Rescisão amigável com Jesualdo
Arsenalistas confirmam saída do técnico
O site do Sp. Braga confirmou a "rescisão amigável" do contrato que ligava Jesualdo Ferreira ao clube por mais dois anos e meio, segundo é possível ler em comunicado. Com o Professor, deixam também os arsenalistas os treinadores-adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira.
O emblema presidido por António Salvador agradece ainda o "contributo" do técnico português desejando-lhe "as maiores felicidades na sua carreira futura".
Joãozinho hipótese para Alvalade
RECUPERAÇÃO é POSSÍVEL E virá NA HORA CERTA
O quadro clínico do plantel ficou mais desanuviado com a recuperação de Rafa e Ruben Micael, ambos utilizados no confronto de anteontem com o Arouca, mas as novidades podem não ficar por aqui, pois Joãozinho é hipótese para ser opção em Alvalade. Algo considerado fundamental quando Núrio, que tem sido o titular no lado esquerdo da defesa, vai ter de cumprir castigo fruto da expulsão ante o Arouca.
Além disso, Custódio também é baixa certa para o jogo com o Sporting, por acumulação de cartões amarelos e é preciso não esquecer que Kappel, Éder e Miljkovic ainda fazem parte do boletim clínico.
Tomás Dabó foi o eleito para render o sérvio, no lado direito da defesa, mas Baiano também já foi dado como clinicamente apto a regressar à competição, depois de uma lesão muscular.
Calendário apertado
Já sem Jesualdo Ferreira, que deve despedir-se dos jogadores esta tarde, a equipa começa a preparação para o jogo em Alvalade, no início de um ciclo complicado e que incluiu, até à 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave, a receção ao Nacional e as deslocações a Coimbra e Vila do Conde. Ou seja, o novo técnico terá uma dura missão pela frente, pois é assumido o firme desejo de António Salvador de chegar finalmente à final do Jamor, sendo também essa a mais credível hipótese de o Sp. Braga ter um posto europeu assegurado na próxima época. Esse seria, de resto, o objetivo mínimo no campeonato, mas como se sabe as coisas estão cada vez mais complicadas.
In Record
Jesualdo Ferreira deixa comando técnico do Sp. Braga
Oito meses depois, fecha-se o ciclo de Jesualdo Ferreira no Sp. Braga. Após uma longa maratona negocial com o presidente António Salvador, que começou no sábado, no final do jogo da 20.ª jornada da I Liga - que terminou com o empate caseiro diante do Arouca, a duas bolas - e se prolongou durante o dia e noite de ontem, treinador e direcção acertaram a rescisão de contrato, que terminava em Junho de 2016.
A decisão ficou acertada ao final da noite, após reunião com o presidente da SAD, António Salvador, numa unidade hoteleira da cidade, terminando, assim, a ligação do técnico ao clube bracarense.
As negociações prolongaram-se devido à indemnização que o clube terá de pagar ao professor. Com mais dois anos e quatro meses de contrato, Jesualdo Ferreira terá aceite receber apenas os salários relativos à época 2013/2014 - ou seja mais quatro meses - num valor que rondará os 280 mil euros, já que Jesualdo Ferreira auferia em Braga 700 mil euros anuais. A rescisão, amigável, deverá ser anunciada de forma oficial esta manhã.
O mau ambiente e descontentamento já pairava há várias semanas, agravou-se com o afastamento da Taça da Liga, diante do Rio Ave, e piorou com a série de resultados aquém dos desejados esta temporada, que atiraram o clube arsenalista para o 7.º lugar da Liga, mais longe da luta pelo acesso à Europa. A gota de água foi o empate no Estádio AXA, resultado que motivou o pedido de reunião com o presidente da SAD, a quem o professor manifestou não sentir condições para continuar no cargo.
Aos 67 anos, o técnico tem sido igualmente alvo de forte contestação dos adeptos bracarenses, que chegaram mesmo ao final da noite e após o jogo, a deslocar-se à residência de Jesualdo Ferreira para esperar o treinador depois do empate, elevando de tom as críticas e exigindo mexidas em prol do futuro da equipa.
O divórcio acaba por ser amigável, dada a boa relação entre Jesualdo Ferreira e António Salvador. Recorde-se que o professor regressou a Braga sete anos depois de ter orientado a equipa bracarense e confessou, no dia da apresentação, ter voltado devido ao sentimento de "afecto e gratidão" ao clube.
CORREIO DO MINHO
JESUALDO ACERTA SAÍDA
SÓ FALTA OFICIALIZAR>>António Salvador voltou a reunir-se ontem com o treinador e desta vez puseram um ponto final numa relação que durou apenas oito meses. O acordo foi obtido de forma amigável e prevê ainda a saída dos outros elementos da equipa técnica contratados no início
(http://i61.tinypic.com/2u4ikqt.jpg)
Campanha Jesualdo Ferreira deixa o Braga no sétimo lugar, a seis pontos da Europa
Chegou ao fim a ligação entre o Braga e Jesualdo Ferreira. O divórcio foi consumado na noite de ontem, após mais uma reunião entre o treinador, António Salvador e outros elementos da SAD arsenalista. A oficialização da rescisão amigável do técnico deverá ser efetuada ainda hoje, uma vez que falta apenas acertar alguns detalhes para assinar a desvinculação. No entanto, é certo que o professor e os restantes elementos que o acompanharam na chegada a Braga já não estarão no treino vespertino (16h00) que se realizará hoje no Estádio AXA.
A saída de Jesualdo Ferreira é o desfecho natural, na sequência de mais um resultado do Braga – 2-2 com o Arouca, em casa – que deixou os adeptos à beira de um ataque de nervos. Falhado o acesso à fase de grupos da Liga Europa e à final da Taça da Liga, bem como o afastamento cada vez maior dos lugares europeus no campeonato, as duas partes reuniram-se de emergência logo após o encontro com o Arouca, mas daí resultou apenas uma conclusão: a rescisão era um cenário irreversível. Aliás, ainda nessa noite o treinador viu um grupo de adeptos deslocarse à sua residência para lhe pedir satisfações em tons ruidosos e ofensivos. Só a intervenção da PSP permitiu um resto de noite tranquilo.
Na manhã de ontem, Jesualdo informou os elementos da equipa técnica que o acompanharam neste regresso à Cidade dos Arcebispos (Rui Almeida e Nuno Almeida) do que estava em cima da mesa. O encontro com Salvador, que à tarde assistiu ao Braga B-Trofense, ficou reservado para a noite. Aí ficaram acertados a maior parte dos detalhes, com a indemnização do treinador à cabeça, uma vez que este tinha um contrato válido até 2016 com um vencimento anual de cerca de um milhão de euros. Chegava assim ao fim uma ligação que arrancou com muitas expectativas, mas que aguentou apenas oito meses, por força dos resultados.
Jesualdo Ferreira deixa o Braga no sétimo lugar, a seis pontos da última posição de acesso à Liga Europa. Nesta altura, os arsenalistas têm mais derrotas (nove) do que vitórias (oito) na competição. A Taça de Portugal, prova na qual a equipa está nas meias-finais – vai defrontar o Rio Ave –, é o único objetivo traçado no início da época por António Salvador que ainda pode ser atingido.
Treinador substituto ainda em fase de seleção
Consumada a saída de Jesualdo Ferreira, António Salvador tem pela frente a urgente missão de arranjar um novo treinador. Ainda com a possibilidade de chegar à Liga Europa via Taça de Portugal, prova em que os arsenalistas estão nas meias-finais, ou até pela I Liga - o Braga está a seis pontos do quinto lugar -, Salvador poderá apostar numa solução de futuro e contratar um técnico que continuará para lá do final da temporada.
KADU DÁ NAS VISTAS PELA QUALIDADE NO JOGO AÉREO
O empate com o Arouca (2-2) tirou brilho à estreia de Kadu pelo Braga, mas a exibição do brasileiro mereceu nota positiva. Além de se ter entendido bem com Santos no eixo, o central também passou alguns momentos na esquerda depois de Núrio ter sido expulso. O que mais impressionou no ex-Vitória da Bahia, contudo, foi a forma imponente como abordou os lances aéreos, acabando o encontro com 12 duelos ganhos de cabeça. Aliás, foi dessa forma que realizou o único remate à baliza de Cássio. A agressividade de Kadu também veio ao de cima ao longo do encontro, mas foi utilizada sempre dentro das leis, como demonstra o número de faltas cometidas pelo defesa em 90 minutos: uma.
