Caros:
Como disse noutro local, o SCBraga ser campeão, neste momento é uma questão de... matemática. Se ganharmos todos os jogos somos campeões. De forma simplória e sem filosofias saloias, esta é a realidade.
Mas agora, vamos lá falar do assunto que tem marcado estas 2 últimas semanas:
Deve ou não o SCB assumir-se como candidato???
E vejamos também outro lado da questão: que mal tem ou que podemos ganhar e/ou perder com esta predisposição?
Fala-se de pressão, de sacudir pressão, de passar a "responsabilidade" da coisa para outros.
Sinceramente, não vejo qualquer problema em assumir pois a matemática e as probabilidades colocam-nos no lote dos 3 (já não acredito nada em 4...) candidatos.
Ser campeão é, quando entrarmos para uma competição uma ...natural "fatalidade". Ou seja, podemos mesmo arriscarmo-nos a ser campeões pois não conheço nenhuma equipa que jogue para perder. Ora, se vencer uma série de jogos pode levar-nos a ser campeões, qual o problema? Não corremos por gosto? Não corremos para sermos melhores? VENCER é uma inevitabilidade do desporto. Que brinda quem mais pode nas várias armas colocadas á disposição.
Estar a 9 jornadas do fim do campeonato com um ponto de atraso do 1º e com este a ter que jogar em nossa casa, é ou não um factor que nos atira para esta posição?
Ter 11 vitórias seguidas quando se vêque os dois rivais nesta luta estão, digo eu, a claudicar, é ou não uma realidade?
Sei que o que muitos querem é que o SCB se assuma, como que ao definir esta situação o clube venha a cair sobre si próprio e a equipa a não conseguir segurar esta pressão.
Compreendo que para muitos clubes , uma temporada fora do comum e o topo mais alto do pódio á vista pode acabar por ser uma ruína com a "gulodice" a ter "mais olhos que barriga" e o deslumbramento a ser prejudicial.
Ter uma atitude humilde e ganhadora, jogo a jogo , como se gosta agora de dizer, é talvez a atitude mais correcta de "quem corre por fora".
Mas, ´caramba, caros amigos, não temos nós uma equipa recheada de valores com provas dadas?
Temos jogadores campeões, internacionais e vencedores de troféus.
Temos atletas finalistas de provas europeias e com participações em mundiais e europeus ( e CAN´s). Temos jogadores em óptimo momento de forma e com maturação suficiente para este desporto.
Temos um historial recente de resultados desportivos em crescendo.
Praticamos um dos melhores "futebois" da nossa LIGA.
Temos um presidente com provas dadas e uma direcção e SAD coesas e com "substracto" para vencer.
Temos adeptos - não no número que julgavamos necessário para vencer - mas dos melhores que Portugal tem pelo seu empenho e paixão.
Temos um treinador "cientifico" e que não se deixa perturbar com "jogadas" fazendo sempre fé nas suas potencialidades e no valor do seu trabalho.
NÂO TEMOS comunicação Social
Não temos "peso" nacional
Não temos "lugares nas federações e Ligas"
Não temos "arbitragem"
Não temos "dividas enormes" nem bancos a puxarem por titulos como "hipotecas"
Ou seja, temos tudo para vencer dentro do campo. Oxalá sejamos capazes de não precisar do que não temos fora das 4 linhas desde que haja, fairplay e respeito pela verdade desportiva.
Dizer que somos candidatos????
Porque não? Não nos irão cair "os parentes na lama" se não formos... ao menos pomos os outros a suar...
Os objetivos foram traçados no inicio da época.
Não faz qualquer sentido os alterar.
Não somos candidatos!
Os objectivos foram claramente definidos no inicio da época!
O nosso objectivo é o 4º lugar!
Só acho que podemos dizer que somos candidatos ao título se, após recebermos o Porto, ainda estivermos na luta pelo primeiro. Para já, ainda é muito cedo para nos afirmarmos como tal porque temos verdadeiras provas de fogo ao ir à Luz, receber o Porto e ir a Alvalade.
Eu também concordo que não se deve começar a falar em candidaturas ao título nesta fase, precisamos de ganhar 13 pontos ao Marítimo e 14 ao Sporting para garantirmos matematicamente o 3º lugar. A menos que a equipa saia dos confrontos com Benfica e Porto em 1º, não faz sentido falar agora em candidatura ao título, importante é manter esta consistência, porque os outros estão muito tremidos!
Quote from: RVX1921 on 12 de March de 2012, 10:28
Só acho que podemos dizer que somos candidatos ao título se, após recebermos o Porto, ainda estivermos na luta pelo primeiro. Para já, ainda é muito cedo para nos afirmarmos como tal porque temos verdadeiras provas de fogo ao ir à Luz, receber o Porto e ir a Alvalade.
Se empatarmos na Luz e ganharmos ao Porto, não só somos candidatos como somos campeões.
Se isto não acontecer, deixo de ver futebol!!!
Então fiquemo-nos pelos objectivos, não é????
E se os objectivos podem falhar porque não podemos falhar um assumir de candidatura? Se falharmos é ...desporto. Como poderia falhar a meta do 4º lugar e não vinha mal ao mundo.
Não sei pq insistimos na pequenez e no "correr por fora". Os lagartos ainda atiram foguetes ao ar e estão a 11 pontos!
Claro que somos candidatos, poça!!!! os outros, se são os tais do costume é que tÊM DE SENTIR ESSA PRESSÃO DE TER MAIS UM OUTSIDER A MORDER OS CALCANHARES.
Estou plenamente convencido que o 3º lugar não nos foge. E assim, o objectivo está cumprido.
decidimanete eu gostaria de ver o clube assumir claramente que liuta para ser campeão. Diz~e-lo no inicio do campeonato é que não.
Agora andamos todos a pensar que a correr por fora, sem ondas, podemos chegar lá. Mas alguém ainda não nos viu nem deu por nós?
Assumamos. Eu por mim assumo. Quero e posso ser campeão. Vou deixar este sonho só por ser "politicamente correcto" ?
Onde está o mal de querer o topo? vamos jogar pior ou deixar de ter a noção de coesão se não o fizermos? vamos jogar agora de forma tola e sem controlo?
Por mim, agora que cá estamos a menos de 1/3 do fim da prova só dependemos de nós.
Quote from: RVX1921 on 12 de March de 2012, 10:28
Só acho que podemos dizer que somos candidatos ao título se, após recebermos o Porto, ainda estivermos na luta pelo primeiro. Para já, ainda é muito cedo para nos afirmarmos como tal porque temos verdadeiras provas de fogo ao ir à Luz, receber o Porto e ir a Alvalade.
É isto! Para já, o objectivo deve ser assegurar pelo menos o terceiro lugar, o que já é um pouco diferente de ficar nos quatro primeiros.
Não devemos assumir-nos desde já como candidatos por uma razão simples: os mesmos adeptos que fazem contas em relação à luta pelo título serão os primeiros a entrar em depressão se porventura suceder qualquer escorregadela, criando um ambiente negativo à volta da equipa, certamente amplificado pela imprensa - que tão depressa quer fazer de nós candidatos como depressa nos julgará como uma equipa "sem estofo" para tão grande objectivo, se por acaso ocorrer uma escorregadela.
É preciso preservar um ambiente de serenidade em torno da equipa. Porque, como disse o Custódio, não somos mais candidatos por o assumir. De certeza que, no balneário, há tanta ambição quanto entre os adeptos. E não é preciso avisar os adversários para que eles sintam os calcanhares a serem mordidos. A esta altura, acreditem, eles já nos levam a sério...
Eu concordo com atitude da equipa técnica nesta altura protege a equipa, retira pressão e conseguir os objetivos traçados é o essencial, podemos conseguir um play-off para a LC, não temos os milhões dos outros nem queremos ficar enterrados em dividas, porque se assumissem uma candidatura ao primeiro deslize estes "abutres" da CS caíam-nos logo em cima.Claro que o sonho de todos nós é um dia sermos campeões mas também sabemos que na conjuntura do nosso futebol atual é muito difícil acontecer outros valores se levantam, acho que nesta altura o nosso SC.Braga já precisava de um titulo nem que seja a Taça da Liga.
E se falharmos qual o problema?
Dizerem que não temos estofo? se falharmos por incapacidade própria não temos mesmo estofo e perdemos bem pois o adversário foi superior.
No desporto existe sempre o adversário. se for superior não há volta a dar...
Vi hoje declarações antigas de LJ onde fala dos objectivos intermédios e final. è a sua posição. Entendo-a. respeito-a.
Agora, eu adepto apaixonado não hei-de dizer que somos candidatos? e se o presidente o disser tb? qual o problema? vai colocar pressão nos jogadores? nesta altura e mesmo no inicio da temporada os seus contratos não previam a hipotese de serem campeões? Não tinham premios pelo 1º lugar? Ah, era melhor então nada por ...para tirar pressão. Ou então se calhar nem entegravamos as candidaturas burocraticas á UEFA para podermos jogar na europa... assim a equipa jogava mesmo sem qq pressão.
Pressão é para "panelas de pressão".
Não ter pressão é para falhados.
Quem trabalha, bem e com força tem sempre pressão. Todos nós a temos , dia a dia, momento a momento. e não vivemos bem com ela? deixariamos de ser quem somos?
Estas são as minhas ideias.
Por mim o Braga garante o 4º lugar.. depois de possível o 3º.
E depois logo se vê!!!
