Edimar: «Olhos bem abertos para esta equipa do Cluj»
conhece o potencial dos romenos
Autor:ANTÓNIO MENDES
José Peseiro começou ontem a preparação formal para o jogo de abertura da Champions. Com uma semana de antecedência, o treinador já terá um estudo pormenorizado sobre o Cluj, o primeiro adversário no jogo da próxima 4.ª feira (dia 19), mas todos os cuidados serão poucos, como deixa bem entendido o brasileiro Edimar.
Trata-se de alguém com uma ligação umbilical ao confronto entre arsenalistas e romenos, pois o defesa-esquerdo que agora veste as cores do Rio Ave não só já pertenceu ao Sp. Braga, em 2008/09 como ainda pertence ao Cluj.
Record
Sporting de Braga: "estreia especial" de Éder na selecção nacional
Joana Russo Belo
Foi um dos seis bracarenses convocados por Paulo Bento. E a estreia com a camisola da selecção nacional em jogos oficiais. Éder entrou apenas perto do final do encontro com o Azerbaijão, mas foram minutos suficientes para o jovem avançado ter saído do Estádio AXA visivelmente feliz. Pela vitória de Portugal e pela estreia em casa, perante os adeptos arsenalistas.
"Foi uma estreia especial. Estou muito grato por estar aqui, agradeço ao Sp. Braga e a todos os clubes por onde passei. Espero voltar mais vezes", confessou ao 'Correio do Minho' no final d o jogo.
O jovem ponta-de-lança do Sp. Braga lembrou que era "importante vencer" o jogo com o Azerbaijão e alcançar a liderança do grupo de qualificação para o Mundial'2014, tendo em conta o próximo adversário: a Rússia.
"No próximo jogo vamos enfrentar uma grande selecção e era importante ir para esse jogo com seis pontos", destacou.
Depois da estreia, Éder revelou estar à espera de merecer de novo a confiança do seleccionador nacional. "Vou trabalhar para isso no Sp. Braga e espero voltar muitas mais vezes à selecção".
Correio do Minho
SÓ ELDERSON FALHA REGRESSO A BRAGA
Lateral nigeriano, em trânsito, foi o único que não assinou o ponto. Grupo já ensaia o início da Champions
DO LOTE de internacionais do Sporting de Braga, só Elderson falhou ontem o regresso ao trabalho. O lateral nigeriano, em trânsito após compromisso da sua seleção, não chegou a tempo de se apresentar ao serviço, na sessão matinal de ontem, a primeira, com o grupo às ordens de José Peseiro quase completo , após a sucessão de jogos internacionais dos últimos dias.
Elderson foi representar a Nigéria e ainda não voltou
Depois de a seleção ter jogado em Braga, logicamente que seria fácil a Beto, Nuno André Coelho, Custódio, Ruben Amorim, Rúben Micael e Éder regressarem a tempo e horas aos trabalhos dos arsenalistas. Também Zé Luís (Cabo Verde) e Djamal (Líbia) já treinaram ontem.
Entretanto, Michel ressentiu-se do esforço e foi poupado em alguns exercícios, tal como Ismaily, que treinou no relvado, mas de forma condicionada. O boletim clínico completou-se com as situações de Haas, que voltou a trabalhar de forma condicionada, enquanto Carlão cumpriu tratamento.
Já a pensar no primeiro jogo na fase de grupos da Liga dos Campeões, agendado para a próxima quarta-feira (19.45 horas), em Braga, frente ao Cluj, da Roménia, a equipa comandada por José Peseiro volta a treinar hoje (10.30 horas), à porta fechada, nos relvados anexos do Estádio AXA.
Em princípio, o técnico arsenalista dará amanhã uma folga ao plantel, retomando no sábado a preparação, sem mais intervalos nos ensaios a pensar no jogo inaugural da competição milionária.
O Braga está sem competir desde o dia 2 deste mês, altura em que perdeu no reduto do Paços de Ferreira (2-0), sendo que este jogo comos romenos marcará o arranque de uma nova fase da época. Quatro dias depois, no regresso da Liga, será a vez de o Braga receber o Rio Ave, para a quarta ronda do campeonato.
