Viana entre sorrisos
MÉDIO DEVE TER ENTRADA DIRETA NO ONZE DE SÁBADO
Ambiente de boa disposição no início da preparação para a abertura da Liga. Domingos Paciência tem o foco no jogo de sábado, frente à Académica, que orientou nas duas últimas épocas e não são visíveis resquícios da precoce eliminação europeia aos pés dos suecos do Elfsborg. Mas há alterações previstas na equipa, até porque o treinador já tem mais armas para jogar, começando por Hugo Viana, que ontem ganhou o animado mi-nijogo e vai comer um frango no churrasco com sabor a... pato! Aposta que abriu ainda mais os sorrisos do plantel, com a saborosa contribuição de Penã e Paulo César os autores dos golos.
Quando chegar a hora do jogo com a Académica, sábado, a partir das 21.15, Hugo Viana já estará totalmente integrado na nova realidade. Ao fim de duas semanas, essa será uma realidade, tal e qual a sua mais que provável titularidade num meio-campo que não deve ter Possebon e ainda pode manter Vandinho e Mossoró.
Mas Madrid, agora com lugar fixo, também é uma hipótese, podendo na defesa a novidade ser Moisés. O central mostra total disponibilidade física e, ontem, esteve num ensaio com João Pereira, Frechaut e Evaldo. Um quarteto possível para abrir a Liga
Record
Sp. Braga: Vandinho ficou no ginásio
Vandinho foi o grande ausente do treino do Sporting Clube de Braga, no regresso aos trabalhos. A equipa minhota começou a preparar oficialmente o desafio com a Académica de Coimbra e o médio defensivo brasileiro limitou-se a trabalhar no ginásio. Cansaço muscular colocou de prevenção Vandinho no ginásio, contudo o jogador não está em dúvida para o desafio da primeira jornada da liga portuguesa.
No regresso ao trabalho, Domingos Paciência também não contou com os internacionais que estão ao serviço das respectivas selecções nacionais. O guarda-redes Eduardo juntou-se ontem à concentração da selecção nacional, que amanhã vai defrontar o Liechtenstein, num embate particular em Vaduz, enquanto que o ponta-de-lança Yazalde está desde domingo com os sub-21 portugueses, que preparam o jogo desta noite com a Irlanda do Norte.
Ao nível das ausências o haiti ano Peterson também não esteve com o grupo de trabalho, mantendo o programa de recuperação e tratamento, depois de ter sido alvo de uma intervenção cirúrgica.
André Leone já evoluiu no seu processo de recuperação. O jogador brasileiro subiu ao relvado, limitando-se a realizar trabalho específico, naturalmente ainda sem estar integrado no trabalho de grupo.
O Sporting de Braga regressa hoje ao trabalho, em mais uma sessão agendada para as 10 horas e à porta aberta.
O emblema arsenalista joga no próximo sábado, com a Académica de Coimbra, a partir das 21.15 horas, no Estádio Municipal de Braga, na primeira jornada da Liga Portuguesa 2009/10, num jogo que marca também o reencontro de Domingos Paciência com a sua antiga equipa. O técnico dos minhotos esteve nas duas últimas épocas em Coimbra, levando no ano passado o clube ao sétimo posto
Correio Minho
Eduardo volta quinta Yazalde já amanhã
Eduardo e Yazalde foram dois dos ausentes do treino de ontem. O guarda-redes concentrou-se nos trabalhos da Selecção Nacional A e só voltará a Braga na quinta-feira, enquanto Yazalde se juntou aos sub-21, que jogam hoje, e amanhã já deverá treinar na Pedreira.
Meyong repescado
Depois de inicialmente ter sido relegado para a lista de suplentes, Meyong acabou por ser chamado para o encontro de carácter particular que a selecção dos Camarões vai realizar, amanhã, às 19h30 portuguesas, frente à congénere da Áustria. No entanto, é muito provável que o avançado comece o jogo no banco.
Peña como Shevchenko
O médio Peña junta-se hoje à selecção venezuelana de sub-20 que a partir de sexta-feira e até ao dia 21 vai participar no Torneio de Alcúdia. Nesta prova, na qual já brilhou o ucraniano Shevchenko, entre outros, participam ainda o Valência, o Villarreal, o Levante, o Albacete, o Tigres (México) e as selecções do Japão e de Brasília.
