o leiria vai ser o próximo adversário do Braga na Liga.
E nada melhor do que assistir aquilo que s epassa no clube do Lis para se apereceber para onde vai o nosso futebol.
Ontem, foram 676 espectadores que seguiram um leiria-Olhanense no estádio. Um estádio fora do concelho, reduto que a SAD preferiu em detrimento do "europeu Municipal" devido ás exigências da sociedade gestora daquela infraestrutura.
Ora afastamento geográfico, dita afastamento de público e se juntarmos a isto tudo, um clube com pouquissima ligação á sociedade (atente-se os espectadores dos últimos anos) o destino será...trágico.
Com 3 meses de salários em atraso e muitas convulsões na SAD, O leiria , podemos dizer , é um morto vivo do nosso futebol.
E á imagem dele, muitos outros perecerão, agora que as entidades bancárias exigem garantias reais e não...passes.
E sem público, a publicidade esvai-se, tudo entra em roda viva e daí até definhar é um...sopro.
daí que iremos assistir, não tenho dúvida, a um verdadeiro caos no nosso futebol. A próxima temporada se for correcta na obtenção e aprovação das certificações de dividas, ditará a nossa falência e mais de 80% dos clubes não terão possibilidade de continuar.
Enquanto isso, a Olivedesportos lançou hoje 111 milhões para a mesa de negociações com o benfica , por um contrato de 5 anos com o clube. O benfica negou mas acho que é treta pois vai ter de aceitar ou andar por lá perto. Enquanto isso, os outros clubes esperam na "bancada" o que isto vai dar e não avançam com uma verdadeira distribuição de verbas. A olivedesportos, no capital das sad´s da maior parte dos clubes põem e dispo~em e os clubes apenas são...marionetas.
Mas o dinheiro da Tv não chega para tudo daí que, a minha perpceção passa pela reformulação de tudo no que diz respeito ao futebol nacional.
Entretanto, outros continuam com quezílias de árbitros e esquecem-se que podem não ter adversários para jogar.
E depois continuamos a ter uma FPF rica e uma Liga a nadar em receitas dos clubes com amarelos e multas pagas a peso de ouro e com dirigentes a ganharem fortunas.
Enquanto isso, o Braga tb assiste como que não sendo nada com ele. mas isto preocupa-me pois o clube tem, neste momento, despesas elevadíssimas que não terão cumprimento sem receitas extraordinárias.
Acho que os clubes continuam a viver de expedientes e de "chico espertismos" sempre à espera de quem pode padecer e à espera do mal no lado do vizinho.
O próprio Guimarães, um histórico do nosso futebol, arrisca-se a passar por um momento negro devido ao passivo elevado e á incapacidade de gerar receitas. Ou seja, a fuga é para a frente, sempre na tentativa de que melhores resultados desportivos possam suprir os buracos onde estão metidos.
longe da paixão do associado anónimo e fora das vibrantes 4 linhas, a realidade é esta e não abona nada em nosso (do nosso futebol, diga-se).
Se na ricaça Suíça, Neuchatel e agora Servette estão a fechar porque ainda nada se passou em Portugal? é uma boa pergunta para quem souber responder
Sobre os direitos televisivos está na altura dos menos grandes lutarem pelos seus direitos, tal como em Espanha se está a fazer....
111 milhões de euros por 5 anos
22.2 ME por época,
1,48 ME por jogo
Os clubes têm de negociar desta forma...
Quando jogam em casa com o Benfica, toca a pedir os 1,48 ME.
Quando jogam em casa com o Porto, toca a pedir os tais 80% desse valor, 1,184 ME
...
..
.
Os clubes menos grandes, têm de fazer ver que esses gajos não jogam sosinhos..... sosinhos recebem 0€ por jogo.
É claramente um bom tema este........penso que esta ideia em portugal é um pouco utópica mas nos direitos televisivos seria uma maneira de os clubes mais pequenos aumentarem as suas receitas....e o que nao percebo é o porque de eles nao obrigarem a este sistemas sendo sendo eles 80% dos clubes da 1 liga...o sistema igual à liga inglesa....http://www.futebolfinance.com/as-receitas-tv-dos-clubes-da-premier-league-em-201011................aqui representado..........penso claramente que os clubes mais pequenos deveriam se unir neste ponto..........
Muito importante meditar sobre o que aqui foi escrito.
No próximo ano, muito provavelmente vai haver muitos clubes a desaparecer ou a baixar para os regionais e começar de novo.
Quanto ao nosso Braga, espero que haja muita moderação nas despesas, pois que um nivel de 17 milhões de despesas não é sustentavel sem receitas extraordinárias.
Saudações Braguistas
o que acho é que os clubes t~em pouca liberdade de acção mercê de se tornarem presas fáceis da olivedesportos que em alguns casos tem receitas hipoetcadas e congeladas durante uns bons anos.
No entanto, no seio da Liga é que esta questão das transmissões se poderia resolver. Criando uma comissão de estudo e um bolo global que depois seria distribuido pelas equipas consoante alguns predicados que t~em a ver com performances desportivas, shares, associados, etc.
