Sp. Braga: Play-off é tradição de sucesso
Em busca de um lugar na fase de grupos da Liga Europa. O Sp. Braga arranca, amanhã, a caminhada europeia desta temporada, sob uma tradição que se tem mantido nos últimos anos e que faz antever mais um percurso de sucesso agora com Jesualdo Ferreira no comando técnico.
Presença já habitual nos palcos europeus, a equipa arsenalista tem a seu favor uma feliz tradição que parece manter-se: sempre que disputa uma eliminatória do play-off em Agosto, carimba presença na fase de grupos.
Um prestígio europeu crescente na era de António Salvador e que ganhou expressão maior nas últimas três temporadas - cujo ponto alto foi mesmo a época de 2010/2011, onde terminou na final da Liga Europa, em Dublin, frente ao FC Porto.
Nesse ano, na Champions, os guerreiros eliminaram o Celtic e o Sevilha e garantiram a fase de grupos milionária. Na temporada seguinte (2011/2012), o Sp. Braga disputou o play-off da Liga Europeia com os suíços do Young Boys e assegurou a qualificação. Acabou por cair aos pés do Besiktas, nos dezasseis avos--de-final da competição.
Há um ano, com José Peseiro no comando técnico, em Itália, os guerreiros festejaram nova qualificação para a Liga dos Campeões. Em casa, frente à Udinese empataram a uma bola e, em Udine, a igualdade (1-1) obrigou ao desempate de grandes penalidades, com a sorte a sorrir ao Sp. Braga (5-4).
O fim do sonho europeu aconteceu na fase de grupos, onde mediu forças com o Galatasaray, Manchester United e Cluj.
Amanhã, frente aos romenos do Pandurii, a tradição está do lado do Sp. Braga, que desde 2009 venceu todas as eliminatórias europeias de início de época.
Correio do Minho
Alan, rei dos golos europeus
Por Pascoal Sousa
O homem dos golos do SC Braga na Europa não é ponta-de-lança, embora domine como poucos a arte de criar desequilíbrios.
Parte das esperanças do emblema bracarense de sair da Roménia com um resultado que reforce o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa passa pela inspiração de Alan. É ele que nos momentos de maior pressão e responsabilidade ilude marcações e encontra os melhores atalhos com destino às redes adversárias.
Na história europeia do SC Braga emergiram goleadores de primeira linha, como Lima, com 9 tentos, Matheus e Linz, que seguem um pouco atrás, com oito remates certeiros.
Alan supera-os a todos e leva uma dezena de golos em 50 jogos. Repartidos assim: seis na Champions, quatro na Liga Europa.
A Bola
Kritsyuk regressou por falta de acordo com o Lokomotiv
salvador pensava encaixar 200 mil euros
Douglão acaba por ser o único caso de excedentários no grupo que já está resolvido. Um empréstimo para o Dubai rendeu 600 mil euros e António Salvador pensava encaixar mais 200 mil com a cedência de Kritsyuk ao Lokomotiv Moscovo, mas o guarda-redes está de regresso a Braga e ainda ontem se treinou junto do plantel da equipa B.
O problema é que o clube de Moscovo não cumpriu o acordo que estava definido e Kritsyuk ficou ainda mais uns dias na capital russa, na tentativa de encontrar uma solução, já que é seu desejo voltar ao futebol do seu país em vez de permanecer em Braga a fazer a "ponte" entre os jogos da equipa B e os treinos do plantel principal. Assim, é um outro caso para solucionar!
Florian Meyer dirige Sp. Braga na Roménia
Turco na receção do Estoril ao Pasching
A UEFA divulgou esta quarta-feira o nome dos árbitros que vão dirigir os jogos da primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, quinta-feira, com o alemão Florian Meyer a ser nomeado para a deslocação do Sp. Braga ao terreno dos romenos do Pandurii.
Já o outro jogo com equipas portuguesas, a receção do Estoril aos austríacos do Pasching, vai ser dirigido pelo turco Bülent Yildirim.
Record
Mudança de Kritsyuk para o Lokomotiv Moskva falhou
O guarda-redes russo Stanislav Kritsyuk está de regresso a Braga depois de ter visto falhar a transferência para o Lokomotiv Moskva.
O guardião de 22 anos estava em Moscovo para iniciar os trabalhos junto da nova equipa, mas o clube russo acabou por não cumprir o acordo estabelecido com os minhotos.
Assim, Kritsyuk regressou a Portugal e ontem já treinou com a equipa B do SC Braga.
António Salvador, presidente dos minhotos, esperava encaixar 200 mil euros com a venda do guarda-redes que chegou na época passada.
Zerozero
Sasso e Miljkovic 'congelados'
Os nomes do central Sasso e do lateral-direito Miljkovic não surgem na primeira lista de inscritos do SC Braga na Liga.
De acordo com o emblema minhoto, trata-se de uma gestão do tempo, considerando que os dois jogadores estão lesionados.
Tudo indica que no final de agosto as suas inscrições sejam ativadas, sem embargo de até ao fecho do mercado o SC Braga poder preencher posições deficitárias.
O eixo de defesa, por exemplo, perdeu recentemente Paulo Vinícius, que estará fora de combate durante um mês, devido a lesão.
