Sp. Braga: Nuno André Coelho pára e Haas assume titularidade
(http://www.correiodominho.com/images/27913_230x180.jpeg)
De eventual dispensado a titular indiscutível e única alternativa para o eixo da defesa. Depois de ter sido titular no último jogo da Taça da Liga, na Figueira da Foz, frente à Naval 1.º de Maio, Haas volta a assumir a titularidade no dérbi minhoto de amanhã, com o Moreirense. O central alemão vai, assim, estrear-se na Liga, depois de apenas ter sido opção para José Peseiro na Taça de Portugal, frente ao Pampilhosa, e na Taça da Liga, no jogo com a Naval.
Haas é apontado como eventual dispensa do plantel arsenalista e um dos jogadores a emprestar neste mercado de Inverno, no entanto, as lesões e baixas que têm afectado a defesa mantêm o central em Braga, onde, para já, irá permanecer.
Aliás, Haas e Paulo Vinícius são os únicos disponíveis para o eixo central da defesa. É que Nuno André Coelho tem trabalhado limitado devido a fibroses e, ontem, ficou a saber-se que o defesa irá parar por tempo indeterminado, até que recupere a cem por cento das dores musculares na coxa. Sem prazo determinado para a recuperação total, certo é que Nuno Coelho fica de fora dos próximos compromissos do Sp. Braga. Douglão está também em processo de recuperação de lesão e está fora do baralho. Já Paulo Vinícius regressa após castigo e irá formar dupla com Haas.
Quatro baixas no plantel
José Peseiro prepara a estratégia de ataque ao dérbi minhoto de amanhã, com o Moreirense, a contar para a 13.ª jornada da Liga, com quatro baixas no plantel arsenalista. Douglão, Djamal, Rúben Micael e Nuno André Coelho mantêm-se indisponíveis para integrar na totalidade os trabalhos, e são baixas certas para o jogo.
Na agenda de hoje do Sp. Braga, está a conferência habitual de José Peseiro de antevisão do jogo, pelas 14.30 horas. Uma hora mais tarde os guerreiros realizam o último treino, novamente à porta fechada.
CORREIO DO MINHO
Paulo César pode rescindir e regressar ao Brasil
O destino de Paulo César deverá ser o regresso ao Brasil, mais concretamente ao Santa Cruz do Recife. Os brasileiros obtiveram autorização do SC Braga para negociar diretamente com o extremo e querem fechar a transferência até à próxima segunda-feira.
Paulo César tem mais um ano de contrato com os bracarenses, mas a sua parca utilização por parte de José Peseiro permite que saia sem custos. A rescisão amigável está em cima da mesa, e o próprio futebolista tem vontade em dar um novo rumo à carreira e jogar com regularidade.
A BOLA
Custódio impossível para o Corunha
Em busca de um título pelo Braga, médio não mudou de ideias com a chegada de Domingos ao comando técnico do Depor e não sairá em janeiro
Por mais que tente, o Corunha não convence Custódio, nem o Braga. As abordagens são uma constante há meses, mas nunca suscitaram uma negociação, pura e dura, com a clara intenção de se discutir o valor da transferência ou os montantes salariais do centrocampista, isto porque o "feedback" é sempre o mesmo: não está nos seus planos deixar os arsenalistas.
O JOGO
Defesa Ismaily pode sair
Ismaily é um dos jogadores que poderão deixar o Sp. Braga na janela de transferências de janeiro. O lateral-esquerdo está na mira de vários clubes estrangeiros, e os minhotos estão dispostos a negociar a sua transferência.
Segundo informações recolhidas pelo CM, o emblema bracarense foi sondado por dois clubes espanhóis, nos últimos dias, tendo em vista a contratação de Ismaily e fez saber que o defesa, de 22 anos, tem cláusula de rescisão de oito milhões de euros.
O CM também sabe que José Peseiro pediu à direção do Sp. Braga para contratar dois esquerdinos em janeiro, já a antecipar a saída de Ismaily. Um deles é Emídio Rafael, que termina contrato com o FC Porto no final da época, mas foi autorizado pelos dragões a rumar mais cedo ao Minho.
Recorde-se que o Sp. Braga não pode contar com Elderson neste mês, porque o lateral estará ao serviço da seleção da Nigéria na Taça das Nações Africanas.