PANATHINAIKOS INSISTE EM GALO
O Panathinaikos não desiste da contratação de Rodrigo Galo no final da época. A informação foi avançada ontem pela Imprensa grega, que garante que o diretor-desportivo da equipa ateniense, Niko Dabisas, está impressionado pela forma como o lateral-direito se tem exibido ao serviço do Panaitolikos. Contudo, o Pana vai tentar negociá-lo abaixo dos 500 mil euros pedidos pelo Braga.
CRISTIANO FORA DE ALVALADE
De cabeça perdida, Cristiano deixou a baliza para pontapear Maicon Assis já nos descontos e acabou expulso. O guardaredes terá, por isso, que cumprir um jogo de suspensão na próxima jornada, não podendo sentar-se no banco de suplentes no jogo com o Sporting, pela primeira equipa. Os potenciais substitutos são Tiago Sá ou Pedro Cavadas.
SALVADOR EM SILÊNCIO
Na ressaca de um empate com o Arouca, que não estava nos planos da equipa principal do Braga, António Salvador assistiu ao jogo dos bês e não ficou agradado com a arbitragem de Hélder Malheiro. Depois das críticas a Olegário Benquerença, o dirigente arsenalista, desta vez, não se pronunciou publicamente.
FUTSAL
Braga segue na Taça
Braga e Modicus são as duas últimas equipas apuradas para os quartos de final da Taça de Portugal em futsal. Os bracarenses foram ao terreno do Vale de Cambra vencer por 4-2, enquanto a equipa de Sandim se deslocou a Santa Maria da Feira e bateu o Feirense por 3-1.
O JOGO
Jesualdo Ferreira deixa comando do Sporting de Braga
Jesualdo Ferreira deixou de ser, ontem, o treinador principal da equipa de futebol do Sporting de Braga. A rescisão contratual entre a direção do clube minhoto e o técnico foi alcançada, precisamente, durante a noite de ontem. O empate, caseiro, consentido no sábado no Estádio Axa ( 2- 2) frente ao Arouca, em desafio da 20 ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, foi a "gota de água". Esta já não tinha sido a primeira vez que, na corrente época, Jesualdo Ferreira tinha visto lenços brancos provenientes das bancadas do Estádio Axa, bem como assobios, dirigidos ao experiente treinador português de 67 anos. Após reunião com o presidente da SAD do Sporting de Braga, António Salvador, este e Jesualdo chegaram a entendimento tendo em vista a rescisão do contrato entre as partes. O anúncio oficial da saída do treinador, que abandona a formação arsenalista no sétimo lugar da Liga ( 27 pontos), deverá ser feito durante durante dia de hoje. Miguel Leal, do Penafiel, pode ser o sucessor.
DN
MIGUEL LEAL DIZ IGNORAR CONVITE MAS É HIPÓTESE
Miguel Leal, 48 anos, técnico do Penafiel, 3.º classificado da 2.ª Liga, é hipótese para substituir Jesualdo Ferreira no comando do Braga. Ontem, após o jogo que a sua equipa disputou em Matosinhos com o Leixões (vitória por 2-0), disse desconhecer qualquer abordagem dos bracarenses. "Não sei de nada. Qualquer treinador gosta de ser associado a grandes clubes, é evidente, tenho as minhas ambições, é natural que fique satisfeito, mas, neste momento, muito sinceramente, só quero pensar no Penafiel", frisou. No entanto, o JN sabe que o técnico deve encontrar-se hoje com o líder do Braga, António Salvador... questão para a noite, mas as partes conseguiram chegar a um princípio de entendimento, que falta oficializar. A série negativa de resultados e os insultos que o técnico ouviu, anteontem, precipitaram um cenário que o presidente não colocava, acreditando que podia ainda atingir o sonho de chegar à final da Taça de Portugal com Jesualdo Ferreira. Com um contrato tido como dos mais altos de sempre pagos pela SAD do Braga a um treinador – cerca de 700 mil euros/ano, até junho de 2016 –, Jesualdo Ferreira apalavrou os termos da rescisão com os guerreiros, ao que o JN apurou, com o pagamento dos salários até final da época, como compensação.
Além do professor, também estão de saída o adjunto Rui Almeida e o preparador físico Nuno Almeida. Já Fernando Couto, outro dos adjuntos, e Jorge Vital, técnico dos guarda-redes, pelo menos por enquanto, vão manter-se em funções. A resolução da sucessão técnica (ver caixa) está em curso e deve definir-se muito em breve.
11
Jesualdo Ferreira orientou 30 jogos pelo Braga esta época. Venceu 16, empatou três e perdeu 11. Nove dessas derrotas foram na Liga...
"Pana" tenta baixar preço de Galo
Rodrigo Galo está mesmo na órbita dos gregos do Panathinaikos. O lateral-direito, que está cedido pelo Braga ao Panetolikos, interessa ao "Pana", sendo que o clube grego está a tentar baixar o preço de 500 mil euros que os arsenalistas estão a pedir pelo passe do brasileiro.
Viagem a Alvalade já em marcha
O Sporting de Braga joga no próximo sábado (20.15 horas, SportTV), em Alvalade, frente ao Sporting, em jogo da 21.ª jornada da Liga. Para o efeito, a SAD vai colocar à venda a partir de amanhã bilhetes para o jogo a 15 euros, com possibilidade de pack+viagem (31 euros e meio).
Oliván ruma aos búlgaros do CSKA
Brian Oliván, lateral-esquerdo espanhol formado no Barcelona, que recentemente rescindiu com o Sporting de Braga, assinou ontem por uma temporada e meia pelos búlgaros do CSKA Sofia.
JN
Comunicado
O SC Braga-Futebol SAD informa que chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador Jesualdo Ferreira e os treinadores-adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira.
Mais se informa que a administração do SC Braga agradece o contributo do professor Jesualdo Ferreira ao Clube, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura.
A administração do SC Braga-Futebol, SAD
SCBraga
Moreno já mostra o que vale
Bastaram oito minutos e uma boa leitura de jogo para o reforço fazer a estreia a marcar...
Ao segundo jogo, Erick Moreno fez o gosto ao pé, numa estreia a marcar que evitou aquela que seria a 10.ª derrota do SC Braga no Campeonato.
O reforço contratado ao Millonarios, da Colômbia, foi lançado aos 82 minutos e marcou aos 90+1, aparecendo à boca da baliza para acabar com o sofrimentos dos arsenalistas.
Uma passagem fugaz, mas promissora, pelo relvado, até porque Moreno revelou ser um verdadeiro predador, ao desmarcar-se na hora certa para receber o passe de Alan e fuzilar o guardião do Arouca, Cássio.
A BOLA
ÚLTIMA HORA: Jesualdo abandona comando técnico do Sporting de Braga
Na sequência de um conjunto de maus resultados, o Sporting de Braga e o treinador Jesualdo Ferreira reuniram-se este domingo à noite e chegaram a acordo para a rescisão de contrato.
O empate a dois golos frente ao Arouca, no passado sábado, terá sido o motivo para a saída do técnico português, que tinha contrato por mais duas épocas.
Numa época em que falhou a final da Taça da Liga e a fase de grupos da Liga Europa, a equipa bracarense está actualmente na sétima posição do campeonato nacional de futebol, a nove pontos do Estoril, quarto classificado.
LUSA
Sp. Braga rescindiu com Jesualdo Ferreira
Técnico não resistiu a carreira instável na I Liga e chegou a acordo com a direcção da SAD. Sp. Braga está no sétimo lugar, a seis pontos dos lugares europeus
Jesualdo Ferreira, 67 anos, já não é o treinador da equipa principal de futebol do Sporting de Braga. A saída do comando técnico foi confirmada pela Spciedade Anónima Desportiva (SAD) do clube bracarense através de um comunicado.
Nesse comunicado, divulgado no site do Sp. Braga, a SAD informa que "chegou a acordo para a rescisão amigável" do contrato com o treinador. Jesualdo tinha contrato com os "arsenalistas" até 2016.
O empate em casa frente ao Arouca (2-2) na jornada deste fim-de-semana foi o resultado que precipitou este desfecho. No final do jogo, o técnico, que tinha tido uma passagem de sucesso por Braga entre 2002 e 2006, votlou a ver lenços brancos das bancadas e a ouvir assobios, face à prestação irregular da equipa nestas 20 jornadas da I Liga que já estão cumpridas.
Os bracarenses somam até ao momento 27 pontos, que valem o sétio lugar, a seis pontos do quinto classificado, o Nacional, que ocupa o primeiro lugar que dá acesso às competições europeias do próximo ano, e a nove pontos do Estoril, que ocupa a quarta posição da tabela, depois de ter vencido no domingo o FC Porto no estádio do Dragão.