Até lá meus amigos, estamos a lutar pelo que queremos, ficar entre os 4 primeiros lugares e não necessariamente o 4º.
Quote from: ric on 12 de March de 2012, 11:51
No desporto existe sempre o adversário. se for superior não há volta a dar...
Que, pelo menos 2 deles, a maior parte das vezes jogam com 14...
Pressão é para "panelas de pressão".
E para toda uma comunicação social que ganha BALURDIOS com 3 nomes de clubes, não com outro.
E para toda uma organização que se dá de nome ARBITRAGEM...
E para toda uma guerra de favores e desfavores em que quem colocou dinheirinho (pouquissimo por sinal) o quer reaver... e sabem a diferença entre ficar em 2.º e em 4º????
Não ter pressão é para falhados.
Para quem luta pela manutenção também existe pressão... Mas no nosso caso, achas que os jogadores e equipa técnica não deseja ser campeão?!?!? e iria mudar alguma coisa dizer que são candidatos?!?!? Iria, iria provocar ondas de mar numa praia calmissima como a nossa.
Quem trabalha, bem e com força tem sempre pressão. Todos nós a temos , dia a dia, momento a momento. e não vivemos bem com ela? deixariamos de ser quem somos?
Se me disserem a meio do jogo que as regras são diferentes, acho que deixaria de ser quem sou... mas isto sou eu... e possivelmente os nossos atletas...
Estas são as minhas ideias.
E estas as minhas.
Mas mudar o discurso PARA QUÊ?!?!? O QUE GANHARIAMOS a mais do que estamos a ganhar neste momento COM ISSO?!?!?
Quote from: Reis on 12 de March de 2012, 12:01
Quote from: ric on 12 de March de 2012, 11:51
Não ter pressão é para falhados.
Para quem luta pela manutenção também existe pressão... Mas no nosso caso, achas que os jogadores e equipa técnica não deseja ser campeão?!?!? e iria mudar alguma coisa dizer que são candidatos?!?!? Iria, iria provocar ondas de mar numa praia calmissima como a nossa.
REIS: SE NÃO IRIA MUDAR NADA ENTÃO NÃO HAVERIA QQ PROBLEMA...
Quem trabalha, bem e com força tem sempre pressão. Todos nós a temos , dia a dia, momento a momento. e não vivemos bem com ela? deixariamos de ser quem somos?
Se me disserem a meio do jogo que as regras são diferentes, acho que deixaria de ser quem sou... mas isto sou eu... e possivelmente os nossos atletas...
Estas são as minhas ideias.
E estas as minhas.
Mas mudar o discurso PARA QUÊ?!?!? O QUE GANHARIAMOS a mais do que estamos a ganhar neste momento COM ISSO?!?!?
reis: se não ganhavamos tb não perderiamos
Vou lembrar tb que a questão de "assumir" aumentaria isso sim, responsabilidade entre adeptos. Adeptos que estariam "formalmente" incluídos neste projecto. Adeptos que seriam responsévis por tb fazerem a SUA parte. O clube teria mais eco e poderia ganhar com este elevar da fasquia.
por outro lado, criar-se-ia uma maior onda de apoio e mesmo entre as forças vivas da cidade , assumir o titulo poderia reunir sinergias. Seria um estímulo extra.
Se não conseguissemos...era desporto . Onde apenas um pode ganhar
Dizes aumentar a responsabilidade entre adeptos?
Pois eu acho que esse é o pior caminho.
Vê as criticas que os "adeptos com responsabilidade" fizeram á equipa ainda há pouquíssimo tempo atrás.
Vê os assobios que os "adeptos com maior responsabilidade" dirigiram á equipa num jogo com o nosso rival minhoto numa altura em que a equipa ganhava e controlava o jogo...
Vê o apagão que viu no ultimo jogo em os "adeptos com maior responsabilidade" se calaram e pouco fizeram para levar a equipa para a frente.
Vê o que os "adeptos com maior responsabilidade" disseram a um jogador enquanto este estava em aquecimento.
Tens "n" casos em que os adeptos adoptam comportamentos de "candidato ao titulo" e em que invariavelmente saímos mais fracos, menos coesos e claramente menos equipa...
Acho que devemos manter a postura que nos trouxe até aqui, humildade, trabalho, espírito de equipa e uma mentalidade e identidade guerreira.
Assumir ou não a candidatura é sinceramente o menos importante neste momento... É absolutamente irrelevante e não estou a ver que benefícios nos irá trazer.
Vamos sim é concertar-nos nos próximos dois jogos, um para dar mais um passo no rumo a liga dos campeões do próximo ano e outro que nós poderá dar uma final pelo segundo ano consecutivo...
Quote from: ric on 12 de March de 2012, 12:22
Quote from: Reis on 12 de March de 2012, 12:01
Quote from: ric on 12 de March de 2012, 11:51
Não ter pressão é para falhados.
Para quem luta pela manutenção também existe pressão... Mas no nosso caso, achas que os jogadores e equipa técnica não deseja ser campeão?!?!? e iria mudar alguma coisa dizer que são candidatos?!?!? Iria, iria provocar ondas de mar numa praia calmissima como a nossa.
REIS: SE NÃO IRIA MUDAR NADA ENTÃO NÃO HAVERIA QQ PROBLEMA...
Mas mudar o discurso PARA QUÊ?!?!? O QUE GANHARIAMOS a mais do que estamos a ganhar neste momento COM ISSO?!?!?[/color]
reis: se não ganhavamos tb não perderiamos
Perderiamos, sim.
ESTABILIBADE competitiva.
Neste momento, temos que assegurar o 4.º lugar (matematicamente ainda não temos este lugar como nosso)
Depois de este objetivo assegurado, que tal pensarmos no 3.º ou até uma ida direta à liga dos campeões? Mas neste momento ainda nem sequer temos o 4.º lugar assegurado, quanto mais....
Vou lembrar tb que a questão de "assumir" aumentaria isso sim, responsabilidade entre adeptos. Adeptos que estariam "formalmente" incluídos neste projecto. Adeptos que seriam responsévis por tb fazerem a SUA parte. O clube teria mais eco e poderia ganhar com este elevar da fasquia.
por outro lado, criar-se-ia uma maior onda de apoio e mesmo entre as forças vivas da cidade , assumir o titulo poderia reunir sinergias. Seria um estímulo extra.
Se não conseguissemos...era desporto . Onde apenas um pode ganhar
Na minha opinião não devemos assumir a candidatura ao título.Se após os jogos decisivos com as gaivotas e os tripeiros sairmos na fente, não tenho dúvidas que seremos campeões. Um jogo de cada vez.
Neste campo estou do mesmo lado que a nossa equipa técnica. Não temos de assumir qualquer candidatura para o título, os nossos objectivos ficaram traçados no início da época e são eles a nossa prioridade. Neste momento eles não estão garantidos, portanto, até o quarto lugar não ficar matematicamente alcançado não nos devemos aventurar noutras andanças. É preferível jogar pelo seguro, com os pés bem assentes no chão. É que havendo uma queda, será pior psicologicamente para o grupo de trabalho.
CONCORDO totalmente com a estratégia de comunicação que tem sido adotada pela estrutura do clube.
Toda a gente já viu que o SCBraga tem possibilidades de ser campeão nacional.
Internamente, não tenho dúvidas que os jogadores e a equipa técnica tudo farão para alcançar esse título.
Agora, não me parece que valha a pensa assumir essas possibilidades, por diversos motivos.
Há 2 anos, fomos castigados com a ausência do Vandinho por 3 meses.
Deixam-nos estar caladinhos, para ver se ninguém da conta de nós...
Penso que as duas estrategias serao validas.
Nao somos mais ou menos candidatos por o dizer-mos publicamente, nao aumenta a pressao dize-lo pois no intimo dos jogadores e dos adeptos esse objectivo esta no horizonte, já ninguem acredita que no minimo nao alcancemos o 3º lugar, ou melhor se no fim do campeonato ficar-mos em 4º os puristas dirao que ficamos dentro do objectivo, mas será que essa será o sentimento da equipa? do presidente? do treinador dos adeptos? claro que nao, neste momento quase que todos exigimos ficar no minimo em 3º, alias tendo os pontos que temos de avanço para os 4os classificados, só por fundamentalmente demerito da nossa equipa é que sporting e maritimo poderao ambicionar chegar ao 3º lugar.
Claro que ainda falta muito campeonato, ainda falta muito pontos, mas por vezes mais vale ser rei um dia que principe toda a vida, porque neste momento somos a mais consistente equipa de portugal, somos a equipa que melhor se adapta ao que cada jogo pede, seremos talvez das poucas equipas que mais resultados viraram, temos o melhor (até ao momento) goleador do campeonato e temos uma coisa que os outros nao teem que é FOME DE TITULOS.
Se isto tudo deve por uma pressao acrescida nos jogadores? nao, se isto tudo fará com que certas armadilhas se coloquem no nosso trilho? talvez, mas chegado até aqui nao odemos olhar para tras, a "fuga" é para a frente.
Assumir? Não.
Só quero ganhar todos os jogos que faltam e ser campeão!
