(http://www.abola.pt/wsab/jogos/01/fj01.gif)
32 m
0-1 por Wender, na conversão de uma grande penalidade assinalada na sequência de um contacto promovido por Bruno Fernandes (sobre o próprio Wender) e que o árbitro interpretou de uma forma rigorosa, embora o defesa do Desp. Aves tenha sido ingénuo na forma como tentou evitar que o brasileiro se virasse para a baliza... O suficiente para Wender explorar, ao perceber que perdera o controlo da situação. Aliás, Paulo Costa tinha no mesmo lance deixado passar pressão idêntica exercida por William sobre José Carlos. Na hora de marcar, Wender partiu para a bola com determinação, batendo o guarda-redes, que adivinhou o lado
PAULO COSTA (5)
Discutível o critério aplicado no penalty, que não respeitou em lance a favor do Desp. Aves. Bem na expulsão de Cesinha, que se pôs a jeito. Pactuou com o antijogo do Braga.
A. MADRID (6)
Dimensões do campo reduzidas pela ilusão de não haver pedaço do relvado que não tenha ficado com a marca dos seus pitons. A inveja não parece feia na atitude incansável do argentino, com dons de adivinho na interpretação dos lances.
CARLOS CARVALHAL (treinador do Sp. Braga)
Vitória do sofrimentoO técnico dos bracarenses s considerou que a sua equipa fez «um bom jogo» diante de um conjunto «muito bem organizado», devido ao «grande trabalho realizado pelo professor Neca», vincou. «Vai ser muito difícil a qualquer equipa vencer aqui», profetizou o técnico, partindo, de seguida, para a análise ao encontro.
«Fomos uma equipa organizada e, na primeira parte, tivemos paciência, e conseguimos chegar ao golo, com justiça. Na segunda parte, o Desp. Aves obrigou-nos a defender, porque tem homens muito rápidos no ataque. Nessa altura, veio ao de cima a nossa capacidade de sofrimento, que foi fantástica, e que nos levou à vitória. O Paulo Santos não teve muito trabalho, mas o nosso opositor criou-nos muitas dificuldades. Ganha quem marca, e nós marcámos, e tivemos capacidade de sofrimento, sobretudo nos últimos minutos, quando estávamos reduzidos a nove, porque o Cesinha tinha sido expulso e o José Carlos estava a jogar incapacitado», explicou.
Agora, «é tempo de pensar no Chievo», lembrou Carlos Carvalhal, que hoje viaja para Itália, onde assiste ao embate entre o Chievo e o Siena.
Bracarenses somam segunda vitóriaSegunda vitória do Sp. Braga na Liga (1-0), na Vila das Aves. Wender foi o autor do golo, de grande penalidade, numa partida em que os arsenalistas terminaram reduzidos a dez unidades (expulsão de Cesinha).
Vitória arrancada a ferros do Sp. Braga, frente ao Desportivo das Aves, alcançada na transformação de uma grande penalidade, por Wender, aos 33 minutos. Mais posse de bola dos arsenalistas, que sentiram dificuldades em criar espaços, face à bem organizada equipa avense, que soube explorar o contra-ataque rápido mas falhou na finalização, mesmo no período em que jogou com mais um elemento (a partir dos 77 m).
(http://www.abola.pt/img/fotos/d8vg1.jpg)
Estádio Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves
Árbitro: Paulo Costa (Porto)
DESP. AVES – Rui Faria; Anilton, William, Sérgio Nunes e Rui Figueiredo (Bruno Fernandes, 28 m); Vítor Manuel (Freddy, 59 m), Filipe Anunciação e Nené; Jocivalter, Hernâni (Mércio, 59 m) e Xano.
SP. BRAGA – Paulo Santos; Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem e Carlos Fernandes; Andrés Madrid e Frechaut; Maciel (Cesinha, 66 m), João Pinto (Marcel, 75 m) e Wender (Hugo Leal, 60 m); José Carlos.
Ao intervalo: 0-1
Golo: Wender (33 m), na transformação de grande penalidade.
Resultado final: 0-1
Cartão amarelo a Rui Figueiredo, Xano, Bruno Fernandes, Carlos Fernandes, Paulo Jorge e Vítor Manuel.
Cartão vermelho a Cesinha (77 m), por falta sobre Mércio.
in ABOLA on-line=======================================================
AVES-SP. BRAGA, 0-1 (Wender 34' [gp])
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA22:22 - FINAL DA PARTIDA
90' +2 - Disparo forte de Nené para defesa apertada de Paulo Santos.
90' - Quatro minutos de compensação a cumprir no encontro.