A hipótese de o clube contratar outro central - Jesualdo Ferreira aprecia muito a eficácia de Jardel, do Benfica - está portanto de pé.
António Salvador com «muita determinação e ambição» a caminho da Roménia
O SC Braga partiu há instantes do Aeroporto Francisco Sá Carneiro rumo à Roménia, onde amanhã, quinta-feira, vai defrontar o Pandurii, numa partida relativa à primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
A liderar a comitiva dos guerreiros do Minho esteve o presidente António Salvador, que revelou o estado de alma antes deste importante encontro.
«Vamos com o otimismo de sempre, sabemos que é um jogo de início de época, de um novo SC Braga, como tem sido nos últimos anos, uma equipa que tem sido construída. Vamos com muita determinação e ambição para levamos este adversário de vencida e seguirmos para a fase seguinte da Liga Europa», vincou o líder dos arsenalistas.
Rabiola negoceia com os italianos do Novara
Elderson, Hélder Barbosa e Porcellis são para negociar até final do mês e, no caso do último, para emprestar ou no limite rescindir.
A integração de um destes futebolistas no plantel é uma possibilidade remota, só admissível se algum dos efetivos do grupo se lesionar ou se o mercado não oferecer saída para este trio.
Além destes nomes, Djamal, Haas e Rabiola (que negoceia com os italianos do Novara) aguardam também definições quanto ao futuro.
A BOLA
SC Braga persegue vitória a caminho da Roménia
A equipa principal de futebol do SC Braga está de viagem para a Roménia, onde irá defrontar o Pandurii, para o jogo da primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, marcado para quinta-feira
A ligação para a Roménia que ocorre esta manhã far-se-á em voo charter com destino a Cluj onde ocorrerá o jogo de amanhã.
Hoje ao final da tarde haverá um treino de adaptação ao relvado antecedido da habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo.
A formação minhota faz deslocar 19 jogadores e em relação ao jogo da passada sexta-feira para o campeonato português há uma única alteração: Hebert substitui Paulo Vinicius (lesionado).
Este último que, em princípio, foi contratado para a equipa B, tem sido chamado com regularidade pelo treinador Jesualdo Ferreira devido às lesões que têm surgido no eixo do setor defensivo.
Recorde-se que o francês Sasso, um dos centrais do plantel, continua a recuperar de uma lesão sofrida a época passada.
RTP
António Salvador
"Vamos com a ambição de conseguir o apuramento"
Equipa bracarense viaja na manhã desta quarta-feira para a Roménia e o presidente manifestou confiança em concretizar o grande objetivo
O Braga está a caminho de Cluj, na Roménia, país onde esta quinta-feira defronta o Pandurii, na primeira mão do play-off da Liga Europa, com uma comitiva de 19 jogadores e na qual a grande novidade é a chamada do central Hebert. Na partida, esta manhã, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, António Salvador, presidente do Braga, manifestou-se confiante nas possibilidades da sua equipa nesta eliminatória:
"Vamos com o otimismo de sempre. Temos um novo Braga, uma equipa que está em reconstrução e surgiremos na Roménia com ambição e o objetivo de conseguir o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. Temos que respeitar o adversário, mas obviamente que desejamos passar à fase seguinte da competição".
E quando lhe foi questionado se dentro de um ano preferirá estar de novo com o Braga na Liga dos Campeões, retorquiu:
"É cedo para falar do futuro, mas o começo do Braga no campeonato foi bom, ao vencer o Paços de Ferreira".
A comitiva do Braga deverá desembarcar em Cluj, na Roménia, por volta das 14 horas de Portugal continental, depois de uma viagem de quase quatro horas.
O JOGO
António Salvador: «Vamos com ambição»
O Sp. Braga partiu esta manhã para a Roménia onde, na quinta-feira, defronta o Pandurii (19 horas) para a 1.ª mão do playoff da Liga Europa.
A chefiar a comitiva arsenalista está o presidente António Salvador, que não escondeu a ambição da equipa comandada por Jesualdo Ferreira.
"Vamos com o otimismo de sempre, sabemos que é um jogo de início de época, de um novo Sp. Braga. Vamos com muita determinação e ambição para vencermos este adversário e seguirmos em frente na Liga Europa", afirmou.
A habitual conferência e treino de adaptação ao Cluj Arena decorrem ao final da tarde e são estes os 19 eleitos para a 1.ª mão do playoff da Liga Europa: Eduardo, Cristiano, N. Coelho, Santos, Hebert, Joãozinho, Baiano, Mauro, L. Carlos, L. Silva, Rafa, Custódio, J. Pedro, Alan, Pardo, Ruben Micael, Agra, Edinho, Yazalde.
RECORD
Sp. Braga de partida para a Roménia
A comitiva do Sp. Braga seguiu esta manhã do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, rumo à Roménia, onde na quinta-feira defronta o Pandurii, na primeira mão do play-off da Liga Europa. Jesualdo Ferreira leva 19 jogadores para a estreia nas provas europeias.
Maisfutebol
Sp. Braga aceita negociar Custódio
Médio- defensivo, internacional português, é um dos mais bem pagos e pode sair; Pedro Santos, extremo, deve ser emprestado
Custódio pode deixar o Sporting de Braga até ao fecho do mercado de transferências, apesar da importância que continua a ter junto do grupo de trabalho arsenalista.
