Paulo Vinícius falha jogo Europeu devido a lesão
O central do Sporting de Braga, Paulo Vinícius, efectua hoje uma ressonância magnética para avaliar com precisão a gravidade da lesão que o impediu de continuar em jogo, na passada sexta-feira, frente ao Paços de Ferreira. Seja qual for o resultado do exame, apurou o 'Correio do Minho', esta é uma opção descartada nos planos do treinador para o jogo que se aproxima com os romenos do Pandurii, agendado para a próxima quinta-feira, a contar para a primeira mão do play-off da Liga Europa.
Com a saída de cena de Paulo Vinícius, reabrem-se as portas para o jovem Santos, que entrou na segunda parte no jogo com o Paços de Ferreira e teve uma exibição serena, ao lado de Nuno André Coelho.
Apesar das soluções que Jesualdo Ferreira encontra no plantel, a lesão de Paulo Vinícius apresenta-se como uma contrariedade neste início oficial da época desportiva.
Titular indiscu tível no eixo da defesa, Paulo Vinícius até se estreou da melhor forma no campeonato ao marcar o primeiro golo da competição, abrindo assim o marcador no triunfo do Sporting de Braga no primeiro jogo do campeonato. O central brasileiro padece de mialgia na face posterior da coxa esquerda, resta saber o período de paragem do futebolista. Jesualdo Ferreira neste momento conta com mais dois centrais como são os casos de Sasso e Hebert, além de Nuno André Coelho e Aderlan Santos. Mas não deixa de causar alguma apreensão na estrutura bracarense a lesão de Paulo Vinícius, tendo em linha de conta que na época transacta o sector defensivo do clube minhoto foi o mais fustigado ao nível das lesões.
Sem direito a folga, o plantel realizou ontem mais uma sessão de trabalho onde a grande nota foi a ausência de Paulo Vinícius. Para hoje estão agendados dois treinos (manhã e tarde), ambos decorrem à porta fechada.
Correio do Minho
Santos será titular na estreia europeia
Por Pascoal Sousa
A lesão de Paulo Vinicius impedirá o defesa-central de jogar as duas partidas do play-off da Liga Europa, com o Pandurii. O central falha também o segundo jogo do Campeonato - o primeiro no Estádio Axa -, frente ao Belenenses, abrindo a porta do onze a Santos.
Só hoje o departamento médico fará uma leitura exata do problema que afeta a coxa esquerda de Paulo Vinicius, quando o defensor se submeter a uma ressonância magnética, mas a primeira avaliação não alimenta esperanças sobre uma rápida recuperação.
A baixa do jogador que marcou o primeiro golo oficial da temporada, frente ao Paços de Ferreira, representa um pequeno revés para Jesualdo Ferreira, mas apenas no que toca à ideia original de manter intacta a estrutura que o professor considera a mais capaz para o arranque da temporada.
No que respeita à filosofia e eficácia do modelo, a entrada de Santos é completamente pacífica, porque se trata de um jogador com rotinas adquiridas, perfeitamente identificado com a equipa e enquadrado com as ideias de Jesualdo.
Aliás, a elevada produção de Santos quando substituiu Paulo Vinicius no intervalo da partida com os pacenses elimina qualquer dúvida sobre a sua capacidade de resposta. Depois de ter sido a grande revelação da segunda metade da época passada, ao disputar 10 jogos oficiais pela formação principal do SC Braga, o jovem brasileiro prepara a sua estreia absoluta na UEFA. E se mostrar a mesma segurança e eficácia, bem se pode arriscar a previsão de que Santos veio para ficar...
A Bola
Pandurii perdeu um dos craques
Dan Nistor RUMOU AO EVIAN
O adversário dos arsenalistas no playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa perdeu um dos seus melhores médios: Dan Nistor, de 25 anos, transferiu-se para o Evian, com o Pandurii a receber pouco mais de meio milhão de euros pela transferência. Já o jogador, que na temporada passada marcou 6 golos no campeonato, vai ganhar 40 mil euros mensais no primeiro de quatro anos de contrato.
Record
Vinícius não joga com o Pandurii
A SUSPEITA vinha já desde sexta-feira, desde o jogo de abertura da liga, em Felgueiras. E os exames médicos posteriores só confirmaram o primeiro diagnóstico: Paulo Vinícius, defesa do Braga, contraiu lesão muscular na coxa esquerda e não poderá jogar com o Pandurii, na primeira mão do "play-off" da Liga Europa, na próxima quinta-feira, na Roménia.
