Sp. Braga prepara deslocação à Madeira
De teste de fogo a 'caldeirão' bracarense. O Estádio dos Barreiros, casa do Marítimo, vai receber o Sp. Braga, esta quinta-feira, em jogo da 14.ª jornada da I Liga, equipa que nos últimos anos tem tido supremacia nos duelos disputados na Madeira.
Depois de vários anos de hegemonia da equipa madeirense em casa, os últimos quatro duelos são de afirmação dos arsenalistas que, apesar da estatística a favor do Marítimo, têm trazido sempre vitórias de cada vez que vão ao 'caldeirão'.
Em termos gerais, os dados estatísticos estão do lado madeirense - com 14 vitórias em 33 duelos disputados entre as duas equipas nos Barreiros - contudo, a história das últimas cinco temporadas mudou o cenário.
As 14 vitórias do Marítimo foram todas conquistadas antes de 2008/09, altura que marca a mudança de paradigma: desde então, as viagens ao Funchal têm sido bem mais saborosas para os guerreiros do Minho.
Na época 2008/09, registou-se um empate sem golos. Desde então, o domínio tem sido vermelho e branco à Braga: três triunfos por 2-1, entre as épocas 2009/10 e 2011/2012, e uma vitória por 2-0 na última temporada. Em Outubro do ano passado, o Sp. Braga venceu com um bis de Éder e confirmou a tendência registada desde 2008.
Na quinta-feira, o teste volta a ser de fogo, mas desta vez com a história recente a ajudar a elevar a moral e confiança.
CORREIO DO MINHO
UM CENTRAL À MEDIDA DE JESUALDO FERREIRA
ANDRÉ PINTO>>Defesa está livre e já há conversações no sentido de o agarrar. Será a terceira experiência com o professor
Jesualdo Ferreira estabeleceu como prioridade a contratação de um central e António Salvador satisfez-lhe o desejo ao assegurar Kadu, ex-Vitória da Bahía. No entanto, a SAD do Braga manteve-se atenta ao mercado e, ao tomar conhecimento da desvinculação de André Pinto dos gregos do Panathinaikos, não perdeu tempo em avançar para a contratação do português, que poderá chegar ao AXA já na reabertura do mercado. A operação é vista como uma daquelas oportunidades de negócio imperdíveis, uma vez que o defesa tem apenas 24 anos, uma margem de progressão considerável e, acima de tudo, não implicará custos para a sociedade.
(http://img30.imageshack.us/img30/6484/ev4g.jpg)
Os termos do contrato que poderá ligar as duas partes já estão a ser discutidos e, se as negociações forem bem-sucedidas, possibilitarão a André Pinto trabalhar novamente com Jesualdo Ferreira. Será a terceira vez que o central e o professor se cruzarão no mesmo clube, depois das experiências no FC Porto e no Panathinaikos. Aliás, foi Jesualdo o responsável pela chamada do internacional jovem português aos trabalhos da primeira equipa dos dragões, na época de 2007/08, bem como pelo seu ingresso no clube de Atenas, em 2012.
A confiança que Jesualdo Ferreira deposita em André Pinto é, para Zeca, uma vantagem para o central. "O professor conhece bem o André [Pinto] e sabe o que pode esperar dele. Ele sabe que, apesar de o André ainda não ter jogado esta época, precisará apenas de um ou dois jogos para ganhar ritmo, porque treinou sempre com a equipa principal", sustentou a O JOGO o capitão do Panathinaikos, que aponta várias qualidades ao ex-colega. "É um bom defesa, marca bem, tem um bom jogo de cabeça e uma boa capacidade de passe. Julgo que poderá ajudar muito o Braga, que tem tido azar com as lesões dos centrais", rematou.
Acompanhado desde o verão
A possibilidade de André Pinto se transferir para o Braga não é nova. O central já esteve para rumar ao AXA no mercado de verão, mas, na altura, não conseguiu desvincular-se do Panathinaikos. O processo só foi concluído recentemente, depois de o internacional jovem português ter alegado salários em atraso, motivados pelas dificuldades financeiras dos gregos. A vontade de sair, de resto, esteve na origem da falta de jogos na primeira metade da época.
OPÇÕES CENTRAIS
SANTOS
Depois de ter começado a época no banco, conquistou a titularidade com a lesão de Paulo Vinícius e já leva três golos em 16 jogos. Foi decisivo nas vitórias com o Belenenses e o Arouca. Recentemente renovou até 2018.
NUNO A. COELHO
Intocável para Jesualdo Ferreira, é um dos capitães da equipa. Soma 16 jogos completos esta época, mas ainda procura o primeiro golo. Está ligado ao clube até 2015 e é um dos ativos que poderão render algum dinheiro no futuro.
