Sp. Braga: Éder afastado pelo menos um mês
É um ano de 2013 para esquecer. Pelo menos um mês de paragem. É esta a estimativa para a recuperação de Éder, avançado ontem submetido a uma cirurgia devido a uma lesão no pé. O azar voltou a bater à porta do internacional português, que fica assim de fora das opções de Jesualdo Ferreira para os próximos desafios.
O técnico do Sp. Braga tinha lembrado que tudo acontece à equipa - na antevisão ao desafio desta tarde frente ao V. Setúbal - e até brincou com a situação fazendo votos para que nenhum azar surgisse no último dia de treinos. E a verdade é que mais parece que este Sp. Braga precisa de ir à bruxa...após o último treino, ontem, ao início da tarde, o departamento médio do clube deu a conhecer a fractura de Éder no 5.º osso metatarsiano do pé esquerdo.
De acordo com informações do clube arsenalista, o jovem avançado foi, ainda ontem à tarde, submetido a intervenção cirúrgica para debelar a lesão, ao que tudo indica, provocada pela fadiga.
Recorde-se que Éder, antes de voltar aos relvados, esteve durante seis meses a recuperar de uma intervenção cirúrgica a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, lesão sofrida no final de Abril, no jogo entre Sp. Braga e Benfica, a contar para a Taça da Liga.
Na melhor das hipóteses, Éder vai parar um mês, o tempo mínimo estimado para recuperar.
CORREIO DO MINHO
António Salvador reeleito presidente
António Salvador foi reeleito presidente do SC Braga, segundo os dados oficiais já conhecidos.
A lista A, de António Salvador, venceu com 86,45 por cento dos votos (20233 votos).
Já a lista B, de Nuno Carvalho, teve 13,55 por cento (3171).
«Sócios não se deixaram levar por aventureiros» - António Salvador
António Salvador, que foi reeleito presidente do SC Braga, considera que o clube viveu um dia histórico, elogiando os sócios que lhe deram uma vitória esmagadora.
«Esta não é uma vitória da lista A ou B. É uma vitória do SC Braga e dos sócios. Viveu-se um dia histórico no ato eleitoral mais concorrido de sempre, onde foi dada aos sócios a possibilidade de manifestar a sua vontade. Os sócios falaram e falaram de forma bem clara sobre o futuro que pretendem para o SC Braga. Um caminho de crescimento, de inovação, rigor e competência. Não se deixaram levar pelos aventureiros que fizeram da calúnia e ofensa a sua bandeira dos últimos tempos. Os sócios são inteligentes e sabem o caminho que querem seguir. Não estão dispostos a regressar ao passado», afirmou Salvador no seu discurso de vitória.
O presidente reeleito não esqueceu os sócios que não votaram em si.
«Aos que não votaram em mim, quero dizer que sou o presidente de todos os bracarenses. Espero que todo os que me atacarem enterrem de vez o machado de guerra».
Nuno Carvalho reage à derrota nas eleições
O empresário Nuno Carvalho reagiu à derrota nas eleições à presidência do SC Braga, onde António Salvador foi reeleito.
Comunicado:
«Caros sócios, adeptos e amigos braguistas
Concluído o ato eleitoral no Sporting Clube de Braga e conhecidos os resultados, cabe-me felicitar a lista vencedora e desejar que o nosso clube tenha os maiores sucessos sob a gestão do novo presidente.
Pela primeira vez um presidente do S.C. Braga não é eleito por aclamação. Como sócio interessado e atento à vida do nosso clube, a partir de agora, não só exijo mais vitórias, para que este período negro que estamos a viver não se prolongue, como estarei particularmente atento às opções de gestão e exigindo que estas sejam mais criteriosas.
Estas eleições identificaram vários propósitos:
- Discutir os diversos problemas que afetam o dia-a-dia do S. C. Braga;
- Perceber que há problemas estruturais que necessitam de rápida resolução;
- Identificar oportunidades e novos projetos para o S. C. Braga;
Estes são exemplos concretos de que há espaço para o debate e há ainda muito por fazer no clube.
A lista B perdeu as eleições.
Prometemos agora uma oposição responsável, pugnando por um clube mais transparente e para que não continue fechado sobre uma única pessoa. Como sublinhei nestes dias que antecederam o ato eleitoral, o Sporting de Braga pertence a todos os sócios, são eles que devem ativamente vigiar a nova direção.
Insisto que o nosso Sporting Clube de Braga não é território exclusivo de uma pessoa. Esta coletividade é pertença dos sócios, pelo que esperamos que no futuro algumas das situações menos transparentes não se repitam.
Se no plano ético vamos estar atentos, é ao nível desportivo que iremos ser particularmente exigentes.
O Sporting de Braga não pode apenas lutar pela permanência, ocupando um modesto 10º lugar na tabela classificativa. Exigimos mais vitórias e não nos anestesiem com os sucessos do passado. É urgente inverter este ciclo de derrotas e maus resultados.
Os sócios do Sporting Clube de Braga que de forma digna, ordeira, democrática e exemplar votaram nestas eleições fizeram uma escolha na expectativa que as suas ambições sejam concretizadas.
Nós cá estaremos para ver e julgar, em todos os momentos, porque o Sporting.
Clube de Braga é de todos os sócios e prometemos ser observadores exigentes para que ninguém se sirva do Sporting Clube de Braga.
Braga, 14 de Dezembro de 2013
Nuno Carvalho
A BOLA
António Salvador reeleito na presidência
vence nuno carvalho com 87% dos votos
António Salvador venceu esta sexta-feira as eleições do Sporting de Braga com 87 por cento dos votos, contra 13 de Nuno Carvalho, e continua, desde 2003, como presidente dos minhotos. As urnas fecharam poucos minutos depois das 22:07, tendo votado 3.080 eleitores (3.069 válidos, 21 brancos, 11 nulos), um número recorde em sufrágios dos bracarenses, representando 23.648 votos.
De acordo com os números avançados pelo presidente da assembleia-geral, José Mendes, António Salvador obteve 87 por cento (20.233 votos) e Nuno Carvalho 13 por cento (3.171 votos), no "maior ato eleitoral da vida do Sporting de Braga". António Salvador tomará posse dentro de 10 dias.
Claro, Salvador olé
LÍDER DA CONTINUIDADE REGISTOU UMA VITÓRIA ESMAGADORA
Tudo começou às 11 horas de uma sexta-feira 13 e acabou às 0.40 do dia 14. Aí Salvador fechou o seu discurso de vitória e ficou com a lágrima no canto do olho perante uma sala com perto de 200 adeptos que não se cansaram de berrar o já famoso "Salvador olé" que soou naturalmente para um vencedor anunciado às 0.32 e com 87 por cento dos votos!
Quando António Salvador exerceu o seu direito de voto, às 12.35, o sinal de vitória já estava no ar. Tudo se confirmou com um triunfo esmagador daquele que gere os destinos do Sp. Braga desde fevereiro de 2003 e que se prepara para mais três anos de mandato em que o grande objetivo passa por dar continuidade à boa gestão financeira, mas com projetos mais arrojados e que implicam outros cuidados, como são a construção de um centro desportivo para treinos e estágios e a colocação no ar de um sonho antigo do presidente: a Braga TV.
Ontem, fez-se história pela simples razão de que se tratou do maior ato eleitoral do clube. Há 25 anos que não se via uma luta a dois quando João Gomes Oliveira, que viria mais tarde a ser também presidente, perdeu as eleições de 1988 para Alberto Silva. Na altura, João Gomes Oliveira chegou a prometer um novo autocarro para o clube e desta vez António Salvador limitou-se apenas a uma palavra: continuidade!
Feitas as contas, de nada valeram os argumentos de Nuno Carvalho e da lista B, pois cedo se percebeu que os sócios do Sp. Braga, num universo de 31 mil e apenas 17.500 votantes, não o deixariam "tomar de assalto o clube", como catalogou Salvador, quando carregado em ombros no final de um dia muito movimentado e que levou às urnas mais de 3 mil associados, um recorde absoluto.