Agora tudo para os mesmos é que não.
Isto só vem provar que o maior património de um clube são as suas gentes, sócios e adeptos. A ligação do clube à terra e região onde está inserido é fundamental. Que adianta um clube como o Leiria estar na primeira divisão? É um clube que não tem ligação à cidade, é um clube que nunca conseguiu arrastar gente e até teve uma fase de resultados bastante razoáveis.
Está muito mais vivo o Farense, por exemplo, que está na terceira divisão. Pelo menos tem gente que acompanha o clube em casa e também fora. O Salgueiros, apesar de tudo, ainda mantém viva a Alma Salgueirista tal como o Boavista ainda tem gente que sente o clube. Acredito que um dia o Boavista volte a crescer tal como o Salgueiros mas, por outro lado, tenho a certeza que o Leiria só tenderá a cair.
Não adianta apostar apenas nos resultados desportivos. Um clube sem adeptos é um clube que mais cedo ou mais tarde irá desaparecer.
Nunca simpatizei com o Leiria nem com o Beira-Mar. Considero serem duas cidades que poderiam mobilizar muita mais gente para o clube da terra. Dá imensa pena ver aqueles estádios modernos vazios. No caso do Leiria até foi jogar para a Marinha Grande. Caso esses dois clubes desçam, sinceramente, não ficarei muito triste. Prefiro ver na primeira divisão o Farense, Chaves, Salgueiros, Boavista e até o Belenenses etc etc Esses clubes têm gente que sente o clube.
Li há poucos anos num jornal que o Leiria tinha 300 sócios pagantes.300!Um clube da 1ª Liga.Como é que é isto possível?Há clubes na 3ª com bem mais gente a apoiar.Como já aqui disseram e bem,um clube sem adeptos não interessa.Leiria é uma capital de distrito e não consegue pôr 1000 adeptos num jogo normal,só quando lá vamos nós,os espanhois e os metralhas e às vezes clubes de perto como a Académica.Só tenho pena pelos poucos que estão lá sempre,mas sinceramente é um clube que assim dificilmente sobreviverá.Faz mais falta um Leixões,um Salgueiros,Boavista ou Farense realmente do que estes.
O caso do Beira-Mar já é diferente.No velhinho Mário Duarte que ficava no centro tinham sempre grandes casas e grandes ambientes.O problema é que o novo estádio fica longíssimo do centro da cidade,não tem lógica nenhuma.Fica no meio de nada e isso afastou muita gente.O Leiria nem essa desculpa tinha quando jogava no novo estádio.
Esqueci-me do Leixões, é outro clube que faz muita falta. Com certeza. Quanto ao Leiria, é isso mesmo. Torço para que termine logo.
Quanto à pergunta porque na Suiça os clubes estão a fechar e cá não... é fácil! Somos um país de trafulhas onde quem cumpre leis é quase um criminoso!
Por cá arranjam-se todos os esquemas e mais alguns para contornar os défices, nos pagamentos ao Estado falsificam-se certidões, etc.
Na Escocia o Rangers também está em maus lençóis, o que parece não ser alheio a sua ausência da liga dos campeões consecutivamente, orçamentos consecutivamente sobredimensionados.
Mas agora há uma agravante, a crise, veio pôr tudo muito mais claro, os esquemas já não são tão fáceis de fazer, principalmente porque os bancos deixaram de entrar no esquema!
O Leiria se descer tem o destino traçado, dura uns meses, se durar!
Mas acredito que não seja o único.
Ainda falam em alargamento da liga? Só um maluco pode pensar nisso! O país sempre foi demasiado pequeno para tantos clubes, pelo menos clubes que possam gastar milhões de euros!
Só um milagre como o Braga vem fazendo pode permitir alcançar alguns bons resultados... mas esses milagres não são eternos (por isso nós devemos ter o máximo de cuidado na gestão que é feita, 2/3 anos maus podem ser um desastre), e o melhor exemplo disso é o Guimarães e mesmo o Sporting um dos chamados grandes que se continua este caminho vai penar muitos anos para voltar à ribalta.
Em Portugal no momento só há 5 clubes que conseguem ter 10mil ou mais pessoas habitualmente no seu estádio sem depender do adversário... só isso diz tudo!
O Dortmund sozinho tem mais gente no seu estádio que todos os clubes portugueses juntos, se tirarmos o Porto e slb, mesmo incluindo o sporting.
Quote from: PAF on 06 de March de 2012, 20:59
Quanto à pergunta porque na Suiça os clubes estão a fechar e cá não... é fácil! Somos um país de trafulhas onde quem cumpre leis é quase um criminoso!
Por cá arranjam-se todos os esquemas e mais alguns para contornar os défices, nos pagamentos ao Estado falsificam-se certidões, etc.
Na Escocia o Rangers também está em maus lençóis, o que parece não ser alheio a sua ausência da liga dos campeões consecutivamente, orçamentos consecutivamente sobredimensionados.