JN
ISMAILY É ROSTO DE NOVA PARCERIA
Atento ao mercado, António Salvador abriu a porta à empresa sediada em São Paulo para satisfazer um dos principais desejos de Peseiro
Volta e meia, cai o mito de que o Braga está circunscrito à influência de uma única agência de jogadores. É verdade que o agente FIFA Jorge Mendes sempre foi um dos principais aliados de António Salvador, e o próprio dirigente já o assumiu publicamente, mas a SAD nunca deixou de negociar com a concorrência num contexto de total liberdade crítica, em busca dos melhores, de preferência jovens, na perspetiva de realizar futuras vendas rentáveis. Esse é um dos principais segredos deste Braga cada vez mais emergente no futebol internacional, enquadrando-se nesta lógica a contratação de Ismaily, com a marca Traffic.
Mal assinou contrato, José Peseiro indicou o nome do brasileiro para reforçar a posição de lateral-esquerdo e António Salvador não perdeu tempo a reunir-se em Cascais com Tiago Ribeiro, o presidente da SAD do Estoril-Praia e responsável máximo pela Traffic na Europa. "Foi uma negociação fácil e só espero que tenha sido a primeira de muitas. O Ismaily é um jogador com grande potencial e o Braga vai valorizá-lo muito pela participação na Champions", estima Tiago Ribeiro, confirmando que o Desportivo Brasil (São Paulo) , gerido pela Traffic, é detentor de uma parte do passe do defesa.
GESTÃO DO BRAGA "É EXEMPLAR" E INSPIRA PRESIDENTE DO ESTORIL
Detentora de 74 por cento das ações, a troco de 200 mil euros, a Traffic gere desde 2010 o Estoril, sendo Tiago Ribeiro o presidente da sociedade desportiva, em acumulação com o cargo de responsável pela empresa brasileira na Europa, gestora das carreiras de Xandão (Sporting) e Jardel (Benfica), entre outros. Envolvido em várias frentes, embora recusando sempre o papel de empresário, o dirigente estorilista confessa-se admirador da gestão do Braga. "A gestão do Braga é de excelência, exemplar. O modelo que seguem é muito ambicioso e a prova disso é estarem novamente a disputar a fase de grupos da Champions. Tiveram uma ascensão expressiva em pouco tempo. Não se trata de uma paixão pelo Braga, só reconhecimento. Num patamar inferior, também admiro o rigor do Olhanense", revela.
Michel obrigado a abrandar
Decidido a impressionar José Peseiro, avançado tem trabalhado de pé a fundo no acelerador e ressentiu-se do esforço
Em foco desde o primeiro treino em Braga, Michel pagou relativamente caro tanto empenho. O avançado arrancou em força na esperança de conquistar rapidamente o técnico José Peseiro e os músculos acabaram por ceder, apesar de ter revelado boa condição física e, principalmente, grande precisão no remate, entusiasmando os adeptos e a equipa técnica com arrancadas poderosas, assistências e golos. O caso não é grave, nem configura o princípio de uma eventual lesão, mas em nome da prudência o jogador brasileiro trabalhou à parte do grupo, cumprindo exercícios específicos sob a orientação do fisioterapeuta Francisco Miranda de modo a apresentar-se em forma na véspera do jogo com o Cluj, da próxima terça-feira, no arranque do Grupo H da Liga dos Campeões, deixando o treinador na dúvida: entre ele e Éder, qual será o ponta de lança adequado para defrontar os romenos?
Empenho Michel atirou-se ao trabalho corajosamente
Em gestão de esforço continua o lateral-esquerdo Ismaily. Com queixas num joelho, o defesa chegou a ser dispensado dos primeiros treinos seguintes às folgas de sábado e domingo, alternando tratamentos com trabalho no ginásio, mas já se encontra numa fase adiantada da recuperação, tendo feito companhia a Michel na relva. Ou seja, tudo aponta para que esteja disponível para a receção à equipa romena, pelo que o técnico não terá de recorrer a Elderson ou a Florent, a rodar na equipa B, para tapar um eventual buraco inesperado na defesa. As atenções dos minhotos estão já totalmente viradas para o jogo com o Cluj e, pela primeira vez na semana, o plantel trabalhou praticamente na máxima força, face aos regressos dos internacionais portugueses Beto, Nuno André Coelho, Custódio, Rúben Amorim, Rúben Micael e Éder; do líbio Djamal; e do cabo-verdiano Zé Luís.
EQUIPA B GOLEOU SINTRENSE
Zé Manel, Vítor e Piqueti (que bisou) foram os goleadores da equipa B do Braga no jogo contra o Sintrense. Convidados de honra no 101º aniversário do clube de Sintra, os minhotos despacharam o adversário com uma vitória folgada (4-1), regressando a casa com a confiança em alta para o desafio com o Portimonense, na II Liga.