"Esta não é uma vitória do Sp. Braga e não da lista A. Os sócios falaram e falaram de uma forma bem clara sobre o futuro que pretendem para o Sp. Braga", registou Salvador, lançando depois algumas farpas à concorrência que encontrou nesta eleições: "Estamos no caminho do crescimento e sustentabilidade. Os sócios não se deixaram levar pelos aventureiros que fizeram da calúnia a sua bandeira nos últimos tempos. Estes sócios são inteligentes e sabem bem o caminho que querem continuar a seguir. Espero que com este sinal todos os que atacaram, a mim e ao clube, enterrem de vez o machado de guerra. Esta é uma inequívoca demonstração de confiança no trabalho desta direção."
Registe-se que num total de 3.080 sócios votantes, houve apenas 11 nulos e 21 em branco, mais um sinal de que quem exerceu o seu direito quis mesmo mostrar que conta com... António Salvador!
Recado na prova de vitalidade
O dia foi muito longo no Axa, mas o fio condutor entre os discursos apontava para a satisfação face à elevada comparência de associados após tanto tempo sem eleições no Sp. Braga. O candidato da lista B mostrou-se esperançado em obter um bom resultado, mantendo-se firme mesmo perante o desmentido de Carlos Alberto e do seu empresário, que negaram qualquer contacto da sua parte. "Ainda ontem [quinta-feira], pelas 21 horas, falei com o Carlos Alberto e ele manifestou-me todo o desejo que tem em ingressar no Sp. Braga", vincou Nuno Carvalho, procurando minimizar os danos de uma aposta que não surtiu efeito.
Quem terá, certamente, um papel a desempenhar no futuro do Sp. Braga é Mesquita Machado. O ex-edil chegou mais cedo à assembleia de voto, não se cruzou com António Salvador, mas numa simples frase deixou bem entendido que as relação não são, definitivamente, como eram: "Fico muito feliz de ver esta afluência às urnas. É um sinal da vitalidade do clube e é também muito importante haver duas listas para que ninguém se sinta rei e senhor do Sp Braga..."
Outra voz que se fez ouvir foi precisamente a do sucessor de Mesquita na autarquia bracarense. Ricardo Rio separou as águas e deu continuidade ao seu discurso em prol da permanência de Salvador à frente do clube. "A aproximação entre o Sp. Braga e a Câmara nunca esteve em causa. O clube é um ativo estratégico para a cidade; é, de resto, um dos principais cartões de visita da cidade", disse o político que pintou de laranja um concelho que era rosa.
RECORD
Eleições no Sp. Braga registam recorde de participação
Passavam sete minutos das 22h quando encerraram as urnas afectas às eleições para a presidência do Sporting de Braga. No total, foram 3.079 os sócios votantes neste escrutínio, um número que constitui um recorde de participação no clube e que corresponde a 23.648 votos, distribuídos da seguinte forma: 2.053 associados tiveram direito a 10 votos, 523 a cinco e 503 a apenas um. Na corrida eleitoral (a primeira dos últimos 25 anos a envolver mais do que um candidato) estavam António Salvador, líder do clube desde 2003 à procura da reeleição, e Nuno Carvalho, administrador de uma corretora de seguros que concorria pela primeira vez. À hora de fecho da edição, ainda não eram conhecidos os resultados finais da votação.
PUBLICO
Éder é operado ao pé esquerdo e fica um mês de fora
O AVANÇADO Éder foi, ontem, sujeito a uma intervenção cirúrgica ao pé esquerdo. A lesão vai motivar o afastamento do avançado da competição durante, sensivelmente, um mês.
(http://cache2-thumb1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=2a90fe28-9eeb-40c1-8a0a-e22ee058bfcf&scale=269&file=21032013121400000000001001®ionKey=Yg4ic%2fIGdySom6cQ65CHKQ%3d%3d)
Éder votou de manhã e à tarde foi sujeito a operação
Pela segunda vez este ano, o internacional português foi operado, dado que, em fevereiro, sofrera uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, lesão que o obrigou também a cirurgia e a estar inativo por seis meses.
Desta feita, Éder vinha acusando fadiga e foi à faca para tratar de uma fratura no quinto osso metatarsiano do pé esquerdo. Esteve, de manhã, no Estádio AXA e exerceu o direito de voto nas eleições. À tarde foi internado e operado.
No imediato, Éder falha o jogo desta tarde, no Estádio AXA, com o Vitória de Setúbal. Edinho deve ser o substituto natural na frente de ataque, sendo que Pardo, titular na derrota no Estádio do Dragão (2-0), também não está nos convocados, dado que se apresentou, ontem, com uma virose e fez apenas tratamento. Rúben Micael, por outro lado, está de volta, após ter falhado o último jogo devido a lesão e deve regressar ao onze.
No Setúbal, realce para Marcos Acosta. O médio paraguaio rendeu Kiko na lista de convocados.
JN
ANTÓNIO SALVADOR ESMAGA E É REELEITO
QUARTO MANDATO>>António Salvador venceu Nuno Carvalho por larguíssima margem. A vitória foi comemorada com um discurso de união, contra a calúnia
Naquele que foi o ato eleitoral mais concorrido da história do Braga, António Salvador foi reeleito presidente do clube com uma vitória categórica sobre Nuno Carvalho. O líder da lista A recolheu 87 por cento dos votos, contra 13 do adversário, e vai iniciar o quarto mandato de três anos à frente dos destinos dos arsenalistas. Tomará posse dentro de dez dias.
(http://cache2-thumb1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=bef60e9b-0194-4801-8d0a-2553b37f6c51&scale=115&file=21052013121400000000001001®ionKey=TFLJ3NE2TaTLO7FNwQVtZA%3d%3d)
Aclamado António Salvador foi carregado em ombros pelos sócios do Braga quando apareceu para discursar
Passavam 35 minutos da meia noite quando António Salvador surgiu na sala de Imprensa do Estádio AXA para discursar perante uma plateia composta por cerca de uma centena de sócios. Antes mesmo de os resultados oficiais serem divulgados, as claques arsenalistas já cantavam para António Salvador, que, no fim do discurso da vitória, até foi levado em ombros pelos seus apoiantes.
"Esta não é a vitória da lista A ou B, é a vitória do Braga", começou por afirmar o dirigente, dando os parabéns, de seguida, ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (José Mendes), "pela forma como decorreram os trabalhos", e aos "funcionários", que, no seu entender, mostraram que "o Braga é um clube organizado, à altura dos desafios".
"É um dia histórico neste clube, um dia de democracia, com os sócios a manifestarem a sua vontade. Eles falaram de uma forma bem clara sobre o caminho para o Braga, com inovação, competência e crescimento", prosseguiu António Salvador, que visou ainda os opositores. "Os sócios não se deixaram levar pela campanha da calúnia e da ofensa, são inteligentes e não estão dispostos a voltar ao passado. Os que me atacaram e que atacaram também o Braga que enterrem o machado de guerra. Aos que não votaram em mim, digo que sou presidente de todos os bracarenses. Aos que acreditaram em mim e na viragem histórica dos últimos dez anos, garanto que os objetivos serão uma realidade", referiu, apelando por fim à união dos sócios. "O Braga não pode parar e vai ter um futuro de sucesso. Juntos seremos mais fortes", concluiu.
Sócios em longa espera
Após o fecho das urnas (pouco depois das 22h00), os sócios do Braga esperaram duas horas pelos resultados, o que foi aumentou a ansiedade dos mesmos. Os presentes previam uma contagem mais rápida e não colocavam outro cenário que não a vitória de Salvador: nenhum, aliás, mencionou o nome de Nuno Carvalho. No Facebook, chegaram a circular os resultados, mas todos ficaram no AXA até à oficialização dos mesmos.
