Sporting de Braga defronta esta noite o Standard de Liège na primeira mão dos dezasseis avos-de-final da Taça UEFA
O Sporting de Braga defronta esta noite o Standard de Liège na primeira mão dos dezasseis avos-de-final da Taça UEFA.
É um desafio importante para o conjunto bracarense, que procura fazer história na competição.
O jogo entre Sporting de Braga e Standard de Liège realiza-se no Estádio Municipal, a partir das 20.45 horas e tem arbitragem do cipriota Costas Kapitanis.
Antena Minho
Jorge Jesus: "Eliminatória dividida"
À procura de uma nova presença nos oitavos-de-final da Taça UEFA e com uma certeza: "vai ser uma eliminatória dividida".
Jorge Jesus diz não ter dúvidas de que os dois jogos dos 16 avos-de-final da prova frente aos belgas do Standard de Liège (primeira mão joga-se esta noite, às 20.45 horas) vão ser divididos e que não ficará hoje decidida a eliminatória. O objectivo é vencer, não sofrer golos e levar uma vantagem na bagagem até à Bélgica.
"Dentro das equipas que apanhámos ao longo deste percurso, tirando o Milan, é a equipa mais forte que vamos defrontar. É uma equipa composta por bons jogadores, inclusive tem o melhor marcador do campeonato belga e o melhor jogador, o Defour, para além do Jovanovic, um jogador com uma classe e muito evoluído em termos técnicos. Estamos preparados para disputar esta eliminatória a dois jogos, não vai ficar definida num jogo, vai ser metade para cada lado", sublinhou o técnico.
"Levar vantagem para Liège"
João Pereira foi o escolhido para se sentar à mesa com Jorge Jesus na antevisão ao jogo desta noite, referente aos 16 avos-de-final da Taça UEFA, com os belgas do Standard de Liège. O lateral confessou que não conhece o adversário - "sei apenas é que tem uma boa equipa e a táctica com que jogam" - e que ainda vão "estudar o adversário ao pormenor" até à hora do jogo.
"Estamos num bom momento, apesar de termos perdido com o Le ixões, acho que toda a gente tem consciência de que foi um resultado um pouco injusto. Estamos bem, há 50 por cento de hipótese para cada equipa, vamos entrar para ganhar este jogo para levarmos já uma vantagem para Liège", destacou o jogador.
Quanto ao duelo com Jovanovic, João Pereira é claro: "se é o melhor jogador ainda bem, porque eu gosto de grandes desafios e é um motivo especial jogar contra os melhores. Espero sair vencedor do duelo".
Jesus revelou ter já conhecimento de como a equipa belga se movimenta "varia entre o 4x4x2 e o 4x3x3" e tem "demonstrado ser uma equipa forte, disputou a Liga dos Campeões com o Liverpool e perdeu no prolongamento", por isso, o Sp. Braga vai manter-se "dentro do padrão em termos tácticos e até em termos de sistema".
"Tenho consciência que vamos defrontar uma excelente equipa, bem trabalhada no plano táctico e vai ser uma eliminatória dividida", lembrou. No entanto, foi peremptório: "vamos entrar em campo com consciência do valor da equipa do Sp. Braga. Valorizo mais aquilo que a minha equipa pode fazer. O adversário é uma equipa forte, mas também sabemos que temos muito valor. Estamos muito confiantes de que, mais uma vez, vamos fazer um grande jogo". Optimista perante o percurso do Sp. Braga na Europa, Jesus acredita que, se a equipa minhota conseguir passar esta eliminatória, entrará "numa fase em que tudo é possível".
Laszlo Bölöni: "Sp. Braga tem mais maturidade"
Satisfeito por voltar a Portugal e com respostas em português para os jornalistas nacionais, o técnico Laszlo Bölöni revelou não estar à espera de facilidades esta noite, em Braga, no jogo dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.
