Newcastle e Arsenal querem Éder
Joana Russo Belo
A chegada de Edinho a Braga antecipou o mais do que previsível cenário da saída de Éder. O avançado é a jóia da coroa do plantel arsenalista e poderá assumir-se como o grande encaixe financeiro do clube bracarense neste mercado.
De Inglaterra, surgem ecos na imprensa britânica de que há quatro clubes interessados na contratação do internacional português, com Arsenal e Newcastle na linha da frente pelo avançado, mas com West Ham e Tottenham também de olho num eventual negócio.
Alan Pardew, treinador do Newcastle, continua à procura de su bstitutos para Demba Ba e, segundo a imprensa inglesa, Éder está no topo da lista. O clube inglês terá já contactado o Sp. Braga para uma futura transferência e, apesar do valor de mercado do avançado rondar os 19 milhões de euros, os responsáveis do Newcastle acreditam que poderão conseguir fechar o negócio por 9,5 milhões.
Já o Arsenal - principal interessado - estará disposto a avançar com uma proposta de 19 milhões. Recorde-se que Éder, de 25 anos, está ligado ao Sp. Braga até Junho de 2017, protegido por uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.
Correio do Minho
Djamal de saída
em conversações com a sad para a RESCISÃO
É mais um nome riscado por António Salvador para a temporada que se avizinha. Djamal foi informado pela SAD que não faz parte dos planos para a próxima época e as negociações para rescindir o contrato que o liga ao Sp. Braga já se iniciaram.
Record
Meio-termo na rescisão de Peseiro
A desvinculação de José Peseiro e de toda a sua equipa de apoio deverá conhecer a partir de hoje desenvolvimentos decisivos. Se há dias as posições estavam extremadas, o quadro atual parece abrir uma perspetiva diferente, no sentido de as partes chegarem a um entendimento quanto aos termos da rescisão.
Ao título nacional conquistado esta época - a Taça da Liga -, Peseiro atingiu o objetivo de apurar a equipa para a fase de grupos da Champions 2012/2013. Apesar de ter falhado o terceiro lugar e a presença na meia-final da Taça de Portugal, o técnico entende que não pode sair de Braga de mãos a abanar, até porque em dezembro abdicou de contrato milionário com o Shandong Luneng, que lhe oferecia 4 milhões de euros por duas épocas de trabalho.
António Salvador voltou anteontem de Moçambique e quer o quanto antes resolver este caso, lembrando que há um acordo de cavalheiros quanto à resolução pacífica do contrato. O SC Braga quer abrir uma nova era e formar um plantel que na próxima época lhe reabra as portas da Liga dos Campeões.
ABOLA
HÉLDER BARBOSA DISPOSTO A SAIR
Pouco utilizado, o extremo está na disposição de emigrar, mas, com um ano de contrato para cumprir, deixa tudo nas mãos da SAD bracarense
(http://img443.imageshack.us/img443/6838/getimagezvg.jpg)
Hélder Barbosa foi de férias com um sabor a pouco a tornar amarga a memória da terceira temporada em Braga. Ao contrário do que sucedeu na época anterior, com Leonardo Jardim, desta vez, na era de José Peseiro no AXA, não jogou com regularidade. Aos 26 anos e à entrada para o último ano do contrato, a intermitência recente fá-lo pensar em mudar de ares e as propostas de clubes estrangeiros tornam agradável a ideia de emigrar. Deixa tudo nas mãos do Braga e confia num "acordo" que satisfaça a todos.
Tal como sucede no plano individual, em termos coletivos esta época também ficou marcada pelo sabor a pouco, admite o extremo. "Conseguimos um dos nossos objetivos, a conquista da Taça da Liga. Há que enaltecer essa conquista, é um título que pretendíamos que fica para o clube", recorda, para logo juntar à memória dessa conquista inédita, na final de Coimbra, com o FC Porto, a meta falhada no campeonato. "Queríamos mais", lamenta, como quem recua ao dia da vitória na Taça da Liga, quando, em plena festa, os responsáveis do clube assumiram de imediato outro objetivo: "Queríamos o terceiro lugar. Não conseguimos, fica a final conquistada".
Apesar de terem feito história para o Braga, a disputa do lugar de acesso ao play-off da Liga dos Campeões perdida para o Paços de Ferreira marcou de forma dolorosa o final da época do Braga, que pode vir a coincidir com o ponto final na ligação do atacante à SAD. "Tenho mais um ano de contrato e irei falar com os responsáveis do Braga, para chegar a um acordo", explica Hélder Barbosa. "Ainda não houve conversações", mas, já há uma ideia do que pode vir a suceder. "Esta não foi uma época muito boa para mim. Tenho de pensar na minha vida", diz quem não terá problemas em continuar, desde que se sinta uma "peça importante para o Braga".
Hélder Barbosa quer jogar mais, admite, desassombrado, por que "isso está na mente de todos os jogadores": "E o que nos faz felizes. É o objetivo pessoal de qualquer um de nós e todos o queremos atingir". Se, em Braga, nem sempre foi primeira opção, noutras paragens há quem já tenha feito saber que gostaria de contar com ele. "Propostas, felizmente, ainda tenho", sorri, para logo avisar: "No entanto, também tenho um contrato, e o Braga irá decidir se ficarei ou não". O que parece certo é que, se mudar de clube, será para emigrar: "Estou há bastantes anos neste campeonato. Se sair, será para outro".
DESVINCULAÇÃO DO TREINADOR ARRASTA-SE NO TEMPO
Peseiro no AXA a pensar na próxima temporada
As conversas que têm por objetivo o fim do casamento entre o Braga e José Peseiro continuam a decorrer a um ritmo bastante lento. O processo tem-se revelado muito complexo e nem a chegada de António Salvador de Moçambique, onde esteve nos últimos dias a tratar de assuntos relacionados com as empresas que dirige, apressou a resolução do mesmo. Por isso, o treinador regressou ontem ao AXA, de onde partira no sábado rumo a Coruche para gozar um dia de folga. Em cima da mesa de trabalhos tinha a preparação da próxima temporada, uma vez que a hipótese de continuar em 2013/14 não está totalmente descartada. Afinal, os advogados das duas partes, que têm conduzido as negociações, podem não chegar a um entendimento em relação às verbas a receber pelo técnico para rescindir um contrato que só expira em 2014. E enquanto isso não acontecer, o desejo de contratar um substituto cai por terra.
