superbraga.com

Superbraga - O Fórum "Super"... => 1 - Futebol / Clube / SAD => Topic started by: SimpLe-Kid on 25 de March de 2009, 11:00

Title: Direitos de formação
Post by: SimpLe-Kid on 25 de March de 2009, 11:00
Negócio em causa

João Pedro, extremo emprestado pelo Braga ao Leiria, já esteve preso ao Atlético de Madrid, mesmo que nunca tenha sabido disso, até o Grémio ter pedido aos colchoneros os direitos de formação do jogador Diego Costa, transferido pelo Braga em Junho de 2007. Uma coisa parece não ter nada a ver com a outra, mas tem. O advogado do Grémio recebeu um fax dos colchoneros a indicar que o Braga assumiu pagar esses direitos sobre o brasileiro e também sobre... João Pedro, já que parte do passe, alegadamente, também teria sido transferido, num negócio mediado pela Gestifute. Lázaro Ferreira, o advogado que está com o processo, achou estranho e contactou o jogador, que mostrou desconhecimento. "Sim, é verdade. Já estava no Beira-Mar quando soube disso. Depois vi as contas da SAD. Fui vendido por mais de um milhão de euros", disse.

O Bairro da Misericórdia, clube onde começou, foi também informado e quis ser ressarcido pelo mecanismo de solidariedade da FIFA. O advogado reclamou 25 mil euros, mas a FIFA exige a cópia do contrato de transferência e o passaporte internacional do jogador, onde não consta o nome do Atlético de Madrid. "Tentei perguntar ao Braga o que aconteceu, mas eles não me disseram nada. Mas vou resolver o assunto. No final de Maio sou um jogador livre e tratarei disso", referiu, supondo que tem direito a uma parte do valor do negócio. "Segundo Lázaro Ferreira, são 7% do valor total, o que eleva a mais de 70 mil euros a maquia em causa.

Braga garante clareza


As dúvidas do advogado do Bairro da Misericórdia não têm razão de ser para o Braga. Fonte oficial explicou que recebeu dinheiro do Atlético, mas apenas pelo direito de opção sobre o jogador durante 12 meses, direito esse que cessou. Assim, não tendo havido transferência, não existe nada a pagar, pelo que o Braga, que já nem conta com João Pedro, está tranquilo. Desta forma se explica o porquê de o clube espanhol não constar no passaporte do jogador.

Diego Costa lançou confusão

Tudo começou com a transferência de Diego Costa, em Junho de 2007. O Braga pagou 200 mil euros ao Penafiel para em Janeiro resgatar o atleta do empréstimo até ao final da época. A certeza da venda permitiu o desembolso desse valor, que agora Lázaro Ferreira reclama como justo para o Grémio, clube brasileiro onde Diego esteve quatro épocas. "Não há um valor de tabela, mas se o Braga pagou isso a quem esteve com o jogador seis meses, parece-nos que deve pagar ao Grémio pelo menos o mesmo", disse. "O Braga ofereceu-nos 10 mil euros. Depois subiu para 40, mas retirou a oferta. Também não aceitávamos."

Misericórdia não quer trair Braga

O presidente do Bairro da Misericórdia, Luís Guimarães, faz questão de esclarecer que o clube da AF Braga não está contra o vizinho da Liga Sagres. "Entregámos o caso ao advogado porque pensamos ter direitos e acreditamos que é o Atlético de Madrid que nos deve esse dinheiro. Mas não pedimos nada ao Braga", esclarece de pronto.