PAULO VINÍCIUS
Fustigado por várias lesões desde que chegou a Braga, é um forte candidato a deixar o clube, seja agora, ou no final da época, quando expira o seu contrato. Fez dois jogos e um golo até sofrer um rotura muscular.
SASSO
Limitado por uma lesão abdominal sofrida na época anterior, voltou em novembro à competição pela equipa B e já leva dois golos em seis jogos na II Liga. A juventude poderá levar a SAD a emprestá-lo se for preciso abrir espaço para outro.
HEBERT
É um elemento habitual nos treinos da equipa A e, face à falta de opções, chegou a alinhar contra Sporting e Nacional. Contudo, é pelos "bês" que mais tem jogado e com quem deverá continuar até ao final da temporada.
KADU
Foi a prioridade dos arsenalistas para o reforço do eixo da defesa. Livre de compromissos com o Vitória da Bahía, o brasileiro chega a Braga como uma aposta segura, depois de ter brilhado na última edição do Brasileirão.
ÉDER JÁ REALIZA TRATAMENTO NA PEDREIRA
Operado sexta-feira ao pé esquerdo, para debelar uma lesão no quinto metatarso, Éder iniciou o período de recuperação, que deverá durar pouco mais de um mês. O atacante já compareceu ontem no AXA, onde cumpriu o primeiro dia de tratamento. No boletim clínico surgem ainda os nomes de Joãozinho, que faz treino condicionado devido a uma entorse no tornozelo esquerdo, e Paulo Vinícius, que continua a recuperar de uma grave lesão muscular. Felipe Pardo, que alinhou apenas 10 minutos frente ao Vitória de Setúbal por causa de uma virose, está novamente a cem por cento.
UM CALDEIRÃO DE BOAS RECORDAÇÕES
As deslocações aos Barreiros costumam ser problemáticas para a maioria das equipas da I Liga, mas o Braga tem conseguido contrariar a tendência. Nos últimos quatro jogos realizados no Estádio do Marítimo, os arsenalistas alcançaram outras tantas vitórias. A mais recente teve Éder como principal figura, mas, desta vez, o atacante terá de ficar a torcer por fora. A última derrota remonta à época de 2007/08, quando Manuel Machado orientava os bracarenses.
LEÃO EFICAZ FAZ A DIFERENÇA
Bês leoninos, com três elementos da equipa principal – Dier, Piris e Salomão –, regressaram ontem aos triunfos na segunda Liga
Leões fecham primeira volta no quarto lugar da II Liga, a sete pontos da liderança
Num duelo entre as equipas bês de Sporting e Braga, levou a melhor a formação verde e branca, porque foi a mais eficaz. Os comandados de Abel Ferreira vinham de dois desaires consecutivos no campeonato e demoraram a acertar "agulhas", até porque voltou a ser evidente a falta de rotinas da equipa.
(http://cache2-thumb1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=4bd286b1-9252-4a7b-81ca-fbf7f18d3c93&scale=129&file=21052013121700000000001001®ionKey=FK3g8K6q5H2iUkBf0nwBMA%3d%3d)
Decisivo > Betinho bisou na Academia e fez os leões, reforçados com Dier e Salomão, regressarem aos triunfos
Mais objetiva nos primeiros minutos, a formação arsenalista, que também contou com elementos que j á atuaram pela equipa principal (como os casos de Sasso e Hebert), dispôs de duas situações flagrantes para inaugurar o marcador, por Nuno Valente e Piqueti, ambas negadas pelo guarda-redes Meira. Numa etapa inicial sem grandes lances de perigo, o Sporting acabou por marcar na primeira situação de que dispôs. Betinho fez o 1- 0, perto do intervalo, num cabeceamento certeiro, após cruzamento do paraguaio Piris. Um golo que deu confiança à equipa de Abel, que entrou no segundo tempo a ampliar a diferença, de novo por Betinho, após lance individual de Diogo Salomão. A perder por 2- 0, Alberto Costa quis dar outra profundidade ao corredor esquerdo, colocando em campo Diogo Coelho e Kappel, mas nada conseguiu remediar, permitindo, inclusive, mais espaço e alguns contra-ataques perigosos ao adversário. Até final do jogo, o Sporting controlou as operações na zona intermediária e podia ter garantido um resultado mais robusto, na sequência de duas chances protagonizadas por Diogo Salomão e Ivan Piris.
O JOGO
Lesão de Éder faz soar alarme
O BRAGA até ganhou ao Setúbal (2-0), na última jornada da Liga, mesmo na ausência de Éder, outra vez lesionado. Mas a indisponibilidade do atacante internacional português, que ainda terá mais uns dois meses para recuperar de fratura num dedo do pé esquerdo, gera sobressalto na "pedreira". Tanto que o clube já sonda o mercado para encontrar um ponta de lança, em janeiro.