Balanço de Peseiro é o da própria equipa
Numa altura em que se decide o futuro de José Peseiro, não se ouve de Hélder Barbosa qualquer queixa relativamente às opções do treinador. Pede-se-lhe um balanço do desempenho dele e o que se obtém é a mesma análise feita para toda a equipa, indistinta nas conquistas e nas desilusões: "Acaba por ser como o do próprio Braga: conseguiu um título, uma conquista importante para o clube, e acabou por não chegar ao terceiro lugar".
Éder associado a Arsenal e Newcastle
Imprensa inglesa aponta o avançado à Premier League
A lesão sofrida por Éder no jogo das meias-finais da Taça da Liga, em meados de fevereiro, não afetou nada a cotação do internacional português. Apesar de não ter participado em mais nenhum jogo, o avançado tem sido insistentemente ligado a vários clubes do exterior, com especial destaque para o Fenerbahçe. Contudo, de Inglaterra surgem agora notícias do interesse de mais dois emblemas: o Arsenal e o Newcastle. No caso dos gunners, a informação não é propriamente nova, uma vez que já há várias semanas que se sabe que Arsène Wenger anda de olho no arsenalista. Já no dos magpies, que defrontaram Benfica e Marítimo na Liga Europa, é uma novidade e, de acordo com o Daily Mail, surge porque desde a saída de Demba Ba para o Chelsea que a equipa de Alan Pardew tem sentido dificuldades para marcar golos.
Sobram três na enfermaria
Já sem os três internacionais portugueses (Custódio, Rúben Amorim e Rúben Micael) que apuraram a forma na última semana, o movimento no AXA foi praticamente nulo no dia de ontem. Dos elementos que fizeram parte do plantel na época que agora termina apenas quatro passaram pelo estádio: Haas, Djamal, Sasso e Éder. O quarteto continua em tratamento às respetivas lesões, embora o alemão, que deverá ser cedido em 2013/14, o vá fazer a partir de agora na Alemanha, onde regressou para gozar um período de férias. A partida dos restantes para o descanso acontecerá em breve.
BALIZA RESERVADA PARA QUIM
Em fim de contrato com o Braga, o guarda-redes está no topo das preferências dos pacenses para compensar a saída de Cássio. Experiência internacional, acumulada ao serviço do Braga, Benfica e Seleção Nacional poderá fazer toda a diferença no play-off da Liga dos campeões
Da cartola de Carlos Barbosa poderá saltar, em breve, o guarda-redes Quim. Esse é pelo menos o desejo do presidente do Paços de Ferreira, assim como de outros dirigentes do clube, que há algum tempo estudam a melhor solução para preencher o vazio provocado pela transferência de Cássio para Braga. A um mês de expirar a ligação precisamente com os minhotos, o jogador de 37 anos já está a par do interesse dos pacenses e não torce o nariz ao desafio, tanto mais que é sua intenção jogar ao mais alto nível durante mais duas épocas. A fasquia será para manter num plano bem elevado e não podia combinar melhor do que com a estreia do Paços no play-off da Liga dos Campeões.
Se forem bem sucedidos nessa fase preliminar da prova, os castores encaixam automaticamente 8,6 milhões de euros e uma baliza bem guardada, de preferência por alguém com grande experiência internacional, como é o caso de Quim, habituado a estas andanças ao serviço do Braga, Benfica e Seleção Nacional, será meio caminho andado rumo ao êxito. A contratação está dependente, porém, de uma adequação entre a folha salarial do guardião arsenalista e a realidade económica do clube da Capital do Móvel, isto apesar da entrada de 2,1 milhões de euros só pela presença no play-off. De resto, é pouco crível que Quim aceite já um eventual convite para exercer um cargo diretivo na estrutura do futebol profissional do Braga, agora sob a alçada de Pedro Pereira, nomeado diretor geral da SAD.
Pertencentes aos quadros do FC Porto, Bracali e Stefanovic são outros nomes bem vistos pela direção do Paços para compensar a saída de Cássio. O grande problema é que os dois guarda- redes têm vencimentos elevados e os campeões nacionais não estarão inclinados a suportar uma boa parte dos respetivos salários. À margem deste tema, Carlos Barbosa considerou "difícil" disputar o play-off da Champions no Estádio Capital do Móvel. "Vamos tentar para os próximos jogos europeus", anunciou, citado pela agência Lusa.
Yazalde em agenda
Avançado do Braga é bem vindo para a próxima época
Na construção do plantel para a próxima temporada, o Rio Ave está interessado em assegurar Yazalde. Preso ao Braga por apenas mais um ano de contrato, o ponta de lança tem vários interessados na possibilidade de um empréstimo, à semelhança do que tem acontecido todas as épocas. Recorde-se que o jogador já foi cedido por três vezes aos vilacondenses, a primeira das quais na segunda metade da temporada 2008/2009, altura em que o Braga comprou os seus direitos ao Varzim e decidiu colocá-lo a rodar em Vila do Conde.
Depois disso, Yazalde esteve um ano no Olhanense e voltou a ser emprestado ao Rio Ave durante duas épocas consecutivas, entre 2010 e 2012, conseguindo impor-se e ajudar a equipa com golos e assistências, mesmo jogando, a maior parte das vezes, como extremo-esquerdo.
O JOGO
No pote 1 da Liga Europa e com ingleses na mira de Éder
A CONQUISTA por parte do Vitória de Guimarães da Taça de Portugal atirou o Sporting de Braga para o play-off da Liga Europa, mas os arsenalistas já sabem que, em agosto próximo, no respetivo sorteio, vão calhar no pote 1.
(http://cache2-thumb1.pressdisplay.com/pressdisplay/docserver/getimage.aspx?regionguid=48a2ef8e-a779-47ba-8c57-480d45560513&scale=176&file=21032013052800000000001001®ionKey=XH3%2buZM7zBU8uuKGoJA9zw%3d%3d)
está a recuperar bem da sua lesão e em julho já deverá estar apto a jogar
O coeficiente do Braga é o terceiro melhor, só atrás do Tottenham (Inglaterra) e do Dínamo de Kiev (Ucrânia), o que lhe permitirá não jogar com equipas de nomeada, como a Fiorentina (Itália), Az Alkmaar (Holanda), Besiktas (Turquia) e Spartak Moscovo (Rússia). Mas pode jogar, por exemplo, com o Feyenoord, da Holanda.