90' - Zé Carlos aparece isolado frente à baliza contrária, mas dispara ao lado. O avançado não está nas melhores condições físicas.
88' - Remate disparatado de Fredy. A bola passa muito longe do alvo.
86' - Canto para o Aves, que começa a aparecer com mais perigo no ataque.
80' - Zé Carlos está lesionado e cai no relvado sozinho. Carlos Carvalhal está preocupado, uma vez que já esgotou as substituições.
78' - CARTÃO VERMELHO para CÉSINHA, depois deste pontapear Mércio numa disputa de bola.
76' - Livre perigoso para o Sp. Braga, depois de mão na bola de William. É Marcel que dispara forte... A bola passa bem perto do poste da baliza.
75' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai João Pinto e entra MARCEL.
73' - Marcel já despe o fato-de-treino. O avançado brasileiro vai entrar...
72' - Falta de Nem perto da área bracarense. Livre batido para junto da baliza. Sem perigo...
71' - Mais um livre para o Aves. Batido em jeito para a área, mas com Paulo Santos a aparecer bem nas alturas e a agarrar sem problemas.
66' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Maciel e entra CÉSINHA.
64' - João Pinto recebe assistência da equipa médica bracarense.
63' - João Pinto está caído no relvado mas o Aves segue jogo. Nem dispara uma bomba para as bancadas e critica a atitude dos adversários.
60' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Wender e entra HUGO LEAL.
59' - Dupla SUBSTITUIÇÃO no AVES. Saídas de Vítor Manuel e Hernâni para as entradas de MÉRCIO e FREDY.
59' - CARTÃO AMARELO para VÍTOR MANUEL, após falta sobre Wender.
58' - Boa jogada do ataque do Aves. A bola morre nas mãos de Paulo Santos.
50' - Mais um livre para o Aves. Muito torto e em direcção às bancadas.
47' - Remate forte de Vítor Manuel. Por cima da barra...
21:34 - INÍCIO DA SEGUNDA PARTE
Depois de um início tímido, as duas equipas foram mais afoitas a chegar às áreas contrárias e beneficiaram de algumas oportunidades, principalmente em lances de bola parada e contra-ataques velozes. Aos 34' foi uma dessas jogadas, depois de um contra-ataque do Sp. Braga, que definiu as contas com que as duas equipas vão para o intervalo. Wender foi carregado dentro da área e facturou de grande penalidade. Resta ver o que dizem os dois treinadores aos seus pupilos no intervalo.21:16 - INTERVALO
45' - O árbitro indica um minuto de compensação a cumprir nesta primeira parte.
45' - Livre para o Aves, batido por Jocivalter. Paulo Santos agarra mas deixa a bola escapar pela linha final. É canto...
44' - CARTÃO AMARELO para PAULO JORGE, depois de uma entrada sobre Xano.
43' - Jocivalter avança bem pela direita e tenta lançar para a cabeça de Hernâni. Mas aparece Paulo Santos nas alturas a defender a bola sem problemas.
40' - Bom lançamento de João Pinto para Wender. O brasileiro avança veloz mas não consegue chegar a tempo de rematar à baliza. Segue jogo...
39' - Livre muito perigoso para o Aves, após falta de Luís Filipe sobre Xano à entrada da área. Paulo santos está irritado com os membros da barreira. É Vítor Manuel quem bate... Por cima do alvo.
37' - CARTÃO AMARELO para CARLOS FERNANDES, depois de uma falta sobre Hernâni.
34' - GOLO DO SP. BRAGA, por WENDER.
O brasileiro é chamado à conversão da grande penalidade e não falha. O guarda-redes Rui Faria adivinha o lado, mas não consegue afastar a bola. Está feito o primeiro na Vila das Aves.33' - CRTÃO AMARELO para BRUNO FERNANDES.
33' - Grande penalidade assinalada a favor do Sp. Braga. Ataque conduzido por Zé Carlos, que deixa na área para Wender. O brasileiro tenta a finta, mas é travado por Bruno Fernandes.
30' - Que livre de Jocivalter! Batido em jeito para a baliza de Paulo Santos, que não chega a tempo de afastar. Mas a bola bate no poste e sai. O lance mais perigoso do encontro até ao momento.
29' - SUBSTIUTIÇÃO no AVES. Sai Rui Figueiredo e entra BRUNO FERNANDES.
26' - Livre batido sem perigo por Hernâni. Paulo Santos agarra sem dificuldade e lança rápido para o contra-ataque bracarense.
25' - Falta de Andrés Madrid sobre Filipe Anunciação mesmo à entrada da área bracarense. O livre é perigoso...
