Domingos Paciência: "Temos de ser autênticos 'guerreiros' neste jogo"
Independentemente do que se passar hoje frente à Académica no último jogo de 2010, este ano ficará para sempre gravado na memória dos adeptos arsenalistas pelos feitos alcançados pela equipa do Sp. Braga, nomeadamente o apuramento mágico para a fase de grupos da Liga dos Campeões e uma participação honrosa na maior das competições a nível de clubes. Ainda na memória ficará o campeonato sensacional na época passada e o sonho do título que o Sp. Braga perseguiu até à última jornada, terminando na vice-liderança. Porém, tudo mudou na primeira parte desta nova temporada.
O treinador do Sp. Braga é o primeiro a reconhecer os 'furos abaixo' das expectativas, mormente na Liga e eliminação precoce na Taça de Portugal (frente ao Benfica, no Estádio da Luz) mas Domingos ainda não desistiu de lutar, e lembrou ontem que "ainda há muito a ganhar esta época". Há o troféu da Taça da Liga, uma prova que o clube assume ambição de conquistar, ainda mais um passeio da fama na Europa do futebol (Liga Europa regressa em Fevereiro), e o "principal objectivo" traçado pelo clube: ficar no terceiro ou quarto lugar no campeonato e garantir novamente o apuramento para as provas europeias.
Por tudo isto, e reconhecendo que os últimos jogos não acabaram da melhor maneira (três derrotas seguidas fora de portas, em Leiria, Donetsk (Ucrânia) e Luz), Domingos Paciência coloca o jogo desta noite, contra a Académica de Coimbra, como "muito importante", numa espécie de ponto de viragem para o que deseja em 2011.
E apelou ontem, na conferência de antevisão, ao "espírito guerreiro da equipa" para vencer o jogo e voltar a orgulhar os adeptos bracarenses, deixando também no final da partida uma boa imagem a finalizar este ano, e esperança num novo ano "muito melhor".
Mas o Sp. Braga não vai jogar sozinho, e Domingos já sabe que não v ai ter vida facilitada. Entre elogios ao adversário, o técnico arsenalista espera muitas dificuldades por parte da equipa de Jorge Costa.
"Vão defrontar-se duas equipas que, nesta altura, estão separadas apenas por um ponto na classificação, e que têm também neste momento praticamente o mesmo número de golos marcados e sofridos. A Académica está a fazer um bom campeonato, tem sido uma boa surpresa, e por isso sabemos das dificuldades que nos espera. Mas jogamos em nossa casa, perante os nossos adeptos, e queremos ganhar. Há que fazer uma boa abordagem ao jogo, séria, com carácter, como verdadeiros 'guerreiros' que somos como é a imagem do nosso clube, e procurar vencer, que é o único objectivo", rematou Domingos Paciência.
"Equipa ainda não está a render nem metade do que pretendo"
Num breve balanço sobre a presente temporada até agora, para Domingos a participação na Liga dos Campeões esta época é uma das razões da performance menos positiva da equipa, em comparação com a anterior. O maior número de jogos levou a um natural desgaste a que os jogadores do Sp. Braga ainda não estavam habitados. A juntar a isto, houve o número quase recorde de lesões e castigos (expulsões), apontou.
"No ano passado não nos aconteceu nem metade do que já nos aconteceu nesta primeira parte da época, e isso levou a alguma instabilidade e prejudicou uma melhor gestão do plantel. Não quero com isto arranjar desculpas para os desaires, o que quero dizer é que perante estas dificuldades, a equipa ainda não está a render nem metade do que pretendo. Mas temos de melhorar e vamos de certeza melhorar muito", disse, frisando que conta com todos os jogadores do plantel, mesmo os que não têm tido tantas oportunidades, mas que de repente podem melhorar a sua situação. "São todos grandes jogadores, e alguns só não estão a jogar por mérito de quem está".
É tão simples fazê-los sorrir
(http://www.correiodominho.com/images/21606_230x180.jpeg)
O Hospital de Braga recebeu ontem ao fim da manhã uma visita diferente. Matheus e Paulo César, jogadores do Sporting de Braga, e o treinador Domingos Paciência, visitaram a ala pediátrica do Hospital São Marcos, e ofereceram uma prenda dos 'Guerreiro' às crianças hospitalizadas.
A comitiva bracarense fez inicialmente uma primeira ronda no piso dos mais crescidos, crianças entre 8 e os 18 anos, que foram os mais envergonhados e reticentes em relação à visita, numa manhã diferente para todos.
Todavia, na ala dos mais pequenos, todos estavam entusiasmados por conhecer os jogadores Matheus e Paulo César, e também o treinador. Inicialmente apenas duas meninas estavam presentes para receber a comitiva bracarense, mas rapidamente a sala encheu-se de crianças, felizes e satisfeitas, algumas um pouco tímidas.
Os saquinhos dos presentes, com o símbolo do clube, tinham entre outras coisas, cachecóis da equipa bracarense, carrinhos para os meninos e brinquedos para as meninas. No meio dos presentes estavam também os melhores companheiros das pessoas, pequenos livros de contos infantis, que algumas crianças aceitaram com um grande sorriso genuíno, característico da sua idade.
Entre muitos meninos estava um em particular, que adora o clube da cidade, e respira Spor-ting de Braga, mas que também queria conhecer outro jogador: o médio Luis Aguiar. Mas este não veio. Matheus e Paulo César fizeram as delícias da criança de seis anos, que vai ao estádio apoiar o Braga e que sabe todas as músicas do clube, e cantou para Matheus e Paulo César a música do próprio Matheus e também do Mossóro.
Os recém-nascidos também não foram esquecidos nesta visita, com direito a lembranças alusivas ao emblema bracarense, com as 'mamãs' a darem á cara pelos seus bebés.
A quadra natalícia já está aí, e é tão simples fazer uma criança sorrir, e deixá-la feliz, com pequenos gestos como os que aconteceram na manhã de ontem, graças a esta iniciativa daqueles que são ídolos e podem ser autênticos exemplos.
A Directora da Pediatria, Dr.ª Almerin da Pereira, evidenciou a sua satisfação pela forma como foi proporcionado um dia diferente para as crianças.
No final da manhã, antes da comitiva abandonar a ala pediátrica, houve ainda tempo para uma oferta especial. Domingos Paciência deixou uma camisola oficial do Sporting de Braga para a Pediatria, com autógrafos e dedicatórias dos três intervenientes da visita, e com a data, para que o dia fique na lembrança de todos. O Hospital de Braga tem promovido algumas iniciativas, nesta quadra, para que as crianças não se sintam sozinhas.
"Domingos Paciência relaciona-se muito facilmente com as crianças"
"Quem esteve aqui testemunhou a alegria na cara dos miúdos" começou por referir o dr. Francisco Miranda, Administrador Executivo do Hospital de Braga que também acompanhou a visita.
Francisco Miranda estava satisfeito pela iniciativa e elogiou ainda o treinador bracarense Domingos Paciência: "a alegria e a surpresa que as crianças tiveram por ter cá o Domingos Paciência foi muito boa, que é uma pessoa que se relaciona muito facilmente com as crianças. Só posso ficar contente e agradecido ao Sporting de Braga por ter vindo ao hospital nesta ocasião" salientou.
Esta é uma iniciativa que o Hospital de Braga promoveu em conjunto com o Sporting Clube de Braga, mas existem outras para a comunidade. Um bom exemplo é o ciclo de concertos de música clássica: "temos a preocupação e estamos a tentar fazer um conjunto de iniciativas de uma maior ligação à comunidade. Estamos a fazer o ciclo de concertos de música clássica, que estão a acontecer aqui, durante quatro quintas-feiras seguidas, ao final da tarde, onde vieram crianças do Conservatória de Música Calouste Gulbenkian de Braga, fazer concertos ao final da tarde" adiantou o administrador.