Emigrantes viram treino
A manhã soalheira convidou mais de meia centena de adeptos a rodearem o relvado onde decorreu o treino de ontem do Braga para seguirem todos os passos dos ídolos e no fim solicitarem o indispensável autógrafo. Muitos deles são emigrantes provenientes de França e Espanha. Hoje de manhã, as portas da Pedreira voltam a abrir-se.
Sai um frango para os vencedores
A eliminação prematura da Liga Europa já é coisa do passado em Braga. O início do campeonato está aí ao virar da esquina, e o grupo de trabalho mostrou estar bem-disposto. Aliás, a sessão foi marcada por alguns momentos de animação, como o meiinho ou a peladinha que Domingos preparou num reduzido espaço de terreno. Para apimentarem mais o desafio, os jogadores fizeram uma aposta: os derrotados teriam de abrir os cordões à bolsa e pagar um frango para o almoço dos vencedores, no que pode ser visto como uma forma de fomentar o espírito de grupo. Peña e Paulo César marcaram os dois únicos golos, ambos para a equipa que envergou coletes, composta ainda por Kieszek, João Pereira, Paulão, Rodríguez, Ney, Madrid, Hugo Viana, Matheus e Alan. E no fim, o lateral-direito pediu mesmo aos fotógrafos para captarem o momento como forma de provocação aos companheiros, enquanto lá do meio se ouviu um grito: "Moisés, veste o colete." A risada foi geral.
Moisés espreita uma oportunidade
O Braga pode vir a apresentar uma defesa diferente pelo terceiro jogo seguido. Não obstante a preparação para o encontro com a Académica ainda estar no início, o treino de ontem passou a ideia de que Moisés poderá ser titular contra a Briosa. O brasileiro está recuperado dos problemas físicos que o impediram de defrontar o Elfsborg e realizou um exercício de movimentação ao lado dos habituais titulares: João Pereira, Frechaut e Evaldo. Rodríguez, que teve a companhia de Filipe Oliveira, Paulão e Ney, poderá ser o sacrificado.
Viana sem certificado
BRUNO FILIPE MONTEIRO
As boas indicações dadas por Hugo Viana durante a semana e meia que leva de trabalho no Braga estão prestes a abrir-lhe as portas da equipa. Com Vandinho limitado por problemas físicos e Possebon ainda a atravessar a sempre complicada fase de adaptação a um estilo de jogo diferente do que se pratica em Inglaterra, o médio perfila-se como um dos mais fortes candidatos a ser titular no meio-campo no arranque do campeonato, frente à Académica. Só há um problema. Até ontem, o certificado internacional do médio português ainda não tinha sido enviado para Portugal pela Real Federação Espanhola. Um facto que coloca em causa a sua estreia em embates oficiais pelos bracarenses, embora o documento possa ser entregue à Liga de Clubes até 48 horas antes do apito inicial. Neste caso, será até quinta-feira, uma vez que a recepção à Briosa acontecerá no sábado à noite (21h15), por força da transmissão televisiva.
Cedido ao Braga pelo Valência, a título de empréstimo, por uma temporada, Hugo Viana tem aguardado serenamente pela estreia oficial no novo clube. Impossibilitado de defrontar o Elfsborg, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, o jogador formado nas escolas do Sporting realizou o primeiro jogo (não oficial) com a camisola dos arsenalistas apenas no fim-de-semana, frente ao Vieira. De resto, até foi o autor do golo inaugural do encontro, no qual demonstrou já ter compreendido a maioria dos processos da equipa e revelou todos os predicados que levaram o Newcastle a "pescá-lo" ainda bastante novo em Alvalade: técnica, capacidade de passe acima da média, boa visão de jogo e um remate traiçoeiro.