Contratado ao Sporting, onde desempenhava o papel de coordenador técnico, Jesualdo não teve um início feliz neste regresso ao Sp. Braga. A temporada começou com uma eliminação precoce, em Agosto, na Liga Europa, prova de que foi finalista em 2011. Desta vez, porém, perdeu a pré-eliminatória com os romenos do Pandurii, que na segunda mão ganharam por 2-0 e deram assim a volta à derrota no primeiro jogo (1-0).
Já este mês, a equipa bracarense deixou escapar a final da Taça da Liga, sendo eliminada nas meias-finais pelo Rio Ave. Uma derrota sofrida num jogo em que o árbitro teve uma má prestação (Olegário Benquerença recebeu mesmo nota negativa), mas nem esse contexto aliviou a pressão sobre a equipa técnica liderada por Jesualdo.
O acordo para a rescisão acabou por chegar no domingo à noite, tedo a SAD acabado por anunciar a saída de Jesualdo.
PÚBLICO
Jesualdo Ferreira deixa o Sporting de Braga
Jesualdo Ferreira chegou mesmo a ver lenços brancos e a ouvir assobios no final do jogo com o Arouca
Jesualdo Ferreira já não é treinador do Sporting de Braga. O treinador deixou o clube depois de ter-se reunido com o presidente António Salvador.
Este desfecho surge na sequência de mais um resultado que deixou a SAD e os adeptos desagradados.
Jesualdo Ferreira chegou mesmo a ver lenços brancos e a ouvir assobios no final do jogo com o Arouca, o que o levou a solicitar de emergência uma reunião com o presidente do clube.
O Braga ocupa nesta altura o sétimo lugar do campeonato, depois de ter falhado o acesso à fase de grupos da Liga Europa e à final da Taça da Liga.
Jesualdo tinha contrato com o Braga até 2016.
JORNAL I
Divórcio iminente entre Braga e Jesualdo
As duas partes reuniram-se este domingo e só faltará a oficialização da rescisão contratual
O Sporting de Braga e o treinador Jesualdo Ferreira terão chegado a acordo para a rescisão de contrato.
Depois de um conjunto de maus resultados, o presidente dos arsenalistas, António Salvador, e o técnico reuniram-se este domingo à noite.
Jesualdo Ferreira e Sp. Braga tinham contrato assinado por mais duas épocas. A oficialização da rescisão deve ser conhecida esta segunda-feira.
Os guerreiros do Minho estão actualmente na sétima posição do campeonato nacional de futebol, a nove pontos do Estoril, quarto classificado.
RR
Acordo de rescisão está feito
Jesualdo Ferreira já não é treinador do Sp. Braga
Treinador reuniu-se este noite com António Salvador. Decisão anunciada hoje
Jesualdo Ferreira está de saída do comando do Sp. Braga. O acordo de rescisão entre o treinador e o clube está feito e será anunciado hoje.
O técnico, recorde-se, foi fortemente contestado após o empate caseiro de sábado (2-2), frente ao Arouca, e reuniu-se ontem com o presidente António Salvador, dando conta de que não sentia condições para continuar no cargo. Ao que o CM apurou, o dirigente bracarense concordou com os pontos de vista do treinador mas não tomou nenhuma decisão a quente. Foi numa segunda reunião, ao final do dia, que o acordo de rescisão foi alcançado.
Jesualdo Ferreira, de 67 anos, deixa assim o Sp. Braga. Os insultos da bancada e o mau momento (equipa está fora dos lugares europeus) da equipa foram decisivos.
Apenas depois da oficialização do divórcio é que a SAD avançará para soluções, com o nome de Miguel Leal (Penafiel) como hipótese que poderá ser estudada pelos bracarenses.
Tricampeão no Futebol Clube do Porto, entre 2006 e 2009, Jesualdo chegou ao Sporting Clube de Braga no início desta época, depois de ter levado o Sporting Clube de Portugal no final da temporada transata à pior classificação da equipa, que terminou em 7.º lugar e fora das competição europeias.
Além de Jesualdo Ferreira, saem também os treinadores adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira, informa o Sporting de Braga num comunicado no seu site oficial.
"A administração do Sporting de Braga agradece o contributo do professor Jesualdo Ferreira ao clube, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura", pode ler-se ainda na curta nota.
CM
Sporting de Braga anuncia saída de Jesualdo Ferreira
O treinador Jesualdo Ferreira deixou o comando técnico do Sporting de Braga depois de chegar a um acordo com o presidente, António Salvador, informou, esta segunda-feira, o clube minhoto da I Liga de futebol.
Além de Jesualdo Ferreira, saem também os treinadores adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira, informa o Sporting de Braga num comunicado no seu sítio oficial.
"A administração do Sporting de Braga agradece o contributo do professor Jesualdo Ferreira ao clube, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura", pode ler-se ainda na curta nota.
O desenlace surgiu cerca de 24 horas depois do empate caseiro diante do Arouca (2-2), no sábado, na 20.ª jornada da I Liga de futebol, no fim do qual o treinador foi fortemente contestado pelos adeptos bracarenses.
O técnico tinha um vínculo por mais duas temporadas, mas não resistiu à má temporada dos minhotos, que seguem na sétima posição da tabela classificativa, com os mesmos pontos do oitavo, o Marítimo, e já a nove do quarto, o Estoril.
Os desaires para Jesualdo Ferreira começaram cedo, logo em agosto, com o Sporting de Braga a não conseguir o acesso à fase de grupos da Liga Europa, ao ser eliminado no "play-off" pelos romenos do Pandurii.
No campeonato, apesar do bom início, a equipa foi caindo de produção e soma já nove derrotas, tendo já sido afastada da Taça da Liga.
A equipa continua em prova na Taça de Portugal, na qual vai disputar com o Rio Ave as meias-finais.
Jesualdo Ferreira, de 67 anos, orientava os minhotos pela segunda vez depois de ter treinado a equipa durante três temporadas e meia (de 2002/03 a 2005/06).
JN
BRAGA
Oficializada a saída de Jesualdo Ferreira
Clube emitiu um comunicado a confirmar a rescisão do contrato, agradecendo ainda ao treinador seu o empenho
O Braga oficializou esta segunda-feira, como estava previsto e O JOGO adiantara no domingo, a rescisão do contrato com o treinador Jesualdo Ferreira, depois de chegar a um acordo com o presidente, António Salvador. Além de Jesualdo Ferreira, saem também os treinadores adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira.
"A administração do Sporting de Braga agradece o contributo do professor Jesualdo Ferreira ao clube, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura", lê-se no comunicado emitido pelo clube bracarense.
O JOGO
Oficial: Jesualdo Ferreira já não é treinador do Sp. Braga
As partes chegaram a «acordo para a rescisão amigável do contrato» do treinador
Os responsáveis do Sp. Braga oficializaram a saída de Jesualdo Ferreira, através de comunicado colocado no site oficial.
Segundo a nota informativa, as partes chegaram a «acordo para a rescisão amigável do contrato» do treinador, assim como dos «treinadores-adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira».
MAIS FUTEBOL
Sporting de Braga anuncia saída de Jesualdo Ferreira
Jesualdo Ferreira, de 67 anos, orientava os minhotos pela segunda vez depois de ter treinado a equipa durante três temporadas e meia (de 2002/03 a 2005/06)
O treinador Jesualdo Ferreira deixou o comando técnico do Sporting de Braga depois de chegar a um acordo com o presidente, António Salvador, informou hoje o clube minhoto da I Liga de futebol.
Além de Jesualdo Ferreira, saem também os treinadores adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira, informa o Sporting de Braga num comunicado no seu sítio oficial.
"A administração do Sporting de Braga agradece o contributo do professor Jesualdo Ferreira ao clube, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura", pode ler-se ainda na curta nota.
O desenlace surgiu cerca de 24 horas depois do empate caseiro diante do Arouca (2-2), no sábado, na 20.ª jornada da I Liga de futebol, no fim do qual o treinador foi fortemente contestado pelos adeptos bracarenses.
O técnico tinha um vínculo por mais duas temporadas, mas não resistiu à má temporada dos minhotos, que seguem na sétima posição da tabela classificativa, com os mesmos pontos do oitavo, o Marítimo, e já a nove do quarto, o Estoril.
Os desaires para Jesualdo Ferreira começaram cedo, logo em agosto, com o Sporting de Braga a não conseguir o acesso à fase de grupos da Liga Europa, ao ser eliminado no "play-off" pelos romenos do Pandurii.
No campeonato, apesar do bom início, a equipa foi caindo de produção e soma já nove derrotas, tendo já sido afastada da Taça da Liga.
A equipa continua em prova na Taça de Portugal, na qual vai disputar com o Rio Ave as meias-finais.
