Treinador do Sp. Braga: "Dominar com humildade"
Minhotos mostram-se confiantes na vitória e estão preparados para as dificuldades
A equipa vai entrar em jogo com intenção de dominar, com humildade. Sem favoritismos. Não posso dizer que conheço bem os jogadores do adversário, mas conheço bem a equipa e a forma de jogar", afirmou ontem Jesualdo Ferreira, na Roménia, na antevisão do jogo de hoje (19h00, Sport TV 1) do Sp. Braga com o Pandurii, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa. "Vamos iniciar uma nova etapa na Europa. Não é um jogo para pontuar, é uma eliminatória para vencer. Vamos jogar com grande ambição", acrescentou o treinador do Sp. Braga.
Já na partida para a Roménia, o presidente do clube minhoto, António Salvador, também se mostrou confiante na vitória e na qualificação para a fase de grupos. O líder arsenalista reconheceu que o jogo não será fácil, uma vez que a equipa está em reconstrução. "Vamos com o otimismo de sempre, sabemos que é um jogo de início de época, de um novo Sp. Braga, que está em reconstrução, como tem sido nos últimos anos, uma equipa que tem sido construída. Vamos confiantes na qualificação", afirmou António Salvador.
Correio da Manhã
Play-off da Liga Europa: Sp. Braga de regresso aos palcos europeus
O Sporting de Braga volta hoje a estar debaixo dos holofotes da Europa do futebol defrontando os romenos do Pandurii, na primeira mão do play-off da Liga Europa. É um regresso dos guerreiros do Minho à cidade de Cluj-Napoca onde no passado mês de Novembro os bracarenses selaram o infortúnio na Liga dos Campeões, ao perderem por 3-1, perante o CFR Cluj.
Uma história que o Sp. Braga não quer que se repita esta quinta-feira no Cluj Arena. Sem jogadores de nomeada a nível internacional, o adversário conta com um português nas suas fileiras, o guarda-redes Pedro Mingote.
Antes de enfrentar os bracarenses, o Pandurii 'despachou' dois oponentes nas pré-eliminatórias (FC Levadia da Estónia e os israelitas do Hapoel). Na época passada, os adversários dos minhotos ficaram em segundo lugar no campeonato do seu país. Com cinco jogos para a liga romena já disputados nesta temporada, o Pandurii ocupa a oitava posição tendo sido derrotado em casa na jornada do passado fim-de-semana. Estreantes nas andanças europeias e desconhecidos no panorama futebolístico do velho continente, os romenos têm-se revelado nas partidas já efectuadas para a Liga Europa uma equipa combativa. Entretanto nos últimos dias a equipa romena viu sair um dos seus melhores jogadores, o médio Dan Nistor que assinou pelos franceses do Evian.
Apesar das cautelas óbvias - não há espaço para facilitismos na alta competição - a turma bracarense parte para o desafio desta quinta-feira claramente favorita fazendo jus à sua condição de cabeça-de-série e motivada pela vitória na ronda inaugural do campeonato português.
Vencer esta noite está nos planos de Jesualdo Ferreira que quer começar desde já a eliminar o derradeiro obstáculo antes da entrada na fase de grupos da prova. Os valores individuais, a consistência futebolística demonstrada esta época, a experiência internacional de alguns dos seus jogadores e do seu treinador, o historial do Sp. de Braga na competição - onde foi finalista vencido em 2011 - fazem acreditar que os arsenalistas podem dar início mais logo, a um percurso de sucesso na Liga Europa.
Jesualdo Ferreira: "Não importa quem é o favorito nestes jogos"
Máximas cautelas no discurso de Jesualdo Ferreira, quando abordou o jogo desta noite com o Pandurii. O professor engloba a eliminatória nos dois encontros que tem a disputar (Cluj e Braga) conferindo que "esta é uma competição diferente de todas as outras". O técnico do Sporting de Braga rejeitou ainda qualquer tipo de favoritismo para este duelo, apesar de salientar que o Sporting de Braga "tem uma história rica nos últimos dez anos".
Por isso, o duelo com o Pandurii "é um jogo importante, não sendo importante referir quem é o favorito. Isso não passa na minha cabeça, nem dos jogadores", vincou Jesualdo Ferreira. "O Braga joga com uma história mais forte e mais rica que o Pandurii, tem um passado muito valioso nos últimos dez anos. Mas amanhã [hoje] vão jogar duas equipas novas, num estádio que não é nosso nem deles. Vamos jogar a pontos em duas eliminatórias e isso transforma este jogo numa competição diferente do que estamos habituados a nível de pontos e quer mesmo quando se joga para passar à fase seguinte", adiantou ainda o responsável técnico do Sporting de Braga. A ambição está presente, isso é seguro, com o objectivo de confirmar "o prestígio" da equipa minhota, embora "as duas equipas querem chegar a uma fase mais adiantada da Liga Europa", salientou.
Sobre o Pandurii, Jesualdo Ferreira falou pouco, na medida em que tudo pode acontecer nestes jogos a duas mãos. "É uma equipa que está nos lugares da frente do campeonato romeno, tem características de uma equipa que joga com muita ambição, como fez nos dois jogos que fizeram. Joga numa linha de 4x2x3x1 ou 4x4x2 mais acentuado, nada de anormal. Tudo depende da qualidade do nosso jogos e é esse o desafio que faço à minha equipa, nós é que temos de avaliar a nossa força neste jogo e não do Pandurii", salientou Jesualdo, na conferência de imprensa que se realizou na Roménia.
Correio do Minho
Custódio ameaça lugar de Mauro no onze
Por Rui Amorim, enviado especial à Roménia
A convocatória para a primeira aventura europeia do SC Braga nesta temporada é quase uma cópia fiel da lista de eleitos de Jesualdo Ferreira para a estreia do clube na Liga, frente ao Paços de Ferreira.
A única alteração prendeu-se com a troca do lesionado Paulo Vinícius por Hebert.
Deste modo, Nuno André Coelho deverá ser o par de Santos no eixo da defesa, esta noite, naquela que poderá muito bem ser a única novidade no onze, relativamente ao que defrontou os castores.
A maior dúvida, neste contexto, refere-se à identidade do primeiro homem do meio-campo: Mauro apareceu em bom plano no campeonato, mas Custódio pode fazer valer a sua experiência internacional.
A Bola
Liga Europa: SC Braga e Estoril espreitam fase de grupos
SC Braga e Estoril procuram uma vaga na fase de grupos da Liga Europa, esta quinta-feira, em partidas da primeira mão do playoff de acesso à competição europeia.
Os minhotos entram em ação diante dos romenos do Pandurii, quando os relógios marcarem as 19h (horas em Portugal). Mais tarde, às 20h30, o Estoril recebe na Amoreira os austríacos do FC Pasching.