A falta de eficácia ofensiva, tão lamentada por Jesualdo Ferreira, foi verificada, mais uma vez, no jogo com o Vitória. Em 24 remates, só um, de Rúben Micael, foi às redes. O outro golo até foi marcado na própria baliza pelo defesa sadino Rúben Vezo.
Edinho, ponta de lança de serviço, tem toda a confiança de Jesualdo, mas foi a jogo com falta de rotina. Não jogava desde 3 de novembro e deixou a nu a ausência de ritmo competitivo.
No gabinetes da SAD, o presidente António Salvador desdobra-se em contactos para encontrar alternativas. E não só para o ataque. Também a defesa, sobretudo o eixo central, precisa de reforços. O brasileiro Kadu, já contratado, diz à imprensa de Salvador que, afinal, pode ficar no Bahia até final da época. Outra opção pode ser o português André Pinto, que rescindiu contrato com o Olimpiakos e pode reencontrar Jesualdo.
Pontaria de Betinho abate arsenalistas
Arsenalistas não resistiram à pontaria afinada de Betinho que, com dois golos, foi determinante no triunfo do Sporting B. Aos 43 minutos, o jovem goleador deu o melhor seguimento a um cruzamento de Piris. Depois, servido na perfeição por Diogo Salomão, levou a melhor no frente-a-frente com o guarda-redes Tiago Sá.
Betinho abriu caminho ao triunfo leonino com um cabeceamento e, depois, também fez o gosto ao pé
Com dois golos de desvantagem, os minhotos arriscaram tudo nos processos ofensivos na tentativa de inverter o rumo da partida, mas foram os leões quem mais perto estiveram de marcar.
JN
Bisou e deu triunfo ao Sporting B
Um bis de Betinho garantiu ontem o triunfo do Sporting B sobre o Sp. Braga B, por 2- 0, em jogo da 21. ª jornada da II Liga de futebol. Já o Benfica perdeu na Madeira com o Marítimo, por 1- 0. O FC Porto B ganhou ao Atlético ( 1- 0) e o Farense perdeu com o Beira- Mar, por 2- 1.
DN
Árabes querem levar Paulo Vinícius em janeiro
Fim da linha para Paulo Vinícius. O defesa-central prepara-se para dar novo rumo à carreira já em janeiro e o SC Braga também lucrará com isso. A SAD tem recebido abordagens de clubes árabes e mostra-se recetiva a negociar a saída do brasileiro.
A cumprir o último ano de contrato com os bracarenses, numa ligação que teve início na época 2011/2012, esta campanha está a revelar-se especialmente ingrata e angustiante para o defensor. As lesões não o largam e as oportunidades de jogar são inevitavelmente escassas.
Com 2013 quase a despedir-se, sobra um registo individual pouco marcante: nesta campanha, Paulo Vinícius foi chamado somente a dois jogos da Liga. E apesar de ter sido titular frente a Paços de Ferreira e Sporting, nas jornadas 1 e 6, respetivamente, o brasileiro acabou sempre substituído: com os castores saiu ao intervalo, na receção aos leões só resistiu 34 minutos. O golo apontado na Mata Real é o pormenor mais luminoso da sua folha de serviços, num contraste evidente com os números apresentados nas duas temporadas anteriores (31 jogos/um golo na época 2012/2013, 20 jogos/três golos, na época 2011/2012).
A operação de cosmética que Jesualdo Ferreira prepara no eixo defensivo também ajuda a perceber a razão de a SAD encarar a venda de Paulo Vinícius como negócio bem tentador. A saber: dos quatro centrais que integram os quadros arsenalistas, apenas o francês Sasso e o brasileiro Santos estão confirmados para a segunda metade da época, até porque Nuno André Coelho também pode ser vendido (há clubes europeus dispostos a levá-lo na reabertura do mercado de transferências), perspetivando-se as entradas de Kadú (Vitória da Bahia) e André Pinto (Panathinaikos).
A BOLA
Com sinais de retoma para afirmar ao sprint
BARREIROS PARA ENCERRAR O ANO A CRESCER
Elementos mais experientes, como Alan e Rúben Micael, fundamentais na ansiada evolução.
Com 2013 a finar-se, o Sp. Braga de Jesualdo Ferreira tem na Madeira, onde joga quinta-feira, no terreno do Marítimo, uma boa oportunidade para confirmar os sinais de retoma que vem evidenciando e também de não bater um recorde pontual negativo relativo às últimas oito épocas, período no qual os arsenalistas se afirmaram nos lugares de topo da tabela classificativa.