CORREIO DA MANHA
(http://img213.imageshack.us/img213/387/bragak.jpg)
RECORD
(http://img651.imageshack.us/img651/8860/bragave.jpg)
RECORD
José Peseiro quer exibição melhor do que frente à Naval
Por Pedro Barros
José Peseiro perspetivou o encontro frente ao Moreirense ao início desta tarde, a anteceder o último treino antes da partida. O técnico do SC Braga deixou uma mensagem bem clara, a de que é imperioso vencer e melhorar o desempenho.
«Tudo indica que estamos no caminho para uma prestação normal do SC Braga, pelo menos que seja melhor do que a última, diante da Naval. Precisamos estar mais fortes para vencer o jogo com o Moreirense», advertiu o responsável dos guerreiros.
Peseiro lançou, ainda, alguns alertas sobre os axadrezados de Moreira de Cónegos, frisando a valia do adversário. «Temos de ter cuidado. Quem joga daquela forma perante FC Porto e Benfica tem de ter qualidade. E vem a Braga com o nítido intuito de tentar sair da posição em que está», acautelou.
Relativamente às notícias de mercado, José Peseiro preferiu não as comentar, mas desvendou que é realizado um trabalho diário com os atletas para «os tentar focar nas suas responsabilidades» e afastá-los de cenários hipotéticos.
A concluir, José Peseiro deixou uma palavra de conforto a João Cancelo, atleta do Benfica que se viu envolvido num acidente de viação, no qual faleceu a sua mãe.
A Bola
José Peseiro: «Estaremos mais fortes»
EXIGE INTENSIDADE FRENTE AO MOREIRENSE
O técnico José Peseiro, de 52 anos, pretende apagar as dificuldades sentidas frente à Naval, na Taça da Liga, com uma exibição cabal na estreia dos jogos de campeonato em 2013, frente ao Moreirense. "Tenho a certeza que estamos mais fortes. Temos de o ser frente a este Moreirense. Basta ver os resultados deles com FC Porto e Benfica. Temos de ter cuidado e olhar para nós com vontade de fazer as coisas certas, com intensidade no nosso jogo", vincou o timoneiro dos arsenalistas.
Considerando que os cónegos só estão no fundo da tabela "por alguma infelicidade", o treinador do Sp. Braga recorda que os homens de Jorge Casquilha querem "dar a volta a essa situação" e que a sua qualidade se estende para além dos méritos do goleador Ghilas. Por isso, o desempenho da Figueira da Foz não pode ser repetido. "Já passou e já falámos sobre isso. Foi um dia que não correu bem mas, felizmente, vencemos", desabafou Peseiro, que não se esqueceu de puxar os galões quanto a esta fase recheada de dérbis minhotos: "Há alguma equipa da região acima de nós? Acho que não... Há uma de Lisboa e outra do Porto. As outras equipas do Minho estão todas atrás e esta é uma evidência".
José Peseiro joga à defesa em relação ao mercado, frisando que conta "com quem está", recusando-se a pensar no "hipotético" e nem sequer se referindo à possibilidade de incorporação do lateral-esquerdo portista Emídio Rafael. O brasileiro Michel não está em condições de ser opção e Elderson não regressou da seleção da Nigéria, contrariamente ao que era esperado pela SAD arsenalista, pelo que não deve poder alinhar este domingo. A maior preocupação de Peseiro centra-se no eixo da defesa, onde apenas tem Paulo Vinícius e o alemão Haas disponíveis, em face das lesões de Douglão e Nuno André Coelho, bem como da impossibilidade de inscrever o reforço Diego Ivo até a sua situação burocrática estar clarificada.
Por último, o técnico expressou uma palavra de conforto ao benfiquista João Cancelo, vítima de acidente que causou a morte da sua mãe. "Queria deixar-lhe uma palavra de conforto. É um jogador de enorme futuro", sublinhou Peseiro.
Record
José Peseiro: «Precisamos de estar mais fortes com o Moreirense»
O SC Braga começou a temporada a ganhar mas a exibição frente à Naval não deixou José Peseiro agradado. Frente ao Moreirense, o treinador dos bracarenses quer repetir o triunfo mas com uma exibição mais agradável.
«Precisamos de estar mais fortes para o jogo com o Moreirense, mas tudo indica que vamos fazer melhor do que no último encontro e ter uma prestação normal», começou por dizer o treinador do SC Braga, reconhecendo qualidade na equipa orientada por Casquilha.