Minhotos querem voltar à alta roda do futebol europeu
Alan comanda as tropas minhotas na Roménia ©Catarina Morais
O SC Braga procura na Cluj Arena (casa emprestada do Pandurii) uma qualificação para uma competição que bem conhece. Basta recordar que os minhotos foram finalistas da competição em 2010/2011.
47 jogos depois na Liga Europa (e antiga Taça UEFA), os bracarenses tentam somar a sua vigésima vitória. A equipa orientada por Jesualdo Ferreira conta, para tal, com a confiança de uma vitória sobre o Paços de Ferreira, na sexta-feira, na abertura do campeonato (0x2).
Na Roménia, os guerreiros do Minho contam também com Alan. O brasileiro, que totaliza 30 jogos nesta prova com as cores minhotas, apontou quatro golos e é uma das maiores ameaças para a defesa romena.
Pela frente, o SC Braga enfrenta o Pandurii, que conta nas suas fileiras com o português Pedro Mingote. Esta equipa, que foi segunda classificada da última liga romena, a 16 pontos do campeão Steaua, nunca se cruzou com os bracarenses em partidas oficiais.
Zerozero
Só quatro suspeitos no local do crime
ALAN, NAC, MICAEL E CUSTÓDIO VOLTAM a CLUJ
O Sp. Braga volta a Cluj-Napoca 275 dias depois de uma das jornadas mais negras da sua história europeia que já não é de menosprezar. A 20 de novembro do ano passado, a equipa de José Peseiro despediu-se da Champions e das competições europeias, perdendo o jogo com o Cluj orientado então por Paulo Sérgio e com 3 golos de Rui Pedro.
Record
SC Braga superior procura mostrar trunfos em campo
A equipa principal de futebol do SC Braga joga hoje na Roménia, onde irá defrontar o Pandurii, em Cluj, para o jogo da primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, a partir das 19h00.
Os "arsenalistas", após uma época na "Champions", jogam em solo romeno tentando provar em campo o seu favoritismo.
É provável que a equipa portuguesa assuma o jogo desde o início procurando uma vantagem que lhe dê segurança para o jogo da segunda mão daqui a uma semana.
A equipa minhota apresenta-se quase na máxima força, apenas com o registo do defesa-central Paulo Vinicius (lesionado).
O Pandurii, segundo no último campeonato romeno, tem menor experiência do que os bracarenses e esta temporada não teve um arranque auspicioso, perdendo nas duas últimas jornadas, quando estão disputadas cinco. Pelo contrário, os bracarenses venceram em Paços de Ferreira por 2-0, na estreia.
O relato do jogo é na Antena 1 com a narração do jornalista Pedro Ferreira e os comentários do Manuel Queiroz.
RTP
SC Braga B 2-0 União da Madeira
O SC Braga B venceu o União da Madeira por 2-0, na terceira jornada da II Liga, alcançando assim a segunda vitória na prova. Num ritmo elevado os Gverreiros do Minho manifestaram grande qualidade, deixando os milhares de espectadores em êxtase.
Diogo Ribeiro abriu o marcador aos (13`) da 1ª parte com excelente passe de Nuno Valente, aos (70`) da 2ª parte Patrão com um remate fora da área fechou as contas do marcador.
O SC Braga B alinhou da seguinte forma: Tiago Sá; Gonçalo, Hugo Basto, Coelho e Tomás; Djibril, Patrão e Nuno Valente, Welthon (Kappel, 59'), Piqueti (Núrio 69'); Diogo Ribeiro (Platiny, 85').
SCBraga.pt
Jesualdo garante "humildade para vencer" o Pandurii
O treinador bracarense não pode contar na partida frente aos romenos com os lesionados Paulo Vinícius, Miljkovic, Sasso e Éder
O historial bracarense contra romenos e o currículo de Jesualdo Ferreira em jogos de play-off das provas europeias não auguram nada de bom para o Sp. Braga, mas os "arsenalistas" são favoritos na eliminatória frente ao Pandurii, que se inicia hoje, em Cluj-Napoca (19h, SPTV1). Reconhecendo a importância da qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, o treinador dos minhotos quer que a equipa esteja "sempre por cima e com humildade para vencer" o actual oitavo classificado do campeonato da Roménia.
Nove meses depois, o Sp. Braga está de regresso a Cluj-Napoca, cidade na Transilvânia, para novo duelo com uma equipa romena. Após uma má experiência na última época (os bracarenses perderam os dois jogos com o Cluj na fase de grupos da Liga dos Campeões), os minhotos defrontam o modesto Pandurii e são favoritos. No entanto, Jesualdo Ferreira, que, enquanto treinador do Sp. Braga, já foi afastado por duas vezes neste fase da prova, diz que o favoritismo "não importa".
"Não é um jogo para pontuar, é uma eliminatória para vencer, onde temos de jogar com ambição", começou por analisar o técnico na antevisão da partida. Para Jesualdo, "o primeiro jogo em que se discute o apuramento para a fase de grupos é uma partida importante" e, por isso, garante que a sua equipa terá "grande ambição". "Será o nosso jogo a determinar o valor do adversário. Queremos estar sempre por cima e com humildade para tentar vencer, pois sabemos que continuar na Europa é muito importante."
Já Salvador Agra, um dos reforços da equipa "arsenalista" para esta época, considera que "a equipa do Sp. Braga está preparada para qualquer jogo". "Vamos respeitar o Pandurii do primeiro ao último minuto, mas estamos é preocupados em fazer o nosso trabalho", sublinha o vila-condense.
O defesa Paulo Vinícius, que se lesionou na partida da primeira jornada frente ao Paços de Ferreira, não viajou para a Roménia, tal como Miljkovic, Sasso e Éder, que continuam a recuperar de lesões.
PÚBLICO
Sp. Braga joga com Pandurii sem olhar a favoritismos
Jesualdo Ferreira não conta com o central Paulo Vinícius por lesão; António Salvador está "otimista como sempre"
O Sp. Braga joga hoje com o Pandurii, na Roménia ( 19.00, Sport TV1), em jogo da primeira mão do play- off de acesso à Liga Europa. À partida para a Roménia o presidente António Salvador revelou o "otimismo de sempre". Lembrou que este é um "novo Sp. Braga, que está em reconstrução", mas espera "com muita determinação e ambição seguir para a fase seguinte da Liga Europa".
Jesualdo Ferreira convocou 19 jogadores para a estreia europeia na época 2013/ 14. A principal novidade é a entrada de Hebert para o lugar do lesionado Paulo Vinícius. Miljkovic, Sasso e Éder prosseguem os planos de recuperação e também não contam para este desafio.
"É o primeiro jogo em que se discute o apuramento para a fase de grupos e é uma partida importante, mas não creio que importe quem é o favorito. Não é um jogo para pontuar, é uma eliminatória para vencer, onde temos de jogar com ambição. Vamos entrar em campo com a intenção de estar sempre por cima e com humildade para tentar vencer", afirmou Jesualdo .