Como o Luís Freitas Lobo diz:
"O Braga não precisa que assumir a candidatura publicamente porque o Braga assume dentro do Campo"
É qualquer coisa assim ;D ;D
Desde que Braga venceu categoricamente o Gil em Barcelos que digo que Braga é candidato ao titulo (apesar de depois da vitoria do Porto na Luz me ter feito repensar, o empate desta jornada volta a misturar tudo). Assumir a candidatura o Braga já o fez, quando disse que o objectivo é ficar entre os 4º primeiros e dizendo que quer vencer cada jogo que faz. Isso de vir para CS dizer que se é candidato ao titulo é para os do costume, nós vamos mostrando-o em campo. De que vale vir para CS dizer-se que se é candidato ao titulo? Que se ganha com isso? Ganha-se é dentro de campo. Não entendo a importancia que se dá a isso de se assumir como candidato ao titulo, alguém dá valor ao que vem escrito nos pasquins em Portugal?
Ric, essa treta do ganhar ou perder é desporto, já não colhe. Essa treta do ganhar ou perder é desporto, era o futebol de antigamente. Hoje, o futebol não é paixão só ou será que ainda não ouviste a expressão, "FUTEBOL MODERNO" ...
Queres assumir a candidatura, então assume-a quando a comunicação social tiver para com o Braga, o mesmo tratamento que tem para com os 3 estarolas.
Queres assumir a candidatura, então assume-a quando os bastidores do futebol em Portugal, tiverem a mesma atitude e protecção para com o Braga, que demonstram para com os 3 estarolas.
Queres assumir a candidatura, então assume-a quando os adeptos do Braga puderem ou quizerem
acompanhar a equipa a qualquer estádio.
Queres assumir a candidatura, então assume-a quando os adeptos do Braga puderem ou quizerem
pagar os preços de bilhetes exigidos a quem é candidato ao título.
E uma prova do que te digo, neste último ponto, podes verificar "in-loco" no tópico do jogo na Vila da Feira, após o conhecimento dos preços dos bilhetes.
ATENÇÃO, não estou a criticar quem está a reclamar, apenas a constatar que os adeptos do Braga não podem ou não querem pagar os preços de bilhetes exigidos a quem é candidato ao título.
Isto para já não te chega??...
Noutro país qualquer até era capaz de assumir a candidatura ao título nas condições actuais do SC Braga, em PORTUGAL, não, e digo-te mais, é impossível...
Todos os clubes quando iniciam uma competição partem em pé de igualdade para a vencer. Claro que, umas têm mais e melhores condições para no fim chegar em primeiro. Agora durante a prova ninguém é obrigado a dizer para a comunicação social se luta ou não para o titulo, para a europa ou para descer. A CS quer a força toda que o Braga diga que está a lutar para ser campeão, mas as primeiras páginas e destaques continuam a ser para quem lhes dá de comer! Não é preciso ir a Roma para ver e saber para o que o Braga luta e só não vê nem sabe quem não quer. O Braga não precisa de dizer nada, quem quiser que atente nos seus jogos e conclua o que bem entender. No final faz-se as contas, quem tiver mais pontos ganha!
nestas coisas de nos assumirmos como candidatos ao titulo estou ao lado do Leonardo Jardim. nem mais nem menos.
FORÇA BRAGA
Quote from: nandes on 12 de March de 2012, 14:06
Ric, essa treta do ganhar ou perder é desporto, já não colhe. Essa treta do ganhar ou perder é desporto, era o futebol de antigamente. Hoje, o futebol não é paixão só ou será que ainda não ouviste a expressão, "FUTEBOL MODERNO" ...
Queres assumir a candidatura, então assume-a quando a comunicação social tiver para com o Braga, o mesmo tratamento que tem para com os 3 estarolas.
Queres assumir a candidatura, então assume-a quando os bastidores do futebol em Portugal, tiverem a mesma atitude e protecção para com o Braga, que demonstram para com os 3 estarolas.
Queres assumir a candidatura, então assume-a quando os adeptos do Braga puderem ou quizerem
acompanhar a equipa a qualquer estádio.
Queres assumir a candidatura, então assume-a quando os adeptos do Braga puderem ou quizerem
pagar os preços de bilhetes exigidos a quem é candidato ao título.
E uma prova do que te digo, neste último ponto, podes verificar "in-loco" no tópico do jogo na Vila da Feira, após o conhecimento dos preços dos bilhetes.
ATENÇÃO, não estou a criticar quem está a reclamar, apenas a constatar que os adeptos do Braga não podem ou não querem pagar os preços de bilhetes exigidos a quem é candidato ao título.
Isto para já não te chega??...
Noutro país qualquer até era capaz de assumir a candidatura ao título nas condições actuais do SC Braga, em PORTUGAL, não, e digo-te mais, é impossível...
qdo estas coisas se conjugarem , estamos iguais aos...outros.
Compreendo que queiram estar com caldos de galinha.
Num "pais normal" quem olhasse para a tabela classificativa teria que ter os 3 classificados a lutar pelo titulo. Aqui ao lado, ainda há quem duvide da capacidade do RM que está a 10 pontos do barça.
Eu só pretendo mudar um pouco o paradigma normal de deixar andar a ver o que dá. isso é atitude prudente, cautelosA E QUE...DÁ PARA TUDO.
Por mim, eu assumia com maior força criando uma verdadeira onda que nos pode beneficiar.
Compreendo que há quem não o entenda assim. por isso é que o futebol e a vida tem lados contraditórios, opiniões variadas e pressupostos diversos...
Se todos dizem que não ganhamos nada com o "assumir" então o que perderíamos? No minimo ficariamos iguais , não é?....
Eu sou completamente contra estes mitos do futebol. Das cautelas, dos passos de lã, do politicamente correcto, da verdade-mentira e vice-versa.
Dizer que se quer ser campeão é o corolário de um trajecto. Não estou a falar de um clube qualquer. estou a falar de uma equipa que tem menos um ponto que o líder a 8 jornadas do fim. E de uma equipa que vem ganhando consistência jornada a jornada.
Então aí sim, SEREMOS CANDIDATOS AO TÍTULO!!!!!!!!!!!! (como alteraste o teu post, tive também de actualizar o meu)
Mas que onda nos pode beneficiar, a assunção de uma candidatura ao título?
Eu vejo precisamente o contrário e lá voltaremos à questão da "pressão". Hoje, 2ª. feira dia 12/03/2012, ainda não consegui ver o resumo do nossa jogo de sábado, para ter uma ideia do quanto a U. Leiria foi prejudicada nesse jogo.
A ser verdade que fomos beneficiados, reparaste na pressão exercida pelos adeptos dos outros rivais nas redes sociais, reparaste na pressão dos comentaristas das tv's, reparaste na pressão exercida na comunicação social escrita?
A pressão de que se fala não tem nada a ver com a nossa necessidade de ganharmos os nossos jogos, de marcarmos muitos golos (se bem que me pareceu o Lima, mais ansioso), a pressão de que se fala é em relação è exercida por terceiros sobre os organismos de decisão, se até aqui o Braga, poderia ser beneficiado num fora-de-jogo, a partir de agora já não é beneficiado, é ser LEVADO AO COLO, e isto é com que intuito?
Para benefício do Braga, podes ter a certeza de que não é...
Assumimos a candidatura ao titulo se a 3 jornadas do fim tivermos mais 4 pontos que o 2º :D Até lá, é ganhar o maior número de jogos ;)
Quando no "SORTEIO" da liga, existem preferências para os 3 estarolas.... como é que o Braga pode assumir o que quer que seja????
Quote from: Arnie_Marta on 12 de March de 2012, 14:49
Quando no "SORTEIO" da liga, existem preferências para os 3 estarolas.... como é que o Braga pode assumir o que quer que seja????
"Só se for na Playstation" ;D
Não devemos assumir a candidatura por diversas razões:
1º não foi esse o objectivo traçado ao inicio da época
2º a comunicação social não nos iria largar
etc...
Vamos continuar a jogar como temos feito e a ganhar, mais lá po fim, aí sim, podemos pensar no eventual título....
Quote from: Arnie_Marta on 12 de March de 2012, 15:18
Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 12 de March de 2012, 15:17"Só se for na Playstation" ;D
pois... "ELES não deixam"
Pode ser que este ano lhes cai uma surpresa em cima, contra tudo e contra todos ;)
Tentando ser pragmático, tudo se resume a uma questão: o que é que ganhamos em assumir que queremos ser campeões?
Nada!!!
Até porque toda a gente sabe que, claro, queremos ser campeões!!! Desde que nos deixem sê-lo!!! E quanto mais "incógnitos" e subestimados andarmos, melhor!
Dou um exemplo: nunca ninguém falou da arbitragem dos jogos do Braga; no sábado, como houve um lance em que fomos beneficiados, a notícia de rodapé da SIC foi "Braga volta a ganhar com lance polémico" e o jogo do Braga já teve direito a análise pelo Rui Carapinhoso, onde só apontou dois lances do jogo!, em que alegadamente o Braga foi beneficiado, e só isso chegou para dar uma classificação de 7 (em 20) ao árbitro! Antes de andarmos lá na frente, nunca o carapinhoso tinha analisado os nossos jogos (excepto contra os 3 gordos).
Por isso, eles que se esqueçam de nós, nos ignorem e subestimem, qual patinho feio, que pode ser que na última jornada reapareçamos como um lindo cisne!!!
Não vale a pena mudar o discurso pelo menos enquanto não estiver garantido o 4º e 3º lugares. Se conseguirmos ir à Champions isso tem de ter sabor a vitória e não a desilusão.