Certo é que o Braga vai entrar nas provas europeias mais cedo do que desejava e e ntre tanto ainda te rá de marcar a data do seu regresso ao trabalho, previsto para o início de julho. Outras questões, como o estágio de préépoca, estão também em aberto, certamente à espera Éder que se saiba quem vai dirigir a equipa em 2013/14.
Por outro lado, de Inglaterra surgem notícias do interesse de vários clubes em Éder. O avançado internacional português, mesmo com meia época de inatividade devido a uma lesão grave, tem bastante mercado e está agora na mira do Arsenal, que parece ser o maior interessado, acenando com uma proposta equivalente a 19 milhões de euros, um valor ainda assim inferior aos 30 milhões de euros da sua cláusula de rescisão.
De acordo com o jornal "Daily Mail", Arsène Wenger, técnico dos "Gunners", observou vários jogos do Braga e o avançado convenceu-o, sobretudo pela sua prestação nos jogos da Champions.
Mas o certo é que também Newcastle, West Ham e Tottenham estão de olho no goleador, que tem contrrato com o Braga até 2017. À partida, o Newcastle é o principal rival do Arsenal na corrida. O técnico Alan Pardew procura um substituto para Demba Ba, que saiu em janeiro para o Chelsea, e Éder é um dos nomes mais badalados.
Segundo a Imprensa inglesa, os "magpies" acham que por cerca de 9,5 milhões de euros já poderão fazer negócio, ou seja, bem menos do que estará o Arsenal disposto a dar por Éder. Os galeses do Swansea City foram dos primeiros a ficar de olho no avançado, mas poderão perder a corrida...
PESEIRO AINDA TRABALHA À ESPERA DE DECISÕES
3 José Peseiro e restantes técnicos adjuntos estiveram ontem a trabalhar no Estádio AXA, isto enquanto não se conhece o seu futuro laboral. O treinador ribatejano tem mais um ano de contrato, mas deverá deixar o comando da equipa minhota, sendo no entanto necessário um acordo com a SAD do Braga. Hoje, José Peseiro tem presença prevista em Lisboa, numa iniciativa do professor Manuel Sérgio. O treinador dará uma aula prática sobre futebol, no Museu Nacional do Desporto. Entretanto, o central Haas já viajou para a Alemanha, mas Éder, Sasso e Djamal foram sujeitos a tratamento e fizeram trabalho específico no relvado.
JN
José Peseiro e SC Braga já terão acordo para a rescisão
O SC Braga fez uma época abaixo das expectativas, apesar de ter vencido a Taça da Liga contra o FC Porto, a equipa bracarense não conseguiu o terceiro lugar a que se propunha alcançar, tendo José Peseiro assumido a culpa do principal falhanço da época. O técnico não deve continuar.
Se durante a última semana a direção e a equipa técnica tiveram algumas discordâncias em relação à rescisão, esta semana ambas as partes parecem ter chegado a um entendimento e o fim da relação parece inevitável.
O presidente António Salvador está numa viagem a Moçambique, no entanto, o acordo já deverá estar alinhavado. O líder dos bracarenses está à procura de um substituto para José Peseiro, e quer voltar a colocar o SC Braga na principal competição europeia.
Já José Peseiro, que em Dezembro teve uma proposta milionária de um clube asiático, deverá receber a respectiva indeminização e já há rumores que procura outro clube.
ZEROZERO
(http://img812.imageshack.us/img812/7834/semttulofmt.jpg)
(http://img708.imageshack.us/img708/6345/semttulo1ymw.jpg)
(http://img254.imageshack.us/img254/6049/semttulo2rmi.jpg)
Clube e treinador mais próximos do entendimento
A rescisão é o cenário mais provável.
A rescisão de contrato entre o Sporting de Braga e José Peseiro parece estar, agora, mais perto de acontecer e nos próximos dias deverá haver desenvolvimentos, escreve o jornal A Bola.
O quarto lugar alcançado, a que se junta a Taça da Liga, não são suficientes para o treinador continuar em Braga, já que um dos principais objetivos era apurar a equipa para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
O presidente do clube, António Salvador, já regressou da sua viagem a Moçambique e as duas partes deverão, então, sentar-se para, de forma pacífica, chegarem a um entendimento.
SAPO DESPORTO
Renovação pode complicar
Os bons desempenhos de Yazalde com a camisola do Beira-Mar no campeonato que agora terminou podem complicar os planos aos clubes que pretendem o seu concurso. O avançado até pode renovar contrato e ficar no Braga, algo que será decidido nos próximos dias. O Rio Ave está atento e as boas relações entre os dois clubes podem ajudar nas negociações, sendo que o jogador vê com bons olhos um eventual regresso ao Rio Ave.
O JOGO
(http://i.imgur.com/snJUCVh.jpg)
RECORD
(http://i.imgur.com/4jB8wYt.jpg)
RECORD
Rodrigo Galo pede oportunidade em Braga
O jogador foi emprestado à Académica, esta temporada. Tem contrato com os minhotos até Junho de 2015
Rodrigo Galo vai regressar a Braga na pré-temporada e espera que à terceira seja de vez. Contratado em 2011, o lateral direito ainda não teve a oportunidade que tanto deseja para se afirmar no AXA.
"Estou há duas épocas a trabalhar para ter oportunidade na equipa", confessou o brasileiro, em declarações a Bola Branca. Depois de ter chegada a Braga, proveniente do Gil Vicente, o jogador regressou a Barcelos, por empréstimo, e esta época seguiu, pela mesma via, para a Académica.
Galo está confiante no seu "potencial e qualidade" para se fixar no plantel dos arsenalistas, mas reconhece que "basta um treinador não gostar" para que as oportunidades se esgotem. Concentrado em convencer no Minho, o jogador sublinha que se tal não acontecer a sua prioridade é ficar em Portugal.