O último concerto acontece ao final da tarde do dia de hoje, pelas 18 horas, na Igreja de São Marcos. É uma iniciativa promovida em conjunto entre o Hospital de Braga e pela Misericórdia de Braga, onde qualquer pessoa pode entrar gratuitamente para assistir ao concerto.
CORREIO DO MINHO
Muitos perigos a leste e mais alguns fantasmas
Ao meio-dia de hoje, em Nyon, terá início o sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa - após o qual terá lugar o dos oitavos-de-final da Champions - que vai dar a conhecer os adversários das equipas portuguesas em prova. E a primeira conclusão a tirar é que o Benfica encontra-se numa situação à partida mais complicada que FC Porto, Sporting e Braga, que beneficiam do estatuto de cabeças-de-série.
Para as águias, os 13 possíveis adversários são todos merecedores de respeito. Basta dizer que o Twente é provavelmente o adversário mais desejado, mas mesmo a equipa orientada por Michel Preud-homme - esse mesmo que defendeu a baliza das águias cinco épocas - já mostrou que pode ser perigosa e chega aqui proveniente da Liga dos Campeões, onde eliminou o Werder Bremen. Seria ainda desejável evitar longas deslocações ao Leste, contra adversários tão perigosos quanto o Zenit, CSKA e Spartak de Moscovo ou Dínamo de Kiev, sem esquecer. Mas com Liverpool, Manchester City, Villarreal e Leverkusen, entre outros nomes conhecidos, não há muito por onde escolher.
Se o Benfica precisa de alguma sorte para evitar confrontos perigosos, FC Porto, Sporting e Braga têm muitos possíveis adversários acessíveis. Mas sobram, ainda assim, várias equipas de qualidade. A começar pelo Rubin Kazan, que saiu da Champions, e passando pelo Nápoles e Sevilha - que o Braga pode reencontrar após ganhar aos andaluzes no play-off da Champions.
Refira-se ainda que Portugal e Rússia, com quatro equipas, são os países mais representados na Liga Europa e prometem árdua luta no ranking da UEFA.
16-avos-de-final
CABEÇAS-DE-SÉRIE
Manchester City
Bayer Leverkusen
SPORTING
Villarreal
Dínamo de Kiev
CSKA de Moscovo
Zenit
Estugarda
PSV Eindhoven
Paris Saint-Germain
Liverpool
FC PORTO
Spartak de Moscovo
BRAGA
Ajax
Twente
NÃO CABEÇAS-DE-SÉRIE
Lech Poznan
Aris Salónica
Lille
PAOK
BATE Borisov
Sparta de Praga
Anderlecht
Young Boys
Metalist
Sevilha
Nápoles
Besiktas
Rubin Kazan
Basileia
Glasgow Rangers
BENFICA
ADVERSÁRIOS POSSÍVEIS
FC Porto
LECH POZNAN | ARIS SALÓNICA | LILLE | PAOK
BATE BORISOV | SPARTA DE PRAGA | ANDERLECHT
YOUNG BOYS | METALIST | SEVILHA | NÁPOLES
RUBIN KAZAN | BASILEIA | GLASGOW RANGERS
Sporting
LECH POZNAN | ARIS SALÓNICA | PAOK
BATE BORISOV | SPARTA DE PRAGA | ANDERLECHT
YOUNG BOYS | METALIST | SEVILHA | NÁPOLES | BESIKTAS
RUBIN KAZAN | BASILEIA | GLASGOW RANGERS
Braga
LECH POZNAN | ARIS SALÓNICA | LILLE | PAOK | BATE BORISOV
SPARTA DE PRAGA | ANDERLECHT | YOUNG BOYS | METALIST | SEVILHA
NÁPOLES | BESIKTAS | RUBIN KAZAN | BASILEIA | GLASGOW RANGERS
Benfica
MANCHESTER CITY | BAYER LEVERKUSEN | VILLARREAL | DÍNAMO DE KIEV
CSKA DE MOSCOVO | ZENIT |ESTUGARDA | PSV EINDHOVEN | PARIS SG
LIVERPOOL | SPARTAK DE MOSCOVO | AJAX | TWENTE
CONDICIONALISMOS DOS SORTEIOS
AS EQUIPAS NÃO CABEÇAS-DE-SÉRIE VÃO JOGAR A PRIMEIRA MÃO EM CASA
NÃO SE PODEM DEFRONTAR EQUIPAS DO MESMO PAÍS
NÃO SE PODEM DEFRONTAR EQUIPAS QUE SE DEFRONTARAM NA FASE DE GRUPOS
UEFA CHAMPIONS LEAGUE
OITAVOS-DE-FINAL
CABEÇAS-DE-SÉRIE
Tottenham
Schalke 04
Manchester United
Barcelona
Bayern de Munique
Chelsea
Real Madrid
Shakhtar Donetsk
NÃO CABEÇAS-DE-SÉRIE
Inter de Milão
Lyon
Valência
FC Copenhaga
Roma
Marselha
AC Milan
Arsenal
O JOGO
Um contraciclo levado ao extremo
Jorge Costa e Domingos Paciência não foram só jogadores diametralmente opostos no mesmo FC Porto do coração. As carreiras dos jovens técnicos tocam-se em vários pormenores, mas foram construídas na oposição. Jorge Costa começou no Braga, mas teve de "descer" à Académica para se afirmar definitivamente; por sua vez, Domingos ganhou o direito a estar em Braga pelo mérito demonstrado em Coimbra. Os trajectos das equipas também não coincidem, embora em termos absolutos distem só um ponto. Do Braga, esperava-se o ataque ao título, da Académica a fuga à despromoção; ambos lutam pela Europa.
O contraciclo nota-se também entre os jogadores. Vedetas na Briosa são os extremos Diogo Valente e Sougou. O primeiro dispensado pelo Braga, o segundo muito desejado para rivalizar com Alan, o tal que arrasou em 2009/10, mas que agora bem precisa de renascer para evitar que a possível chegada de Sougou não o faça perder o lugar. O senegalês também pode jogar à esquerda, na posição que Hélder Barbosa deseja. O mesmo que, como Domingos, se emancipou em Coimbra.
BRAGA - ACADÉMICA
20h15 sport tv1
estádio axa
Árbitro Marco Ferreira [AF Madeira]
Assistentes Álvaro Mesquita e Nélson Moniz
-
Braga
Treinador Domingos Paciência
1 Artur GR
15 Miguel Garcia LD
3 Paulão DC
2 Rodriguez DC
20 Sílvio LE
23 Madrid MD
22 Luis Aguiar MO
8 Mossoró MO
30 Alan AD
9 Paulo César AE
19 Meyong AV
-
26 Marcos GR
48 Aníbal DC
27 Custódio MD
45 Hugo Viana MO
25 Leandro Salino MO
40 Guilherme MO
10 Hélder Barbosa AE
11 Keita AV
Académica
Treinador Jorge Costa
1 Peiser GR
30 Pedro Costa LD
2 Amoreirinha DC
15 Orlando DC
55 Hélder Cabral LE
23 Nuno Coelho MD
22 Diogo Melo MO
8 Hugo Morais MO
18 Sougou AD
23 Diogo Valente AE
14 Miguel Fidalgo AV
-
12 Ricardo GR
19 Pedrinho LD
4 Luiz Nunes DC
8 Pape Sow MD
88 Júnior Paraíba MO
11 Laionel AD
91 Sissoko AE
21 Éder AV
Em Destaque
4
Sougou.