De acordo com as informações recolhidas pelo DN, o médio-defensivo internacional português, 30 anos, natural de Guimarães, é um ativo que os máximos responsáveis pelos minhotos admitem negociar. Isto porque Custódio é um dos futebolistas mais bem pagos do plantel (se sair, o Sp. Braga poupa em salários). Além disso – e pese embora seja um jogador que conta para o treinador, Jesualdo Ferreira –, não é líquido que o centrocampista possa ser, esta época, titular indiscutível nos bracarenses. Custódio Castro, formado no Vitória de Guimarães, representou também os vimaranenses, enquanto sénior, bem como o Sporting e o Dínamo de Moscovo, da Rússia. O médio-defensivo está a iniciar, em 2013/ 2014, a quarta temporada consecutiva em Braga.
Pedro Santos deve ser cedido
Num outro campo, Pedro Santos, extremo contratado pelo Sporting de Braga ao Vitória de Setúbal, dificilmente permanecerá no Minho em 2013/ 2014.
Segundo os dados obtidos pelo DN, é intenção de Jesualdo Ferreira que o esquerdino Pedro Santos rode, na corrente época, num outro emblema. A aquisição do extremo natural de Lisboa, 25 anos, tinha sido assegurada pelo Sp. Braga ainda antes de os minhotos terem garantido o regresso do técnico ao Minho para a presente temporada.
À margem de V. Setúbal e Sp. Braga, Pedro Santos já passou na carreira, até agora, por ADCEO, Sporting, Casa Pia e, ainda, Leixões.
DN
HEBERT CHAMADO PARA O JOGO COM O PANDURII
A convocatória de Hebert é a única novidade na lista de 19 jogadores divulgada ontem pelo técnico Jesualdo Ferreira, para o jogo da primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa, agendado para amanhã, na Roménia, com o Pandurii. O central brasileiro (ex-Trofense), é a opção natural, face à ausência de Paulo Vinícius, que está lesionado, sendo que Sasso, igualmente lesionado, nem sequer está inscrito nas provas da UEFA. De fora, por opção, ficaram Florent, Nuno Valente e Pedro Santos. Já Éder continua a recuperar de lesão, mas espreita o regresso, no jogo da segunda mão.
Partida para Cluj-napoca esta manhã
O Braga parte hoje (10 horas), de Pedras Rubras para ClujNapoca, na Roménia. A viagem, de quatro horas, será feita em voo charter, fretado a uma companhia eslovaca.
Sporttv assegura transmissão
Afinal, o jogo Pandurii-Braga vai ter transmissão televisiva para o nosso país. A SportTV assegurou o respetivo direto, só ontem confirmado pela estação desportiva.
Treino e conferência ao fim da tarde
O treino do Braga, de adaptação ao Cluj Arena, está agendado para as 20 horas. Meia hora antes, Jesualdo Ferreira e um jogador fazem a antevisão do jogo.
JN
HEBERT VOA PARA CLUJ
Impedimento de Paulo Vinícius, por lesão, reacendeu o interesse de Jesualdo Ferreira sobre o ex-central do Trofense
Em foco no estágio cumprido no Algarve, salpicado de jogos com o Sheffield Wednesday, Farense, Bétis e Hull City; Hebert soube capitalizar as oportunidades que lhe foram concedidas e está em vias de se estrear na Liga Europa. A confirmação de que Paulo Vinícius não está em condições de alinhar contra o Pandurii, na primeira mão do play-off da Liga Europa, abriu automaticamente as portas da titularidade a Nuno André Coelho, mas o técnico Jesualdo Ferreira quer ter outro central no banco de suplentes para o que der e vier e, por esse motivo, incluiu o ex-defesa do Trofense na lista de convocados para o jogo de amanhã, depois de ter analisado o seu desempenho nos últimos dois treinos da semana.
A avaliação incidiu essencialmente sobre a disponibilidade física, atendendo a que o central de 22 anos esteve algum tempo parado devido a problemas musculares. Como a resposta foi boa, o treinador nem hesitou em incluí-lo no grupo de 20 jogadores que hoje voa para Cluj (Roménia) e conta, por certo, com ele para entrar em ação numa eventual situação de emergência no sector defensivo, onde pode atuar como central ou lateral, sendo a estatura elevada (mede 1,91 metros) um pormenor irrelevante em matéria de mobilidade.
Isso mesmo foi testemunhado por Jesualdo Ferreira, privado também do francês Sasso, durante a segunda fase de preparação para a época 2013/14. Apesar da falta de experiência no futebol profissional (há duas épocas ainda jogava nos distritais de Setúbal, ao serviço do Vasco da Gama), Hebert encheu o olho do treinador, tanto pelas qualidades de defesa implacável como pela maturidade com que encara cada partida, estando por isso em condições de perder, de uma vez por todas, o rótulo de jogador da equipa B, um pouco à imagem do que se verificou na época passada com Aderlan Santos, igualmente oriundo do Trofense.
De resto, não se adivinham grandes novidades no "onze" arsenalista. O professor deverá apostar na estrutura que venceu o Paços de Ferreira na jornada inaugural do campeonato, sendo previsível somente a troca do médio Mauro por Custódio, mais rotinado em andanças europeias.