CARVALHO EXIGE "GESTÃO MAIS CRITERIOSA"
Nuno Carvalho, o outro candidato, reagiu em comunicado aos resultados eleitorais: "Cabe-me felicitar a lista vencedora e desejar que o nosso clube tenha os maiores sucessos sob a gestão do novo presidente." Carvalho prometeu ficar "atento à vida do clube" no capítulo desportivo, no qual exige "mais vitórias", mas também "às opções de gestão, exigindo que estas sejam mais criteriosas". O candidato derrotado prometeu igualmente "uma oposição responsável".
"QUE NINGUÉM SE SINTA REI E SENHOR DO CLUBE"
Mesquita Machado, ex-presidente da Câmara Municipal de Braga que esteve envolvido numa recente polémica com António Salvador, por alegadamente ter sido excluído da Lista A, exerceu o direito de voto e mostrou-se "extremamente feliz por ver esta afluência às urnas". "É um sinal da vitalidade do clube", acrescentou, considerando que "é importante haver duas listas para que ninguém se sinta rei e senhor do Braga". O novo autarca bracarense, Ricardo Rio, também votou e realçou que o "clube é um ativo estratégico para a cidade e um dos principais cartões de visita".
Éder pára e abre caça a avançado
Operado ao pé esquerdo, o internacional português vai falhar oito jogos, precipitando a contratação de um ponta de lança
Os receios revelados por Jesualdo Ferreira na antevisão do jogo com o Vitória de Setúbal tinham razão de ser – "Vamos lá ver se não acontece mais nada. É tanto azar", suspirou. Por essa altura, o treinador do Braga já sabia que corria o risco de perder Éder para o jogo com o Vitória de Setúbal e o pior cenário confirmou-se: Éder fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo, fruto do desgaste provocado pela competição, e foi sujeito ainda ontem a uma intervenção cirúrgica, conduzida pelo cirurgião João Lourenço. Na melhor das hipóteses, o internacional português vai manter-se afastado da competição durante um mês, pelo que a SAD arsenalista vai aproveitar a reabertura do mercado de inverno, em janeiro, para contratar um novo avançado. Hoje, frente aos sadinos, o ponta de lança de serviço será Edinho, recrutado no verão precisamente para compensar a ausência de Éder, quando este ainda recuperava de uma operação ao joelho direito. Se a contratação de um avançado já fazia parte dos planos dos minhotos, agora tornou-se numa necessidade extrema, a roçar a urgência. Até ao fim de janeiro, altura em que Éder estará sob a alçada do departamento médico, o Braga tem pela frente jogos cruciais para subir na classificação, entrando ao mesmo tempo em ação nas duas taças nacionais. Contas feitas, o Braga terá de jogar sem o melhor marcador da época passada frente a Vitória de Setúbal, Marítimo, Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira, todos para o campeonato; Estoril, Beira-Mar e Belenenses, para a Taça da Liga; e Arouca, para a Taça de Portugal.
Em dia de sexta-feira 13, o tal azar que temia Jesualdo Ferreira vitimou ainda o extremo Pardo e o lateral-esquerdo Joãozinho, ainda que em doses mais leves. O primeiro, titular no Dragão, debate-se com uma virose, enquanto o segundo tem uma entorse no tornozelo esquerdo, pelo que ambos ficaram de fora da lista de convocados para a receção ao Vitória de Setúbal.
SERÁ TITULAR RÚBEN MICAEL CONFIRMADO
Rúben Micael, que já se encontra totalmente refeito de dores musculares, foi convocado e será titular, como Jesualdo já tinha revelado. Utilizados pontualmente esta época, o sérvio Miljkovic e o montenegrino Vukcevic são as grandes novidades na lista de convocados do Braga. Privado de Joãozinho, Pardo e Éder, Jesualdo chamou 18 atletas.
O JOGO
António Salvador reeleito presidente do SC Braga
Álvaro Gonçalves
António Salvador foi reeleito presidente do SC Braga, tendo levado a melhor sobre Nuno Carvalho nas eleições que decorreram esta sexta-feira.
Naquele que foi o sufrágio com maior afluência às urnas no clube bracarense, António Salvador, que pela primeira teve uma lista adversária, foi novamente eleito com 87 por cento dos votos, enquanto Nuno Carvalho reuniu apenas 13 por cento das preferências.
De referir que no total foram 3079 sócios do SC Braga que se deslocaram às urnas, o que dá um total de 23648 votos, uma vez que houve associados que tiveram direito a dez votos, outros a cinco e outros apenas a um, consoante o número de anos em que se é sócio.
Zerozero
António Salvador reconduzido como presidente do Sp. Braga
Vitória esmagadora nas eleições desta sexta-feira sobre Nuno Carvalho.
Por Bruno José Ferreira
António Salvador reconduzido como presidente do Sp. Braga
António Salvador foi reconduzido, esta sexta-feira, na presidência do Sp. Braga. Na liderança do clube minhoto há dez anos, o presidente do clube bracarense teve oposição pela primeira vez. Conseguiu 87 por cento dos votos dos 3080 associados que ocorreram às urnas, e derrotou Nuno Carvalho.
Numa sala de imprensa repleta de adeptos arsenalistas, o nome de António Salvador já era aclamado antes mesmo de ser anunciado vencedor. Os resultados oficiais foram divulgados por José Mendes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Braga, que elogiou a forma como o ato eleitoral, considerado «histórico», decorreu.
Na primeira vez que se submeteu a sufrágio, António Salvador obteve uma vitória esmagadora sobre Nuno Carvalho, que obteve 13 por cento dos votos, tendo sido eleito para o triénio 2014/16. Carregado em ombros, António Salvador prometeu um futuro de sucesso.
Salvador: «Sócios são inteligentes e não querem voltar ao passado»
Atual presidente foi eleito com 87 por cento dos votos.
Por Bruno José Ferreira
«Caros sócios, caros amigos. Esta vitória não é da lista A nem da lista B, é uma vitória do Sp. Braga. Foi dada aos sócios a possibilidade de demonstrar a sua vontade», disse esta sexta-feira António Salvador, pouco depois de ter sido reconduzido presidente dos arsenalistas para o triénio 2014/16.
Para o responsável, os sócios do clube minhoto «falaram de forma bem clara o caminho que querem para o clube», e mostraram que «são inteligentes e não querem voltar ao passado».
Salvador agradeceu a todos os que participaram nas eleições mais concorridas da história: «A todos que me deram esta demonstração inequívoca de confiança o meu obrigado, a quem não votou em mim digo que sou o presidente de todos os bracarenses. O futuro é do Sp. Braga. Só com a união pode ser possível chegar ao sucesso.»
Maisfutebol
Pardo vai ser reavaliado
Foi uma semana com muitas prendas envenenadas para Jesualdo Ferreira, isso tendo em vista a preparação do jogo de hoje, frente ao V. Setúbal.
Além da perda de Éder, a sua unidade de ataque mais cotada, o professor deu baixa a Pardo, que apresentou um quadro de fragilidade física por causa de uma virose. O colombiano, que foi titular frente ao FC Porto, saltou fora dos convocados, mas hoje será sujeito a uma nova reavaliação. Se estiver forte e curado da virose, não é de excluir a hipótese de ser repescado por Jesualdo.
Outro azarado do dia foi Joãozinho, cujo calvário parece não ter fim à vista: o lateral esquerdo tinha recuperado índices físicos e competitivos na equipa B e quando se preparava para voltar ao palco principal sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo.
A BOLA
Confirmado ato eleitoral mais concorrido de sempre
Está confirmado que as eleições desta sexta-feira do SC Braga foram as mais concorridas de sempre.
Votaram 3079 sócios, o que é correspondente a 23648 votos. Os sócios mais antigos votaram em maior número: 2.053 tiveram direito a 10 votos; 523 a 5 votos; e 503 a 1 voto.
Depois de fechadas as urnas, é tempo da contagem dos votos.
A BOLA
Eleições com recorde de votantes
MAIS DE TRÊS MIL FORAM ÀS URNAS PARA ESCOLHER
Fecharam às 22.07 as urnas nas eleições do Sp. Braga, com um total recorde de 3.079 sócios votantes, num total de 23.648 votos, segundo anunciou esta noite o clube minhoto.
