Adriano a complicar
A estreia de Adriano coincidiu com o primeiro penálti falhado por Meyong nos quatro de que já dispôs esta temporada. Não existirá relação causal entre os factos, mas a verdade é que, a partir de agora, o camaronês não pode falhar. Isto porque finalmente trabalhará com sombra. E uma sombra de inegável qualidade.
Desde a lesão de Linz, ainda em Julho, que Meyong ficou como único ponta-de-lança disponível. Paulo César conta para as alas, e Yazalde não é um homem de área. Agora há Adriano, que foi para Braga para relançar a carreira e não quer passar a época no banco. A resposta dada ontem, com apenas dois treinos completos ao lado do plantel, foi esclarecedora. Apesar de 16 meses parado, a qualidade está lá. Em 20 minutos, o ex-FC Porto dispôs de duas oportunidades. Na primeira, num cabeceamento perfeito, mas fraco; na segunda, isolado, o guarda-redes defendeu. Neste período só falhou um passe.
Paulo César no ginásio
Só Paulo César regressou de Olhão com marcas. O avançado está lesionado e ficou no ginásio no regresso ao trabalho em casa, perante uma entusiasta plateia que saudou os outros guerreiros. Paulo César será reavaliado amanhã, tal como Paulão e Rodriguez. Não deve, contudo, ser grave. Hoje, a equipa folga pela primeira vez nos últimos 15 dias.
O maratonista virou sprinter
ANDRÉ MORAIS
Já cansa falar de Alan neste início de época. Quase tanto como vê-lo correr. Mas o brasileiro tem feito de tudo para se manter na ordem do dia e, em Braga, é herói: já leva três golos (Sporting, FC Porto e Olhanense), os últimos dois a valerem seis pontos, duas assistências e um penálti sofrido. A análise pormenorizada da restante estatística recorda outros dados curiosos: é o jogador da Liga Sagres com mais ataques (62), o quarto com mais faltas sofridas (19) e ainda é totalista.
Esta época, Alan contraria a tendência habitual. Nos últimos anos, faz de cada campeonato uma prova de fundo, onde melhora a cada jornada que passa. Foi assim no Marítimo, em Guimarães e, o ano passado, em Braga. A prova são os golos que marca. Na Cidade-Berço, por exemplo, só na última jornada facturou. Na época transacta demorou 26 jogos e no último ano de FC Porto precisou de 19. É caso para dizer que o maratonista virou sprinter. E está a correr a uma velocidade tão grande que já bateu o registo pessoal dos últimos cinco anos. A forma como Domingos o utiliza tem sido decisiva. Deixou de ser ala-direito para voltar a ser avançado-direito. Joga de fora para dentro e aparece muitas vezes como segundo ponta-de-lança.
O objectivo é agora igualar 2003/04, época mais produtiva em Portugal, com nove golos.
Porque não marcou...
No FC Porto | Fez dois golos em duas épocas, num total de 32 jogos no campeonato. Alan jogava sempre como extremo, mas, por ser quase sempre suplente, nunca entrou na forma ideal. A irregularidade travou o ímpeto goleador.
No Guimarães | Com Manuel Cajuda, em 2007/08 o extremo jogou encostado à linha, pois o ponta-de-lança (Miljan) era forte de cabeça. A Alan era pedido que cruzasse bolas e não que entrasse com elas na área, espaço onde Ghilas também aparecia com freqquência.
No Braga | O losango de Jorge Jesus obrigava, na época passada, a sacrifícios em função da posse de bola. Alan foi interior-direito e fundamental nesse capítulo. Jogou mais recuado que nunca e subia em diagonais de dentro para fora.
O Jogo
Aplausos para o líder Sp. Braga
O Sporting de Braga continua na senda das vitórias. E já vão seis. Mantém-se líder do campeonato, isolado, somente com vitórias. A equipa vai batendo recordes, nunca antes tinha aguentado tanto tempo na liderança da prova, e os adeptos não ficam à margem desta campanha notável.
Ontem, pela manhã, poucas horas depois do jogo em Olhão, na noite de sexta-feira, o grupo liderado por Domingos Paciência regressou a casa para uma ligeira sessão de treino, visando essencialmente a recuperação do desgaste acumulado no jogo do dia anterior.
Mais de uma centena de adeptos fez questão de marcar presença, aplaudindo os jogadores na entrada para o relvado e no regresso aos balneários. "Força Domingos", atirou um adepto, em jeito de incentivo para o treinador dos arsenalistas. O Sporting de Braga, definitivamente, está em e stado de graça, alertando não só aqueles que convivem mais de perto com a realidade do clube, como de todo o país.
Até quando vai durar este Sporting de Braga? Será um candidato ao título? São algumas interrogações que se levantam, mas Domingos Paciência prefere "manter a dúvida". Gosta que olham para aquilo que os seus jogadores estão a fazer, mas vai mantendo as interrogações. Os adeptos, em geral, comungam da estratégia do treinador.