O treinador do Sp. Braga não escondeu que "continuar na Europa é muito importante". Já o extremo Salvador Agra foi menos contido na abordagem à eliminatória: "Queremos ganhar já. Estamos preparados para lutar pela vitória em todos os jogos. Queremos continuar com a qualidade, empenho e humildade dos últimos jogos."
DN
Jesualdo Ferreira espera equipa com ambição e vontade de dominar o rival
Treinador aposta no pragmatismo e avisa que não há pontos em disputa neste jogo
JESUALDO FERREIRA mostrou- se confiante na conquista de um bom resultado ante o Pandurii, neste primeiro jogo do play- off da Liga Europa, mas lembrou que o que está em causa é uma qualificação europeia, e não um "simples" encontro para pontuar na Roménia. "Este não é um j ogo para pontuar, mas o primeiro de dois jogos, de uma eliminatória para vencer. Vamos jogar com ambição e procurar ser melhores do que o adversário", disse ontem o técnico do Braga, na antevisão do jogo de hoje.
"Vamos iniciar uma etapa nas competições europeias. É o primeiro j ogo em que se discute o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa e é uma partida importante, mas não creio que importe aqui apontar quem é o favorito. Temos é de jogar com ambição. Vamos entrar em campo com a preocupação de estar sempre por cima e com humildade para procurar vencer", defendeu, repetidamente, o treinador.
"A equipa vai entrar em jogo com intenção de dominar o adversário. Não posso dizer que conheço bem os jogadores do Pandurii e é difícil avaliá-los, mas conheço bem a equipa, as suas características e a forma de jogar", salientou, confiante.
"Não existe na minha cabeça qualquer tipo de favoritismo. Está em causa o prestígio e a ambição do Braga, sabendo de antemão que é muito inportante continuar na Europa", insistiu Jesualdo, de regresso ao comando da equipa minhota, que treinou entre 2003 e 2006.
Apesar do bom arranque de temporada, Jesualdo Ferreira disse acreditar que é possível fazer mais e melhor, aperfeiçoando alguns pormenores que, na sua visão, não têm corrido completamente bem: "Temos níveis de agressividade que não estão bem organizados, é necessário melhorar e estamos a trabalhar nesse sentido", afirmou, a propósito.
Romenos tentam ganhar um lugar na história europeia
O PANDURII vai a jogo com o Braga ciente das dificuldades, mas tentará passar a eliminatória e, assim, protagonizar um brilharete. "Se conseguirmos superar o Braga, vamos fazer história", assumiu Cristian Pustai, na conferência de imprensa em que projetou o jogo de hoje.
Depois de um inédito segundo lugar no campeonato romeno, o Pandurii está a estrear-se nas provas europeias e tem sido bem sucedido. Não perdeu nenhum dos quatro j ogos que disputou nas fases anteriores, tendo já afastado os estónios do Levadia e os israelitas do Hapoel Telavive . "Estamos num bom momento e a intenção é continuar na Liga Europa", sublinhou o técnico romeno.
Na opinião de Pustai, o Braga é uma equipa "mais experiente", mas o Pandurii "vai tentar vencer a eliminatória". Para o treinador, o facto de a sua equipa ter mais jogos oficiais disputados esta época pode desequilibrar este confronto europeu: "Fisicamente, devemos estar melhor, com mais rotinas".
Apesar de garantir que precisa de mais "quatro ou cinco reforços" para equilibrar a equipa, disse que o único problema do Pandurii foi a recente saída do médio Dan Nistor, que foi vendido ao Evian, de França. Já com mais de seis milhões de euros acumulados neste verão através da transferência de j ogadores, o adversário do Braga tem um jogador português, o guarda-redes Pedro Mingote, que hoje deve ser suplente.
Quatro jovens inscritos
Aproveitando a j anela aberta pela UEFA, o Braga inscreveu quatro jovens jogadores: os guarda-redes Tiago Sá e André Silva, o central Artur Jorge e o avançado Erivaldo. Mas nenhum está na Roménia...
Uma dezena de adeptos
O Braga está na Roménia com uma dezena de adeptos. Os arsenalistas viajaram num voo charter fretado a uma companhia aérea eslovaca. A viagem, tranquila, demorou três horas e 40 minutos.
Mesquita ausente
Veterano nestas andanças, Mesquita Machado, presidente da autarquia bracarense, desta vez não viajou. Vítor Sousa, candidato à sucessão do político, seguiu para a Roménia.
Agra respira confiança
Salvador Agra realçou que o Braga "está preparado" para fazer um bom jogo "Jogamos sempre para ganhar", salientou, na antevisão do jogo de hoje.
Distância afasta público
O Pandurii não irá contar com grande apoio neste jogo. Como Târgu Jiu fica a 300 quilómetros de Cluj-Napoca, espera- se pouco público no estádio.
Estádio diferente
O jogo será disputado num recinto diferente do de há nove meses. Na altura, o Braga jogou Constantin Radulescu e agora será no Cluj-Arena.
Patrão marca e aniquila reação madeirense
Os minhotos começaram bem e cedo chegaram ao golo, por Diogo Ribeiro, após assistência de Nuno Valente. O União reagiu e criou perigo antes do intervalo e, j á na segunda parte, atirou uma bola à barra, por Adilson. No melhor período madeirense, Patrão, com um remate rasteiro e colocado, sentenciou a partida. A partir daí, o União desistiu de procurar a igualdade.
JN
PRESIDENTE OTIMISTA
António Salvador quer reconstruir a ganhar
Apesar do "otimismo habitual", António Salvador tem a noção de que o Braga atual merece alguma paciência. "É uma equipa em reconstrução, embora com muita ambição e determinação", caracterizou o presidente da SAD, embora sendo explícito quanto a objetivos para a eliminatória com o Pandurii. "Atendendo ao nosso historial na Europa, queremos passar esta eliminatória", comentou. O encaixe de 1,3 milhões de euros pelo acesso à fase de grupos da Liga Europa não se aproxima nem de perto, nem de longe dos milhões da Champions, mas o dirigente não tem pressa em formular desejos para dentro de um ano. "O campeonato ainda está a começar e estamos a trabalhar bem, com muita determinação e ambição. Foi isso que fizemos na pré-época e na primeira jornada, frente ao Paços de Ferreira", vincou.
CRISTI PUSTAI TORCE PELO CANSAÇO DO ADVERSÁRIO
Físico pode decidir
Por entre lamentos relacionados com a urgência de o Pandurii contratar "mais quatro ou cinco jogadores", Cristi Pustai fez votos para que suceda ao Braga o mesmo que aconteceu ao Paços de Ferreira no jogo com o Zenit. "Verifiquei que o Paços quebrou fisicamente. Vamos ver como será o Braga, pois o campeonato português só leva uma jornada. Estamos, porém, à espera de um adversário muito forte", suspirou o treinador do Pandurii, já com a certeza de que não poderá contar com o argentino David Di Stéfano, contratado para compensar a transferência de Dan Nistor para o Evian (França).
