Primeiro teste da pré-época foi positivo
Chegou a ser falada como a transferência mais cara de sempre. Mas Pizzi acabou por iniciar a pré-época em Braga. E Leonardo Jardim bem que pode apostar no jovem médio, que, ontem, no primeiro teste da temporada já começou a abrir o livro. O extremo brilhou ao 'desenhar' o empate e o cruzamento decisivo para o golo da vitória, apontado por Djamal. Foi o homem chave da reviravolta.
A ideia era observar todos os jogadores, daí que o particular em Freamunde tenha contado com três partes, meia-hora cada, para que todos tivessem igualdade de oportunidade. A primeira parte começou com cinco caras novas, com destaque para a defesa, o sector que mais alterações sofreu neste arranque de época. Baiano, Henrique, Palmeira e Imourou formaram o quarteto defensivo, com um meio-campo do ano passado e Douglas, na frente do ataque. O brasileiro dispôs de uma boa oportunidade logo aos seis minutos, mas foi Baiano a desperdiçar a melhor ocasião, após livre de Hugo Viana.
O segundo tempo trouxe mais alterações, com nova defesa: Galo, Nuno Coelho, Ewerton e Marco Ramos. Um quarteto que demonstrou mais fragilidades, sobretudo na ala esquerda, de onde surgiu o golo do Freamunde, após arrancada de Marco Matias. Nuno Coelho cortou com o braço em cima da linha de golo e, na conversão do penálti, Sérgio Nunes bateu Quim.
A resposta arsenalista foi ténue e Djamal, de cabeça, ainda introduziu a bola na baliza, mas estava em posição irregular.
Na terceira parte, revelou-se o melhor Sp. Braga. E com dois jogadores em evidência: Pizzi e Guilherme. Foi dos pés do médio - cedido na época passada ao Paços de Ferreira - que nasceu a brilhante jogada do empate, com o irrever ente brasileiro a atirar em cheio. Um grande golo de Guilherme, jovem promessa determinada a mostrar qualidade a Jardim. Pouco depois, novamente Pizzi, na esquerda, a dar um autêntico nó ao lateral do Freamunde e a oferecer um cruzamento milimétrico a Djamal, que cabeceou para o triunfo.
Nélson Caldeira: "Foi um desempenho consistente"
O primeiro teste da pré-época foi positivo. Sobretudo, pela análise aos reforços e observação de todos os jogadores, quando a equipa técnica se prepara para fazer a primeira redução do plantel. A opinião é do treinador-adjunto do Sp. Braga, Nélson Caldeira, que destaca a atitude dos três onzes que alinharam durante o jogo com o Freamunde.
"Foi um desempenho consistente das três equipas que alinharam nas três partes do encontro. Vimos de onze treinos consecutivos onde o desgaste foi grande e, como tal, o rendimento, atitude e comportamento da equipa foi de acordo com o que perspectivávamos", referiu o técnico-adjunto.
Nélson Caldeira considera que "o fundamental foi conseguido" e explica: "o que pretendíamos era, sobretudo, a rotatividade dos jogadores neste período ao longo dos 90 minutos, em que foram distribuídos de forma equitativa os tempos de jogo, a uma semana de a equipa técnica tomar as primeiras decisões. Em segundo lugar, ambicionava-se que a equipa já transportasse alguns dos princípios dos primeiros dez dias de trabalho e ficamos satisfeitos quando verificamos que os comportamentos e atitudes dentro dos princípios de jogo foram alcançados", destacou, reconhecendo ainda "o desgaste elevado" provocado pelos onze treinos da pré-época.
ABC: Pedro Seabra Marques garantido por duas épocas
Aí está o novo reforço do ABC de Braga para a próxima temporada. Pedro Seabra Marques, 21 anos, ex-Sporting, assumiu um compromisso com o clube bracarense válido para as próximas duas temporadas. O acordo ficou ontem selado, apurou o Correio do Minho, depois de um almoço entre o presidente do ABC, Luís Teles, e o jogador
A contratação do jovem central foi cirúrgica, antevendo ainda o eventual final de carreira do capitão Carlos Matos.
