitado do Rui Vitória que tem sempre uma grande equipa e tempo para fazer os jogadores
Haja paciência
Aquele painel de comentadores é o espelho da sociedade em que vivemos: aparece um indivíduo bem falante e só se ouve dizer amém por muitas baboseiras que diga.
O Bruno Prata diz que a estratégia de constante compra e venda foi a certa para levar o Braga para perto dos grandes, mas que poderá não ser a adequada para levar o Braga a vencer títulos. Não consigo entender como se crítica a estratégia do SCB quando é a mesma lógica que toda a gente venera no Porto e Benfica actual. A única diferença trata-se da escala (leia-se valores de retorno).
Jesualdo com as suas palavras matou-me. Desculpou-se com a juventude de um plantel que foi ele a montar, e com uma pressão que ele próprio colocou nos ombros da equipa. Relembro as suas palavras por volta de Agosto sobre uma casa onde se requeriam títulos.
Falou-se na questão de ver em muitos jogos Mauro e Custódio e JF teve o desplante de dizer que o Braga do passado jogou muitas vezes assim com Vandinho e Viana, ou Custódio e Viana. Esqueceu-se de referir que Viana era um armador de jogo enquanto que Mauro tem vindo a fazer a época inteira a 6.
Não gostei. Acima de tudo pelo papel pouco activo e pouco polémico que todo o painel assume. Tantas perguntas poderiam ser feitas ao professor:
-de quem a responsabilidade de dispensar jogadores como Zé Luís, Douglão, Hugo Vieira e Salvador?
-de quem a responsabilidade de contratar Joãozinho em detrimento de Jefferson?
-de quem a responsabilidade de em Fevereiro o SCB não ter ainda uma dupla a meio campo que jogue de olhes fechados e se auto-compense no jogo?
Acima de tudo ficou-lhe mal. Fez um papel que muita gente pode ter comido, mas que nós como adeptos do SCB entendedores do momento actual do clube, da qualidade do próprio plantel e acima de tudo sabedores do poder que tinha no Braga, não assimilamos e colocamos em causa.
Falaram bastante das remodelações que o plantel tem sofrido, o que implica sempre ter uma equipa em construção, e que isso, a curto prazo, pode colocar em causa objectivos mais ambiciosos a que o Braga nos habitou nas ultimas épocas, o que concordo. Claro que isso tb não justifica o lugar que ocupamos actualmente, nem a eliminação precoce na liga europa.
Referiram inclusivé que já utilizamos 3 laterais direitos, outros tantos do lado esquerdo e pelo menos uns cinco centrais o que torna complicado consolidar rotinas e mecanismos defensivos da equipa, o que tb concordo.
De resto falou de alguns jogadores a titulo individual, mas sem nunca expôr o que pretendia ou o que faltou em termos coletivos a esta equipa.
Agora tb é verdade que se ele achava que tinha uma equipa em construção, e com muita juventude não poderia ter assumido tais objectivos no inicio de época.
Gostei da entrevista, penso que foi honesto e só lhe posso agradecer pelo que fez pelo clube e lhe desejar as maiores felicidades para o futuro.
"Nos últimos 10 anos, o Sporting de Braga esteve na luta pelo título várias vezes. No meu tempo também esteve, mas na altura ainda estávamos a gatinhar. Há interesse em ser campeão nem que fosse uma vez, mas é mais importante ter a capacidade de ser sempre uma equipa competitiva, que luta sempre por esses objetivos", frisou.
Ainda assim, a ideia de lutar pelo título está sempre presente. "Há três lugares no pódio e vamos lutar sempre por eles. Se lutar pelo título tiver de acontecer, vamos lutar por isso. Aliás, o Sporting de Braga já está habituado a esses lugares cimeiros, já não me resta mais do que ser campeão para não repetir o que os outros fizeram. Venho para ganhar", rematou.
http://relvado.sapo.pt/1-liga/jesualdo-ferreira-vamos-lutar-sempre-pelo-podio-459440
De todas as vezes que se desculpou com a juventude do Rafa e a inadaptabilidade do Pardo só me passavam citações como estas.