RECORD
ÁGUIAS ATACAM ELDERSON
Nigeriano está em fim de contrato e pode chegar à Luz já durante a reabertura do mercado, em janeiro, ou no fim da temporada sem custos para as águias. Cortez está de saída e a condição física de Siqueira e Sílvio deixa todos em alerta(http://cache2-thumb1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=04d708a8-3295-4609-a308-03f188dd9e3c&scale=81&file=21052013121700000000001001®ionKey=6p3D29aAywaZvp%2bNNESC8Q%3d%3d)
O Benfica está a negociar a contratação de Elderson para a próxima temporada ou até já para janeiro. O lateral-esquerdo do Braga, de 25 anos, está em fim de contrato e é seguido pela SAD, que tenta encontrar uma solução para a posição mais delicada do plantel desde a saída de Fábio Coentrão para o Real Madrid. De acordo com informações recolhidas por O JOGO, as águias já iniciaram conversações com os representantes do jogador nigeriano e as partes estão convencidas de que a transferência irá mesmo concretizar-se. O plano inicial visava a chegada apenas no próximo verão, a custo zero, mas as boas relações entre Luís Filipe Vieira e António Salvador poderão precipitar a saída imediata do jogador, até porque esta época Elderson não tem sido muito utilizado por Jesualdo Ferreira. O internacional nigeriano soma oito partidas, muito pouco quando comparado com a sua utilização noutros anos.
Fragilizado no corredor esquerdo, Jorge Jesus pretende neste momento garantir uma opção válida para a segunda parte da época. Bruno Cortez vai voltar ao Brasil; Siqueira e Sílvio têm tido problemas físicos, o que deixa os responsáveis benfiquistas apreensivos quanto ao futuro a curto/médio prazo.
Além disso, os encarnados estão na iminência de terminar a temporada sem nenhum lateral esquerdo ligado aos seus quadros, pois os três que atualmente estão no plantel são jogadores emprestados. O Benfica garantiu o direito de opção de compra do passe de Siqueira ao Granada, mas parece cada vez mais claro que não o irá fazer. Primeiro, porque o valor do passe (7 milhões de euros) é demasiado elevado para um futebolista que terá 28 anos em abril; depois, porque ainda não se conseguiu fixar no onze, sobretudo devido à pubalgia que o tem afetado praticamente desde o início da época. Quanto a Sílvio, os encarnados não salvaguardaram a continuidade do internacional português, que, à partida, deverá regressar ao Atlético de Madrid no fim da temporada. Por isso, prepara o plano B, que passa pela contratação de um jogador barato que seja uma segunda opção na próxima temporada.
Elderson está a cumprir a quarta temporada em Braga, tendo um total de 103 jogos (um dos quais pela equipa B) e oito golos. A sua melhor época foi a de 2011/ 12, em que fez 40 jogos e apontou seis golos, curiosamente sob a liderança do agora treinador do Sporting, Leonardo Jardim.
A presença na seleção do seu país tem sido uma constante, somando já 35 internacionalizações A pela Nigéria. Aliás, é bem provável que faça parte das escolhas finais para o próximo Mundial.
O JOGO
MERCADO
Benfica pensa em Elderson para Janeiro
O lateral esquerdo está em final de contrato com o Sporting de Braga. De acordo com notícia do jornal "O Jogo", os encarnados estão a negociar a contratação do internacional nigeriano
Elderson está a ser negociado pelo Benfica. Segundo o jornal "O Jogo", os encarnados estão a negociar a transferência do jogador já para Janeiro, com o Sporting de Braga. É a última oportunidade para os minhotos realizarem um encaixe financeiro, uma vez que o nigeriano está em final de contrato.
A saída de Bruno Cortez e as dúvidas sobre a condição física de Siqueira e de Sílvio, motivam o interesse de Jorge Jesus. Elderson já realizou mais de 100 jogos pelo Braga e está há quatro temporadas no futebol nacional.
Do ponto de vista desportivo a contratação do jogador, de 25 anos, visa incorporar no plantel um jogador de qualidade e adaptado à realidade portuguesa. Do ponto de vista financeiro, o Benfica tem a arma negocial, decorrente do facto de Elderson estar em fim de contrato, e tem ainda uma boa perspectiva de valorização do atleta. O internacional nigeriano tem lugar cativo na selecção e, ao que tudo indica, fará parte das escolhas para o Mundial 2014.
Depois de ter passado por alguns clubes da Nigéria, Elderson chegou à Europa, aos 19 anos, para representar o Rennes. Sem grandes oportunidades, nos três anos de ligação ao clube francês, assinou, em 2010/11, pelo Sporting de Braga, então treinado por Domingos Paciência.
Esta época, o jogador começou por estar à margem das opções de Jesualdo Ferreira, mas a partir da 6ª jornada começou a aparecer no onze. Tem oito jogos realizados: sete no campeonato e um na Taça de Portugal.
