Suspeitas de corrupção
Carmona ilibado no processo de licenciamento do Estádio do Benfica
O Ministério Público arquivou o processo de suspeitas de corrupção e gestão danosa no apoio da Câmara de Lisboa, no valor de 60milhõesde euros, para a construção do novo Estádio da Luz, avança a edição do SOL desta sexta-feira
O Ministério Público (MP) arquivou as suspeitas de corrupção passiva para acto ilícito que recaíam sobre Carmona Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), no negócio que viabilizou a construção do estádio do Benfica para o Euro 2004.
Sequeira Braga, ex-presidente da EPUL, e mais três ex-gestores desta empresa municipal (Arnaldo João, Maria Luísa Amado e Fernando Sequeira) foram igualmente ilibados do crime de administração danosa – que lhes tinha sido imputado durante o inquérito aberto em 2007 após queixa de José Sá Fernandes e Manuel Maria Carrilho, então vereadores da autarquia.
A CML concedeu ao Benfica apoios de 60,5 milhões de euros para a construção do novo Estádio da Luz – valor este que ultrapassou em muito o apoio directo do Estado ao projecto (25 milhões de euros).
A EPUL, seguindo ordens dos ex-presidentes Santana Lopes e Carmona Rodrigues, acabou por financiar 45,7 milhões de euros – apoio que a Judiciária considerou ter-se traduzido «num grave prejuízo» para aquela empresa municipal e que «ainda hoje se reflecte na negativa situação patrimonial da EPUL» , lê-se no relatório final da PJ sobre esta investigação.
luis.rosa@sol.pt
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=179513 (http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=179513)
In Jornal Sol
Total de dineiro público enterrado naquele estádio: 131,2 milhões de €
O estádio foi construído com dinheiros públicos, mas é do Benfica...
Neste país não há vergonha, não há sentido de responsabilidade, não há respeito pelos dinheiros públicos (de quem paga impostos) e pior que tudo, não se responsabiliza quem desbarata os dinheiros públicos! ??? ??? ???
uma vergonha...
Mas em Portugal só se fala no dinheiro que a câmara concedeu ao estádio AXA...