Uma nota para uma situação diferente mas que também tem a ver com discursos, o ano passado tivemos toda a segunda volta sem revelar que o Domingos ia para o Sporting a duas semanas do fim o Domingos decidiu abrir o jogo e revelar que ia para os lagartos, a partir desse dia nunca mais ganhou um jogo pelo Braga, perdemos a Final da liga Europa e perdemos o 3º lugar para o Sporting, com isto o que quero dizer é que não há necessidade de mudar de discurso quando as coisas estão a correr bem, porque na minha opinião não ajuda nada e corremos sempre o risco de poder prejudicar.
DEFINITIVAMENTE NÃO! Os nossos objectivos não vão ser alterados só por estarmos neste posição. Penso que se um dia o Braga admitir que é candidato vamos ter um pressão imensa sobre nós, por isso como não somos candidatos vamos mas é jogar jogo a jogo e no fim vemos para o que dá. HUMILDADE E RAÇA é a única coisa que se pede!
O Leonardo Jardim tem razão...primeiro vamos concluir o principal objectivo e depois traçam-se novos objectivos, se forem reais.
O sporting tb tinha o objectivo de ser campeão, matematicamente é possível mas, na realidade,penso que o objectivo deles agora, passa pelo 4º lugar e se possível tentar o 3º.
Connosco é igual. O principal objectivo é assegurar o 4º lugar, o que vier por acréscimo já é bom. Mas, acho que os 2 jogos com o benfica e porto vão decidir tudo.
Para mim é simples: Ganhamos alguma coisa em assumir?
Não vejo nenhuma vantagem.
Logo assumir para quê? Vamos com calma passo a passo
Não ganhamos nada em assumir a candidatura só colocamos mais pressão em cima de nós.
Nós mostramos o nosso valor dentro de campo e é assim que deve continuar a ser ;)
Acho que os jogadores/dirigentes/treinador devem evitar a comunicação social ao máximo até ao final da época. Á dois anos assumimos a candidatura e perdemos o 1 lugar para o benfica e dps nunca mais os apanhamos.
Se a comunicação social ignorou o Braga até ao momento tb deviamos os ignorar agr e assumir a candidatura dentro de campo.
3 exemplo de protagonismo k n resultaram:
Sporting ao inicio da epoca: diziam k estavam ao nivel de Barcelona e Real, o campeonato ia ser facil. Estao em 5º
Benfica: Já tinham encomendado as faixas, estão em 2º.
Porto: vitor pereira diz sempre a mesma coisa nas conferencias de imprensa. Que tem grande equipa e que se jogar á porto ganha facil. No entanto o porto é muito irregular e joga sempre á vitor pereira.
Acho k deviamos assumir a candidatura lá para o fim da jornada 26, caso estejamos com um bom avanço. Se assumirmos já, corremos o risco de chegar a jornada 25 mais perto do maritimo do que com o benfica.
Quote from: Reis on 12 de March de 2012, 10:00
Os objetivos foram traçados no inicio da época. Não faz qualquer sentido os alterar.
Reis, estou inteiramente de acordo contigo e com todos os que defendem que devemos estar ... calados!
No início da época, como muito bem já esclareceu o Leonardo Jardim, perfilaram-se 3 candidatos ao título, um candidato aos 4 primeiros lugares e dois candidatos à Europa. Nessa altura é que se devem apontar os objetivos: e o SCBraga fê-lo claramente - ficar num dos quatro primeiros lugares!
Neste momento, em que matematicamente apenas temos asegurado o sexto lugar, não faz qualquer sentido, em meu entender como é evidente, apresentar um «orçamento» retificativo: o nosso objetivo, em devido tempo apresentado, em nada está alterado!
Posto isto,
que interesse temos nós em refazer o n/ objetivo se ele ainda é perfeitamente alcançável? Para que em caso de não ser atingido, venhamos a ser alvo da n/ tão querida CS? Será que ao nosso «ego» fará melhor atingir o 3.º, 2.º e 1.º depois de termos apontado como mínimo o 4.º lugar, ou atingir o 2.º, 3.º ou 4.º depois de termos projetado o 1.º?
Quando garantirmos, matematicamente o 4.º lugar, devemos fazer «uma revisão em alta», passando a definir como objetivo um dos 3 primeiro lugares e assim sucessivamente.
Como também aquiu já alguém disse, os n/ objetivos atuais são o de ganhar ... o próximo jogo! Se assim o fizermos, lá teremos que ficar com o caneco no final da época. Mas o n/ objetivo não tem que ser alterado agora!
Assumir para que? Não temos de provar nada a ninguém e nunca precisamos de atenção dos media nem de capas de jornais para ganhar jogos. Estamos muito bem assim.
Vamos é continuar a fazer o nosso campeonato, ganhar jogo a jogo e no fim fazem-se as contas!
Acho que isto responde à questão:
Mais cabeça, menos coração. Pode ser? :-[ :-X
Quote from: ComContaPesoEMedida on 12 de March de 2012, 18:50
Quote from: Reis on 12 de March de 2012, 10:00
Os objetivos foram traçados no inicio da época. Não faz qualquer sentido os alterar.
Reis, estou inteiramente de acordo contigo e com todos os que defendem que devemos estar ... calados!
No início da época, como muito bem já esclareceu o Leonardo Jardim, perfilaram-se 3 candidatos ao título, um candidato aos 4 primeiros lugares e dois candidatos à Europa. Nessa altura é que se devem apontar os objetivos: e o SCBraga fê-lo claramente - ficar num dos quatro primeiros lugares!
Neste momento, em que matematicamente apenas temos asegurado o sexto lugar, não faz qualquer sentido, em meu entender como é evidente, apresentar um «orçamento» retificativo: o nosso objetivo, em devido tempo apresentado, em nada está alterado!
Posto isto, que interesse temos nós em refazer o n/ objetivo se ele ainda é perfeitamente alcançável? Para que em caso de não ser atingido, venhamos a ser alvo da n/ tão querida CS? Será que ao nosso «ego» fará melhor atingir o 3.º, 2.º e 1.º depois de termos apontado como mínimo o 4.º lugar, ou atingir o 2.º, 3.º ou 4.º depois de termos projetado o 1.º?
Quando garantirmos, matematicamente o 4.º lugar, devemos fazer «uma revisão em alta», passando a definir como objetivo um dos 3 primeiro lugares e assim sucessivamente.
Como também aquiu já alguém disse, os n/ objetivos atuais são o de ganhar ... o próximo jogo! Se assim o fizermos, lá teremos que ficar com o caneco no final da época. Mas o n/ objetivo não tem que ser alterado agora!
Até estou a citar estes dois post's, por tão de acordo estar com eles. Muito bem CCPM!!!
O que conta é a ambição dentro do grupo e aí não tenho dúvidas que todos estão a lutar para serem campeões.Para fora não vale a pena modificar o discurso,não temos nada a ganhar,bem pelo contrário.
Vamos continuar assim passo a passo e acredito que desta vez vamos chegar lá!
Muito sinceramente, na minha opinião, não vejo porque razão havemos de assumir a "responsabilidade" de lutar pelo título? Que benefícios nos poderá trazer a não ser outro tipo de responsabilidade? Porque raio anda a CS a bater sistemáticamente nesta tecla se até agora nos ignoraram? Será pelos nossos lindos olhos?
Será que ao fim de 9 anos de presidência Salvador os adeptos do próprio clube ainda não o conhecem? Pois meus amigos, desde há uns anos a esta parte, no início de cada época, estou sempre com as expectativas altas em relação às aspirações do Braga quanto à questão do título, e não é agora por assumir ou deixar de assumir que vamos ser mais candidatos do que eramos há umas jornadas atrás. Que eu saiba, no início da época em curso, o nosso presidente assumiu indirectamente a luta pelo título, toda a gente já deveria conhecer a sua ambição. Ele nunca afirmou objectivamente que a meta seria o quarto lugar, sempre disse que o objectivo seria UM DOS PRIMEIROS QUATRO LUGARES, tanto poderia ser o 1º, o 2º, o 3º ou o 4º, e porquê? Porque como não nasceu há dois dias, sabe perfeitamente que não pode e não deve exigir ao grupo de trabalho a responsabilidade de assumir a luta pelo título, não investiu para isso mas acredita piamente que os jogadores que contratou para formar o plantel tem qualidades suficientes para lutar pelo mesmo. E se incluiu no respectivo contrato (como já foi por aqui sugerido) uma cláusula que preveja prémios monetários no caso de serem campeões, é mais uma prova de que o objectivo passava pela luta pelo 1º lugar correndo por fora e retirando pressão aos jogadores. Como se tem vindo a constatar, a estratégia tem resultado na perfeição. Então, porquê agora mudar o que quer que seja? Salvador, também prova outro tipo de maturidade e traquejo nas questões da luta pelo título, tem ainda bem presente a péssima experiência e que nos custou o justíssimo 1º lugar, quando há 2 anos assumiu publicamente a luta numa fase mais adiantada do que esta, também ele se deixou levar pela euforia do adepto comum. Mas, só é burro quem não aprende com os erros, ainda por cima numa liga recheada de armadilhas colocadas pelos Srs do poder instituido (3 metralhas, CS, CA, LPFP, FPF, CJ e CD) ainda por cima estando ele (nós) desprotegido, (sem "valentões" a servir de escudo protector). Ao contrário do que muita gente possa pensar, a CS não apostaria um tostão furado num Braga campeão.