ELDERSON FECHA PLANTEL
A legião de internacionais do Braga fica hoje completa com a integração de Elderson. O lateral-esquerdo esteve ao serviço da seleção da Nigéria e deverá marcar presença esta manhã, num treino a realizar à porta fechada. Caso não apresente qualquer problema físico, os casos clínicos dos minhotos resumem-se ao central Haas e ao avançado Carlão.
O JOGO
(http://img23.imageshack.us/img23/4527/bragary.jpg)
RECORD
Vitória por 3-1 frente ao Trofense
O SC Braga realizou esta manhã, nos relvados anexos do Estádio AXA, um jogo-treino frente ao Trofense, da Segunda Liga, vencendo por 3-1. Os golos foram todos apontados na segunda parte, tendo pelos bracarenses marcado Alan, Hugo Viana e Nuno André Coelho. Pelos visitantes o autor do golo foi Amorim.
José Peseiro utilizou todos os jogadores disponíveis, exceção a Michel e Ismaily, que fazem gestão de esforço, Carlão (tratamento a lesão muscular na coxa esquerda) e Haas (recupera de cirurgia).
A BOLA
José Peseiro desmente declarações na Roménia
Por Nuno Vieira
O técnico José Peseiro desmente ter concedido qualquer entrevista a órgãos de comunicação social da Roménia. Hoje, um jornal local atribuiu ao treinador do SC Braga declarações que apontam para uma visão depreciativa sobre a organização do Cluj e colocam em causa o profissionalismo do futebol romeno.
«José Peseiro nunca deu qualquer entrevista a algum órgão de comunicação social romeno desde que orienta a equipa do SC Braga. Não falou com qualquer jornalista romeno ou outro sobre o jogo com o Cluj para a Liga dos Campeões. Jamais teve, ou teria, declarações ou uma visão depreciativa do Cluj ou do futebol romeno para a imprensa portuguesa ou sequer no site do SC Braga, como lhe é imputado», pode ler-se numa nota à imprensa emitida pelo departamento de comunicação da SAD minhota, precisando que a única vez que Peseiro se referiu ao Cluj foi «em conferência de imprensa no dia 1 de setembro, reagindo ao sorteio e afirmando que o desejo do Braga é passar à fase de grupos».
A abordagem ao primeiro compromisso da fase de grupos da Champions terá lugar na habitual conferência de imprensa de antevisão, na próxima terça-feira, véspera do jogo.
A Bola
Antes da Champions, SC Braga ganha jogo-treino com Trofense (3x1)
O SC Braga continua a preparar a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os arsenalistas voltaram a treinar, esta quinta-feira, e José Peseiro já contou com quase todos os internacionais.
A exceção foi Elderson por estar ainda em «trânsito» depois do compromisso na seleção da Nigéria.
Ismaily treinou no relvado, ainda que de forma condicionada e não integrada, tal como o avançado Michel.
Haas também não participou no treino por estar a recuperar de lesão.
O SC Braga aproveitou para realizar um jogo-treino com o Trofense.
Os minhotos venceram por 3x1. Os golos foram marcados por Alan, Hugo Viana e Nuno André Coelho. O tento do Trofense foi apontado por Amorim.
Amanhã, o grupo volta a treinar, à porta fechada, pelas 10h30, nos relvados anexos ao estádio Axa.
ZEROZERO
Vitória frente ao Trofense (3-1) em jogo particular
INTERNACIONAIS JÁ ESTIVERAM DISPONÍVEIS
O Sp. Braga venceu esta quinta-feira o Trofense, da Segunda Liga, por 3-1, num jogo treino realizado à porta fechada num dos relvados anexos ao Estádio Municipal de Braga.
Os golos surgiram apenas na segunda parte, com Alan e Hugo Viana a adiantarem o Sporting de Braga no marcador. Amorim ainda reduziu para a equipa da Trofa, mas Nuno André Coelho sentenciou o resultado final em 3-1.
O treinador arsenalista, José Peseiro, já pôde contar com os jogadores que estiveram ao serviço das seleções e utilizou todos os atletas disponíveis.
As exceções foram Michel e Ismaily, que fizeram gestão de esforço, Carlão (tratamento a lesão muscular na coxa esquerda) e Haas (que recupera de cirurgia).
RECORD