Há alguns anos vi com bons olhos a introdução de um novo conceito de Marketing no SC Braga, os Gverreiros do Minho. A Forma estava correcta mas o Conteúdo no meu ponto de vista foi um "atropelo" à História de Braga.
Não gosto minimamente da ideia do Meu Clube estar subjugado às vestes de Roma. Antes dos Romanos cá chegarem, já Braga era o principal núcleo populacional dos Celtas que rumaram ao sul da Europa. Não é por acaso que Roma tornou Bracara Augusta uma das suas Capitais de Província (que agregava três conventos).
Para mais, o nome Braga deriva do original Bracari, uma antiga tribo de origem...celta! Os Romanos apenas adaptaram Bracari a Bracara para se referirem à Nossa Região e aos seu Habitantes.
Eu gostaria de alterar essa imagem do Gverreiro Romano por um Guerreiro Bracaro-Celta. E vocês?
(http://2.bp.blogspot.com/-A7yq5l1zvm4/T9-NHBssMGI/AAAAAAAAApc/CIAlUfNrXTY/s1600/Bracaros.jpg)
Eu acho muito difícil mudarem agora essa imagem, mas na altura também fiquei com a ideia de alguma bajulação e subjgucação aos Romanos.
https://www.facebook.com/photo.php?v=1583877257253&set=vb.1845400820&type=3&theater (https://www.facebook.com/photo.php?v=1583877257253&set=vb.1845400820&type=3&theater)
e após os romanos... vieram o VISIGODOS!!!
algumas igrejas e outro tipo de monumentos VISIGODOS ainda andam por ai... Braga... Minho... Galiza... Portugal!!!
O QUE É CERTINHO E DIREITINHO... É QUE no futebol(ou qualquer outro desporto) NÃO HÁ CAMPANHA DE MARKETING QUE TENHA SUCESSO... SEM RESULTADOS!!!
veja-se a campanha "La Famiglia" dos vizinho espanhois... que até tem mais a ver que a nossa dos GVERREIROS... isto atendendo aos conceitos sociais instalados tanto numa como em outra cidade... E NÃO HOUVE RESULTADOS... FOI 1 FALHANÇO PONTO FINAL.
Eu não concordo com essa ideia, porque tanto quanto sei somos tão romanos como celtas. Houve inúmeras migrações ao longo do tempo, mesmo após as ocupações romanas e visigodas. A cidade foi destruída, reconstruída e repovoada. Não é nada óbvia a relação entre essa povoação celta antiga e a cidade moderna. Logo, não sei se faz muito sentido falar em subjugação se uma boa parte do nosso sangue é romano, ou pelo menos, não celta.
Para além disso, a povoação era apenas uma localidade importante de uma região muito pequena. Pelo contrário, a cidade Bracara Augusta teve uma importância muito maior no período romano e a sua sucessora foi capital do reino Suevo. Portanto, em termos históricos, parece-me que a cidade de Braga deve muito mais aos romanos do que aos celtas. Isto, já para não falar do facto de Roma ter um poder de marketing muito superior em relação à mensagem guerreira que se quer transmitir. Ninguém duvida que um legionário romano é muito mais conhecido e intimidador do que um guerreiro celta desta região em particular.