SAPO DESPORTO
Jesualdo em Braga: os números da desilusão
Onze derrotas em 30 jogos
O Sporting de Braga de Jesualdo Ferreira perdeu onze jogos, venceu 16 e empatou três vezes.
A equipa bracarense foi afastada pelo Pandurii na Liga Europa, no primeiro grande insucesso da época 2013/14.
Já em fevereiro, o Sporting de Braga caiu na Taça da Liga, nas meias-finais, em Vila do Conde. Um jogo em que a arbitragem foi muito contestada pelo presidente do clube, António Salvador.
O Sporting de Braga continua na Taça de Portugal. Em março e abril discutirá com o Rio Ave o acesso à final do Jamor.
No campeonato, o Sporting de Braga perdeu há muito a ilusão de conseguir o apuramento para a Liga dos Campeões e tem em sério risco o acesso à Liga Europa. Com 20 jornadas, os bracarenses são sétimos, com 27 pontos. Empataram três partidas, ganharam oito e perderam nove. Têm 29 golos marcados e 25 sofridos.
O Sporting de Braga anunciou esta segunda-feira de madrugada a rescisão amigável com o treinador que substituiu José Peseiro no início da época.
MAIS FUTEBOL
Direção oficializa saída de Jesualdo Ferreira
Os responsáveis do SC Braga oficializaram, esta segunda-feira, no «site» do clube, a saída do treinador Jesualdo Ferreira.
Comunicado:
«O SC Braga-Futebol SAD informa que chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador Jesualdo Ferreira e os treinadores-adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira.
Mais se informa que a administração do SC Braga agradece o contributo do professor Jesualdo Ferreira ao Clube, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura.
A administração do SC Braga-Futebol, SAD».
A BOLA
Braga anuncia saída de Jesualdo
Miguel Leal, actual treinador do Penafiel, é apontado como sucessor.
O Sporting de Braga oficializou, esta manhã, a demissão de Jesualdo Ferreira. Numa curta nota publicada no site, os minhotos informam ter chegado a acordo com o treinador para a rescisão amigável do contrato.
Os adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira também deixam o AXA. O empate com o Arouca foi o fim da linha da segunda etapa de Jesualdo, em Braga. O treinador regressou, esta época, ao clube, mas os resultados motivaram a decisão de António Salvador. O Sporting de Braga é sétimo classificado e está a seis pontos da zona europeia.
Miguel Leal, treinador do Penafiel, é o preferido da direcção bracarense. O técnico, de 48 anos, cumpre a segunda época no Estádio 25 de Abril, como técnico principal. O Penafiel está na segunda posição do campeonato.
RR
(http://i.imgur.com/FqG8Gdl.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/BrAyHIl.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/pEARFli.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/wbNnCL4.jpg)
CORREIO DO MINHO
Sp. Braga e Jesualdo: o filme de uma relação estragada
Regresso falhado do professor ao Minho
Jesualdo Ferreira já não é oficialmente treinador do Sp. Braga. O homem que começou a edificação dos «Guerreiros do Minho» regressou ao comando técnico dos arsenalistas, mas a aventura terminou à vigésima jornada. Aposta pessoal de António Salvador, à entrada para o último terço do campeonato os minhotos têm o pior registo da última década.
Jogadores influentes da última época rumaram a outras paragens numa assumida reformulação do plantel. Quim deixou a baliza bracarense para dar o seu lugar a Eduardo. Ao experiente guarda-redes juntaram-se jogadores como Ismaily, Leandro Salino, Douglão, Mossoró ou Hugo Viana que abandonaram o clube. Ao todo, entre o início da época e o mercado de inverno chegaram ao Sp. Braga de Jesualdo Ferreira 17 caras novas.
Ainda assim, uma pré-época de bons resultados aliada ao vasto leque de jogadores que prometiam brilhar deixava antever uma reestruturação segura e estruturada, sem grandes riscos para o clube. Por exemplo, o Sp. Braga venceu o Torneio de Guadiana ao bater o pé a Sporting e a West Ham.
Primeira derrota traduziu-se no adeus à Europa
O arranque oficial da temporada não ficou aquém das espectativas e o Sp. Braga venceu os três primeiros encontros: fora, no reduto do Paços de Ferreira (que havia ficado em terceiro na última temporada roubando precisamente aos minhotos o acesso à Liga dos Campeões), na Roménia diante do Pandurii a contar para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa e no Municipal de Braga na receção ao Belenenses.
A primeira derrota caiu com estrondo em Braga. Um Braga de «Champions» na última época saía prematuramente das competições europeias, sendo eliminado da Liga Europa aos pés do estreante Pandurii.
Mesmo com uma vantagem de um golo trazida da Roménia e um cenário favorável, o Sp. Braga dava indicações daquilo que seria um dos seus «calcanhares d'Aquiles»: os jogos no Municipal de Braga. Foi derrotado em casa e afastado das competições europeias.
Receção ao Sporting a um ponto da liderança
Os Guerreiros compuseram-se da desilusão europeia, e mesmo com uma derrota em Barcelos diante do Gil Vicente chegaram à sexta jornada a apenas um ponto da liderança, mantendo o registo de épocas anteriores. Uma posição confortável e ambiciosa, a fazer jus à tradição recentes do clube.
Novo desaire caseiro, desta feita diante do Sporting do seu antigo treinador, Leonardo Jardim, precipitou uma queda abrupta na tabela classificativa. Um golo de Alan não foi suficiente para evitar a derrota perante os leões que começavam a dar cartas. Fredy Montero logo aos 5 minutos abriu o marcador, Cedric Soares confirmou o triunfo quando faltava quatro minutos para os noventa.
Mesmo a derrota no Municipal de Braga com o Sporting não deixava antever o que veio a seguir. Mais quatro derrotas consecutivas para o campeonato, duas delas em casa, atiraram o Sp. Braga para o meio da tabela batendo um record antigo de derrotas consecutivas no clube.
A visita à Choupana foi infortuna e traduziu-se num regresso à cidade dos arcebispos sem qualquer ponto. Mas o pior estava para vir. Numa dupla jornada caseira, o Sp. Braga ficou de mãos a abanar averbando duas derrotas perante a Académica e o Rio Ave. O ciclo de derrotas ficou completo no Estádio da Luz, com o Sp. Braga em quatro jornadas a cair do segundo lugar para o nono posto da classificação.
Esperança recaiu nas taças...
Com a prestação no campeonato a não tomar o rumo certo, entre triunfos prometedores e resultados pouco favoráveis, a esperança arsenalista de Jesualdo Ferreira começou a recair nas taças. Campeões em título da Taça da Liga, os Guerreiros cerraram fileiras e lançaram-se novamente ao troféu.
Um percurso imaculado, três jogos três vitórias, na fase de grupos colocou o Sp. Braga nas meias-finais diante do Rio Ave. Um jogo polémico afastou o Sp. Braga da final, depois de perder por duas bolas a uma no Estádio dos Arcos em Vila do Conde.
Na Taça de Portugal Jesualdo Ferreira conseguiu colocar o Sp. Braga também nas meias-finais. Gafetense, Olhanense, Arouca, e Desportivo das Aves foram os alvos antes de chegar a nova meia-final, também diante do Rio Ave. Não sem antes se livrarem de novo susto na pedreira ao apenas conseguir ultrapassar o Desportivo das Aves no prolongamento.
Professor nunca conseguiu estabilizar equipa
Está traçado o percurso de Jesualdo Ferreira neste regresso ao S. Braga. em trinta jogos, Jesualdo Ferreira conseguiu 16 vitórias, 3 empates e 11 derrotas. Para trás fica um afastamento precoce da Liga Europa perante um modesto Pandurii e um registo muito intermitente no campeonato. Nunca o Sp. Braga de Salvador esteve tão distante dos lugares europeus. A ânsia de reconquistar a Taça da Liga esfumou-se em Vila do Conde.
Restam dez jornadas para disputar no campeonato, e uma desvantagem de nove pontos para o Estoril e seis para o Nacional da Madeira para dissipar no sentido de chegar aos lugares europeus. A Taça de Portugal poderá ser uma tábua de salvação da época, podendo permitir o apuramento europeu e a disputa do troféu no último jogo da época no Estádio do Jamor.
Fica a certeza de que o professor nunca conseguiu estabilizar uma equipa neste regresso ao Minho. A estrela da companhia é agora Rafa, coadjuvado pelo capitão Alan. No início da época também ele, Rafa, começou intermitente e refém do estatuto de Ruben Micael no centro do terreno. O jovem deambulou pelas alas à espreita de oportunidades. Agora titular, Custódio esteve na porta de saída e na sombra de Mauro.
