Éderzito: "Vamos fazer tudo para vencer o Olhanense"
(http://www.correiodominho.com/images/53944_230x180.jpeg)
O Sp. Braga levou, ontem, à tarde uma injecção de moral na visita à Escola EB 1 Quinta da Veiga, em mais uma campanha de charme dos Guerreiros do Minho de angariação de novos associados. Éderzito, Salvador Agra e Cristiano foram recebidos em ambiente fantástico pelas 320 crianças da instituição de ensino, e retribuíram a simpatia com autógrafos, bolas e bilhetes para o jogo de amanhã, com o Olhanense, no estádio AXA.
Os três jogadores deixaram a escola ainda mais motivados para o regresso às vitórias no campeonato. Éderzito foi o porta voz desta visita e deixou claro que o Sp. Braga tudo vai fazer para vencer o próximo jogo. E as bolas que bateram nos ferros na Luz vão entrar contra a Olhanense? Éderzito espera que sim.
"Vamos fazer tudo para vencer o Olhanense. Tem sido frustrante termos feito tudo para marcar golos e ganhar jogos e as coisas não terem acontecido. Mas contra o Olhanense a vitória vai surgir", frisou no final da visita.
Confiança, optimismo, vontade de ganhar, mas preparados também para um jogo de luta intensa pelos três pontos. "Estamos conscientes das dificuldades que o Olhanense nos pode apresentar, mas também conscientes da nossa qualidade", disse, acrescentando: "Não sei se é o adversário ideal. Mas com a ambição que nós temos, de certeza que vamos vencer", repetiu Éderzito, recordando a vitória recente em Olhão, para a Taça de Portugal. "Dá optimismo pois já vencemos este adversário", destacou.
Ciente de que o momento é complicado, face às cinco derrotas seguidas na Liga, o avançado assegura que a equipa arsenalista não se deixou abater e só pensa em vencer amanhã para devolver o sorriso aos adeptos. "É complicado, porque temos trabalhado muito para que os resultados fossem outros, mas continuamos a trabalhar da mesma forma e no próximo jogo, de certeza, que vamos vencer e dar essa alegria aos nossos adeptos", vincou o avançado, apelando ao apoio nesta partida.
Sobre as noticias diárias da imprensa nacional e internacional do interesse de 'tubarões' europeus na contratação do ponta-de-lança internacional português, inclusive já em Janeiro, Éderzito sorri mas confessa estar "focado" no Sp. Braga.
"O que me deixa feliz é estar a representar o Braga e fazer tudo para que as coisas me corram bem. E quero ganhar títulos por este clube. Já ganhei no ano passado felizmente (Taça da Liga) e espero continuar a ganhar", rematou com convicção.
Contagem Final para a entrega de listas candidatas às eleições no Sporting de Braga
O prazo limite para a entrega de listas candidatas às eleições no Sporting de Braga termina hoje às 18 horas. António Salvador e Nuno Carvalho são os únicos candidatos que oficializaram candidaturas para o acto que decorre a 13 de Dezembro. No seio deste processo ganha relevo o papel de Mesquita Machado.
Depois de contactos informais na passada terça-feira tudo apontava para o apoio de Mesquita Machado a Nuno Carvalho, tal como o 'Correio do Minho' noticiou na edição de ontem. Mas o facto de se tornar pública esta informação deu origem a um autêntico volte-face. Contactado pelo 'CM', Mesquita Machado negou a possibilidade de integrar a lista de Nuno Carvalho ou, até, ser o potencial presidente da SAD bracarense, neste cenário.
O nome de Mesquita Machado foi notado, pela ausência, na lista de António Salvador, anunciada na passada segunda-feira, na sequência de uma ruptura assumida, depois deste ter demonstrado o desagrado por não constar no programa como candidato à a ssembleia geral. António Salvador decidiu convidar o eurodeputado José Manuel Fernandes, por reunir maior consenso, o que originou ruptura com Mesquita Machado.
O dia de ontem foi pródigo em informações, algumas contraditórias, pairando no ar a possibilidade de Mesquita Machado ainda avançar com uma candidatura por si liderada. "Apenas posso dizer que estarei sempre atento a tudo o que se passa à volta do Sporting de Braga porque é uma das minhas paixões", salientou o ex-presidente da câmara de Braga. E assim a cidade está em suspenso, na contagem final para a entrega de listas candidatas. O prazo expira hoje, pelas 18 horas.
Ausente do país, António Salvador já lançou todos os trunfos abrindo caminho a uma recandidatura. Já Nuno Carvalho aguarda pelo fecho do prazo para a entrega de listas a fim de anunciar as linhas do seu programa eleitoral e projectos para o futuro do Sp. Braga. O programa está definido e deve ser anunciado amanhã, assim como os restantes nomes que o acompanham.
CORREIO DO MINHO
Salvador e Mesquita em guerra
ANTIGO LÍDER DA CÂMARA AFASTADO DA LISTA
Há uma guerra que deixou de ser surda a marcar as eleições no Sp. Braga a partir do momento em que António Salvador entregou a sua lista candidata.
O atual líder do clube surpreendeu com a novidade de uma mudança no nome do presidente da assembleia geral. Na primeira lista que Salvador entregou, e que depois foi retirada por alegadas irregularidades, Mesquita Machado, antigo edil de Braga, aparecia como candidato, mas na relação definitiva a escolha recaiu em José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD, a cor política que gere a Câmara depois de 35 anos de domínio socialista com Mesquita Machado ao leme. A "colagem" de Salvador ao novo domínio partidário parece óbvia e até natural, uma vez que grande parte dos projetos para o futuro do clube, como o Centro de Estágio, está dependente do apoio camarário, sendo que o presidente do Sp. Braga e Mesquita Machado, cujo nome nem sequer aparece na comissão de honra de apoio a Salvador, estão agora de costas voltadas. De tal maneira que Mesquita Machado até já surgiu associado à lista concorrente de Nuno Carvalho, como eventual líder da SAD, algo negado a Record pelas duas partes.
"Não queremos entrar nesta luta entre Mesquita Machado e Salvador e estamos completamente alheios aos desentendimentos entre eles. A nossa ideia é apresentar o programa e começar a trabalhar nele", garantiu Nuno Ferreira, porta-voz da lista de Nuno Carvalho. Já Mesquita Machado desmente qualquer colagem a esta lista, registando que vai tomar hoje uma posição pública.
RECORD
Éder quer mais títulos
Avançado não se deixa dispersar com as notícias sobre o possível interesse do Marselha e Lázio e só fala em vencer o Olhanense
(http://cache2-thumb1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=8fdf19cf-2d36-4b53-b8b0-8705dde179a3&scale=265&file=21052013112800000000001001®ionKey=7ZPLC5W2hAhtgHNfT%2bY6Ew%3d%3d)
Confiança> Éder acredita que a sorte vai mudar
Por mais que Marselha e Lázio pisquem, indiretamente, os olhos, através de notícias difundidas do estrangeiro, Éder tem a perfeita noção da realidade. "O que me deixa feliz é representar o Braga. Quero fazer tudo para que as coisas corram bem. Já ganhei uma Taça da Liga por este clube e espero ganhar outros títulos", vincou, dizendo-se focado na partida com o Olhanense, de preferência sem ver bolas na trave, como aconteceu contra o Benfica. "É frustrante fazer tudo para marcar golos e depois perder. Acreditamos que tudo mudará no próximo jogo e que vamos vencer. Espero que os adeptos nos ajudem, aparecendo em grande número", referiu. O avançado assume que as cinco derrotas consecutivas no campeonato pesam na consciência dos jogadores, mas só aposta em vencer. "É complicado. Temos feito tudo para ter êxito, trabalhando em busca de bons resultados. Vamos fazer tudo para vencer", prometeu.
EUFORIA CRISTIANO, AGRA E ÉDER NA ESCOLA
Cerca de três centenas de alunos da EB 1 Quinta da Veiga (Braga) exultaram com as visitas de Cristiano, Agra e Éder. O trio multiplicou-se em autógrafos, conquistando novos sócios.