Elogiando a equipa minhota "pela qualidade" do plantel, "grande velocidade, fantasia e agressividade", Bölöni destacou a capacidade individual dos jogadores bracarenses "capazes de fazer a diferença, como o caso de Meyong, Rentería, Aguiar e Alan".
"O Sp. Braga tem mais maturidade, o meu plantel é muito jovem e isso pode fazer a diferença, mas vamos tentar preparar o jogo de maneira a não sentir isso", sublinhou o técnico do Standard de Liège.
Na antevisão ao jogo, Bölöni considerou ser uma vantagem o conhecimento que tem do futebol português, após a passagem pelo Sporting: "é sempre bom ter o 'felling' das coisas, é uma vantagem conhecer a filosofia do futebol latino, por-que é diferente jogar em Portugal ou França".
Para o treinador, "nem St. Liège, nem Sp. Braga" são clubes grandes da Europa, portanto, não são favoritos na UEFA, mas "podem vir a ser". Contudo, é ao Sp. Braga que atribui maior qualidade. "Sempre foi dos melhores plantéis". Sem nunca ter conseguido vencer em Braga enquanto técnico do Sporting, Bölöni foi claro: "é o momento de ganhar".
Já Defour - considerado o melhor jogador do campeonato belga - revelou que o Sp. Braga "é um adversário muito inteligente", por isso, será necessário "ter cuidado". "É uma equipa muito forte, apesar de na Bélgica se pensar que vai ser fácil". "Mas não é o caso", frisou.
Correio Minho
João Pereira: «Gosto de desafios»
LATERAL CONTENTE POR DEFRONTAR "UM CRAQUE"
A lição para o Standard Liège já está bem estudada?"Ainda não sabemos tudo. O mister deu-nos um vídeo e vamos vê-lo para estarmos preparados para atacar o jogo. Sei que são uma boa equipa, conheço a tática que utilizam, mas não conheço mais nada", respondeu, no final da manhã de ontem, João Pereira.
Foi então que um jornalista belga lhe perguntou se conhecia "o craque" Jovanovic, extremo que deverá atuar no seu raio de ação."Não sei se é um dos melhores jogadores, mas acredito que sim. E ainda bem que ele é dos bons, gosto de grandes desafios. Espero um bom duelo com ele e, obviamente, que eu saia vencedor", desejou, sem pestanejar, o lateral-direito.
Record
Jesus espera mais um grande jogo
MÓNICA SANTOS
A Taça UEFA está de volta à agenda do Braga e com ela a esperança de recuperar a eficácia que trouxe a equipa a esta fase, promovendo o reencontro de Jorge Jesus com Laszlo Boloni, técnico campeão no Sporting, em 2001/02, hoje no banco do Standard de Liège. Do líder adversário, o bracarense guarda apenas um Setúbal-Sporting de má memória, perdido "aos 92 minutos, por 1-0, com golo de Jardel". Desta vez, acredita que se despedirá da primeira mão da eliminatória com "um grande jogo". A convicção não anula o facto de considerar que a equipa belga é "a mais forte" no caminho, "tirando o Milan". O que espera é que o Braga continue a fazer justiça aos elogios que recebe, apesar de ter caído da zona europeia da classificação, ultrapassado pelo Nacional e perdido terreno para o Leixões, no desaire caseiro da última jornada, num jogo "perdido num autogolo com uma equipa que nada fez para ganhar". Da "revolta" que ficou já apenas sobra a vontade reforçada de recuperar a eficácia. "É muito importante não sofrer golos em casa e marcá-los", sublinhou. Nada que o Braga não esteja habituado a fazer, na Taça UEFA, embora rejeite o argumento de que a experiência nestas andanças pode ajudar. Jorge Jesus gosta de elogios como o que o benfiquista Quique Flores recentemente fez, atribuindo-lhe "o melhor futebol" de Portugal, mas pede que se vá mais fundo. "Se o grupo fosse o mesmo da época passada", Jesus até admitiria a experiência como factor relevante. No entanto, nota, "do onze padrão, só jogam João Pereira, Frechaut, Vandinho e César Peixoto". De resto, "a maior parte nunca jogou na Taça UEFA", o que acentua o valor colectivo, mesmo diante de um Standard que tem Defour, "o melhor jogador do campeonato belga" e merece muitos adjectivos. Não tantos, porém, como os que espera dedicar ao Braga, mais logo.
