Bruno Tiago prepara retirada
NA SEQUÊNCIA DE LESÃO GRAVE
O adeus aos relvados é uma das mais duras decisões da carreira de um jogador profissional de futebol e a situação ganha uma dimensão bem mais dramática quando o abandono acontece de forma prematura. Bruno Tiago fraturou a tíbia e o perónio da perna direita a 17 de julho de 2007, durante um jogo frente ao VFB Hüls, na Alemanha. Decorria o estágio de pré-época e nos dois anos que se seguiram, o médio não voltou a competir de forma oficial. Agora, prepara-se para anunciar publicamente a retirada dos relvados.
Bruno Tiago, de 28 anos, e que ainda se encontra ligado aos arsenalistas até junho de 2012, já deu início ao processo moroso para averiguar o grau de incapacidade física. Daí deverá resultar uma indemnização pelo acidente de trabalho e são apenas as burocracias que têm atrasado uma posição oficial. O clube continua a informar que o jogador se encontra a realizar tratamento, mas a verdade é que a decisão há muito foi tomada. O médio já não esteve na apresentação, alegadamente por se encontrar em lua-de-mel, e depois também não seguiu para o estágio do Algarve.
O futuro imediato de Bruno Tiago poderá passar pela integração a estrutura do futebol de formação do clube minhoto.
RECORD
O central talismã
As três vitórias consecutivas obtidas pelo Braga no campeonato têm um ponto em comum: a utilização de Hugo Viana e... Moisés. Os dois jogadores têm-se revelado verdadeiros talismãs para a equipa de Domingos Paciência, sendo que isto não é propriamente uma novidade no caso do central. Na época passada, o brasileiro também deu sorte à equipa na maioria dos jogos em que alinhou, todos como titular. Em 25 aparições entre Liga, Taça de Portugal, Carlsberg Cup, Taça UEFA e Taça Intertoto, os arsenalistas venceram 13 delas, empataram outras cinco e foram derrotados apenas por sete ocasiões. E tudo isto sofrendo um total de 15 golos, à média de 0,6 por jogo. O defesa confessa-se "satisfeito por ajudar o Braga" a alcançar bons resultados, mas recusa qualquer tipo de protagonismo. "Sabemos que esta equipa tem qualidade e sempre acreditámos que a qualquer hora as coisas iam dar certo. Agora cada um tem de jogar da melhor forma possível", declarou, no rescaldo do triunfo contra o Belenenses.
Se no plano colectivo Moisés acabou por ser uma espécie de amuleto da sorte para o Braga na última época, a nível individual as coisas não correram tão bem. O central foi afectado por uma pubalgia num jogo com o Sporting, em Fevereiro, e foi parar à sala de operações. Por isso, os últimos seis meses foram passados a tentar recuperar a forma, algo para o qual também contribuirá esta paragem da Liga Sagres. "Para mim vai ser bom para voltar ainda melhor no próximo jogo, pois estive muito tempo parado. Foi complicado voltar a competir só com uma semana de treinos", revelou o brasileiro, que não entra em euforias por ser líder do campeonato. "Temos de manter os pés bem assentes no chão e tentar a cada jogo somar os três pontos. É dessa forma que temos de pensar", acentuou.
Elogios para Domingos Paciência... e Jorge Jesus
Não há volta a dar. As comparações entre Domingos Paciência e Jorge Jesus vão ser frequentes esta temporada e até os jogadores têm sido convidados a apontar diferenças entre a maneira como cada técnico "molda" as suas equipas. No entanto, Moisés decidiu seguir um caminho diferente: o dos elogios. "O Domingos é um treinador que tem muitas capacidades. Mas não podemos esquecer que cada um tem a sua forma de trabalhar. No fundo, são dois treinadores [Domingos e Jorge Jesus] com qualidade", realçou.
Atraiçoado pelos postes
Moisés não tem a fama de ser um central goleador. Em 12 temporadas ao mais alto nível, o melhor registo do brasileiro é de... um golo por época. E a explicação para o facto talvez seja o seu excesso de pontaria. Aliás, os primeiros jogos do Braga esta época são prova disso mesmo. O defesa já teve duas boas ocasiões para se estrear a marcar no campeonato português - nem no Boavista o conseguiu -, mas acertou no poste em ambas. A primeira foi contra a Académica, na sequência de um canto da direita de Hugo Viana, a segunda no fim-de-semana passado, contra o Belenenses, igualmente no seguimento de um lance de bola parada. Quer numa, quer noutra, os guarda-redes Ricardo e Nélson limitaram-se a seguir a bola com os olhos. No fim, suspiraram de alívio com a preciosa ajuda do ferro.