Apreciador do "estilo" de Thiago Silva
Da lista dos melhores centrais da atualidade, Kadu só destaca Thiago Silva (Paris SG). "O estilo de jogo é parecido com o meu", sugere, explicando que nunca se atrapalhou com a bola nos pés por ter sido centro-campista no início da carreira. "Comecei como médio, mas depois fui crescendo bastante e decidiram adaptar-me a defesa. E fui ficando", contou. Em Portugal, aponta a objetivos elevados. "Quero colocar o meu nome na história do clube, ganhando, quem sabe, o campeonato", alvitra.
Treinador em estágio
Vladimir Savchenco, coordenador de guarda-redes da Academia do Shakhtar Donetsk, está a realizar um estágio de uma semana com a equipa técnica do Braga, absorvendo os conhecimentos do adjunto Jorge Vital. Noutro contexto, Jesualdo Ferreira assistiu ontem ao jogo da equipa B, frente ao Leixões, assim como os jogadores Eduardo, Cristiano, Luís Silva e Salvador Agra.
O JOGO
Rafa apoia ex-colegas
Grande figura do Feirense na época passada, Rafa Silva, que no verão se transferiu para Braga, visitou ontem a Feira. O médio bracarense esteve na bancada do Estádio Marcolino de Castro para rever a sua ex-equipa e alguns dos antigos companheiros, assistiu ao empate com o Benfica B e, no final, aproveitou para pôr a conversa em dia junto à porta de acesso aos balneários.
Leixões deixa o melhor para o fim
Após uma primeira parte sem história, houve muita emoção na segunda. O Braga B entrou bem e Sasso, de cabeça, na sequência de um canto de Joãozinho, fez o 1- 0. Sem o justificar, o Leixões repôs o empate num excelente livre direto de Cadinha. A seguir, Sasso, de cabeça, esteve perto do 2-1, mas, a partir daqui, esteve melhor o Leixões. Sasso rasteirou Oto'o na área e foi expulso, e Moreira aproveitou o penálti para consumar a reviravolta. Em superioridade numérica, o Leixões segurou bem o triunfo.
Uma pergunta
A Que canal, exatamente?
António Salvador não precisava ter reunido o Conselho de Estado na Comissão de Honra da sua candidatura. Chega a dar ideia de que ser reconduzido na presidência do Sporting de Braga não é o fim último das suas démarches. De resto, já se sabe: é o melhor presidente que os arsenalistas alguma vez tiveram e, seguramente, um dos melhores jamais surgidos num clube português de segunda linha. Próximos objetivos: ultrapassar os 40 mil sócios, criar uma cidade desportiva e lançar um canal de televisão. Pergunto apenas: que canal? Hoje em dia, basta um computador e um tipo para carregar links (já nem sequer é preciso meter cassetes) para fazer um canal de televisão. Um canal a sério – é disso que estamos a falar? Com 40mil pessoas como público-alvo? Quer me parecer que esse canal terá de ter mais do que futebol. Não: este homem não pára aqui...
O JOGO
MESQUITA MANTÉM TABU ATÉ AO LIMITE
Braga fecha hoje fase de recolha de listas e o ex-líder autárquico pode ser o terceiro a entrar na corrida
MESQUITA MACHADO é nome de referência obrigatória na pré-campanha das eleições do Braga. O ex-presidente da Câmara, que exerceu vários cargos no clube, desmentiu, ontem, que possa vir a ser o trunfo eleitoral da lista de Nuno Carvalho, mas remeteu até ao limite de entrega das listas – as 18 horas de hoje – uma posição pública sobre o ato eleitoral.
(http://cache2-thumb1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=b8646b6c-9936-4bb5-91dc-51dec1a02b7c&scale=269&file=21032013112800000000001001®ionKey=L%2fRwY%2brC%2fWbC1P8eyC3TPQ%3d%3d)
Mesquita Machado desalinhou-se de António Salvador
Apontado, inicialmente, como candidato a presidente da Assembleia-geral comAntónio Salvador, atual presidente que se recandidata, Mesquita Machado não surgiu na lista, nem sequer integrou a Comissão de Honra, onde coube mais de uma centena de notáveis, sobretudo da Cidade dos Arcebispos, mas onde estão também figuras do país, como o empresário Jorge Mendes e o futebolista Cristiano Ronaldo.
Anteontem, em Braga, foi dado como certo o nome de Mesquita Machado, proposto por Nuno Carvalho, em caso de vitória eleitoral, para liderar a Sociedade Anónima Desportiva (SAD). Fontes da candidatura e o próprio ex-presidente da autarquia negaram, ao JN, essa notícia.
No entanto, o próprio remeteu para hoje uma tomada de posição pública sobre as eleições de 13 de dezembro. Evidente parece ser o seu divórcio com António Salvador, sendo que, num último esforço, o ex-autarca estará a tentar formar "exército poderoso" para forçar uma terceira via eleitoral, por si encabeçada. Tabu que, todavia, não quis desfazer, ele que já liderou o clube por duas vezes e esteve à frente da assembleia-geral. Logo se verá.
Fazer com que a alegria regresse
ÉDER promete um Braga ambicioso, na receção de amanhã (20.15 horas, Sport TV), ao Olhanense, jogo da 11.ª jornada da Liga. Após cinco derrotas consecutivas no campeonato, a turma minhota olha para o encontro com a formação algarvia como oportunidade de ouro de regressar às vitórias.
Éder, com Cristiano e Salvador Agra em São Vicente
"Estamos esperançados em dar uma alegria aos nossos adeptos, já neste jogo", disse ontem Éder, após visita de uma comitiva do clube à Escola EB1 Quinta da Veiga, em São Vicente, Braga.
"Vamos fazer de tudo para que a bola comece a entrar. Tem sido frustrante, temos feito tudo para conseguir marcar golos e vencer os jogos, mas as coisas não têm acontecido. Tenho a certeza de que, no jogo com o Olhanense, tudo vai surgir e vamos conseguir vencer" , acrescentou o avançado internacional português.
Éder admitiu que a equipa vive uma fase "complicada", devido à série de maus resultados. Mas passou mensagem de otimismo: "Temos trabalhado arduamente para obtermos resultados, sempre nos propusemos a lutar da mesma forma".
Na semana em que o Braga revelou que já tem 31 mil sócios e que o presidente e recandidato António Salvador anunciou que, em caso de triunfo eleitoral, pretende ultrapassar a fasquia dos 40 mil associados, o Braga somou mais 320, na escola de São Vicente. Como é hábito, os jogadores foram recebidos em ambiente de grande festa.
Jesualdo observa equipa B
Jesualdo Ferreira e restante equipa técnica assistiram, ontem, ao jogo da equipa B, com o Leixões, disputado no Estádio 1.º Maio. Também os jogadores Eduardo, Cristiano, Luís Silva e Salvador Agra estiveram no recinto.
JN
Dar a volta com recurso à bola parada
O JOGO valeu pela segunda parte, período em que surgiram os golos, o primeiro para o Braga B, com Sasso, de cabeça, a dar a melhor sequência após um canto de Joãozinho. Na reta final, o Leixões fez das fraquezas forças e Cadinha, de livre, levou a bola entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Tiago Sá. A sete minutos do fim, os leixonenses dispuseram de um penálti que Moreira, na conversão, não desperdiçou.
JN
Mesquita agita eleições
Mesquita Machado negou de forma clara e inequívoca o seu apoio à lista de Nuno Carvalho, ontem noticiada pelo Correio do Minho. «São notícias inteiramente falsas. Não estou, nem estarei nessa lista, nem farei parte da SAD do senhor Nuno Carvalho, como também circulou», declarou a A BOLA o antigo autarca de Braga, que vai terminar o seu ciclo como presidente do Conselho Geral do clube minhoto.
O esclarecimento desvincula o ex-edil de uma das listas mas não o compromete de forma alguma com a de António Salvador, de quem, aparentemente, se afastou.
A BOLA
Leixões vence Sp. Braga B após reviravolta
O Leixões venceu hoje o Sporting Braga B por 2-1, após uma reviravolta no marcador, em jogo a contar para a 17.ª jornada da II Liga de futebol, disputado em Braga.