Não participou na derrocada caseira com o Marítimo por ter de cumprir um jogo de castigo. Está de volta à equipa esta noite, e logo para defrontar um conjunto orientado por um treinador que lhe diz muito, pois foi com Domingos Paciência que se estreou a marcar no escalão primodivisionário. E muito se tem falado sobre o futuro do senegalês - leva quatro golos esta temporada -, que está em final de contrato com a Briosa. Resta saber se hoje, no Minho, será o desafio de despedida e da apresentação na nova casa.
20
"score" nulo.
A Académica tem sido amplamente elogiada pela capacidade de finalização, tendo apenas por uma vez ficado em branco no campeonato. Só que, defensivamente, as coisas não estão a correr assim tão bem, e a goleada sofrida frente ao Marítimo veio acentuar isso mesmo. Neste momento, os golos marcados são os mesmos que os sofridos: 20.
19
Defesa péssima.
O Braga sofreu, em 13 jogos, apenas menos um golo do que no total dos 30 jogos de 2009/10. Ainda à procura de estabilidade defensiva, Domingos Paciência só conta três equipas na Liga com pior registo e sabe que a recuperação p+assa também pelo trancar das portas. A mudança de guarda-redes foi o primeiro passo.
A Análise de Coroado
Marco Ferreira
AF Madeira
33 anos
internacional Não
nº de jogos 23
-
Grau de Risco
Muito Difícil
DIFÍCIL
Médio
Normal
-
Árbitro (Pontuação 0 a 5)
Jogos anteriores 3,31
personalidade 3,00
controlo disciplinar 3,00
interpretação das leis e regulamentos 3,00
condição física 4,00
MÉDIA 3,26
-
Sem deslumbres, vai afirmando a sua presença com sensatez, não dando azo a discrepâncias relevantes, apesar de disciplinarmente necessitar de ser mais consistente e criterioso. De igual modo, precisa de entender que nem sempre os jogadores cometem infracções somente por negligência ou que aparente imprudência mais não é que grosseria ou conduta violenta sublimada para enganar incautos. Detém boa condição física, movimentando-se próximo das jogadas e efectuando abordagem cordata a jogadores faltosos. Para ganhar estatuto e estabilizar na categoria, não comprometendo, tem de elevar um pouco mais o nível das suas exibições. O jogo no AXA afigura-se difícil, capaz de colocar à prova as competências que o indicam como elemento a ter em conta.
Árbitros assistentes
Álvaro Mesquita (AF Vila Real) / Nélson Moniz (AF Ponta Delgada)
Porque habituados e rotinados na colaboração com o chefe de equipa, nomeadamente Álvaro Mesquita, têm obrigação de prestar colaboração equilibrada e correcta, mesmo sendo certo que nem sempre conseguem acompanhar adequadamente os penúltimos defensores.
"A equipa não está a jogar nem metade do que ambiciono"
Há um ano, por esta altura, o Braga partia para as férias natalícias confortavelmente instalado no trono da Liga. Agora, o melhor que pode aspirar é entrar em 2011 no sexto lugar, embora esteja dependente de uma conjugação de resultados favorável. Como se explica tamanha diferença de rendimento? Será que a equipa está a pagar a factura do segundo lugar obtido em 2009/10? "Depende da análise. Se nos puserem no patamar de um FC Porto ou de um Benfica, aí sim o Braga está aquém do esperado, porque está em oitavo. Se nos colocarem na luta pelo terceiro ou quarto lugar, então ainda estamos em perfeitas condições para o alcançar", explicou ontem Domingos Paciência, embora admita que os arsenalistas têm apresentado rendimentos díspares a nível interno e externo. "Felizmente fizemos uma Liga dos Campeões em que nos mostrámos à Europa; infelizmente, a nível nacional a equipa ainda não está a jogar nem metade do que ambiciono", realçou.
É no sentido de o melhorar, de resto, que Domingos garantiu ter vindo a trabalhar com António Salvador (presidente do clube) e Fernando Couto (director-desportivo). Falar em mini-revolução é um pouco exagerado, mas esperam-se mudanças profundas. "Estamos a analisar a situação de cada jogador, para nos organizarmos, termos mais estabilidade e confiança, pois só assim poderemos chegar ao que pretendemos", indicou. E o que o Braga deseja mesmo é começar imediatamente a escalada até aos lugares cimeiros da tabela, algo que, segundo o treinador bracarense, só será possível vencendo hoje a Académica. "Perder os últimos três jogos não deixou ninguém satisfeito. Sabemos perfeitamente que ainda é possível chegar ao terceiro ou quarto lugar, mas também que muito terá de ser feito daqui em diante para ambicionarmos esse objectivo", avisou.
Com a saída da Taça de Portugal, a Taça da Liga passou agora a ser um objectivo assumido por Domingos, que quer oferecer um troféu a Salvador. "Na Taça da Liga há um equilíbrio maior com as equipas que nos calharam no sorteio, portanto, temos de acreditar que é possível vencer", vincou o técnico.
"Não sou anti-ninguém"
Domingos não gostou que tivessem criticado os reparos que fez aos juízes, até porque, como recordou o técnico do Braga, "é mais uma equipa, faz parte do jogo e a própria Liga abre uma página para poder-se dar a opinião sobre os árbitros." "Não sou anti-Beira-Mar, ou anti-Boavista; nada. Só defendo os interesses do Braga e dos meus jogadores", atirou.
Matheus é ausência de última hora
E vão oito lesionados! Sim, não há engano. Anteontem eram seis, mas o treino de ontem provocou mais duas baixas. Uma - Matheus - de peso, especialmente numa fase em que o ataque está muito debilitado, uma vez que Lima e Élton não recuperaram a tempo. Para a posição "9" restam apenas Meyong e Keita, jogadores que até há bem pouco tempo atrás eram dispensáveis mas agora são... imprescindíveis. E nenhum será dispensado tão cedo, uma vez que não há certezas acerca da continuidade no plantel de nenhum dos três lesionados. Matheus sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, ao passo que a outra baixa - Felipe - ressentiu-se de uma lombalgia.
Vandinho, Moisés e Elderson também não recuperaram e Quim mantém-se em reabilitação. Domingos ficou com 20 jogadores para convocar 19 e excluiu... Léo Fortunato. Naturalmente.
Valente volta com o triplo dos minutos
O jogo desta noite será, certamente, especial para um dos jogadores do plantel da Académica que mais em foco tem estado. Diogo Valente está na cidade do Mondego, precisamente, cedido a título de empréstimo pelo Braga, com o qual tem contrato até 2012. E o ingresso na Briosa tem feito muito bem ao extremo-esquerdo. É um dos indiscutíveis de Jorge Costa, foi titular em todos os jogos do campeonato e já festejou quatro golos nas três competições, coleccionando ainda algumas assistências. De facto, o canhoto defronta hoje o antigo patrão com o triplo dos minutos em relação à época anterior, embora com apenas mais cinco partidas disputadas (11 pelo Braga, 16 pela Académica). Se em 2009/2010 somou 398 minutos entre campeonato e Taça da Liga, ao serviço dos "capas negras" tem um total de 1285 minutos num trio de provas, isto, numa altura, em que ainda não se atingiu metade da temporada.
Acrescente-se que no plantel há ainda outro ex-bracarense: Pedro Costa. Um lateral que deverá voltar hoje à titularidade no lado direito da defesa, por troca com Pedrinho, habitual primeira opção desde os tempos de Domingos.
Vitória ataca Léo Fortunato
O Vitória da Bahia, que desceu à Série B do Brasileirão, já está em conversações com Léo Fortunato e com o Cruzeiro, clube ao qual pertence o seu passe, para o contratar para a época 2011. O Braga não se opõe, uma vez que dispensa o jogador, quinto central do plantel e ultrapassado por Aníbal.