"Mudámos de chip"
Sem "qualquer ideia de favoritismo", o treinador começar a bater o Pandurii já esta noite, sem olhar para o passado recente
Com um "historial" incomparavelmente mais rico do que o do Pandurii em jogos internacionais, o Braga é o cabeça de cartaz do duelo desta noite no Cluj Arena. Jesualdo Ferreira assume essa "riqueza", mas tem a noção de que a estatística pouco ou nada jogará a favor dentro das quatro linhas. "Isso não faz parte deste jogo. Temos pela frente duas eliminatórias e, por isso, será uma competição relativamente diferente. (...)
Cinco bês na Europa
Da lista definitiva entregue à UEFA, apenas Luís Silva viajou com a equipa para a Roménia
A lista definitiva de jogadores inscritos pelo Braga na Liga Europa envolve quatro novidades: os guarda-redes Tiago Sá e André Silva, o central Artur Jorge e o extremo Erivaldo, todos da equipa B, tal como Luís Silva, o único que viajou com a equipa para a Roménia. O treino do começo da noite no Cluj Arena decorreu sem percalços, assim como o voo "charter" fretado pelo clube, que transportou 91 passageiros. Habitual nestas andanças, o autarca Mesquita Machado (em fim de mandato) foi uma das ausências mais notadas e, à chegada, a surpresa foi relativa quando se soube que os jornalistas portugueses seriam encaminhados para o hotel onde se encontrava instalada a equipa do Pandurii. Entre as hostes arsenalistas, reinava, de resto, o otimismo. "Queremos muito vencer e passar à fase de grupos", anunciou Salvador Agra, relativizando ao mesmo tempo o facto de não ter alinhado como titular no jogo com o Paços de Ferreira. "Não sou mais do que ninguém neste clube", atalhou.
Em vez de Rui Pedro o diabo é Eric Pereira
Mário Felgueiras, ex-guarda-redes dos arsenalistas, analisa o regresso do Braga ao local do crime. Do outro lado, irá aparecer um adversário empertigado e amante do futebol apoiado, inspirado pela classe de um médio brasileiro mestre no último passe
Será precipitado imaginar que o Braga será feliz de umavez por todas em Cluj só porque não terá pela frente o adversário da época passada e, principalmente, uma assombração chamada Rui Pedro. Os três golos do português, que acabaram de forma irremediável comtodos os sonhos dos arsenalistas na Liga dos Campeões, estão bemfrescos na memória dos adeptos, mas convém que a equipa supere rapidamente esse trauma e aponte baterias no sentido do meio-campo do Pandurii, sob pena de ser surpreendida por outro maestro do futebol ofensivo: Eric Pereira. A caminho da oitava época consecutiva no futebol romeno – já representou o Gaz Metan e o Karpaty –, o brasileiro é o reforço mais sonante do Pandurii para esta época e, entre alguns dos carrascos mais conhecidos do Cluj, ninguém menospreza o seu valor. "Como jogador de último passe, é muito perigoso. Além de criar oportunidades, marca muitos golos", avisa o guarda-redes Mário Felgueiras. (...)
Estreia triunfal na Champions foi na pedreira
A glória perdida na Pedreira acabou, porém, por ser recuperada dois anos depois. "Por ironia do destino, estreei-me na f ase de grupos da Champions, contra o Braga, a vencer. Estava a defender os interesses do Cluj e queria muito de - monstrar o meu valor às pessoas que não acreditav am em mim", recorda o guarda-redes, 26 anos, referindo-se ao primeiro duelo da época passada com os arsenalistas.
Cumprida a catarse , o guardião, a cumprir a segunda época ao serviço do Cluj, agora já só deseja "boa sorte" ao Braga, de preferência já a partir desta noite.
Interesse do Braga só pelos jornais
Responsável pelo naufrágio do Braga na Liga dos Campeões, Rui Pedro surgiu por mais de uma vez associado aos minhotos mal reabriu o mercado de transferências de Inverno. A transferência não se concretizou e, sete meses depois, o jogador do Cluj pouco tem para contar de novo. "Só soube disso pelos jornais. Nem sei se tentaram realmente a minha contratação. Gostaria obviamente de regressar a Portugal e o Braga situa-se entre os grandes do campeonato nacional. Como ainda estamos no começo da época, neste momento isso não me passa pela cabeça", argumenta.
Minhotos têm a primeira vitória caseira
O Braga B foi eficaz mas o União atacou mais
O União da Madeira cedeu a primeira derrota da II Liga perante o Braga B, que ainda não tinha conseguido vencer em casa. O jogo teve mais ataques e posse de bola por parte dos madeirenses, mas os minhotos acabaram por ser mais eficazes e, com o decorrer da partida, foram melhorando o desempenho, acabando por tornar justo este triunfo construído com golos de Diogo Ribeiro (13') e Patrão (76').
PODEM CHEGAR REFORÇOS
Muito se tem falado no reforço do plantel do Aves – Rabiola, do Braga, poderá chegar por empréstimo. O treinador Fernando Valente poderá vir a ter mais opções, mas, garante que está satisfeito com o que tem à disposição. "Tenho um excelente grupo de trabalho. Fala-se muito, mas trabalhamos com os jogadores que compõem o plantel".
O JOGO
(http://i.imgur.com/YTs9KC6.jpg)
RECORD
(http://i.imgur.com/FadS0fO.jpg)
RECORD
(http://i.imgur.com/J9MEPiM.jpg)
RECORD
Liga Europa
Estofo europeu para fazer valer favoritismo
O Sporting de Braga tem pela frente os romenos do Pandurii, na derradeira etapa de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Jogo com informações na Renascença e acompanhamento ao minuto, em rr.sapo.pt, a partir das 19h00
O Sporting de Braga inicia, esta quinta-feira, a caminhada europeia de 2013/14, defrontando os romenos do Pandurii, na primeira mão dos "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
Depois de uma temporada aquém das expectativas, com a eliminação precoce das competições internacionais, o projecto bracarense volta a assentar numa boa prestação europeia. E o adversário que o sorteio definiu para os homens de Jesualdo Ferreira é, em teoria, acessível.
O Pandurii é, actualmente, o oitavo classificado da Liga Romena, tendo finalizado a última época num brilhante segundo lugar.
Para chegar a esta fase, o conjunto comandado por Christian Pustai afastou, por esta ordem, os estónios do Levadia e os israelitas do Hapoel Telavive e enfrentará, hoje, um Sporting de Braga que respira ainda a confiança de uma pré-temporada positiva e de um bom arranque de campeonato, após a vitória sobre o Paços de Ferreira.