O novo reforço do ABC prepara-se para um novo desafio na sua carreira. Depois de dois anos ao serviço do Sporting, está de volta ao norte e entusiasmado por vingar no clube bracarense. "É um passo em frente na minha carreira. Com esta decisão penso que se conjugaram duas vontades. No mundo do andebol toda a gente conhece o ABC, todos os jogadores da minha formação aprenderam a respeitar o ABC pelo palmarés que o clube tem e continua a lutar por objectivos que vão ao meu encontro e podemos fazer coisas muito boas para as próximas épocas", salientou o central.
Com perto de uma centena de internacionalizações, Pedro Seabra Marques não esconde ainda o prazer de ser orientado por Carlos Resende, com quem se cruza pela primeira vez. " É um prazer trabalhar com aquele que é considerado o melhor joga-dores de todos os tempos no andebol. As últimas épocas do ABC falam por si e podemos fazer coisas interessantes no campeonato", realçou o novo atleta da formação bracarense.
O segundo reforço da temporada
Pedro Marques torna-se no segundo reforço do ABC para a próxima temporada, depois da contratação do lateral-esquerdo José Pedro Coelho, ex-Madeira SAD.
"É um jogador que se enquadra na filosofia do ABC, sendo oriundo de uma grande escola de formação que é o S. Bernardo", apontou Luís Teles. E apesar da juventude do atleta destaca o "percurso notável a nível nacional e também pelas internacionalizações que soma", reforçou o presidente do ABC. Salienta o perfil do jogador e homem, como fundamentais para vir a integrar o plantel bracarense, ou não se tratasse de um estudante da Faculdade de Medicina.
Com esta contratação, o plantel do ABC passa a contar com "uma mais valia" e que promete ser sustentada em termos futuros, daí a duração de contrato por dois anos. "Esperamos que fique por muitos mais anos", adiantou ainda o presidente da SAD do ABC.
CORREIO DO MINHO
Hugo Lopes já assinou
CENTRAL VAI RODAR EM VIZELA
O central Hugo Lopes, formado no V. Guimarães, já oficializou a sua ligação ao Sp. Braga por uma temporada mais uma de opção. O acordo estava a ser negociado há algumas semanas, como Record oportunamente noticiou. O defesa (à esquerda na foto) chega a custo zero e vai rodar no Vizela, clube-satélite dos arsenalistas e onde o jovem já atuou na época passada.
A equipa da 2.ª Divisão começa a trabalhar no dia 29 e contará, mais uma vez, com muitos jogadores dos quadros dos guerreiros do Minho. Micael Sequeira será o novo treinador.
RECORD
A bendita terceira parte
O Braga entrou a ganhar na nova temporada, e sabe-se como os resultados moralizam as equipas, mesmo que seja em jogos de pré-época, mas só na terceira conseguiu encantar os muitos adeptos que se deslocaram a Freamunde. Por tratar-se de um jogo de início de temporada, e porque Leonardo Jardim ainda tem um plantel demasiado longo à disposição, o jogo teve três partes, de 30 minutos cada. Uma boa decisão para que o treinador bracarense pudesse ver quase todos os jogadores em acção - só não jogou Nuno Valente -, mas também deu para ver que ainda há muito trabalho pela frente. As equipas que alinharam nas duas primeiras partes pouco mostraram. Uns porque ainda estão com falta de ritmo, o que é compreensível, outros porque claramente já sabem ou desconfiam que poucas hipóteses têm de ficar no plantel. Para alguns deles, o melhor mesmo será o empréstimo para poderem rodar.
Leonardo Jardim tem de tomar decisões rapidamente, para evitar levar um plantel muito longo para o estágio, em Melgaço, mas ontem também ficou a saber com quem conta. Guilherme, por exemplo, vai dar-lhe boas dores de cabeça. O médio brasileiro até pode estar comprometido com o Gil Vicente, caso não continue em Braga, mas ontem mostrou serviço. Pizzi também esteve em grande. E só não será um potencial titular se, dentro em breve, for transferido para a Rússia por alguns milhões. Valor não lhe falta. Dois jovens deram nas vistas, assim como o líbio Djamal - muito bem nas recuperações e no jogo aéreo, característica que lhe valeu a obtenção de um golo e de uma bola à trave. E na terceira parte mostrou-se ainda Nuno Gomes, a grande atracção do jogo. Fez três assistências, teve movimentos muito bons no ataque e só lhe faltou a oportunidade para marcar.