Ficou evidente o bluff que ele é, um discurso teórico redondo, redondinho de nada, procura dar uma imagem de competência através da ilustração de algumas situações, mas as quais retratam a sua incompetência. O seu discurso está ao nível dos comentadores desportivos que frequentam os diversos programas de "qualidade" que enxameiam a tv, é verborreia pura.
Nem me dei ao trabalho de ver o discurso é sempre o mesmo
Eu gostei foi de ouvir o Manuel José a dizer que o Paixão se calhar foi demasiado atrevido pela forma como se apresentou em Alvalade mas que o conhece e sabe que ele gosta de ser atrevido!
A impreparação de quem conduz e comenta estas entrevistas não cessa de me surpreender - apesar de, me boa verdade, não ser nenhuma surpresa. Mas nem é que não saibam de futebol; pura e simplesmente não lhes interessa analisar tudo o que diga respeito a outros clubes que não os três metralhas (nem têm informação suficiente porque estou certo que poucos jogos vêem). Foi uma entrevista que serviu apenas para Jesualdo Ferreira mostrar a sua qualidade de comunicador (que as tem, como toda a gente sabe), já que nem por uma vez as suas declarações foram alvo de contraditório - e refiro-me apenas à parte em que se referiu ao Braga, já que, o resto, não me dei ao trabalho de ouvir. Na verdade, espremido, pouco disse. Voltou a insistir na tecla da equipa em construção e na pressão excessiva que se abateu sobre a equipa (presume-se da parte de dirigentes e/ou adeptos) sem que ninguém lhe tenha retorquido com aquilo que o easy_scb já referiu: quem é que definiu (ou, no mínimo, aceitou e verbalizou) os desmesurados objectivos para esta época!? Quem foi o primeiro a colocar a fasquia num nível muito elevado, sabendo-se que havia uma equipa para reconstruir? Quem foi que não preparou os adeptos (e eventualmente os dirigentes) para a necessidade de paciência para com os resultados da equipa, sabendo que haveria riscos de os resultados poderem oscilar numa fase inicial!? Fui eu!? Estou à vontade neste aspecto porque sempre me disse estupefacto com a forma como Jesualdo lidou com a definição de objectivos e a gestão de expectativas para esta época. Jesualdo Ferreira não tem 40 anos, nem começou a sua carreira de treinador ontem!!! Deve ter mais de trinta anos de carreira de técnico!!! Se a pressão dos adeptos foi excessiva para a equipa, isso deve-se também à péssima gestão de expectativas que Jesualdo protagonizou. A grande maioria dos adeptos não estava (porque não foi) preparada para estes resultados!
Para além disso, faltou pelo menos o trabalho de casa, com alguns números objectivos. Como se explica que esta época seja (com toda a certeza) a pior da história de António Salvador à frente do clube, em termos de derrotas acumuladas na Liga (record já igualado na época transacta por Peseiro!)? Como se explica que esta seja uma temporada candidata à pior época de António Salvador, em termos pontuais - estará certamente entre as três piores, provavelmente entre as duas piores e (espero ainda evitá-lo) pode ser mesmo a pior? Nem a qualidade do plantel, nem o facto de ser uma equipa em construção são, para mim, argumentos suficientes para justificar isto.
Para além disso, ainda sobrou uma questão: foi dito à boca cheia que a Jesualdo foi atribuído todo o poder na definição do futebol profissional. Como se pode argumentar com a qualidade do plantel (se acaso esse fosse um argumento) nestas circunstâncias?
NOTA: deu-me vontade de rir a forma como Jesualdo falou do Estoril (perguntado sobre a sua visita à Luz), ignorando olimpicamente o facto de os estorilistas terem tido a necessidade de reestruturarem o plantel, após um conjunto de saídas importantes na época passada. Manuel José ainda o referiu mas o professor optou por ignorar...
Não vi a entrevista mas queria apenas fazer um comentário um pouco off-topic mas que vem no seguimento do que li no comentário do Olho Vivo e de outros anteriores de diferentes foristas. Já li referências ao Estoril com sendo a equipa da loja dos 300, a equipa surpresa e que muitos ficam surpreendidos com a capacidade de gestão e preparação desse clube.