O Jogo
Wanderley quase fechado
Arsenalistas pagam 750 mil euros ao Cruzeiro * Falta só contornar os direitos de formação André Cruz, ex-leão e agente do jogador, acredita que atacante irá singrar no Minho
Por Pascoal Sousa
ENTRE Cruzeiro, Wanderley e Sp. Braga existe já acordo para a transferência do atacante brasileiro para o Minho. O último passo que falta ser dado refere-se ao pagamento de 300 mil euros de direitos de formação à Ponte Preta, onde Wanderley jogou entre os 15 e 19 anos. É um montante elevado mas há possibilidade de contornar esse obstáculo através de negociações já em curso entre Cruzeiro e Ponte Preta.
Ao emblema mineiro, o Sp. Braga pagará 750 mil euros por 40 por cento do passe do avançado. O grupo empresarial Energy Sports continuará com outros 40 por cento dos direitos desportivos de Wanderley, dando luz verde à transferência do atleta para Portugal. André Cruz, antigo defesa-central do Sporting e representante de Wanderley, é dono dos restantes 20 por cento e revela que o interesse dos arsenalistas no futebolista já não é novo. «Há cerca de um ano que o Sp. Braga segue o Wanderley. Depois de saber da desistência do Marítimo interessou-se pelo jogador e abordou-me», assumiu André Cruz . «É um jogador com perfil para o futebol europeu. Costumo dizer que ele é parecido com o Derlei, só que é mais alto e mais forte», informa.
Contrato por quatro anos
Wanderley está entusiasmado com o salto iminente para o Sp. Braga e aguarda um sinal para viajar a qualquer momento para Portugal. O jogador deverá assinar um contrato válido por quatro épocas com os arsenalistas. «É o tempo considerado ideal para um jogador de 20 anos evoluir e ser uma mais-valia», considera André Cruz, garantindo que o Sp. Braga fez uma boa escolha: «O Wanderley é um jogador com créditos firmados e se for para Braga não terá problema de adaptação porque a estrutura do clube é muito boa. Tem condições para singrar no futebol português.»
Vandinho vai ser examinado
Médio lesionou-se na Suécia e não se treinou ontem. Madrid está de prevenção
Vandinho é hoje submetido a exame para determinar a gravidade de uma lesão contraída no jogo da Liga Europa, com o Elfsborg. O médio defensivo queixou-se de dores musculares e ontem já não subiu ao relvado para o primeiro treino de preparação para o desafio de estreia no Campeonato, frente à Académica. Enquanto aguarda por um esclarecimento sobre o quadro clínico de Vandinho, Domingos Paciência começou a testar Andrés Madrid na posição de trinco. O argentino tem vindo a subir progressivamente de forma e depois de contornar a dispensa está empenhado em conquistar o seu espaço no onze bracarense. Por agora, Madrid surge apenas como uma hipótese no caso de Vandinho experimentar dificuldades em recuperar a tempo de defrontar a Académica. Hoje, às 10 horas, o plantel volta a treinar nos relvados secundários do AXA.
Peña parte para Espanha
Ângelo Peña foi autorizado pelo Sp. Braga a participar pelos sub-20 da Venezuela no torneio Internacional de L' Alcúdia, em Valência, que junta as equipas jovens do Japão, Vilarreal, Levante, um seleccionado de Brasília, o Tigres do México, o Valência e o Albacete. O médio parte amanhã com destino a Espanha e falha o jogo com a Académica, visto que o torneio arranca na próxima sexta-feira e só termina dia 21.
Camarões chamou Meyong
Quem já não se treinou ontem foi Meyong, chamado à última hora pelo seleccionador dos Camarões, Paul Le Guen, para o jogo com a Áustria, que se disputa amanhã, em Klagenfurt. O atacante não fazia parte da primeira convocatória, mas foi repescado por causa da lesão de Efoulou. A chamada de Meyong não é boa notícia para Domingos, pois o treinador só terá o camaronês disponível dois dias antes da partida com a Académica. Eduardo e Yazalde também se juntaram, respectivamente, às selecções AA e sub-21 de Portugal.
André Leone no relvado
A recuperar de uma entorse na tibiotársica esquerda, Leone subiu ao relvado para desenvolver treino específico. É mais uma etapa na lenta reabilitação física do defesa.
Um frango na 'peladinha'
A saída prematura da Liga Europa já faz parte do passado. No treino de ontem a boa disposição foi sentimento dominante. Os jogadores disputaram peladinha e a aposta era um almoço bem popular — frango no churrasco. A equipa que ganhou fez questão de celebrar ruidosamente...