Do ataque passemos à defesa, onde resistem as maiores dúvidas, sobretudo no eixo. Nuno André Coelho, Henrique e Ewerton tentam ganhar terreno, mas ontem tornou-se evidente que este Braga precisa de um patrão, alguém que comande e que dê tranquilidade.
Freamunde 1 | Braga 2
Estádio do Sport Clube Freamunde
Árbitro: António Bastos
Auxiliares: Manuel Cruz e José Oliveira
Treinador Nicolau vaqueiro
Assis; João Amorim, Luís Pedro, Sérgio Nunes e Paulo Monteiro; Nana K, Babo e Bruno Magalhães; Marco Matias, Luciano e Horácio
Jogaram ainda: Tó Figueira, Machado, Vieira, Brandão, Batista, Pedrinho, Felipe, Serginho, Bock e João Rodrigues
Treinador Leonardo Jardim
Marcos; Baiano, Henrique, Palmeira e Imorou; Custódio, Mossoró e Hugo Viana; Alan, Paulo César e Douglas
Jogaram ainda Quim, Berni, Rodrigo Galo, Nuno André Coelho, Ewerton, Vinícius, Hélder Barbosa, Peña, Lima, Meyong, Elderson, Nuno Gomes, Djamal, Salino, Zé Luís, Pizzi, Marco Ramos e Guilherme
Primeira parte 0-0;
segunda parte 1-0; terceira parte 1-02
Golos 40' Sérgio Nunes (g.p.), 66' Guilherme, 74' Djamal
CARTÕES nada a assinalar
Como jogaram os novos
Pizzi dá show e Djamal promete
Baiano
Certinho, mas não arriscou.
Henrique
Exibição com altos e baixos.
Palmeira
Cumpriu sem sobressaltos.
Imorou
Bom pé esquerdo.
Douglas
Impôs-se entre os centrais.
Rodrigo Galo
Foi-se soltando com o tempo.
Nuno A. Coelho
Penálti e duas desatenções.
Ewerton
Nervoso, cometeu erro grave.
Djamal
Possante e bom jogo aéreo.
Peña
Bom pormenor e nada mais.
Berni
Meia-hora de seca total.
Pizzi
Mudou o jogo, com velocidade, criatividade e técnica.
Nuno Gomes
Três excelentes assistências para Zé Luís.
Zé Luís
Desmarcou-se bem, mas pecou na hora de finalizar.
Como jogaram os outros
Guilherme mostra que pode ficar
Marcos
Sem trabalho.
Custódio
Esforçado e remate perigoso.
Mossoró
Pautou bem o jogo no miolo.
Hugo Viana
Discreto.
Alan
A qualidade habitual.
Paulo César
Sem lances de relevo.
Quim
Encaixou um remate à figura.
Marco Ramos
Dificuldades defensivas.
Salino
Pendular, mas sem brilho.
Vinícius
À imagem de Salino.
Hélder Barbosa
Muito activo na esquerda.
Lima
Perdulário.
Meyong
Movimentou-se bem.
Elderson
Bem a cruzar.
Guilherme
Confiante e desequilibrador.
Paulo César elogia Nuno
Paulo César juntou a sua voz aos discursos elogiosos a Nuno Gomes. "A concorrência será saudável. O Nuno tem muita qualidade, uma carreira brilhante e vem para ajudar. Todos vão dar o melhor em prol do Braga, que só assim fica a ganhar. Temos muitos avançados e espero que todos sejam felizes", afirmou o brasileiro, satisfeito com o primeiro teste. "Destaco a vontade de toda a gente, principalmente a dos jogadores novos, que querem mostrar o seu valor. Foi importante iniciar o nosso trabalho com uma vitória", disse, reconhecendo que há diferenças entre Leonardo Jardim e Domingos Paciência: "Ambos têm princípios muito bons. Temos de assimilar o mais rápido possível as do novo 'mister'".
Entusiasmo na bancada
Os adeptos do Braga já não viam a equipa a jogar desde 18 de Maio, dia da final da Liga Europa, pelo que ontem agarraram a oportunidade para matar saudades. A bancada principal do estádio do Freamunde esteve bem composta, com cerca de duas mil pessoas, e António Salvador e Fernando Couto não faltaram à chamada para o primeiro teste.
Alan com a braçaceira
A braçadeira tem sido um dos termos marcantes desta pré-época do Braga, em virtude da saída de Vandinho, e por isso deu nas vistas ontem o facto de o capitão de equipa, na primeira das três partes, ter sido Alan, um dos mais antigos no plantel. Na segunda, a braçadeira passou para o braço de Meyong e, na terceira, foi Pizzi a assumir a liderança.