Braga em contactos com João Gonçalves
O brasileiro Vinícius poderá não ser o único jogador a fazer a viagem de Olhão para Braga no início do próximo ano. António Salvador procura um lateral-direito para oferecer a Domingos Paciência, que pretende desviar Sílvio para o lado esquerdo, e acredita que João Gonçalves é o que melhor encaixa no perfil traçado pelo treinador. Os primeiros contactos entre os arsenalistas e o empresário do atleta, Pini Zahavi, já foram efectuados e em breve as duas partes devem sentar-se à mesa.
O JOGO
Para que o negócio seja possível, o Braga terá de chegar a acordo com o Sporting, isto porque o lateral-direito ainda pertence aos quadros do clube de Alvalade. O entendimento é possível, até porque a SAD bracarense é credora do Sporting, devido às transferência de João Pereira e de Evaldo para os leões.
Ter a bola é decisivo
O FC Porto joga amanhã em Itália, pelas 19h45 (hora portuguesa), frente ao Valdagno, na segunda jornada do grupo D da Liga Europeia. Apesar de uma excelente entrada nesta competição, com um resultado dilatado no Dragão Caixa, frente aos alemães do Cronenberg (11-1), Filipe Santos espera, agora em Itália, um jogo difícil frente ao Valdagno, o outro grande candidato ao primeiro lugar do grupo D.
"À partida, estas duas equipas serão apuradas para a final a oito, mas queremos fazer um bom jogo e ganhar o grupo. Já lá vencemos há meio ano. Temos todas as possibilidades de voltar ganhar", afirmou o confiante capitão portista. Quanto ao adversário, Filipe Santos explicou: "Os italianos costumam defender muito bem e são exímios no contra-ataque, portanto não podemos deixar que essa arma funcione. Temos que ter muita posse de bola, para enervá-los, o que pode facilitar-nos a missão".
Também na Liga Europa, o Candelária joga amanhã em Espanha, frente ao Noia. Já o Física e o Braga disputam a Taça CERS. A formação de Torres Vedras joga em casa com o Quevert (França), enquanto os bracarenses viajam para Inglaterra para defrontar o Middlesbrough.
O JOGO
Revolução para 2011
Podem ser inscritos cinco novos jogadores e há mais de um mês que estão a ser preparadas mudanças no plantel. Vendas em perspectiva.
Domingos Paciência nem precisou de esconder o jogo. O técnico do Braga assumiu que se preparam, «há mais de um mês», alterações na estrutura do plantel, com o objectivo declarado de dar maior estabilidade à equipa arsenalista.
O líder da formação minhota só mostrou reserva em assumir a ideia de que há uma revolução em perspectiva para caracterizar os planos que estão a ser projectados com António Salvador, presidente do clube, e Fernando Couto, manager bracarense.
Mas sem atingir expressão inquestionavelmente radical, são várias as mudanças previstas para 2011. A equipa entra de férias amanhã e o regresso aos trabalhos, programado para dia 27, irá seguramente ficar marcado por várias novidades. A começar, naturalmente, pela presença de Vinícius, o médio brasileiro contratado ao Olhanense (assinou por três anos e meio) e que se juntará às opções de Domingos no final deste mês.
Vinícius não será a única cara nova nos quadros arsenalistas. O Braga tem a possibilidade de inscrever cinco jogadores e é exactamente isso que está previsto suceder, aproveitando a reabertura do mercado de transferências.
Candidatos a reforços há vários, casos de Diego, guarda-redes do V. Setúbal (faz toda a lógica a contratação de mais um guardião, pois Felipe não deve voltar de férias), ou Jardel, central do Olhanense, cuja aquisição poderá ser justificada pela iminência da saída de um dos centrais com mais minutos de utilização no Braga. Sim, porque há convites em cima da mesa da SAD para a venda dos passes de Moisés e Rodriguez.
A BOLA
Sp. Braga
"Há um ano estávamos mais confiantes"
São duas equipas com pergaminhos na Liga e duas equipas com mais recordações da jornada anterior. São dois treinadores que conhecem os cantos à casa do adversário e que cruzam a juventude com a ambição. Sp. Braga e Académica, Domingos Paciência e Jorge Costa defrontam-se esta noite (20h15, SP-TV1) com um ponto a separá-los na tabela.
"Sabemos perfeitamente que há um ano estávamos melhores e estávamos mais confiantes. Há um ano estávamos em primeiro e agora estamos em oitavo, mas há que aceitar a realidade. Queremos acreditar que é possível mudar e fazer um princípio de 2011 diferente", atira o treinador dos vice-campeões nacionais, consciente das dificuldades que vai enfrentar esta noite. "A Académica está a fazer um bom campeonato e tem sido uma surpresa. É um jogo difícil contra uma equipa que tem bons jogadores e joga bem em transições", analisa.
Com trunfos como Moisés, Elderson, Vandinho, Lima e Matheus ainda indisponíveis, o Sp. Braga procura recuperar da derrota por 3-1 frente à União de Leiria e alcançar a sexta vitória em casa, onde tem sido bem mais regular do que fora de portas. Também por isso Jorge Costa sabe o que espera a Académica esta noite.
"Vencer em Braga seria uma óptima prenda de Natal, claro. Se me quiserem dar prendas todos os fins-de-semana também agradeço. Começa a haver algumas definições na tabela e era importante começar a definir uma posição mais tranquila", sublinha o treinador da Académica, ansioso por rectificar a goleada sofrida frente ao Marítimo (1-5), em Coimbra. "Foi uma derrota que marcou... Não permito que coloquem em causa tudo o que fizemos até aqui. Queremos voltar ao que somos e lutar até à exaustão pelos três pontos", alerta.
PUBLICO
Sporting de Braga
Melhores resultados para 2011
Domingos Paciência quer derrotar a Académica para encarar 2011 com mais otimismo. Há um ano atrás o Sporting de Braga liderava o campeonato, mas agora ocupa o modesto oitavo lugar, situação que o treinador do Sporting de Braga quer mudar. '(No ano passado) estávamos melhores e mais confiantes, há que aceitar a realidade. Há um ano o Braga era primeiro, este ano é oitavo mas queremos mudar o rumo dos acontecimentos e queremos fazer de 2011 um ano diferente, um ano muito melhor', confidenciou Domingos Paciência, na antevisão ao jogo com a Académica.
PRIMEIRO DE JANEIRO
Braga quer Jardel em Janeiro
Por João José Pedro
Minhotos bem posicionados para contratar o defesa Rubros-negros poderão encaixar cerca de 75 mil euros com a transferência Brasileiro realiza frente ao Nacional último jogo em Olhão
Está praticamente decidido: Jardel vai mesmo abandonar o Olhanense na reabertura do mercado, no próximo mês de Janeiro, rumando, tudo o indica, ao SC Braga.
Depois de o médio Vinícius ter acertado todos os pormenores da transferência que o ligará aos minhotos por três épocas e meia, chegou a vez de Jardel seguir as pisadas do compatriota brasileiro.
Segundo apurou A BOLA, o Braga, equipa treinada por Domingos Paciência, fez nas últimas horas um ataque forte para seduzir o defesa-central a mudar-se de armas e bagagens para o Minho. Depois de o Sporting ter manifestado interesse nas qualidades do defesa, tal como o V.Guimarães -algumas equipas estrangeiras também sondaram os algarvios -,foi o Braga que apresentou a proposta mais concreta e interessante até ao momento, até porque o processo com todos os outros clubes nunca avançou, ficando-se apenas pelas intenções.
Assim sendo, a empresa brasileira que detém os direitos de Jardel, a Traffic Sports Europe, está em negociações com os minhotos, prevendo-se que ceda cerca de metade do passe ao Braga, cujo valor rondará os 500 mil euros.