Lesões e gestão do plantel levaram a que a defesa do Sp. Braga fosse uma autêntica roda-viva. Sobram centrais, o plantel tem seis neste momento, e falta uma defesa consolidada quando já foram utilizados doze jogadores diferentes no setor mais recuado. No ataque as lesões de Éder e o parco rendimento de Edinho levaram às contratações de Rusescu e Erick Moreno no mercado de inverno
Jesualdo Ferreira deixa o comando técnico do Sp. Braga debaixo de grande contestação por parte dos adeptos e depois do pior momento da época. Às derrotas em Vila do Conde, que valeu o afastamento da Taça da Liga, seguiu-se novo desaire no Estoril a contar para o campeonato. Sempre que averbara duas derrotas consecutivas o Braga respondia com um triunfo. Com a paciência dos adeptos a esgotar-se, a receção ao Arouca tornou-se numa prova de fogo. O Sp. Braga conseguiu empatar já para lá dos noventa.
MAIS FUTEBOL
Jesualdo sai, Fonseca fica
Jesualdo Ferreira chegou a acordo com o Sporting de Braga para deixar o clube, mas Pinto da Costa continua a segurar Paulo Fonseca no FC Porto.
O acordo já tinha sido consumado domingo à noite, mas só esta manhã foi oficializado, através de um comunicado publicado no site do clube. "O SC Braga-Futebol SAD informa que chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador Jesualdo Ferreira e os treinadores-adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira", lê-se na nota.
O empate caseiro do 7.º classificado perante o Arouca (2-2), este fim de semana, foi a gota de água na posição já periclitante de Jesualdo Ferreira em Braga, para onde voltou no início desta época, com um contrato de três anos, depois de sair do Sporting.
"Mais se informa que a administração do SC Braga agradece o contributo do professor Jesualdo Ferreira ao clube, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura", pode ler-se ainda no comunicado bracarense.
Fonseca "rouba" marca de Jesualdo
O líder dos "arsenalistas", António Salvador, procura agora substituto para o técnico de 67 anos, que, curiosamente, também foi várias vezes mencionado domingo à noite devido à sua ligação com o FC Porto entre 2006 e 2010. Era de Jesualdo Ferreira a última derrota dos portistas em casa para o campeonato, a 25 de outubro de 2008, mas, cinco anos e 81 jogos depois, Paulo Fonseca 'roubou' a marca negativa.
Tal como Jesualdo, que era mal amado pelos adeptos, o atual treinador do FC Porto passou ontem a ser um homem só, após a derrota perante o Estoril, entre gritos de "Fonseca, c., pede a demissão" e "vocês são uma vergonha", provenientes das bancadas do Dragão.
Após a partida, na flash interview, o ex-técnico do Paços de Ferreira já abria a porta de saída, dizendo que iria ter "uma conversa" com Pinto da Costa, mas o tom mudou alguns minutos depois, já na sala de imprensa, onde afinal dizia que iria debater apenas as ideias "habituais a seguir a um jogo" com o presidente portista.
Avanços e recuos
Mais tarde, Pinto da Costa negou que Fonseca tivesse posto o lugar à disposição, mas não quis alongar-se em mais comentários com os jornalistas sobre essa questão, chegando a exaltar-se com um repórter, antes da intervenção de Rui Cerqueira, diretor de comunicação dos portistas.
O presidente do FC Porto, que segura, para já, Fonseca no Dragão, só se dirigiu aos jornalistas na noite de ontem para dizer que "os ratos é que fogem", referindo-se à intenção da polícia de fazer com que os jogadores portistas saíssem do estádio por uma estrada em sentido proibido, de forma a evitar alguns adeptos que protestavam pela derrota da equipa.
"Nós não fugimos, não temos medo. Saímos daqui agora como poderíamos sair daqui a 10 horas ou amanhã, mas nunca a fugir de quem quer que seja", disse o líder. Resta saber se quinta-feira, em Frankfurt, em jogo decisivo para as aspirações do FC Porto na Liga Europa (depois de ter empatado em casa na 1ª mão, por 2-2), Pinto da Costa deixará "fugir" Paulo Fonseca, em caso de resultado negativo.
EXPRESSO
Fernando Couto e Jorge Vital à frente da equipa
"ADJUNTOS DA CASA" SUCEDEM A JESUALDO
A equipa do Sporting Braga será orientada por Fernando Couto e Jorge Vital, dois "adjuntos da casa" que integravam a equipa técnica chefiada por Jesualdo Ferreira, que deixou o cargo na noite de domingo.
A dúvida que subsiste tem que ver com o tipo de decisão tomada pelo presidente António Salvador. Ou seja, se Couto e Vital, treinador de guarda-redes, ficam até final da temporada, ou constituem uma solução de transição.
RECORD
António Salvador reunido com adjuntos Fernando Couto e Jorge Vital
O presidente do SC Braga, António Salvador, está reunido com o adjunto Fernando Couto e o treinador de guarda-redes Jorge Vital.
O SC Braga tem treino marcado para as 16 horas, altura em que irá iniciar a preparação para a deslocação ao terreno do Sporting, em jogo da 21.ª jornada da Liga portuguesa.
A BOLA
BRAGA
Couto e Vital reuniram com Salvador
Presidente passou a manhã no AXA, com os adjuntos da casa, que vão orientar o primeiro treino após a saída de Jesualdo Ferreira, ainda sem sucesso
Depois de ter chegado a acordo para a rescisão do contrato do treinador Jesualdo Ferreira, às duas da madrugada, o presidente do Braga, António Salvador, passou a manhã desta segunda-feira no AXA, onde reuniu, bem cedo, com os adjuntos da casa: Fernando Couto e Vital orientam o treino desta tarde.
Confrontado com a hipótese de ser esta dupla a dirigir a equipa, na próxima jornada, diante do Sporting, o dirigente apenas sorriu, sem revelar quem será o sucessor de Jesualdo Ferreira. "Serão informados na devida altura", respondeu aos jornalistas, ao abandonar o estádio, às 11h45, bem disposto, apesar das escassas horas de sono, uma vez que, revelou, "a rescisão com Jesualdo Ferreira só ficou consumada às 2h10".
Depois de ter oficializado o fim do contrato com a equipa técnica de Jesualdo Ferreira - com ele saem os adjuntos Rui Almeida e Nuno Almeida - o Braga tem marcado para as 16 horas o primeiro treino após o empate (2-2) com o Arouca, que precipitou a saída do treinador.
O JOGO
António Salvador ainda estuda alternativas a Jesualdo Ferreira
Depois da reunião com os adjuntos Fernando Couto e Jorge Vital, o presidente do SC Braga, António Salvador, afirmou que ainda não escolheu o sucessor de Jesualdo Ferreira, que foi afastado do comando técnico.
António Salvador recordou que a decisão da sua saída só ficou tomada às 2.10 da madrugada e que queria que Jesualdo Ferreira continuasse, pelo que nesta altura não tem novidades.
A BOLA
SC Braga precisa de um treinador ambicioso
António Duarte, antigo diretor do SC Braga, revelou em declarações ao jornalista Eduardo Gonçalves da Antena 1 que o novo treinador do SC Braga de preferência "deve ser português trabalhador e ambicioso".
O ex-dirigente dos bracarenses viu como natural a saída de Jesualdo Ferreira do comando técnico da equipa minhota porque quebrou a empatia necessária entre a massa associativa e o técnico.
Jesualdo Ferreira já não é treinador do clube. Uma saída que começou a ser anunciada no sábado depois do empate caseiro dos "arsenalistas" do MInho com o Arouca a duas bolas.
A rescisão foi oficializada durante esta madrugada num comunicado que dá conta da quebra de contrato. Uma rescisão amigável de toda a equipa técnica.
António Duarte constatou que "a Jesualdo Ferreira pedia-se no novo ciclo do futebol bracarense melhores resultados e exibições. Pedia-se que desse o seu cunho pessoal ao grupo".
Sobre o perfil aconselhável para o novo técnico sintetizou-o assim: "Um treinador experiente com competência identificada e ambição".
RTP
BRAGA
Jesualdo despede-se do plantel
Depois de ter chegado a acordo para a rescisão do contrato, o treinador estará esta segunda-feira no AXA, para o adeus aos jogadores
Jesualdo Ferreira já não é treinador do Braga, mas, não abandonará o clube sem se despedir dos jogadores com quem trabalhou nos últimos meses. A rescisão foi acordada na madrugada desta segunda-feira, depois de um domingo de folga particularmente amargo, na ressaca do empate caseiro (2-2) com o Arouca, mas, ainda não será hoje que o técnico abandonará a rotina desta temporada, que o conduziu diariamente ao AXA. Antes do treino, marcado para as 16 horas, Jesualdo Ferreira estará pela última vez no balneário, para se despedir dos jogadores. Depois, no relvado, o trabalho será dirigido por Fernando Couto e Vital, os adjuntos que permanecem no clube.