A verdade é que os dois clubes têm uma relação estreita de partilha de atletas nos escalões jovens e a amizade perdura, apesar da venda de João Pedro ter sido feita às escondidas. "Foi uma surpresa. Soubemos pelos jornais", confirmou Luís Guimarães.

in ojogo.pt

----------------------------------


Já não é a 1ª nem a 2ª vez que o Braga se vê envolvido em casos do género, ainda há pouco foi o Vitor Hugo, agora são o Diego e o João Pedro. Começa a parecer mal o Braga estar envolvido em tantos casos do género, e dá a entender que o Braga foge às suas obrigações quando calha pagar aos mais pequenos.
Acho que o Braga podia ser mais sério nisto, senão daqui a pouco estamos outra vez impedidos de inscrever jogadores além de dar má imagem ao clube e ao acumularem-se casos destes pode fazer com que os clubes mais pequenos se recusem a negociar com o Braga por ser "mau pagador".
Title: Re: Direitos de formação
Post by: JORGEXINA on 25 de March de 2009, 11:23
Outra vez...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: krugger on 25 de March de 2009, 11:26

O que eu acho importante é alguem da SAD com responsabilidades venha a publico esclarecer este tipo de situações, não podem fingir k nada se passar, ou k as coisas acabam esquecidas, pk assim estão a assumir a culpa no cartorio, o que se seria mau se isso se verificasse, não tinha essa ideia desta administração.

FORÇA BRAGA !!!!
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Kilo on 28 de March de 2009, 12:48
Breno motiva batalha legal

Náutico espera compensação de 325mil euros por direitos de formação. SAD minhota diz que a FIFA apenas pediu esclarecimento.

Breno Silva, actualmente ao serviço do Resende FC, do Rio de Janeiro, volta a ser notícia em Braga, desta vez por causa de um pedido de compensação de 325 mil euros, lavrado na FIFA pelo Náutico, a reclamar direitos de formação.

De acordo com o advogado do clube brasileiro, Eduardo Carlezzo, o Náutico foi já notificado da decisão da FIFA, que obriga o Sp. Braga a pagar os 325 mil euros, acrescidos de juros de mora (à taxa de cinco por cento) desde 25 de Fevereirode2008... no prazo de 30 dias.

A Bola


Epa, pro ***** mais isto!!!

Andar a pagar balurdios por tochas?? Que só estiveram cá 6 meses? Não sei que leis são estas, mas tudo bem! O Braga que abra os olhos antes de ir buscar gajos que nem para limpar as chuteiras aos outros servem...  Enfim!
Title: Re: Direitos de formação
Post by: JORGEXINA on 28 de March de 2009, 12:58
325 mil euros!!! Por uma tocha daquelas...
Bem diz a minha mãe, o barato sai caro...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Pé Ligeiro on 28 de March de 2009, 13:18
Quote from: jorgexina on 28 de March de 2009, 12:58
325 mil euros!!! Por uma tocha daquelas...
Bem diz a minha mãe, o barato sai caro...

Realmente!

Ele como jogador não vale os 325 mil euros, quanto mais pedir esse valor por direitos de formação! Está tudo louco? Será que pensam que em Braga foi descoberta alguma jazida de petróleo?


A nossa SAD tem que se precaver, pois já começa a haver pedidos a mais...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Kilo on 28 de March de 2009, 13:21
 O grande problema desta lei, é que incide sobre jogadores que não dão nada no mundo do futebol! Qual é a lógica?

Não entendo! Concordo que se o Braga o tranferisse, o clube anterior recebesse algum! Agora quando o jogador não tem o mínimo sucesso... :-\

Pagar por Vitor Hugo e Breno é, no mínimo, anedótico!
Title: Re: Direitos de formação
Post by: mot on 28 de March de 2009, 16:54
Este Breno não esteve cá inclusivamente por empréstimo? Tinha ficado com essa ideia!
Mas seja como for trata-se de um valor absolutamente descabido, enfim... é o que dá sermos Enormes, os abutres começam a sentir o cheiro!...