Kritciuk treina com a equipa B
De volta guarda-redes não foi inscrito na Liga e aguarda colocação na Rússia
O futuro de Kritciuk em Braga continua muito incerto. Apesar de não se ter consumado o empréstimo ao Lokomotiv, operação que proporcionaria à SAD do Braga um encaixe de 200 mil euros; o guarda-redes não entra nos planos da sociedade desportiva e, nessa medida, as instruções que recebeu no sentido de regressar a Portugal para se apresentar nos treinos da equipa B, como se verificou ontem, não indiciam qualquer tipo de inversão nos planos traçados e na aposta em Tiago Sá, o "habitual" dono da baliza dos bês ainda com a idade de júnior. Enquanto esteve em Moscovo para negociar com o Lokomotiv, Kritciuk e o seu agente foram sondados por outros clubes russos e os minhotos estão, naturalmente, disponíveis para analisar novas propostas. Além de Kritciuk, também Sasso, Miljkovic, Elderson, Hélder Barbosa e Porcellis não foram, por enquanto, inscritos na Liga. Sobre o central Sasso e o lateral Miljkovic, ambos lesionados, o clube explica que ainda não foram oficializados nas competições nacionais por uma questão de "gestão", havendo tempo até ao fim do mês para isso; já o lateral-esquerdo Elderson, o extremo Hélder Barbosa e o avançado Porcellis estão mais do que nunca no mercado.
Sport TV1 transmite
O risco de o Pandurii-Braga de amanhã não ser transmitido por qualquer televisão acabou ao fim do dia de ontem, com a Sport TV a adquirir os direitos da partida. O tema chegou a deixar os adeptos arsenalistas à beira de um ataque de nervos e os desabafos somavam-se no fórum do superbraga.com, um dos sítios mais populares na internet afeto ao clube minhoto. A verdade é que o "problema" está resolvido e o jogo será mesmo televisionado, em direto, a partir das 19h00 portuguesas.A equipa treina esta noite (20h00, hora local) no Cluj Arena.
O JOGO
(http://i.imgur.com/02RdIkT.jpg)
RECORD
(http://i.imgur.com/BbNsPgU.jpg)
RECORD
Braga partiu para a Roménia "otimista" num bom arranque na Liga Europa
O Sporting de Braga partiu esta quarta-feira de manhã para a o Roménia, onde amanhã defronta o Pandurii, na primeira-mão do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa. À partida, o presidente "arsenalista" foi o porta-voz do otimismo minhoto numa vitória
O Braga inicia, amanhã, na Roménia, a campanha europeia. Em Cluj-Napoca, no mesmo estádio onde na época passada de despediu da Liga dos Campeões, os minhotos vão começar a campanha europeia desta temporada, na primeira-mão do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa, que vale 1,3 milhões de euros de prémio.
"Encaramos o jogo com o otimismo de sempre", disse o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, à partida do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, esta quarta-feira de manhã. "Sabemos que é um jogo de início de época, mas a ideia é vencer", acrescentou.
Reiterando o "optimismo" dos minhotos em "passar a eliminatória e chegar à fase de grupos" da Liga Europa, Salvador recordou que está "em construção" um novo Braga. "Sabemos que temos um novo Braga, que está no bom caminho, mas não vamos deixar de ser ambiciosos e sabemos o que queremos", acrescentou o presidente dos "arsenalistas".
António Salvador recordou que, a longo prazo, leia-se fim da época, o objetivo é o apuramento para a Liga dos Campeões, mas sustentou que a caminhada ainda agora começou. "Fizemos um bom trabalho em Paços de Ferreira, mas ainda é cedo para traçar grandes objetivos", acrescentou o presidente do Sporting de Braga.
Jogo em campo neutro
A comitiva minhota tinha voo marcado para as 10 horas desta quarta-feira. A bordo de um charter fretado a uma companhia eslovaca, os jogadores têm pela frente uma viagem de quatro horas, até Cluj-Napoca, onde devem aterrar cerca das 14 horas.
Como o estádio do Pandurii não reúne as condições exigidas pela UEFA, o encontro será realizado em campo neutro, no estádio do Cluj, último adversário do Sporting de Braga na Liga dos Campeões, na época passada.
O jogo, marcado para as 20 horas de quinta-feira, vai ter transmissão televisiva em direto na SportTv, anunciou, quarta-feira, aquela canal desportivo da televisão por cabo.
Herbet é novidade na convocatória
A convocatória de Hebert é a única novidade na lista de 19 jogadores divulgada, quarta-feira, pelo técnico Jesualdo Ferreira, para o jogo com o Pandurii, último classificado co campeonato Romeno. O central brasileiro (ex-Trofense), é a opção natural face à ausência de Paulo Vinícius, que está lesionado, sendo que Sasso, igualmente lesionado, nem sequer está inscrito nas provas da UEFA. De fora, por opção, ficaram Florent, Nuno Valente e Pedro Santos. Já Éder continua a recuperar de lesão, mas espreita o regresso, no jogo da segunda mão, em Braga.
Convocados: Eduardo, Cristiano, Baiano, Joãozinho, Nuno André Coelho, Aderlan Santos, Hebert, Mauro, Custódio, Luiz Carlos, Luís Silva, Rúben Micael, Rafa, Alan, Pardo, Yazalde, Edinho, Salvador Agra e João Pedro.