A BOLA
TREINO QUARTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA ABERTA
O plantel do SC Braga treina quarta-feira, dia 12 de Agosto, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.
BOLETIM CLÍNICO
André Leone
Entorse da tibiotársica esquerda. O atleta realiza tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.
Peterson
Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.
Linz
Síndrome femoropatelar. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio.
S.C.BRAGA.PT
Vandinho à disposição
Os exames realizados por Vandinho, a contas com queixas musculares após o jogo com o Elfsborg, não detectaram qualquer problema e o médio já se treinou esta manhã sem qualquer limitação.
O jogador, peça importante na equipa arsenalista, estará assim à disposição de Domingos Paciência para o encontro de estreia no Campeonato, sábado, frente à Académica, pelas 21.15 horas.
De resto, André Leone, Peterson e Linz continuam os respectivos processos de recuperação, sendo que o avançado austríaco é o único afastado do relvado. Meyong também não esteve às ordens de Domingos, uma vez que foi chamado aos trabalhos da selecção do Camarões.
IN ABOLA
Liga: já há árbitros para a jornada inaugural
Olegário Benquerença é o primeiro a entrar em acção
A Liga já divulgou os árbitros nomeados para a primeira jornada. Pedro Proença vai viajar até à Choupana para dirigir o Nacional-Sporting, com Artur Soares Dias escolhido para o Benfica-Marítimo e Carlos Xistra nomeado para o Paços de Ferreira-F.C. Porto.
O primeiro árbitro a entrar em campo será Olegário Benquerença, escolhido para dirigir o Leixões-Belenenses.
Nota ainda para Jorge Sousa, o melhor árbitro da época passada, que depois de ter dirigido a Supertaça Cândido de Oliveira vai estar no Beira Mar-Sp. Covilhã.
Nomeações:
Sp. Braga-Académica, Duarte Gomes
V. Setúbal-V. Guimarães, Vasco Santos
Benfica-Marítimo, Artur Soares Dias
U. Leiria-Rio Ave, João Capela
Leixões-Belenenses, Olegário Benquerença
Naval-Olhanense, Paulo Costa
Nacional-Sporting, Pedro Proença
P. Ferreira-F.C. Porto, Carlos Xistra
Maisfutebol
Benfica e FC Porto em campo no domingo na 2.ª ronda
SPORTING RECEBE SP. BRAGA NO SÁBADO, DIA 22
O Benfica e o FC Porto vão jogar no mesmo dia (no domingo, 23 de agosto), mas em horários diferentes, na 2.ª jornada da Liga Sagres. Os encarnados visitam o V. Guimarães, com apito inicial às 18.00, enquanto os tetracampeões nacionais recebem o Nacional a partir das 20.15.
Já o Sporting, cuja recepção ao Sp. Braga reúne potencial para ser um dos encontros mais aliciantes da jornada, entrará em campo um dia antes, no sábado, 22, às 21.15.
A 2.ª ronda do campeonato começa na sexta-feira, 21, às 20.15, com a estreia caseira do Olhanense. O adversário do conjunto algarvio será a U. Leiria, num duelo entre equipas que ascenderam esta época ao escalão principal.
Na segunda-feira, dia 24, Belenenses e Naval completam a jornada no Estádio do Restelo, num encontro marcado para as 20.15.
PROGRAMA DE JOGOS:
LIGA SAGRES
Sexta-feira (21/08): Olhanense-U. Leiria, às 20.15
Sábado (22/08): Sporting-Sp. Braga, às 21.15
Domingo (23/08): Académica-P. Ferreira, Marítimo-Leixões, Rio Ave-V. Setúbal, todos às 16.00; V. Guimarães-Benfica, às 18h; FC Porto-Nacional, às 20.15
Segunda-feira (24/08): Belenenses-Naval, às 20.15
LIGA DE HONRA
Domingo (23/08): Penafiel-Santa Clara, às 11.15; Oliveirense-Estoril, Carregado-Gil Vicente, Aves-Chaves, Fátima-Trofense e Sp. Covilhã-Freamunde, todos às 16.00; Portimonense-Beira-Mar e Feirense-Varzim, ambos às 17.00.