Saudações Braguistas!
Title: Re: Direitos de formação
Post by: joaobl03 on 29 de March de 2009, 00:31
São casos a mais , a SAD tem de resolver estes casos com menos demora , agora pedir 325 mil euros pelos direitos de formação do Breno , é que não há memória de outra parecida ...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: LeonelP on 29 de March de 2009, 16:02
Estamos a ficar com uma fama...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: krugger on 30 de March de 2009, 11:17

Mais 1, isto parece k não tem fim.... vamos lá ver quantos mais é k irão aprecer, em termos de imagem é muito mau, mas só podemos condenar se efectivamente for provado k somos devedores.


FORÇA BRAGA !!!!
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Aquiles on 30 de March de 2009, 18:10
Bem como a noticia é da "bola" é capaz de ser apenas mais uma para tentar desestabilizar, estão com receio que ultrapassemos os milhafres...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Pat_Navarra on 30 de March de 2009, 21:29
Eu não percebo, só nesse jornaleco é k saem essas "noticias"!!!
Ou tem fontes muito melhores que os outros, ou sabem inventar muito bem (mal)...
E sempre contra nós, estranho não???
É como a noticia do Eduardo, só mesmo nesse papel que nem para limpar rabos serve....

Haja paciência para tanta perseguição...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Imbelloni on 31 de March de 2009, 11:22
Regulamento sobre transferencias de jogadores:

VI. COMPENSAÇÃO POR FORMAÇÃO E MECANISMO DE SOLIDARIEDADE
Artigo 20.º
Compensação por formação
Uma compensação por formação será paga ao(s) clube(s) formador(es) do jogador:
(1) quando um jogador assina o seu primeiro contrato como Profissional, e (2) em cada transferência de um Profissional até ao final da Época em que celebra o seu 23.º aniversário.
A obrigação de pagar Compensação por Formação ocorre quer a transferência tenha lugar durante ou no final do contrato do jogador. As disposições relativas à Compensação por Formação constam do anexo 4 ao presente Regulamento.
Artigo 21.º
Mecanismo de Solidariedade
Se um Profissional for transferido antes do termo do seu contrato, qualquer clube que tenha contribuído para a sua educação e formação receberá uma percentagem da compensação paga ao clube anterior (contribuição de solidariedade). As disposições relativas às contribuições de solidariedade constam do anexo 5 ao presente Regulamento.

ANEXO 5 - MECANISMO DE SOLIDARIEDADE
Artigo 1.º
Contribuição de Solidariedade
Se um Profissional mudar de clube no decurso de um contrato, 5% do valor de qualquer compensação, à excepção da Compensação por Formação, paga ao Clube Anterior será deduzida ao valor total da compensação e distribuída pelo Novo Clube, como contribuição de solidariedade, aos clubes envolvidos na formação e educação do jogador ao longo dos anos. Esta contribuição de solidariedade será distribuída de acordo com o número de anos (calculado numa base percentual se for menos de um ano) que o jogador esteve inscrito em cada clube entre as Épocas do seu 12.º e 23.º aniversário, do seguinte modo:
- Época do 12.º aniversário, 5% (i.e. 0,25% da compensação total)
- Época do 13.º aniversário, 5% (i.e. 0,25% da compensação total)
- Época do 14.º aniversário, 5% (i.e. 0,25% da compensação total)
- Época do 15.º aniversário, 5% (i.e. 0,25% da compensação total)
- Época do 16.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 17.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 18.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 19.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 20.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 21.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 22.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 23.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)

Retirado de:
http://www.sjpf.pt/upload/files/regulamento_internacional_transferencias.pdf

Sei que esta lei tem vindo a ser usada pelos clubes Brasileiros para melhorarem a sua situação financeira. Muitos clubes viram esta lei como uma verdadeira tabua de salvação. O Braga tem de estar atento a esta situação.
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Pé Ligeiro on 02 de June de 2009, 21:00
Bragança exige 85 mil por Pizzi


Já corre, na Federação Portuguesa de Futebol, um processo movido pelo Bragança no qual o clube transmontano exige que o Braga lhe pague 85 mil euros como contrapartida pelos direitos de formação do jogador Pizzi, emprestado na época finda ao Ribeirão. O Braga já foi notificado da pretensão, mas será a FPF a determinar se esta é ou não válida.