De referir que a distribuição dos votos é feita da seguinte forma: 2.053 têm direito a 10 votos; 523 a 5 votos; e 503 com direito a 1 voto.
Os resultados da votação devem ser anunciados nas próximas horas.
Sp. Braga-V. Setúbal: Um risco muito sério na retoma minhota
COUCEIRO CHEGA AO AXA COM UM GRANDE VOTO DE CONFIANÇA
Jesualdo Ferreira foi o primeiro a admitir que este é um "jogo de risco e de grandes dificuldades", pelo que a postura do Sp. Braga será certamente pontuada com indispensável ambição pela vitória, mas também de cuidados redobrados perante este V. Setúbal que constitui um verdadeiro perigo ao virar da esquina.
RECORD
António Salvador: «É preciso enterrar machado de guerra»
APELO AO ADVERSÁRIO NUNO CARVALHO
António Salvador, reeleito sexta-feira presidente do Sp. Braga, destacou o "dia histórico" para o clube e disse esperar que o adversário Nuno Carvalho enterre o "machado da guerra".
"Esta é uma vitória do Sporting de Braga, não é da lista A ou da lista B, foi um dia histórico para o nosso clube, o ato eleitoral mais concorrido de sempre, foi um dia de verdadeira democracia", começou por dizer, mais de duas horas depois das urnas terem fechado.
O presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, anunciou a vitória de António Salvador por 85,8 por cento dos votos contra 14,45 por cento de Nuno Carvalho, mas o site oficial dos minhotos fala em 87 por cento contra 13 por cento.
"Os sócios falaram de uma forma bem clara sobre o caminho que pretendem para o futuro do Braga: do crescimento, sustentabilidade, aumento do património, inovação, rigor e de competência. Hoje os sócios não se deixaram levar pelos aventureiros que fizeram da calúnia e da ofensa a sua bandeira nos últimos tempos", disse.
António Salvador afirmou ainda esperar que quem o atacou e ao clube "enterre de vez o machado de guerra".
António Salvador apresentou como principais propostas para o triénio 2014/2016 a criação da SC Braga TV, que nascerá na internet já no início do novo ano e poderá evoluir para o cabo, e a construção de uma cidade desportiva que, além do futebol, possa albergar todas as modalidades do clube.
Nuno Carvalho reagiu em comunicado e felicitou António Salvador, notando que, "pela primeira vez, um presidente do Sporting de Braga não é eleito por aclamação".
"Como sócio interessado e atento à vida do nosso clube, a partir de agora, não só exijo mais vitórias, para que este período negro que estamos a viver não se prolongue, como estarei particularmente atento às opções de gestão e exigindo que estas sejam mais criteriosas", disse prometendo agora "uma oposição responsável".
Nuno Carvalho quer um "clube mais transparente" porque o "Sporting de Braga pertence a todos os sócios" e "são eles que devem ativamente vigiar a nova direção".
"O Sporting de Braga não pode apenas lutar pela permanência, ocupando um modesto 10.º lugar na tabela classificativa [da I Liga de futebol]. Exigimos mais vitórias e não nos anestesiem com os sucessos do passado", deixou.
RECORD
Salvador reeleito presidente do Sporting de Braga
António Salvador venceu hoje as eleições do Sporting de Braga com 85,82 por cento dos votos, contra 14,45 de Nuno Carvalho, e continua, desde 2003, como presidente dos minhotos.
As urnas fecharam poucos minutos depois das 22:07, tendo votado 3.080 eleitores (3.069 válidos, 21 brancos, 11 nulos), um número recorde em sufrágios dos bracarenses, representando 23.648 votos.
De acordo com os números avançados pelo presidente da assembleia-geral, José Mendes, António Salvador obteve 85,82 por cento (20.233 votos) e Nuno Carvalho 14,45 por cento (3.171 votos), no "maior ato eleitoral da vida do Sporting de Braga".
António Salvador tomará posse dentro de 10 dias.
DN
Ato eleitoral prolongado até às 22h15
As urnas vão fechar um quarto de hora depois do previsto. Nuno Carvalho, candidato pela lista B, não vai comparecer no Estádio no final da contagem
Nuno Carvalho, candidato à presidência do Braga, não irá comparecer no Estádio AXA no final da contagem dos votos, independentemente dos resultados.
"Para facilitar o trabalho de todos, tendo em conta a hora em que se saberá os resultados do ato eleitoral, a reação do Dr. Nuno Carvalho será feita via comunicado a todos os que nos acompanharam neste processo, seja qual for o resultado das eleições" - informou a Lista B.
Já António Salvador, presidente do Braga e líder da Lista A, irá marcar presença no final da contagem. Refira-se que as urnas fecham às 22h00.
Até às 21h00, tinham votado 2662 sócios, o que corresponde a 20 612 votos. As urnas encerram às 22h15, 15 minutos depois do previsto, para compensar o atraso no arranque das eleições e a forte afluência dos sócios.
Maior eleição de sempre
Participaram no ato eleitoral 3079 sócios, o que equivale a 23.648 votos
Nunca um ato eleitoral do Braga havia registado tamanha afluência às urnas.
As urnas fecharam poucos minutos depois das 22 horas e já se pode dizer que estas foram as eleições mais concorridas de sempre na história do Braga. Participaram no ato 3079 eleitores, o que equivale a 23648 votos.
O último sócio a votar foi um dos administradores do site superbraga.com, Ricardo Amorim.
Oficial: Salvador reeleito com 87%
Resultados oficiais das eleições deram esmagadora vitória ao atual presidente, com 87% dos votos contra os 13% de Nuno Carvalho
António Salvador foi eleito para mais um mandato como presidente do Braga. Há dez anos na presidência da Direção do clube, António Salvador, empresário, 43 anos, venceu por uma larga margem o outro candidato, Nuno Carvalho. Os resultados oficiais ditaram 87 por cento dos votos para a lista A, , contra 13 por cento da Lista B. Quanto a número de votos, a vitória de Salvador foi por 20 233 votos, contra 3415 de Nuno Carvalho.
Desde 24 de fevereiro de 2003 que António Salvador está à frente dos destinos do clube e vai agora continuar a geri-los nos próximos três anos.
Os números da vitória de Salvador
Confira todos os dados da reeleição de António Salvador na presidência do Braga, naquele que foi o ato eleitoral mais concorrido da história do clube
(http://www.ojogo.pt/storage/OJ/2013/big/ng2931556.JPG?type=big)
Nuno Carvalho felicita Salvador
Nuno Carvalho, candidato da lista B às eleições de sexta-feira, reagiu em comunicado à derrota para António Salvador, desejando felicidades ao presidente reeleito e prometendo ficar atento aos resultados desportivos e à gestão do clube
Comunicado:
"Caros sócios, adeptos e amigos braguistas
Concluído o ato eleitoral no Sporting Clube de Braga e conhecidos os resultados, cabe-me felicitar a lista vencedora e desejar que o nosso clube tenha os maiores sucessos sob a gestão do novo presidente.
Pela primeira vez um presidente do S.C. Braga não é eleito por aclamação. Como sócio interessado e atento à vida do nosso clube, a partir de agora, não só exijo mais vitórias, para que este período negro que estamos a viver não se prolongue, como estarei particularmente atento às opções de gestão e exigindo que estas sejam mais criteriosas.
Estas eleições identificaram vários propósitos:
- Discutir os diversos problemas que afetam o dia-a-dia do S. C. Braga;
- Perceber que há problemas estruturais que necessitam de rápida resolução;
- Identificar oportunidades e novos projetos para o S. C. Braga;
Estes são exemplos concretos de que há espaço para o debate e há ainda muito por fazer no clube.
A lista B perdeu as eleições.
Prometemos agora uma oposição responsável, pugnando por um clube mais transparente e para que não continue fechado sobre uma única pessoa. Como sublinhei nestes dias que antecederam o ato eleitoral, o Sporting de Braga pertence a todos os sócios, são eles que devem ativamente vigiar a nova direção.