O central brasileiro marcou o primeiro golo do campeonato, que abriu caminho à vitória do Braga sobre o Paços de Ferreira (2-0), mas teve de ser substituído ao intervalo. Logo na altura, as primeiras avaliações indicaram uma mialgia, que deverá afastar o jogador da competição nas próximas duas semanas.
Vinícius permanecerá em tratamento e fica fora dos trabalhos da equipa. Para hoje, Jesualdo Ferreira marcou dois treinos, de manhã e à tarde, sempre à porta fechada, ocasião para o treinador do Braga preparar o primeiro de dois jogos com o Pandurii.
A ausência de Vinicius não tira o sono à equipa técnica do Braga. Como já sucedeu em Felgueiras, a vaga será preenchida por Aderlan Santos, outro central brasileiro, "descoberto" por José Peseiro e reagatado, no passado, da equipa B. S antos garante toda a fiabilidade e formará a dupla de centrais com Nuno André Coelho.
A equipa do Braga viajará para a Roménia depois de amanhã, logo pela manhã. Ao final da tarde, a equipa fará um treino de adaptação ao Arena de Cluj, onde se realizará a partida, visto que o e s tádio do Pandurii não preenche os requisitos exigidos pela UEFA.
JN
REZAR COMO ROBSON
Só dois centrais disponíveis é dor de cabeça e talvez não seja má ideia que Jesualdo faça o que fez o grande senhor inglês quando só tinha Domingos...
O que é que Jesualdo precisa de fazer nestes dias mais próximos? Preparar bem o jogo com o Pandurii e, a par disso, rezar para que os dois centrais de raiz que existem, Nuno André Coelho e Santos, não se lesionem. Foi isso que um dia fez ir Bobby Robson, quando só Domingos marcava golos. Perguntaram-lhe o que faria se o avançado se lesionasse; e o inglês, com aquele sorriso tão dele e tão único como a pronúncia, respondeu: "Só rezo para que ele não se magoe"...
Jesualdo bem pode ir por esse caminho, porque a lesão de Paulo Vinícius no jogo com o Paços de Ferreira – um problema muscular na perna esquerda – afasta-o do encontro de quinta-feira com o Pandurii, também do próximo com o Belenenses, e sabe-se lá se mais jogos ainda, porque só hoje o defesa brasileiro faz a ressonância magnética que vai permitir saber exatamente a extensão da lesão. Sobram Nuno André Coelho e Santos, porque o francês Sasso ainda recupera de uma lesão contraída em março último, uma semana depois de Éder sofrer uma rotura de ligamentos.
Há uma outra solução, Hebert, brasileiro, 22 anos, ex-Trofense, que tem trabalhado com o plantel sénior, mas também ele vem de uma paragem e não estará ainda nas melhores condições para ser chamado a jogo, pelo menos a este na Roménia.
Não deixa de ser curiosa e preocupante esta espécie de praga que se abate sobre os centrais bracarenses. Na passada temporada, Peseiro passou pelo mesmo. Em março, chegou a estar sem Douglão, Nuno André Coelho, o francês Sasso e o alemão Haas! Teve de fazer uma série de adaptações (chamou Santos dos B, chegou a usar Mauro, agora trinco, e Custódio), tudo isto numa fase complicada da temporada arsenalista.
O cenário atual não é tão grave como nesse março atípico, mas é preocupante, é jogar sempre em cima do risco. De todo o modo, estas lesões não vão implicar a contratação de qualquer outro defesa-central. Mas Jesualdo Ferreira terá de ser também um homem de muita fé...
Praga
Na época passada os bracarenses chegaram a ter os quatro centrais lesionados
9
Santos chegou ao Braga em 2012/13, proveniente do Trofense. Fez 10 jogos na equipa principal e 18 pela B.
14
Jogos da Liga dos Campeões (7) e Liga Europa (7) em que Nuno André Coelho participou por Braga, FC Porto e Sporting.
Éder segura a segunda mão
Avançado até poderá entrar na convocatória para o jogo em casa com o Belenenses, lançando-se assim para a receção aos romenos
O professor decide amanhã quem vai levar à Roménia, para onde a equipa parte quarta-feira, em voo direto a Cluj (começa a haver uma boa movimentação de sócios para o charter que vai levar a equipa), mas é seguro que ainda não terá o reforço que tanto quer: Éder, pela sua qualidade e para que a missão de marcar golos não seja uma responsabilidade exclusiva de Edinho.