Ainda o Braga estava a 8 pontos da liderança e quando já todos (CS, paineleiros, cronistas) davam o boifica como mais que provável campeão, eu insistia e até apostava com os adeptos desse ridiculo clube que a luta do Braga passava pelo 1º lugar e que ultrapassariamos os protegidos farsolas da CS, eles riam-se com desdém. Pois bem meus caros, no espaço de 15 dias o riso de desdém transformou-se num ápice num envergonhado sorriso amarelo.
Para rematar. Estou plenamente de acordo com a estratégia adoptada pelo clube, muito embora nós saibamos que o objectivo é o 1º lugar e a conquista do título, não devemos nem temos obrigação moral de assumir o que quer que seja. Ponto parágrafo.
Já todos perceberam que jogamos para o título. Estamos a fazê-lo num ambiente totalmente adverso e em que só podemos contar com as nossas próprias forças.
A posição assumida por ric é pertinente. Entendo que é possível encontrar bons argumentos, como aliás ele o faz, para a defender. Do mesmo modo, os que defendem a posição contrária não deixam de ter razão nas muitas "razões" que apresentam.
Concordo com os últimos.
Percorrendo os posts que são colocados, neste e noutros tópicos, é evidente que todos os braguistas têm uma noção clara daquilo que é o futebol nacional e da forma como os mais variados interesses nele se movem: comunicação social, jornalistas individualmente considerados, empresários, organismos associativos como a Liga e a FPF, árbitros e arbitragens, dirigentes, comentadores, eu sei lá, um mundo intrincado através do qual é necessário saber navegar para que não naufraguemos.
Levo muitos anos a acompanhar o Braga e sei que é necessário manter a cabeça fria no meio deste caldeirão de ambições pessoais, vantagens financeiras, promoção mediática e, "vagamente", estou a ser irónico, interesses desportivos.
O nosso treinador tem sido um exemplo de como se deve dirigir uma equipa no contexto em que se move o Braga e tem dado provas de que é um líder exemplar. Contra insultos vergonhosos e contra assobiadelas miseráveis. Claro que também erra e nem sempre concordei, ou concordo, com as suas opções.
O nosso Presidente tem tido a habilidade de saber gerir correctamente as várias vertentes do jogo em proveito do nosso Clube. Não significa isso que não cometa erros, mas o balanço é tão positivo, em termos desportivos e financeiros, que só podemos esperar o melhor da sua gestão.
Os nossos jogadores têm sido um exemplo de determinação, espírito de sacrifício, dedicação ao clube, espírito de equipa e vontade de vencer que tudo devemos fazer para os proteger. Está criada, de forma altamente positiva, a imagem do "jogador à Braga". Quem para cá vem já sabe como é, salvo uma ou outra excepção.
Temos que os proteger de nós próprios e dos outros:
- Todos os jogos são difíceis. Veja-se Benfica e Porto nesta jornada. No Sábado aos 6/7 minutos o Rúben Amorim estava arrumado com uma entrada selvagem que o árbitro fez que não viu. Depois foi o Mossoró. O jogo estava complicado. Tínhamos falhado muitos golos. Junto a mim, embora houvesse mais gente a apoiar, lá se ouvia um ou outro parvalhão a insultar tudo e todos. Temos inimigos entre nós e é necessário combatê-los;
- A imprensa e os outros clubes, maiores e mais pequenos, admito que haja excepções, estão todos contra o Braga.
Os nosso jogadores lêem jornais, vêem televisão e ouvem rádio. Sentem o ostracismo a que são voltados. Uma ou outra frase simpática e o resto é Benfica, Porto e Sporting.
Tudo o que de bom e de positivo fazemos é subalternizado ou menorizado. Dão-nos uns rebuçados de vez em quando.
Tudo o que acontece de negativo ganha foros de escândalo e de "tratantice".
Veja-se o jogo com o Leiria. As entradas selvagens sobre os nossos jogadores nem são referidas. Mas o lance do fora de jogo é por todos referenciado como um escândalo.
Para os nossos jogadores, que tudo têm dado em campo ao longo de tantas jornadas, ser tratado assim deve ser altamente penalizador.
Assumir a candidatura ao título nesta fase ainda é prematuro. Assim pensam a equipa técnica e a direcção.
Confiemos no seu juízo pois terão razões para isso.
Penso que fazê-lo iria dar espaço à imprensa e aos seus agentes para que a nossa equipa, assim como os nossos jogadores, lhes servissem de tiro ao alvo. E não temos vozes públicas para, diariamente, responder a esse tiroteio.
Mostremos ambição, muita ambição para cada jogo. Caiamos sobre os nossos adversários com todo o fogo possível.
Quem tiver possibilidades para ir a todos os jogos que não falhe.
Dispensemos os que só aparecem na hora das vitórias e das celebrações.
...E não falhemos tantas oportunidades de golo.
A CS e o país querem forçar o Braga a dizer com todas as letras que quer ser campeão para depois, nos poderem dizer: "caiam na real", "reduzam-se a vossa insignificancia", "vao morrer na praia", etc, etc.
Eles querem é alimentar-nos o ego para nos ver cair logo a seguir.
O objectivo do Braga, realisticamente falando é ficar nos 4 primeiros lugares. Dentro destes, quanto mais alto chegarmos melhor. Internamente podemos e devemos ambicionar ganhar, mas o objectivo oficial foi definido como sendo ficar nos quatro primeiros e estamos a conseguir alcança-lo, mas nada està garantido ainda.
Prudência até ao fim. Pés bem assentes no chao. Nao são estas 11 vitórias seguidas que nos garantem os 24 pontos que faltam.
No ano passado perdemos o terceiro lugar na ultima jornada...
Amigos Braguistas,
O nosso objectivo é ficar nos quatro primeiros, ainda não garantimos o 4 lugar, logo não faz sentido estarmos a candidatar-mo-nos aos outros lugares cimeiros.
Para quê queimar etapas na nossa progressão no campeonato, colocar pressão na equipa?
Se no conseguirmos a frustração será maior, vamos garantir o quarto lugar, pois de estar garantido partimos para consolidar o terceiro e se nessa altura ainda estivermos na luta aí tentamos o assalto ao segundo e ao primeiro.
Temos é e estar todos com a equipa mesmo que venhamos a ter uma desilusão no jogo recente, nunca nos podemos esquecer que o nosso objectivo é um dos quatro primeiros lugares e não ser campeão ou mesmo ser vice-campeão.
Ser Braguista é um orgulho e um prazer que não tem igual.
Depois do jogo da Luz falamos. Até lá é o 3º lugar e a Taça da Liga. Não deixamos de mostrar ambição tendo em conta que se chegarmos à final em Coimbra teremos pela frente Benfica ou Porto.
Ric, se nao fosses tu a postar quase que diria que só por desconhecimento do futebol portugues é que se pode estranhar as declarações oficiais dos responsáveis do Braga. Percebo a tuda ideia na teoria e concordo com ela. na pratica, em Portugal, para um clube que nao seja dos 3 grandes isso não funciona.
Há 2 anos quando começamos, a sério, a ser candidatos (ainda sem o assumi-lo oficialmente) o que nos fizeram foi mandar o nosso capitão 3 meses para a bancada e o nosso jogador em melhor forma 3 jogos.
Assumir uma candidatura é expormo-nos a tudo o que o "sistema" tem de pior. Nós não vendemos jornais, os 3 grandes sim. Assumir a candidatura é expormo-nos para que os "jornaleiros" coloquem pressao sobre os nossos jogadores, pressao sobre os arbitros e, inclusive, pressao sobre os nossos adversários para nos vencer.
Todo o esquema de publicidade e de direitos economicos desportivos vive em torno dos 3 grandes. Se eles não ganham estas empresas nao tem o retorno que esperam.
A unica, repito, ÚNICA, hipotese do Braga poder pensar em ser campeão é andar todo o mundo desportivo preocupado com a luta benfica vs porto. Preocupados se o jesus e o VP sao bons ou nao e se o hulk e o cardozo rendem ou não. E já agora, até que é bom este pequeno momento alto do Sporting para retirar ainda mais focos sobre nós.
Bastou estarmos perto dos grandes para na primeira jornada após se falar numa possivel candidatura do Braga se falar vezes sem conta em lances onde formos favorecidos. Isto é pressao sobre os arbitros, mais precisamente pressao sobre o arbitro que nos vai arbitrar no proximo jogo.
O jesus ja se queixou de 2 penalties e que é sempre a mesma coisa, o VP entre linhas queixou-se de 1 penalty e 1 fora de jogo. É pressao sobre os arbitros para favorecerem os grandes e prejudicarem o Braga.
Ainda nem sequer temos o 4º lugar garantido. Jogamos contra o ultimo em casa e apesar das facilidades da 1ª parte acabamos a sofrer com os jogadores a mostrarem impaciencia. Não precisamos de lhes passar mais pressão, eles já a sentem.
A maior qualidade do LJ é abordar cada jogo individualmente, como uma final e é isso que nos tem dado vitorias. temos que nos manter assim. Cada jogo é uma final, deve ser preparado como tal, com toda a concentração.
Percebo a ideia do Braga se assumir, mas isso seria num campeonato decente onde todos os clubes sao tratados igualmente como na França, Holanda e na Alemanha. Aqui? não.
Assumir a candidatura ao título?!! Que candidatura? Então mas nós já n dissemos que o que interessa é ganhar jogo a jogo, para bom entendedor.............