Insisto que o nosso Sporting Clube de Braga não é território exclusivo de uma pessoa. Esta coletividade é pertença dos sócios, pelo que esperamos que no futuro algumas das situações menos transparentes não se repitam.
Se no plano ético vamos estar atentos, é ao nível desportivo que iremos ser particularmente exigentes.
O Sporting de Braga não pode apenas lutar pela permanência, ocupando um modesto 10º lugar na tabela classificativa. Exigimos mais vitórias e não nos anestesiem com os sucessos do passado. É urgente inverter este ciclo de derrotas e maus resultados.
Os sócios do Sporting Clube de Braga que de forma digna, ordeira, democrática e exemplar votaram nestas eleições fizeram uma escolha na expectativa que as suas ambições sejam concretizadas.
Nós cá estaremos para ver e julgar, em todos os momentos, porque o Sporting.
Clube de Braga é de todos os sócios e prometemos ser observadores exigentes para que ninguém se sirva do Sporting Clube de Braga.
Braga, 14 de Dezembro de 2013
Nuno Carvalho"
ANTÓNIO SALVADOR
"É uma vitória do Braga"
Presidente reeleito sublinhou que a vitória nas eleições dos arsenalistas "não é de nenhuma lista mas sim ao clube"
António Salvador, presidente do Braga reeleito esta sexta-feira, mostrou-se muito satisfeito pela vitória, sublinhou a afluência às urnas - a maior de sempre -, e destacou que os sócios "não estão dispostos a voltar ao passado e não se deixaram levar pela campanha da ofensa".
"Está vitória não é da Lista A ou da Lista B, é a vitória do Braga. Quero dar os parabéns ao presidente da Mesa pela forma como decorreram os trabalhos, assim como aos funcionários do clube. É um clube organizado, à altura dos desafios. É um dia histórico neste clube, um dia de democracia, com os sócios a manifestarem a sua vontade", começou por dizer, após a divulgação dos resultados.
"Os sócios foram claros sobre o caminho que querem para o Braga. Com inovação, competência e crescimento. Não se deixaram levar pela campanha da calúnia e da ofensa. Os sócios do Braga são inteligentes e não estão dispostos a voltar ao passado. Os que me atacaram e que atacaram também o clube, que enterrem o machado de guerra. Aos que votaram em mim, digo que sou o presidente de todos os bracarenses", acrescentou.
O JOGO
António Salvador é o novo presidente do Sporting de Braga
António Salvador venceu por esmagadora maioria as eleições do Sporting de Braga com com 85,82% (20283 votos), contra os 14,45% (3171) de Nuno Carvalho. No total votaram 3080 sócios, dos 17500 que o podiam fazer.
Mais de 200 pessoas esperaram horas para ouvir José Mendes, presidente da Assembleia Geral do Sporting de Braga anunciar Salvador como presidente da direção do clube para um mandato de três anos.
O relógio marcava 00:27 horas quando Mendes entrou na sala sob forte aplauso dos adeptos que gritavam, ainda antes de saber os resultados finais: "Salvador ale, somos a tua força, a tua fé".
Desde que as urnas fecharam às 22:05 horas, muitos procuraram a sala das habituais conferências de imprensa em procura de novidades. "Há Papa?", questionava em jeito de brincadeira o associado Miguel Filipe.
Por entre palpites, praticamente todas iam no sentido da manutenção de António Salvador, as conversas geravam em torno do futuro próximo do Braga, enquanto ali ao lado as máquinas de "vending" iam esgotando comida, bebida e trocos.
As horas foram-se esfumando e à meia-noite já havia quem soltasse na mista sala de imprensa e bancada de sócios: "Está na hora!". Por entre sucessivos "mais dez minutos", ninguém largou pé.
Praticamente a completar 43 anos, faz anos a 29 deste mês, António Salvador entrou para a direção do clube em 2003.
JN
Eleições no Sp. Braga: urnas fecharam com participação histórica
Dois candidatos, 3.079 votantes
As urnas já fecharam no Sp Braga, passavam poucos minutos das 22 horas. Ao todo votaram 3.079 dos 17.500 associados que constavam nos cadernos eleitorais. Um registo histórico no clube minhoto, que já não ia a votos com dois candidatos há 25 anos.
Os 3.079 votantes equivalem a um total de 23.648 votos. Várias dezenas de associados do Sp. Braga estão no interior das instalações do clube a aguardar pelos resultados oficiais, que serão divulgados na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga.
Sp. Braga-V. Setúbal (antevisão): quem sobe na tabela?
Resistência de Couceiro testada na pedreira
O momento
Sp. Braga: a retoma arsenalista foi travada com a derrota no terreno do campeão nacional. Depois de cinco derrotas consecutivas, o Sp. Braga venceu o Olhanense, mas voltou a não conquistar pontos no Estádio do Dragão. O estigma das derrotas consecutivas já lá vai, mas ainda assim os Guerreiros procuram estabilidade e escalar lugares na tabela.
V.Setúbal: os sadinos chegam à 13ª jornada na melhor fase da época. Com José Couceiro ao leme, a equipa de Setúbal ainda não sentiu o sabor da derrota, já lá vão nove jogos consecutivos. O último desaire do Vitória de Setúbal já vai há mais de dois meses, ainda com José Mota no comando técnico.
Ausências
Sp. Braga: Éder, Joãozinho, Pardo e Paulo Vinicius (lesionados).
V.Setúbal: Paulo Tavares (lesionado).
Discurso direto
Jesualdo Ferreira: «Julgo que ainda não perdeu com José Couceiro, é uma equipa diferente da dos primeiros jogos e vai ser um adversário muito difícil, um jogo de alto risco e dificuldade máxima para nós. Temos de jogar de forma muito próxima do que temos feito nos últimos jogos, mas com mais felicidade para conseguirmos os três pontos.»
José Couceiro: «Sabemos que o Braga é uma boa equipa, que tem qualidade, está bem orientada e vai querer impor o seu jogo. Nós vamos tentar contrapor e obter um resultado positivo. Vamos tentar repetir aquilo que aconteceu há nove anos, em que ganhámos 3-2. Se for possível repetir isso é fantástico.»
Histórico de confrontos:
O histórico de jogos entre o Sp. Braga e o V.Setúbal, com os minhotos na condição de visitado, é favorável à equipa de Jesualdo Ferreira. Num total de 52 jogos disputados, apenas por sete vezes o triunfo sorriu aos sadinos. Registam-se 12 empates, enquanto que o Sp. Braga venceu por 33 ocasiões. Nas duas últimas épocas os minhotos ganharam com uma margem confortável de três golos. A última vitória sadina data de 2008, altura em que o Setúbal venceu por duas bolas a uma. É esse o registo que Couceiro quer repetir.
MAIS FUTEBOL
António Salvador reeleito presidente do Sporting de Braga
António Salvador venceu nesta sexta-feira as eleições do Sporting de Braga com 85,82% dos votos, contra 14,45 de Nuno Carvalho, e continua como presidente dos minhotos, cargo que ocupa desde 2003.
As urnas fecharam poucos minutos depois das 22h07, tendo votado 3080 eleitores (3069 válidos, 21 brancos, 11 nulos), um número recorde em sufrágios dos bracarenses, representando 23.648 votos (os sócios mais antigos têm direito a dez votos, havendo também associado com cinco e um voto).
De acordo com os números avançados pelo presidente da assembleia-geral, José Mendes, António Salvador obteve 85,82% (20.233 votos) e Nuno Carvalho 14,45% (3.171 votos), no "maior acto eleitoral da vida do Sporting de Braga". António Salvador tomará posse dentro de dez dias.
"Esta é uma vitória do Sporting de Braga, não é da lista A ou da lista B, foi um dia histórico para o nosso clube, o ato eleitoral mais concorrido de sempre, foi um dia de verdadeira democracia", disse o presidente reeleito mais de duas horas depois de as urnas terem fechado.