Imbatível com Leone
Analisando os números a frio, pode dizer-se que o melhor parceiro de Moisés em 2008/09 foi Leone. Juntos, os brasileiros completaram cinco jogos e o resultado final foi o mesmo: o triunfo do Braga. O mais complicado terá sido contra o Sporting, que os arsenalistas venceram por 3-2. De resto, este foi o único jogo no qual a equipa sofreu golos com a dupla. Porém, foi com Rodríguez que Moisés jogou mais vezes: 14. Destas, os bracarenses ganharam seis, empataram três e perderam cinco, consentindo dez tentos - este ano levam três triunfos e dois golos sofridos. Com Frechaut, o saldo foi de três vitórias, um empate, dois desaires e três golos encaixados.
Regresso sem internacionais
O Braga volta hoje ao trabalho, depois de ontem Domingos Paciência ter dado um dia de folga. O treino, que já deverá contar com os titulares do jogo contra o Belenenses mas sem os in-ternacionais Eduardo, Rodríguez, Meyong e Yazalde, está agendado para as 10 horas e será efectuado à porta aberta num dos relvados de apoio do Estádio AXA.
Adriano e Peterson em tratamento
O avançado Adriano e o médio Peterson, que se encontram le-sionados, estiveram ontem em Braga a fazer tratamento às le-sões de que padecem. Ainda não é certo que ambos subam hoje ao relvado.
Jogo com o Aves disputa-se no sábado
O Aves foi o adversário escolhido pelo Braga para realizar um jogo-treino no sábado, aproveitando a paragem no campeonato devido aos trabalhos das selecções. O encontro está agendado para as 10 horas.
Braga paga €200
A Comissão Disciplinar da Liga não foi severa a deliberar os castigos decorrentes da terceira jornada. Ainda assim, a acção disciplinar resultará numa boa soma pecuniária proveniente de muitas multas aplicadas, cabendo à SAD do Braga o pagamento da pena mais alta: 200 euros por ter impedido o árbitro de dar início do jogo à hora marcada, de acordo com o artigo 92º.
Miguel Pedro (Académica) e Wires (Rio Ave) são os únicos jogadores da Liga Sagres castigados com um jogo de suspensão, ambos por duplo cartão amarelo. Na Liga Vitalis, Diogo Martins (Carregado) e Nélson Pedroso (Portimonense) sofreram penalização idêntica.
O JOGO
Moisés: "Temos de manter os pés bem assentes no chão"
(http://www.correiodominho.com/images/575_230x180.jpeg)
A liderança no campeonato e as três vitórias nas primeiras três jornadas da Liga deixaram o Sp. Braga com confiança e moral em alta, mas Moisés lembra ser necessário não entrar em euforia e manter "os pés bem assentes no chão". No final do jogo com o Belenenses, o 'xerife' da defesa minhota deixou claro que o campeonato não terá facilidades, por isso, o pensamento da equipa passa por vencer jogo-a-jogo.
"Sabemos das dificuldades que vamos ter e o jogo com o Belenenses foi muito difícil. Estamos no caminho certo, mas temos de manter os pés bem assentes no chão e tentar a cada jogo somar os três pontos. É dessa forma que temos de pensar", frisou o brasileiro, acrescentando que, apesar da liderança, o grupo espera ainda "melhorar durante a competição". < br />
Depois da prolongada paragem devido a lesão, Moisés regressou ao onze em grande forma: "fico satisfeito em ajudar a equipa e, graças a Deus, isso tem acontecido. Sabemos que esta equipa tem qualidade, sempre acreditou que a qualquer hora as coisas iam dar certo. Cada um tem agora de jogar da melhor forma possível".
Apesar de ter regressado em forma e ser um dos pilares da defesa arsenalista, Moisés confessa que viveu um período "muito complicado", pois "voltar à competição só com uma semana de treino e jogar não é fácil".
Por isso, o defesa-central brasileiro considera a paragem no campeonato devido aos compromissos das selecções "boa". Uma pausa que permitirá "voltar melhor no próximo jogo", garantiu o defesa.
CORREIO DO MINHO
Líder com nova roupagem
Os últimos acertos de Verão transformaram o plantel num grupo de 27. Domingos sempre quis 25 e os últimos dois a sair vão ser Leone e Possebon.
O Sp. Braga aproveitou até ao último dia o mercado de Verão e os acertos permitiram que Domingos passasse a contar com um plantel de 27 jogadores - e bem mais competitivo do que aquele que começou a trabalhar a 29 de Junho.
Ainda vão sair Leone e Possebon, pelo que o treinador ficará mesmo a contar com 25 elementos, o número que sempre pediu. Desde que arrancaram os trabalhos em Braga, saíram Fernando Alexandre (Leixões), Mário Felgueiras (V. Setúbal), Linz e Jorginho (Gaziantepspor, Turquia) e Kalaba (U. Leiria). Em compensação, Domingos imprimiu qualidade ao obter os concursos de Diogo Valente, Paulão, Hugo Viana, Osvaldo, Adriano e Tiago Pinto.