Tendo em conta que o defesa-central está vinculado ao Olhanense até final da época, os algarvios deverão receberão cerca de 75 mil euros para libertar o atleta já no próximo mês, como estabelecido no acordo assinado entre as partes no início da época.
A Bola
Sp. Braga-Académica a abrir
Os bracarenses correm para o regresso ás vitórias no campeonato Lusa
Sp. Braga-Académica é o jogo que abre a 14.ª jornada da I Liga. O desafio está marcado para esta sexta feira, ás 20h15, no Estádio Axa. Os minhotos estão no 8.º lugar com 17 pontos e os "estudantes" na sétima posição com 18.
O Sporting de Braga, com quatro derrotas nos últimos cinco jogos, procura hoje voltar urgentemente aos triunfos na Liga de futebol, na recepção à Académica, no arranque da 14.ª jornada da competição, última da competição no ano de 2010.
Depois da eliminação na Taça de Portugal, frente ao Benfica, os vice-campeões, que ocupam a oitava posição, necessitam da vitória para poder relançar a temporada e manter-se na luta pelos lugares que dão acesso às competições europeias.
Contudo, o técnico Domingos Paciência continua com muitas baixas no plantel e mais uma vez não vai poder contar com habituais titulares como
o guarda-redes Felipe, o defesa Moisés, o médio Vandinho e os avançados Matheus e Lima, todos devido a lesão.
Por seu lado, a Académica, que se encontra no sétimo lugar com mais um ponto que o seu rival, desloca-se a Braga na ressaca de uma surpreendente
goleada (5-1) sofrida frente ao Marítimo, em Coimbra.
Os "esutdantes" não podem contar com os lesionados Diogo Gomes e Berger.
O encontro tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 20h15, e será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.
O preço dos bilhetes varia entre 1 e 75 euros.
Eis o programa completo da 14ª jornada:
- Hoje:
Sporting de Braga -- Académica, 20h15 (SportTV).
- Amanhã:
Benfica - Rio Ave, 17h00 (SportTV).
Beira-Mar - Vitória de Guimarães, 19h15.
- Domingo:
Marítimo -- Portimonense, 16h00.
Naval 1. Maio - União de Leiria, 16h00.
Olhanense -- Nacional, 18h00 (SportTV).
Paços de Ferreira - FC Porto, 20h15 (SportTV).
- Segunda-feira:
Vitória de Setúbal -- Sporting, 19h45 (TVI).
RTP
Vitória está interessado na contratação de Léo Fortunato
Nesta quinta-feira, a imprensa baiana publicou uma nota dizendo que o Vitória poderá acertar a contratação do zagueiro Léo Fortunato, de 23 anos, que está no Braga, de Portugal. O zagueiro pertence ao Cruzeiro e não está sendo utilizado pelo clube português e está com vontade de retornar ao Brasil.
A diretoria do Vitória afirmou que não tem nada certo com o jogador. "É um nome da nossa lista, faz parte dos planos do Vitória. Ele está em Portugal ainda e estamos conversando com o agente dele", disse Beto Silveira, diretor de futebol do clube baiano.
No momento a diretoria age com muita cautela a respeito da possível chegada do zagueiro.
FUTNET.BR
Sporting de Braga procura triunfo urgente frente à Académica
O Sporting de Braga, com quatro derrotas nos últimos cinco jogos, procura hoje voltar urgentemente aos triunfos na Liga de futebol, na receção à Académica, no arranque da 14. jornada da competição. O encontro tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 20h15, e será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.
Depois da eliminação na Taça de Portugal, frente ao Benfica, os vice-campeões, que ocupam a oitava posição, necessitam da vitória para poder relançar a temporada e manter-se na luta pelos lugares que dão acesso às competições europeias.
Contudo, o técnico Domingos Paciência continua com muitas baixas no plantel e mais uma vez não vai poder contar com habituais titulares como o guarda-redes Felipe, o defesa Moisés, o médio Vandinho e os avançados Matheus e Lima, todos devido a lesão.
Por seu lado, a Académica, que se encontra no sétimo lugar com mais um ponto que o seu rival, desloca-se a Braga na ressaca de uma surpreendente goleada (5-1) sofrida frente ao Marítimo, em Coimbra.
Lusa
Sp. Braga faz figas perante Académica ferida no orgulho
O Sporting de Braga recebe esta sexta-feira a Académica na partida de abertura da 14ª jornada da Liga Zon Sagres. Quer uma quer outra equipa vêm de derrotas inesperadas e estão decididas a retomar os bons resultados antes da paragem natalícia. Os arsenalistas fazem figas para repetirem a história dos últimos anos – já não perdem em casa com a Briosa desde 1966 – mas os estudantes estão feridos no orgulho pela goleada sofrida no encontro com o Marítimo, em Coimbra, e desejam rectificar a imagem o quanto antes.
Sporting de Braga e Académica sobem ao relvado do estádio AXA com moral similar.
Os arsenalistas perderam por 3-1 em Leiria na semana passada, num jogo recheado de polémica que culminou com três expulsões. É verdade que os castigos já estão cumpridos, graças à partida da Taça de Portugal, mas Domingos tem ainda que lidar com uma vaga de lesões. O guardião Felipe, o defesa Moisés, o lateral Elderson, o capitão Vandinho, o avançado Élton, o homem-golo Lima e o decisivo Matheus estão afastados da convocatória devido a problemas físicos e a suas ausências simultaneas são causa de grandes dores de cabeça ao técnico bracarense.
Do lado da Académica, o panorama clínico está bem melhor que noutros tempos, apenas com o central Markus Berger e o médio Diogo Gomes a dar trabalho ao departamento médico da Briosa. Só que o estado de espírito, esse, também não é o melhor: os estudantes tiveram um início de campeonato fulminante, logo com uma vitória sobre o Benfica em pleno estádio da Luz, mas têm vindo a cair de rendimento. Frente aos outros grandes, FC Porto e Sporting, perderam. E na última jornada sofreram mesmo uma (impensável) goleada caseira por 5-1. Aos pés do Marítimo.
Esta sexta-feira, o Sp. Braga agarrar-se-á com unhas e dentes à estatística. Porque pretende manter a toada histórica: em 74 confrontos para a Liga Portuguesa contra os Capas Negras os minhotos venceram 33, empataram 19 e perderam 22.
No que diz respeito aos jogos disputados no forte arsenalista as percentagens positivas sobem consideravelmente: 37 embates, 22 triunfos, oito empates e apenas sete derrotas, a última das quais a datar já da longínqua época de 1966 (1-3). Traduzindo e simplificando: há 22 jogos que a Académica não vence em Braga, num registo pouco brioso de 15 derrotas (seis consecutivas) e sete igualdades.
Para não fugir à regra, na temporada passada a turma de Domingos ganhou os dois encontros com os estudantes: 1-0 no AXA e 2-0 em Coimbra, com Meyong a ser figura a norte e no centro do país. Ele que está convocado e até deve ser titular.
No entanto, a história também encerra virtudes da Académica. Como por exemplo o triunfo de 2003, por 1-0, em Coimbra, graças ao médio Paulo Adriano, hoje futebolista do Anadia. Ou o facto dos estudantes estarem hoje no sétimo lugar da tabela, à frente dos minhotos na classificação, se bem que com apenas um ponto de vantagem.
Números à parte, a verdade é que as duas formações já mostraram ser capazes de praticar do melhor futebol do campeonato. Outra curiosidade interessante na antevisão deste jogo é a factual capacidade de Gverreiros do Minho e da Briosa fazerem golos e aquecerem as bancadas: nas últimas 14 partidas entre ambos houve sempre festa.
Dados a confirmar a partir das 20h15, num encontro com arbitragem do madeirense Marco Ferreira.