RR
Guerreiros podem ajudar Corunha
O nome de Augusto César Lendoiro confunde-se com os últimos 25 anos de história do Deportivo da Corunha. Sob a liderança deste presidente, os galegos garantiram proeza inigualável ao conquistarem, em 1999/2000, o título de campeões espanhóis e o goleador de serviço nessa campanha era o português Pedro Pauleta.
Atualmente a competir na 2.ª Liga espanhola, o Depor apresenta-se em posição privilegiadíssima (é líder) para sonhar com o regresso rápido ao campeonato maior de Espanha. Mas os 160 milhões de euros de dívidas do clube, parte considerável ao Fisco, inspiram muitas preocupações e são um dos tópicos mais destacados na campanha para as eleições de janeiro.
Augusto César Lendoiro pretende liderar o Depor mais cinco anos, mas desta vez tem oposição de três adversários. Um dos trunfos apresentados para convencer os acionistas a apostar na sua recandidatura é o apoio que diz ter de Jorge Mendes, o mediático agente português a quem apelida de «afilhado» e do SC Braga.
«O Jorge Mendes está connosco de forma inequívoca. Já estivemos a ver o que fazer para melhorar a equipa em janeiro. O presidente António Salvador também esteve aqui recentemente e prometeu que nos ajudará», assumiu Lendoiro.
O dirigente do Corunha só não especificou o tipo de ajuda prometido pelo líder dos guerreiros, ainda a degustar o triunfo eleitoral registado na passada sexta-feira. Mas, a crer nas informações provenientes da Galiza, o apoio bracarense poderá registar-se através da cedência de jogadores.
A BOLA
(http://i.imgur.com/Xb1McNR.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/IUHB6vd.jpg)
CORREIO DO MINHO
QUIM
"Elderson é jogador para o Benfica"
Quim, antigo guarda-redes dos encarnados, elogia o defesa esquerdo do Braga e considera que seria uma excelente contratação
Quim jogou com com Elderson no Braga e considera que o lateral esquerdo "seria uma grande contratação para o Benfica". O antigo guarda-redes dos minhotos e dos encarnados sublinha que se trata de um jogador "com muita qualidade".
"É um defesa esquerdo de selecção e tem condições para jogar no Benfica", afirma Quim, em entrevista a Bola Branca. O actual guarda-redes do Desportivo das Aves acrescenta que, na sua opinião, Elderson "está preparado para dar o salto para um grande clube". "Já está habituado a grandes palcos ao serviço do Braga. Tem muitas qualidades e pode jogar no Benfica", acrescenta o experiente jogador, de 38 anos.
Elderson, lateral esquerdo internacional pela Nigéria, está em fim de contrato com o Sporting de Braga e o jornal "O Jogo" destaca, na edição desta terça-feira, o interesse do Benfica no jogador.
RR
QUIM
"Elderson é jogador para o Benfica"
Ex-guarda redes dos encarnados jogou com o lateral esquerdo e não tem dúvidas quanto à qualidade do bracarense
Quim, ex-guarda-redes do Benfica, trabalhou com Elderson no Braga e não tem dúvida de que o lateral tem condições para jogar pelos encarnados.
"Seria uma grande contratação para o Benfica. É um defesa esquerdo de seleção e tem condições para jogar no Benfica. Tem muita qualidade", começou por dizer, questionado pela Rádio Renascença sobre a notícia avançada esta terça-feira por O JOGO.
O guarda-redes destaca ainda a adaptação do jogador ao futebol português e à pressão dos grandes jogos, fruto da experiência no Braga. "Já está habituado a grandes palcos ao serviço do Braga. Tem muitas qualidades", acrescentou.
Recorde-se que o Nigeriano está em fim de contrato com o Braga, Cortez está de saída do Benfica e a condição física de Siqueira e Sílvio deixa todos em alerta.
O JOGO
ALAN
"Renovação? Já falei com o presidente"
O capitão do Braga está em final de contrato, mas garante que a renovação não é um assunto que o preocupe muito em dezembro
O contrato de Alan com o Braga, clube que representa desde 2008, termina no final da presente temporada, mas o assunto da renovação não é algo atormente o capitão dos minhotos. "Não estou preocupado", disse aos jornalistas à margem da visita de quatro jogadores do Braga ao Hospital Pediátrico de Braga.
"Sinto-me feliz aqui e já tive uma conversa com o presidente. Vamos aguardar pelo momento certo para falar", explicou Alan.
O Braga volta a competir para o campeonato esta quinta-feira, defrontando o Marítimo. "As deslocações à Madeira têm sido complicadas, mas o que aconteceu com o Nacional já faz parte do passado", disse, referindo-se à derrota na Choupana.
Alan, Nuno André Coelho, Custódio e Eduardo, os outros capitães do Braga, estiveram esta tarde no Hospital Pediátrico de Braga a distribuir presentes. "Esta iniciativa não é só importante para o Braga. Um sorriso destas crianças vale muito", disse Alan.