Relembro que esse clube é propriedade da Traffic, que é apenas e só uma das maiores empresas de marketing desportivo do mundo, com presença em diversas áreas de atividade e em diferentes pontos do globo. Conheço e sinto-me à vontade para escrever que os gestores da Traffic são extremamente competentes e conhecedores do negócio. Não investem para perder. Apenas faço esta referência porque sinto que muitas vezes se referem ao Estoril como uma equipa de "coitadinhos", o sucesso deles não é obra do acaso.
Aliás, comparados aos quadros da direção do SCB poder-se-á dizer que a Traffic é muitíssimo mais competente e conhecedora. Tivéssemos nós, em muitas áreas, gente daquele nível....
Estes programas servem apenas para entreter. Obviamente as questões difíceis muito raramente são postas, os convidados não vão lá para ser enxovalhados ou algo do género, nem sequer para ser criticados. Se o forem nunca mais lá vão e só isso limita e muito o programa seja ele qual for. O convidado vai lá e diz o que lhe dá jeito praticamente sem ninguém questionar, é a norma. No caso do Braga pior ainda porque não conhecem a realidade do clube e limitam-se às generalidades.
O caso do Estoril é obviamente uma estrutura do melhor, com conhecimentos do mercado nomeadamente brasileiro, senão acontecia como o Paços. Das poucas vezes que ouvi o presidente do Estoril a falar, parece um gajo de outro planeta que aterrou no futebol português, sabe do futebol e tem ideias para o futebol, para o rentabilizar, a maior parte tem ideias para si. Um ano pode ser sorte, 2 anos raramente, sendo que o contrário também é verdade, um ano mau acontece, 2 anos maus já há qualquer coisa a funcionar mal (isto aplica-se ao Braga)
Quote from: disco infiltrator on 05 de March de 2014, 02:57
Não vi a entrevista mas queria apenas fazer um comentário um pouco off-topic mas que vem no seguimento do que li no comentário do Olho Vivo e de outros anteriores de diferentes foristas. Já li referências ao Estoril com sendo a equipa da loja dos 300, a equipa surpresa e que muitos ficam surpreendidos com a capacidade de gestão e preparação desse clube.
Relembro que esse clube é propriedade da Traffic, que é apenas e só uma das maiores empresas de marketing desportivo do mundo, com presença em diversas áreas de atividade e em diferentes pontos do globo. Conheço e sinto-me à vontade para escrever que os gestores da Traffic são extremamente competentes e conhecedores do negócio. Não investem para perder. Apenas faço esta referência porque sinto que muitas vezes se referem ao Estoril como uma equipa de "coitadinhos", o sucesso deles não é obra do acaso.
Aliás, comparados aos quadros da direção do SCB poder-se-á dizer que a Traffic é muitíssimo mais competente e conhecedora. Tivéssemos nós, em muitas áreas, gente daquele nível....
Pois,muita gente acha que eles são uns coitadinhos mas a verdade é que eles têm lá muito bom jogador colocado pela Traffic (que de outra maneira não poderiam la´estar e não estão ao alcance da maioria dos clubes portugueses).Por isso este sucesso deles não é assim tão inesperado.Há é uma grande diferença entre um clube que cresce assim e um como o Braga,para além das óbvias diferenças de massa adepta e importância na região.É que se a Traffic decide deixar de apoiar não há sustento.
Jesualdo e o seu discurso de professor pouco objectivo, eu intorrogo-me é: se com aquele discurso ele consegue fazer jogadores de futebol entender os tais processos, axo difícil um jogador perceber aquele português. Parece-me um homem cansado e sem garra, os jogadores precisam de alguém que os perceba e os oriente e acima de tudo que fale a sua linguagem. No geral Jesualdo tentou limpar a sua imagem, mas para os mais inteligentes, grande parte do insucesso é responsabilidade dele como outros foristas já aqui descreveram.
Quote from: Olho Vivo on 05 de March de 2014, 01:26
A impreparação de quem conduz e comenta estas entrevistas não cessa de me surpreender - apesar de, me boa verdade, não ser nenhuma surpresa.
Parece um paradoxo mas não é!!! A mim acontece-me o mesmo só que a mim ... não me parece que seja só impreparação ...
Quote from: JotaCC on 04 de March de 2014, 23:54
Nem me dei ao trabalho de ver o discurso é sempre o mesmo
isto.