Mas agora há uma agravante, a crise, veio pôr tudo muito mais claro, os esquemas já não são tão fáceis de fazer, principalmente porque os bancos deixaram de entrar no esquema!
O Leiria se descer tem o destino traçado, dura uns meses, se durar!
Mas acredito que não seja o único.
Ainda falam em alargamento da liga? Só um maluco pode pensar nisso! O país sempre foi demasiado pequeno para tantos clubes, pelo menos clubes que possam gastar milhões de euros!
Só um milagre como o Braga vem fazendo pode permitir alcançar alguns bons resultados... mas esses milagres não são eternos (por isso nós devemos ter o máximo de cuidado na gestão que é feita, 2/3 anos maus podem ser um desastre), e o melhor exemplo disso é o Guimarães e mesmo o Sporting um dos chamados grandes que se continua este caminho vai penar muitos anos para voltar à ribalta.
Em Portugal no momento só há 5 clubes que conseguem ter 10mil ou mais pessoas habitualmente no seu estádio sem depender do adversário... só isso diz tudo!
O Dortmund sozinho tem mais gente no seu estádio que todos os clubes portugueses juntos, se tirarmos o Porto e slb, mesmo incluindo o sporting.
Eh pa, que grande post!! Concordo em tudo, principalmente na parte do alargamento da liga que, diga-se, é uma grande estupidez.
Quotedaí que iremos assistir, não tenho dúvida, a um verdadeiro caos no nosso futebol. A próxima temporada se for correcta na obtenção e aprovação das certificações de dividas, ditará a nossa falência e mais de 80% dos clubes não terão possibilidade de continuar.
?
Quote from: Eksfive on 07 de March de 2012, 03:50
Quotedaí que iremos assistir, não tenho dúvida, a um verdadeiro caos no nosso futebol. A próxima temporada se for correcta na obtenção e aprovação das certificações de dividas, ditará a nossa falência e mais de 80% dos clubes não terão possibilidade de continuar.
?
De onde veio isto?! Dass :-\
O alargamento que querem dar à primeira Liga de Portugal é uma autêntica estupidez. Muitos dos clubes não têm dinheiro.
Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 07 de March de 2012, 04:14
Quote from: Eksfive on 07 de March de 2012, 03:50
Quotedaí que iremos assistir, não tenho dúvida, a um verdadeiro caos no nosso futebol. A próxima temporada se for correcta na obtenção e aprovação das certificações de dividas, ditará a nossa falência e mais de 80% dos clubes não terão possibilidade de continuar.
?
De onde veio isto?! Dass :-\
a "nossa falência " é do futebol nacional. Não do SCBraga, claro
Quote from: ric on 06 de March de 2012, 17:58
o que acho é que os clubes t~em pouca liberdade de acção mercê de se tornarem presas fáceis da olivedesportos que em alguns casos tem receitas hipoetcadas e congeladas durante uns bons anos.
No entanto, no seio da Liga é que esta questão das transmissões se poderia resolver. Criando uma comissão de estudo e um bolo global que depois seria distribuido pelas equipas consoante alguns predicados que t~em a ver com performances desportivas, shares, associados, etc.
Agora tudo para os mesmos é que não.
Concordo para muitos clubes a oferta da olividesportos é pegar ou lagar.
Quote from: ric on 07 de March de 2012, 10:27
Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 07 de March de 2012, 04:14
Quote from: Eksfive on 07 de March de 2012, 03:50
Quotedaí que iremos assistir, não tenho dúvida, a um verdadeiro caos no nosso futebol. A próxima temporada se for correcta na obtenção e aprovação das certificações de dividas, ditará a nossa falência e mais de 80% dos clubes não terão possibilidade de continuar.
?
De onde veio isto?! Dass :-\
a "nossa falência " é do futebol nacional. Não do SCBraga, claro
Que susto meu ;D
Claro que isso não podia ser do Braga,se o Braga fosse à falência então iam todos os clubes em Portugal.Mas que há aí muito clube em risco há e os espanhóis e o sporting se não se cuidam podem muito bem lixar-se com F.
Quote from: barinho on 07 de March de 2012, 15:25
Claro que isso não podia ser do Braga,se o Braga fosse à falência então iam todos os clubes em Portugal.Mas que há aí muito clube em risco há e os espanhóis e o sporting se não se cuidam podem muito bem lixar-se com F.
O Guimaraes sem Liga europa e o sporting sem Champions vários anos seguidos é um desastre (o mesmo se aplica a nós, pelo menos liga europa), é que se não conseguirem isso significa que os resultados são maus a todos os niveis, europeus e internos.
Nós para o ano pelo menos a pré da champions temos garantida, é dinheiro que entra cá e não vai para alvalade, se ficarmos em 2º pelo menos, então são à volta de 10milhões cá no minimo, e isso faz-nos crescer e torna o sporting mais fraco, logo mais possibilidades de em anos seguintes nós conseguirmos melhores resultados e eles piores, isto na teoria, tendo em conta que mais dinheiro significa melhores jogadores (sabemos que na prática raramente é assim). São já 3anos consecutivos em que fazemos muito melhor que o sporting, e com o nosso sucesso e o desespero deles tá tudo conjugado para se transformarem num desastre a breve trecho! Acredito que se formos à fase grupos da champions para o ano teremos um orçamento quase igual ao do sporting, a não ser que eles voltem a investir mais 20milhões de euros, ou seja a dar mais um passo rumo ao abismo!