«Temos de ter cuidado frente ao Moreirense. Quem joga da forma como jogou frente ao FC Porto e frente ao Benfica só poder ser uma equipa com qualidade. O Moreirense está no último lugar mas vem a Braga com o claro objetivo de deixar a posição em que se encontra», acrescentou.
Zerozero
«Somos a terceira melhor equipa de Portugal»
José Peseiro, treinador do Sp. Braga, diz que a equipa tem de melhorar muito para vencer o Moreirense este domingo
O Sp. Braga regressa este domingo aos jogos do campeonato, depois de uma vitória muito sofrida no terreno da Naval, em jogo da Taça da Liga, recebendo o Moreirense numa espécie de derby do Minho. Ora o adversário é último classificado da Liga, mas José Peseiro diz que é preciso melhorar.
«A classificação não deixa dúvidas: o Sp. Braga é o melhor clube da região e a terceira melhor de Portugal», começou por garanti. «Mas para ganhar ao Moreirense temos de ser melhores do que fomos na Figueira da Foz. Trata-se de um adversário que não se resume ao fenómeno Ghilas.»
O jogo de quarta-feira, de resto, deixou marcas em Peseiro. «Há dias em que as coisas saem menos bem, já falámos com os jogadores sobre isso, são coisas que acontecem no futebol e também não é alheio o facto de termos vindo de uma paragem. De certeza de que vamos estar mais fortes», disse.
O Moreirense exige que o Sp. Braga esteja melhor. O treinador garante que o último lugar da classificação «não se coaduna» com o valor do Moreirense e recorda a esse propósito o bom jogo feito frente ao F.C. Porto, para o campeonato, e o empate com o Benfica (1-1), para a Taça da Liga.
O Moreirense, sintetizou Peseiro, é «uma equipa que quer dar a volta por cima», que «quer fazer pontos» e que «está moralizada pela sua última exibição». «Mas temos de olhar mais para nós do que para o nosso adversário, jogar com muita intensidade e com agressividade», acrescentou.
Para a receção ao Moreirense, agendada para este domingo a partir das 18 horas, Peseiro não conta com Douglão, Nuno André Coelho, Djamal e Rúben Micael, todos lesionados, e com Michel, sendo que o brasileiro não está lesionado mas não apresenta os índices físicos ideais para jogar.
Ora sendo que as recuperações de Douglão e Nuno André Coelho, garantiu o treinador «não são para curto prazo», sobram dois centrais: Paulo Vinicius e Haas. Diego Ivo, por outro lado, ainda não foi inscrito na Liga porque existem dúvidas sobre a possibilidade regulamentar de o fazer.
Maisfutebol
Peseiro quer Braga agressivo frente ao Moreirense
José Peseiro quer um Sporting de Braga mais intenso e agressivo de forma a vencer em casa o Moreirense, último classificado, domingo, em jogo da 13. jornada da I Liga de futebol.
O treinador dos "arsenalistas" não ficou satisfeito com a exibição na Figueira da Foz, diante da Naval, na quarta-feira (da Taça da Liga) e avisou que "a equipa vai ter de estar melhor do que no último jogo".
Os minhotos até acabaram por vencer (2-1), mas estiveram a perder e sentiram muitas dificuldades para bater a equipa da II Liga.
"Há dias em que as coisas saem menos bem, já falámos com os jogadores sobre isso, são coisas que acontecem no futebol e também não é alheio o facto de termos vindo de uma paragem. Mas temos a certeza de que vamos estar mais fortes porque isso é preciso para ganhar ao Moreirense", frisou.
Para o técnico, a equipa de Moreira de Cónegos não se resume ao avançado Ghilas, o seu melhor marcador, e a classificação "não se coaduna com o seu valor", lembrando as exibições diante do FC Porto, para o campeonato, e há poucos dias com o Benfica, para a Taça da Liga (1-1).
"Contamos com uma equipa que quer dar a volta por cima, quer fazer pontos e que está moralizada pela sua última exibição. Mas temos de olhar mais para nós do que para o adversário, jogar com intensidade e agressividade", desejou.
Sobre a reabertura do "mercado" e os problemas que isso lhe pode trazer, admitiu que por vezes os "treinadores são apanhados de surpresa por um negócio de última hora", mas não quis aprofundar o tema para não originar "mais confusão".