O JOGO
Rui Costa apita Marítimo-SC Braga
O Conselho de Arbitragem nomeou Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto, para dirigir o encontro de abertura da 14.ª jornada da Liga, entre Marítimo e SC Braga, marcado para esta quinta-feira pelas 20 horas.
Será o primeiro encontro que o árbitro, de 37 anos, vai dirigir das duas equipas na presente época.
A BOLA
Liga Zon Sagres: Rui Costa arbitra o Marítimo-Sp. Braga
Rui Costa foi nomeado para dirigir quinta-feira o embate entre o Marítimo e Sporting de Braga, no encontro que arranca com a 14.ª jornada da Liga Zon Sagres, anunciou hoje o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
No Estádio dos Barreiros, num jogo que tem início agendado para as 20:00, o árbitro da Associação de Futebol do Porto vai ser auxiliado por Miguel Aguilar e Bruno Rodrigues.
O Marítimo, 11.º classificado, recebe o Sporting de Braga, sétimo posicionado, naquela que é a última ronda do campeonato antes da pausa de Natal e do ano de 2013.
LUSA
Rui Costa dirige Marítimo-Sp. Braga nos Barreiros
JOGO DE ABERTURA DA 14.ª JORNADA
Rui Costa foi nomeado para dirigir quinta-feira o embate entre o Marítimo e Sporting de Braga, no encontro que arranca com a 14.ª jornada da 1.ª Liga, anunciou esta terça-feira o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
No Estádio dos Barreiros, num jogo que tem início agendado para as 20 horas, o árbitro da Associação de Futebol do Porto vai ser auxiliado por Miguel Aguilar e Bruno Rodrigues.
O Marítimo, 11.º classificado, recebe o Sporting de Braga, sétimo posicionado, naquela que é a última ronda do campeonato antes da pausa de Natal e do ano de 2013.
RECORD
Nomeações: Rui Costa no Marítimo-Sp. Braga
Jogo de abertura da 14ª jornada
Rui Costa foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o Marítimo-Sp. Braga, jogo de abertura da 14ª jornada da Liga.
Será auxiliado por Miguel Aguilar e Bruno Rodrigues.
O jogo esta marcada para quinta-feira, 19 de dezembro, pelas 20 horas.
MAIS FUTEBOL
«Não me preocupo com a renovação. Já conversei com o presidente» – Alan
O núcleo de capitães do SC Braga, Alan, Custódio, Eduardo e Nuno André Coelho, visitaram esta tarde a ala pediátrica do Hospital de Braga, distribuindo vários sorrisos a todas as crianças que se encontram internadas.
Com o contrato a terminar no final da presente temporada, Alan abordou a sua situação no clube, em declarações à margem do evento:
«Não estou preocupado com a minha renovação. Sinto-me feliz aqui e já conversei com o presidente. Estamos a aguardar pelo momento certo.»
Os bracarenses visitam já na próxima quinta-feira o Marítimo, e para o capitão Alan é importante vencer para dedicar o triunfo às crianças:
«Vamos atrás da vitória para arrancar mais um sorriso a estas crianças que estão acamadas. Às vezes estamos chateados com a vida, mas quando nos deparamos com uma situação destas só temos é de agradecer a Deus o facto de nos levantarmos da cama e estarmos bem.
Desafiado a fazer uma análise sobre a primeira metade da época do SC Brga, o médio atacante foi perentório: «O balanço tem sido difícil e complicado, temos feito uns jogos bons e outros menos bons, mas agora estamos no caminho certo. Queremos a vitória para terminar o ano em grande», salientou.
O SC Braga defronta o Marítimo no Estádio dos Barreiros na próxima quinta-feira, às 20 horas.
A BOLA
«Não estou preocupado com a minha renovação»
Jogador brasileiro é um dos capitães do Sporting de Braga e diz estar tranquilo quanto ao seu futuro
Os capitães do Sporting de Braga, Alan, Custódio, Eduardo e Nuno André Coelho, visitaram esta tarde a ala pediátrica do Hospital de Braga e falaram aos jornalistas sobre a atualidade do clube.
Alan abordou a sua situação contratual e descansou os adeptos:
«Não estou preocupado com a minha renovação. Sinto-me feliz aqui e já conversei com o presidente. Estamos a aguardar pelo momento certo», disse o brasileiro, que deixou ainda uma palavra de confiança para o jogo da próxima quinta-feira, frente ao Marítimo:
«Vamos atrás da vitória para arrancar mais um sorriso a estas crianças que estão acamadas. Às vezes estamos chateados com vida, mas quando nos deparámos com uma situação destas, só temos é de agradecer a Deus o facto de nos levantarmos da cama e estarmos bem.»