Cheira-me a eleições para breve, mas vamos ver o que dá.
O Guimarães no momento está longe de nós e precisa de resultados para voltar à ribalta, mas com défice elevado, não pode investir, logo só lhes resta uma gestão como a nossa, fazer milagres com o pouco que tem e tentar amealhar para estabilizar e limpar o passado e claroa ssegurar um futuro mais estável.
Acontece com os clubes e com os estádios, criaram "guerras" para que se construísse estádios em determinadas cidades para quê, para agora estarem vazios, deitar uns milhares pela janela e agora estamos todos a pagar esses erros
Quote from: JotaCC on 07 de March de 2012, 18:16
Acontece com os clubes e com os estádios, criaram "guerras" para que se construísse estádios em determinadas cidades para quê, para agora estarem vazios, deitar uns milhares pela janela e agora estamos todos a pagar esses erros
Concordo com o JotaCC, mas vou mais linge o problema nem foram só a construçao dos estadios, foi a dimensao desses mesmos estadio, até o nosso ponho em causa.
Sao estadios claramente sobredimensionados para o futebol que temos (leia-se numero de espectadores que vao regularmente aos estadios)
Quote from: vasco soares on 07 de March de 2012, 18:21
Quote from: JotaCC on 07 de March de 2012, 18:16
Acontece com os clubes e com os estádios, criaram "guerras" para que se construísse estádios em determinadas cidades para quê, para agora estarem vazios, deitar uns milhares pela janela e agora estamos todos a pagar esses erros
Concordo com o JotaCC, mas vou mais linge o problema nem foram só a construçao dos estadios, foi a dimensao desses mesmos estadio, até o nosso ponho em causa.
Sao estadios claramente sobredimensionados para o futebol que temos (leia-se numero de espectadores que vao regularmente aos estadios)
Não acho o nosso estádio grande demais, talvez na altura fosse demais para a dimensao do clube, mas nesta altura o Braga como grande clube que é justifica um estádio com esta capacidade...
Os únicos estádios que deviam ter sido construídos deviam ter sido o nosso,o dos espanhóis,o dos metralhas e quando muito o do Boavista.Os restantes não eram precisos,ou faziam algo do género do Gil.Mas depois queixavam-se porque o Euro seria só em 4 cidades.
Quote from: barinho on 07 de March de 2012, 18:56
Os únicos estádios que deviam ter sido construídos deviam ter sido o nosso,o dos espanhóis,o dos metralhas e quando muito o do Boavista.Os restantes não eram precisos,ou faziam algo do género do Gil.Mas depois queixavam-se porque o Euro seria só em 4 cidades.
O do Boavista foi apenas remodelado, creio eu... Mas claro, também custou €€€...
Foi uma estupidez de todo o tamanho construir os estádios que se construiram, não sei sequer se o do Beira-Mar, o antigo do Leiria e até mesmo o de Coimbra participaram no Euro'04... Então o do Algarve.......!
O do Gil sim, já é outra classe, e recomendado ao clube ;)
Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 07 de March de 2012, 19:44
Quote from: barinho on 07 de March de 2012, 18:56
Os únicos estádios que deviam ter sido construídos deviam ter sido o nosso,o dos espanhóis,o dos metralhas e quando muito o do Boavista.Os restantes não eram precisos,ou faziam algo do género do Gil.Mas depois queixavam-se porque o Euro seria só em 4 cidades.
O do Boavista foi apenas remodelado, creio eu... Mas claro, também custou €€€...
Foi uma estupidez de todo o tamanho construir os estádios que se construiram, não sei sequer se o do Beira-Mar, o antigo do Leiria e até mesmo o de Coimbra participaram no Euro'04... Então o do Algarve.......!
O do Gil sim, já é outra classe, e recomendado ao clube ;)
Sim, participaram claro. Os 10 estádios do Euro foram: Braga, Guimarães, Dragão, Bessa, Aveiro, Coimbra, Leiria, Luz, Alvalade e Algarve
Quote from: Kriticus on 07 de March de 2012, 19:55
Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 07 de March de 2012, 19:44
Quote from: barinho on 07 de March de 2012, 18:56
Os únicos estádios que deviam ter sido construídos deviam ter sido o nosso,o dos espanhóis,o dos metralhas e quando muito o do Boavista.Os restantes não eram precisos,ou faziam algo do género do Gil.Mas depois queixavam-se porque o Euro seria só em 4 cidades.
O do Boavista foi apenas remodelado, creio eu... Mas claro, também custou €€€...