O ponta de lança, que se lesionou no final de Fevereiro, está, como O JOGO referiu, muito perto do regresso e é muito provável que entre nos convocados para o encontro em casa com o Belenenses. Se isso não acontecer, vai ser, aí sim, um dos eleitos para a receção ao Pandurii, o que não quer dizer que terá uma entrada di r eta no onze. E também é verdade que ninguém está interessado em acelerar a recuperação, porque uma r ecaída poderia complicar imenso. O jogador está praticamente pronto.
Em vias de resolução está a vida de Hélder Barbosa, que durante esta semana deverá acertar a sua transferência para Inglaterra. Os clubes interessados são diversos, Inglaterra é quase com certeza o destino.
Em sentido inverso, e ao contrário do que se pensava, Hugo Vieira, do Benfica, ainda não tem entrada certa em Braga...
De olhos apenas nos romenos
Treino
Porta fechada que o momento é de concentração. Foi assim ontem no único treino dos bracarenses, será assim hoje nas duas sessões que o professor vai orientar, olhando a pormenores que têm a ver exclusivamente com o Pandurii, agora que está senhor de mais dados depois da observação in loco, no passado sábado. Como O JOGO já noticiou, a equipa parte na véspera do encontro, ou seja, depois de amanhã, num voo direto a Cluj, onde o jogo se realiza.
Má memória de Cluj
Champions
O Pandurii, como já se disse, não tem condições para receber um jogo europeu e, por isso, vai receber o Braga na casa do Cluj, onde vários portugueses jogaram e jogam, ou seja, podem os arsenalistas contar pelo menos com alguns espíritos a favor. Até para afastar um fantasma... português, chamado Rui Pedro, que no dia 20 de novembro de 2012 marcou três golos... ao Braga, na fase de grupos da Champions. O Braga conhece bem o estádio...
O JOGO
(http://i.imgur.com/fCPkdjY.jpg)
RECORD
(http://i.imgur.com/XvYsABI.jpg)
RECORD
Trio à espera de decisões: Elderson, Hélder Barbosa e João Pedro são casos para a SAD resolver
Em contagem decrescente para o encerramento do mercado, três jogadores que fazem parte do plantel aguardam por decisões.
Hélder Barbosa, apontado ao Crystal Palace, de Inglaterra, Elderson, que ainda se mantém no radar do Besiktas, e João Pedro, extremo que perdeu espaço no grupo e nas opções de Jesualdo Ferreira, irão ver o seu futuro definido até final deste mês.
Se as saídas de Elderson e Hélder Barbosa se inserem numa política da SAD de recuperar os investimentos e gerar mais-valias, o caso de João Pedro é diferente: depois de ter sido influente na temporada anterior, saltando da Naval para animar o ataque de José Peseiro, este ano o quadro mudou radicalmente.
ABOLA
Semana de decisões em Braga
O clube bracarense tem que definir a composição do seu plantel e ao nível das saídas os processos estão avançados. Elderson, Hélder Barbosa e João Pedro estão na porta da saída e espera-se que esta semana traga mais novidades ao futuro dos três jogadores.
O caso de Elderson já vem de janeiro: o contrato do lateral esquerdo nigeriano termina no final desta temporada e a SAD arsenalista quer fazer algum dinheiro com o seu passe. O clube bracarense quer encaixar, pelo menos, 2,5 milhões de euros com Elderson, uma vez que detém apenas metade do passe do jogador. O Besiktas já tinha manifestado interesse no nigeriano em janeiro, mas agora o interesse pode ser ainda mais sério com o aproximar dos últimos dias do mercado.
Quanto a Hélder Barbosa, o caso é ligeiramente parecido: está no último ano de contrato e o Sp. Braga quer gerar mais-valias com o extremo português. O Crystal Palace está muito interessado em levar o jogador para a Premier League e até ao final do mês deve chegar uma abordagem séria do clube inglês. Os bracarenses só terão direito a metade da transferência porque o FC Porto tem 50% do passe de Hélder Barbosa.
O caso de João Pedro é diferente porque o extremo contratado a época passada à Naval 1º de Maio tem contrato com o Sp. Braga mas está longe das principais opções de Jesualdo Ferreira. Depois de na temporada passada ter sido opção recorrente de José Peseiro, João Pedro perdeu espaço e está de saída da Pedreira.
FUTEBOL365
Sp. Braga: Paulo Vinícius em tratamento
Defesa lesionou-se durante o jogo com o Paços de Ferreira
Paulo Vinícius, que tem uma «lesão muscular na coxa esquerda», efetuou uma ressonância magnética e «limita-se a realizar tratamento», informa o Sp. Braga, através do seu site oficial. O defesa lesionou-se durante o jogo com o Paços de Ferreira.