Dois candidatos ao "poleiro" de Paulo Vinícius
Jesualdo Ferreira tem apenas uma dúvida na composição do onze inicial para a partida com o Pandurii. A lesão do brasileiro Paulo Vinícius, deverá promover a titularidade de Aderlan Santos. Hebert, jovem ex-Trofense que vai jogar na equipa B, também espreita a possibilidade de jogar ao lado de Nuno André Coelho.
Do lado romeno, o português Pedro Mingote iniciará o jogo no banco. O titular da baliza do Pandurii é Razvan Stanca, contratado esta temporada ao Steaua Bucareste.
O Pandurii-Sporting de Braga arranca às 19h00, na cidade de Cluj, com arbitragem do alemão Florian Meyer. Jogo com informações na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
LIGA EUROPA
"Playoff", 1ª mão
Cluj Arena, Cluj (Roménia)
Árbitro: Florian Meyer (Alemanha)
EQUIPAS PROVÁVEIS
PANDURII: Stanca, Bogdan, Da Silva, Paraskevas e Momcilovik; Anton, Breeveld e Eric Pereira; Nicoara, Buleica e Matulevicius.
SPORTING DE BRAGA: Eduardo; Baiano, Nuno André Coelho, Aderlan Santos e Joãozinho; Mauro, Rúben Micael e Luiz Carlos; Felipe Pardo, Edinho e Alan.
RR
Roland Linz dá vantagem ao SC Braga e ao Estoril
Roland Linz ponta de lança austríaco que já passou pelo futebol português durante 4 épocas revela na Antena 1 que é impossível o Pasching ganhar ao Estoril e espera que o SC Braga, que representou, chegue à fase de grupos da Liga Europa
Linz conhece Jesualdo Ferreira por quem foi treinado no Boavista antes de se transferir para o FC Porto e tece-lhe elogios: "Foi o meu treinador principal no Boavista. Tive pena de só ter convivido com ele 5 semanas na pré-época antes de ir para o FC Porto mas percebi que é uma grande pessoa e um grande treinador".
Linz é ainda um dos melhores marcadores do SC Braga na Europa com 8 golos só superado pelos 10 do brasileiro Alan.
Sobre o FC Pasching adversário do Estoril diz taxativamente que é impossível haver qualquer surpresa.
A equipa é da terceira divisão austríaca e atualmente um dos satélites do Salzburgo e ainda há muita gente espantada com a conquista da taça na ultima época: "Foi uma grande, grande surpresa, uma equipa da terceira divisão ganhar a Taça da Áustria até porque eliminou o Salzburgo e ganhou ao Áustria de Viena na final".
Com 32 anos Roland Linz está na Tailândia. Joga no Muang Tong mas quer sair até final do ano e abre a porta a um regresso a Portugal.
RTP
(http://img194.imageshack.us/img194/7938/b8ai.jpg)
(http://img5.imageshack.us/img5/4924/xztr.jpg)
(http://img19.imageshack.us/img19/4925/7nlc.jpg)
(http://img541.imageshack.us/img541/1295/z59k.jpg)
Linz: «Passei grandes momentos em Braga»
Roland Linz, ponta-de-lança austríaco que atuou nos bracarenses e no Boavista, fez a antevisão do encontro da Liga Europa e deixou elogios a Jesualdo Ferreira.
«Foi o meu primeiro treinador em Portugal, no Boavista. É certo que foi durante pouco tempo, mas deu para perceber que é uma grande pessoa e um grande treinador», referiu o austríaco, em declarações à Antena 1.
O avançado chegou a Portugal em 2006 para atuar no Bessa, altura em que Jesualdo também rumou ao clube axadrezado. Porém, Jesualdo foi convidado para assumir o cargo de Co Adriaanse no FC Porto e mudou-se para o Dragão ainda antes da primeira jornada.
Sobre o encontro desta noite, Linz espera «que o SC Braga chegue à fase de grupos», ele que referiu ter passado «grandes momentos em Braga», durante os dois anos que passou na Pedreira.
Linz disse ainda que tem «muitas, muitas saudades de Portugal» e confessou que «adorava voltar, na próxima temporada ou mesmo em janeiro».
Linz, atualmente com 32 anos, atua no Muang Thong, da Tailândia.
Zerozero
Yazalde e Agra titulares no Braga contra o Pandurii
Salvador Agra e Yazalde vão ser titulares pelo Sporting de Braga, no jogo frente ao Pandurii, relativo à primeira mão do play-off da Liga Europa, que se disputa esta quinta feira (19 horas, SportTV1), no Cluj Arena, em Cluj-Napoca, Roménia
Em relação ao jogo com o Paços de Ferreira (vitória por 2-0, no início do campeonato), o técnico bracarense promove duas alterações inesperadas, com Salvador Agra a render Pardo nas alas e Yazalde como ponta-de-lança em detrimento de Edinho. Na defesa, já se esperava a troca de Paulo Vinícius (lesionado) por Aderlan Santos.
Devido ao quarto lugar averbado na última Liga, o Braga está obrigado a disputar o play-off de acesso à Liga Europa, estando o jogo da segunda mão agendado para a próxima quinta-feira, na capital minhota.
Sob a arbitragem de Florian Meyer (Alemanha), as equipas vão alinhar inicialmente do seguinte modo:
Pandurii - Stanca; Ungurusan, Mamele, Paraskevas e Moncilovic; Anton e Breeveld; Eric Pereira, Erico e Nicoara; Matulevicius.
Sporting de Braga - Eduardo; Baiano, Nuno André Coelho, Aderlan Santos e Joãozinho; Mauro, Luiz Carlos e Rúben Micael; Alan, Salvador Agra e Yazalde.
JN
Yazalde dá vitória ao Braga na Roménia
O Braga está muito perto de chegar à fase de grupos da Liga Europa, após ter vencido, na Roménia, o Pandurii, por 1-0. Yazalde, surpresa no onze arsenalista, marcou o único golo do jogo, no início da segunda parte.
O Braga mostrou quase sempre mais futebol, mas, à passagem da meia hora, teve de agradecer a Eduardo por não se ver em desvantagem em Cluj-Napoca. Após centro da esquerda, a bola desviou em Nuno André Coelho e, quando o autogolo parecia certo, o guarda-redes português fez uma defesa simplesmente impossível. A resposta bracarense surgiu quando Luiz Carlos apareceu em excelente posição, mas o brasileiro atirou por cima.
A segunda parte não podia ter começado melhor para as cores portuguesas. Rúben Micael atirou ao poste, a bola sobrou para Alan que cruzou para uma conclusão fácil e eficaz de Yazalde (0-1), que assim justificou, em absoluto, a titularidade que lhe foi dada por Jesualdo Ferreira.