Foi uma estupidez de todo o tamanho construir os estádios que se construiram, não sei sequer se o do Beira-Mar, o antigo do Leiria e até mesmo o de Coimbra participaram no Euro'04... Então o do Algarve.......!
O do Gil sim, já é outra classe, e recomendado ao clube ;)
Sim, participaram claro. Os 10 estádios do Euro foram: Braga, Guimarães, Dragão, Bessa, Aveiro, Coimbra, Leiria, Luz, Alvalade e Algarve
Participaram e só foram feitos por causa do Euro,porque de resto não era preciso para esses clubes fazer estádios assim.É por isso que dou o exemplo do Gil,um estádio bonito,funcional e adequado à realidade do clube ;).
A esses clubes bastava fazer algo desse género,e se não fosse o Euro se calhar nem faziam nada.
Não se esqueçam que os estádios para o Euro têm que ter no mínimo 30.000 lugares. Só por isso se justifica que tenham sido construídos tais estádios em cidades como Aveiro, Leiria, Coimbra e a aberração do Algarve.
Pensou-se que com os novos estádios se pudesse atrair mais pessoas ao futebol, mas só quem anda distanciado da cultura tripartida do futebol português é que achava que isso ia pegar.
Quanto ao assunto em si, apenas uma repartição mais igualitária dos direitos televisivos pode levar à evolução do futebol português. A maioria dos clubes vive acima das suas possibilidades e como não querem perder ou baixar o seu rendimento desportivo, acumulam dívidas e prejuízos cujas receitas ordinárias não chegam, nem de perto nem de longe, para cobrir. Acredito que quando a tal repartição for factual, vai melhorar substancialmente a qualidade das equipas, do futebol praticado, dos atletas, do número de adeptos e, consequentemente, do fenómeno futebolístico nacional.
Até que isso seja feito, é o definhar do futebol.
Quote from: Lateralus on 08 de March de 2012, 00:09
Não se esqueçam que os estádios para o Euro têm que ter no mínimo 30.000 lugares. Só por isso se justifica que tenham sido construídos tais estádios em cidades como Aveiro, Leiria, Coimbra e a aberração do Algarve.
Pensou-se que com os novos estádios se pudesse atrair mais pessoas ao futebol, mas só quem anda distanciado da cultura tripartida do futebol português é que achava que isso ia pegar.
Distanciado da cultura tripartida do futebol português e também do mais elementar bom senso pois nada se ergue pelo telhado!
Quote from: Lateralus on 08 de March de 2012, 00:09
Não se esqueçam que os estádios para o Euro têm que ter no mínimo 30.000 lugares. Só por isso se justifica que tenham sido construídos tais estádios em cidades como Aveiro, Leiria, Coimbra e a aberração do Algarve.
Pensou-se que com os novos estádios se pudesse atrair mais pessoas ao futebol, mas só quem anda distanciado da cultura tripartida do futebol português é que achava que isso ia pegar.
Quanto ao assunto em si, apenas uma repartição mais igualitária dos direitos televisivos pode levar à evolução do futebol português. A maioria dos clubes vive acima das suas possibilidades e como não querem perder ou baixar o seu rendimento desportivo, acumulam dívidas e prejuízos cujas receitas ordinárias não chegam, nem de perto nem de longe, para cobrir. Acredito que quando a tal repartição for factual, vai melhorar substancialmente a qualidade das equipas, do futebol praticado, dos atletas, do número de adeptos e, consequentemente, do fenómeno futebolístico nacional.
Até que isso seja feito, é o definhar do futebol.
Acresce a isto o supremo monumento à Democracia Deste país, que são os nossos AUTARCAS... >:(
O estádio de Leiria só foi feito por pressão mediática e política violenta por parte da presidente da Câmara da altura, que veio para a comunicação social estridentemente a exigir um estádio para Leiria!!
Uma cidade onde as pessoas claramente não querem saber de futebol e muito menos do clube da terra.
E como se um estádio de futebol fosse uma espécie de atestado de importância, ou de estatuto, ou o que quer que seja.
Os autarcas portugueses são tão ididotas: acham sempre que é preciso fazer obra, seja ela qual for, para a sua terrinha e que os outros hão-de pagar.
E por isso estamos enterrados até às orelhas a pagar uma série de inutilidades e imbecilidades.
E ninguém os obriga a pagar agora do próprio bolso as ****** que andaram a fazer!
E ninguém lhes chama publicamente pelos nomes que essa senhora e outros confrades merecem...
Temos que analisar a construção dos Estádios do Euro no contexto da época...
Havia dinheiro a rodos, nomeadamente da Europa e toda a gente pensava (até eu) que Portugal iria arrasar de desenvolvimento...
Por acaso gosto muito do Estádio do Boavista, nunca lá estive mas acho que se vê bem de todo o lado...Mas o Boavista meteu-se a construir um Estádio?Faliu, claro...
E que dizer de Estádios como o do Algarve (principalmente) e Aveiro localizados a vários Kilómetros das respectivas cidades de acolhimento?Até o do Braga sofreu (sofre) de distanciamento...