José Peseiro tem alguns jogadores lesionados, casos de Douglão, Nuno André Coelho, Djamal e Rúben Micael e nenhum deles pode alinhar no domingo, tal como Michel, ainda longe dos índices físicos exigidos após lesão.
A recuperação de Douglão e Nuno André Coelho não é "para curto prazo", pelo que, neste momento, o técnico só tem dois centrais disponíveis, Paulo Vinícius e Haas.
Diego Ivo, o mais recente reforço, ainda não foi inscrito na Liga porque existem dúvidas sobre a possibilidade de o fazer, já que há um caso a decorrer na justiça brasileira porque o Diadema, um clube de São Paulo, diz ter direitos sobre o defesa central.
Sporting de Braga, terceiro classificado, com 23 pontos, e Moreirense, 16. e último, com oito, defrontam-se domingo, às 18:00, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.
RTP
Douglão e Nuno André Coelho de fora até final do mês
Douglão e Nuno André Coelho continuam lesionados e "não são recuperáveis a curto prazo", lamenta o treinador do Braga, que terá de voltar a procurar novas soluções para o eixo da defesa no jogo deste domingo (18 horas), no Estádio AXA, com o Moreirense.
Após uma longa trégua natalícia, o jogo da 13.ª jornada assinala o regresso do campeonato, antecedido por um desafio, para a Taça da Liga, com a Naval, que não deixou saudades a Peseiro. "Já falámos sobre isso. Felizmente ganhámos, mas as coisas não correram bem, o que é normal. Há dias assim, no futebol como em qualquer atividade. Mas já falámos com os jogadores e estamos certos de que as coisas vão correr melhor. O Moreirense é um adversário difícil e vamos ter de jogar com mais mais vontade de fazer as coisas certas e com mais intensidade. Estamos mais bem preparados do que há alguns dias", afirma o treinador do Braga.
"O Moreirense - acrescenta Peseiro - está numa posição que não equivale ao valor da equipa. Uma equipa que joga como jogou com o Benfica e que esteve prestes a ganhar é uma equipa de valor. Mas, mais tão ou mais importante do que olharmos para o adversário, temos de olhar para nós próprios".
Para o técnico do Braga, as "dores de cabeça" são outras, com origem na defesa. Os defesas centrais Douglão e Nuno André Coelho estão lesionados, acometidos de problemas musculares, e só deverão estar aptos lá mais para o final do mês, o que deixa a Peseiro apenas dois "stoppers" disponíveis, o alemão Maximilian Haas e o brasileiro Paulo Vinícius. Uma terceira opção poderá passar pelo "trinco" Custódio, como já sucedeu no jogo com a Naval.
Para complicar ainda mais, também o defesa esquerdo Elderson está ausente no estágio da seleção da Nigéria, que prepara, em Faro, a Taça das Nações Africanas. O Braga ainda espera que o jogador possa ser libertado pelas "Super Eagles" e que viaje desde o Algarve, ao final deste sábado, para se juntar aos Guerreiros do Minho. Se tal não for possível, a solução imediata passa por recuar Ismaily para a esquerda da defesa.
Após o treino marcado para este sábado à tarde, nos campos anexos ao Estádio AXA, o Braga divulga a lista de jogadores convocados para o jogo com o Moreirense.
JN
José Peseiro
"Somos a terceira melhor equipa de Portugal"
O treinador do Braga avisou que o Moreirense não se "resume ao fenómeno Ghilas" e confirmou que Douglão e Nuno André Coelho têm lesões de longa duração.
"A classificação não deixa dúvidas: o Braga é o melhor clube da região e a terceira melhor de Portugal", disse hoje José Peseiro, não deixando, todavia, de avisar para as dificuldades que todos os jogos encerram, mesmo que o adversário seja o último classificado. "Temos de ser melhores para ganhar ao Moreirense, uma equipa que não se resume ao fenómeno Ghilas", disse o treinador do Braga, exigindo que a equipa tenha um desempenho melhor do que frente à Naval, para a Taça da Liga. "Vamos ter de fazer mais do que no último jogo", acrescentou.
Sobre o mercado de transferências, nem uma palavra sobre Emídio Rafael e pouco mais disse. "Quando o mercado mexe, por vezes os treinadores são apanhados de surpresa. Temos de estar preparados para tudo".