"Os sócios falaram de uma forma bem clara sobre o caminho que pretendem para o futuro do Braga: do crescimento, sustentabilidade, aumento do património, inovação, rigor e de competência. Hoje, os sócios não se deixaram levar pelos aventureiros que fizeram da calúnia e da ofensa a sua bandeira nos últimos tempos", disse. António Salvador afirmou ainda esperar que quem o atacou e ao clube "enterre de vez o machado e guerra".
António Salvador apresentou como principais propostas para o triénio 2014/2016 a criação da SC Braga TV, que nascerá na Internet já no início do novo ano e poderá evoluir para o cabo, e a construção de uma cidade desportiva que, além do futebol, possa albergar todas as modalidades do clube.
Nuno Carvalho reagiu em comunicado e felicitou António Salvador, notando que, "pela primeira vez, um presidente do Sporting de Braga não é eleito por aclamação".
"Como sócio interessado e atento à vida do nosso clube, a partir de agora, não só exijo mais vitórias, para que este período negro que estamos a viver não se prolongue, como estarei particularmente atento às opções de gestão e exigindo que estas sejam mais criteriosas", disse, prometendo agora "uma oposição responsável".
PUBLICO
António Salvador reeleito presidente do Sporting de Braga
António Salvador venceu ontem as eleições do Sporting de Braga com 85,82 por cento dos votos, contra 14,45 de Nuno Carvalho, e continua, desde 2003, como presidente dos minhotos.
As urnas fecharam poucos minutos depois das 22:07, tendo votado 3.080 eleitores (3.069 válidos, 21 brancos, 11 nulos), um número recorde em sufrágios dos bracarenses, representando 23.648 votos.
De acordo com os números avançados pelo presidente da assembleia-geral, José Mendes, António Salvador obteve 85,82 por cento (20.233 votos) e Nuno Carvalho 14,45 por cento (3.171 votos), no «maior ato eleitoral da vida do Sporting de Braga».
LUSA
Salvador apela a Nuno Carvalho para que enterre o "machado de guerra"
António Salvador, reeleito sexta-feira presidente do Sporting de Braga, destacou o "dia histórico" para o clube e disse esperar que o adversário Nuno Carvalho enterre o "machado da guerra".
"Esta é uma vitória do Sporting de Braga, não é da lista A ou da lista B, foi um dia histórico para o nosso clube, o ato eleitoral mais concorrido de sempre, foi um dia de verdadeira democracia", começou por dizer, mais de duas horas depois das urnas terem fechado.
O presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, anunciou a vitória de António Salvador por 85,8 por cento dos votos contra 14,45 por cento de Nuno Carvalho, mas o sítio oficial dos minhotos fala em 87 por cento contra 13 por cento.
EXPRESSO
António Salvador reeleito presidente do SC Braga
António Salvador foi reeleito presidente do SC Braga, tendo levado a melhor sobre Nuno Carvalho nas eleições que decorreram esta sexta-feira.
Naquele que foi o sufrágio com maior afluência às urnas no clube bracarense, António Salvador, que pela primeira teve uma lista adversária, foi novamente eleito com 87 por cento dos votos, enquanto Nuno Carvalho reuniu apenas 13 por cento das preferências.
De referir que no total foram 3079 sócios do SC Braga que se deslocaram às urnas, o que dá um total de 23648 votos, uma vez que houve associados que tiveram direito a dez votos, outros a cinco e outros apenas a um, consoante o número de anos em que se é sócio.
ZEROZERO
Sp. Braga mantém presidente
Vitória clara de António Salvador que se mantém no cargo desde 2003
António Salvador venceu as eleições do Sporting de Braga com 85,8% dos votos, contra 14,4% de Nuno Carvalho, e continua como presidente dos minhotos.
As urnas fecharam depois das 22h00, tendo votado 3.080 eleitores (3.069 válidos, 21 brancos, 11 nulos), um número recorde em sufrágios dos bracarenses, representando 23.648 votos.
De acordo com os números avançados pelo presidente da assembleia-geral, José Mendes, António Salvador obteve 20.233 votos e Nuno Carvalho 3.171 votos, no "maior acto eleitoral da vida do Sporting de Braga".
António Salvador, presidente desde 2003, tomará posse dentro de 10 dias.
RR
Salvador apela a Nuno Carvalho para que enterre o "machado de guerra"
António Salvador, reeleito sexta-feira presidente do Sporting de Braga, destacou o «dia histórico» para o clube e disse esperar que o adversário Nuno Carvalho enterre o "machado da guerra".
«Esta é uma vitória do Sporting de Braga, não é da lista A ou da lista B, foi um dia histórico para o nosso clube, o ato eleitoral mais concorrido de sempre, foi um dia de verdadeira democracia», começou por dizer, mais de duas horas depois das urnas terem fechado.
O presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, anunciou a vitória de António Salvador por 85,8 por cento dos votos contra 14,45 por cento de Nuno Carvalho, mas o sítio oficial dos minhotos fala em 87 por cento contra 13 por cento.
«Os sócios falaram de uma forma bem clara sobre o caminho que pretendem para o futuro do Braga: do crescimento, sustentabilidade, aumento do património, inovação, rigor e de competência. Hoje os sócios não se deixaram levar pelos aventureiros que fizeram da calúnia e da ofensa a sua bandeira nos últimos tempos», disse.
António Salvador afirmou ainda esperar que quem o atacou e ao clube «enterre de vez o machado e guerra».
António Salvador apresentou como principais propostas para o triénio 2014/2016 a criação da SC Braga TV, que nascerá na internet já no início do novo ano e poderá evoluir para o cabo, e a construção de uma cidade desportiva que, além do futebol, possa albergar todas as modalidades do clube.
Nuno Carvalho reagiu em comunicado e felicitou António Salvador, notando que, «pela primeira vez, um presidente do Sporting de Braga não é eleito por aclamação».
«Como sócio interessado e atento à vida do nosso clube, a partir de agora, não só exijo mais vitórias, para que este período negro que estamos a viver não se prolongue, como estarei particularmente atento às opções de gestão e exigindo que estas sejam mais criteriosas», disse prometendo agora "uma oposição responsável".
Nuno Carvalho quer um «clube mais transparente» porque o «Sporting de Braga pertence a todos os sócios» e «são eles que devem ativamente vigiar a nova direção».
«O Sporting de Braga não pode apenas lutar pela permanência, ocupando um modesto 10.º lugar na tabela classificativa [da I Liga de futebol]. Exigimos mais vitórias e não nos anestesiem com os sucessos do passado», deixou.
LUSA
(http://i.imgur.com/H8DmE60.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/iWMM9xt.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/U2K1gf3.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/ukB669M.jpg)
CORREIO DO MINHO
Pardo é reforço de última hora
Atacante recuperou da gripe que o afastara da convocatória para o jogo desta noite, com o Vitória de Setúbal. Está com a equipa em estágio e, dependendo do resultado de uma derradeira avaliação, poderá alinhar na 13ª jornada da Liga
O ataque do Braga está em vias de garantir mais um reforço para o jogo desta noite, com o Vitória de Setúbal: Pardo, que na sexta-feira fora excluído da convocatória, por estar com gripe, apresenta melhorias e juntou-se à equipa no estágio. O colombiano será ainda sujeito a nova avaliação médica, para determinar se está em condições de alinhar no encontro da 13ª jornada.
Caso recupere, esta será uma excelente notícia para o treinador Jesualdo Ferreira, cujo ataque acaba de perder Éder. O avançado foi operado ao pé esquerdo, na sexta-feira, e estará sujeito a uma paragem de várias semanas.
O JOGO
O "quarto grande" que ainda quer ser maior
SALVADOR REELEITO COM MUITOS PROJETOS NA MANGA
"Não é impossível ser campeão, e tanto não é que já o demonstrámos. É verdade que lutamos contra orçamentos e massas adeptas superiores, mas não é só com isso que se ganha e está provado que se consegue esbater essa desigualdade em campo". As palavras são de António Salvador que, em entrevista a Record, não escondia uma das suas ambições para o Sp. Braga. Agora, depois de ter goleado a concorrência de Nuno Carvalho nas eleições de sexta-feira - o candidato pela lista A ganhou com 87% dos votos - são muitos os desafios que se colocam no caminho do homem que já comanda os destinos do clube minhoto há 10 anos.