Até em qualquer país rico, equipas como o Sporting e o Benfica (com campos de treino), que quase só usam os Estádios para os jogos teriam construído um único campo conjunto, como em Milão por exemplo...
Mas as nossas auto-estradas mais recentes também estão às moscas...
Deviam ter sido menos os estádios no euro e assim haviam mais jogos nos outros.
Leiria , Aveiro e o do Algarve foram erros enormes, Coimbra ainda vão fazendo uns concertos e o clube se tivesse uma gestão como a nossa até podia crescer bem . Agora para clubes como leiria e beira-mar mesmo um estádio como o do gil seria enorme .
Não sei até que ponto é possível candidatarmos ao euro 2020 , já que a França organizou em 2000 e vai ser em 2016 depois éramos nos em 2004 e 2020 . As infraestruturas já estão feitas é só rentabiliza-las e com o solinho aqui durante o verão o europeu tinha outro "sabor"
Um dos factores que foi decisivo para a atribuição da organização do euro2004 a Portugal foi o número de estádios que apresentamos: DEZ!!!
Quote from: 14novembro on 07 de March de 2012, 18:39
Quote from: vasco soares on 07 de March de 2012, 18:21
Quote from: JotaCC on 07 de March de 2012, 18:16
Acontece com os clubes e com os estádios, criaram "guerras" para que se construísse estádios em determinadas cidades para quê, para agora estarem vazios, deitar uns milhares pela janela e agora estamos todos a pagar esses erros
Concordo com o JotaCC, mas vou mais linge o problema nem foram só a construçao dos estadios, foi a dimensao desses mesmos estadio, até o nosso ponho em causa.
Sao estadios claramente sobredimensionados para o futebol que temos (leia-se numero de espectadores que vao regularmente aos estadios)
Não acho o nosso estádio grande demais, talvez na altura fosse demais para a dimensao do clube, mas nesta altura o Braga como grande clube que é justifica um estádio com esta capacidade...
achas mesmo? se me disseres que o minimo que a uefa exige sao 30.000 lugares para poder participar num europeu, ai estamos de acordo, dizeres que o braga é um grande clube, é que nem há duvida é o melhor do mundo ... é o nosso, agora dizeres que o nosso clube justifica um estadio de 30.000 lugares vou ali e já venho, nem 25.000 justificava quanto mais 30.000.
O problema dos estádios do Euro foi a mentalidade que grossa em Portugal! Fazer tudo à grande, sem pensar a médio longo prazo e sem controlo!
Digam-me um país organizador de europeus e mundiais onde houvessem dois estádios numa mesma cidade para essa prova? (confesso que falo de memória, não confirmei, mas creio que será raro...) Em Portugal, tivemos duas cidades com dois estádios (Lisboa e Porto). Dadas as dimensões do nosso país, 10 estádios foi claramente de mais. Claro que Lampiões e Lagartos tinham de ter cada um o seu estádio, na altura também Boavista e Porto tinha de ter o seu! E isto é um problema muito comum, não se pensa na otimização de recursos e é tudo à grande: "Se ele tem, eu também quero ter"! Se tenho ou não capacidade, fica para depois... Em Lisboa, se era para construir de raiz um estádio que se fizesse um que servisse benfica e sporting, como a exemplo o de Milão ou Roma... No Porto a mesma coisa...
Mas esse é um problema comum em Portugal, onde cada freguesia, por mais pequena que seja (em território e habitantes), limítrofe com outras idênticas, tem de ter o seu campo de futebol (agora relvado), o seu polidesportivo, a sua piscina, o seu... Não há planeamento nem otimização de recursos...
Os 10 estádios em si não são um problema, ou pelo menos não deviam ser, o problema é a forma como foram projectados, por exemplo o de Leiria que todos criticam, se calhar foi de longe o mais bem pensado, pelo menos na sua ideia base de funcionamento desde logo teve 30mil lugares só durante o euro (o do algarve também), agora acho que anda à volta dos 22mil ou por aí, deviam ter feito as 2bancadas de topo amoviveis (só fizeram uma) fizeram num topo espaços comerciais que poderiam rentabilizar o espaço, ninguém sabe como é possivel até hoje continuarem em cimento num dos locais mais priveligiados da cidade, tem um parque de estacionamento em condições!
Em alguns dos estádios tanto como o público falharam os projectos, melhor exemplo Aveiro, projectado para uma zona que seria o futuro centro dinamico da cidade, actualmente está num deserto, o mesmo se aplica ao Algarve, que ao contrário do que dizem acho que era um estádio fundamental para o Euro, pela sua localização e em última instância capacidade hoteleira.
O do Braga está sobredimencionado em 30 a 40%... quando tivermos capacidade de o encher (se isso algum dia acontecer) já esatará na altura de fazer um novo! Este estará completamente ultrapassado (se é que algum dia esteve à sua época sequer).
O de Braga está sobredimencionado como está o da Luz, Alvalade e Dragão(este talvez o menos) e todos os outros.