Rodrigo Galo, de 26 anos, destacou-se no Gil Vicente, onde foi campeão da II Liga. Esta temporada realizou 21 jogos no campeonato, ao serviço da Académica.
RR
José Peseiro sai do S.C.Braga acordo de rescisão já foi alcançado
José Peseiro ao que a TV DO MINHO conseguiu apurar já chegou a acordo com António salvador para assim abandonar o S.C.Braga.
Depois de algumas reuniões entre ambos parece ter assim chegado ao fim o ciclo de José Peseiro no S.C.Braga.
Para o seu lugar António Salvador já arranjou um substituto , trata-se de Paulo Fonseca que esteve a época que agora termina ao serviço do Paços de Ferreira.
O bom relacionamento entre António Salvador e o Empresário Jorge Mendes leva a que este jovem técnico venha assim para Braga.
TV DO MINHO
José Peseiro acorda rescisão amigável
José Peseiro chegou ao final desta manhã a acordo com António Salvador para a rescisão amigável do seu contrato, que terminava em junho de 2014.
A desvinculação de José Peseiro deverá ser oficializada pelo SC Braga na quarta-feira, quando o técnico assinar todos os documentos.
Com ele sai a equipa de apoio que o acompanhou no emblema minhoto, formada por Eduardinho, adjunto, e Alexandre Santos, preparador físico, ficando em aberto a situação de Fernando Couto, que poderá abraçar uma carreira a solo.
A BOLA esteve esta manhã no Estádio Axa e testemunhou a entrada de António Salvador nos escritórios da SAD, bem como do advogado do clube que tratou dos derradeiros detalhes burocráticos.
Apesar do plantel estar de férias, José Peseiro manteve-se em Braga, desempenhando as suas funções num quadro de absoluta normalidade.
Tratada que está a rescisão de José Peseiro, António Salvador vai agora debruçar-se sobre a sucessão. Jesualdo Ferreira, como A BOLA adiantou, é o nome mais forte, embora haja outros perfis selecionados como os de Paulo Fonseca e Nuno Espírito Santo.
No SC Braga, José Peseiro orientou 47 jogos oficiais, com um registo de 23 vitórias, 8 empates e 16 derrotas. Terminou o Campeonato com o ataque mais concretizador da história do clube, com 60 golos marcados – mas também com o peso de 44 tentos sofridos. Alcançou a fase regular da última edição da Liga dos Campeões e conquistou a Taça da Liga, o primeiro troféu nacional da era António Salvador.
Em contrapartida, o técnico sofreu duro revés ao não conseguir o terceiro lugar no Campeonato, falhando deste modo o acesso ao play-off da Liga dos Campeões. E essa foi a principal razão pela qual o seu ciclo no SC Braga chegou ao fim.
A BOLA
Rodrigo Galo quer «uma oportunidade» no SC Braga
O lateral direito, que esta época esteve emprestado à Académica, espera fazer parte dos planos do treinador bracarense na próxima temporada e não tem dúvidas de que tem qualidade para estar no plantel.
O brasileiro foi contratado há duas épocas mas acabou por ser emprestado, na primeira ao Gil Vicente, de onde tinha sido transferido, e na segunda à Académica, que participou na Liga Europa.
Agora, o lateral de 26 anos quer «ficar lá», em Braga e ter «uma oportunidade» no plantel da próxima época, disse o jogador à Renascença: «sinto que tenho lugar desde que lá cheguei, mas os treinadores não têm gostado de mim».
Caso a decisão bracarense seja a de abdicar novamente do defesa, que tem mais dois anos de contrato, este irá «procurar clube em Portugal», país onde já está desde 2008.
ZEROZERO
Sporting de Braga e José Peseiro acertaram rescisão
O Sporting de Braga e o treinador de futebol José Peseiro chegaram hoje a acordo para a rescisão do contrato, revelou à agência Lusa fonte próxima do processo.
O técnico tinha mais um ano de contrato com os minhotos, mas depois de terminar em quarto lugar e falhar o apuramento para o "play-off" da Liga dos Campeões, o seu espaço no clube bracarense ficou muito reduzido.
No final do jogo da derrota caseira com o Nacional (1-3), na 29.ª e penúltima jornada da I Liga de futebol, depois de críticas a "distrações dentro do campo e no banco", o presidente "arsenalista", António Salvador, já tinha feito menção a um "ciclo que terminou" no Sporting de Braga, referindo-se também a alguns jogadores.
LUSA
José Peseiro tem acordo para sair
Já há um princípio de acordo para a saída do treinador, que se encontra nesta altura a caminho de Lisboa
Já há acordo entre o Braga e José Peseiro para a rescisão do contrato que ligava as duas partes até 2014.
O JOGO contactou há instantes o treinador, que negou já ter assinado a rescisão, algo que se explica pelo facto de se encontrar a caminho de Lisboa, onde participará numa iniciativa organizada por Manuel Sérgio.
Por isso, a oficialização da saída será feita apenas ao final do dia ou, o mais tardar, na quarta-feira.
O JOGO
José Peseiro já certou rescisão com o clube
tinha mais um ano de contrato
O Sporting de Braga e o treinador de futebol José Peseiro chegaram esta terça-feira a acordo para a rescisão do contrato, revelou à agência Lusa fonte próxima do processo.
O técnico tinha mais um ano de contrato com os minhotos, mas depois de terminar em quarto lugar e falhar o apuramento para o playoff da Liga dos Campeões, o seu espaço no clube bracarense ficou muito reduzido.
No final do jogo da derrota caseira com o Nacional (1-3), na 29.ª e penúltima jornada da 1.ª Liga, depois de críticas a "distrações dentro do campo e no banco", o presidente "arsenalista", António Salvador, já tinha feito menção a um "ciclo que terminou" no Sporting de Braga, referindo-se também a alguns jogadores.
O desfecho em relação ao técnico ficou esta terça-feira consumado depois de uma reunião entre as partes e deverá ser oficializado quarta-feira.
Está aberto o caminho para a sucessão de José Peseiro, treinador que ainda "ofereceu" a António Salvador uma Taça da Liga.
RECORD
Sp. Braga: José Peseiro acerta rescisão
Treinador reuniu-se com António Salvador e não cumpre segundo ano do contrato
José Peseiro não vai ser o treinador do Sp. Braga na próxima temporada. O treinador acertou esta terça-feira com o presidente António Salvador os termos para a saída do clube. A oficialização do acordo será anunciada no decorrer da semana.