22' - Mais um ataque do Aves. É Hernâni que conduz o lance, mas está desapoiado e a defesa contrária não tem dificuldades em afastar o perigo.
20' - Ataque do Aves pela esquerda. Na 'hora H' aparece Frechaut a cortar para canto.
17' - Livre para o Sp. Braga. É João Pinto que vai lançar para a área. Paulo Jorge emenda sem direcção. Passa o perigo para as redes de Rui Faria.
17' - CARTÃO AMARELO para XANO, por protestos após uma falta cometida.
15' - Jogo animado na Vila das Aves, apesar das poucas oportunidades de golo. Nestes primeiros minutos as duas equipas ainda estão muito cautelosas e a procurar o melhor encaixe no terreno de jogo, mas ambos os ataques tem jogadores de valia e que prometem assustar os guardiões contrários.
15' - CARTÃO AMARELO para RUI FIGUEIREDO, após falta sobre Maciel.
11' - Mais um livre para o Braga. Desta vez a falta foi sobre Wender. É o próprio que vai bater... Corte da defesa.
7' - Wender entra na área contrária, mas é desarmado pela defesa do Aves.
5' - Falta sobre João Pinto. Livre assinalado para os arsenalistas. Batido para a área mas sem sucesso.
4' - Agora é a vez de Hernâni entrar na área, mas sem sucesso. Corta a defesa do Sp. Braga...
3' - Jocivalter trabalha bem na direita, centra em estilo, mas não aparece ninguém na área para fazer a emenda.
20:30 - INÍCIO DA PARTIDA. Pontapé de saída para os bracarenses.
LIGA – 2ª Jornada
AVES-SP. BRAGA
Estádio do Aves
Árbitro: Paulo Costa (Porto)
Hora: 20:30AVESRui Faria; Anilton Júnior, William, Sérgio Nunes e Rui Figueiredo; Filipe Anunciação, Vítor Manuel e Nené; Jocivalter; Xano e Hernâni
Suplentes: Mota, Bruno Fernandes, Mércio, Fredy, Leandro, Artur Futre e Bruno Filipe
Treinador: Neca
SP. BRAGAPaulo Santos; Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem e Carlos Fernandes; Madrid, Frechaut e João Pinto; Maciel, Zé Carlos e Wender
Suplentes: Dani, Maurício, Hugo Leal, Paíto, Césinha, Castanheira e Marcel
Treinador:Carlos Carvalhal
Carlos Carvalhal: «Vitória muito difícil»
TREINADOR ARSENALISTA SATISFEITOO treinador Carlos Carvalhal comentou o suado triunfo (1-0) da sua formação frente ao Desportivo das Aves. Para o treinador arsenalista este foi um encontro com as características que esperava, difícil e frente a um adversário de grande valia.
"Tal como acontecera antes do jogo com o Paços de Ferreira, perspectivei bem o que aconteceu hoje. Um jogo de muito difícil abordagem, frente a um adversário muito bem organizado. O Aves tem uma equipa muito forte e que sai muito bem para o ataque. Mesmo assim acho que estivemos por cima na primeira parte. Na segunda o Aves tentou ganhar superioridade, criou-nos muitas dificuldades, mas sem importunar o Paulo Santos. Acabámos por nos defender bem. Por isso também não conseguimos sair como queríamos para o ataque", explicou.
Três pontos que custaram a ganhar, conforme fez questão de realçar Carvalhal: "Foi uma vitória muito difícil, num campo muito difícil e onde o ano passado fomos eliminados da Taça de Portugal. Por isso são três pontos que nos sabem muito bem."
Wender: «Foi um penálti claro»
COMENTOU O LANCE-CHAVE DO ENCONTROO avançado brasileiro Wender, que esta noite garantiu os três pontos para o Sp. Braga frente ao Aves (1-0), uma vez que sofreu uma grande penalidade que se encarregou de apontar com sucesso, revelou aos jornalistas a sua visão do lance, muito criticado pela equipa contrária.
"Foi uma jogada de contra-ataque. O Zé Carlos saiu bem lançado, fugiu aos centrais, passou-me a bola e quando eu já tinha passado pelo Bruno Fernandes e me preparava para fazer o golo, fui carregado por trás. Por isso foi um penálti claro", assinalou.