Braga - Standard
Estádio AXA
20h45 Sport tv 1
Árbitro Costas Kapitanis (Chipre)
Assistentes Andreas Xanthou e Michalis Sotiriou
BRAGA
Treinador
Jorge Jesus
1 Eduardo GR
47 João Pereira LD
17 Frechaut DC
44 Leone DC
6 Evaldo LE
88 Vandinho MD
30 Alan AD
22 Luis Aguiar MO
21 César Peixoto AE
19 Meyong AV
18 Renteria AV
24 Mário Felgueiras GR
66 Edimar LE
13 Stélvio MD
7 Mossoró MO
10 Jorginho MO
99 Matheus AV
11 Orlando Sá AV
STANDARD
Treinador
Lazslo Boloni
1 Espinoza GR
17 Marcos Camozzato LD
5 Onyewu DC
15 Mikulic DC
14 Mulemo LE
8 Defour MD
28 Axel Witsel MO
6 Dalmat AD
23 Jovanovic AE
10 De Camargo AV
9 Mbokani AV
38 Bolat GR
2 Goreux LD
26 Nicaise MD
36 Mangala MD
29 Marco Ingrao AE
33 Carcela-Gonzalez AE
21 Benteke AV
A FIGURA DO BRAGA
Luis Aguiar
A magia da UEFA
O médio-ofensivo é a figura do Braga, nas competições europeias. Personifica a eficácia que permitiu à equipa chegar aos 16-avos-de-final da Taça UEFA, mas dizê-lo assim não basta. O médio uruguaio não se limita a decidir os jogos. São dele os toques de qualidade que explicam por que, mesmo em tempo de crise, o futebol apetece. Chame-se-lhe magia, talento, o certo é que é bom e, quase sempre, decide.
A FIGURA DO STANDARD
Axel Witsel
Até o Benfica cheirou
Chelsea, Arsenal, Manchester United, Atlético de Madrid e... Benfica - estes são alguns dos clubes que colocaram o nome de Axel Witsel na lista de observações. Aos encarnados, será difícil ganhar a corrida: 20 milhões, no mínimo, é quanto o Standard quer ver nos cofres para abrir mão do jovem de 20 anos. Por enquanto, Witsel encanta na Bélgica, onde foi eleito o melhor jogador de 2008.
Venha de lá esse tal Jovanovic!
João Pereira foi honesto, quando se sentou na sala de imprensa, para falar do jogo com o Standard de Liège. "Ainda não sabemos tudo, temos a tarde para preparar o jogo, estudar o adversário ao pormenor, para estarmos preparados para ganhar o jogo", afirmou, convencido de que preencheria essa lacuna em breve, nas horas de estágio que se seguiriam. No entanto, nem foi preciso tanto. O único jornalista belga presente falou-lhe da possibilidade do confronto com Milan Jovanovic, titular do ataque belga e um dos nomes mais temíveis da equipa. Obrigado a reagir depressa, João Pereira agradeceu o desafio. "Não sei se é um dos melhores. Se mo diz, ainda bem, porque gosto de grandes desafios. Espero que seja um bom duelo, e que eu saia vencedor", respondeu, com a confiança que põe em campo e que Jovanovic mais logo conhecerá, se escolher atacar o flanco do defesa para quem o Braga "está num bom momento".
Jesus pensou poupar Meyong com o Leixões
Jesus garante que Meyong "está melhor", mas não completamente, após uma semana esgotante, com viagens para jogar pelos Camarões e 90 minutos com o Leixões. Pensou poupá-lo, mas arriscou. Desconhece-se se o fará, hoje.