Entre os 27 elementos que compõem o plantel, Leone é a grande incógnita. Se o caso de Possebon se limita a ser uma questão de tempo, a situação de Leone tem contornos mais indefinidos. O defesa não foi dispensado e estaria bem colocado para se afirmar como alternativa à dupla formada por Rodriguez e Moisés, no eixo central. Mas o central já admitiu a possibilidade de regressar ao futebol brasileiro. O Internacional de Porto Alegre será uma das hipóteses, mas, no Brasil, o mercado ainda não fechou, pelo que o enigma poderá durar mais algum tempo
Tiago Pinto estreia-se... no ginásio
Tiago Pinto, o mais recente reforço do Sp. Braga, quedou-se pelo ginásio no seu primeiro dia de trabalho no clube minhoto. O jovem-lateral esquerdo ainda recupera de intervenção cirúrgica, razão pela qual não teve luz verde para subir ao relvado.
Adriano e Peterson estão também indisponíveis para Domingos, por impedimento físico, ao passo que Yazalde, Meyong, Rodriguez e Eduardo estão ao serviço das selecções.
Leone volta a faltar
O defesa-central brasileiro Leone, que já tinha sido ausência notada no treino de segunda-feira, voltou a não comparecer na sessão desta manhã. O jogador, recorde-se, está na linha de saída com o médio Possebon.
A Bola
Manchester United lidera ranking mundial
LYON FOI O MELHOR EM AGOSTO SEGUNDO O IFFHS
A Federação de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou a sua lista habitual do ranking mundial de clubes de futebol e o Manchester United garantiu a sua continuidade no primeiro posto, não obstante todas as vitórias do Barcelona de Pep Guardiola. Um facto que está diretamente relacionado com a pontuação do Barcelona nos meses referentes a 2008, onde é superada pela pontuação obtida pelos ingleses.
Assim, a classificação divulgada pelo IFFHS respeita ao período entre setembro de 2008 e agosto de 2009, sendo que é publicada mês a mês, com as devidas alterações sustentadas nas subidas e descidas dos vários emblemas que a constituem.
A melhor equipa portuguesa, no período referido é o FC Porto que ocupa o 25.º lugar da tabela. O Sporting surge como a segunda melhor formação portuguesa ao ocupar o 48.º posto, enquanto o Benfica surge 144.ª posição, muito atrás do Sporting de Braga, 70.º nesta lista.
Numa classificação à parte, referente apenas ao mês de agosto que agora findou, observa-se a ascensão dos franceses do Lyon ao primeiro lugar. Assim, a equipa onde alinham os antigos dragões Aly Cisshoko e Lisandro López foi distinguida como a melhor do mundo no mês de agosto, um prémio pelo bom início de época que os gauleses têm vindo a realizar.
Record
Adeptos ainda não viram o novo reforço Tiago Pinto
O Sporting de Braga regressou esta manhã aos trabalhos e o último reforço dos arsenalistas ainda não subiu ao relvado. Tiago Pinto limitou-se a fazer trabalho de ginásio e ainda não foi opção para Domingos Paciência.
Para manter o ritmo competitivo o Sporting de Braga defronta sábado de manhã o Desportivo das Aves num jogo treino no Municipal. Os arsenalistas lideram a Liga Portuguesa, só com vitórias nos três jogos disputados.
ANTENA MINHO
ANÍBAL ACOMPANHA RUI E JANUÁRIO NO TORNEIO DAS 4 NAÇÕES
O defesa central Aníbal da equipa júnior foi convocado pelo treinador Ilídio Vale para embarcar com a Selecção Nacional Sub-19 rumo à Irlanda, a fim de disputar o Torneio das Quatro Nações, aumentando a presença jovens de Gverreiros do Minho neste escalão. Recorde-se que o guarda-redes Rui Vieira e o avançado Januário já integravam a convocatória. A formação futebolística do SC Braga vê o seu trabalho nesta área ser amplamente e frequentemente reconhecido.
BOLETIM CLÍNICO
Tiago Pinto
Sequelas de cirurgia à fractura do quinto metatarso do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho em ginásio.
Peterson
Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho em ginásio.
Adriano
Lesão muscular na face anterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento e trabalho em ginásio.
S.C.BRAGA.PT
Sp. Braga: No ponto certo
O Sp. Braga tem muita coisa que faz sentido. Um grupo maduro (no onze não há miúdos, apenas jogadores com largos minutos na Liga), junto há muito tempo, um clube fácil e um treinador ambicioso e conhecedor do futebol português.
Ao bom plantel que já possuía, o Sp. Braga juntou este ano Hugo Viana. Em boas condições, o internacional português disputaria a titularidade em qualquer dos grandes. O esquerdino oferece a estabilidade que faltava no meio-campo. Talvez faça a diferença e regresse à selecção. Para a maioria dos jogadores bracarenses, os anos decisivos estão a chegar. E a julgar pelas três primeiras jornadas, eles já perceberam
Luis Sobral
CORREIO DA MANHA