Depois de uma primeira parte sem golos, os "arsenalistas" adiantaram-se aos 52 minutos, por Sasso, permitiram que os visitantes operassem a reviravolta, com golos de Cadinha (74) e Moreira (83), na conversão de uma grande penalidade.
O perigo esteve quase sempre longe das balizas, numa primeira parte em que as equipas revelaram dificuldades para circular a bola e construir lances de ataque. O único lance perigoso surgiu aos 27 minutos, quando Piquéti, em boa posição, rematou ligeiramente por cima, após cruzamento de Zhestkov, na direita.
O Braga B entrou para a segunda parte com uma atitude mais pressionante, empurrou o Leixões para as imediações da sua área e, aos 52 minutos, adiantou-se no marcador, por Sasso, que correspondeu a um canto de Joãozinho (52).
O Leixões, apesar da pouco inspirado, chegou ao empate aos 74 minutos, através de um livre de Cadinha, que entrou junto ao ângulo superior direito de Tiago Sá.
A partir do empate, as duas equipas tentaram chegar à vantagem, mas foram os visitantes a marcar novamente, aos 83, quando Moreira converteu uma grande penalidade.
Com este triunfo, a turma de Pedro Correia distancia-se do Braga B na classificação, somando agora 25 pontos (11.º lugar). Já a turma de José Alberto Costa leva quatro jogos seguidos sem vencer em casa e está no 16.º lugar, com 21 pontos.
LUSA
É do Minho a equipa sensação
Nem o mais otimista dos adeptos sonharia que ao fim das 12 primeiras jornadas do campeonato, o SC Braga ocuparia o segundo lugar a apenas um ponto do líder, neste momento o Benfica (o Sporting tem um jogo a menos e se vencer iguala as águias na liderança, com 31 pontos).
Não tanto pela falta de fé, mas porque esta temporada o orçamento do emblema minhoto foi cortado quase para metade em relação ao ano transato. Com a falta de verbas e uma equipa para construir, o treinador Paulo Tavares, que cumpre a segunda época no comando dos minhotos, deitou mãos à obra e os resultados estão à vista.
«Estaria a mentir se dissesse que acreditava numa temporada tão boa. Estamos a superar largamente as expetativas inicias e isso deixa-me extremamente orgulhoso», reconheceu.
A BOLA
(http://i.imgur.com/ZnFLdIn.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/qFZdsHz.jpg)
CORREIO DO MINHO
(http://i.imgur.com/X26OI9a.jpg)
CORREIO DO MINHO
Mesquita Machado pode anunciar candidatura
Termina esta quinta-feira o prazo para entrega das listas para a presidência do SC Braga e, na cidade dos Arcebispos, circulam rumores de que Mesquita Machado pode avançar com uma candidatura.
O antigo presidente da Câmara Municipal de Braga chegou a fazer parte de uma primeira lista de António Salvador, que foi retirada por alegadas irregularidades. O nome de Mesquita Machado não surge, porém, na segunda lista, situação que o próprio pode igualmente esclarecer na conferência de imprensa que agendou para esta tarde.
Na corrida para as eleições, marcadas para 13 de dezembro, estão ainda o atual líder do clube, António Salvador, e Nuno Carvalho.
A BOLA
Mesquita Machado agita eleições
O ainda dirigente do Sporting de Braga convocou uma conferência de imprensa para abordar as próximas eleições, mas rumores apontam-no como nova cabeça de lista
Mesquita Machado convocou uma conferência de imprensa para as 16 horas de hoje numa unidade hoteleira de Braga, para abordar o processo eleitoral do Sporting de Braga.
No último dia para a apresentação das candidaturas, rumores apontam Mesquita Machado como potencial candidato a cabeça de lista, o que a confirmar-se seria uma terceira via para os sócios ponderarem nestas eleições.
Recorde-se que Mesquita Machado, atual presidente do Conselho Geral do Sporting de Braga, chegou a fazer parte da primeira lista apresentada por António Salvador para presidir à mesa da Assembleia Geral, mas uma ilegalidade processual inviabilizou essa intenção. Na segunda lista entretanto apresentada por António Salvador a situação foi corrigida e Mesquita Machado acabou por ficar de fora.
O JOGO
Soares Dias nomeado para Sp. Braga-Olhanense
JOGO DE ABERTURA DA 11.ª JORNADA
O árbitro portuense Artur Soares Dias foi nomeado esta quinta-feira para dirigir na sexta a receção do Sp. Braga ao Olhanense, no jogo de abertura da 11.ª jornada da Liga (20H15).
De acordo com o comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Soares Dias vai estar acompanhado pelos auxiliares Rui Licínio e João Silva.
RECORD
Artur Soares Dias arbitra receção do Sporting de Braga ao Olhanense
O árbitro portuense Artur Soares Dias foi hoje nomeado para dirigir na sexta-feira a receção do Sporting de Braga ao Olhanense, no jogo de abertura da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
De acordo com o comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Soares Dias vai estar acompanhado pelos auxiliares Rui Licínio e João Silva.
O Sporting de Braga, que soma cinco derrotas consecutivas, é nono classificado, com 12 pontos, e recebe o Olhanense, 14.º, com nove.
LUSA
Soares Dias vai dirigir Sp. Braga-Olhanense
Portuense vai ser auxiliado por Rui Licínio e João Silva
Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto, foi esta quinta-feira nomeado para dirigir, na sexta-feira, a receção do Sp. Braga ao Olhanense, jogo de abertura da 11ª jornada da Liga.
De acordo com o comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Soares Dias vai ser auxiliado por Rui Licínio e João Silva.
MAIS FUTEBOL
Artur Soares Dias no SC Braga-Olhanense
O Conselho de Arbitragem da Federação nomeou Artur Soares Dias para dirigir o SC Braga-Olhanense, encontro que abre a jornada 11 do campeonato.
Rui Licínio e João Silva serão os assistentes do árbitro da Associação de Futebol do Porto para o encontro que tem início marcado para as 20.15 horas de sexta-feira, no Estádio AXA.
A BOLA
Jesualdo Ferreira: «Precisamos dos 3 pontos»
TÉCNICO E A IMPORTÂNCIA DA RECEÇÃO AO OLHANENSE
Após cinco derrotas consecutivas para o campeonato, o Sp. Braga recebe na sexta-feira o Olhanense (às 20H15) e Jesualdo Ferreira não tem dúvidas da importância deste jogo.
"Não é decisivo para nada, mas precisamos dos 3 pontos. Não estamos muito felizes pelos resultados, mas intranquilos não diria. Temos produzido boas exibições e só teremos de aproveitar mais as oportunidades de golo. São assim que se conquistam pontos", afirmou o treinador, não querendo atribuir as culpas da ineficácia a Éder, avançado que ainda não marcou na Liga.
"As expectativas à volta dele foram criadas na época passada pelos golos que ele marcou, mas não podemos esquecer o que se passou depois. Temos tentado atenuar a recuperação da operação a que ele foi sujeito e a verdade é que o Éder não tem sido feliz."
RECORD
JESUALDO FERREIRA
"Mantenho confiança no Mauro"
Apesar de ter cometido um erro fatal no jogo com o Benfica, o trinco vai alinhar como titular frente ao Olhanense. Jesualdo Ferreira aposta na vitória e pede o apoio do público
A derrota na Luz continua bem entalada. O Benfica sentiu na pele a força dos arsenalistas, mas Matic aproveitou uma perda de bola de Mauro para impôr aos visitantes a quinta derrota consecutiva. Para Jesualdo Ferreira, não há razões para castigar o médio brasileiro com a perda da titularidade. "Foi um lance que o Mauro não merecia. Aconteceram do mesmo género a outros jogodores. Mantenho confiança no jogador e vai continuar como titular", assumiu o treinador, decidido a vencer amanhã o Olhanense. "Não estamos intranquilos, só não estamos felizes pelo que está a acontecer. Mas não se trata de um jogo decisivo", argumentou.