Paulo Jorge tem rotura
O capitão Paulo Jorge não participou no treino matinal de ontem, devido a uma rotura muscular na coxa esquerda. Os 15 minutos abertos da sessão mostraram uma equipa animada, em meiinhos ruidosos. Eduardo destacou-se, não pelas defesas, mas pelo mergulho, risonho e provocador.
Laszlo Boloni
"FC Porto será o campeão"
HUGO M. MONTEIRO
A vinda de Laszlo Boloni a Portugal não serviu exclusivamente para falar sobre a partida do Standard com o Braga. O treinador romeno abordou também o estado actual do futebol português, estando convicto de que o FC Porto "tem o melhor plantel e será campeão". Sendo assim, na opinião de Boloni, o clássico entre Sporting e Benfica apenas "decidirá quem fica em segundo" na tabela. A passagem pelo Sporting também foi relembrada. "Fizemos coisas boas", disse, classificando Carlos Freitas, actual manager do Braga com quem trabalhara em Alvalade, como "um amigo". Quanto ao encontro de hoje, Laszlo Boloni vê duas equipas "com mais ou menos a mesma força", sem serem ainda "grandes da Europa". "O meu plantel é muito, muito jovem", observou, todavia lamentando que a reabertura do mercado tenha sido sinónimo de algumas saídas, como foi o caso de Dante, que se transferiu para o Borussia de Moenchengladbach. Sarr está lesionado, e a defesa, que, na fase de grupos, deixou em branco Sampdória, Sevilha e Partizan - isto depois da eliminação do Everton e da dor de cabeça que o Liverpool teve para entrar na Champions - poderá ressentir-se. "Com os nossos meios, já praticamos um bom futebol na Bélgica, vamos ver agora a nível internacional", afirmou o treinador do líder belga. Curiosamente, o Braga também tem problemas na defesa, com Rodriguez e Moisés ausentes. Nada que retire "agressividade e fantasia" a um conjunto que tem em Meyong, Renteria, Luis Aguiar e Alan "jogadores que fazem a diferença". Aliás, o treinador sempre viu o Braga como o quarto grande, exemplificando com Quim e Tiago, dois internacionais que se deram a conhecer no Minho. Um jornalista informou-o de que, pelo Sporting, nunca venceu na Cidade dos Arcebispos. "É o momento de ganhar", sorriu.
Defour é líder desde os 19
H.M.M
O Standard de Liège é definitivamente um exemplo a seguir no que à aposta em jovens diz respeito. Veja-se o caso de Steven Defour, que recebeu a braçadeira de capitão aos 19 anos e em 2007 foi eleito o melhor jogador no seu país, seguindo-se Witsel. Ontem disse aos jornalistas que o Braga "tem qualidades que podem fazer mal ao Standard". É o alerta de um menino crescido que já comanda em campo.
O Jogo
Taça UEFA: «Guerreiros» enfrentam velho conhecido
A Taça UEFA regressa nesta quarta-feira e o Sp. Braga entra em acção. Na primeira-mão dos dezasseis-avos, os «Guerreiros do Minho» vão receber o Standard de Liège, orientado por uma figura bem conhecida do futebol português: Laszlo Boloni.
O técnico romeno, que foi campeão pelo Sporting, é uma figura de respeito, mas também sabe, por certo, que a tarefa não é fácil. O Sp. Braga tem feito uma boa época a nível interno, e na Taça UEFA também tem feito uma campanha que merece elogios, depois de ter garantido a qualificação num grupo que não era, de todo, fácil.
Para além do Sp. Braga, há outros portugueses em acção nesta quarta-feira. O Zenit, de Danny, vai receber em São Petersburgo o Estugarda; o Valência de Miguel, Manuel Fernandes e Hugo Viana visita o Dínamo de Kiev e o Werder Bremen, de Hugo Almeida, recebe o AC Milan. O Wolfsburgo de Ricardo Costa visita o Parque dos Príncipes e Zé Castro, pelo Deportivo da Corunha, vai até à Dinamarca, visitar o Aalborg.