José Peseiro aproveitou a conferência de imprensa de antevisão da partida com o Moreirense para enviar "palavras de conforto" para João Cancelo, que esta madrugada perder a mãe num acidente de viação.
O JOGO
Sp. Braga-Moreirense (antevisão): a antítese entre vizinhos
Terceiro e último num dérbi de contornos especiais
O MOMENTO
SP. BRAGA: o Sp. Braga vem de duas vitórias consecutivas e sabe que não pode ceder mais pontos, caso queira continuar a incomodar os dois da frente. Neste dérbi, os arsenalistas são o vizinho rico, habitantes de um palácio frondoso, capaz de causar inveja. O Moreirense vive no seu T1, com a renda em dia, mas desprovido de luxos.
MOREIRENSE: a única vitória para a Liga ocorreu à segunda jornada. Daí para cá, a equipa de Casquilha teve bons momentos nas taças e muitas desilusões nos campeonatos. A equipa joga um futebol agradável, tem bons executantes, mas parece faltar-lhe sempre qualquer coisa. O último lugar na tabela já acionou o sinal de alarme há muito.
AUSENTES:
SP. BRAGA: Rúben Micael, Djamal, Nuno A. Coelho, Douglão (lesionados); Zé Luís e Elderson (CAN);
MOREIRENSE: Pablo Olivera, Paulinho e Castro;
DISCURSO DIRETO:
José Peseiro: «Para ganhar ao Moreirense temos de ser melhores do que fomos na Figueira da Foz. Trata-se de um adversário que não se resume ao fenómeno Ghilas. É uma equipa que quer dar a volta por cima, que quer fazer pontos e que está moralizada pela sua última exibição».
Jorge Casquilha: «Se analisarmos os jogos do Braga em casa, esta equipa é mais ofensiva e não é por acaso que já fez 17 golos em seis jogos, o que dá uma média de quase três golos. Mas também é verdade que já sofreu nove. Como está mais balanceada no ataque, sofre mais golos».
REGISTO HISTÓRICO:
Quatro jogos realizados entre as duas equipas para a I Liga, em Braga. Duas vitórias arsenalistas e dois empates. Curiosamente, as igualdades apareceram nas duas últimas ocasiões. 1-1 em 2004 e 0-0 em 2005.
EQUIPAS PROVÁVEIS
SP. BRAGA: Beto; Salino, Haas, Paulo Vinícius e Ismaily; Custódio e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Rúben Amorim; Éder.
Outros convocados: lista ainda por divulgar
MOREIRENSE: Ricardo Ribeiro; Ricardo Pessoa, Anilton, Diego Gaúcho e Augusto; Filipe Gonçalves e Vinicius; Wagner, Fábio Espinho e Pintassilgo; Ghilas.
Outros convocados: Ricardo Andrade, Ferreira, Ricardo Fernandes, Nilson, Renatinho, Tales, Júlio César, Rafael Lopes e Wagner
(na equipa provável o Salino nunca pode jogar por estar castigado)
Sp. Braga: Nigéria dispensa Elderson para o Moreirense
Lateral integra convocatória de José Peseiro
A Federação Nigeriana de Futebol autorizou a dispensa de Elderson do estágio de preparação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de modo a poder ajudar o Sp. Braga no jogo deste domingo, com o Moreirense. A seleção nigeriana está concentrada no Algarve.
Elderson integra a lista de convocados de José Peseiro, alargada a 19 jogadores. A lista não conta, naturalmente, com o castigado Leandro Salino, mas já tem Paulo Vinicius, que cumpriu castigo.
O médio Mauro, da equipa B, que tinha sido chamado para o encontro da Taça da Liga com a Naval, também não está presente, embora o técnico bracarense tenha mantido a aposta no defesa Aníbal Capela e chamado os médios Carlos Eduardo e Tiago Ribeiro, também da formação secundária.
Paulo César, que poderá estar de saída, também foi convocado.
O jogo com o Moreirense, último classificado da Liga, está marcado para este domingo pelas 18 horas.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Quim e Beto
Defesas: Haas, Baiano, Elderson, Ismaily, Paulo Vinicius e Aníbal Capela
Médios: Rúben Amorim, Mossoró, Custódio, Hugo Viana, Tiago Ribeiro e Carlos Eduardo
Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Éder, Alan e Carlão.
MAIS FUTEBOL