O Braga ocupa o sétimo lugar da I Liga, a seis pontos do quinto, o último dos que garantem acesso às competições europeias.
O JOGO
Jesualdo Ferreira vai esta tarde despedir-se do plantel
O antigo treinador do SC Braga, Jesualdo Ferreira, irá esta tarde despedir-se dos seus ex-jogadores.
O SC Braga vai regressar, às 16 horas, ao trabalho e os adjuntos Fernando Couto e Jorge Vital vão orientar a sessão.
A BOLA
Aposta recai em Domingos Paciência ou Vítor Pereira
ANTÓNIO SALVADOR TRABALHA PARA SUBSTITUIR JESUALDO
Enquanto Jesualdo Ferreira se despede neste momento dos jogadores do Sp. Braga, António Salvador já aponta baterias para a sucessão. Fernando Couto e Jorge Vital são os técnicos que permanecem em funções e tudo indica que é provisório, uma vez que o presidente do Sp. Braga está apostado em contratar um destes dois nomes: Domingos Paciência ou Vítor Pereira.
O processo vai demorar ainda alguns dias, até porque tratam-se de dois treinadores que estão neste momento ocupados. Domingos Paciência, como se sabe, foi recentemente para a Turquia, onde orienta o Kayserispor, enquanto que Vítor Pereira se encontra na aventura na Arábia, ao serviço do Al-Ahli Jeddah com quem tem um contrato milionário, algo que poderá ser, obviamente, um entrave ao seu regresso ao futebol português. No que concerne a Domingos Paciência, a possibilidade acaba por ser mais credível porque se trata de um técnico que ficou na história do Sp. Braga e terá obviamente suporte e apoio totais e inequívocos dos adeptos, pois foi o treinador que conseguiu levar a equipa à final da Liga Europa em Dublin, com o FC Porto, em 2010/2011. Além disso, também é dele a melhor posição no campeonato nacional com o segundo lugar na época anterior.
Estas são as duas hipóteses em que Salvador está a trabalhar mas naturalmente o presidente já terá alternativas no caso de as duas falharem, sendo praticamente uma certeza que será Fernando Couto a orientar a equipa no jogo de Alvalade, no próximo sábado.
RECORD
Domingos Paciência e Vítor Pereira hipóteses para substituir Jesualdo Ferreira
Os treinadores Domingos Paciência e Vitória Pereira (Al-Ahli) estão na linha da frente para sucederem a Jesualdo Ferreira no comando técnico do SC Braga.
Entre estes dois treinadores, Domingos Paciência terá mais hipóteses, isto porque o SC Braga para contratar Vítor Pereira teria de indemnizar o Al-Ahli.
A BOLA
Fernando Couto e Jorge Vital orientaram treino de hoje do Sp. Braga
Fernando Couto e Jorge Vital vão orientar o treino de hoje à tarde da equipa de futebol do Sporting de Braga, depois a rescisão de contrato com o treinador Jesualdo Ferreira e restante equipa técnica.
O clube minhoto da I Liga de futebol oficializou hoje a saída de Jesualdo Ferreira e dos treinadores adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira.
Fonte do clube revelou à agência Lusa que caberá a Fernando Couto e Jorge Vital (treinador dos guarda-redes), únicos elementos da equipa técnica que não saíram, darem o treino ao plantel, o primeiro depois do empate caseiro diante do Arouca (2-2), no sábado, que precipitou a saída de Jesualdo Ferreira.
Fernando Couto, de 44 anos e antigo "capitão" da seleção portuguesa, integrou a equipa técnica de José Peseiro, na última época, e já foi diretor desportivo dos "arsenalistas" em 2010/11 e 2011/12.
Jorge Vital tem 52 anos e é já um homem da "casa". Antigo guarda-redes, Vital está no Sporting de Braga desde 2001/02, tendo interrompido a ligação com os minhotos em 20011/12 quando acompanhou Domingos Paciência para o Sporting.
A dúvida permanece sobre se será esta dupla a orientar a equipa no jogo com o Sporting, no sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, da 21.ª jornada da I Liga.
LUSA
SP. BRAGA
Vítor Pereira e Domingos na linha de sucessão a Jesualdo
Miguel Leal, actual treinador do Penafiel, também integra o lote de preferências de António Salvador
Vítor Pereira e Domingos Paciência estão, ao que Bola Branca apurou, na lista de potenciais sucessores a Jesualdo Ferreira, no Sporting de Braga. Os dois conceituados treinadores juntam-se a Miguel Leal, do Penafiel, no rol de candidatos.
António Salvador procura solucionar, com rapidez, mas com precisão, o vazio técnico no comando da equipa. Curiosamente, os três nomes citados estão no activo. Vítor Pereira, actual campeão nacional, é treinador do Al-Ahli da Arábia Saudita. Domingos Paciência assumiu, recentemente, cargo no Kayserispor da Turquia. Miguel Leal está a treinar o Penafiel, na II Liga Portuguesa.
A experiência dos dois primeiros em clubes de grande dimensão pode pesar na altura de fazer a escolha, mas a boa carreira de Miguel Leal e a ambição que tem demonstrado, a par da maior disponibilidade que tem para assumir o projecto bracarense, são também factores ponderados por António Salvador.
O caso de Domingos é mais especial, uma vez que o treinador já fez história em Braga. Levou o clube à final da Liga Europa, ao segundo lugar no campeonato e à fase de grupos da Liga dos Campeões.
RR
Falta "paciência" em Braga
António Conceição, antigo defesa e ex-técnico da equipa B dos arsenalistas, avalia o momento do clube
A saída de Jesualdo Ferreira de Braga constitui mais um momento de instabilidade no comando técnico da equipa arsenalista.
O treinador deixou o Sp. Braga na sétima posição do campeonato, afastado das provas europeias e da Taça da Liga, cujo troféu detém. Resta-lhe lutar pela Taça de Portugal e por um lugar que dê acesso à UEFA na próxima época.
De acordo com António Conceição, antigo defesa bracarense e ex-treinador da equipa B do clube, "tem que haver uma política que permita continuar o sucesso" recente.
"Há que continuar a acreditar que, mesmo com uma época menos feliz, o Sp. Braga pode lutar pelos títulos. No futebol, às vezes, há pouca paciência", sublinha Toni, nestas declarações a Bola Branca, horas após o anúncio oficial da saída de Jesualdo Ferreira do emblema minhoto.
O treinador despede-se esta tarde dos jogadores. Bola Branca sabe que Vítor Pereira, Domingos Paciência e Miguel Leal são, neste momento, hipóteses para ocupar o cargo deixado vago.
RR
Sp. Braga procura treinador, Fernando Couto orienta equipa
Antigo internacional português sucede interinamente a Jesualdo
O Sporting Braga treina na tarde desta segunda-feira sob as ordens de Fernando Couto e Jorge Vital, os dois únicos adjuntos que não saíram com Jesualdo Ferreira. Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira acompanharam o treinador na saída.
Fernando Couto tem 44 anos e integrou também a equipa técnica de José Peseiro na última época. Entre 2010 e 2012 foi diretor desportivo dos arsenalistas.
Jorge Vital, de 52 anos, é um homem da casa e o responsável pelo trabalho dos guarda-redes. Está em Braga desde 2001/02, mas na época 2011/12 acompanhou Domingos Paciência no Sporting.
Curiosamente, o nome de Domingos Paciência é um dos mais falados em Braga nesta altura. O atual treinador do Kayserispor levou o clube à final da Liga Europa e agrada a grande parte da direção. Vítor Pereira (Al Ahli) e Miguel Leal (Penafiel) são outros candidatos.
MAIS FUTEBOL
Fernando Couto e Jorge Vital orientaram treino de hoje do Sp. Braga
Fernando Couto e Jorge Vital vão orientar o treino de hoje à tarde da equipa de futebol do Sporting de Braga, depois a rescisão de contrato com o treinador Jesualdo Ferreira e restante equipa técnica.
O clube minhoto da I Liga de futebol oficializou hoje a saída de Jesualdo Ferreira e dos treinadores adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira.
Fonte do clube revelou à agência Lusa que caberá a Fernando Couto e Jorge Vital (treinador dos guarda-redes), únicos elementos da equipa técnica que não saíram, darem o treino ao plantel, o primeiro depois do empate caseiro diante do Arouca (2-2), no sábado, que precipitou a saída de Jesualdo Ferreira.