Miljkovic também faz apenas tratamento. O lateral direito apresenta um «estiramento ligamentar no joelho esquerdo, contraído no Torneio Guadiana».
Sasso prossegue o «programa de recuperação delineado pelo departamento médico, após lesão muscular na zona abdominal contraída na época passada».
Éder está a ser integrado de forma progressiva no treino com bola. O avançado recupera de uma «intervenção cirúrgica ao joelho direito, realizada na temporada passada».
MAIS FUTEBOL
Treino da tarde cancelado
Jesualdo Ferreira decidiu dar meia folga ao plantel, cancelando o treino marcado para esta segunda-feira à tarde, nos relvados secundários do Estádio Axa. O plantel treinou de manhã, preparando o jogo de estreia no play-off da Liga Europa, quinta-feira, frente ao Pandurii, em Cluj.
Paulo Vinicius, com lesão muscular na coxa esquerda, deverá falhar os dois encontros com os romenos. O central, que não subiu ao relvado, submeteu-se hoje a ressonância magnética e terá forçosamente de parar. Miljkovic, com um estiramento ligamentar no joelho esquerdo, fez apenas tratamento, enquanto Éder trabalhou com bola no relvado. Inscrito no play-off, tudo indica que o atacante esteja pronto, no mínimo, para jogar a 2.ª mão, dia 29 de agosto, no Estádio Axa. Sasso deu seguimento ao programa de recuperação a uma rotura na zona abdominal.
A equipa bracarense volta a trabalhar terça-feira, às 9.30 horas, à porta fechada, viajando no dia seguinte com destino à Roménia.
A BOLA
Paulo Vinícios tem lesão muscular na coxa
Jogador marcou na 1.ª jornada
O defesa Paulo Vinícios, que marcou o primeiro golo do campeonato esta temporada, tem uma lesão muscular na coxa esquerda, confirmou esta segunda-feira o Sp. Braga.
A equipa bracarense disponibilizou no site oficial o boletim clínico da equipa, onde garante que o jogador vai limitar-se a realizar tratamento, sem adiantar se ficará de fora nos próximos jogos.
Recorde-se que Paulo Vinícios saiu ao intervalo na partida da 1.ª jornada da liga frente ao Paços de Ferreira.
Na lista de lesionados continuam ainda Sasso, Éder e Milkovic.
RECORD
Paulo Vinícius é baixa no Sporting de Braga para a Roménia
O defesa central Paulo Vinícius, do Sporting de Braga, com uma lesão muscular na coxa esquerda, está fora do jogo com os romenos do Pandurii, quinta-feira, da primeira "mão" do "play-off" da Liga Europa de futebol.
O jogador brasileiro, que marcou o primeiro golo do campeonato 2013/14, na sexta-feira, em Felgueiras, na vitória diante do Paços de Ferreira (2-0), saiu lesionado ao intervalo.
O clube minhoto revelou que Paulo Vinícius fez hoje uma ressonância magnética, que detetou uma lesão muscular na coxa esquerda e que o central "limita-se a realizar tratamento".
LUSA
Supertaça: Coimbra acolhe duelo entre Sporting e SC Braga
Já é conhecido o palco que vai acolher a Supertaça entre Sporting, vencedor do campeonato e Taça de Portugal, e SC Braga, finalista vencido da Taça.
O encontro entre leões e arsenalistas está agendado para o próximo dia 1 de setembro, às 17 horas, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia em Coimbra, anunciou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol.
Será o primeiro jogo oficial da temporada 2013/2014.
A BOLA
(http://www.ojogo.pt/storage/OJ/2013/big/ng2715339.jpg?type=big)
Sensível ao apelo "João P., dá-me a tua camisola", manuscrito numa folha de cartolina e exibido pela criança na plateia, João Pereira, correspondeu ao pedido.
Titular no lado direito da defesa do Valência, João Pereira festejou a vitória sobre o Málaga (1-0) oferecendo a sua camisola a um jovem adepto do... Braga que apareceu no Mestalla equipado a rigor com as cores do emblema arsenalista e envergando o número 47, o mesmo que, noutro tempo, foi utilizado pelo internacional português no Minho.
Sensível ao apelo "João P., dá-me a tua camisola", manuscrito numa folha de cartolina e exibido pela criança na plateia, João Pereira, findo o encontro resolvido por outro português (o golo da vitória foi apontado por Ricardo Costa aos 64'), correspondeu ao pedido e confiou parte da sua indumentária ao pequeno fã.