Quanto a um balanço da época, Alan assume que a equipa passou por uma fase complicada.
«O balanço tem sido difícil e complicado, temos feito uns jogos bons e outros menos bons mas agora estamos no caminho certo. Queremos a vitória para terminar o ano em grande», salientou.
O Braga defronta o Marítimo no Estádio dos Barreiros na próxima quinta-feira, às 20 horas.
SAPO DESPORTO
Rui Costa no Marítimo-Braga
Desafio entre candidatos aos lugares europeus que abre a 14ª jornada do campeonato será dirigido pelo árbitro portuense
Rui Costa foi nomeado para dirigir, na próxima quinta-feira, o desafio entre o Marítimo e o Braga, no encontro que marca o arranque da 14ª jornada da I Liga, anunciou o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
No Estádio dos Barreiros, num jogo que tem início agendado para as 20 horas, o árbitro da Associação de Futebol do Porto vai ser auxiliado por Miguel Aguilar e Bruno Rodrigues.
O Marítimo, 11º classificado, recebe o Braga, que segue na sétima posição, naquela que será a última ronda do campeonato antes da pausa de Natal e a que encerra o ano de 2013.
O JOGO
Alan: «Estamos num bom caminho»
MÉDIO QUER VENCER O MARÍTIMO
O extremo Alan considerou esta terça-feira que o Sporting de Braga "está no bom caminho" e apontou a vitória como objetivo na visita ao Marítimo, na sexta-feira, na 14.ª jornada da1.ª Liga.
Os bracarenses bateram o Vitória de Setúbal na última ronda (2-0), depois de seis derrotas nas sete jornadas anteriores, e, para o experiente jogador, a equipa está agora "no bom caminho".
Na sexta-feira, os "arsenalistas" visitam o terreno do Marítimo, depois de já terem perdido esta época na Madeira, quando defrontaram o Nacional (3-0).
"São sempre jogos complicados na Madeira, mas o Nacional já passou, o Marítimo é outro campo e vamos com o intuito de ganhar", disse à margem de uma visita aos serviços de pediatria e oncologia do Hospital de Braga de uma comitiva do clube, da qual faziam parte os outros "capitães" da equipa, Custódio, Eduardo e Nuno André Coelho.
Alan fez um "balanço difícil, complicado", da época "arsenalista" até ao momento. "[Fizemos] alguns jogos bons, outros menos bons, mas estamos no caminho certo e queremos uma vitória agora para terminar o ano em grande", disse.
No final do jogo com os sadinos, no qual foi assobiado por causa de uma substituição, o treinador Jesualdo Ferreira apelou à paciência da "nação bracarense", defendendo que, mais do que a si, essas vaias podem perturbar os jogadores.
"Eles [adeptos] querem o que nós queremos, ganhar sempre e jogar bem, mas, às vezes, isso não acontece. O mais importante é o apoio deles e nós retribuimos em campo", disse Alan.
O jogador brasileiro, a cumprir a sua 13.ª temporada em Portugal (sexta em Braga), considerou que a equipa tem sentido algumas dificuldades a jogar em casa, porque os adversários "jogam muito fechados".
Com 34 anos e o contrato a terminar em 2014, Alan diz sentir-se bem fisicamente para continuar a jogar e assegurou não estar preocupado com o processo de renovação.
"Sinto-me feliz aqui, já tive uma conversa com o presidente e vamos aguardar o momento certo", disse, acrescentando não ter ficado indiferente à recente vitória eleitoral que reconduziu António Salvador na liderança do clube. "Foi uma felicidade muito grande por tudo o que fez pelo clube e pelo que ainda vai fazer", disse.
RECORD
SPORTING DE BRAGA
Renovação não preocupa Alan
Avançado brasileiro, capitão do Sporting de Braga, mostra-se confiante na vitória sobre o Marítimo. Jogo na Madeira está marcado para quinta-feira
Alan está em final de contrato com o Sporting de Braga mas, por ora, coloca a questão da renovação para segundo plano, focando-se apenas no seu trabalho.
"Não estou preocupado com a minha renovação", começou por dizer o capitão dos arsenalistas, esta terça-feira, à margem de uma visita de jogadores do emblema minhoto à ala de Pediatria do Hospital de Braga.
"Sinto-me feliz aqui e já conversei com o presidente. Estamos a aguardar pelo momento certo", prosseguiu.
Acompanhado de Custódio, Eduardo e Nuno André Coelho - outros dos capitães do Sporting de Braga -, o veterano avançado brasileiro faz um balanço "díficil e complicado" da primeira metade de época da equipa, mas confessa ver o grupo comandado por Jesualdo Ferreira "no caminho certo".