Proença dirige leão na Choupana
SOARES DIAS APITA NA LUZ E XISTRA EM PAÇOS
Já estão definidas as nomeações dos árbitros para a jornada inaugural da Liga Sagres. Pedro Proença, de Lisboa, viaja até à Madeira para o Nacional-Sporting, Artur Soares Dias, do Porto, apita o Benfica-Marítimo e Carlos Xistra, de Castelo Branco, é o juiz do Paços de Ferreira-FC Porto.
Olegário Benquerença é o primeiro a a entrar em campo no campeonato. O leiriense foi escolhido para o Leixões-Belenenses, que sexta-feira abre a primeira ronda da Liga. Jorge Sousa, o melhor da época passada, foi nomeado para o Beira Mar-Sp. Covilhã, da Segunda Liga, depois de ter estado na Supertaça.
1.ª jornada
Liga Sagres
Sp. Braga-Académica, Duarte Gomes (Lisboa)
V. Setúbal-V. Guimarães, Vasco Santos (Porto)
Benfica-Marítimo, Artur Soares Dias (Porto)
U. Leiria-Rio Ave, João Capela (Lisboa)
Leixões-Belenenses, Olegário Benquerença (Leiria)
Naval-Olhanense, Paulo Costa (Porto)
Nacional-Sporting, Pedro Proença (Lisboa)
P. Ferreira-F.C. Porto, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Segunda Liga
Gil Vicente-Penafiel, Bruno Paixão (Setúbal)
Varzim-Oliveirense, Paulo Baptista (Portalegre)
Estoril-Portimonense, Cosme Machado (Braga)
Chaves-Feirense, Rui Costa (Porto)
Beira-Mar-Sp. Covilhã, Jorge Sousa (Porto)
Freamunde-Aves, João Ferreira (Setúbal)
Trofense-Carregado, Hugo Miguel (Lisboa)
Santa Clara-Fátima, Bruno Esteves (Setúbal)
Record
2ª jornada: Sporting no sábado, Benfica e F.C. Porto domingo
Ronda abre com o Olhanense-U. Leiria
O calendário da segunda jornada, divulgado nesta terça-feira, vai ter um esquema semelhante ao da jornada inaugural. Pelo menos no que diz respeito aos três «grandes». O Sporting volta a ser o primeiro a entrar em campo, no sábado, para a recepção ao Sp.Braga.
O Benfica joga no domingo em Guimarães, diante do Vitória local, e pouco depois o F.C. Porto recebe o Nacional no Dragão.
A ronda vai abrir com um Olhanense-U. Leiria, na sexta-feira, e fecha com um Belenenses-Naval, na segunda-feira.
Mapa da 2ª jornada:
Sexta-feira, dia 21:
Olhanense-U. Leiria, 20h15 (Sport TV)
Sábado, dia 22:
Sporting-Sp. Braga, 21h15 (RTP)
Domingo, dia 23:
Académica-P. Ferreira, 16h
Marítimo-Leixões, 16h
Rio Ave-V. Setúbal, 16h
V. Guimarães-Benfica, 18h (Sport TV)
F.C. Porto-Nacional, 20h15 (Sport TV)
Segunda-feira, dia 24:
Belenenses-Naval, 20h15 (Sport TV)
Maisfutebol
Yazalde marcou e assistiu: «Podia ter feito mais»
Yazalde, avançado da selecção portuguesa de sub-21, em declarações na zona mista, após o triunfo sobre a Irlanda do Norte (2-1), na Guarda. O ponta-de-lança apontou o segundo golo português:
«Fizemos bom jogo e vencemos, eram os dois objectivos que tínhamos e estamos contentes por tê-los atingido, antes de entrar na qualificação com um grupo muito complicado.»
[acerca da mudança no comando técnico:] «Só conhecia o Oceano da televisão, mas ele e o Paulo Alves têm bons métodos e condições para fazer um bom trabalho com esta equipa.»
[sobre a exibição pessoal:] «Estou contente pela nossa vitória e por ter feito um golo e uma assistência, mas estou consciente de que podia ter feito mais.»
MAIS FUTEBOL