O que devia no minimo ter acontecido era projectarem estádios para a realidade portuguesa e não para somente 2 ou 3 jogos que foi o que aconteceu, podiam ter perfeitamente 30mil durante o euro e 20mil depois... mas estamos em Portugal e projectar não é coisa que português se dê ao trabalho!
Além da capacidade falhou também a parte comercial dos estádios, alguns não foram sequer projectados o seu tempo actual, eles só por si deviam gerar receitas e a verdade é poucos geram... então o de Braga é um autêntico atentado neste aspecto!| Salva-se que o Braga resolveu pôr lá as suas instalações, senão nem quero ver o que seria aquilo!
Ainda há pouco tempo lia sobre a Juventus que espera no novo estádio ter um acréscimo de receitas enorme, na ordem dos milhões, enquanto no velho estádio dava prejuizo a sua gestão.
Quote from: weasel on 08 de March de 2012, 14:27
O problema dos estádios do Euro foi a mentalidade que grossa em Portugal! Fazer tudo à grande, sem pensar a médio longo prazo e sem controlo!
Digam-me um país organizador de europeus e mundiais onde houvessem dois estádios numa mesma cidade para essa prova? (confesso que falo de memória, não confirmei, mas creio que será raro...) Em Portugal, tivemos duas cidades com dois estádios (Lisboa e Porto). Dadas as dimensões do nosso país, 10 estádios foi claramente de mais. Claro que Lampiões e Lagartos tinham de ter cada um o seu estádio, na altura também Boavista e Porto tinha de ter o seu! E isto é um problema muito comum, não se pensa na otimização de recursos e é tudo à grande: "Se ele tem, eu também quero ter"! Se tenho ou não capacidade, fica para depois... Em Lisboa, se era para construir de raiz um estádio que se fizesse um que servisse benfica e sporting, como a exemplo o de Milão ou Roma... No Porto a mesma coisa...
Mas esse é um problema comum em Portugal, onde cada freguesia, por mais pequena que seja (em território e habitantes), limítrofe com outras idênticas, tem de ter o seu campo de futebol (agora relvado), o seu polidesportivo, a sua piscina, o seu... Não há planeamento nem otimização de recursos...
Agora que falas no que cada um gosta de ter... No momento à 3freguesias de aldeia onde 2já têm pavilhão e estão a fazer um 3º a 2km na outra freguesia! No final nenhum deles tem sequer uso que dê para pagar a luz| É tudo à grande em Portugal! e estamos em crise, imaginem se não estivessemos! Já para não falar dos sintéticos onde nem uma equipa existe para lá jogar... mas isso são outras contas!
Apenas para voltar ao tema, nao foram os estadios do Euro'04 que levaram os clubes à falencia (exceptuando talvez, repito, talvez o Boavista) já que a generalidade do investimento foi feito pelas autarquias. Mesmo os estadio de Benfica, Porto e Sporting foi pago em parte por fundos publicos (creio que 30%). Adicionalmente clubes como Leixoes, Belenenses, Amadora, Setubal, etc nao estiveram no Euro e estao com corda ao pescoço. Clubes estao falidos nao é por nao terem receitas, poucos adeptos, é por gastarem mais do que podem. E acabou. Se eu ganhar 1000 mas gastar 500 tenho lucro, mas se eu ganhar 10000 gastando 15000...
Soluções? poderao ser algumas. Em primeiro lugar clubes tem de cortar no investimento que fazem nas equipas de futebol. A distribuição equilitaria das receitas televisivas iria ajudar, agora relembro que Porto e Sporting tem contrato até 2017 com Olivedesportos e como é a LPFP pode obrigar estes clubes a prescindir dessas verbas? Como? Não pode, vai advogar superior interesse do futebol portugues? Benfica está com esta pujança toda acerca dos direitos televisivos, veremos no que da. Braga so tem de ser (continuar) rigoroso nas contas, investir qb mas sem estar demasiado à espera de receitas provenientes de resultados desportivos porque isso foi a morte (ou lá perto) de diversos clubes.
Caros Foristas,
Basicamente tudo isto se resume a que é necessário que cada um viva com as receitas que efectivamente tem, sejam autarquias, sejam estados, sejam clubes, ou até nós próprios.
Com a dificuldade de crédito que se vive, no próximo ano vamos ver clubes a desaparecer ou então a olivedesportos vai começar a ser sócia em quase todos, para os salvar da falência e manter o espectaculo....
Acho que o Leiria para o nº de adeptos que tem é o clube com melhores prestações nos ultimos anos do futebol portugues (a par do nacional, mas estes recebem €€€ do governo regional). Nunca percebi como é k se aguentavam. Mas parece que este ano a sorte vai mudar e penso que se o Leiria desce dificilmente volta a subir. A nao ser que mobilize as pessoas da sua regiao para serem do Leiria e n dos 3 "grandes".
Quanto ao futuro do futebol portugues, acho que nos proximos anos os contratos televisivos serao negociados em conjunto pois os clubes "pequenos" estao a juntar-se para isso. O melhor modelo a seria o frances. O Braga sairia benefeciado pois iria receber um valor mais proximo daqule que recebe o sporting.