Tudo o resto são conversas de jornalistas, bem esteve o LJ ( se vocês nos considerassem candidatos ao título n estavam 10 jornalistas na antevisão dos jogos).~
No futebol n há candidaturas.
Eu já dei a minha opinião na 1 ou 2 pagina do tópico.
Só vim aqui para dizer que estou surpreendido e muito satisfeito com o que tenho lido.
A quase totalidade dos que aqui escreveram estão em sintonia e isso é absolutamente essencial para o que ai vem...
Passo a passo meus amigos, esta jornada os 5 primeiros vão perder pontos há jogos complicados, um deles é o nosso. Se vencermos será fenomenal, se perdermos pontos ainda estamos dentro dos objectivos.
E para a semana podemos garantir uma final que ao que parece será a ultima da competição...l
caros:
Iniciei este tópico precisamente para suscitar discussão e deixarmos de trazer temas "banais". Verifiquei aqui posts muito interessantes e "adultos" defendendo posições e com explicações dignas e muito válidas. Está provado que podemos ter discussões em elevado tom sobre aquilo que nos une sem deitar abaixo ninguém nem achincalhar .
è quase unanime a ideia de que assumir candidatura poderia ser um tiro no pé.
Várias razões foram aqui esgrimidas. Compreendo-as. Aceito-as. Mas também continuo a achar que não nos caía os parentes na lama se nos configurassemos como candidatos e depois, por alguma razão que o desporto bem conhece, falaharmos. Não seriamos os promeiros nem os últimos a fazê-lo e a passar por isto.
Invoquei algumas razões para tal.
Defendi que a situação actual, apesar de ainda incerta, nos pode atirar para tal. Dizer que seriamos candidatos como objectivo de temporada é que não. O Lima, atirou uma meta de 30 golos. Foi quase...gozado. Hoje, face á excelente prestação da equipa e á sua qualidade nata, é hoje líder dos marcadores e está perto da meta traçada. Se falhasse perderia alguma coisa? O Lima arrisca-se mesmo a ser o primeiro bota do SCB em toda a sua história.
O clube e o treinador tem a sua estratégia bem definida. Mesmo antes deisto tudo, LJ afirmou que luta por objectivos graduais e intermédios. è a sua filosofia. Respeito-a .
Eu, e aqui reservo-me o direito de falar como adepto apaixonada e "algo irracional" gostaria de dar mais enfase e projecção aos nossos feitos. Antecipar uma comunhão de esforços que um anúncio destes - por mais falivel que possa ser - pode trazer. Uma massa adepta mais compacta lutando por um objectivo ENORME. A própria cidade poderia acirdar da sua letargia. O pais podia acordar.Por outro lado, mostrariamos arrojo, vontade e perseverança. Crença! Não vejo que causasse pressão demasiada sobre os jogadores mais do que a que têm agora e vão conseguindo conter.
Continuamos a ser muito low-profile. está na hora de soar o "grito do ipiranga".
Dizem que a CS está prontinha por nos cair em cima. E depois? não é o que nos têm feito há décadas? vamos importarmo-nos com isto?
Ainda ontem, a "nossa querida RTP!! no telejornal da noite tinha um spot que anunciabva os 3 candidatos. Só que a peça de anúncio continha imagens de porto, benfica e... Sporting. Só no desenvolvimento da noticia é que compunham o leque com o Braga. isto iria mudar com o tal anúncio?...
Tb não me referi a que esse "anúncio" fosse transmitido pela equipa e/ou tecnico.O presidente, o presidente da AG e mesmo o Mesquita machado podiam proferir tal frase, libertando assim o tal "ónus" sobre a equipa.
Mas pronto, são ideias. Minhas e como adepto apaixonado. Sei que estou sózinho mas ainda temos liberdade para pensar e dar opinião.
VIVA O BRAGA! CAMPEÃO OU "BRAGUINHA DA LOJA DOS 300". PARA MIM SERÁ SEMPRE O MAIOR!
Resumindo, quando alcançarmos o objectivo "3º lugar" matemáticamente, temos obrigação de o redefinir para "atingir a melhor classificação possível". E é só. A conjuntura determina o discurso.
Quote from: jaimec on 13 de March de 2012, 22:29
Resumindo, quando alcançarmos o objectivo "3º lugar" matemáticamente, temos obrigação de o redefinir para "atingir a melhor classificação possível". E é só. A conjuntura determina o discurso.
ora
Fidelis Bracara
Braga e basta
Quote from: jaimec on 13 de March de 2012, 22:29
Resumindo, quando alcançarmos o objectivo "3º lugar" matemáticamente, temos obrigação de o redefinir para "atingir a melhor classificação possível". E é só. A conjuntura determina o discurso.
;) Certinho, direitinho
O objectivo agora é , sem dúvida, o 3º lugar.
Com 11 pontos sobre o quarto classificado, tenho receio de o perder, porque seria absolutamente frustrante...
Quanto ao titulo, claro que só queremos ganhar todos os jogos a começar pelo próximo, mas isso não será possível, portanto, garantido o 3º lugar, o objectivo seguinte é obter o apuramento directo para a Liga dos Campeões...
Preocupa-me é que agora todos os clubes querem, pelo menos, empatar com o Braga e interromper o ciclo vitorioso!
Eu faço das palavras do Hugo Viana minhas:
Quem tem de assumir a candidatura são aqueles que gastam milhões para isso. O que nós temos de assumir é que, independentemente de tudo, vamos dar o nosso melhor para chegarmos longe o máximo possível! O resto é treta...
Para mim os objectivos tem que ser por escalas:
1º Objectivo : (desculpem a brincadeira) garantir a manutenção GARANTIDO
2º Objectivo : Liga Europa GARANTIDO
3º Objectivo : 4º Lugar Faltam 13 pontos
4º Objectivo : 3º Lugar Faltam 13 pontos
5º Objectivo : 2º Lugar Faltam 24 pontos
6º Objectivo : 1º Lugar Faltam 24 pontos
Por isso, neste momento, alinho pelo que pensa o LJ: O nosso objectivo ainda é o de assegurar o 4º lugar (que não está garantido)... daqui a (no máximo) 4 jornadas, falaremos se podemos ambicionar a mais alguma coisa.
Quote from: lmcoelho on 14 de March de 2012, 11:07
Para mim os objectivos tem que ser por escalas:
1º Objectivo : (desculpem a brincadeira) garantir a manutenção GARANTIDO
2º Objectivo : Liga Europa GARANTIDO
3º Objectivo : 4º Lugar Faltam 13 pontos
4º Objectivo : 3º Lugar Faltam 13 pontos
5º Objectivo : 2º Lugar Faltam 24 pontos
6º Objectivo : 1º Lugar Faltam 24 pontos
Por isso, neste momento, alinho pelo que pensa o LJ: O nosso objectivo ainda é o de assegurar o 4º lugar (que não está garantido)... daqui a (no máximo) 4 jornadas, falaremos se podemos ambicionar a mais alguma coisa.
Por acaso até nem precisamos de ganhar os jogos todos para ser campeões ;D um empate a 2 na Luz e uma vitória por 1-0 ou 2-1 contra o Porto dão-nos vantagem no confronto directo com ambos e, sem contar com pontos perdidos em outros jogos, chegam para empatar os 3 no 1º lugar ;) e se aqueles 2 golos do Lima no Dragão, ao cair do pano, fizessem toda a diferença no final? ;D
Quote from: Kriticus on 14 de March de 2012, 11:16
Quote from: lmcoelho on 14 de March de 2012, 11:07
Para mim os objectivos tem que ser por escalas:
1º Objectivo : (desculpem a brincadeira) garantir a manutenção GARANTIDO
2º Objectivo : Liga Europa GARANTIDO
3º Objectivo : 4º Lugar Faltam 13 pontos
4º Objectivo : 3º Lugar Faltam 13 pontos
5º Objectivo : 2º Lugar Faltam 24 pontos
6º Objectivo : 1º Lugar Faltam 24 pontos
Por isso, neste momento, alinho pelo que pensa o LJ: O nosso objectivo ainda é o de assegurar o 4º lugar (que não está garantido)... daqui a (no máximo) 4 jornadas, falaremos se podemos ambicionar a mais alguma coisa.
Por acaso até nem precisamos de ganhar os jogos todos para ser campeões ;D um empate a 2 na Luz e uma vitória por 1-0 ou 2-1 contra o Porto dão-nos vantagem no confronto directo com ambos e, sem contar com pontos perdidos em outros jogos, chegam para empatar os 3 no 1º lugar ;) e se aqueles 2 golos do Lima no Dragão, ao cair do pano, fizessem toda a diferença no final? ;D
O facto é que se ganharmos esses dois hogos e perdermos todos os outros ficamos pelo 3º ... objectivo... Os objectivos são todos ganhos jogo a jogo...
Quote from: lmcoelho on 14 de March de 2012, 11:35
Quote from: Kriticus on 14 de March de 2012, 11:16
Quote from: lmcoelho on 14 de March de 2012, 11:07
Para mim os objectivos tem que ser por escalas:
1º Objectivo : (desculpem a brincadeira) garantir a manutenção GARANTIDO
2º Objectivo : Liga Europa GARANTIDO
3º Objectivo : 4º Lugar Faltam 13 pontos
4º Objectivo : 3º Lugar Faltam 13 pontos
5º Objectivo : 2º Lugar Faltam 24 pontos
6º Objectivo : 1º Lugar Faltam 24 pontos
Por isso, neste momento, alinho pelo que pensa o LJ: O nosso objectivo ainda é o de assegurar o 4º lugar (que não está garantido)... daqui a (no máximo) 4 jornadas, falaremos se podemos ambicionar a mais alguma coisa.