Até ao regresso às vitórias, a ansiedade dos jogadores vai sendo gerida da melhor forma possível. "Esta série negativa tem criado alguma ansiedade na equipa, mas os jogadores têm sabido lidar com isso. Temos que ganhar e aproveitar as oportunidades para marcar golos", observou, pedindo ao mesmo tempo "o apoio" dos adeptos. "Precisamos deles para este jogo", referiu. De resto, o treinador atribui relativa importância ao facto de Éder ainda não ter desatado a somar golos, em quantidades industriais. "As expectativas em torno do Éder devem-se à quantidade de golos que marcou na época passada. Mas depois sofreu uma lesão grave e não se podem determinar tempos para uma recuperação total", explicou.
Confrontado, por último, com o nome de Kadu, central do Vitória da Baía, prestes a assinar por três épocas; reagiu com prudência. "Só me pronuncio sobre jogadores do Braga", declarou.
O JOGO
Jesualdo admite que o plantel do Braga não está feliz
"O grupo não está intranquilo. Só não estamos felizes pelo que está a acontecer", frisou, esta quinta feira, Jesualdo Ferreira, treinador do Sporting de Braga, na antevisão do jogo em casa com o Olhanense, a disputar sexta-feira (20.15 horas, SportTV) e que abre a 11.ª jornada da Liga de futebol.
Com cinco derrotas consecutivas no campeonato, o técnico da turma bracarense admitiu a necessidade de mudar o rumo dos acontecimentos, mas recusou colocar rótulo decisivo, na partida frente aos algarvios: "É um jogo muito importante, mas não é decisivo. Estamos na 11.ª jornada. O peso das derrotas tem criado ansiedade, mas sentimos que podemos melhorar e somar os três pontos neste jogo", realçou o professor.
"Vencemos em Olhão [3-1] para a Taça de Portugal, mas são competições diferentes. Gostaria que estivesse muita gente a apoiar a equipa, estamos a necessitar de apoio e é importante sentir que os adeptos estão connosco", acrescentou Jesualdo Ferreira.
O treinador reiterou ainda a confiança em Mauro, que protagonizou frente ao Benfica um erro que ditou a derrota do Braga (1-0), tendo confirmado que o médio vai manter a titularidade, diante do Olhanense.
Artur Soares Dias arbitra receção do Sporting de Braga ao Olhanense
O árbitro portuense Artur Soares Dias foi nomeado para dirigir na sexta-feira a receção do Sporting de Braga ao Olhanense, no jogo de abertura da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
De acordo com o comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Soares Dias vai estar acompanhado pelos auxiliares Rui Licínio e João Silva.
O Sporting de Braga, que soma cinco derrotas consecutivas, é nono classificado, com 12 pontos, e recebe o Olhanense, 14.º, com nove.
JN
Jesualdo diz que derrotas trazem ansiedade, mas jogadores estão tranquilos
O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, recusou hoje que a equipa esteja intranquila depois de cinco derrotas consecutivas na I Liga de futebol, mas admitiu que esses resultados criam alguma "ansiedade" nos jogadores.
Ao perderem com o Benfica, na Luz (1-0), na 10.ª jornada, os minhotos sofreram o quinto desaire seguido, registando nesse período oito golos sofridos e apenas um marcado.
Jesualdo Ferreira admite que "os jogadores não estão felizes, mas não estão intranquilos", e considera que a receção ao Olhanense, na sexta-feira, "é muito importante, mas à 11.ª jornada não é decisivo para nada".
O Sporting de Braga venceu há cerca de três semanas o Olhanense (3-1), na quarta eliminatória da Taça de Portugal, mas, na opinião do técnico, nem por isso é o adversário ideal para retomar o caminho dos triunfos.
"Esse jogo, que foi muito bom por parte do Braga, não se vai repetir, são duas competições completamente diferentes, o jogo foi em Olhão, na sexta-feira é em nossa casa e pretendemos ter mais gente a assistir. A equipa precisa de sentir esse apoio", afirmou.
Os maus resultados têm "criado ansiedade" na equipa, mas os jogadores têm sabido ligar com isso.
"Temos de aproveitar o jogo ofensivo que temos criado porque os pontos conquistam-se com golos, essa é que é a questão", vincou.
O avançado Éder ainda não marcou qualquer golo no campeonato e Jesualdo Ferreira reconhece que o internacional português "não tem sido feliz" na concretização.
O treinador lembrou a recente grave lesão que afetou o jogador e a difícil recuperação que atravessou, notando que "ninguém consegue ultrapassar uma lógica médica".
O Sporting de Braga, nono classificado, com 12 pontos, e Olhanense, 14.º, com nove, defrontam-se na sexta-feira, às 20:15, no Estádio Municipal de Braga, em jogo que será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.
LUSA
«Os jogadores merecem ter mais público no estádio» – Jesualdo Ferreira
Na antevisão do próximo jogo do campeonato frente ao Olhanense, o professor, Jesualdo Ferreira garantiu um grupo tranquilo, apesar do mau momento da equipa.
«Estamos tranquilos. Não é um jogo decisivo, é apenas um jogo importante porque é o próximo. À medida que o tempo vai passando, os jogadores também começam a saber lidar com esta situação», salientou o treinador.
O técnico ilibou ainda o centrocampista, Mauro, pelo erro que cometeu na partida frente ao Benfica e garantiu que o médio vai ser titular frente à turma de Olhão:
- O Mauro teve um lance infeliz. Como aquele lance, ocorreram dezenas durante o jogo para ambas as partes. Mantenho total confiança no Mauro e posso garantir que, amanhã, será titular.
Confrontado sobre a falta de golos de Éder no campeonato nacional, o técnico defende o avançado: «O Éder vem de uma situação delicada. Ele foi penalizado com a lesão que teve na temporada passada e esperamos agora que ele comece a ser mais feliz.»
Para Jesualdo Ferreira, o facto de o SC Braga ter vencido recentemente o Olhanense para a Taça de Portugal, é totalmente irrelevante. «O jogo de Olhão é completamente diferente. São competições diferentes e o jogo tem que ser encarado dessa forma», salientou.
O técnico fez ainda um apelo para que o público ajudasse a equipa no caminho para a vitória:
- Sei que o frio que se faz sentir na cidade não ajuda, mas queria apelar para que os adeptos comparecessem no Estádio Axa. Os jogadores merecem que o Estádio tenha mais público e nós precisamos deles para nos apoiarem e ajudarem a chegar à vitória.
O SC Braga recebe amanhã, no Estádio Axa, pelas 20:15, o Olhanense.
A BOLA
Jesualdo Ferreira: «Jogo com o Olhanense não é decisivo para nada»
Técnico do Sp. Braga tira pressão aos seus jogadores
O treinador do Sp. Braga, Jesualdo Ferreira, fez esta quinta-feira a antevisão ao jogo inaugural da décima primeira jornada do campeonato. A equipa minhota recebe o Olhanense na Pedreira, e procura regressar aos triunfos ao fim de cinco derrotas consecutivas.
«Os jogadores não estão felizes, mas também não estão intranquilos. Sabemos que o jogo é muito importante, mas estamos na décima primeira jornada e não é decisivo para nada», disse Jesualdo Ferreira, retirando pressão aos seus jogadores.
O professor voltou a apontar a finalização como a principal falha do Sp. Braga, dizendo que diante do Olhanense os seus jogadores têm de aproveitar as oportunidades de golo: «Temos de aproveitar o jogo ofensivo que temos criado porque os pontos conquistam-se com golos, essa é que é a questão.»
Sp. Braga e Olhanense defrontaram-se recentemente em jogo a contar para Taça de Portugal. No Algarve, o triunfo sorriu aos minhotos, mas o técnico lembra que são competições diferentes. «Esse jogo, que foi muito bom por parte do Braga, não se vai repetir. São duas competições completamente diferentes, o jogo foi em Olhão, na sexta-feira é em nossa casa e pretendemos ter mais gente a assistir. A equipa precisa de sentir esse apoio», disse.
O jogo inaugural da 11ª jornada da Liga está agendado para as 20h15 desta sexta-feira, no Estádio Municipal de Braga.