São vários os motivos de interesse, e para saber tudo basta acompanhar o Maisfutebol. O duelo entre o Sp. Braga e o Standard de Liège terá, como é claro, acompanhamento AO MINUTO.
Boloni: «Sp. Braga sempre foi das melhores equipas em Portugal»
De regresso a Portugal para defrontar o Sp. Braga, nos dezasseis-avos da Taça UEFA, Laszlo Boloni, treinador do Standard de Liège, teceu elogios aos «arsenalistas», destacando a «enorme velocidade» e «muita fantasia».
«O Sporting de Braga sempre foi uma das melhores equipas em Portugal. Lembro-me do Tiago e do Quim, por exemplo, e da dificuldade que era jogar em Braga», disse o técnico romeno, recordando o tempo em que orientava o Sporting.
Embora realce que o Sp. Braga «tem jogadores capazes de conseguir resolver individualmente», Boloni assume que o seu conhecimento do futebol português pode ser útil: «Pode ser uma vantagem, para mim, conhecer bem os princípios do futebol português, porque é diferente jogar em Portugal ou França. O futebol latino é diferente do anglo-saxónico.»
Maisfutebol
Boloni elogia Sp. Braga no regresso a Portugal
O treinador do Standard Liège, o romeno Laszlo Boloni, revelou hoje enorme satisfação pelo regresso a Portugal para defrontar quarta-feira o Sporting de Braga e recordou o título na Liga de futebol conquistado ao serviço do Sporting em 2001/02.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Na antevisão ao jogo da primeira "mão" dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, Lazlo Boloni enalteceu a qualidade do adversário de quarta-feira e caracterizou a equipa de Jorge Jesus como uma formação com "enorme velocidade e muita fantasia".
"Pode ser uma vantagem, para mim, conhecer bem os princípios do futebol português, porque é diferente jogar em Portugal ou França. O futebol latino é diferente do anglo-saxónico", afirmou.
Laszlo Boloni considerou que nem Sporting de Braga nem Standard Liège são "grandes na Europa", embora tenha considerado que a formação portuguesa, "pela sua qualidade e maturidade", para lá caminha.
"O Sporting de Braga sempre foi uma das melhores equipas em Portugal. Lembro-me do Tiago e do Quim, por exemplo, e da dificuldade que era jogar em Braga".
Apesar dos elogios aos bracarenses, Laszlo Boloni tem esperança em conseguir apurar a formação belga para os "oitavos", recorrendo para isso à "juventude e ambição" dos seus jogadores.
"O Braga tem jogadores capazes de conseguir resolver individualmente, como Meyong, Alan, Renteria ou Luís Aguiar", finalizou Boloni.
A partida entre Sporting de Braga e Standard Liège tem início às 20:45, no estádio AXA, em Braga, com arbitragem do cipriota Costas Kapitanis.
Destak
Jesus cauteloso: "Standard é o rival mais forte depois do Milan"
TIAGO SILVA PIRES
Taça UEFA. Minhotos recebem hoje os belgas, nos 16-avos-de-final
Técnico bracarense considera Bölöni uma vantagem para os belgas
Cauteloso. Jorge Jesus, treinador do Sporting de Braga, equipa que recebe hoje à noite (20.45, Sport TV1) o Standard de Liège, adoptou um discurso em que revelou prudência, na véspera de defrontar o conjunto belga, em encontro da primeira mão dos 16-avos-de-final da Taça UEFA.
"Dentro das equipas que apanhámos neste percurso [na Taça UEFA, mas ainda na fase de grupos], penso que, tirando o AC Milan, é a equi- pa [Standard de Liège] mais forte que vamos defrontar", disse Jorge Jesus, durante a conferência de imprensa, citado pela agência Lusa.
Segundo defendeu o técnico dos minhotos, o facto de o romeno Laszlo Bölöni, antigo treinador do Sporting, conhecer bem o futebol português é uma vantagem para o adversário. "Tem mais conhecimento do Sporting de Braga do que o inverso", justificou-se Jorge Jesus.