ZEROZERO
Sporting de Braga precisa de vencer Académica para acabar com ciclo negativo
À entrada para a 14ª jornada, o Sporting de Braga está obrigado a vencer para quebrar um ciclo de quatro derrotas nos últimos cinco jogos disputados. A recepção à Académica, agendada para esta sexta-feira no Estádio Municipal de Braga, é a oportunidade para os pupilos de Domingos Paciência darem a volta por cima dos maus resultados.
Os 'arsenalistas', actualmente na oitava posição da Liga, precisam de uma vitória esta noite para continuarem na luta pelos lugares cimeiros que dão acesso às competições europeias.
Mas a tarefa de Domingos Paciência não se afigura fácil já que continua com muitas baixas no plantel e mais uma vez não vai poder contar com habituais titulares como o guarda-redes Felipe, o defesa Moisés, o médio Vandinho e os avançados Matheus e Lima, todos devido a
Por seu lado, a Académica, que se encontra no sétimo lugar com mais um ponto que o seu rival, desloca-se a Braga na ressaca de uma surpreendente goleada (5-1) sofrida frente ao Marítimo, em Coimbra.
O encontro tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 20h15, e será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.
Programa da 14.ª jornada:
- Sexta-feira, 17 dez:
Sporting de Braga -- Académica, 20:15 (SportTV).
O JOGO
Lech Poznan no caminho do SC Braga
Os polacos do Lech Poznan vvão ser os adversários do SC Braga nos 16 avos-de-final da Liga Europa.
O Lech Poznan terminou o Grupo A no segundo lugar atrás do Manchester City, deixando para trás Juventus e Salzburgo.
Os minhotos chegam da Liga dos Campeões depois de terem terminado o Grupo H atrás de Arsenal e Shakhtar Donetsk.
Caso consiga apurar-se para os oitavos-de-final, o SC Braga irá defrontar o vencedor da eliminatória que opõe o Sparta Praga ao Liverpool.
Os jogos dos 16 avos-de-final estão agendados para 17 (primeira mão) e 24 (segunda mão) de Fevereiro.
Resultados do sorteio dos 16 avos-de-final
Confira o resultado do sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa realizado esta sexta-feira na sede da UEFA, em Nyon.
Sorteio dos 16 avos-de-final:
Nápoles – Villarreal
Rangers – Sporting
Sparta Praga – Liverpool
Anderlecht - Ajax
Lech Pozan – SC Braga
Besiktas – Dínamo Kiev
Basileia – Spartak Moscovo
Young Boys – Zenit
Aris Salónica – Manchester City
PAOK – CSKA Moscovo
Sevilha – FC Porto
Rubin Kazan - Twente
Lille – PSV
Benfica – Estugarda
BATE Borisov – PSG
Metalist – Leverkusen
Emparelhamento para os oitavos-de-final:
Benfica/Estugarda - BATE Borisov/PSG
Besiktas/Dínamo Kiev - Aris Salónica/Manchester City
Rubin Kazan/Twente - Young Boys/Zenit
PAOK/CSKA Moscovo – Sevilha/FC Porto
Lille/PSV – Rangers/Sporting
Metalist/Leverkusen – Nápoles/Villarreal
Anderlecht/Ajax – Basileia/Spartak Moscovo
Sparta Praga/Liverpool - Lech Pozan/SC Braga
A BOLA
Couto considera Lech Poznan «adversário relativamente bom»
O director desportivo do SC Braga lembra que o adversário dos minhotos nos 16 avos-de-final da Liga Europa se apurou num grupo difícil.
«O Lech Poznan é muito complicado a jogar em casa, fez uma grande campanha na fase de grupos, mas acaba por ser um adversário relativamente bom para o SC Braga. Os nossos objectivos estão fixados jogo a jogo e queremos dar continuidade ao bom trabalho que fizemos na Liga dos Campeões», disse Fernando Couto após o sorteio da Liga Europa.
A BOLA
Sporting de Braga mais feliz na Liga Europa do que três "grandes"
O Sporting de Braga foi hoje a equipa portuguesa teoricamente mais feliz com o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, não foi muito favorável aos três "grandes".
Os "arsenalistas" vão defrontar os polacos do Lech Poznan, que deixaram pelo caminho a histórica Juventus, mas são, ainda assim, bem mais acessíveis do que Sevilha (adversário do FC Porto), Estugarda (Benfica) ou Glasgow Rangers (Escócia).
O "onze" de Domingos Paciência, que tombou da Liga dos Campeões, não tem qualquer encontro anterior com o Lech Poznan ou qualquer outra equipa da Polónia.
LUSA
Sp. Braga: Lech Poznan, o desconhecido que afastou a Juventus
Sinais de alerta no Minho para um adversário pródigo em surpresas
O sorteio não poderia ter sido, teoricamente, mais feliz para equipa minhota. Lech Poznan: um clube vindo de um campeonato menos competitivo onde ocupa neste momento a 10ª posição, com uma equipa composta maioritariamente por jogadores polacos, sem um nome sonante nas lides europeias. Esta será a primeira leitura. Enganosa, ainda assim.
O próximo adversário doa arsenalistas na Europa já venceu o Man. City e afastou a Juventus. Sinais de alerta no Minho. Sp. Braga e Lech Poznan nunca se encontraram em confrontos oficiais. Para os bracarenses, será mesmo uma estreia jogar na Polónia.
O Sp. Braga, que apesar de ter sido eliminado traz uma motivação extra da Liga dos Campeões, terá sorrido com o desafio que lhe calhou. No entanto, vencer a equipa de Poznan pode não ser «favas contadas» para a equipa de Domingos Paciência.
Os polacos estão a fazer uma boa jornada europeia. Para marcarem presença nos 16-avos-de-final, tiveram que eliminar o Juventus, de Del Piero, e os austríacos Red Bull Salzburg .
A equipa, na fase de grupos, não conheceu o sabor da derrota em casa. Chegou mesmo a vencer o líder do Grupo A, Manchester City, por três bolas a uma. Passou à fase seguinte ocupando o segundo lugar do grupo com os mesmos 11 pontos dos Ingleses.
Em Fevereiro, os Guerreiros do Minho deslocam-se à Polónia para testar a invencibilidade desta equipa .
Plantel do Lech Poznan:
Guarda- redes: Grzegorz Kasprzik; Krzystof Kotorowski; Jasmin Buric; Gerard Bieszczad.
Defesas: Seweryn Gancarczyk; Ivan Djurdjevic; Manuel Arboleda; Bartosz Basocki; Wojtkowiak; Marcin Kikut; Henriquea Ledezma; Marcin Kaminski.
Médios: Wojciech Golla; Tomasz Bandrowski; Jakub Wilk; Jacek Krivets; Jan Zapatoka; Semis Stilic; Kamil Drygas; Slawomir Peszko; Dimitrije Injac; Gordan Golik; Mateusz Mozdzen
Avançados: Bartosz Bereszynzky; Artjoms Rudnevs; Artur Wichniarek; Joel Tshibamba; Krzystof Chrapek.
Fernando Couto e o Lech Poznan: «Adversário relativamente bom»
Sp. Braga vai defrontar a formação polaca na Liga Europa
Fernando Couto, director-desportivo do Sporting de Braga, antevê dificuldades no duplo embate com o Lech Poznan. A formação arsenalista vai defrontar os polacos na Liga Europa, depois de ter sido afastada da Liga dos Campeões.
«É um adversário complicado, apurou-se num grupo difícil, mas os objectivos do Braga estão fixados jogo a jogo e queremos dar continuidade ao bom trabalho que fizemos na Liga dos Campeões», explica o dirigente.