RECORD
Edinho no ataque do Braga contra o Setúbal
Edinho é o substituto do lesionado Éder, na frente de ataque do Sporting de Braga, no jogo deste sábado (18 horas, SportTV1), em casa, frente ao Vitória de Setúbal, da 13.ª jornada da Liga de futebol.
Sem o seu habitual ponta de lança, o técnico Jesualdo Ferreira recorreu à tradicional segunda opção para a função. Ainda no Braga, relevo para o regresso ao onze de Rúben Micael, após lesão, em detrimento de Pardo, que acusou uma virose. O colombiano entretanto foi "repescado" para a convocatória e vai começar o jogo no banco de suplentes, o que afastou o médio Vukcevic do lote de 18 jogadores.
Na turma sadina, Marcos Acosta, que foi a novidade na convocatória, nem sequer no banco se vai sentar. O técnico José Couceiro aposta no onze que tem utilizado ultimamente e que tem valido à equipa subir na tabela classificativa.
Sob a arbitragem de Carlos Xista, de Castelo Branco, as equipas vão alinhar inicialmente da seguinte forma:
Sporting de Braga - Eduardo; Baiano, Aderlan Santos, Nuno André Coelho e Elderson; Mauro, Luiz Carlos e Rúben Micael; Alan, Rafa e Edinho
Vitória de Setúbal - Kieszek; Pedro Queirós, Rúben Vezo, Cohene e Nélson Pedroso; Pedro Tiba e Dani; Ricardo Horta, Miguel Pedro e Rafael Martins; Ramón Cardozo
JN
Braga/AAUM foi pesadelo para Leões PS
Escrito por André Borges
O Sp. Braga/AAUM alcançou, este sábado, a goleada mais expressiva da presente edição da Liga Sport Zone de Futsal, na receção aos Leões de Porto Salvo, naquele que era um dos jogos grandes da 15ª jornada. 11-3 foi o resultado a favor dos minhotos, que lhes permite ascender provisoriamente ao segundo posto da tabela classificativa, deixando a equipa leonina a quatro pontos de distância, na quarta posição.
Uma entrada muito forte no jogo por parte dos bracarenses praticamente selou o destino do encontro. Aos 8 minutos, a equipa de Paulo Tavares já vencia por 5-0, com golos de André Coelho (2), Miguel Almeida, André Machado e Tiago Brito. Ré ainda reduziu para os Leões de Porto Salvo, mas Fábio Cecílio bisou o fixou o resultado em 7-1antes do intervalo.
No segundo tempo, Amílcar chamou a si o protagonismo do jogo, ao assinar um «hattrick». Paulinho apontou o restante tento dos minhotos. Tuca e Jota marcaram para os visitantes e minoraram os estragos de uma derrota pesada e surpreendente.
FutsalGlobal
SC Braga vence V. Setúbal (2-0)
Por Redação
O SC Braga recebeu e venceu o Vitória de Setúbal por 2-0, em partida da 13.ª jornada do campeonato.
Sem uma exibição de encher o olho, a equipa bracarense construiu o resultado com golo de Rúben Micael, aos 13 minutos, e autogolo de Rúben Vezo, aos 89.
A vitória do SC Braga significa que José Couceiro perde pela primeira vez como treinador do Vitória e que os bracarenses ultrapassam os sadinos na classificação.
Jesualdo Ferreira dedica vitória ao presidente e a Éder
Por Redação
O treinador do SC Braga, Jesualdo Ferreira, congratulou a equipa pela vitória frente aos Sadinos (2-1) e dedicou este resultado ao reeleito presidente António Salvador e ao avançado Éder, que foi operado na sexta-feira.
«Fizemos um excelente jogo, marcamos um golo perante um adversário muito rápido e com mobilidade. A segunda parte foi muito bem jogada pelas duas equipas e o Setúbal podia ter marcado mas nós também podíamos ter acabado com o jogo. Algo que apenas chegou no último minuto através de um autogolo», afirmou Jesualdo Ferreira, na flash interview.
O treinador também revelou qual é a atual ambição: «O objetivo da primeira volta é chegar a um lugar europeu e nós temos condições de lá chegar, mesmo com todos os condicionamentos».
Jesualdo Ferreira aproveitou ainda para deixar uma mensagem: «Quero felicitar o presidente António Salvador e o restabelecimento rápido a Éder, ao qual oferecemos a vitória».
«Tivemos 30 minutos do melhor futebol deste ano» – Rúben Micael
Por Redação
O médio Rúben Micael, autor de um dos golos na vitória frente ao Vitória de Setúbal (2-0), defendeu que o SC Braga assinou uma das melhores exibições até ao momento.
«É sempre bom marcar cedo. Tivemos 30 minutos do melhor futebol deste ano, com várias oportunidades, onde marcamos um mas podiam ter sido mais. Também contamos com o apoio dos adeptos e neste momento todas as vitórias são importantes», afirmou Rúben Micael, na Flash Interview.
O médio português aproveitou ainda para dedicar esta vitória ao presidente António Salvador e ao avançado Éder, que foi operado ao pé.
A Bola
Sp. Braga-V.Setúbal, 2-0 (crónica)
Serviços mínimos afastam síndrome da crise
Por Bruno José Ferreira
Lufada de ar fresco para o Sp. Braga e nova oportunidade de arrepiar caminho tabela acima. O V.Setúbal viu ser interrompido o ciclo de nove jogos sem perder por um Braga de serviços mínimos. Alan, o melhor em campo, abriu caminho ao triunfo que havia de ser confirmado em cima da hora com um golo na própria baliza de Ruben Vezo.
Em ressaca eleitoral em sem Éder, Jesualdo Ferreira caçou com Edinho na frente de ataque arsenalista. Com Ruben Micael novamente disponível, o professor voltou a montar o onze que vinha afinando nas últimas jornadas, com exceção ao seu elemento mais adiantado. Só havia um caminho pela frente. Conquistar os três pontos e afastar de vez a sina dos maus resultados
José Couceiro apresentou o V.Setúbal na pedreira no melhor momento de forma dos últimos cinco anos, e sem conhecer o sabor da derrota há nove jogos consecutivos. Diz o ditado que em equipa que ganha não se mexe e o técnico apresentou o mesmo onze que havia derrotado a Académica na jornada anterior.
Alan embalou Braga
Estava traçado o figurino, e como geralmente acontece o capitão Alan embalou o Sp. Braga no arranque do jogo. Alheio a síndromes de crise ou a adversário motivados, o capitão ainda avisou Kieszek com uma bomba ao ferro antes de desenhar o golo inaugural dos guerreiros.
O minuto treze não foi de azar para a equipa da casa, que se colocou em vantagem perante um tímido V.Setúbal. A equipa que viajou desde a margem sul do rio Tejo não pôs em campo os pergaminhos com que chegou a este jogo, parecendo respeitar em demasia o seu opositor.
Como vem sendo apanágio do Sp. Braga desta época o golo apontado como que congelou a vontade Guerreira de voltar a chegar à baliza adversária. Pouco interessados em obter uma vantagem mais tranquila os minhotos pararam depois do golo e encaixaram-se no Setúbal pouco audaz e parco em ideias ofensivas.
V.Setúbal causou a tremedeira habitual
Mesmo em desvantagem, pouco se viu do V.Setúbal nos primeiros quarenta e cinco minutos. A entrada para o segundo tempo foi diferente e os pupilos de José Couceiro entraram mais astutos do relvado do Municipal de Braga.
Não tiveram medi de encarar o adversário e ainda foram a tempo de provocar a já habitual tremedeira na pedreira. A cada ímpeto adversário mais arrojado este Sp. Braga ameaça ruir sem oferecer qualquer tipo de resistência. Ainda assim as melhores oportunidades de golo foram conseguidas pelos minhotos. Perto do apito final enviou nova bola ao ferro dos sadinos, desta feita por Nuno André Coelho.