JN
Sporting de Braga parte determinado para a Roménia
O presidente dos bracarenses acredita na passagem à fase de grupos da Liga Europa
António Salvador garante que o Sporting de Braga vai à Roménia "com muita determinação e ambição" para vencer o Pandurii, no jogo da 1.ª mão do "play-off" da Liga Europa.
"Vamos com o optimismo de sempre, sabemos que é um jogo de início de época, de um novo Sporting de Braga", afirmou o presidente dos minhotos, esta quarta-feira, à partida da comitiva.
O dirigente deixou o desejo de seguir em frente na competição europeia. O jogo será disputado no Cluj Arena, esta quinta-feira, às 19 horas.
Alemão dirige Pandurii-Sp. Braga
Árbitro turco nomeado para a recepção do Estoril ao Pasching
Florian Meyer é o árbitro nomeado para a partida do Sporting de Braga desta quinta-feira, na Roménia, frente ao Pandurii.
O alemão vai dirigir o jogo da primeira mão do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
Já o Estoril, que recebe o Pasching, também esta quinta-feira, contará com a arbitragem do turco Bülent Yildirim.
RR
Liga Europa: Sp. Braga e Jesualdo contra a história
Memórias amargas no único confronto com romenos; atual técnico não conseguiu chegar à fase de grupos na anterior passagem
Quando o Sp. Braga entrar em campo nesta quinta-feira, diante do Pandurii, para começar a decidir a passagem à fase de grupos da Liga Europa terá dois dados históricos para combater, a começar pela má memória recente do confronto com equipas da Roménia. Por outro lado, com o professor Jesualdo Ferreira no comando técnico dos minhotos o Sp. Braga nunca conseguiu chegar à fase de grupos da prova.
O único registo de confrontos entre o Sp. Braga e equipas romenas aconteceu a época passada, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O Cluj foi a besta negra dos Guerreiros do Minho ao vencer em Braga e na Roménia.
No jogo da primeira mão, jogado a 19 de setembro, os romenos venceram por duas bolas a zero com dois golos apontados do ex-Braga Rafael Bastos. Na segunda mão, a 20 de novembro, o português Rui Pedro foi o herói do Cluj ao apontar os três golos com que a equipa da Roménia bateu o Braga de José Peseiro. Alan apontou o golo de honra dos arsenalistas.
Em duas tentativas Jesualdo ficou-se nos play-off
Por outro lado, quando Jesualdo Ferreira esteve no banco de suplentes do Sp. Braga por duas vezes não conseguiu atingir a fase de grupos da TaçaUEFA, atual Liga Europa. Feito até então nunca alcançado e uma das grandes metas de António Salvador.
Na época 2004/2005 os arsenalistas sucumbiram aos pés dos do Hearts. Os escoceses venceram por três bolas a uma em Edimburgo e empataram na Pedreira a duas bolas, deitando por terra as aspirações do Sp. Braga.
Na época seguinte a equipa montada pelo professor Jesualdo Ferreira até conseguiu um bom resultado na Sérvia diante do Estrela a Vermelha. O empate sem golos em Belgrado trouxe boas expectativas para o Estádio Municipal de Braga, mas os sérvios acabaram por vencer por duas bolas a uma.
Números que os Guerreiros vão ter de contrariar diante do Pandurii, atual oitavo classificado do campeonato romeno.
MAIS FUTEBOL
Florian Meyer na receção do Pandurii ao SC Braga
Já é conhecido o nome do árbitro que vai dirigir o encontro entre Pandurii e SC Braga, a contar para a primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
O eleito pela UEFA foi o alemão Florian Meyer de 44 anos.
A partida começa às 19 horas desta quinta-feira e vai decorrer no estádio do Cluj.
A BOLA
(http://img198.imageshack.us/img198/7237/nufm.jpg)
(http://img534.imageshack.us/img534/485/fvfz.jpg)
António Salvador 'optimista' na campanha do Sp. Braga na Liga Europa
A comitiva do Sporting de Braga já seguiu viagem para a Roménia, com uma dose de optimismo na bagagem, tendo em vista o jogo de amanhã com o Pandurii a contar para o play-off da Liga Europa.
António Salvador reforçou, esta manhã, que o objectivo passa por garantir a presença na fase de grupos desta competição.
'Vamos com o otimismo de sempre, sabemos que é ads not by this site um jogo de início de época, de um novo SC Braga, como tem sido nos últimos anos, uma equipa que tem sido construída. Vamos com muita determinação e ambição para levamos este adversário de vencida e seguirmos para a fase seguinte da Liga Europa', referiu o presidente do Sporting de Braga antes da viagem para a Roménia.
O jogo está agendado para amanhã, às 19 horas de Portugal.
CORREIO DO MINHO
Guerreiros já estão na Roménia
A comitiva do SC Braga já se encontra na Roménia, onde quinta-feira os guerreiros defrontam o Pandurii em jogo da primeira mão do ´play-off` da Liga Europa.
O avião que transportou a comitiva minhota tocou a placa do aeroporto de Cluj-Napoca sensivelmente 3.40 horas depois de ter descolado – com ligeiro atraso - do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Para as 17.30 horas – mais duas na Roménia – está marcada a conferência de Imprensa de Jesualdo Ferreira e de um jogador. Meia hora depois tem início o treino de adaptação ao Arena Cluj, palco do encontro com o Pandurii.