Fernando Couto, de 44 anos e antigo "capitão" da seleção portuguesa, integrou a equipa técnica de José Peseiro, na última época, e já foi diretor desportivo dos "arsenalistas" em 2010/11 e 2011/12.
Jorge Vital tem 52 anos e é já um homem da "casa". Antigo guarda-redes, Vital está no Sporting de Braga desde 2001/02, tendo interrompido a ligação com os minhotos em 20011/12 quando acompanhou Domingos Paciência para o Sporting.
A dúvida permanece sobre se será esta dupla a orientar a equipa no jogo com o Sporting, no sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, da 21.ª jornada da I Liga.
FUTEBOL 365
Fernando Couto e Jorge Vital orientam treino do Sporting de Braga
Fernando Couto e Jorge Vital vão orientar o treino desta segunda-feira à tarde da equipa de futebol do Sporting de Braga, depois a rescisão de contrato com o treinador Jesualdo Ferreira e restante equipa técnica.
Fonte do clube revelou à agência Lusa que caberá a Fernando Couto e Jorge Vital (treinador dos guarda-redes), únicos elementos da equipa técnica que não saíram, darem o treino ao plantel, o primeiro depois do empate caseiro diante do Arouca (2-2), no sábado, que precipitou a saída de Jesualdo Ferreira.
Fernando Couto, de 44 anos e antigo "capitão" da seleção portuguesa, integrou a equipa técnica de José Peseiro, na última época, e já foi diretor desportivo dos "arsenalistas" em 2010/11 e 2011/12.
Jorge Vital tem 52 anos e é já um homem da "casa". Antigo guarda-redes, Vital está no Sporting de Braga desde 2001/02, tendo interrompido a ligação com os minhotos em 20011/12 quando acompanhou Domingos Paciência para o Sporting.
A dúvida permanece sobre se será esta dupla a orientar a equipa no jogo com o Sporting, no sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, da 21.ª jornada da I Liga.
JN
BRAGA
Domingos pode suceder a Jesualdo
Contrato com os turcos do Kayserispor não será obstáculo difícil de contornar para regressar ao AXA, onde está no topo das prioridades de Salvador
Domingos Paciência é o primeiro nome na lista dos potenciais sucessores de Jesualdo Ferreira no comando do Braga. Fazer regressar ao AXA o atual treinador do Kayserispor (Turquia), que conduziu o clube à melhor classificação de sempre (segundo lugar, em 2009/10, e à final da Liga Europa, em 2010/11) é a prioridade do presidente António Salvador. A Rádio Renascença avançou com o nome de Vítor Pereira, mas, o técnico que conduziu o FC Porto aos últimos títulos poderá estar para lá do alcance do Braga.
Tal como Jesualdo Ferreira, que acordou a rescisão do contrato, na madrugada desta segunda-feira, na sequência do empate (2-2) com o Arouca, que deixou o Braga a seis pontos dos lugares europeus do campeonato, também Domingos Paciência possui no currículo um conhecimento profundo da estrutura do AXA, onde trabalhou em 2009/10 e em 2010/11. Atualmente a treinar o último classificado da liga turca, o antigo goleador do FC Porto e da Seleção Nacional não terá, sabe O JOGO, dificuldade em desvincular-se do Kayserispor: o contrato não prevê qualquer cláusula de rescisão com o clube que encontrou já no fundo da tabela, há cinco jornadas.
A situação de Vítor Pereira é diferente, pois, para além de um contrato milionário com o Al-Ahli Jeddah, está a discutir o título e será bem mais complicado interromper, neste momento, o vínculo com o emblema da Arábia Saudita.
Enquanto António Salvador trata de negociar a contratação do sucessor de Jesualdo Ferreira, a equipa regressa ao trabalho, esta tarde, sob a orientação de Fernando Couto, o adjunto que poderá levar esta tarefa interina até ao próximo jogo, com o Sporting.
O JOGO
Fernando Couto e Jorge Vital orientam treino de hoje do Sporting de Braga
Fernando Couto e Jorge Vital vão orientar o treino de hoje à tarde da equipa de futebol do Sporting de Braga, depois a rescisão de contrato com o treinador Jesualdo Ferreira e restante equipa técnica.
O clube minhoto da I Liga de futebol oficializou hoje a saída de Jesualdo Ferreira e dos treinadores adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira.
Fonte do clube revelou à agência Lusa que caberá a Fernando Couto e Jorge Vital (treinador dos guarda-redes), únicos elementos da equipa técnica que não saíram, darem o treino ao plantel, o primeiro depois do empate caseiro diante do Arouca (2-2), no sábado, que precipitou a saída de Jesualdo Ferreira.
EXPRESSO
SC Braga pensa em Domingos Paciência e em Vítor Pereira
Depois de consumada a saída de Jesualdo Ferreira do comando técnico dos bracarenses, António Salvador está já em campo para encontrar rapidamente o substituto do Professor.
Depois de, num primeiro momento, Miguel Leal ser o nome mais forte para a sucessão, eis que agora a Renascença avança com a possibilidade de Domingos Paciência e de Vítor Pereira também receberem abordagens.
No caso de Domingos Paciência, que está atualmente no Kayserispor, onde ainda só ganhou um jogo em cinco possíveis, tratar-se-ia de um regresso a um local onde foi feliz, entre 2009 e 2011, altura em que conseguiu um segundo lugar e uma presença inédita na final da Liga Europa.
Bem mais difícil seria a hipótese Vítor Pereira, treinador bicampeão pelo FC Porto e que rumou à Arábia Saudita para treinar o Al-Ahli Jeddah, com quem tem contrato milionário e válido por mais uma época.
ZEROZERO
Domingos Paciência pode suceder a Jesualdo
Jesualdo Ferreira deixou o cargo de treinador este domingo
Domingos Paciência, atualmente nos turcos do Kayserispor, é o preferido para suceder a Jesualdo Ferreira no cargo de treinador do Sporting de Braga.
De acordo com o jornal O Jogo, a desvinculação de Domingos ao clube turco, já que o contrato não prevê cláusula de rescisão.
Domingos esteve duas temporadas no SC Braga, tendo levado a equipa a uma inédita final europeia em 2011. Deixou os bracarenses nesse ano para ingressar no Sporting.
SAPO DESPORTO
Nem o tempo salvou Jesualdo
TÉCNICO SÓ AGUENTOU 20 JORNADAS
A segunda experiência de Jesualdo Ferreira no Sp. Braga não foi feliz. O técnico, amigo pessoal do presidente António Salvador, larga os arsenalistas no sétimo lugar da tabela, aquém daquilo que fez aquando da primeira passagem pelos minhotos. O professor pediu tempo no início da temporada mas 20 jornadas esgotaram o prazo de validade da sua ligação ao clube.
RECORD
SC Braga precisa de um treinador ambicioso
António Duarte, antigo diretor do SC Braga, revelou em declarações ao jornalista Eduardo Gonçalves da Antena 1 que o novo treinador do SC Braga de preferência "deve ser português trabalhador e ambicioso".
O ex-dirigente dos bracarenses viu como natural a saída de Jesualdo Ferreira do comando técnico da equipa minhota porque quebrou a empatia necessária entre a massa associativa e o técnico.
Jesualdo Ferreira já não é treinador do clube. Uma saída que começou a ser anunciada no sábado depois do empate caseiro dos "arsenalistas" do MInho com o Arouca a duas bolas.
A rescisão foi oficializada durante esta madrugada num comunicado que dá conta da quebra de contrato. Uma rescisão amigável de toda a equipa técnica.
António Duarte constatou que "a Jesualdo Ferreira pedia-se no novo ciclo do futebol bracarense melhores resultados e exibições. Pedia-se que desse o seu cunho pessoal ao grupo".
Sobre o perfil aconselhável para o novo técnico sintetizou-o assim: "Um treinador experiente com competência identificada e ambição".
RTP
Sporting de Braga e Paços de Ferreira 'retomam chicotadas'
Com um interregno de seis jornadas, as "chicotadas psicológicas" regressaram ao futebol português, desta feita com as saídas de Jesualdo Ferreira no Sporting de Braga e Henrique Calisto no Paços de Ferreira.
Esta foi a segunda passagem de Jesualdo Ferreira pelos "arsenalistas" e com menos sucesso do que na primeira, quando representou os minhotos entre 2002/03 e 2005/06.
O primeiro revés de Jesualdo nesta passagem pelo Braga ocorreu logo na pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, quando foi eliminado pelos romenos do Pandurii, seguindo-se uma temporada muito abaixo das expetativas, com a equipa a ocupar apenas o sétimo posto da prova, já está eliminada da Taça da Liga, da qual é detentora do título, e apenas mantém algumas esperanças na Taça de Portugal, em que vai disputar as meias-finais frente ao Rio Ave.