Por acaso até nem precisamos de ganhar os jogos todos para ser campeões ;D um empate a 2 na Luz e uma vitória por 1-0 ou 2-1 contra o Porto dão-nos vantagem no confronto directo com ambos e, sem contar com pontos perdidos em outros jogos, chegam para empatar os 3 no 1º lugar ;) e se aqueles 2 golos do Lima no Dragão, ao cair do pano, fizessem toda a diferença no final? ;D
O facto é que se ganharmos esses dois hogos e perdermos todos os outros ficamos pelo 3º ... objectivo... Os objectivos são todos ganhos jogo a jogo...
Queria eu dizer que 22 pontos atingidos com aqueles resultados nos dois jogos, chegam (como se fossem poucos ;D) para atingir o 1º lugar ;)
Se empatarmos na Luz (2-2), ganharmos 1-0 ao FC Porto e se os outros jogos todos de SCB, FCP e SLB forem vitórias para estes 3 clubes, o campeão seria o FCP.
Nesse caso, as 3 equipas terminariam o campeonato empatadas com pontos (74) e o FCP seria campeão, pois seria a que mais pontos teria conquistado no campeonato a 3: FCP (7 pontos), SCB (5 pontos), SLB (3 pontos).
FCP-SCB 3-2
FCP-SLB 2-2
SCB-FCP 1-0
SCB-SLB 1-1
SLB-FCP 2-3
SLB-SCB 2-2
Se não for pedir muito, quando atingirmos a 15ª vitória seguida no campeonato, assumimos a candidatura ao título...
Faltam "apenas" mais 4 vitórias... ;)
Se ganharmos ao Feirense e à Académica, vão ter a tão discutida candidatura... ;)
Por mim, podíamos ganhar o campeonato sem assumirmos candidatura! ;D ;D
Quote from: lmcoelho on 14 de March de 2012, 11:07
Para mim os objectivos tem que ser por escalas:
1º Objectivo : (desculpem a brincadeira) garantir a manutenção GARANTIDO
2º Objectivo : Liga Europa GARANTIDO
3º Objectivo : 4º Lugar Faltam 13 7 pontos
4º Objectivo : 3º Lugar Faltam 13 8 pontos
5º Objectivo : 2º Lugar Faltam 21 pontos
6º Objectivo : 1º Lugar Faltam 21 pontos
Por isso, neste momento, alinho pelo que pensa o LJ: O nosso objectivo ainda é o de assegurar o 4º lugar (que não está garantido)... daqui a (no máximo) 4 jornadas, falaremos se podemos ambicionar a mais alguma coisa.
A única coisa que o Braga tem assumir é que é candidato a vencer os jogos todos que disputa. Mais do que isso, é arranjar lenha para se queimar e chamar a nós atenções perniciosas e indesejadas.
Não deixa de ser engraçado que a CS queira que nos assumamos como candidatos ao título quando eles são os primeiros a tratar-nos como apenas mais um clube, preferindo dar atenção aos três do costume.
Quote from: Lateralus on 20 de March de 2012, 16:17
A única coisa que o Braga tem assumir é que é candidato a vencer os jogos todos que disputa. Mais do que isso, é arranjar lenha para se queimar e chamar a nós atenções perniciosas e indesejadas.
Não deixa de ser engraçado que a CS queira que nos assumamos como candidatos ao título quando eles são os primeiros a tratar-nos como apenas mais um clube, preferindo dar atenção aos três do costume.
Por isso é que a minha actualização tem mais sentido... É que enquanto nós lutamos (e conseguimos) todas as semanas pelos 3 pontos, os abaixo de nós vão perdendo pontos. Repara que nesta jornada não ganhamos apenas 3 pontos aos perseguidores... foram 5 e 6 pontos respectivamente.
É só um preciosismo mas, por acaso, estamos a 8 pontos de garantir o quarto lugar. O terceiro lugar... está também a oito pontos de distância!
Quote from: Lateralus on 20 de March de 2012, 16:17
A única coisa que o Braga tem assumir é que é candidato a vencer os jogos todos que disputa. Mais do que isso, é arranjar lenha para se queimar e chamar a nós atenções perniciosas e indesejadas.
Não deixa de ser engraçado que a CS queira que nos assumamos como candidatos ao título quando eles são os primeiros a tratar-nos como apenas mais um clube, preferindo dar atenção aos três do costume.
Concordo!
O Jardim, da próxima vez que lhe perguntarem se somos candidatos ao título devia responder que nos assumiremos como candidatos quando a comunicação social nos der a mesma atenção que dá aos 3 gordos. Ou seja, assumimos a candidatura quando:
o Houver um representante do Braga em todos os programas de debate sobre futebol que actualmente só têm representantes dos 3;
o Tivermos tantas capas de jornal como os outros 3;
o Tivermos tantas páginas dedicadas ao Braga nos jornais desportivos como os outros 3;
o Tivermos tantos jornalistas nos nossos treinos e conferências de imprensa como os outros 3;
o Tivermos os mesmos minutos de "tempo de antena" nos telejornais que têm os outros 3;
Ou seja, a bola está do lado deles e não nossa. Enquanto isto não acontecer, os candidatos ao título nacional são: Porto, Benfica e Sporting (neste momento dizer aos sportinguistas que eles é que são os candidatos deve doer muito!).
Quote from: Olho Vivo on 20 de March de 2012, 17:46
É só um preciosismo mas, por acaso, estamos a 8 pontos de garantir o quarto lugar. O terceiro lugar... está também a oito pontos de distância!
Peço desculpa Pedro... já está corrigido... É lógico que se temos 7 para garantir o 4º, para garantir o 2º tinha que ser mais...
Quote from: lmcoelho on 20 de March de 2012, 18:53
Quote from: Olho Vivo on 20 de March de 2012, 17:46
É só um preciosismo mas, por acaso, estamos a 8 pontos de garantir o quarto lugar. O terceiro lugar... está também a oito pontos de distância!
Peço desculpa Pedro... já está corrigido... É lógico que se temos 7 para garantir o 4º, para garantir o 2º tinha que ser mais...
Não é só isso. Mesmo para o 4º lugar precisamos de 8 pontos... porque ainda há o jogo de Alvalade e se o perdêssemos (por 1-0 ou por dois golos de diferença)
ou empatássemos, em caso de igualdade pontual com o Sporting, os lagartos teriam vantagem.
Quote from: Olho Vivo on 20 de March de 2012, 19:05
Quote from: lmcoelho on 20 de March de 2012, 18:53
Quote from: Olho Vivo on 20 de March de 2012, 17:46
É só um preciosismo mas, por acaso, estamos a 8 pontos de garantir o quarto lugar. O terceiro lugar... está também a oito pontos de distância!
Peço desculpa Pedro... já está corrigido... É lógico que se temos 7 para garantir o 4º, para garantir o 2º tinha que ser mais...
Não é só isso. Mesmo para o 4º lugar precisamos de 8 pontos... porque ainda há o jogo de Alvalade e se o perdêssemos ou empatássemos, em caso de igualdade pontual com o Sporting, os lagartos teriam vantagem.
Só se o perdêssemos por 1-0 ou por uma diferença de 2 golos.ganhamos o jogo cá ;).
Quote from: barinho on 20 de March de 2012, 19:16
Quote from: Olho Vivo on 20 de March de 2012, 19:05
Quote from: lmcoelho on 20 de March de 2012, 18:53
Quote from: Olho Vivo on 20 de March de 2012, 17:46
É só um preciosismo mas, por acaso, estamos a 8 pontos de garantir o quarto lugar. O terceiro lugar... está também a oito pontos de distância!
Peço desculpa Pedro... já está corrigido... É lógico que se temos 7 para garantir o 4º, para garantir o 2º tinha que ser mais...
Não é só isso. Mesmo para o 4º lugar precisamos de 8 pontos... porque ainda há o jogo de Alvalade e se o perdêssemos ou empatássemos, em caso de igualdade pontual com o Sporting, os lagartos teriam vantagem.
Só se o perdêssemos por 1-0 ou por uma diferença de 2 golos.ganhamos o jogo cá ;).
Sim, tens razão, nem sei que contas estava a fazer... ::) ::) ::)
Mas de qualquer forma, matematicamente, para assegurar o quarto lugar (sem depender de quaisquer outros resultados) precisamos exactamente dos mesmos pontos que são necessários para ficarmos em terceiro: 8 pontos.
As candidaturas assumem-se dentro de campo, e dentro de campo só há um candidato, nós.
Sobre candidaturas ao titulo já viram a pressao que tanto Benfica (depois de derrota contra Porto) e Porto (desde empate contra Academica) andam a fazer às arbitragens? Pois...Braga nao tem nem pode assumir candidatura ao titulo, para já andam preocupados uns com outros e parece que nós não existimos, para mim é deixar andar...
Eu posso estar enganado, mas acho que só precisamos de fazer 5 pontos para garantir tanto o 3º como o 4º. Isto porque temos 13 pontos de vantagem, quando ainda estão 18 pontos em disputa. Se fizermos 5 pontos nos próximos 3 jogos, na pior das hipóteses, o Marítimo estárá a 9 pontos de nós e o Sporting a 10, restando apenas 9 pontos.