MAIS FUTEBOL
Mesquita Machado convoca conferência de imprensa
Presidente da Câmara de Braga durante 37 anos, Mesquita Machado convocou uma conferência de imprensa no último dia para a apresentação de candidaturas à presidência do clube
Mesquita Machado, que em setembro passado concluiu um percurso de 37 anos como presidente da Câmara de Braga, convocou para esta quinta-feira (16.00) uma conferência de imprensa, no dia em que encerra o período de candidaturas para a presidência do Sporting de Braga.
Surge, desde logo, a expetativa de saber se Mesquita Machado concorrerá contra António Salvador e Nuno Carvalho nas eleições, depois de ter ficado de fora da lista apresentada pelo atual presidente dos arsenalistas.
Mesquita Machado, atual presidente do Conselho Geral do Sporting de Braga, chegou a integrar a lista de António Salvador, como candidato a presidir à mesa da Assembleia Geral, mas devido a uma irregularidade na candidatura José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD, ocupou o seu lugar.
Há, ainda, a expectativa em saber se Mesquita Machado poderá ser aliado de Nuno Carvalho contra António Salvador. Para já, a única informação oficial é que o ex-presidente socialista da Câmara de Braga falará, a partir das 16.00, numa unidade hoteleira sobre as eleições.
DN
«Jogadores merecem mais público»
SC Braga recebe o Olhanense na próxima sexta-feira em jogo da 11.ª jornada. Jesualdo apela ao apoio do público.
O treinador do SC Braga, Jesualdo Ferreira, fez esta quinta-feira a antevisão do próximo jogo dos minhotos para o campeonato nacional, e defendeu os jogadores das recentes críticas dos adeptos.
Na véspera de receber o Olhanense para o jogo da 11.ª jornada, Jesualdo Ferreira assumiu que é importante que o SC Braga regresse às vitórias para o campeonato nacional, e desvalorizou a vitória obtida sobre os algarvios para a Taça de Portugal.
«O jogo de Olhão é completamente diferente. São competições diferentes e o jogo tem que ser encarado dessa forma», afirmou Jesualdo Ferreira.
Questionado sobre a importância de inverter o ciclos de resultados negativos para o campeonato, o técnico assegurou que os jogadores estão tranquilos, apesar de reconhecer a importância do jogo.
«Estamos tranquilos. Não é um jogo decisivo, é apenas um jogo importante porque é o próximo. À medida que o tempo vai passando, os jogadores também começam a saber lidar com esta situação», frisou.
Um dos jogadores do SC Braga que esteve em destaque na última jornada foi Mauro. O médio bracarense esteve em destaque no estádio da Luz, na última jornada, ao permitir que Matic marcasse o golo do triunfo do Benfica. Jesualdo Ferreira defendeu o jogador das críticas e revelou que o médio vai ser titular frente ao Olhanense.
«O Mauro teve um lance infeliz. Como aquele lance, ocorreram dezenas durante o jogo para ambas as partes. Mantenho total confiança no Mauro e posso garantir que, amanhã, será titular», atirou Jesualdo Ferreira.
Em relação à falta de golos de Éder, o técnico bracarense lembrou que o avançado esteve a recuperar de uma lesão contraída na época passada.
«O Éder vem de uma situação delicada. Ele foi penalizado com a lesão que teve na temporada passada e esperamos agora que ele comece a ser mais feliz», frisou o técnico.
O SC Braga recebe amanhã o Olhanense no estádio AXA às 20h15, com Jesualdo Ferreira a deixar um apelo aos adeptos.
«Sei que o frio que se faz sentir na cidade não ajuda, mas queria apelar para que os adeptos comparecessem no Estádio Axa. Os jogadores merecem que o Estádio tenha mais público e nós precisamos deles para nos apoiarem e ajudarem a chegar à vitória», sentenciou Jesualdo Ferreira.
SAPO DESPORTO
Jogadores começam a "saber lidar" com crise de resultados
Treinador do Sporting de Braga com discurso de tranquilidade antes da recepção ao Olhanense. Jesualdo Ferreira não vê este jogo como "decisivo"
Jesualdo Ferreira não está confortável com as cinco derrotas seguidas que o Sporting de Braga registou na Primeira Liga, mas acredita que os jogadores do plantel que comanda estão já "calejados" e prontos a dar a resposta já na partida de sexta-feira, diante do Olhanense. Os bracarenses ocupam o nono lugar na tabela do campeonato.
"Estamos tranquilos. Não é um jogo decisivo, é apenas um jogo importante porque é o próximo. À medida que o tempo vai passando, os jogadores também começam a saber lidar com esta situação", afirmou o técnico dos minhotos, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.
Recentemente, os arsenalistas bateram o conjunto algarvio, para a Taça de Portugal. Agora, para a Primeira Liga, Jesualdo Ferreira antevê um outro tipo de jogo e outro tipo de dificuldades.
"O jogo de Olhão é completamente diferente. São competições diferentes e o jogo tem que ser encarado dessa forma", completou o treinador dos bracarenses.
O Sporting de Braga-Olhanense arranca às 20h15 de sexta-feira, na abertura da 11ª jornada da Primeira Liga. Jogo com informações na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
RR
Mesquita desfaz tabu daqui a pouco
Ex-autarca esclarece dentro de pouco tempo se avança com uma candidatura à presidência do Braga
Mesquita Machado, antigo autarca e dirigente do Sporting de Braga, tem o esboço de uma lista para as eleições à presidência do clube minhoto, mas ainda não decidiu se avança.
Ao que O JOGO apurou, Mesquita Machado tem fortes razões de queixa de António Salvador. O atual presidente do Conselho Geral do Sporting de Braga chegou a fazer parte da primeira lista apresentada por António Salvador para presidir à mesa da Assembleia Geral, mas uma ilegalidade processual inviabilizou essa intenção. Na segunda lista, Mesquita Machado acabou por ficar de fora.
Fontes próximas do ainda dirigente do Braga revelaram que existe um esboço de uma lista para uma candidatura à presidência do clube minhoto, mas o ex-autarca só vai desfazer a dúvida na conferência de imprensa agendada para as 16h00.
O JOGO
Convocados 18 jogadores para jogo com Olhanense
O treinador Jesualdo Ferreira escolheu 18 jogadores para o jogo desta sexta-feira frente ao Olhanenses. Relativamente ao último encontro, com o Benfica, regressa o médio Luís Silva e ficaram de fora Tomás Dabó, Vukcevic e Salvador Agra. Paulo Vinicius continua a recuperar de lesão.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano;
Defesas: Hebert, Santos, Elderson, Baiano e Nuno André Coelho;
Médios: Luiz Carlos, Luís Silva, Ruben Micael, Custódio e Mauro;
Avançados: Pardo, Alan, Edinho, Rafa Silva, Éder e Hugo Vieira.
A BOLA
Jesualdo chama 18 para a receção ao Olhanense
ENCONTRO DA 11.ª JORNADA DA LIGA ZON SAGRES
Jesualdo Ferreira chamou 18 jogadores para o encontro frente ao Olhanense, que se realiza no Estádio Axa, na sexta-feira, em partida a contar para a 11.ª jornada da Liga ZON Sagres.
Paulo Vinícius é a única baixa para o técnico bracarense. O defesa brasileiro continua de baixa por lesão.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano;
Defesas: Hebert, Santos, Elderson, Baiano e Nuno Coelho;
Médios: Luiz Carlos. Luís Silva, Ruben Micael, Custódio e Mauro;
Avançados: Pardo, Alan, Edinho, Rafa, Ederzito e Hugo Vieira.
RECORD
Luís Silva volta aos convocados
Jovem médio é a novidade da lista de 18 eleitos de Jesualdo Ferreira para a receção ao Olhanense
Em relação ao jogo da última jornada, com o Benfica, Jesualdo Ferreira chamou Luís Silva e deixou de fora Tomás Dabó, Vukcevic e Salvador Agra. Ausente continua Paulo Vinícius, o único jogador do plantel que se encontra lesionado. O Braga defronta o Olhanense esta sexta feira (20h15) no jogo de abertura da 11ª jornada do campeonato.