Na quinta-feira, os bracarenses jogam na Madeira, diante do Marítimo e Alan mostra convicção na conquista dos três pontos, que serão dedicados às crianças que estão internadas naquela ala da unidade hospitalar da capital do Minho.
"Queremos a vitória para terminar o ano em grande. Vamos atrás da vitória para arrancar mais um sorriso a estas crianças que estão acamadas. Às vezes, estamos chateados com a vida, mas quando nos deparamos com uma situação destas, só temos é de agradecer a Deus o facto de nos levantarmos da cama e estarmos bem", completou.
RR
Alan considera que Sp. Braga «está no bom caminho»
O extremo Alan considerou hoje que o Sporting de Braga "está no bom caminho" e apontou a vitória como objetivo na visita ao Marítimo, na sexta-feira, na 14.ª jornada da I Liga de futebol.
Os bracarenses bateram o Vitória de Setúbal na última ronda (2-0), depois de seis derrotas nas sete jornadas anteriores, e, para o experiente jogador, a equipa está agora "no bom caminho".
Na sexta-feira, os "arsenalistas" visitam o terreno do Marítimo, depois de já terem perdido esta época na Madeira, quando defrontaram o Nacional (3-0).
"São sempre jogos complicados na Madeira, mas o Nacional já passou, o Marítimo é outro campo e vamos com o intuito de ganhar", disse à margem de uma visita aos serviços de pediatria e oncologia do Hospital de Braga de uma comitiva do clube, da qual faziam parte os outros "capitães" da equipa, Custódio, Eduardo e Nuno André Coelho.
Alan fez um "balanço difícil, complicado", da época "arsenalista" até ao momento.
"[Fizemos] alguns jogos bons, outros menos bons, mas estamos no caminho certo e queremos uma vitória agora para terminar o ano em grande", disse.
No final do jogo com os sadinos, no qual foi assobiado por causa de uma substituição, o treinador Jesualdo Ferreira apelou à paciência da "nação bracarense", defendendo que, mais do que a si, essas vaias podem perturbar os jogadores.
"Eles [adeptos] querem o que nós queremos, ganhar sempre e jogar bem, mas, às vezes, isso não acontece. O mais importante é o apoio deles e nós retribuimos em campo", disse Alan.
O jogador brasileiro, a cumprir a sua 13.ª temporada em Portugal (sexta em Braga), considerou que a equipa tem sentido algumas dificuldades a jogar em casa, porque os adversários "jogam muito fechados".
Com 34 anos e o contrato a terminar em 2014, Alan diz sentir-se bem fisicamente para continuar a jogar e assegurou não estar preocupado com o processo de renovação.
"Sinto-me feliz aqui, já tive uma conversa com o presidente e vamos aguardar o momento certo", disse, acrescentando não ter ficado indiferente à recente vitória eleitoral que reconduziu António Salvador na liderança do clube.
"Foi uma felicidade muito grande por tudo o que fez pelo clube e pelo que ainda vai fazer", disse.
LUSA
Alan: «Enquanto o corpo der resultado...»
Capitão do Sp. Braga ainda não pensa em parar
Depois do triunfo caseiro sobre o Vitória de Setúbal, e a natural aproximação aos lugares europeus, Alan aponta baterias à deslocação ao terreno do Marítimo. O Sp. Braga já jogou com na Madeira esta época, tendo regressado da Choupana de mãos a abanar.
Alan, que já representou o Marítimo, diz que os jogos na ilha são sempre difíceis: «São sempre jogos complicados na Madeira, o Nacional já passou, o Marítimo é outro campo e vamos com o intuito de ganhar».
Na hora de fazer um balanço da prestação do Sp. Braga até agora, Alan diz que se trata de uma tarefa complicada: «Balanço difícil, complicado, alguns jogos bons, outros menos bons, mas estamos no caminho certo e uma vitória agora para terminar o ano em grande».
As derrotas caseiras com a Académica e com o Rio Ave são o calcanhar de Aquiles dos bracarenses esta época. Alan não acredita que o Braga sinta dificuldades a jogar em casa: «Não, acontecem coisas aqui que não acontecem fora, mas já estamos preparados para isso, as equipas jogam muito fechadas aqui, mas estamos a trabalhar para não sentir essas dificuldades em casa».
Aos 34 anos, e quando vai na sexta época consecutiva ao serviço dos arsenalistas, Alan diz entre risos que enquanto o corpo se portar bem vai continuar a jogar: «Já me querem parar? Não sei, nunca pensei nisso, sinto-me bem e enquanto o meu corpo der resultado, vou continuar a jogar».
Alan está em final de contrato, e em janeiro pode vincular-se a outro clube. O jogador diz não estar preocupado com o processo de renovação: «Não estou preocupado com isso, sinto-me feliz aqui, já tive uma conversa com o presidente e vamos aguardar o momento certo».
MAIS FUTEBOL