Mas assumir o quê? Isso é ficticio, isto não são eleições, não se tem de candidatar a nada para se ganhar...
Isso é pros senhores do sistema que desde o inicio lançam os possiveis campeões quando se vai pra primeira jornada, e pra outros que em dezembro já são campeões incontestaveis...
Não se precisa de candidatar a nada para se ganhar, basta... ganhar ! ;)
Quote from: RVX1921 on 21 de March de 2012, 11:42
Eu posso estar enganado, mas acho que só precisamos de fazer 5 pontos para garantir tanto o 3º como o 4º. Isto porque temos 13 pontos de vantagem, quando ainda estão 18 pontos em disputa. Se fizermos 5 pontos nos próximos 3 jogos, na pior das hipóteses, o Marítimo estárá a 9 pontos de nós e o Sporting a 10, restando apenas 9 pontos.
Faltam 7 jogos, logo 21 pontos ;)
Quote from: Kriticus on 21 de March de 2012, 12:06
Quote from: RVX1921 on 21 de March de 2012, 11:42
Eu posso estar enganado, mas acho que só precisamos de fazer 5 pontos para garantir tanto o 3º como o 4º. Isto porque temos 13 pontos de vantagem, quando ainda estão 18 pontos em disputa. Se fizermos 5 pontos nos próximos 3 jogos, na pior das hipóteses, o Marítimo estárá a 9 pontos de nós e o Sporting a 10, restando apenas 9 pontos.
Faltam 7 jogos, logo 21 pontos ;)
::) Estava a pensar em 6 jogos em falta. Nesse caso, sim, faltam 8 pontos.
Resumindo e concluindo, se nos deixarem vamos ser campeões, se não nos deixarem vamos ser campeões na mesma.
Quote from: Zeus on 26 de March de 2012, 12:44
Resumindo e concluindo, se nos deixarem vamos ser campeões, se não nos deixarem vamos ser campeões na mesma.
Já pareces o Mourinho. ;D
Meus amigos, Quinta-Feira foi um tombo tremendo.
Assumir o quê, quando ainda faltam 7 jogos?
É na minha opinião, muito cedo para falar no título, e só vejo essa possibilidade depois de jogarmos com o Porto, caso os resultados nos sejam favoráveis.
Na Taça da Liga só faltavam 2 jogos para a vencermos e falhamos.
Na I Liga ainda faltam 7...
Assumir não. Os objetivos foram traçados no inicio da época e são esses! Mas claro que todos queremos que o Braga seja campeão! ;)
vamos assumir para já que, com todo o respeito, queremos vencer a Académica, depois logo se vê.
Como já alguém disse pouco importa assumir por escrito ou oralmente a candidatura. O Braga já assumiu dentro de campo e é aí que o tem que fazer jogo a jogo até ao final. Sinceramente somos a equipa que melhor futebol pratica e mais importante a mais regular por isso a continuar desta forma acredito que será desta.
Eu Acredito!!! e isso é o que me importa.
FORÇA BRAGA
O único problema da cs em nós não assumirmos a candidatura ao titulo é apenas um:
Se nós não assumimos, com que lata outros que estão a nosso par e até a 11 pontos de nós o podem assumir?
Agora, não vejo qual é o problema de nós assumirmos que somos candidatos ao titulo...
... quando tivermos de vantagem o triplo dos pontos mais um em relação ao número de jornadas...
Se hoje vencermos, podemos redefinir o objectivo para "assegurar entrada directa na Champions League". E se calhar já é muito ... talvez esquecer, para já, a "entrada directa" para não atacar muito os 2 grandes(síssimos chorões sem razão).
Champions League ... :)
É preciso ganhar hoje, e continuar a ganhar ! Força rapazes !
Nós acreditamos !
Estando com as "portas" do 1º lugar escancaradas e ficando a faltar poucas jornadas para o fim da liga, acho que é mais que justo o assumir a candidatura ao titulo.
Nada de assumir para já mais do que aquilo que eram os nossos objectivos iniciais. À primeira falha do Sp. Braga, a CS cai-nos em cima com unhas e dentes.
Vejam o gozo que deu a essa gente termos sido eliminados pelo Gil na Taça da Liga.
Além disso, os metralhas andam num choradinho constante, até parece que são eles os prejudicados do futebol português. E estes choradinhos costumam dar resultado.
Quote from: dracul on 26 de March de 2012, 16:21
Nada de assumir para já mais do que aquilo que eram os nossos objectivos iniciais. À primeira falha do Sp. Braga, a CS cai-nos em cima com unhas e dentes.
Vejam o gozo que deu a essa gente termos sido eliminados pelo Gil na Taça da Liga.
Além disso, os metralhas andam num choradinho constante, até parece que são eles os prejudicados do futebol português. E estes choradinhos costumam dar resultado.
Dou-te razão se estivéssemos a falar no inicio da época, agora a 7 jornadas do fim e tendo hipótese de passar para o 1º lugar, é legitimo assumir a candidatura.
Quote from: desportista on 26 de March de 2012, 16:25
Quote from: dracul on 26 de March de 2012, 16:21
Nada de assumir para já mais do que aquilo que eram os nossos objectivos iniciais. À primeira falha do Sp. Braga, a CS cai-nos em cima com unhas e dentes.
Vejam o gozo que deu a essa gente termos sido eliminados pelo Gil na Taça da Liga.
Além disso, os metralhas andam num choradinho constante, até parece que são eles os prejudicados do futebol português. E estes choradinhos costumam dar resultado.
Dou-te razão se estivéssemos a falar no inicio da época, agora a 7 jornadas do fim e tendo hipótese de passar para o 1º lugar, é legitimo assumir a candidatura.
Eu só não quero é ver os jornaleiros a rir-se às nossas custas. Caso o Braga assuma e falhe vão logo dizer que não temos estofo, que demos um passo maior do que as pernas, etc.
Isto é uma corja do c*ralho, um bando de invejosos da pior espécie.
Acho que o nosso mister tem estado espectacular nas conferências de imprensa, aquelas respostas irónicas e cinicas que ele tem dado são cada chapada naqueles otarios que se dizem jornalistas (obviamente poderá haver excepçoes) e para mim são musica para os meus ouvidos.
A partir do momento que o berreiro começou, como diz o Domingos toda a gente opina sao gordos, sao aziados, sao falsos moralistas, sao demagogos.
Roma antiga era conhecida como a grande prostituta pois dava a ganhar dinheiro aos mais diversos quadrantes da sociedade, tal como no futebol os pseudo-comentadores acotovelam-se na hora de defender os seus senhores e esperar pela migalha que cai das suas mesas.
Só temos uma soluçao, colocar-mos uma mordaça na nossa boca quando estamos fora do campo, e uma vez lá dentro lutar como se nao houvesse amanha.
Acho que não devemos assumir, pelo menos para já, o nosso objectivo é o 4º lugar, coisa que já está garantido,claro que dentro do plantel já se penseou em campeão mas se o Braga assume e falha vamos levar com muitas bocas
Na conferência de imprensa de hoje, Leonardo Jardim disse que nós não podemos ser candidatos ao titulo porque no inicio do campeonato não preenchemos os papeis necessários à candidatura...
GENIAL!
Para mim os objectivos tem que ser por escalas:
1º Objectivo : (desculpem a brincadeira) garantir a manutenção GARANTIDO
2º Objectivo : Liga Europa GARANTIDO
3º Objectivo : 4º Lugar Faltam 8 5 / 2+1 pontos
4º Objectivo : 3º Lugar Faltam 8 5 pontos
5º Objectivo : 2º Lugar Faltam 21 17 / 14+1 pontos
6º Objectivo : 1º Lugar Faltam 21 18 / 15+1 pontos
Por isso, neste momento, alinho pelo que pensa o LJ: O nosso objectivo ainda é o de assegurar o 4º lugar (que não está garantido)... daqui a (no máximo) 2 jornadas, falaremos se podemos ambicionar a mais alguma coisa.
Eu sei que isto pode ser um bocado cedo, mas a esperança é a última a morrer!! Adiram:
http://www.facebook.com/events/357037674339693/ (http://www.facebook.com/events/357037674339693/)
"É normal querermos o primeiro lugar"
O primeiro lugar ontem alcançado é apenas a "segunda etapa" traçada pelo Braga, que, "em termos matemáticos", conseguiu "atingir o pódio do campeonato", precisou Leonardo Jardim. "Poucos acreditavam, no início da época, quando se fazem as candidaturas, que poderia fazer uma época de tanta qualidade", sublinhou o treinador, após o triunfo com a Académica. "Agora, ficar no melhor lugar possível" é o desafio. "Dentro do pódio é normal querermos o primeiro lugar", admitiu, com um aviso: "É importante termos consciência do nosso valor e irmos conquistando o nosso espaço".
notícia @ O JOGO (http://www.ojogo.pt/28-87/artigo978356.asp)
***** para quem fala assim. É sempre a dar na cabeça aos grandes :) LINDO:
[É agora que o Sp. Braga se assume candidato ao título?]
«O Sp. Braga não está disposto a assumir-se como candidato porque não meteu os papéis para essa candidatura no início da época. Estamos perto de conseguir o primeiro objetivo do clube. Dentro deste grupo de três equipas queremos fazer o melhor possível.»
in maisfutebol
(http://img141.imageshack.us/img141/2849/bragal.jpg)
in Record