Em vantagem, cabia ao Pandurri reagir e a equipa romena fez isso mesmo e, até final, criou muitos problemas à defesa arsenalista. Buleica, que entrou na segunda parte, criou muitos lances de perigo no flanco direito e, aos 82 minutos, ficou a escassos centímetros do empate.
Já bem perto do final, o Braga perdeu uma chance de ouro para selar, praticamente o apuramento, já que Rúben Micael, isolado, permitiu a defesa de Stanca.
JN
LE: Pandurii-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Paciência bracarense até a lógica imperar
Mais confiante, mais tranquilo, mais apetrechado, mais experiente, com mais futebol. Mais tudo. E, por isso, melhor. O Sp. Braga venceu com naturalidade na Roménia, num jogo em que não foi brilhante mas soube controlar um Pandurii que abusou do jogo direto à falta de outra solução, mas não conseguiu contrariar a eficaz defesa bracarense, nem sequer no assalto final. Ficou em branco e viu o rival marcar. Eliminatória bem encaminhada para os minhotos.
O Pandurii mostrou desde cedo um respeito enorme pelo Sp. Braga, bem mais rodado nestas andanças e para quem será impensável não estar na fase de grupos de uma competição em que, ainda há dois anos, foi finalista.
Com Mamele a atuar como terceiro central desde início,a formação romena abdicou de construir no miolo. A passagem, ali, era aérea. Bolas longas da defesa para o ataque e uma predileção especial pelo flanco esquerdo, onde o desapoiado Baiano sofreu muito na primeira metade.
Mas tudo isto só acontecia, claro está, quando o Sp. Braga não tinha a bola. E a equipa de Jesualdo Ferreira fazia de tudo para a controlar. Apostando no jogo de posse e de paciência, esteve por cima quase toda a primeira parte. Poderia ter marcado num remate de Ruben Micael que saiu pouco ao lado e numa jogada de insistência do central Santos, que viu o seu cruzamento intercetado, já com o guarda-redes Stanca batido.
Do lado contrário apenas um corte de Nuno André Coelho para a própria baliza, resolvido com estilo por Eduardo, serviu para assustar. Ao intervalo, por isso, a ideia do jogo estava tirada: o Sp. Braga era melhor, só tinha de o provar no marcador.
E o golo não tardou. Aproveitando um primeiro remate de Ruben Micael ao poste, Alan colocou rasteiro em Yazalde que só teve de encostar. Aposta em cheio de Jesualdo Ferreira que lançou ainda Salvador Agra nos lugares que, frente ao Paços de Ferreira, foram de Edinho e Pardo.
Cristian Pustal, treinador do Pandurii, abdicou da linha de cinco defesas logo após o golo e a verdade é que Buleica, uma das opções lançadas, mexeu com o ataque romeno, dando muito que fazer a Joãozinho. Num desses lances, o público até reclamou grande penalidade e a verdade é que ficam algumas dúvidas.
Mas, mesmo tendo menos bola e não conseguindo o jogo de posse que marcou a primeira metade, o Sp. Braga deu sempre a sensação de ter o jogo controlado. A entrada de Custódio, por troca com Alan, foi a deixa final de Jesualdo Ferreira: miolo reforçado, resultado aceitável, eliminatória encaminhada. Era para manter.
E o Sp. Braga conseguiu-o. Sem brilhantismo, que nunca andou pelo Cluj Arena, de má memória para os bracarenses depois do jogo da Champions do ano passado, mas com esforço e entrega. Mais do que suficientes para garantir a vantagem na eliminatória.
Com a segunda mão a jogar-se em Braga e com a diferença de qualidade das equipas que já foi visível esta noite, dificilmente Jesualdo Ferreira não levará a sua equipa à desejada fase de grupos. E ainda terá oportunidade para o que faltou na Roménia: um estilo mais vistoso como prémio para o público.
Maisfutebol
Liga Europa
Apuramento ao virar da esquina
Pandurii 0-1 Sporting de Braga. Golo solitário de Yazalde concede vantagem total na eliminatória aos minhotos. Segunda mão, dentro de uma semana, para confirmar entrada na fase de grupos da Liga Europa
O Sporting de Braga ficou mais perto de alcançar a fase de grupos da Liga Europa, esta quinta-feira, ao bater os romenos do Pandurii (0-1), em jogo da primeira mão dos "play-off".
O único golo da partida foi apontado por Yazalde, aos 51', na sequência de uma jogada em que Rúben Micael envia a bola ao poste da baliza de Stanca e. Na recarga, Alan tira um cruzamento tenso e rasteiro, com o ponta-de-lança a desviar na pequena-área para a baliza romena.
Com este resultado, a equipa de Jesualdo Ferreira está na frente da eliminatória. A segunda mão dos "play-off" está marcada para 29 de Agosto.
Ficha de Jogo
Liga Europa: 1ª mão dos"play-off"
Cluj Arena, Cluj (Roménia)
Árbitro: Florian Meyer (Alemanha)
Pandurii
Stanca; Ungurusan, Erico, Mamele (56'), Christou e Momcilovic; Nicoara (55'), Anton e Breeveld (80'); Eric Pereira e Matulevicius.
Suplentes: Pedro Mingote, Sipo (56'), Pleasca, Buleica (55'), Cristea, Ciucur e Adrovic (80').
Treinador: Christian Pustai.
Sporting de Braga
Eduardo; Baiano, Nuno André Coelho, Aderlan Santos e Joãozinho; Mauro, Rúben Micael (95') e Luiz Carlos; Salvador Agra (64'), Yazalde e Alan (73').
Suplentes: Cristiano, Hebert, Rafa, Custódio (73'), João Pedro (95'), Edinho e Felipe Pardo (64').
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Golos: Yazalde (51').
RR
Yazalde dá vitória ao Braga na Roménia
CS Pandurii Târgu Jiu 0-1 SC Braga
Um golo do avançado na segunda parte deu vantagem aos "arsenalistas" na luta pela fase de grupos
O SC Braga saiu da Roménia em vantagem, graças a um golo de Yazalde, em jogo da primeira mão do "play-off" da UEFA Europa League, frente ao CS Pandurii Târgu Jiu.
Num jogo que começou lento e que teve períodos em que o rigor no fora-de-jogo ditou a superioridade da defesa sobre o ataque, foi quando o Braga permitiu ao Pandurii meter velocidade nas transições que o perigo começou a rondar a baliza de Eduardo, com Marko Momčilović e Deivydas Matulevičius como protagonistas.
Depois de Nicandro Breeveld (6 minutos) e de Nuno André Coelho (7) terem feito a bola passar sobre o travessão, foi preciso esperar 20 minutos para ver Rúben Micael ensaiar um remate que, desviando num adversário, saiu junto ao poste. A resposta do Pandurii (30) causou calafrios aos minhotos. Momčilović cruzou tenso e Coelho surgiu no corte, mas para a baliza, valendo os reflexos de Eduardo a evitar o autogolo.