Se aos paineleiros o Braga só interessa quando está na mó de baixo, e se apenas vêem 6 jogos nossos por ano (adivinhem quais) que lhes interessa explorar o cerne da questão?
O que importa é continuar a passar a imagem de Braguinha coitadinho que se quer armar em grande e no qual nem os "grandes treinadores" têm sucesso.
Outro exemplo, hoje na Antena 3 muita malta perguntava quem era o Edinho, pergunta que ficou sem resposta.Deve ter sido naturalizado agora sem ter jogado na nossa liga
"Se a ideia era começar um novo ciclo, era preciso que todos entendessem isso"
Resumindo: a culpa é de todos, menos de Jesualdo.
O Jesualdo nunca assume o erro, nem o muda. A partir daí está tudo dito.
Boa sorte no seu futuro.
que entrevista de blá blá blá... a treta desta entrevista meteu dó...
em 1º lugar "jesualdo" demonstrou mais uma vez na sua já demasiado longa carreira que não é um treinador de ambição... Até lhe dou a dúvida de ser um treinador de "método"... mas sem 1 pingo de ambição...
em 2º lugar e sobre o que foi falado nessa entrevista sobre o CRESCIMENTO SUSTENTADO DO ENORME Sp.BRAGA... esse crescimento tem que assentar sempre na EUROPA... nas competições europeias... seja Liga dos Campeões, seja na Liga Europa...
ficou provado e mais que provado desde que António Salvador assumiu o cargo de presidente... vai para mais de 10 anos... que internamente... ou seja em Portugal... só foi dado valor ao MÁGICO SCBRAGA pelos mass média nacionais quando fez furor nas competições europeias... Ganhou a Taça Intertoto... foi à final da Liga Europa... conseguiu eliminar o Sevilha na pré-eliminatória da Liga dos Campeões e entrar na fase de grupos...
o crescimento tem que ser acima de tudo internacional... para depois sermos reconhecidos em Portugal... e também junto da(s) enorme(s) comunidade(s) emigrante(s) lusófona(s) espalhadas 1 pouco por todo o planeta... isto porque... os mass média "portugas" muito influentes nessas comunidades só lhes mostram o SCB quando somos grandes fora de portas... o ao ser mostrado implica obviamente crescimento (sustentando) como houve ao longo de esta mais de uma década...
infeliz situação esta do nosso país... mas a realidade do mesmo... não só no futebol... mas de 1 modo geral em qualquer sector de negócio, económico-social, profissão ou arte... isto claro se não fizermos parte do(s) lobby(s) institucionalizados seja em uma qualquer área de negócio, económico-social, profissão, arte e/ou oficio... tal e como todos sabemos o Sporting de Braga (feliz ou infelizmente) não faz...
Para além disso esse(s) bom(s) percurso(s) na Liga dos Campeões/Liga Europa é que normalmente criam valor e/ou fazem aumentar/inflacionar os preços dos passes dos futebolistas do SCB. E que permitiram as transferências de milhões de €€€€€ que o SCB fez desde que A.S. é presidente...
E "jesuando" falhou logo ai... na pré-eliminatória da Liga Europa... tal como o tinha feito na 1ª passagem pelo clube... e lhe valeu (também) nessa altura, tal como agora voltou a acontecer, a saída do cargo de treinador do Braga.
Não consegui ver o programa, ou melhor, não estive para isso, como previa aliás.
Espero que a vida corra bem a JF.
Esta passagem por Braga foi para esquecer, tantos os erros cometidos.
Ficou bem uma saída "amigável" para ambos os lados.
Quanto à conversa é mais do mesmo nestas reuniões de confrades.
Força Braga, agora com JORGE PAIXÃO.
ESTE TEMA NAO TEM RAZO DE EXISTIR.
O JF SAIU E PRONTO... É PASSADO
XAU XAU E BEIJINHOS À PRIMA....
Bruno de Carvalho, é questionado porque não tinha convidado Jesualdo Ferreira para continuar em Alvalade.
Ri-se, e responde:
«Devemos ter respeito por quem não nos falta ao respeito. Por quem falta já é diferente. Prefiro não falar do assunto. Já se falou muito, o próprio já disse o que lhe apeteceu. Desejo sorte ao Professor Jesualdo».