Eis a lista completa:
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano
Defesas: Hebert, Santos, Elderson, Baiano e Nuno Coelho
Médios: Luiz Carlos. Luís Silva, Ruben Micael, Custódio e Mauro
Avançados: Pardo, Alan, Edinho, Rafa, Ederzito e Hugo Vieira
O JOGO
Jesualdo: «Precisamos dos três pontos»
O SC Braga ainda não tinha perdido cinco vezes neste século. Estes são números que Jesualdo Ferreira espera contrariar com a conquista de uma vitória frente ao Olhanense, esta sexta-feira, em partida da 11.ª jornada da Liga portuguesa.
«Não é decisivo para nada, mas precisamos dos três pontos. Não estamos muito felizes pelos resultados, mas intranquilos não diria. Temos produzido boas exibições e só teremos de aproveitar mais as oportunidades de golo. Só assim se conquistam pontos», afirmou o treinador em conferência de imprensa.
Na sala de imprensa, Jesualdo comentou ainda o momento de Éder, uma das principais referências de ataque da equipa.
«As expectativas à volta dele foram criadas na época passada pelos golos que ele marcou, mas não podemos esquecer o que se passou depois. Temos tentado atenuar a recuperação da operação a que ele foi sujeito e a verdade é que o Éder não tem sido feliz», defendeu.
O SC Braga recebe o Olhanense, esta sexta-feira, no Minho, às 20h15. Segundo o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Artur Soares Dias será o árbitro deste jogo.
ZEROZERO
Jesualdo diz que derrotas trazem ansiedade, mas jogadores estão tranquilos
O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, recusou hoje que a equipa esteja intranquila depois de cinco derrotas consecutivas na I Liga de futebol, mas admitiu que esses resultados criam alguma "ansiedade" nos jogadores.
Ao perderem com o Benfica, na Luz (1-0), na 10.ª jornada, os minhotos sofreram o quinto desaire seguido, registando nesse período oito golos sofridos e apenas um marcado.
Jesualdo Ferreira admite que "os jogadores não estão felizes, mas não estão intranquilos", e considera que a receção ao Olhanense, na sexta-feira, "é muito importante, mas à 11.ª jornada não é decisivo para nada".
O Sporting de Braga venceu há cerca de três semanas o Olhanense (3-1), na quarta eliminatória da Taça de Portugal, mas, na opinião do técnico, nem por isso é o adversário ideal para retomar o caminho dos triunfos.
"Esse jogo, que foi muito bom por parte do Braga, não se vai repetir, são duas competições completamente diferentes, o jogo foi em Olhão, na sexta-feira é em nossa casa e pretendemos ter mais gente a assistir. A equipa precisa de sentir esse apoio", afirmou.
Os maus resultados têm "criado ansiedade" na equipa, mas os jogadores têm sabido ligar com isso.
"Temos de aproveitar o jogo ofensivo que temos criado porque os pontos conquistam-se com golos, essa é que é a questão", vincou.
O avançado Éder ainda não marcou qualquer golo no campeonato e Jesualdo Ferreira reconhece que o internacional português "não tem sido feliz" na concretização.
O treinador lembrou a recente grave lesão que afetou o jogador e a difícil recuperação que atravessou, notando que "ninguém consegue ultrapassar uma lógica médica".
O Sporting de Braga, nono classificado, com 12 pontos, e Olhanense, 14.º, com nove, defrontam-se na sexta-feira, às 20:15, no Estádio Municipal de Braga, em jogo que será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.
Programa da jornada:
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2013
Sp. Braga - Olhanense, 20:15
FUTEBOL365
Mesquita Machado não é candidato
O ex-presidente da Câmara Municipal de Braga não será candidato nas eleições de 13 de dezembro
Mesquita Machado anunciou esta quinta-feira que não será candidato às eleições do Braga, marcadas para 13 de dezembro, explicando a decisão tomada por não desejar "criar divisões no clube".
"Convoquei esta conferência de imprensa por respeito aos associados do Braga. Há algumas semana fui convidado para presidente da Mesa da Assembleia Geral por António Salvador, ele insistiu muito e eu assinei essa lista. Mais tarde apresentou a outra candidatura e comunicou-me que eu não seria presidente da Mesa da Assembleia Geral. Considerei isso indigno, atendendo ao meu passado no clube. Ainda me propôs outros cargos, mas eu recusei", explicou o ex-presidente da Câmara Municipal de Braga.
Questionado sobre para que cargos foi convidado, Mesquita Machado recusou enunciá-los. "São conversas de mercearia, não interessa. O que eu não troco é a minha dignidade", disse.
"A partir desse momento gerou-se um movimento de associados que recolheram as assinaturas para eu avançar com uma candidatura às eleições. Refleti e entendi que, atendendo ao atual momento do clube, não deveria ser causador de instabilidades", afirmou.
"Seguirei com atenção a vida do clube e da SAD, porque também sou acionista. Terei palavras de louvor para os bons atos e de denuncia para os maus atos. Espero que o vencedor das eleições cumpra os três anos de mandato, mas estarei sempre disponível para assumir o clube daqui a dois meses ou daqui a três anos".
O JOGO
Mesquita Machado recusa candidatar-se à presidência do Braga
Nome do ex-presidente da autarquia bracarense chegou a ser aventado como possibilidade de concorrência a António Salvador e Nuno Carvalho. Sporting de Braga vai a eleições a 13 de Dezembro
Mesquita Machado anunciou esta quinta-feira que não irá avançar com qualquer candidatura à presidência do Sporting de Braga.
A hipótese foi avançada nas últimas horas, na sequência da ausência do nome do ex-autarca da cidade da lista apresentada pelo actual presidente do emblema minhoto, António Salvador.
Em conferência de imprensa, Mesquita Machado explicou que não será candidato ao acto eleitoral que se avizinha no sentido de não "criar divisões no clube".
Desta forma, António Salvador e Nuno Carvalho serão os únicos candidatos às eleições para o próximo triénio, que estão agendadas para 13 de Dezembro.
RR
Sp. Braga: Dabó e Agra saem dos convocados
Jesualdo chama 18 para a recepção ao Olhanense
Jesualdo Ferreira fez duas alterações nos convocados do Sporting Braga para a recepção ao Olhanense, no jogo que vai inaugurar a jornada 11 do campeonato português. Comparativamente ao jogo diante do Benfica, saem dos convocados o defesa Tomás Dabó e o extremo Salvador Agra.
Apenas com Paulo Vinicius indisponível, ainda entregue ao departamento clínico do clube minhoto, as saídas de Tomás Dabó e de Salvador Agra da convocatória prendem-se exclusivamente com a opção técnica de Jesualdo Ferreira.
Convocados do Sporting Braga:
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano;
Defesas: Hebert, Santos, Elderson, Baiano e Nuno Coelho;
Médios: Luiz Carlos. Luís Silva, Ruben Micael, Custódio e Mauro;
Avançados: Pardo, Alan, Edinho, Rafa, Éder e Hugo Vieira.
MAIS FUTEBOL
Sub-20: Sporting domina convocatória de Ilídio Vale
O treinador da seleção sub-20, Ilídio Vale, convocou 24 jogadores para o estágio de preparação e observação que vai decorrer nos dias 3 e 4 em Rio Maior.
O Sporting, com sete jogadores – Rúben Semedo, Tobias Figueiredo, Carlos Chaby, Alexandre Guedes, Carlos Mané, Iuri Medeiros e Wilson Jancó -, domina a lista de eleitos.
Guarda-redes: Bruno Varela (Benfica), Ricardo Fernandes (Torreense) e Rui Silva (CD Nacional);
Defesas: Eliseu Cassama (GD Joane), Fábio Cardoso (Benfica), João Cancelo (Benfica), Leandro Silva (FC Porto), Rafael Floro (Sheffield Wednesday), Rúben Semedo (Sporting), Rudinilson Silva (Benfica) e Tobias Figueiredo (Sporting);
Médios: Bruno Mendonça (FC Tirsense), Carlos Chaby (Sporting), Fábio Sturgeon (Belenenses), Xeka (Sporting de Braga), Ricardo Horta (Vitória de Setúbal) e Tomás Podstawski (FC Porto);
Avançados: Alexandre Guedes (Sporting), Carlos Mané (Sporting), Carlos Fortes (Racing Santander), Hélder Costa (Benfica), Iuri Medeiros (Sporting), Sancidino Silva (Benfica) e Wilson Jancó (Sporting).