A um minuto dos noventa Ruben Vezo confirmou, com um golo na própria baliza, a triunfo arsenalista e os respetivos três pontos. O Sp. Braga sobe quatro lugares na tabela classificativa antes de se deslocar à Madeira e está no quinto posto, à condição. O Setúbal de Couceiro perdeu a invencibilidade antes de receber o Benfica.
Sp. Braga-V.Setúbal, 2-0 (destaques)
Quando a legião precisa o capitão está lá
Por Bruno José Ferreira
Figura
Alan:
A legião bracarense precisava de um novo alento; precisava de sentir o sabor do triunfo e de subir na tabela classificativa. O capitão Alan puxou dos galões e disse presente. Logo aos seis minutos deixou Kieszek pregado ao solo e enviou a bola com estrondo à baliza sadina. O número trinta arsenalista não estava para adiar muito o golo e aos treze minutos deu o golo inaugural de bandeja a Ruben Micael. Foi também da sua autoria o cruzamento para o segundo golo. Duas assistências, portanto, do extremo. A idade não pesa e o brasileiro está aí para as curvas.
O Momento
Golo Ruben Micael (minuto 13):
Conforto para os Guerreiros, perante um V.Setúbal pouco inspirado. O trabalho de Alan na direita é primoroso, deixando Nélson Pedroso no relvado. O passe para Ruben Micael foi açucarado e o médio rematou de pronto para o fundo das redes. O Sp. Braga inaugurou cedo o marcador e tudo se tornou mais simples.
Outros destaques:
Miguel Pedro: Tentou esgrimir argumentos com os médios do Sp. Braga, mas esteve sempre muito desacompanhado. Ainda assim, as tentativas de armar jogo e construi lances de perigo da equipa de José Couceiro passaram-lhe todas pelos pés.
Luiz Carlos: Mauro é o médio com funções defensivas, Ruben Micael incumbe-se de armar jogo. Luiz Carlos é o outro médio do Sp. Braga. Sempre com fato de operário vestido, é um trabalhador incansável no miolo. Faz de rolamento na estratégia do professor e desempenha um trabalho muitas vezes invisível na sombra dos seus colegas do tridente do sector intermediário. O que seria de Mauro e de Micael sem a batuta de Luiz Carlos? Não compreendeu a sua substituição, e o público também não. Saiu visivelmente desiludido e debaixo de um coro de assobios para Jesualdo Ferreira.
Rafael Martins: Veloz e destemido, o extremo de 24 anos do V.Setúbal foi uma seta apontada à baliza de Eduardo. O brasileiro chegou esta época ao sado, e os lances de maior perigo protagonizados pelo Vitória tiveram o seu carimbo. No segundo tempo tentou por várias vezes visar a baliza de Eduardo e chegou mesmo a assustar.
Jesualdo aponta já a lugar Europeu, Couceiro fala em «maratona»
Técnico do Sp. Braga assume objetivo até ao final da primeira volta
Por Redação
Jesualdo Ferreira e José Couceiro, treinadores de Sp. Braga e V. Setúbal, em declarações à Sport TV no final do embate no Minho que terminou com triunfo dos bracarenses por 2-0:
Jesualdo Ferreira:
«Em primeiro lugar queria dedicar a vitória ao Éder e ao presidente António Salvador. Sobre o encontro, acho que a equipa fez um excelente jogo. Fizemos um golo cedo. O Vitória tem uma excelente equipa. Mas na primeira parte tivemos possibilidade de marcar mais um golo e acabar com o jogo. A segunda parte foi sempre bem jogada pelas duas equipas. O Sp. Braga poderia ter acabado mais cedo com o jogo, porque o golo só veio no ultimo minuto e aí ninguém sossega.»
«Até ao fim da primeira volta queremos chegar a um lugar europeu. Temos condições de lá chegar com a equipa que temos. O Sp. Braga está habituado a esses lugares.»
José Couceiro:
«Todos gostávamos, claro, de ter chegado hoje, à condição, a um dos lugares europeus, mas não é o objetivo. Queremos jogar na I Liga e sabemos as limitações que temos. Hoje não entrámos bem, demos espaço. O Sp. Braga joga bem, tem bons jogadores, experientes. Na primeira parte baixámos, deixamos jogar pelo centro, mas na segunda houve muitos momentos em que fomos melhor equipa, mas não concretizámos. Parabéns ao Sp. Braga e aos nossos jogadores que tentaram ganhar.»
«Primeira derrota? Não houve nada de novo. Na segunda parte tivemos momentos bons. O ideal era não sofrer logo de inicio. Nem éramos excecionalmente bons, nem agora somos maus. É preciso manter o equilíbrio. O campeonato só se decide em abril. Isto é uma maratona.»
Jesualdo Ferreira: «Os assobios não me perturbam»
elogia exibição da equipa
Jesualdo Ferreira fez um apelo aos adeptos do Sporting de Braga na sequência dos assobios ouvidos durante triunfo dos arsenalistas do Minho diante do V. Setúbal, este sábado no AXA.
"Os assobios não me perturbam, com tantos anos de futebol que tenho, mas podem perturbar os jogadores. Aliás, foi a partir daí que a equipa ficou intranquila. Surgiu alguma falta de confiança depois dos resultados negativos que o Braga não mereceu, mas que aconteceram e causaram falta de estabilidade, mas eu pergunto: por que motivo na Luz ou no Dragão fomos mais assertivos e não tivemos momentos tão intranquilos?", questionou-se após o encontro.
O técnico quer a união dos adeptos em torno da equipa, um dia depois do presidente António Salvador ter sido reeleito: "A nação bracarense tem que ter paciência e confiar, porque se não for assim é mais difícil."
Sobre o jogo, Jesualdo Ferreira garante ter sido um triunfo justo: "O resultado foi justo, mas curto, sofrido a determinada altura por responsabilidade nossa e também do Vitória, que me surpreendeu muito. Foi a equipa mais difícil com que jogámos em casa. Até aos 25 minutos, tivemos o controlo total do jogo, depois o Vitória de Setúbal reagiu, e na segunda parte foi um bom espetáculo, com duas equipas a quererem marcar."
Record
SC Braga derrota V.Setúbal (2x0)
AUTOR José Bragança
O SC Braga recebeu e venceu o Vitória de Setúbal por duas bolas a zero, este sábado, em partida da 13.ª jornada da Liga portuguesa.
No Minho, Rúben Micael, aos 13 minutos, abriu o marcador e colocou os bracarenses na frente.
No segundo tempo, aos 89', o paraguaio Javier Cohene marcou na própria baliza e fixou o 2x0.
Esta foi a segunda vitória consecutiva do SC Braga em casa, enquanto que os sadinos conheceram a primeira derrota para a Liga portuguesa, desde que José Couceiro assumiu o comando técnico da equipa.
Zerozero
Sp. Braga bate Vit. Setúbal e dá "salto" na tabela
por João Ruela
Rúben Micael e Rúben Vezo (na própria baliza) fizeram os golos do triunfo frente ao Vitória de Setúbal, que pôs fim à invencibilidade de Couceiro e "colou" o Sp. Braga ao quinto posto.
O Sporting de Braga derrotou neste sábado o Vitória de Setúbal, por 2-0, em jogo da 13.ª jornada da Liga, que valeu aos arsenalistas um "salto" de seis lugares na tabela classificativa.
Rúben Micael, aos 13 minutos, inaugurou o marcador, cabendo a Rúben Vezo o autogolo (89') que sentenciou uma partida marcada pelo fim da invencibilidade de José Couceiro, ao fim de dez jogos no comando técnico dos sadinos entre todas as competições nacionais.
O Sp. Braga iguala, à condição, o Gil Vicente, no 5.º lugar, com 18 pontos, enquanto o Vit. Setúbal cai para o 10.º posto, com 16.
Na próxima jornada, o Sp. Braga visita o Marítimo, na quinta-feira, dia 19, enquanto o Vit. Setúbal vai defrontar o Benfica no dia 20, no Bonfim.
DN