Fonte do Bragança garante, no entanto, que o Braga já terá admitido que deve dinheiro, uma vez que terá entrado em contacto com o advogado que gere o processo no sentido de obter um acordo que satisfaça as duas partes. O Bragança recusou e não abdica de um único cêntimo, sendo essa a política recente do clube para qualquer atleta que saia das suas camadas jovens para assinar, noutro clube, o seu primeiro contrato profissional, como foi o caso de Pizzi. O extremo chegou a Braga ainda júnior, mas Jorge Costa chegou a chamá-lo para jogos da equipa principal em 2007/08. Depois, Jorge Jesus decidiu emprestá-lo ao Ribeirão, da II Divisão, onde, dos oito que chegaram com o treinador António Caldas, foi um dos que mais rendimento tiveram.

O Bragança requer que o Braga fique impedido de inscrever jogadores se não liquidar os ditos 85 mil euros, e o representante legal do clube acredita que até Agosto será ditada uma sentença favorável por parte da FPF.

Esta situação não oferecerá grande margem para dúvidas, uma vez que efectivamente há direitos de formação a pagar, já que o jogador nunca conheceu outros clubes, restando apenas a dúvida no que toca aos valores envolvidos. Noutro patamar estão as queixas que correm na FIFA do Bairro da Misericórdia, por João Pedro, e do Grémio, por Diego Costa. O organismo máximo do futebol mundial ainda não se pronunciou, estando o Braga tranquilo quanto a esse assunto.


IN OJOGO


Quando cheira a dinheiro...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: joaobl03 on 02 de June de 2009, 21:19
Pagar 85 mil euros pela formação de um jogador parece-me ridículo , no máximo o Bragança gastou 300 ou 400 euros com ele e agora quer 85 mil ... enfim . 
Title: Re: Direitos de formação
Post by: SimpLe-Kid on 02 de June de 2009, 22:32
Os "miúdos" estão a ficar demasiado caros. Daqui a pouco mais vale ir buscar-los lá fora já "feitos" que fica mais barato.
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Kilo on 03 de June de 2009, 00:16
Quote from: SimpLe-Kid on 02 de June de 2009, 22:32
Os "miúdos" estão a ficar demasiado caros. Daqui a pouco mais vale ir buscar-los lá fora já "feitos" que fica mais barato.

Brincas? è claramente preferivel! Que adianta andar apostar em vitor hugos, pizzis e não sei que para ter que pagar por eles?

Em caso de transferencia, concordo plenamente que se pague alguma coisa, agora quando o jogador ate pode desistir e ir lavar pratos e mesmo assim ter de pagar exorbitancias... Enfim!

Pura estupidez...

Venham de lá os badibangas e os mutombos e deixem-se os pizzis! Infelizmente, tem de ser assim... :-\ :-\ :-\
Title: Re: Direitos de formação
Post by: BRAGA FOREVER on 03 de June de 2009, 00:35
Porra para isto! >:(

Mais parecemos a Santa Casa de Misericórdia...
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Stk on 03 de June de 2009, 01:40
Ainda a pouco falei com o Pizzi, ele riu se ao facto de custar 85mil €.. Ate disse " Estou caro não?"  ;D
Title: Re: Direitos de formação
Post by: krugger on 03 de June de 2009, 09:12
Quote from: Stk on 03 de June de 2009, 01:40
Ainda a pouco falei com o Pizzi, ele riu se ao facto de custar 85mil €.. Ate disse " Estou caro não?"  ;D

Pá se no futuro ele rende-se, digamos 1 milhao eu diria que era barato, agor apagar 85 mil euros sem ter kk garantia de rentabilidade, e se ele não der nada, o k é k beneficiamos???? o mal é k os clubes com necessidades viram nesta lei uma botija de oxigenio, deixam os jogaadores sair para clubes maiores e depois espetam com a clausula da formação ou lá como é k se chama.... sem duvida k a este ritmo é mais barato e menos trabalhoso pagar meia duzia de tostões por estrangeiros do k tentar apostar em jogadores nacionais, depois tens o sindicato dos jogadores a reclamar a "nacionalização" do futebol nacional..... de rir.