Rui Correia ficou de fora
O Braga vive uma situação sui generis, pois a equipa técnica tem dois treinadores de guarda-redes. Carlos Pires e Rui Correia têm dividido o trabalho nos treinos e havia a curiosidade em saber quem estaria a orientar o aquecimento de Quim, Berni e Marcos. Foi Carlos Pires, elemento que chegou com Jardim, enquanto Rui Correia, um homem da casa, ficou a assistir.
O JOGO
Quarteto do Braga
Nelito, técnico do Vilaverdense, que subiu à III Divisão, vai contar com quatro atletas cedidos pelo Braga: Tiaguinho, João Oliveira, João Lomba e João Manuel. Luizinho, Márcio, Agostinho, Minguinhos, Alexandre, Sérgio, Hugo Soares e Matias renovaram.
Aníbal deseja felicidades na hora da despedida
Ao contrário dos outros dias, em que a boa disposição impera nos treinos, ontem os sub-20 viram Serginho treinar de forma condicionada e tiveram de se despedir de um dos membros deste unido grupo: Aníbal Capela. O central do Covilhã sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo e não recupera a tempo do início do Mundial. Na hora da despedida, o jovem, de 20 anos, deixou uma palavra ao seleccionador nacional. "Quero agradecer a Ilídio Vale a confiança que depositou em mim, ao integrar-me na lista dos melhores jogadores de sub-20 para participar numa competição com a importância de um Mundial", reconheceu, em declarações ao site da FPF, desejando felicidades aos colegas: "Estou muito grato por este período que estive a trabalhar com os melhores. Sei que a tarefa não vai ser tarefa fácil, mas tenho plena confiança neste grupo de trabalho. Desejo a todos as maiores felicidades e vou estar a torcer por fora."
Esta baixa foi uma contrariedade para Ilídio Vale. O seleccionador não tem dúvidas que o defesa iria mostrar todo o seu talento no Mundial. "Trata-se de um jogador de qualidade que poderia colocar em evidência o seu valor num grande palco, mas estou certo de que terá oportunidade para o fazer no futuro. Este é um momento que nos entristece e faço votos que melhore rapidamente", referiu.
Nuno Reis, capitão e colega de posição de Aníbal, recordou o amigo. "Era um elemento importante para o grupo, não só pelo seu valor desportivo, mas também pelo seu companheirismo e qualidades humanas", salientou.
Recorde-se que, para prevenir esta situação, Ilídio Vale já tinha chamado Ricardo Alves.
Força mental para transpor problemas
Quando a bola começar a rolar para as cores portuguesas na Colômbia, os jogadores vão estar em plena forma física. Quem o garante é Joaquim Milheiro, preparador-físico da selecção de sub-20. "Estes jogadores querem crescer, quer do ponto de vista individual, quer colectivo. Têm uma grande disponibilidade para trabalhar. A fadiga não vai aparecer, porque este grupo tem uma força mental para ultrapassar os problemas", salientou o elemento da equipa da técnica nacional.
Na Colômbia, os jovens lusos deparar-se-ão com uma temperatura diferente e há a possibilidade de jogar em altitude, detalhes que já estão a ser preparados. "Há salas de altitude artificial no Centro de Treino do Jamor que ajudam a uma adaptação fisiológica e também emocional", lembrou Joaquim Milheiro. Hoje, os jogadores estão de folga e voltam a apresentar-se no estágio amanhã.
Pedro Seabra assinou por dois anos com o ABC
Pedro Seabra, 21 anos, assinou ontem contrato com o ABC, confirmando notícia avançada por O JOGO. "É mais um passo em frente na minha carreira, trata-se de um clube por onde passaram alguns dos melhores jogadores portugueses de sempre e continua com ambições muito fortes, a história do ABC dispensa apresentações", disse o ex-Sporting. Formado no São Bernardo, saiu há dois anos para Alvalade, onde ganhou a Taça Challenge e dois campeonatos de juniores. Em 2009 foi considerado o melhor jogador do European Open e, no ano passado, foi medalha de prata no Europeu de juniores. Agora está na selecção que vai ao Mundial de sub-21, que arranca dia 17, na Grécia.
O JOGO