Peseiro tinha mais um ano de contrato, mas a performance irregular no campeonato - com o falhanço na luta pelo terceiro lugar e consequente qualificação para a Liga dos Campeões - levaram Salvador a optar pela separação das partes.
A conquista da Taça da Liga e os bons jogos na Liga dos Campeões, apesar da eliminação precoce, não foram argumentos suficientemente fortes a favor do treinador.
José Peseiro, 53 anos, deverá regressar ao estrangeiro na próxima época. Em Braga, o nome mais falado para a sucessão é o de Jesualdo Ferreira, embora Paulo Fonseca seja também uma hipótese forte.
MAIS FUTEBOL
Braga e José Peseiro acordaram desvinculação
O Sporting de Braga e José Peseiro já acordaram os termos da desvinculação do treinador, que tinha contrato com os arsenalistas até junho de 2014. No entanto, o emblema minhoto só esta quarta-feira deverá oficializar a situação.
As duas partes estiveram reunidas na manhã desta terça-feira, no Estádio AXA, em Braga, e há já um princípio de acordo para o anunciado divórcio do técnico ribatejano, com o emblema bracarense. Segundo o JN apurou, a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) e o treinador fizeram cedências mútuas, tendo alcançado, deste modo, uma plataforma de entendimento.
A saída do treinador já estava prevista há algum tempo, depois de o Braga ter falhado o terceiro lugar no campeonato, objetivo tido pelo presidente António Salvador tão ou mais importante do que a conquista recente da Taça da Liga.
José Peseiro, 53 anos, regressou esta época ao futebol português, após um interregno de sete anos, altura em que deixou o Sporting. Na Liga principal, orientou, ainda, o Nacional da Madeira.
JN
Jesualdo Ferreira no topo das preferências
Por Pascoal Sousa
O SC Braga só deverá atacar o dossier da sucessão de José Peseiro na quarta-feira, depois do treinador assinar a rescisão que já está completamente acordada com a SAD. Dos muitos nomes que foram sendo ventilados para o comando da equipa, um deles ganhou força por via da sua súbita disponibilidade para agarrar o projeto minhoto: Jesualdo Ferreira.
O professor, tal como A BOLA anunciou, surge como principal candidato, depois de concluído o seu ciclo no Sporting. Foi com António Salvador que Jesualdo Ferreira lançou as bases para o crescimento sustentado do SC Braga no panorama nacional, conseguindo na época 2002/2003 manter o emblema no escalão principal. Nos três anos seguintes, a equipa alcançou níveis extraordinários que a devolveram à Europa.
Pelo meio, Jesualdo potenciou jogadores como Nunes, Luís Loureiro, João Alves, João Tomás, Abel, Cesinha, Madrid, entre outros, cujas transferências ou empréstimos (no caso de João Tomás) resultaram em elevados dividendos que ajudaram o clube a sair do buraco financeiro em que se encontrava quando António Salvador assumiu a liderança.
A Bola
Braga e Peseiro chegam a acordo para a rescisão
Treinador tinha mais um ano de contrato. Minhotos falharam apuramento para o "play-off" da Champions
O Sporting de Braga chegou a acordo com José Peseiro para a rescisão do contrato que une ambas as partes, de acordo com fonte contactada pela Agência Lusa.
O treinador tinha mais um ano de contrato com os minhotos, mas a má época realizada ao comando dos arsenalistas precipitou a decisão de cessar a ligação existente entre ambas as partes.
Os "guerreiros" do Minho terminaram o campeonato em quarto lugar e falharam o apuramento para os "play-off" da Liga dos Campeões, levando a que o espaço de Peseiro no clube bracarense ficasse muito reduzido.
No final do jogo da derrota caseira com o Nacional (1-3), na 29ª e penúltima jornada da Primeira Liga, e depois de críticas a "distracções dentro do campo e no banco", o presidente "arsenalista", António Salvador, já tinha feito menção a um "ciclo que terminou" no Sporting de Braga, referindo-se também a alguns jogadores.
RR
Rescisão amigável
Peseiro já não é treinador do Sp. Braga
Treinador assinou rescisão e não vai cumprir segundo ano de contrato
O contrato do treinador José Peseiro com o Sp. de Braga chegou, esta terça-feira, ao fim. O treinador e o clube chegaram a acordo para rescisão amigável do contrato, que terminava em junho de 2014.
Na próxima quarta-feira José Peseiro deverá assinar todos os documentos e oficializar a desvinculação com os bracarenses.
Juntamente com ele vai sair toda a equipa técnica, que o acompanhou durante esta época no clube minhoto, formada por Eduardinho, como adjunto, e Alexandre Santos, como preparador físico. Já a situação de Fernando Couto, também ele adjunto, fica em aberto, visto que poderá abraçar uma carreira a solo.
O mútuo acordo entre o técnico e o dirigente António Salvador foi celebrado esta manhã nos escritórios da SAD, no Estádio Axa.
José Peseiro foi treinador do Sp. Braga durante 47 jogos oficiais e conseguiu 23 vitórias, 8 empates e 16 derrotas. Durante o campeonato conseguiu ir à fase regular da Liga dos Campeões e conquistou a Taça da Liga. Apesar disso, o treinador falhou o acesso ao play-off da Liga dos Campeões, ao não conseguir ficar em terceiro lugar no campeonato, razão que está na origem da sua saída de Braga.
O técnico, que já esteve na Arábia Saudita e no Rapid de Bucareste, deverá regressar ao estrangeiro na próxima época. O nome mais falado para a sucessão no clube minhoto é o de Jesualdo Ferreira, embora Paulo Fonseca seja também apontado como uma das hipóteses.
CM
José Peseiro já não é treinador do Sporting de Braga
O Sporting de Braga e o treinador de futebol José Peseiro chegaram hoje a acordo para uma rescisão amigável do contrato
José Peseiro tinha contrato com o clube minhoto até junho do próximo ano.
Ao que a SIC apurou só amanhã vai ser oficializada desvinculação do treinador.