O antigo central está, ainda assim, satisfeito com o sorteio. «O Lech Poznan é muito complicado a jogar em casa, fez uma grande campanha na fase de grupos, mas acaba por ser um adversário relativamente bom para o Sporting de Braga», diz Fernando Couto, em declarações reproduzidas pela Antena 1.
MAIS FUTEBOL
Os guerreiros estão de volta!
Os erros em série da Académica foram aproveitados pelo SC Braga, que nem precisou de fazer uma exibição do outro mundo para conseguir a vitória mais expressiva da época na Liga. Jorge Costa termina o ano com a segunda goleada seguida. Ainda bem que vem aí o Natal...
No dia em que reapareceu o SC Braga da última temporada, reapareceu também a Académica que já na anterior jornada fora esmagada, em Coimbra, pelo Marítimo.
Foi, sobretudo, eficaz a exibição dos comandados de Domingos Paciência, eles que aos 35 minutos e sem forçar muito já venciam por 3-0. Depois, bom, depois foi gerir o resultado e tentar explorar a fragilidade extrema do quarteto mais recuado da Briosa. Pouco briosa diga-se...
Os dois últimos golos surgiram numa altura em que a equipa de Coimbra já tinha baixado os braços. Que lhe sirva de lição a lição de futebol que levaram no Estádio Axa. Obviamente, a não repetir.
Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.
«Esta vitória foi importante para subirmos na tabela» – Meyong
O avançado Meyong, autor de um dos golos na goleada à Académica (5-0), realçou a importância de terem regressado às vitórias e subido na tabela classificativa.
«As coisas não estavam a correr bem e estávamos numa posição que não era habitual. Este jogo foi importante para subirmos na tabela. Goleámos por 5-0 e garantimos os três pontos», afirmou Meyong, em declarações à Sporttv
O avançado bracarense não tem vindo a jogar com regularidade: «Tenho contrato com o Braga e quero sempre jogar, mas respeito as escolhas do treinador. Hoje, ajudei a equipa e espero continuar nesse caminho.»
Felipe reforça Flamengo
O Flamengo anunciou esta sexta-feira, através do site oficial do clube, a contratação do guarda-redes brasileiro do Sp. Braga, Felipe.
O guarda-redes brasileiro chegou a Braga na última época oriundo do Corinthians, assumindo-se como uma aposta de Domingos Paciência na baliza bracarense. Contudo, as suas prestações não convenceram os minhotos, pelo que o guardião regressa, assim, ao futebol brasileiro, tendo já rubricado um contrato válido por uma temporada com o Flamengo.
A apresentação do jogador está prevista para o dia 3 de Janeiro.
«Chego para ajudar, para trabalhar e dar o meu máximo para conquistar títulos», declarou o guarda-redes brasileiro ao site oficial do Flamengo.
A BOLA
Domingos: «Esperava um resultado destes há muito»
goleada por 5-0 à Académica
Após a vitória por 5-0 frente à Académica, Domingos Paciência mostrou estar satisfeito com o resultado, reconhecendo porém alguma sorte na concretização.
"Já esperava um resultado destes há muito tempo. O resultado é fruto de uma boa entrada no jogo, embora reconheça que tivemos alguma sorte na finalização. A equipa ganhou confiança para estar por cima no jogo", disse.
O treinador dos minhotos ficou surpreendido com a transferência de Felipe para o Flamengo. "Acabou agora o jogo, é uma novidade para mim. O Artur jogou hoje e esteve bem. O Marcos é suplente, mas tem qualidade. Tenho confiança nos dois", sublinhou.
A terminar, Domingos disse que está, juntamente com o presidente e o diretor desportivo, Fernando Couto, a "trabalhar para reforçar a equipa", com vista a conquista de objetivos como "ficar entre o 3.º e 4.º lugar, ir o mais longe na Liga Europa e conquistar a Taça da Liga".
Meyong: «Era importante subir na tabela»
avançado destacou importância da vitória
No final do jogo frente à Académica (vitória dos bracarenses por 5-0), o avançado camaronês, Meyong, destacou a importância do resultado desta sexta-feira para inverter a posição na tabela classificativa.
"As coisas não estavam a correr bem no campeonato. Era importante subir na tabela e era isso que queremos continuar a fazer", disse.
Questionado sobre a situação no clube, o avançado apenas disse que tem contrato com o Sp. Braga e que vai continuar a trabalhar. "Como é óbvio qualquer jogador deseja jogar, mas vou continuar a trabalhar para ajudar a equipa", rematou.
RECORD
Sp. Braga-Académica, 5-0 (ficha)
Ultrapassagem «arsenalista» com goleada
(http://www.maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/13364142/215)
O Sp. Braga goleou a Académica, por 5-0, no jogo que abriu a 14ª jornada da Liga.
Com elevada eficácia, a equipa da casa acabou por construir uma vitória confortável sobre um adversário que cometeu muitas falhas, sobretudo a nível defensivo. Paulo César (4m), Paulão (25m), Keita (35m), Meyong (72m) e Hugo Viana (90m) marcaram, sendo que três dos golos foram apontados de cabeça, na sequência de cruzamentos para a área.
Este resultado dilatado não impediu que a equipa do Sp. Braga terminasse mais um jogo sem onze jogadores em campo, algo que aconteceu nas últimas quatro jornadas. Custódio viu o segundo cartão amarelo já perto do final.
Com este resultado o Sp. Braga ultrapassa a Académica e iguala o Nacional na sexta posição.
Sp. Braga-Académica, 5-0 (destaques)
Goleada construída ao ritmo do samba
Paulo César
No regresso à titularidade, Paulo César foi um dos elementos chave na vitória do Sp. Braga. O golo madrugador que abriu o triunfo e a assistência para Meyong seriam, por si só, suficientes para ser eleito o melhor em campo.
Alan
O avançado do Sporting de Braga regressou às grandes exibições, afirmando-se como uma das maiores «dores de cabeça» para a defesa da Académica. Sempre muito activo no corredor direito, construiu meio-golo no madrugador 1-0, criando depois importantes brechas nos tentos seguintes.
Keita
Na estreia como titular ao serviço, em jogos do campeonato, o senegalês conseguiu provar as qualidades que precipitaram a sua contratação este ano. Um golo pleno de oportunidade, no 3-0, que injectou confiança à equipa.
Paulão
A lesão de Moisés «obrigou» Domingos a promover sua titularidade e o defesa brasileiro respondeu da melhor forma, mostrando eficaz consistência, no eixo da defesa, e veia goleadora ao apontar, na sequência de um canto, o 2-0 que embalou a equipa para a vitória.
Hugo Morais
Tentou contrariar a apatia e inoperância ofensiva da sua equipa na primeira parte, com um lance de bola parada que caprichosamente bateu na trava da baliza bracarense. Ficou ainda na retina algumas boas movimentações.
Sp. Braga regressa às boas exibições com goleada
A uma semana do Natal, o Sporting de Braga presenteou os adeptos que desafiaram o frio minhoto para estarem na «Pedreira» com uma prenda antecipada: uma vitória esclarecedora sobre a Académica (5-0), «embrulhada» numa boa exibição, bem mais condizente com as expectativas criadas a época passada.
Após os últimos desaires frente à União de Leiria e Benfica, para o campeonato e para a Taça de Portugal, os bracarenses reagiram da melhor maneira, e evidenciaram uma das mais consistentes exibições da temporada. Ao invés, a Académica de Coimbra foi uma sombra do já mostrou esta temporada, e voltou a sofrer cinco golos num jogo, tal como no desaire da última ronda, frente ao Marítimo. Apatia ofensiva e um último reduto que abriu muitas brechas perante a velocidade adversária foram as mais evidentes explicações para o colapso desta noite.