A BOLA
«António Salvador cometeu um ato indigno. A minha dignidade não tem preço» – Mesquita Machado
Em conferência de imprensa realizada no Hotel Mercure, o ex-presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, esclareceu todos os pormenores sobre a sua possível candidatura às eleições do clube.
- Convoquei esta conferência de imprensa porque tenho um grande amor ao clube e acho que todos os sócios do SC Braga merecem ser esclarecidos. Numa primeira fase de candidatura, fui convidado pelo António Salvador a ser presidente da Assembleia Geral. Eu disse-lhe que o cargo já estava ocupado pelo José Mendes, mas ele insistiu comigo e eu acabei por aceitar.
No entanto, a primeira lista apresentada pelo atual presidente dos arsenalistas foi considerada irregular, o que não deixou de ser uma surpresa para o ex-edil:
- Essa irregularidade só o António Salvador a poderá explicar. Um dia antes da apresentação da segunda via da lista, foi-me comunicado que afinal já não seria eu o candidato a presidente da Assembleia Geral. Fiquei surpreso, foi um ato indigno da parte dele. Ainda me ofereceram outras coisas, mas a minha dignidade não tem preço.
Porém, a partir do momento em que foi afastado da lista de António Salvador, Mesquita Machado ainda ponderou avançar com uma candidatura pessoal, no entanto, «após um período de reflexão», achou por bem não avançar para «não criar mais divisões no clube, pois criariam instabilidade».
O ex-presidente da Câmara Municipal, esclareceu ainda que só tem um clube:
- Das coisas que mais me deixa triste é ver diretores do SC Braga a festejarem um golo da equipa adversária. Ao contrário de muitos, eu só tenho uma camisola. Não avanço com uma candidatura porque sei que isso não seria bom para o meu clube.
Numa nota final, Mesquita Machado pediu aos sócios para votarem com consciência: «Estão apresentadas duas listas. Eu só peço aos associados para escolherem com consciência. Não vou tomar partido por ninguém. Posso é garantir que vou continuar a estar muito atento à vida do SC Braga. Quem ganhar, pode contar comigo para palavras de louvor ou de denúncias.»
Quanto ao futuro, o ex-presidente do município, deixou no ar a «possibilidade de nas próximas eleições, avançar mesmo com uma candidatura à presidência do clube».
O ato eleitoral no clube minhoto está agendado para o dia 13 de dezembro.
A BOLA
Mesquita Machado acusa António Salvador de «gesto de indignidade»
Mesquita Machado disse hoje que decidiu não se candidatar à presidência do Sporting de Braga para não dividir o clube, mas mostrou abertura para o fazer no futuro, criticando duramente António Salvador.
Em conferência de imprensa marcada para duas horas antes do fim do prazo para apresentar as candidaturas, o antigo presidente bracarense revelou ter uma lista pronta, mas, após uma última "séria reflexão", entendeu não apresentá-la, para não ser causador de instabilidade no clube.
"Para mim, os interesses do Braga estão à frente, porque é o meu e único clube, ao contrário de muitos que estão lá dentro que têm outros. Eu só tenho uma camisola. A coisa que mais me magoa é ver um diretor do Braga saltar quando a equipa adversária marca um golo", disse o ex-presidente da Câmara Municipal de Braga.
Mesquita Machado revelou que foi convidado por António Salvador para integrar a sua lista candidata às eleições do clube, para presidente da mesa da assembleia-geral, mas que, no domingo, na véspera de a apresentar publicamente, lhe comunicou que já não seria nesse lugar, mas noutro, que não revelou, tendo Mesquita Machado recusado.
"Considero indigno, um gesto de indignidade da parte dele. Pelo meu passado no clube, que ele não tem, não merecia uma coisa destas. Não troco a minha dignidade por nada, tenho um passado que não está à venda nem é vendável, desiludi-me completamente [com Salvador]", disse.
Mesquita Machado, que no atual mandato presidiu ao conselho geral, órgão cunsultivo do Braga, recusou ter um papel ativo nas eleições - "os sócios saberão escolher" -, mas alertou que seguirá "com toda a atenção a vida do clube e da SAD", da qual também é acionista.
Fez questão ainda de mostrar "disponibilidade para tudo o que o clube possa precisar", nomeadamente "assumir a condução dos seus destinos".
"Tenho mágoa, não com o clube, mas com o comportamento do atual presidente, no entant, não deixarei que isso belisque os interesses do Sporting de Braga", frisou.
Mesquita Machado foi substituído pelo eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes na lista de António Salvador, mas o ex-autarca socialista, que durante 37 anos governou a cidade que em setembro passou para as mãos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, escusou-se a fazer uma leitura política da situação.
Hoje, às 18:00, termina o prazo para apresentar candidaturas às eleições do Sporting de Braga, marcadas para 13 de dezembro, às quais, António Salvador, atual presidente, e Nuno Carvalho são os candidatos assumidos.
LUSA
Mesquita Machado acusa Salvador de "gesto de indignidade"
NÃO VAI AVANÇAR COM CANDIDATURA
Mesquita Machado disse esta quinta-feira que decidiu não se candidatar à presidência do Sporting de Braga para não dividir o clube, mas mostrou abertura para o fazer no futuro, criticando duramente António Salvador.
Em conferência de imprensa marcada para duas horas antes do fim do prazo para apresentar as candidaturas, o antigo presidente bracarense revelou ter uma lista pronta, mas, após uma última "séria reflexão", entendeu não apresentá-la, para não ser causador de instabilidade no clube.
"Para mim, os interesses do Braga estão à frente, porque é o meu e único clube, ao contrário de muitos que estão lá dentro que têm outros. Eu só tenho uma camisola. A coisa que mais me magoa é ver um diretor do Braga saltar quando a equipa adversária marca um golo", disse o ex-presidente da Câmara Municipal de Braga.
Mesquita Machado revelou que foi convidado por António Salvador para integrar a sua lista candidata às eleições do clube, para presidente da mesa da assembleia-geral, mas que, no domingo, na véspera de a apresentar publicamente, lhe comunicou que já não seria nesse lugar, mas noutro, que não revelou, tendo Mesquita Machado recusado.
"Considero indigno, um gesto de indignidade da parte dele. Pelo meu passado no clube, que ele não tem, não merecia uma coisa destas. Não troco a minha dignidade por nada, tenho um passado que não está à venda nem é vendável, desiludi-me completamente [com Salvador]", disse.
Mesquita Machado, que no atual mandato presidiu ao conselho geral, órgão consultivo do Braga, recusou ter um papel ativo nas eleições - "os sócios saberão escolher" -, mas alertou que seguirá "com toda a atenção a vida do clube e da SAD", da qual também é acionista.
Fez questão ainda de mostrar "disponibilidade para tudo o que o clube possa precisar", nomeadamente "assumir a condução dos seus destinos".
"Tenho mágoa, não com o clube, mas com o comportamento do atual presidente, no entanto, não deixarei que isso belisque os interesses do Sporting de Braga", frisou.
Mesquita Machado foi substituído pelo eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes na lista de António Salvador, mas o ex-autarca socialista, que durante 37 anos governou a cidade que em setembro passou para as mãos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, escusou-se a fazer uma leitura política da situação.
Hoje, às 18:00, termina o prazo para apresentar candidaturas às eleições do Sporting de Braga, marcadas para 13 de dezembro, às quais, António Salvador, atual presidente, e Nuno Carvalho são os candidatos assumidos.
RECORD
Mesquita Machado recusa candidatar-se à presidência do Braga
Ex-presidente da autarquia bracarense chegou a ser convidado a enfrentar António Salvador e Nuno Carvalho. Sporting de Braga vai a eleições a 13 de Dezembro.
Mesquita Machado anunciou esta quinta-feira que não irá avançar com qualquer candidatura à presidência do Sporting de Braga, apesar de um movimento de associados do clube pretender que o ex-autarca local encabeçasse uma lista.