Ao serviço do Sporting de Braga, Peseiro conquistou uma Taça da Liga e terminou o campeonato com o melhor ataque da história do clube. Falhou no entanto um dos grandes objetivos da temporada, o terceiro lugar do campeonato e consequente acesso à pré- eliminatória da Liga dos Campeões.
Paulo Fonseca é o nome mais forte para substituir José Peseiro no comando tecnico do Sporting de Braga.
SIC NOTÍCIAS
Toni sai do Braga B
Treinador declinou o convite para renovar o contrato, que expira no final desta época, por querer abraçar um projeto de maior visibilidade
Toni não vai ser o treinador do Braga B na próxima época. O técnico havia recebido uma proposta de renovação, tal como O JOGO anunciou oportunamente, mas optou por declinar o convite.
Na base da decisão de Toni está o desejo do treinador bracarense de abraçar outros projetos, nomeadamente no principal campeonato português. A SAD presidida por António Salvador entendeu a posição e, por isso, está agora no mercado à procura de um substituto.
O JOGO
Peseiro: «Ainda sou treinador do Sp. Braga»
nega que ter acertado a rescisão
José Peseiro contrariou a versão hoje veiculada de que já teria acertado a rescisão com o Sporting de Braga. O técnico coruchense considera que irão ser conhecidos "novos desenvolvimentos" sobre este assunto na quarta-feira
"Ainda sou treinador do Sp. Braga. Amanhã é que se vão saber novos desenvolvimentos. A sair, sairei como entrei", disse à margem duma conferência realizada no Museu Nacional de Desporto, da qual o professor Manuel Sérgio é o principal orador.
RECORD
José Peseiro
"O presidente pode ter uma avaliação diferente do sucesso"
Treinador não confirma a existência de acordo para rescindir, apesar deste já ter sido alcançado
José Peseiro não confirmou a existência de acordo para rescindir com o Braga, apesar dele já existir, conforme O JOGO dá conta, e deixou alguns reparos ao presidente António Salvador.
"É verdade que ganhei a Taça da Liga, mas o presidente pode ter uma avaliação diferente do sucesso. O presidente tem o direito de entender que pode não ter sido bom, como eu também tenho o direito de ter a minha opinião", disse, à margem das conferências Manuel Sérgio, onde marcou presença.
Questionado sobre se é dado pouco tempo aos treinadores para desenvolverem o trabalho, Peseiro fez uma comparação com outros países.
"Temos de ter noção onde estamos. Em Inglaterra as coisas já não acontecem assim. Estamos em Portugal e ainda é diferente", observou.
O JOGO
«Neste momento sou treinador do SC Braga» – Peseiro
José Peseiro desmentiu que já tivesse rescindido o contrato junto do SC Braga.
«Nós somos treinadores quando assinamos o contrato e deixamos de ser quando assinamos a rescisão e isso ainda não aconteceu. Quando isso acontecer vocês vão ser informados», afirmou José Peseiro.
O treinador exige respeito na forma como vai ser tratada esta situação: «A minha vontade é sair da forma como entrei, ou seja, a bem de forma cordial e respeitadora, mas neste momento sou treinador do Braga e estamos a definir coisas importantes».
A BOLA
José Peseiro
"Sei o que Jorge Jesus está a passar"
De saída do Braga, Peseiro diz que o treinador é que paga sempre o insucesso da equipa
A temporada de Jorge Jesus no Benfica tem sido comparada à de José Peseiro em 2004/05, quando, ao serviço do Sporting, perdeu a final da Taça UEFA para o CSKA Moscovo, em casa, e falhou o título nas derradeiras jornadas do campeonato.
"Sei o que Jorge Jesus está a passar. Quando há insucesso as coisas viram-se normalmente para o treinador. Temos de estar preparados para suportar e os treinadores têm força para isso", declarou Peseiro, à margem das Conferências Manuel Sérgio, onde foi orador convidado.
O JOGO
António Conceição deixa a equipa B
António Conceição vai deixar o comando técnico da equipa B do SC Braga. O treinador recebeu proposta da SAD para renovar contrato, mas decidiu dar outra envolvente à carreira, depois de ter assegurado a permanência da formação secundária dos minhotos na Segunda Liga.
A saída de António Conceição do SC Braga B deverá ser comunicada pela SAD nos próximos dias.
A BOLA
José Peseiro entende «a dor» de Jorge Jesus
Jorge Jesus esteve perto de ter uma época de sonho ao serviço do Benfica mas o sonho virou pesadelo e as águias terminaram a temporada com zero títulos. Em cerca de 15 dias, Jesus perdeu a liderança no campeonato, a final da Liga Europa e a final da Taça de Portugal. José Peseiro, técnico do SC Braga, viveu situação parecida, em 2005, no Sporting e não esconde que é «uma situação que custa».
«É uma situação que custa. Sei o que Jorge Jesus está neste momento a passar. Quando não há sucesso as coisas viram-se para o treinador. Isso é inerente à profissão e temos de estar preparados para conviver com isso. Jorge Jesus vai ter essa força», afirmou José Peseiro, em declarações no ciclo de conferências sobre "Motricidade Humana e Futebol", que decorre no Museu do Desporto, no Palácio Foz, em Lisboa.
Em 2005, recorde-se, Peseiro treinava o Sporting e perdeu o campeonato para o Benfica e a final da Liga Europa (então denominada de Taça UEFA) para o CSKA Moskva em pleno estádio de Alvalade.
SC Braga B vai ficar sem treinador
António Conceição, que ajudou o SC Braga a manter-se na Segunda Liga, não vai continuar ao serviço dos arsenalistas na próxima temporada.
O treinador de 51 anos recebeu uma proposta de renovação por parte da direção dos minhotos, mas decidiu não permanecer no comando técnico, pois pretende dar outro rumo à carreira.
Esta foi a segunda vez que António Conceição passou por uma equipa B do SC Braga, sendo que além disso orientou o Astra Ploiesti, Brasov, Belenenses, Cluj, Trofense, Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora e Naval.
ZEROZERO
José Peseiro: «Ainda sou treinador do SC Braga»
Ao contrário do que vem sendo dito, José Peseiro desmente estar em rutura com o SC Braga e assume, por outro lado, ser ainda o técnico dos guerreiros do Minho.