Ainda assim, é verdade que o golo madrugador do Braga, logo aos 4 minutos, apontado por Paulo César, após grande movimentação de Alan, acabou por condicionar toda a estratégia de Jorge Costa, que foi, ao longo do jogo ruindo com a marcha do marcador.
Após o tento inicial do Braga, Hugo Morais, na marcação de um livre, ainda ameaçou repor o equilíbrio, mas o esférico acabou caprichosamente na trave da baliza de Artur.
Passado o calafrio, os minhotos voltaram a pegar no jogo, apostando na velocidade de Alan e Paulo César que deixaram a cabeça ¿em água¿ aos defensores da briosa, ameaçando o segundo golo bracarense.
Golo esse que chegou já perto da meia hora, na sequência de um canto, onde Paulão evidenciou as fragilidades do último reduto contrário, cabeceando praticamente sem oposição.
O 2-0 acabou por ser a viragem decisiva do encontro, e um autentico baixar de braços para os visitantes. Disso se aproveitou Keita, quando a dez minutos do intervalo estabeleceu o 3-0 com que se chegou ao descanso.
Esperava-se que no segundo tempo, a Académica, já sem nada a perder, pudesse arriscar mais um pouco. Jorge Costa bem tentou, alargando a frente de ataque, mas os efeitos práticos não se deslumbraram.
Do outro lado, o Sporting de Braga manteve o jogo em «alta rotação» e não se mostrando conformado com a vantagem, continuou a massacrar um adversário que ia perdendo clarividência.
Acabou, por isso, por não surpreender o quarto golo dos locais, já no minuto 70, por intermédio de Meyong, uma das apostas de Domingo para o segundo tempo. A partir daí, a Académica certamente desejou que o apito final chegasse mais cedo, mas, ainda antes que Marco Ferreira desse o jogo por terminado, Hugo Viana deu tons de goleada à vitória minhota.
Meyong: «As coisas não estavam a correr muito bem»
Meyong, avançado do Sp. Braga, em declarações à Sport TV, após o encontro da 14ª jornada com a Académica, que os minhotos venceram por 5-0:
«As coisas não estavam a correr muito bem ao Braga, estar não era a posição certa para nós. Hoje era um jogo importante para subir na classificação. Tenho contrato com o Sp. Braga, desejo jogar como qualquer outro, mas respeito as escolhas do treinador. Consegui ajudar hoje.»
Domingos feliz; Jorge Costa diz que não é o Pai Natal
O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, e o da Académica, Jorge Costa, em declarações à Sport TV, após o encontro da 14ª jornada que os minhotos venceram por 5-0:
Domingos Paciência
«Já há muito tempo que não vivia um resultado destes. Entrámos bem na primeira parte, mas temos de ser realistas, porque tivemos alguma sorte. Quando tivemos de fazer golo, fizemos. Isso ajudou muito. A eficácia da equipa foi fundamental.»
Comentando a saída de Felipe para o Flamengo: «O jogo acabou agora, é uma novidade que me está dar. Hoje jogou o Artur, o Marcos é o suplente e ambos têm a minha confiança. Tudo o resto que acontecer daqui para a frente será tratado por mim, pelo presidente e pelo director-desportivo, para se melhorar o que de mal foi feito na liga. Estamos a trabalhar no sentido de ficar em terceiro ou quarto e ir longe na Liga Europa.»
Jorge Costa
«Depois de uma derrota destas é difícil arranjar explicação. Foi um jogo atípico, em que estivemos bem. Estamos em época natalícia, mas eu não sou o Pai Natal. Oferecemos três golos ao Braga. Na segunda parte voltámos a sofrer mais dois golos, o que é normal. O Braga é fortíssimo em transição, mas tem mérito. É um resultado pesado. Estamos em alta competição e quando não somos rigorosos, normalmente, pagamos uma factura cara. Felizmente, o campeonato vai parar e temos de voltar àquilo que fomos. Isto não é de forma alguma a equipa que quero, que pode ser e que já foi.»
MAIS FUTEBOL
Sp. Braga goleia Académica (5-0)
Na abertura da 14.ª jornada da Liga Zon-Sagres, o pesadelo repetiu-se para a Académica que foi ao Estádio Axa sofrer a segunda goleada (5-0) no espaço de uma semana. Com os golos de Paulo César, Paulão, Meyong, Hugo Viana e do estreante Keita, o Sp. Braga quebrou com o ciclo de resultados negativos, "roubando" o sétimo lugar aos estudantes.
Ao intervalo, os bracarenses venciam e convenciam, com Paulo César a inaugurar o marcador aos 4 minutos, vantagem que foi ampliada por Paulão (25') e Keita (35'). Ao ver a sua equipa sem soluções para contrariar o rumo da partida, os adeptos da Académica temiam a repetição do pesadelo da jornada anterior (derrota por 1-5 frente ao Marítimo).
Domingos Paciência apresentou quatro novidades no "onze". Custódio, Hugo Viana, Mossoró e Keita gozaram da titularidade, com o avançado senegalês a fazer a sua estreia na equipa e na lista de marcadores minhotos.
Do lado da "Briosa", Jorge Costa não fez grandes alterações para esta partida, registando-se apenas a saída de Luiz Nunes, que assistiu o jogo na bancada.
Talvez o frio que se fazia sentir no Minho possa explicar o ritmo lento da segunda parte. Jorge Costa tinha de fazer pela vida e apostou na velocidade de Sissoko, mas a bola só em raras ocasiões chegou em condições aos pés do costa marfinense.
Meyong , aos 72 minutos, e Hugo Viana, já ao cair do pano, confirmavam o pesadelo dos visitantes e fechavam o resultado em 5-0, num jogo em que Marco Ferreira viu-se obrigado a mostrar oito cartões amarelos, dois que resultaram na expulsão de Custódio.
Com esta derrota, a equipa de Coimbra (que soma 18 pontos) perdeu um lugar para o Braga, mas pode ainda perder mais um para o Beira-Mar, caso a equipa de Aveiro vença o Vitória de Guimarães. Marítimo, Paços de Ferreira e Olhanense, todos com 15 pontos, espreitam a possibilidade de "pisar os calcanhares" dos estudantes.
Em Braga a vitória soube a prenda de Natal antecipada. Os guerreiros do Minho, que entraram para esta jornada com menos um ponto que os estudantes, igualam agora provisoriamente o Nacional, com 20 pontos, no sexto lugar do campeonato.
Ficha de jogo
Jogo no Estádio AXA.
Sporting de Braga -- Académica, 5--0.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores:
1-0, Paulo César, 04 minutos.
2-0, Paulão, 25.
3-0, Keita, 35.
4-0, Meyong, 72.
5-0, Hugo Viana, 90+3.
Equipas:
- Sporting de Braga: Artur Moraes, Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez, Sílvio, Custódio, Hugo Viana, Mossoró (Leandro Salino, 69), Paulo César (Hélder Barbosa, 80), Alan, Keita (Meyong, 58).
(Suplentes: Marcos, Aníbal, Guilherme, Leandro Salino, Luís Aguiar, Hélder Barbosa, Meyong).
- Académica: Peiser, Pedro Costa (Sissoko, 46), Amoreirinha (Habib, 25), Orlando, Hélder Cabral, Nuno Coelho, Diogo Melo, Hugo Morais, Diogo Valente (Júnior Paraíba, 71), Sougou, Miguel Fidalgo.
(Suplentes: Ricardo, Habib, Laionel, Pedrinho, Éder, Júnior Paraíba, Sissoko).
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Sílvio (13), Diogo Valente (16), Amoreirinha (24), Hélder Cabral (25), Custódio (27 e 83), Rodriguez (50), Hugo Morais (59), Sissoko (88); cartão vermelho para Custódio (83).
Assistência: 7204 espetadores.
O JOGO