"Dezoito frescos e dois secos", a prenda cobrada pelo triunfo do Sporting Braga
"Dezoito (pães) frescos e dois secos" foi a prenda hoje cobrada por dezenas de moradores do bairro social da Biquinha, em Matosinhos, após o triunfo do Sporting de Braga 2-0 sobre o Benfica, na Liga de futebol.
A alegria e boa disposição inundaram o Centro Desportivo e Cultural da Biquinha, onde os vizinhos fizeram fila para levar alguns dos 2.000 pães que o triunfo "arsenalista" garantiu aos moradores, após promessa materializada por José Oliveira, padeiro, presidente do clube do bairro matosinhense e sobrinho do treinador Domingos Paciência.
"A ideia surgiu quando vi o Jorge Jesus contra o Nacional a fazer o gesto dos quatro dedos. Lembrei-me que na semana seguinte podia fazer-lhe os cinco dedos. Infelizmente não posso, não jogo. Então surgiu a ideia de oferecer 1.000 pães por cada golo que o Braga marcasse ao Benfica. Falei com o meu patrão, que aceitou logo", disse o "pipoca".
À hora marcada, os fregueses apareceram munidos de sacas plásticas para, com humor, garantir os seus "20 pãezinhos, 18 frescos e dois secos", todos muito agradecidos ao Sporting de Braga e a quem teve a ideia.
"O Braga havia era de dar 5-0 para serem 5.000 pães. Dois mil não chega, pois há muita pobreza no bairro. Levo 20 para as minhas vizinhas. Felizmente eu não preciso. Eles (benfiquistas) tinham a mania que iam dar sete ou oito, como aos pequenos. Saiu-lhes o tiro pela culatra e levaram 2-0", atirou Jorge Monteiro.
Maria Fernanda não esqueceu a saquinha, mas nem sabia bem a que se devia tão gentil oferta, preocupando-se apenas em garantir que não liga à política.
"Não sou de partido nenhum", vincou, momentos antes de saber da história e aí dar repetidos "vivas" ao Sporting de Braga.
A senhora Antónia, directora do Centro Desportivo e Cultural da Biquinha, assegurava a democraticidade da oferta: "Se não fosse o Braga a ganhar, não levavam pãozinho. Mas os benfiquistas também têm direito".
José Oliveira garante mesmo que foram vários os benquistas a aderir à iniciativa e levar pão para casa, lembrando que "há muita gente necessitada" no bairro e que "as pessoas da Biquinha merecem tudo".
"Há pão para toda a gente. O pão seco é para o Jesus", gracejava, enquanto se multiplicava a atender a todos os pedidos.
Domingos Paciência, treinador do Sporting de Braga, ficou a saber da iniciativa do sobrinho, classificando-o como "louco" por avançar com um projecto destes.
"Ele disse que eu era maluco em estar a oferecer 1.000 pães. Se calhar pensou que ia dar uma goleada ao Benfica e que eu ia ter muito trabalho. Já estava a contar com 5.000 pães, por isso isto não é prejuízo nenhum", afirmou.
O promotor preferia ter "mais trabalho com uns 5-0" e, mais a sério, considerou que os bracarenses têm revelado uma "grande equipa": "Sou portista, mas tenho o meu tio em Braga e tenho muito orgulho nele, pelo que gostava que fosse campeão".
"Abre-se a meio e meto o 'seco', que é do Benfica, dentro do do Braga e a sandes está feita", resumiu Alberto Possante, salgueirista reformado, envergando, "orgulhoso", o cachecol do Biquinha.
Se o Sporting de Braga se mantiver na liderança na altura do Natal, José Oliveira promete avançar com nova iniciativa, cujo teor preferiu não revelar.
In ABola
Ainda que os motivos não sejam os mais elevados, os meus aplausos ao José Oliveira de Matosinhos pela bonita iniciativa .Cujo sucesso só foi possível graças ao ENORME SCB, diga-se !
Mas uma boa chamada de atenção aos empresários locais, não acham ?
Com certeza jaimec!
Os empresários locais deveriam aproveitar esta excelente fase do nosso SCB para promoverem as próprias empresas. Uma padaria, por exemplo, que em Braga tomasse uma iniciativa semelhante com certeza que iria ganhar visibilidade e novos clientes.
Uma pena que os empresários de Braga não despertem para estas situações. Não me refiro apenas aos grandes empresários mas também aos pequenos e médios.
Fantástico ;D
Mas porque é que a nossa cidade também não se vira para o clube.. Até uma empresa de Matosinhos já dá atenção a nós..
Saudações Ultras
Agora há que continuar com a idéia por cá. ;)
Ena, ena... até já há promessas, ainda para mais fora da cidade de Braga. Obrigada, José Oliveira!
Eu também fiz uma aposta à conta do jogo de sábado, e ganhei-a. :D
os lampioes tambem tiveram direito a pao fresco alem de duas secas ainda levaram com dois cacetes pela tripa acima. e uma grande meloa.
(http://www.abola.pt/img/fotos/braga/paes.jpg)
Dois mil pães pela vitória sobre o Benfica
Por Paulo Horta
Dois mil pães voaram num instantinho, foi mais rápido o pagamento da promessa do que a construção da vitória do Sp. Braga sobre o Benfica, no sábado.
José Oliveira, sobrinho de Domingos Paciência, tinha-se proposto a oferecer aos moradores do bairro da Biquinha, em Matosinhos, mil pães por cada golo que os minhotos marcassem às águias: foram dois, José até contava com cinco e, ontem, ao meio-dia, cumpriu com a palavra...
«Leve dezoito fresquinhos e dois secos para o Jesus». José Oliveira não conteve a provocação quando sabia que estava rodeado de benfiquistas. «Há pão para todos, até para quem é do Benfica», vincou, e a brincar, a brincar, lá foi dando as bicadas que vinha a guardar no pensamento desde a noite de sábado...
«O meu tio, quando lhe contei o que queria fazer, disse-me que eu estava maluco. Acreditava mesmo que o Sp. Braga ia ganhar e só tenho pena de não terem sido cinco. Pela minha saúde, ia mesmo dar cinco mil pães», fez sobressair o lamento, mas sem desmanchar um óbvio e largo sorriso.
«A alegria que sinto é pela vitória do Sp. Braga e pela possibilidade de ajudar as pessoas deste bairro», justificou José Oliveira, conhecido por Pipoca, empregado de uma padaria de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), mas ligado à Biquinha desde o berço.
Actualmente é presidente do Centro Desportivo e Cultural do bairro, que também procurou mediatizar um pouco com esta iniciativa. A entrega dos pães decorreu no pavilhão gimnodesportivo.
«Dei uma alegria às pessoas, até mesmo aos benfiquistas que cá moram, e são muitos, talvez uma maioria. Eu? Sou portista, mas esta época, quero que o Sp. Braga seja campeão», disse, avisando com mistério: «Se o Braga for líder pelo Natal, vou fazer outra do género.»
notícia @ A Bola (http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=181622)
Boa ideia.
Espero ver o ENORME SC BRAGA líder pelo natal.
VIVA O PIPOCA
VIVA O ENORME SC BRAGA