Quanto ao resto do jogo, Wender foi claro: "Hoje não conseguimos ser dominadores como nos habituámos nos últimos três anos. Compreendo alguma frustração da parte dos adeptos, que estão habituados a ver-nos jogar bem, mas isso nem sempre é possível. Hoje valeu sobretudo a conquista dos três pontos."
in :.: Jornal Record :.:=======================================================
Wender foi redentor Aves perdeu em casa ao fim de ano e meio(http://www.ojogo.pt/artigos/22-200/w.gif)
O Braga conquistou a segunda vitória em outros tantos jogos da Liga, subindo, ainda que por ora em termos provisórios, ao topo da tabela. Por outro lado, se no embate com o Paços de Ferreira garantiu os três pontos diante de uma equipa que na época passada lhe havia tirado os seis, ontem venceu a equipa que na época passada, ainda na II Liga, o havia atirado borda fora da Taça de Portugal. E que não perdia em casa desde os finais de Janeiro de 2005, ou seja, há mais de um ano e meio. Mas não foi fácil a tarefa dos bracarenses...
Ambas as equipas apostaram nas estruturas e nas estratégias previsíveis, o confronto acabou por apresentar os ingredientes que também eram aguardados. O Aves entrou no jogo de forma determinada, apostado em lançar ataques rápidos para surpreender a defesa adversária e acabou por ver o perigo rondar a baliza de Paulo Santos. Muito por força da noite de menor inspiração de Madrid no controlo do esférico, cujas percas resultaram em dois momentos de calafrio para os arsenalistas. Com dificuldades para impor o seu jogo, nomeadamente a circulação de bola, quer por força da irregularidade do relvado quer pela constante pressão exercida pelo locais sobre quem acabava de receber a bola, encurtando o tempo para pensar e executar, os bracarenses tiveram que dançar a música que lhes foi presenteada. E não se fizeram rogados. Vestiram o fato-macaco e empenharam-se na conquista de um resultado positivo e acabaram premiados por um penálti que ditou o vencedor da noite. Apesar da vantagem, a equipa arsenalista manteve o pragmatismo e a atitude, sem nunca menosprezar o adversário, revelando uma grande concentração e espírito de sofrimento sempre que as circunstâncias a isso os obrigaram. Mais visível após a expulsão de Cesinha (rigorosa) e, pouco depois, com Zé Carlos em inferioridade física, disfarçada através de uma enorme determinação.
Ambos os técnicos fizeram as alterações permitidas, mas sem que estas revelassem capacidade suficiente para alterar de forma significativa as condicionantes do jogo, o que, em virtude das suas características era uma tarefa para Hércules...
Aves 0 - Braga 1estádio do Aves, na Vila das Aves
relvado irregular
4 900 espectadores
Paulo Costa [AF do Porto]
João Santos + Amândio Ribeiro
4º árbitro Carlos Duarte
AvesTreinador Prof Neca
24 |Rui Faria GR
3 |Júnior LD
25 |William DC
5 |Sérgio Nunes DC
13 |Rui Figueiredo LE a 29'
7 |Vítor Manuel MD a 60'
22 |Nené MO
96 |Filipe Anunciação MD
21 |Jocivalter AD
11 |Xano AE
20 |Hernâni AV a 60'
-
1 |Mota GR
2 |Bruno Fernandes DC a 29'
8 |Mércio MD a 60 '
14 |Leandro MO
29 |Bruno Filipe MO
20 |Artur Futre MO
9 |Fredy AV a 60'
Amarelos 16' Rui Figueiredo |18' Xano| 59' Vítor Manuel
BragaTreinador Carlos Carvalhal
1 |Paulo Santos GR
20 |Luís Filipe LD
3 |Paulo Jorge DC
5 |Nem DC
13 |Carlos FernandeS LE'
23 |Madrid MD
17 |Frechaut MD
10 |João Pinto MO a 75'
19 |Maciel AD a 67'
15 |Wender AE a 61'
77 |Zé Carlos AV
-
12 |Dani Mallo GR
4 |Maurício DC
8 |Paíto LE
6 |Hugo Leal MO a 61'
14 |Castanheira MO
11 |Cesinha AE a 67'
29 |Marcel AV a 75'
Amarelos 37' Carlos Fernandes |44' Paulo Jorge
Vermelhos 78' Cesinha
GOLOS
0-1|34' (g.p.)
µ Wender
ESTATÍSTICA DO JOGOVisitado11 remates
0 pequena área
3 grande área
8 fora da área
1 poste
3 fora
0 golos
7 baliza
0% Eficácia remate|golo
4 Cantos
20 Faltas cometidas
0 Foras de jogo
Visitante6 remates
1 pequena área
3 grande área
3 fora da área
0 poste
5 fora
1 golos
1 baliza
16,6% Eficácia remate|golo
1 Cantos
19 Faltas cometidas
1 Foras de jogo
in O Jogo Online(cont.)