Do banco do Pandurii, o guarda-redes Pedro Mingote viu o Braga adiantar-se no marcador (50), num desvio de Yazalde na pequena área, após Micael ter acertado no poste e Alan recargar. Depois de na primeira parte Luiz Carlos (37) ter desperdiçado depois de um brinde da defesa romena, à segunda não houve misericórdia.
Os romenos ansiavam pelo golo do empate, mas revelavam-se previsíveis na acção, pelo que a equipa portuguesa controlava as incidências da partida, jogando no erro do Pandurii e fazendo o tempo correr.
Alin Buleică (82) esteve perto do empate num remate cruzado que fez a bola passar perto da baliza e depois foi Admir Adrović (85) a perder o golo, num desvio que saiu fraco. Já nos descontos, Micael teve o segundo golo nos pés, quando surgiu na cara de Răzvan Stanca, mas não conseguiu fazer o "chapéu" que selaria não só o jogo como, provavelmente, também a eliminatória.
UEFA
Sp. Braga perto da fase de grupos da Liga Europa
Vitória pela margem mínima na Roménia, com golo de Yazalde
O Sporting de Braga foi à Roménia derrotar o Pandurii com um golo sem resposta, nesta quinta-feira, em duelo relativo à primeira "mão" do play-off da Liga Europa.
A primeira ameaça foi romena, num remate que rasou a barra, tal como um livre direto de Nuno André Coelho, que respondeu da mesma forma. Dois momentos perigosos nos primeiros seis minutos, que foram uma exceção numa primeira meia hora confusa e aborrecida. Depois Rúben Micael rematou pouco ao lado, mas logo a seguir Nuno André Coelho quase marcava na própria baliza; grande defesa de Eduardo. Na reta final uma iniciativa de Santos, perante algum desleixo contrário, poderia ter originado o golo, que não surgiu até ao intervalo.
Os minhotos inauguraram o marcador logo ao sexto minuto da segunda parte - na sequência de um remate de Micael ao poste, Alan atirou rasteiro e Yazalde desviou para o 0-1. A partir daí uma palavra reinou na equipa portuguesa: gestão. Uma saída em falso de Eduardo e um remate forte de Buleică ainda assustaram, mas os romenos (sem desprezar a sua entrega e atitude positiva) raramente demonstraram argumentos para igualar o resultado, apesar de terem sido mais pressionantes nos últimos minutos. Uma pressão que, num contra-ataque, poderia ter efeito contrário e valido a Rúben Micael o 0-2, mas o guardião contrário levou a melhor.
Sem uma exibição brilhante, longe disso, o Sp. Braga assegurou o que queria, venceu fora de casa e deverá confirmar no seu estádio que é superior ao adversário, na próxima quinta-feira.
RELVADO
Yazalde resolve e dá vitória ao Sp. Braga na Roménia
O Sporting de Braga ganhou vantagem no "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Pandurii, por 1-0
O Sporting de Braga está perto de assegurar um lugar na fase de grupos da Liga Europa, após ter vencido os romenos do Pandurii, na Roménia, por 1-0, nesta quinta-feira, num jogo disputado em Cluj.
Yazalde, avançado que está de regresso a Braga após empréstimo ao Beira-Mar, foi a grande surpresa reservada por Jesualdo Ferreira no "onze" titular e correspondeu à aposta, ao apontar o único golo da partida, aos 51 minutos, após cruzamento de Alan e remate de Rúben Micael ao poste.
A segunda mão está marcada para 29 de agosto, às 20.30, em Braga, sendo que os arsenalistas necessitam apenas de um empate para passarem à fase de grupos e garantirem um encaixe de 1,3 milhões de euros, além dos 150.000 euros pelo apuramento no "play-off".
DN
Jesualdo Ferreira: «Sp. Braga controlou sempre o jogo»
Técnico satisfeito com o resultado conseguido na Roménia
Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, admite que a exibição do Sp. Braga na Roménia não foi brilhante, mas dá boas perspetivas à sua equipa para a eliminatória, depois da vitória por 1-0 sobre o Pandurii. Declarações à SportTV:
«Julgo que a nossa equipa esteve bem, foi sempre capaz de controlar o jogo e nunca se desequilibrou. Essa foi a parte mais positiva do jogo para nós. É uma eliminatória, não se trata de pontos, mas de golos. Temos um a mais e um jogo em casa agora.»
MAIS FUTEBOL
Braga mais perto da Europa
A equipa minhota derrotou esta noite o Pandurii, na Roménia, no primeiro encontro entre as duas equipas que dá acesso à fase de grupos da Liga Europa.
O Sp. Braga venceu esta noite, por 1-0 , a equipa romena do Pandurii, na primeira-mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
Aos 51 minutos, avançado Yazalde marcou o único golo da partida após um cruzamento rasteiro de Alan.
O Sp. Braga foi sempre superior à equipa do Pandurii e colocou-se numa boa posição para garantir a passagem à fase de grupos da Liga Europa. O jogo da 2ª mão está agendado para daqui a uma semana no estádio Axa, em Braga.
Correio da Manhã
Braga passo em frente no "play-off"
Sporting de Braga deu esta quinta-feira passo importante rumo à fase de grupos da Liga Europa de futebol, ao vencer o Pandurii, na Roménia, por 1-0, em jogo da primeira mão do "play-off" de acesso
No Cluj Arena, em Cluj Napoca, "casa" emprestada da equipa romena, Yazalde marcou o único golo da partida, aos 51 minutos, e deixou o Braga bem encaminhado para a presença na fase de grupos da Liga Europa, competição de que foi finalista em 2011, perdendo o troféu para o FC Porto.
O jogo da segunda mão, no Estádio Municipal de Braga, está marcado para as 20:30 da próxima quinta-feira, 29 de agosto.
Jogo no Cluj Arena.
Pandurii - Sporting de Braga, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador: 0-1, Yazalde, 51 minutos.
Equipas:
- Pandurii: Stanca, Ungurusan, Erico, Mamele (Sipo, 56), Christou, Momcilovic, Anton, Nicoara (Buleica, 56), Breeveld (Adrovic, 80), Eric Pereira, Matulevic.
(Suplentes: Mingote, Sipo, Marian Pleasca, Buleica, Cristea, Ciucur, Adrovic).
Treinador: Cristian Pustai.
- Sporting de Braga: Eduardo, Baiano, Santos, Nuno André Coelho, Joãozinho, Mauro, Luiz Carlos, Rúben Micael (João Pedro, 90+6), Alan (Custódio, 72), Salvador Agra (Pardo, 64), Yazalde.