FORÇA BRAGA !!!!
Title: Re: Direitos de formação
Post by: jaimec on 04 de June de 2009, 15:19
Questões legais à parte, e na minha opinião, o Dep. jurídico do Braga deve tratar estas equipas que vêm fazer chantagem para os jornais, como hostis. Pagar só quando estiverem esgotados todos os recuros disponiveis .
Eu sei que há uma questão de justiça envolvida mas ... não me lixem, o Braga tem que operar com as mesmas armas dos outros, senão está a limitar as suas hipóteses de sucesso .Digo eu.
Quando eles começam a espernear é porque começa a apertar, é preciso escolher a melhor altura para negociar .
Desculpem o calculismo e a frieza, mas este mundo é o que é, um mundo em constante concorrência .
Title: Re: Direitos de formação
Post by: PAF on 04 de June de 2009, 16:45
A lei existe para jogadores nacionais e estrangeiros...
Pagar depois de esgotar todos os recursos tem a desvantagem dos juros, grande parte das dividas no final são mais juros que a própria divida.
O que fazem ao Braga o Braga faz aos outros, ou alguém tem dúvidas disso? Por algum motivo ainda continuamos a receber do Tiago, quando ele já saiu á meia duzia de anos!!
Os 85mil€ é muito? Provalvelmente é, para aquilo que o jogador é hoje em dia (eu pouco ou nada conheço do jogador, só de nome por ser do Braga).
Title: Re: Direitos de formação
Post by: JCosta on 04 de June de 2009, 16:59
A ideia que eu tenho é que os direitos de formação são um valor a pagar ao(s) clube(s) que um jogador representou durante a sua formação sempre que esse jogador for transferido. E penso que correspondem a 5% do total do valor da transferência.

85 mil euros são 5% de 1 milhão e 700 mil. Parece-me muito dinheiro.
Até porque parte dos direitos de formação cabem ao SCBraga.
Além disso este jogador não esteve envolvido em nenhuma tranfer~encia que envolvesse dinheiro.
Title: Re: Direitos de formação
Post by: Kilo on 04 de June de 2009, 17:35
 Estamos a falar de coisas diferentes! Há os direitos de formação e o mecanismo de solidariedade!

Um é para quando o jogador se torna profissional (este e outros casos que tem acontecido ao Braga) e o outro verifica-se em caso de transferencia (como no caso do Tiago, com o qual concordo em absoluto)!
Title: Re: Direitos de formação
Post by: LeonelP on 04 de June de 2009, 17:47
Eu só sei que não é a primeira vez que este género de notícias estão associadas ao Braga. Não é por nada, mas não dá boa imagem, isso não!!
Title: Re: Direitos de formação
Post by: (S)oon(C)hampion(B)raga on 08 de June de 2009, 00:11
Quote from: Kilo on 04 de June de 2009, 17:35
Estamos a falar de coisas diferentes! Há os direitos de formação e o mecanismo de solidariedade!

Um é para quando o jogador se torna profissional (este e outros casos que tem acontecido ao Braga) e o outro verifica-se em caso de transferencia (como no caso do Tiago, com o qual concordo em absoluto)!

segundo li hoje, ou ontem, num jornal, o chamado "mecanismo de solidariedade", é para futebolistas formados em clubes entre os infantis e os 23 anos.
Todos os clubes que fizerem parte deste processo formativo, entre os infantis e os 23 anos, tem direito de formação sobre um futebolista.