A BOLA
Calor à espera do Braga na Roménia
O Braga já está na Roménia. Uma temperatura de 28 graus aguardava a comitiva minhota ao início da tarde desta quarta-feira, em Cluj-Napoca, onde amanhã disputa, diante do Pandurii, a primeira mão do play-off da Liga Europa.
A equipa de Jesualdo Ferreira não vai estar sozinha neste primeiro duelo europeu da temporada. Cerca de uma dezena de adeptos acompanha os craques, seguindo viagem no voo fretado a uma companhia aérea eslovaca. A viagem, tranquila, durou três horas e quarenta minutos.
Ao final da tarde desta quarta-feira, o Braga faz a adaptação ao Cluj Arena, palco do embate de amanhã (19 horas, SportTV1). Antes da sessão, o treinador e um jogador projetam a partida.
JN
«Não importa quem é o favorito» – Jesualdo Ferreira
O treinador do SC Braga analisou o desafio, de quinta-feira, frente aos romenos do Pandurii, para o «play off» da Liga Europa, e não quis assumir o favoritismo, porque defendeu que nestes jogos esse aspeto é secundário.
«Vamos iniciar uma etapa na Europa. É o primeiro jogo em que se discute o apuramento para a fase de grupos e é uma partida importante mas não creio que importe quem é o favorito. Não é um jogo para pontuar, é uma eliminatória para vencer, onde temos de jogar com ambição. Vamos entrar em campo com a intenção de estar sempre por cima e com humildade para tentar vencer», afirmou Jesualdo Ferreira, em conferência de Imprensa.
«Estamos preparados para qualquer jogo» – Salvador Agra
O extremo Salvador Agra garantiu que o SC Braga está preparado para defrontar o Pandurii, na quinta-feira, em jogo do «play off» da Liga Europa, e que objetivo passa por garantir um resultado positivo.
«A equipa do Braga está preparada para qualquer jogo e este com o Pandurii e o mais importante porque é o próximo. Queremos continuar com qualidade, empenho e humildade em todos os jogos para atingirmos os nossos objetivos», afirmou Salvador Agra.
Sobre o valor do adversário romeno: «Vamos respeitar o Pandurii do primeiro ao último minuto, mas estamos é preocupado em fazer o nosso trabalho».
ABOLA
"É muito importante para o Braga continuar na Europa"
Na antevisão do jogo desta quinta-feira, com o Pandurii, a contar para a primeira mão do playoff da Liga Europa, Jesualdo Ferreira destacou a importância de o Braga se qualificar para a fase de grupos da competição.
Sem assumir qualquer tipo de favoritismo, o treinador da equipa bracarense deu a receita para o ambicionado apuramento. "Este não é um jogo para pontuar, mas o primeiro de uma eliminatória para vencer. Vamos jogar com ambição e procurar ser melhores do que o adversário", referiu Jesualdo, esta quarta-feira à tarde.
"Esta é uma etapa da Liga Europa que vamos iniciar. É muito importante para o Braga continuar na Europa", acrescentou o técnico, antes do treino dos arsenalistas no estádio do Cluj, casa emprestada do Pandurii para esta partida do playoff.
JN
Jesualdo: «Continuar na Europa é muito importante»
quer equipa dominadora com o Pandurii
O Sp. Braga joga amanhã a 1.ª mão do playoff da Liga Europa e Jesualdo Ferreira revelou enorme otimismo para o embate com os romenos do Pandurii. "Teremos de jogar com grande ambição e será o nosso jogo a determinar o valor do adversário. Queremos estar por cima do jogo, pois sabemos que continuar na Europa é muito importante", afirmou, não querendo falar em favoritismos.
Já Salvador Agra foi ligeiramente menos contido na abordagem à eliminatória: "Queremos ganhar já amanhã. Estamos preparados para lutar pela vitória em todos os jogos. Queremos continuar com a qualidade, empenho e humildade dos últimos encontros."
RECORD
Jesualdo Ferreira
"Vamos jogar com grande ambição"
Treinador dos arsenalistas recusa favoritismos mas sublinha a importância de continuar na Europa
Jesualdo Ferreira, treinador do Braga, não esconde a ambição em marcar presença na fase de grupos da Liga Europa. Na antevisão da primeira mão do play-off com os romenos do Pandurii, o técnico português afirma conhecer bem o estilo de jogo do adversário e remata que "não é um jogo para pontuar, mas uma eliminatória para vencer".
"Vamos iniciar uma nova etapa na Europa. Não é um jogo para pontuar, é uma eliminatória para vencer. Vamos jogar com grande ambição.", começou por dizer.
"A equipa vai entrar em jogo com intenção de dominar, com humildade. Sem favoritismos. Não posso dizer que conheço bem os jogadores do adversário, mas conheço bem a equipa, a forma de jogar", sublinhou.
"Não existe na minha cabeça qualquer tipo de favoritismo. Está em causa o prestígio e a ambição do Braga", concluiu.
Salvador Agra
"Estamos preparados para qualquer jogo"
Jogador dos minhotos não esconde a ambição de passar à fase de grupos da Liga Europa
Salvador Agra, reforço do Braga, sublinha que os arsenalistas jogam sempre para ganhar e amanhã, no encontro com o Pandurii, no play-off da Liga Europa, não será exceção.