(Suplentes: Cristiano, Hebert, Custódio, Rafa, João Pedro, Pardo, Edinho).
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Árbitro: Florian Meyer (Alemanha).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Yazalde (52), Nicoara (52), Breeveld (79).
RTP
Oportunismo de Yazalde deixa Braga a um passo da fase de grupos a Liga Europa
Um golo do avançado português, aos 51', deu uma preciosa vantagem ao Sp. Braga para o jogo da segunda mão, no Minho
O Sp. Braga venceu esta quinta-feira na Roménia o Pandurii, por 1-0, e deixou bem encaminhada a passagem à fase de grupos da Liga Europa.
A baixa velocidade do jogo podia fazer com que os mais distraídos pensassem que ainda estavam a assistir a um encontro de pré-temporada. Mas o triunfo de ontem do Sporting de Braga foi valioso, porque aquele era afinal um jogo oficial e a contar para as competições europeias. Um golo solitário de Yazalde, no início da segunda parte, foi o suficiente para bater, na Roménia, o Pandurii, deixando a equipa de Jesualdo Ferreira com o play-off de acesso à Liga Europa bem encaminhado e perto de garantir um lugar na fase de grupos da competição.
O vice-campeão da Roménia nunca tinha chegado tão longe nas competições europeias e a diferença de andamento entre os dois emblemas foi evidente. O Braga pareceu ter quase sempre o jogo dominado e nem precisou de colocar grande intensidade na contenda. Além do golo, poucas foram as oportunidades criadas pelos visitantes, que apostaram sobretudo em remates de meia-distância. Defensivamente, a equipa apenas teve de se aplicar nos últimos 25 minutos.
No resto do tempo, Eduardo apenas teve que fazer uma defesa difícil, à passagem da primeira meia-hora, num lance em que um ressalto em Nuno André Coelho quase traía o guarda-redes minhoto. Esse foi o lance mais perigoso de uma primeira parte em que escassearem as situações de perigo, apesar da maior posse de bola da equipa de Jesualdo. Só de fora da área, o Braga atirou à baliza, quase sempre por Rúben Micael, mas as três tentativas (19', 27' e 42') não chegaram a fazer tremer o guarda-redes contrário.
O segundo tempo começou praticamente com o golo da formação portuguesa. Aos 6' da etapa complementar, Alan ganhou uma bola no meio campo, lançou Micael sobre a meia esquerda e o médio rematou ao poste. No ressalto, a bola voltou ao "capitão" bracarense, que fez um centro-remate, desviado, já na pequena área, por um oportuno Yazalde.
O Pandurii tentou esboçar uma reacção nos minutos seguintes, mas com pouco acerto. Uma saída incompleta (62') de Eduardo ainda fez alguns calafrios aos adeptos bracarenses, mas só nos últimos 25 minutos a equipa romena conseguiu ser realmente acutilante, com a entrada do extremo Buleica. Primeiro deu trabalho a Joãozinho e, num lance aos 70', chegou a pedir grande penalidade. Dez minutos volvidos, culminou um bom lance individual com um remate de longe de fora da área que saiu ligeiramente ao lado da baliza.
Aos 90, Rúben Micael podia ter acabado definitivamente com a eliminatória, mas sozinho perante o guardião contrário não conseguiu fazer o golo.
PÚBLICO
Jesualdo Ferreira: «Fomos capazes de controlar o jogo»
técnico elogia desempenho da equipa
Jesualdo Ferreira elogiou o desempenho da sua formação no embate da 1.ª mão do playoff da Liga Europa, relevando o facto da equipa ter sido capaz de controlar o jogo sem estar sujeita a desequilíbrios do Pandurii (0-1).
"O Sp. Braga é uma equipa com responsabilidades na Liga Europa e, no início, isso pesou em alguns jogadores com menos experiência. Mas acho que a nossa equipa esteve bem, foi sempre capaz de controlar o jogo sem se desequilibrar. Essa foi a parte mais positiva do encontro para nós", afirmou o técnico sobre o encontro.
Jesualdo confessou ainda o que para si realmente interessa numa eliminatória como esta: "[Numa eliminatória] não se trata de pontos, mas de golos. Temos um a mais e um jogo em casa agora".
RECORD
«As nossas responsabilidades na Liga Europa pesaram em alguns jogadores» - Jesualdo Ferreira
O treinador do SC Braga, Jesualdo Ferreira, considera que a sua equipa esteve bem no jogo frente ao Pandurii, apesar de alguns jogadores terem sentido a responsabilidade.
«O Sporting de Braga é uma equipa com responsabilidades na Liga Europa e, no início, isso pesou em alguns jogadores com menos experiência. Mas acho que a nossa equipa esteve bem, foi sempre capaz de controlar o jogo sem se desequilibrar. Essa foi a parte mais positiva do encontro para nós. Numa eliminatória não se trata de pontos, mas de golos. Temos um a mais e um jogo em casa agora», afirmou o técnico dos guerreiros após o jogo na Roménia.
A BOLA
Liga Europa
Jesualdo gostou do equilíbrio minhoto
Vitória pela margem mínima sobre os romenos do Pandurii, com exibição controladora, agradou ao técnico do Sporting de Braga
Jesualdo Ferreira considera que a "responsabilidade" do Sporting de Braga em marcar presença na fase de grupos da Liga Europa "pesou em alguns jogadores" durante a vitória sobre o Pandurii (0-1), esta quinta-feira, para a primeira mão dos "play-off".
Ainda assim, o técnico dos minhotos ficou agradado com o equilíbrio demonstrado pela sua equipa ao longo dos 90'.
"A responsabilidade do Sporting de Braga pesou em alguns jogadores, mas a equipa foi sempre capaz de controlar o jogo e de nunca se ter desequilibrado. Não se trata de pontos, trata-se de golos. Temos um a mais e agora temos um jogo em casa", analisou Jesualdo Ferreira, em declarações reproduzidas pela SportTV.
O único golo do triunfo arsenalista foi apontado por Yazalde, aos 51'. A partida da segunda mão, no estádio AXA, está agendada para a próxima quinta-feira [29 de Agosto].
RR
Jesualdo Ferreira
"Temos um golo a mais e um jogo em casa agora"
O treinador do Braga, Jesualdo Ferreira, explicou a má entrada da equipa em jogo com o peso da responsabilidade de representar o clube na Liga Europa
Nervos iniciais
"O Braga é uma equipa com responsabilidades na Liga Europa e, no início, isso pesou em alguns jogadores com menos experiência".
Jogo controlado
"Mas acho que a nossa equipa esteve bem, foi sempre capaz de controlar o jogo sem se desequilibrar. Essa foi a parte mais positiva do encontro para nós".
Em vantagem
"[Numa eliminatória] não se trata de pontos, mas de golos. Temos um a mais e um jogo em casa agora".
O JOGO