«Nós somos treinadores quando assinamos o contrato e deixamos de ser quando assinamos a rescisão e isso ainda não aconteceu. Quando isso acontecer vocês vão ser informados», afirmou José Peseiro, em declarações citadas pelo jornal A Bola.
Recorde-se que o mesmo jornal adiantou que esta quarta-feira «será o dia em que a oficialização será tornada pública».
«A minha vontade é sair da forma como entrei, ou seja, a bem de forma cordial e respeitadora, mas neste momento sou treinador do Braga e estamos a definir coisas importantes», completou o técnico que conquistou a Taça da Liga para o clube de Braga.
A confirmar-se a saída de Peseiro, Jesualdo Ferreira, Nuno Espírito Santo e Paulo Fonseca são as hipóteses mais fortes para assumirem os destinos do clube bracarense.
ZEROZERO
SC Braga: José Peseiro rescinde; Salvador tenta regresso de Jesualdo Ferreira
Técnico de 53 anos vai abandonar o Estádio AXA ao fim da primeira época, não completando assim o acordo de dois anos. António Salvador quer ver Jesualdo Ferreira de novo no comando da equipa.
José Peseiro vai mesmo abandonar o SC Braga. O técnico de 53 esteve reunido esta terça-feira com António Salvador e ambos chegaram a um entendimento para a rescisão do contrato que ligava Peseiro ao emblema minhoto por mais um ano.
A oficialização da rescisão deverá ocorrer até ao final da semana.
Entretanto, António Salvador trabalha já no sentido de encontrar a melhor solução para o comando técnico dos arsenalistas.
Jesualdo Ferreira, que se prepara para deixar o Sporting, é o favorito do líder bracarense. O professor abandonou o Sporting e poderá voltar a uma casa que tão bem conhece. Recorde-se que Jesualdo Ferreira orientou o SC Braga durante quatro épocas (de 2002 a 2006).
PT JORNAL
José Peseiro deixa o Sporting de Braga
O Sporting de Braga e o treinador José Peseiro chegaram nesta terça-feira a acordo para a rescisão do contrato.
O técnico tinha mais um ano de contrato com os minhotos, mas depois de terminar em quarto lugar e falhar o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões, o seu espaço no clube bracarense ficou muito reduzido.
No final da derrota caseira com o Nacional (1-3), na 29.ª e penúltima jornada da I Liga, depois de críticas a "distracções dentro do campo e no banco", o presidente "arsenalista", António Salvador, já tinha feito menção a um ciclo que terminava no Sporting de Braga, referindo-se também a alguns jogadores.
O desfecho em relação ao técnico ficou nesta terça-feira consumado depois de uma reunião entre as partes e deverá ser oficializado quarta-feira.
Está aberto o caminho para a sucessão de José Peseiro, treinador que ainda "ofereceu" a António Salvador uma Taça da Liga.
Peseiro ainda fala como técnico do Sp. Braga
Quem ainda não considera que tudo esteja resolvido é o próprio Peseiro. Falando à margem do ciclo de conferências sobre motricidade humana e futebol, que decorrem em Lisboa, o ainda treinador dos bracarenses revelou que a decisão está pendente do entendimento que se faz sobre a época.
"A avaliação que eu faço pode ser diferente da do presidente. O presidente tem o direito de entender que as coisas são ou não boas. Eu também tenho o direito de considerar que pode não ser bom para mim continuar no Sporting de Braga", disse José Peseiro, que deixou no ar a ideia de que a sua saída do clube é praticamente certa, embora haja pormenores por acertar.
"Somos treinadores quando assinamos o contrato e deixamos de ser treinadores quando assinamos a rescisão do contrato. Isso ainda não aconteceu. A minha vontade é sair da forma que entrei: a bem, de forma cordial e respeitadora. Estamos a decidir coisas que são importantes nessa decisão", rematou.
PUBLICO
José Peseiro já terá deixado o Sporting de Braga
Rescisão de contrato terá sido concretizada nesta terça-feira.
José Peseiro vai deixar o comando técnico do Sporting de Braga e já chegou a acordo com os responsáveis do clube para rescindir o contrato.
A informação foi transmitida à agência Lusa por fonte próxima do processo, que revelou que a rescisão foi concretizada nesta terça-feira.
Peseiro conduziu os minhotos à conquista da Taça da Liga e ao quarto lugar no campeonato. A saída do treinador deverá ser oficializada nesta quarta-feira.
RELVADO
José Peseiro não confirma acordo de rescisão com o Sp. Braga
O treinador de futebol José Peseiro escusou-se hoje a confirmar o acordo para rescisão de contrato com o Sporting de Braga, revelando que apenas na quarta-feira será decidido o seu futuro.
José Peseiro, que falava à margem do ciclo de conferências do professor catedrático Manuel Sérgio, intitulado ''Motricidade humana e futebol'', adiantou que a decisão está pendente do entendimento que se faz sobre a época e que na quarta-feira será tornada pública a decisão, embora fontes do clube digam que já há acordo sobre a rescisão.
''É verdade que ganhámos uma Taça da Liga, mas as pessoas têm a possibilidade de ter um entendimento e a avaliação que fazem do sucesso. A avaliação que eu faço pode ser diferente da do presidente. O presidente tem o direito de entender que as coisas são ou não boas. Eu também tenho o direito de considerar que pode não ser bom para mim continuar no Sporting de Braga'', disse José Peseiro.
Peseiro deu a entender que a saída é praticamente certa, embora haja pormenores por acertar.
"Confirma-se que ainda sou treinador do Sporting de Braga. Somos treinadores quando assinamos o contrato e deixamos de ser treinadores quando assinamos a rescisão do contrato. Isso ainda não aconteceu. A minha vontade é sair da forma que entrei: a bem, de forma cordial e respeitadora. Estamos a decidir coisas que são importantes nessa decisão'', rematou.
Em 2005, ao serviço do Sporting, José Peseiro esteve a um passo de vencer o campeonato nacional e a Liga Europa, mas na ponta final da época deixou ''fugir'' o título para o Benfica e a prova europeia para o CSKA de Moscovo, numa final disputada no Estádio de Alvalade.
Situação muito idêntica à vivida por Jorge Jesus esta temporada, ao serviço do Benfica. José Peseiro acredita que o técnico dos ''encarnados'' dará à volta por cima.