Concordam que ainda é cedo para assumir tamanha responsabilidade, mas há a certeza de manifestar um apoio ainda maior para fazer perdurar esta senda vitoriosa do clube bracarense
Afinal de contas, o Sporting de Braga segue no comando da classificação somente com vitórias e convém lembrar que já abateu dois dos habituais candidatos ao título, como FC Porto e Sporting.
Correio Minho
Gigante Domingos a ver os grandes
MANUEL CASACA
Domingos tinha motivos, ontem, para estar sentado no cadeirão a assistir à barrigada de futebol. Depois do triunfo conseguido na véspera em Olhão, que lhe permitiu manter o primeiro lugar, o treinador do Braga assistiu aos triunfos de FC Porto e Benfica, jogos marcados pelas expulsões de Polga, no Dragão, e Pouga, na Luz. No primeiro caso, o brasileiro não acabou o jogo, mas também não estava lá, no sítio certo, quando Falcao cabeceou. Poucas horas depois, o avançado do Leixões viu o vermelho, quando o jogo estava 0-0, precipitando a derrotada. Nova goleada do Benfica, que mantém a veia goleadora, registando uma média de 3,5 golos por jogo. Média essa que sobe para os 4,6 nos jogos em casa. Impressionante.
A intrometer-se entre os três primeiros e o Sporting está o Rio Ave, que cedeu um empate em casa diante de uma Académica que agora ocupa o último lugar, isto porque a Naval, treinada por Inácio, conseguiu a primeira vitória e deixou Carvalhal em maus lençóis.
O Jogo
Alan persegue recorde de 2003/2004
Num conjunto colectivamente forte, emerge um nome: Alan. O brasileiro está em grande forma e voltou a ser decisivo. Os três golos apontados até ao momento pelo médio-ala ao Sporting, FC Porto e Olhanense renderam ao Sp. Braga nove pontos.
Em seis jogos, o avançado igualou o seu segundo melhor registo no Campeonato, obtido no Marítimo em 2004/2005 - três tentos em 30 desafios.
A melhor época de Alan foi também nos insulares, em 2003/2004, quando marcou nove golos em 34 jogos. Ao longo da sua carreira, conseguiu por três vezes apontar golos em duas partidas seguidas da Liga e só numa ocasião teve inspiração para marcar três vezes consecutivas.
Será que depois de FC Porto e Olhanense, Alan continua com o pé quente para marcar ao V. Setúbal?
A BOLA
O admirável mundo novo de Alan Osório
HÁ UMA HISTÓRIA DE ENCANTAR NO LÍDER ASSOMBROSO
Alan Osório da Costa Silva era um craque no Ipatinga quando chegou à Madeira no verão de 2001. Oito anos depois encanta nos relvados portugueses e assume o protagonismo num coletivo que assombra e surpreende mas, cada vez mais, coloca em respeito os três históricos candidatos ao título.
O golo em Olhão, mesmo no fim, foi mais um sinal de crença e outro momento de pura inspiração individual de quem já resolvera o jogo com o FC Porto. Antes, já tinha sido ele a abrir o marcador em Alvalade e a assistir Meyong para decidir a vitória com os leões. Antes, muito antes, num tempo que já parece longínquo, foi ele que também assistiu o camaronês para o golo da vitória frente à Académica no jogo de abertura da Liga.
Se o Sp. Braga supera todos os registos, Alan não lhe fica atrás. Aos 30 anos, o brasileiro nunca demonstrou tamanha eficácia e já marcou tantos golos (3) como o seu segundo melhor pecúlio de sempre, em 2004/05, com a camisola do Marítimo, mas aí em 35 jogos! Agora que leva 6 encontros e sempre a tempo inteiro, só pode mesmo superar-se a si próprio e marcar mais do que os 9 que fez em 03/04, também na Madeira. No FC Porto e em Guimarães não ultrapassou os 2 golos e, na época passada, fez 2 em 43 jogos!
Record
Paulo César reavaliado
REGRESSO AMANHÃ AOS TREINOS PARA A OPERAÇÃO-V. SETÚBAL
O líder respira fundo na folga de domingo e regressa amanhã ao trabalho (10.30 horas), no início da operação-V. Setúbal, com jogo marcado para sábado, às 21.15 horas.
Paulo César saiu tocado da partida de Olhão e será reavaliado, mas o problema do avançado não deve ser impeditivo.
De resto, durante esta semana, Domingos Paciência deve ganhar mais dois reforços, pois estão previstos os regressos ao ativo de Rodríguez e Paulão, ambos na fase final da recuperação de lesões musculares
Record
TREINO SEGUNDA-FEIRA ÀS 10HO0 À PORTA ABERTA
O plantel do SC Braga treina segunda-feira, dia 28 de Setembro, às 10h30, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.
SCBraga