No âmbito da disciplina de Área de Projecto decidimos ajudar este menino na sua recuperação, sendo este um nosso conhecido e nós apelamos a todos vós que por favor apoiem esta causa e se possível repassem o texto abaixo publicado:
A indiferença é, provavelmente, a arma mais letal e cruel que existe.
Não fiquem indiferentes!!!
Basta 1 minuto do Vosso tempo para se aperceberem da importância do Vosso eventual contributo.
NIB CONTA Finibanco 007600004529042910157
Por favor repassem esta mensagem para os Vossos contactos...
(http://c10.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/of7024f22/5749288_o11FD.jpeg)
Caros colega, estimados amigos,
Apelamos um minuto da vossa atenção e uma centelha da vossa solidariedade...
Vivemos num mundo de desigualdades sem igual ...Uma sociedade impessoal que nos abraça nos seus tentáculos de frivolidade, que muitas vezes nos obriga a criar anticorpos contra as desgraças do nosso semelhante.
Somos um grupo de alunos do Externato Carvalho Araújo, que tem em mão a missão de um trabalho solidário, ajudar o Renato, um menino especial, que 3 meses depois do seu nascimento, o risco incerto da vida, levou de encontro a um AVC.
Os médicos não encontram explicação para este diagnóstico, não descuram a hipótese te tudo ter ocorrido durante a gestação, durante o nascimento ou, ainda, nos primeiros tempos de vida. Enfim é tudo incerto e dúbio...
O certo e que este acontecimento teve consequências gravíssimas, de entre as quais a mais aterradora e grave: foi a perda de 93% das suas capacidades cognitivas. O que o torna, com 4 anos, um ser completamente dependente dos seus pais, família e professores e amigos...
Sabem, realmente só damos valor às pequenas coisas quando não as temos, muitos pedem desejos grandiosos, na sua dimensão material, mas o Renato nas suas orações, só pede um dia, ter a graça de mastigar, um gesto rotineiro, tão simples e acessível para o comum dos mortais.
Longos e penosos têm sido os seus caminhos na escalada de um tratamento, mas felizmente surgiu uma nova esperança, para o seu caso, uma estrela cintilante num céu pesado e negro. Os terapeutas e médicos responsáveis pelos seus tratamentos, tomaram conhecimento da existência de um tratamento alternativo e inovador, em Cuba, que lhe trará melhor e mais qualidade de vida.
Porém, como a vida é cheia de vicissitudes, havia um grande senão, os grandes custos monetários inerentes a todo o processo, viagens, tratamentos, alojamentos...Que os seus pais, apesar de toda a sua força de vontade, infelizmente não conseguiam custear, visto que mais de 50% do orçamento mensal que eles dispõem são gastos na sua medicação, terapia e equipamentos para os meus tratamentos.
Assim e para tornar o seu sonho tangente, foi organizada uma angariação de fundos, com o auxílio de amigos, desconhecidos, pessoas solidárias. A ida a Cuba, até então vista como uma meta inacessível, devido às fortes dificuldades financeiras dos meus pais, transformou-se numa realidade. Durante, ano e meio conseguiram angariar uma quantia suficiente para o Renato conseguir alcançar o 1º tratamento (40.000€).
Assim devido á ajuda a todos quantos embarcaram nesta causa, e se uniram á dor deste menino, O Renato permanecerá, em Cuba, durante 3 meses num regime de terapia de segunda a sábado, com a duração de 7 horas por dia, sendo que ao fim de 1 mês conseguirá, finalmente ter a graça de mastigar.
No entanto, esta será apenas a 1ª etapa, haverá necessidade da realização de um segundo tratamento e como a solidariedade é uma das mais grandiosas qualidades Humanas... Apelamos e agradecemos a vossa vontade e esforço em ajudar e pedimos a todos quantos lerem esta carta uma pequena contribuição, que se irá revelar preciosa na concretização das melhoras desta criança para quem a vida tem sido madrasta...
Afinal não nos é possível mudar todo um universo, mas com um pouco da nossa solidariedade e piedade, podemos ajudar a mudar o curso de uma criança condenada. Vamos encher este menino de uma felicidade que ele julga só existir no doce mundo dos sonhos...
Bem-haja, todos quantos quiser ajudar a dissipar as trevas da existência do Renato.
Vamos acarinhar esta causa e deixar o nosso contributo na conta aberta para este fim junto do Finibanco:
007600004529042910157
Em nome do Renato, nós, alunos do Externato Carvalho Araújo (Ana Rita Braga, Joana Maria Mendes, João Mário Marques, Mónica Rocha e Nuno Rocha) agradecemos a vossa ajuda.
http://help_renato.blogs.sapo.pt (http://help_renato.blogs.sapo.pt)