A 20.ª ronda foi igualmente negativa para Henrique Calisto, que foi despedido do Paços de Ferreira depois de ter sido goleado no domingo pelo Vitória de Setúbal por 4-0.
Esta foi a segunda "chicotada" na formação pacense na presente temporada, depois de Costinha ter "caído" na oitava jornada, sendo rendido por Calisto.
O primeirol treinador a sair devido aos maus resultados foi José Mota, no Vitória de Setúbal, tendo sido rendido, após a sétima jornada, por José Couceiro.
Seguiram-se, na ronda seguinte, as saídas de Abel Xavier (Olhanense) e Paulo Alves (Paços de Ferreira), que foram rendidos por Paulo Alves e Henrique Calisto, respetivamente.
Após um interregno de seis jornadas, o "chicote" voltou a estalar à 14.ª ronda, com o Olhanense a protagonizar nova alteração de técnico, fazendo sair Paulo Alves e promovendo a entrada do italiano Giuseppe Galderisi.
Entretanto, o Belenenses viu-se obrigado a trocar de treinador, depois de o holandês Mitchell van der Gaag ter sido vítima de problemas cardíacos.
Depois de algum tempo em que van der Gaag comandou a equipa apenas nos treinos, Marco Paulo assumiu definitivamente os "azuis" do Restelo a 23 de janeiro, depois de o técnico holandês ter decidido sair.
LUSA
José Alberto Costa deixa comando da equipa B
O SC Braga informou chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador da equipa B, José Alberto Costa. Em comunicadom a SAD «agradeceu ao técnico o contributo e empenho que foi prestado ao clube.»
O comando da formação secundária do SC Braga - que ocupa atualmente o 17.º lugar na Liga 2 - será entregue, de forma interina, a Vítor Castanheira, antigo adjunto de Costa e que está também a colaborar com Fernando Couto na equipa principal.
A BOLA
Comunicado: José Alberto Costa
O SC Braga-Futebol SAD informa que chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador da equipa B, José Alberto Costa, aproveitando para agradecer ao técnico o contributo e empenho que foi prestado ao Clube e desejando as maiores felicidades na sua carreira futura.
Mais se informa que o comando técnico do SC Braga B será entregue, de forma interina, ao treinador Vítor Castanheira.
A admnistração do SC Braga-Futebol, SAD
SCBraga
José Alberto Costa também rescinde
Depois de Jesualdo Ferreira, foi a vez do treinador da equipa B deixar o clube minhoto
Um dia depois de avançada a informação de que Jesualdo Ferreira deixa o comando técnico do Braga, foi a vez de José Alberto Costa rescindir amigavelmente com o clube minhoto. O treinador, recorde-se, chegou ao clube no início da atual temporada, tendo orientado a equipa B arsenalista, atualmente no 16ª lugar da II Liga.
"O SC Braga-Futebol SAD informa que chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador da equipa B, José Alberto Costa, aproveitando para agradecer ao técnico o contributo e empenho que foi prestado ao Clube e desejando as maiores felicidades na sua carreira futura. Mais se informa que o comando técnico do SC Braga B será entregue, de forma interina, ao treinador Vítor Castanheira", informou o Braga num comunicado colocado no site oficial.
O JOGO
Sp. Braga também rescinde com treinador da equipa B
José Alberto Costa passa testemunho a Vítor Castanheira.
Depois de Jesualdo Ferreira, o Sp. Braga também rescindiu com José Alberto Costa, responsável técnico pela equipa B.
Leia o comunicado:
«O SC Braga-Futebol SAD informa que chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador da equipa B, José Alberto Costa, aproveitando para agradecer ao técnico o contributo e empenho que foi prestado ao Clube e desejando as maiores felicidades na sua carreira futura.
Mais se informa que o comando técnico do SC Braga B será entregue, de forma interina, ao treinador Vítor Castanheira.
A admnistração do SC Braga-Futebol, SAD»
MAIS FUTEBOL
José Alberto Costa deixa SC Braga B
Um dia após ter sido acertada a saída de Jesualdo Ferreira do comando técnico do SC Braga, os bracarenses anunciaram a rescisão amigável com José Alberto Costa, treinador que tinha assumido o SC Braga B no início da temporada.
José Alberto Costa sai do SC Braga ao fim de 31 jornadas, deixando os arsenalistas no 16º lugar com 38 pontos, frutos de 11 vitórias, cinco empates e 15 derrotas.
Agora, o treinador de 60 anos vai ser substituído interinamente por Castanheira, ex-jogador do SC Braga e que até hoje era adjunto do treinador que agora saiu.
ZEROZERO
Sporting de Braga e treinador da equipa B também rescindem
O Sporting de Braga e o treinador da equipa B, José Alberto Costa, rescindiram hoje o contrato, informou o clube minhoto de futebol.
Numa nota publicada no seu sítio oficial, a SAD "arsenalista" revela ter chegado a "acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador da equipa B, José Alberto Costa, aproveitando para agradecer ao técnico o contributo e empenho que foi prestado ao clube e desejando as maiores felicidades na sua carreira futura".
A equipa, 17.ª classificada da II Liga, será entregue, interinamente, ao treinador Vítor Castanheira, até agora adjunto de José Alberto Costa e antigo jogador do clube.
EXPRESSO
SAD e José Alberto Costa rescindem contrato
DE FORMA AMIGÁVEL
As mudanças na estrutura técnica do Sp. Braga resvalaram também à equipa B e a SAD minhota informou através de comunicado um acordo para a rescisão amigável do contrato de José Alberto Costa, treinador da formação secundária. Em comunicado, a SAD agradece ao técnico "o contributo e empenho que foi prestado ao clube", sendo que José Alberto Costa chegou a Braga, recorde-se, pela mão de Jesualdo Ferreira e para fazer a "ponte" entre os dois grupos profissionais do clube.
O comando da equipa B está entregue a Vítor Castanheira, antigo adjunto de José Alberto Costa e que agora também a colaborar com Fernando Couto no plantel principal nesta fase de transição.
RECORD
José Alberto Costa deixa comando da equipa B
O SC Braga informou chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador da equipa B, José Alberto Costa. Em comunicadom a SAD «agradeceu ao técnico o contributo e empenho que foi prestado ao clube.»
O comando da formação secundária do SC Braga - que ocupa atualmente o 17.º lugar na Liga 2 - será entregue, de forma interina, a Vítor Castanheira, antigo adjunto de Costa e que está também a colaborar com Fernando Couto na equipa principal.
A BOLA
Sporting de Braga e treinador da equipa B também rescindem
O Sporting de Braga e o treinador da equipa B, José Alberto Costa, rescindiram hoje o contrato, informou o clube minhoto de futebol.
Numa nota publicada no seu sítio oficial, a SAD "arsenalista" revela ter chegado a "acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador da equipa B, José Alberto Costa, aproveitando para agradecer ao técnico o contributo e empenho que foi prestado ao clube e desejando as maiores felicidades na sua carreira futura".
A equipa, 17.ª classificada da II Liga, será entregue, interinamente, ao treinador Vítor Castanheira, até agora adjunto de José Alberto Costa e antigo jogador do clube.
A rescisão com o treinador da equipa secundária surge no mesmo dia da do técnico da equipa principal, Jesualdo Ferreira.
LUSA
DOMINGOS PACIÊNCIA A O JOGO
"Não vou para o Braga"
Atual treinador do Kayserispor foi o primeiro nome de potenciais sucessores de Jesualdo Ferreira
Caiu por terra a possibilidade de Domingos Paciência regressar ao Braga, agora para render Jesualdo Ferreira. O atual treinador do Kayserispor não pretende deixar o clube turco e sublinhou isso mesmo em declarações exclusivas a O JOGO.
"Sei que durante todo o dia o meu nome foi associado ao Braga, mas garanto que não vou sair daqui. Foi o projeto que me apresentaram e que quero levar até ao fim. Sou muito bem tratado aqui, quero dar uma resposta positiva. Não vou para o Braga", sublinhou Domingos Paciência.
O JOGO
«Continuo na Turquia» - Domingos Paciência
O Kayserispor, clube orientado por Domingos Paciência, negou ao treinador português qualquer possibilidade de sair. Contratato há mês e meio, o trabalho de Domingos é apreciado pelo emblema turco, pelo que a hipótese de o treinador suceder a Jesualdo Ferreira está praticamente descartada, apesar da vontade manifestada pela SAD minhota. «Vou continuar na Turquia e no projeto que abracei em janeiro», declarou Domingos Paciência, a A BOLA.
Perante este desfecho, o SC Braga vai procurar outras soluções para o comando da equipa.
A BOLA