Em relação á liga ser a 18 e n a 16, n concordo. Nos ultimos anos subimos lugares no ranking da uefa a nivel de campeonato e penso k deveu-se á melhor qualidade da liga, que com 16 equipas é melhor. Mas como parace que vao passar pa 18 outra vez, entao k acabem com a taça da liga.
Em relação à localização do estádio do Braga, um dia irão aplaudir a sua localização. Encontra-se numa freguesia que já é centro da cidade de Braga, e a tendência de crescimento para aqueles lados é grande.
Por outro lado, digam o que disserem mas em termos de lugares e escoamento, Braga não vive nem um terço dos problemas de trânsito em dias de jogos que outros clubes em Portugal têm. Depois, o que não falta na zona envolvente do estádio é ESPAÇO e muitas oportunidades para aquela zona crescer....ESTAMOS É NUM CICLO ECONÓMICO DESFAVORÁVEL e logicamente que assim é mais difícil. Naquela zona só falta mesmo um grande espaço comercial e que iria dar muito mais movimento, e o dolce vita poderia ter sido a melhor opção para aquele local....mas nos próximo anos verão que todo aquele espaço verde vai estar preenchido com infra-estruturas que irá dar um movimento enorme à zona do estádio!
Quote from: vasco soares on 08 de March de 2012, 13:13
Quote from: 14novembro on 07 de March de 2012, 18:39
Quote from: vasco soares on 07 de March de 2012, 18:21
Quote from: JotaCC on 07 de March de 2012, 18:16
Acontece com os clubes e com os estádios, criaram "guerras" para que se construísse estádios em determinadas cidades para quê, para agora estarem vazios, deitar uns milhares pela janela e agora estamos todos a pagar esses erros
Concordo com o JotaCC, mas vou mais linge o problema nem foram só a construçao dos estadios, foi a dimensao desses mesmos estadio, até o nosso ponho em causa.
Sao estadios claramente sobredimensionados para o futebol que temos (leia-se numero de espectadores que vao regularmente aos estadios)
Não acho o nosso estádio grande demais, talvez na altura fosse demais para a dimensao do clube, mas nesta altura o Braga como grande clube que é justifica um estádio com esta capacidade...
achas mesmo? se me disseres que o minimo que a uefa exige sao 30.000 lugares para poder participar num europeu, ai estamos de acordo, dizeres que o braga é um grande clube, é que nem há duvida é o melhor do mundo ... é o nosso, agora dizeres que o nosso clube justifica um estadio de 30.000 lugares vou ali e já venho, nem 25.000 justificava quanto mais 30.000.
Amigo Vasco Soares, um clube como o Braga de actualmente que está em crescendo e cada vez vai levando mais gente ao estádio justifica. Basta veres as assistencias quando a hora e o dia dos jogos são em condições. E é verdade que em grande parte dos jogos nao passa de metade, mas em jogos importantes o estádio quase enche e daí provém uma boa receita para o clube. Agora com esta euforia de o Braga estar na luta pelo título, muita gente quer ir ao estádio, e se o estádio fosse mais pequeno como dizes que o Braga devia ter, com umas 15 mil pessoas de capacidade, quantas pessoas não iam ficar de fora? E a receita que o clube perdia? Era mais a procura que a capacidade. Mas cada um tem a sua opinião, e eu respeito a tua/sua ;)
14 DE NOVEMBRO, eu tb respeito, a tua embora nao concordo, o braga tem menos socios do que o numero de lugares que o estadio leva, a media de assistencia nao chega aos 15 mil, o que quer dizer que sobra no minimo 50% da capacidade do estadio está quase sempre as moscas, a muita gente que por vezes torna o estadio bem composto, é em jogos á borla, ou a preços muito muito baixos, mas esta nao é a realidade isso sao 2/3 jogos por ano.
acho que sim, o braga deveria ter um estadio de 20.000 lugares, e até se poderia dar o caso, num futuro de dado a escassez de lugares os socios sem lugar anual, passassem a ter, pois era garantia de lugar e com isso aumentar as receitos.
EXEMPLO MUITO FORA DO NOSSO CONTEXTO: o manchester united todos os anos tem pessaos em lista de espera para garantirem um lugar anual, mais se esses lugares nao forem preenchidos uma parte da epoca o clube retira ao associado esse lugar dando-o a quem está na lista de espera.
MAS a principal ilaçao a retirar é que o united nao pensa em aumentar old traford, pensa sim em te-lo sempre cheio.
Sim eu entendo a tua ideia, mas nem todos os adeptos do Braga são sócios. Mas não discordo que 20 mil chegava bem, mas num jogo grande mais 10 mil lugares com bilhetes a 10 euros são mais 100 mil euros que se faz num jogo. Cumprimentos ;)
(http://2.bp.blogspot.com/-6TjlSMfNTlo/T1tYmPEHLCI/AAAAAAAABBw/eaiXcHDZ8q8/s1600/AC.JPG)
in Record (edição papel)