A hipótese foi avançada nas últimas horas, na sequência da ausência do seu nome da lista apresentada pelo actual presidente do emblema minhoto, António Salvador. Mesquita Machado confirmou mesmo ter sido exortado a avançar e confessou profundo desgosto pela atitude de Salvador, ditando a cronologia dos acontecimentos.
"Há algumas semanas, fui convidado para presidente da Mesa da Assembleia Geral por António Salvador, ele insistiu muito e eu assinei essa lista. Mais tarde, apresentou a outra candidatura e comunicou-me que eu não seria presidente da Mesa da Assembleia Geral. Considerei isso indigno, atendendo ao meu passado no clube. Ainda me propôs outros cargos, mas eu recusei. A partir desse momento, gerou-se um movimento de associados que recolheram as assinaturas para eu avançar com uma candidatura às eleições. Reflecti e entendi que, atendendo ao atual momento do clube, não deveria ser causador de instabilidades", explicou, em conferência de imprensa.
Desta forma, António Salvador e Nuno Carvalho serão os únicos candidatos às eleições para o próximo triénio, que estão agendadas para 13 de Dezembro.
RR
Mesquita Machado desiste de candidatura à última hora
O ex-presidente da Câmara de Braga tinha a candidatura pronta e as assinaturas necessárias, mas decidiu não concorrer à presidência do Sp. Braga. Mas não "poupou" António Salvador.
Mesquita Machado decidiu, nesta quinta-feira, não avançar com uma candidatura à presidência do Sporting de Braga. No entanto, segundo apurou o DN, o ex-presidente da Câmara de Braga não só tinha as assinaturas necessárias como estava preparado para concorrer contra António Salvador e Nuno Carvalho, tendo optado por não o fazer à última hora.
Na base da decisão de Mesquita Machado está o facto de não querer "criar divisões no clube", ele que chegou a integrar a lista de António Salvador, como candidato a presidir à mesa da Assembleia Geral, mas devido a uma irregularidade na candidatura José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD, ocupou o seu lugar.
"Convoquei esta conferência de imprensa por respeito aos associados do Braga. Há algumas semana fui convidado para presidente da Mesa da Assembleia Geral por António Salvador. Ele insistiu muito e eu assinei essa lista. Mais tarde, apresentou a outra candidatura e comunicou-me que eu não seria presidente da Mesa da Assembleia Geral. Considerei isso indigno, atendendo ao meu passado no clube. Ainda me propôs outros cargos, mas eu recusei", relatou o ex-presidente socialista, que esteve à frente da Câmara de Braga durante 37 anos.
Mesquita Machado não poupou nas críticas a António Salvador e, quando questionado sobre quais seriam os cargos que surgiram como alternativa, o político disse que tal "é conversa de mercearia" e que não daria a sua "dignidade à troca".
Demarcando-se, assim, da corrida entre António Salvador e Nuno Carvalho à presidência do clube, Mesquita Machado, que não quis ser "um causador de instabilidades", promete estar atento ao trabalho do futuro presidente. "Seguirei com atenção a vida do clube e da SAD, porque também sou acionista. Terei palavras de louvor para os bons atos e de denuncia para os maus atos. Espero que o vencedor das eleições cumpra os três anos de mandato, mas estarei sempre disponível para assumir o clube daqui a dois meses ou daqui a três anos", vincou.
DN
Vukcevic e Salvador Agra falham receção do Olhanense
As saídas de Vukcevic e Salvador Agra são os destaques dos convocados do Sporting de Braga, hoje divulgados, para a receção ao Olhanense, na sexta-feira, da 11.ª jornada da I Liga de futebol.
O treinador "arsenalista", Jesualdo Ferreira, convocou 18 jogadores para o jogo com os algarvios, tendo ainda deixado de fora, em relação à última convocatória, o defesa Tomás Dabó.
O único jogador que entrou foi o médio Luís Silva.
Paulo Vinicius é o único lesionado do plantel.
Sporting de Braga, nono classificado, com 12 pontos, e Olhanense, 14.º, com nove, defrontam-se pelas 20:15 de sexta-feira, às 20:15, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.
Lista dos 18 convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano
Defesas: Hebert, Santos, Elderson, Baiano e Nuno André Coelho.
Médios: Custódio, Mauro, Luiz Carlos, Ruben Micael, Luís Silva.
Avançados: Pardo, Edinho, Alan, Rafa, Éder e Hugo Vieira.
LUSA
Mesquita Machado critica duramente António Salvador e recua com a candidatura
"Para mim os interesses do Braga estão à frente"
Mesquita Machado disse hoje que decidiu não se candidatar à presidência do Sporting de Braga para não dividir o clube, mas mostrou abertura para o fazer no futuro, criticando duramente António Salvador
Em conferência de imprensa marcada para duas horas antes do fim do prazo para apresentar as candidaturas, o antigo presidente bracarense revelou ter uma lista pronta, mas, após uma última "séria reflexão", entendeu não apresentá-la, para não ser causador de instabilidade no clube.
"Para mim, os interesses do Braga estão à frente, porque é o meu e único clube, ao contrário de muitos que estão lá dentro que têm outros. Eu só tenho uma camisola. A coisa que mais me magoa é ver um diretor do Braga saltar quando a equipa adversária marca um golo", disse o ex-presidente da Câmara Municipal de Braga.
Mesquita Machado revelou que foi convidado por António Salvador para integrar a sua lista candidata às eleições do clube, para presidente da mesa da assembleia-geral, mas que, no domingo, na véspera de a apresentar publicamente, lhe comunicou que já não seria nesse lugar, mas noutro, que não revelou, tendo Mesquita Machado recusado.
"Considero indigno, um gesto de indignidade da parte dele. Pelo meu passado no clube, que ele não tem, não merecia uma coisa destas. Não troco a minha dignidade por nada, tenho um passado que não está à venda nem é vendável, desiludi-me completamente [com Salvador]", disse.
Mesquita Machado, que no atual mandato presidiu ao conselho geral, órgão cunsultivo do Braga, recusou ter um papel ativo nas eleições - "os sócios saberão escolher" -, mas alertou que seguirá "com toda a atenção a vida do clube e da SAD", da qual também é acionista.
Fez questão ainda de mostrar "disponibilidade para tudo o que o clube possa precisar", nomeadamente "assumir a condução dos seus destinos". "Tenho mágoa, não com o clube, mas com o comportamento do atual presidente, no entanto, não deixarei que isso belisque os interesses do Sporting de Braga", frisou.
Mesquita Machado foi substituído pelo eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes na lista de António Salvador, mas o ex-autarca socialista, que durante 37 anos governou a cidade que em setembro passou para as mãos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, escusou-se a fazer uma leitura política da situação.
Hoje, às 18h00, terminou o prazo para apresentar candidaturas às eleições do Sporting de Braga, marcadas para 13 de dezembro, às quais, António Salvador, atual presidente, e Nuno Carvalho são os candidatos assumidos.
O PRIMEIRO DE JANEIRO
Mesquita Machado desiludido com António Salvador
Terminou às 18 horas o prazo para a entrega das candidaturas às eleições do SC Braga e Mesquita Machado, ex-presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que tinha uma lista pronta mas que não quis avançar para não causar instabilidade nos arsenalistas.
«Para mim, os interesses do SC Braga estão à frente porque é o meu único clube, ao contrário de muitos que estão lá dentro. Eu só tenho uma camisola. A coisa que mais me magoa é ver um diretor do SC Braga saltar quando a equipa adversária marca um golo», afirmou Mesquita Machada, em conferência de imprensa.
Entre os alvos do ex-presidente da Câmara Municipal esteve António Salvador, atual presidente do SC Braga e também candidato às próximas eleições. Mesquita Machado revelou que está desiludido com Salvador após este o ter convidado para presidente da assembleia geral na nova lista, mas posteriormente lhe ter dito que afinal já não seria esse o seu lugar.
«Considero um gesto de indignidade da parte dele. Pelo meu passado no clube, que ele não tem, não merecia uma coisa destas. Não troco a minha dignidade por nada, tenho um passado que não está à venda. Desiludi-me completamente», disse.
ZEROZERO