"Estamos preparados para qualquer jogo. Vamos entrar em campo com qualidade e humildade. Jogamos sempre para ganhar, queremos muito marcar presença na fase de grupos", rematou.
O avançado português, de 21 anos, falou ainda do arranque do Braga no campeonato, jogo em que não foi titular.
"Só me compete trabalhar e respeitar as decisões. Não sou mais do que ninguém neste clube", concluiu.
O JOGO
Sp. Braga B-U. Madeira, 2-0: Patrão "fechou" o jogo
jogador bracarense marcou o 2.º aos 70 minutos
O Sporting de Braga B conseguiu esta quarta-feira a segunda vitória consecutiva na Segunda Liga ao bater em casa o União da Madeira por 2-0, em encontro da terceira jornada da prova. A equipa da casa circulou melhor a bola e mostrou-se mais segura do que um adversário, que, apesar de ter criado alguns lances de perigo, teve pouca ligação entre setores. As equipas estão agora igualadas na tabela classificativa, com seis pontos.
Os madeirenses, que haviam ganho os dois primeiros jogos, dominaram ligeiramente os primeiros minutos, mas foi a equipa da casa que inaugurou o marcador, com um golo de Diogo Ribeiro, aos 12 minutos. Isolado por Nuno Valente, o avançado ultrapassou Pedro Trigueira e colocou os bracarenses em vantagem. Antes, o mesmo jogador apareceu isolado, mas o guardião madeirense cortou rapidamente o ângulo de remate e impediu o golo (nove minutos).
A reação do União da Madeira, que dependeu quase sempre das iniciativas de Adilson pelo lado direito, levou algum perigo à baliza de Tiago Sá, por Jimmy (25 minutos) e Zarabi (26), mas foi incapaz de colocar em causa o controlo adversário. A turma de José Barros continuou em busca da igualdade, no segundo tempo, mas a circulação de bola a toda a largura do terreno dos "arsenalistas" impossibilitou os madeirenses de se acercarem da área contrária.
Adilson esteve perto do empate, aos 60 minutos, quando cabeceou à barra, e, pouco depois, o Braga B quase dilatou a vantagem, quando Diogo Ribeiro falhou o desvio, após cruzamento de Kappel. Um remate de fora da área, rasteiro e colocado, de Patrão sentenciou a partida a favor do Braga B, aos 70 minutos.
Com o segundo golo, o União desistiu de procurar a igualdade e os bracarenses poderiam ainda ter ampliado os números da vitória, num remate de Kappel ao poste (82 minutos).
Jogo no Estádio 1.º de Maio, em Braga.
Sporting de Braga B-União da Madeira, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Diogo Ribeiro, 13 minutos. 2-0, Patrão, 70.
Equipas:
Sporting de Braga B: Tiago Sá, Tomás Dabó, Hugo Basto, Gonçalo, Diogo Coelho, Djibril, Patrão, Nuno Valente, Piquéti (Núrio, 69), Welthon (Leandro Kappel, 59) e Diogo Ribeiro (Platiny, 87).
Suplentes: Pedro Cavadas, Leandro Albano, Artur Jorge, Núrio, Erivaldo, Leandro Kappel e Platiny.
Treinador: José Alberto Costa.
União de Madeira: Pedro Trigueira, Zarabi, Tiag, Ginho (Chíxaro, 62), Delmiro, Ávalos, Carlos Manuel, Steve (Santiago Silva, 55), Jimmy (Hugo Morais, 55), Miguel Fidalgo e Adilson.
Suplentes: Christopher, Calico, Gil Barros, Toni, Hugo Morais, Chíxaro e Santiago Silva).
Treinador: José Barros.
Árbitro: José Laranjeira (Coimbra).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Piquéti (34), Tomás Dabó (65), Tiago Costa (74), Núrio (83) e Miguel Fidalgo (86).
Assistência: Cerca de 800 espetadores.
LUSA
Sporting de Braga
Um misto de "ambição" e "humildade" para alcançar sucesso
"Continuar na Liga Europa é muito importante", afirmou Jesualdo Ferreira, na projecção do Pandurii-Sporting de Braga.
Jesualdo Ferreira pretende ver "ambição" na equipa do Sporting de Braga para iniciar da melhor forma a eliminatória dos "playoff" da Liga Europa, diante do Pandurii.
E tudo porque o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa é um cenário de vital importância para o projecto dos minhotos na presente temporada.
"Vamos iniciar uma etapa na Europa. É o primeiro jogo em que se discute o apuramento para a fase de grupos e é uma partida importante mas não creio que importe quem é o favorito. Não é um jogo para pontuar, é uma eliminatória para vencer, onde temos de jogar com ambição. Vamos entrar em campo com a intenção de estar sempre por cima e com humildade para tentar vencer. Sabemos que continuar na Europa é muito importante", projectou o treinador dos minhotos.
Salvador Agra: "Respeito pelo Pandurri até ao último minuto"
"A equipa do Sporting de Braga está preparada para qualquer jogo e este com o Pandurii e o mais importante porque é o próximo. Queremos continuar com qualidade, empenho e humildade em todos os jogos para atingirmos os nossos objectivos. Vamos respeitar o Pandurii do primeiro ao último minuto, mas estamos é preocupado em fazer o nosso trabalho", afirmou Salvador Agra, que acompanhou Jesualdo Ferreira no lançamento da partida.