Para o treinador dos arsenalistas, o Standard de Liège é um opositor a respeitar e a ter em muita conta. "Tem [Standard] o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados para definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard", acrescentou Jorge Jesus.
Além do técnico, também João Pereira, lateral-direito do Sporting de Braga, abordou ontem a recepção desta noite ao Standard de Liège em conferência de imprensa. "Sei a táctica com que jogam [formação do primeiro escalão do futebol belga], sei que se trata de uma boa equipa, mas, sinceramente, não sei mais do que isso. Não sabemos tudo ainda, mas vamos ter a tarde [do dia de ontem] para preparar o jogo. O treinador [Jorge Jesus] vai mostrar o vídeo, para que possamos estar preparados", comentou o jogador.
Num outro campo, João Pereira, futebolista formado nas camadas jovens do Benfica, sustentou que faltou sorte ao Sporting de Braga no sábado, na recepção ao Leixões (0-1), da Liga. "Derrota foi injusta, mas estamos num bom momento", vincou.
Diario Notícias
Braga defende «honra» lusa frente ao Standard
O Sporting de Braga, único representante português na Taça UEFA em futebol, defronta esta quarta-feira os belgas do Standard de Liège, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da prova.
O encontro do estádio municipal de Braga, com início às 20:45, promove o regresso a Portugal do romeno Laszlo Boloni, treinador que levou o Sporting à conquista da "dobradinha" (título e Taça de Portugal) na época 2001/02 e actual técnico do Standard de Liège.
A equipa minhota procura dar continuidade ao bom desempenho na Taça UEFA, na qual já fez melhor do que o Benfica, eliminado na fase de grupos, e ultrapassar a derrota (1-0) sofrida sábado ante o Leixões, em jogo da 18ª jornada da Liga.
O encontro da segunda mão dos 16 avos-de-final da segunda prova europeia de clubes está marcado para 26 de Fevereiro, em Liège.
TSF
Sp. Braga na taça UEFA
Jesus admite conhecer mal o Standard
Jorge Jesus admitiu ontem que não estudou "em pormenor" o Standard Liège, ao contrário do que, disse, sucedeu com a equipa belga, orientada por Lazlo Bölöni, antigo treinador do Sporting. "Eu valorizo outros factores, como o valor da equipa do Braga e aquilo que ela pode fazer", afirmou o técnico dos minhotos, na antevisão do jogo de hoje (20h45, Sport TV 1) com o líder da Liga belga, a contar para os 16-avos-de-final da Taça UEFA.
Jesus frisou, no entanto, que o Standard tem uma "boa equipa" e destacou o médio Steven Defour, "o melhor jogador do campeonato belga", e o avançado Jovanovic: "Tem muita classe e é evoluído tecnicamente."
"Mas nós estamos preparados para definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco", concluiu.
Correio Manhã
Sporting de Braga: Jesus confiante em "grande jogo" com Standard Liège na Taça UEFA
O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, considerou hoje que o Standard de Liège é, a seguir ao AC Milan, "a equipa mais forte" que o clube defrontou na Taça UEFA em futebol esta temporada.
"Dentro das equipas que apanhámos neste percurso, penso que, tirando o Milan, é a equipa mais forte que vamos defrontar", disse hoje o técnico na conferência de imprensa de antevisão do jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final, agendado apra quarta-feira (20h45), em Braga.
Jorge Jesus admitiu não ter estudado em profundidade a equipa belga, campeã em título e actual líder do campeonato, porque, ao contrário do Lazlo Boloni, treinador do Standard de Liège e antigo técnico do Sporting, não viu nenhuma vez a equipa adversária ao vivo.
"Não vou a esses pormenores, há outros que para mim são mais importantes. O Lazlo Boloni tem mais conhecimento do Braga do que o inverso, mas valorizo outros factores", como o "valor da equipa do Braga e aquilo que ela pode fazer", disse.
