A peça que faltava no puzzle dos golos
SÓ ALAN NÃO TINHA MARCADO NA LIGA
O momento que deu a vitória frente aoTrofense teve direito a comemoração especial e percebe-se porquê. Há muito que Alan deixou de ter uma relação próxima com os golos e disso se ressentia o puzzle ofensivo de Jorge Jesus. O brasileiro era o único jogador dos mais utilizados do meio-campo para a frente que ainda não tinha marcado no presente campeonato.
Ao camisola 30 pedem-se golos, mas desde a época passada em Guimarães que Alan passou a evidenciar-se mais pela produção de jogo e assistências do que propriamente na concretização. Essa circunstância não preocupa o brasileiro, que tem uma justificação para o facto de não marcar com tanta frequência como acontecia nos tempos do Marítimo: "No início jogava mais como segundo ponta-de-lança e agora alinho noutras funções mais recuadas."
A preferência pelo "ataque posicional" ao qual Jorge Jesus se referiu no lançamento do jogo com o Trofense permite que a equipa suba em bloco até zonas próximas da área adversária e com isso beneficiam os homens da frente. Basta reparar que, dos 31 golos apontados pelos arsenalistas na Liga, 27 estão a cargo dos jogadores que alinham do meio-campo para a frente, conforme se pode observar no gráfico que acompanha a peça. Os restantes tiveram a autoria de Rodríguez (2), João Pereira e o autogolo de Hugo Gomes (Estrela da Amadora).
Record
Um golo por ano
Se não voltar a fazer o gosto ao pé até ao final desta Liga Sagres, Alan repete a tendência verificada nas três épocas anteriores: apenas um golo marcado em cada campeonato. Um dado algo paradoxal para um jogador de missões ofensivas e que assumiu, sobretudo nas últimas duas temporadas, um papel relevante na frente de ataque das suas equipas. Dono indiscutível do lado direito do meio-campo do Braga, Alan alinhou em todos os jogos disputados pelos arsenalistas neste campeonato (26), mas só na sexta-feira se estreou a marcar na Liga, ao assinar a vitória sobre o Trofense (1-0). Fê-lo ao cabo de 2103 minutos em campo, quebrando, dessa forma, um jejum que durava desde 11 de Maio do ano passado. Pelo meio, porém, enganou a barriga quando, na fase de grupos da Taça UEFA, marcou um dos três golos com que o Braga despachou o Portsmouth no AXA (3-0). Até ao fim da época, o brasileiro tem quatro oportunidades, com graus de dificuldade diferentes, para contrariar a anorexia de golos nos últimos campeonatos: dois jogos com aflitos (Rio Ave e Belenenses) e outros dois com gigantes (Benfica e FC Porto). No Marítimo, Alan chegou a marcar nove golos na Liga de 2003/04 e três na da época seguinte, mas, desde que se transferiu para o FC Porto, em 2005, nunca mais facturou no plural. Na sua primeira temporada de dragão ao peito, teve um início auspicioso ao marcar logo na 3.ª jornada (3-0 ao Rio Ave), mas a verdade é que só voltou a marcar quase dois anos depois. Foi numa goleada imposta pelos azuis e brancos ao Beira-Mar (5-0), naquele que foi o seu único golo em 2006/07. Aqui, contudo, serve como atenuante o facto de só ter participado em oitos jogos. Na época transacta, Alan foi preponderante no apuramento do Guimarães para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões - falhou apenas um jogo do campeonato -, mas só conseguiu marcar na última jornada, contribuindo para os 4-0 ao Estrela da Amadora. Tem marcado pouco, é verdade, mas, sempre que o fez, nas últimas quatro épocas, as suas equipas ganharam.
Números de Alan na Liga Portuguesa
Golos Jogos Época Clube
1 26 2008/09 Braga
1 29 2007/08 Guimarães
1 8 2006/07 FC Porto
1 24 2005/06 FC Porto
3 30 2004/05 Marítimo
9 34 2003/04 Marítimo
1 18 2002/03 Marítimo
1 27 2001/02 Marítimo
18 golos no total
Goleador só com Cajuda em 2003/04
Em termos de golos marcados, há uma época de Alan que se destaca de todas as outras desde que o brasileiro chegou ao futebol português. Em 2003/04, ao serviço do Marítimo, o actual número 30 do Braga fez tantos golos num só campeonato (nove) como nos restantes em que já participou. Manuel Cajuda era o treinador dos madeirenses e foi o treinador que melhor soube explorar a capacidade goleadora de Alan. O reencontro, porém, não trouxe os mesmos resultados. Na época passada, técnico e jogador voltaram a trabalhar juntos, desta feita em Guimarães, mas, não fosse o remate certeiro na última jornada, Alan teria acabado a época em branco.
Na tal temporada em que marcou nove golos pelo Marítimo na Liga, Alan foi fundamental em vários pontos conquistados pelos insulares, contribuindo para o sexto lugar final, a seis pontos do Braga. De todos os golos, destaca-se aquele que serviu para derrotar o Sporting nos Barreiros, decorria a 7.ª jornada. Depois de Liedson ter aberto o activo e de Marcelo ter empatado, Alan decidiu já aos 96 minutos.
Marcar no fim é a tendência
Além de normalmente só marcar em vitórias, Alan tem também uma forte tendência para facturar nos minutos finais. Esta época é a prova evidente desta curiosidade. O golo ao Portsmouth aconteceu aos 87' e, ante o Trofense, foi precisamente aos 90'. Pelo FC Porto, chegou a apontar um golo ao Rio Ave, aos 93', e pelo Marítimo ao Sporting, aos 96'.
Operação Rio Ave arranca amanhã no Estádio AXA
O Braga cumpre hoje o segundo dia de folga após o triunfo sobre o Trofense, pelo que vai iniciar amanhã, às 17h30, no AXA, a preparação do jogo com o Rio Ave, na sexta-feira. Hoje, Jorge Jesus e seus pares seguirão com particular atenção o Belenenses-Nacional.
Jorginho corre para jogar em Vila do Conde
Jorginho pode ser a boa novidade da semana para Jorge Jesus. O brasileiro, que não alinhou nos últimos três jogos devido a uma lesão nos adutores da coxa esquerda, caminha para a recuperação, havendo a hipótese de estar apto para a próxima ronda, em Vila do Conde.
O Jogo
V. Guimarães ganha corrida ao Sp. Braga e segue para a fase final
O Sporting de Braga tinha de vencer o Rio Ave e esperar que o Merelinense, pelo menos empatasse no velho rival de Guimarães para conseguir seguir em frente no Campeonato Nacional de Juniores. O primeiro objectivo, com menor ou maior grau de dificuldade foi alcançado. Só que do outro lado não chegou a tal ajudinha do Merelinense que não foi capaz de pontuar no terreno do Vitória. Feitas as contas o Guimarães segue para a fase final e os bracarenses ficam pelo caminho.
Resultados da última jornada:
Candal-Gondomar 2-1
V. Guimarães-Merelinense 4-0
Sp. Braga-Rio Ave 2-0
Académica-Vizela 4-1
Gil Vicente-Famalicão 1-1
Penafiel-Leixões 3-4
FC Porto-Beira-Mar 5-2
Classificação: FC Porto 79, V. Guimarães, 66, Sp. Braga, 64
Maisactual