O Pandurii-Sporting de Braga arranca às 19h00 de quinta-feira. Jogo com informações na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
RR
União da Madeira perde em casa do Braga B
O União da Madeira foi esta tarde derrotado pelo Braga B por duas bolas sem resposta. Diogo Ribeiro, aos 13 minutos, e João Patrão, aos 71, foram os autores dos golos bracarenses.
A equipa da casa circulou melhor a bola e mostrou-se mais segura do que um adversário, que, apesar de ter criado alguns lances de perigo, teve pouca ligação entre setores. As equipas estão agora igualadas na tabela classificativa, com seis pontos.
Os madeirenses, que haviam ganho os dois primeiros jogos, dominaram ligeiramente os primeiros minutos, mas foi a equipa da casa que inaugurou o marcador, com um golo de Diogo Ribeiro, aos 13 minutos. Isolado por Nuno Valente, o avançado ultrapassou Pedro Trigueira e colocou os bracarenses em vantagem.
Antes, o mesmo jogador apareceu isolado, mas o guardião madeirense cortou rapidamente o ângulo de remate e impediu o golo (9 minutos).
A reação do União da Madeira, que dependeu quase sempre das iniciativas de Adilson pelo lado direito, levou algum perigo à baliza de Tiago Sá, por Jimmy (25 minutos) e Zarabi (26), mas foi incapaz de colocar em causa o controlo adversário.
A turma de José Barros continuou em busca da igualdade, no segundo tempo, mas a circulação de bola a toda a largura do terreno dos "arsenalistas" impossibilitou os madeirenses de se acercarem da área contrária.
Adilson esteve perto do empate, aos 60 minutos, quando cabeceou à barra, e, pouco depois, o Braga B quase dilatou a vantagem, quando Diogo Ribeiro falhou o desvio, após cruzamento de Kappel.
Um remate de fora da área, rasteiro e colocado, de João Patrão sentenciou a partida a favor do Braga B, aos 71 minutos.
Com o segundo golo, o União desistiu de procurar a igualdade e os bracarenses poderiam ainda ter ampliado os números da vitória, num remate de Kappel ao poste (82 minutos).
JORNAL DA MADEIRA
Jesualdo Ferreira: «Queremos estar sempre por cima»
Sp. Braga defronta o Pandurii no play-off de acesso à Liga Europa
Jesualdo Ferreira falou esta quarta-feira na Roménia, onde amanhã o Sp. Braga disputa o Pandurii em jogo que pode valer a entrada na fase de grupos da Liga Europa.
«Vamos iniciar uma nova etapa na Europa. Não é um jogo para pontuar, é uma eliminatória para vencer. Vamos jogar com grande ambição», referiu o treinador.
Jesualdo recusa-se de resto a assumir o favoritismo, mas garante que o Sp. Braga não vai encolher-se com medo. «Vamos entrar em campo com a intenção de estar sempre por cima e com humildade para tentar vencer»», garantiu.
«Sem favoritismos. É uma partida importante e não creio que importe quem é o favorito. Não existe na minha cabeça qualquer tipo de favoritismo. Está em causa o prestígio e a ambição do Braga.»
«Não posso dizer que conheço bem os jogadores do adversário, mas conheço bem a equipa e a sua forma de jogar.»
Apesar desta ser apenas a primeira mão deste play-off, e do Sp. Braga poder fechar a eliminatória em casa, Jesualdo Ferreira não recua na vontade de trazer um bom resultado da Roménia.
«Queremos ganhar já amanhã. Estamos preparados para lutar pela vitória em todos os jogos. Queremos continuar com a qualidade, empenho e humildade dos últimos encontros.»
MAIS FUTEBOL
Jesualdo: "Valor" do Pandurii "vai ser determinado por aquilo que formos capazes de fazer"
O professor recusa favoritismo, embora reconhecendo melhorr currículo do Braga, promete jogar com "ambição" e para ganhar a um adversáriio igualmente ambicioso
O treinador do Sporting de Braga recusa assumir o favoritismo para o jogo de quinta-feira, com os romenos do Pandurii, da primeira mão do playoff da Liga Europa, mas promete jogar para ganhar.
"Vamos iniciar uma etapa na Europa e não creio que seja importante dizer quem é o favorito. Não é um jogo para pontuar, é uma eliminatória para vencer. Vamos jogar com grande ambição. O Braga joga com uma história mais rica do que o Pandurii, mas isso não vai jogar amanhã (quinta-feira)", afirmou Jesualdo Ferreira, esta quarta-feira, na conferência de imprensa de antevisão da partida.
O técnico reconhece qualidade ao Pandurii, mas nota que caberá ao Sporting de Braga impor-se no Cluj Arena, "casa" emprestada ao Pandurii para a recepção aos minhotos.
"É uma equipa que marcha nos lugares da frente do campeonato e que joga com muita ambição, [mas] o valor dessa equipa vai ser determinado pelo nosso jogo, por aquilo que formos capazes de fazer. Vamos entrar com intenção de dominar, com humildade".
RTP