''É uma situação que custa. Sei o que Jorge Jesus está neste momento a passar. Quando não há sucesso as coisas viram-se para o treinador. Isso é inerente à profissão e temos de estar preparados para conviver com isso. Jorge Jesus vai ter essa força'', rematou.
José Peseiro é o segundo dos cinco oradores previstos para o ciclo de conferências sobre ''Motricidade Humana e Futebol'', sob a égide do professor catedrático Manuel Sérgio, que decorre no Museu do Desporto, no Palácio Foz, em Lisboa.
Depois de Lúcio Antunes, na segunda-feira, está previsto que amanhã José Couceiro seja o orador do dia, na quinta-feira Rui Vitória, que recentemente venceu a Taça de Portugal ao serviço do Vitória de Guimarães, e sexta-feira Daúto Faquirá, treinador dos angolanos do 1.º de Agosto. Nesse dia está também prevista a participação de Jorge Jesus, treinador do Benfica.
FUTEBOL365
«Ainda sou o treinador do Braga»
José Peseiro ainda não assinou a rescisão com os arsenalistas e diz que uma decisão final só será tomada amanhã, quarta-feira.
José Peseiro explicou esta tarde de terça-feira que continua a ser o treinador do Sporting de Braga, apesar das notícias que dão como certa a rescisão de contrato com os arsenalistas. Peseiro explicou que há detalhes a acertar e que amanhã, quarta-feira, surgirão novidades.
«Confirma-se que ainda sou treinador do Braga. Somos treinadores quando assinamos o contrato e deixamos de o ser quando assinamos a rescisão, e neste momento isso ainda não aconteceu», disse Peseiro, que deixou claro que não é dinheiro que está a entravar o processo.
«A minha vontade é sair como entrei: de forma leal, respeitadora e amigável, como fiz sempre como treinador e profissional. Neste momento estamos a definir coisas que são importantes para concretizar a rescisão.»
Questionado sobre esta rescisão seria justa, depois de ter conquistada a Taça da Liga, Peseiro diz que a avaliação pode variar no contexto e no momento em que é feita.
«Temos de ter noção onde estamos e temos de estar preparados para isto. Ganhámos a Taça da Liga, mas quer o presidente quer eu temos a liberdade de fazer uma avaliação distinta do que é o sucesso», concluiu.
SAPO DESPORTO
Expectativas altas. Resultados modestos
A época titubeante do Sporting de Braga em revista. Do fracasso da Champions à prestação bipolar no campeonato, passando pela saída precoce da Taça de Portugal. Só se salvou a Taça da Liga, o primeiro troféu da "era" António Salvador.
A foto de José Peseiro é apenas uma de várias que, ao longo da temporada, transmitem fielmente o estado de espírito de um treinador e de uma equipa. Fadiga psicológica, nervos em franja, alguns sorrisos pelo meio (embora poucos) devido a uma temporada marcada por momentos de maior fulgor mas, em dose bem reforçada, períodos de autêntico pesadelo.
Começando o balanço pelo lado positivo, até há um troféu erguido, em Abril. Por sinal, o primeiro conquistado pelos "guerreiros" durante a presidência de António Salvador. A Taça da Liga, conquistada após a vitória de Coimbra sobre o FC Porto (1-0) acabou apenas por mascarar uma temporada em que os restantes objectivos foram sucessivamente gorados.
No campeonato, havia a esperança de uma luta acesa pelo título, no último Verão. Os primeiros resultados deixaram antever que seria possível voltar a ver um "grande" em ascensão intrometer-se na corrida feita a dois "gigantes" e com um cada vez mais "candidato a candidato" mais preocupado com a cauda da tabela (o Sporting).
Mas, pelo meio, houve a época sensacional de um Paços de Ferreira que acabou a Liga no terceiro lugar, despromovendo para o quarto posto um Sporting de Braga que, pelo menos, pretendia o acesso à fase preliminar da Champions.
Por falar em Champions, o último lugar na fase de grupos que havia sido alcançada com brio, depois de afastada a Udinese, foi tudo menos brilhante. A época europeia terminou cedo para os lados da capital do Minho e sem "repescagem" para a Liga Europa.
Na Taça de Portugal, o afastamento do FC Porto deixava a porta aberta a um importante troféu. Seguiu-se, mais tarde, o "derby" com o Vitória de Guimarães, suado, sofrido e perdido em pleno D. Afonso Henriques.
Ainda com um ano de contrato em vigor José Peseiro está agora de saída, após uma época sem chama. A rescisão do vínculo foi já acordada entre clube e treinador.
Dois treinadores de saída num só dia
António Conceição abandona comando dos "bês" do Sporting de Braga, tal como José Peseiro na equipa principal. SAD minhota propôs renovação, mas o treinador pretende abraçar outro projecto, ao que Bola Branca apurou.
António Conceição não vai comandar a equipa "B" do Sporting de Braga na próxima temporada. Ao que Bola Branca apurou, o treinador, de 51 anos, pretende dar um outro rumo à sua carreira, abraçando projectos mais ambiciosos.
Bola Branca sabe igualmente que António Conceição recebeu da parte da SAD minhota uma proposta de renovação do contrato que termina precisamente no final da presente temporada, mas que o técnico recusou continuar no clube arsenalista.
A informação da saída de António Conceição surge precisamente no dia em que o treinador da equipa principal, José Peseiro, e a SAD do Sporting de Braga chegaram a acordo para a cessação do contrato que unia ambas as partes.
António Conceição assumiu o comando dos "bês" do Sporting de Braga em Outubro do ano passado, rendendo Artur Jorge. Os nortenhos terminaram a Segunda Liga no 16º posto.
RR
Salvador arrasou Peseiro no Dragão
JOGO COM O FC PORTO MARCOU PONTO DE RUTURA
José Peseiro chegou a acordo com o Sp. Braga e já não é treinador do clube. O treinador de 53 anos tinha mais um ano de contrato mas o seu destino estava traçado. Nem a conquista da Taça da Liga convenceu António Salvador. O presidente considerou a época "uma desilusão" e por sua ordem nem sequer o troféu conquistado ao FC Porto foi apresentado aos adeptos, estando já no memorial do clube.
RECORD