A esse propósito, fez eco das declarações do treinador do Benfica: "O Quique Flores também já disse que o Braga joga o melhor futebol em Portugal e estamos confiantes que vamos fazer um grande jogo", rematou. Ainda assim, sobre o Standard de Liège, disse saber "como é que se movimenta", que é uma "excelente equipa", "bem orientada tecnicamente" e composta por "bons jogadores".
"Tem o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, o Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados para definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard", disse.
Jorge Jesus lembrou também a importância de "não sofrer golos em casa nestas eliminatórias" e considerou que, se passar esta fase, "tudo é possível". "Se passarmos, estaremos numa fase em que tudo é possível, muito mais perto dos quartos e meias finais, e aí defrontaremos os melhores, mas o Liège defrontou o Liverpool na 'Champions' e foi eliminado no prolongamento por 1-0" pelo que é também "uma equipa forte", disse.
Segundo Jesus, os jogadores do Braga "sentiram a derrota com o Leixões" e ficaram "revoltados por perder um jogo com uma equipa que não fez nada para ganhar, mas isso já passou, e este jogo é para uma prova diferente", notou.
O defesa direito João Pereira, também presente na conferência de imprensa, disse existirem "50 por cento de hipóteses para cada lado", mas prometeu que a equipa bracarense vai "entrar para ganhar". "Estamos num bom momento, apesar da derrota, injusta, com o Leixões", afirmou.
O jogador admitiu alguma falta de conhecimento sobre a equipa belga."Sei a táctica com que jogam, sei que é boa equipa, mas sinceramente não sei mais que isso. Não sabemos tudo ainda, mas vamos ter a tarde para preparar o jogo, o treinador vai mostrar o vídeo para estarmos preparados para amanhã", disse.
Sobre um possível embate com um dos jogadores mais perigosos do Standard de Liège, o sérvio Jovanovic, João Pereira disse não conhecer o jogador, mas sublinhou que gosta "grandes desafios" e que espera sair vencedor do duelo.
A equipa belga, orientada pelo romeno Laszlo Boloni, antigo treinador do Sporting, onde foi campeão em 2002, lidera neste momento o campeonato daquele país com mais dois pontos do que o Anderlecht, mas também mais um jogo.
O Standard ficou no primeiro lugar do Grupo C depois de ter sido afastado pelo Liverpool na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, enquanto o Braga chega a esta fase depois de ter sido terceiro no Grupo E.
A equipa minhota qualificou-se para a Taça UEFA via Taça Intertoto já que se quedou pelo sétimo lugar na liga portuguesa na época passada.
Lista dos 18 convocados
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.
Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo, Edimar.
Médios: Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Stélvio, Mossoró, Jorginho.
Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus, Orlando Sá.
Publico
Jorge Jesus confiante em "grande jogo" com Standard Liège na Taça UEFA
O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, considerou que o Standard de Liège é, a seguir ao AC Milan, "a equipa mais forte" que o clube defrontou na Taça UEFA em futebol esta temporada. "Dentro das equipas que apanhámos neste percurso, penso que, tirando o Milan, é a equipa mais forte que vamos defrontar", disse hoje o técnico na conferência de imprensa de antevisão do jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final, agendado apra quarta-feira, em Braga. Jorge Jesus admitiu não ter estudado em profundidade a equipa belga, campeã em título e actual líder do campeonato, porque, ao contrário do Lazlo Boloni, treinador do Standard de Liège e antigo técnico do Sporting, não viu nenhuma vez a equipa adversária ao vivo.
"Não vou a esses pormenores, há outros que para mim são mais importantes. O Lazlo Boloni tem mais conhecimento do Braga do que o inverso, mas valorizo outros factores", como o "valor da equipa do Braga e aquilo que ela pode fazer", disse.
A esse propósito, fez eco das declarações do treinador do Benfica: "o Quique Flores também já disse que o Braga joga o melhor futebol em Portugal e estamos confiantes que vamos fazer um grande jogo", rematou
Ainda assim, sobre o Standard de Liège, disse saber "como é que se movimenta", que é uma "excelente equipa", "bem orientada tecnicamente" e composta por "bons jogadores".
"Tem o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, o Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados par definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard", disse.
Jorge Jesus lembrou também a importância de "não sofrer golos em casa nestas eliminatórias" e considerou que, se passar esta fase, "tudo é possível".
"Se passarmos, estaremos numa fase em que tudo é possível, muito mais perto dos quartos e meias finais, e aí defrontaremos os melhores, mas o Liège defrontou o Liverpool na 'Champions' e foi eliminado no prolongamento por 1-0" pelo que é também "uma equipa forte", disse.
A equipa belga, orientada pelo romeno Laszlo Boloni, antigo treinador do Sporting, onde foi campeão em 2002, lidera neste momento o campeonato daquele país com mais dois pontos do que o Anderlecht, mas também mais um jogo.
O Standard ficou no primeiro lugar do Grupo C depois de ter sido afastado pelo Liverpool na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, enquanto o Braga chega a esta fase depois de ter sido terceiro no Grupo E.
A equipa minhota qualificou-se para a Taça UEFA via Taça Intertoto, já que se quedou pelo sétimo lugar na liga portuguesa na época passada.
Sporting de Braga - Paulo Jorge voltou lesionar-se
(http://maisactual.pt/mambots/content/dynamicImage/image.php?file=../../../images/stories/desporto/paulojorge.jpg&cw=85&ch=128&iw=85.049833887&ih=128&ix=0&iy=0&q=72&hash=838269888&cache=838269888_85_128_85.049833887_128_0_0_72_desporto_paulojorge.jpg)
O futebolista do Sporting de Braga Paulo Jorge, que tinha recuperado da lesão que o afastou dos relvados desde Agosto do ano passado, voltou a lesionar-se, agora na coxa esquerda, informou o clube minhoto. Segundo o boletim clínico colocado no sítio oficial do Sporting de Braga, o defesa central contraiu, no treino de segunda-feira, uma rotura muscular na região posterior da coxa esquerda.
O período de inactividade não foi avançado, mas o jogador deverá ficar de fora das contas do técnico Jorge Jesus, no mínimo, durante as próximas duas a três semanas, falhando o duplo duelo europeu com o Standard de Liège, cuja primeira mão tem lugar quarta-feira, em Braga.
Paulo Jorge, 28 anos, capitão da equipa bracarense, fracturou o quinto metatarso do pé esquerdo no início da época, não tendo ainda alinhado em qualquer jogo.
O jogador perfilava-se agora como uma opção para o eixo da defesa, fruto das lesões dos centrais Moisés e Rodriguez, também eles a recuperarem de intervenções cirúrgicas.
Além destes, o outro lesionado do plantel "arsenalista" é o médio Bruno Tiago, que recupera ainda de uma fractura dos ossos da perna esquerda, contraída na preparação da época 2007/08.
MAIS ACTUAL
UEFA - Braga defende "honra" lusa frente ao Standard
O Sporting de Braga, único representante português na Taça UEFA em futebol, defronta hoje os belgas do Standard de Liège, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da prova.
O encontro do estádio municipal de Braga, com início às 20:45, promove o regresso a Portugal do romeno Laszlo Boloni, treinador que levou o Sporting à conquista da "dobradinha" (título e Taça de Portugal) na época 2001/02 e actual técnico do Standard de Liège.
A equipa minhota procura dar continuidade ao bom desempenho na Taça UEFA, na qual já fez melhor do que o Benfica, eliminado na fase de grupos, e ultrapassar a derrota (1-0) sofrida sábado ante o Leixões, em jogo da 18ª jornada da Liga.
O encontro da segunda mão dos 16 avos-de-final da segunda prova europeia de clubes está marcado para 26 de Fevereiro, em Liège.
LUSA
Optimismo moderado
O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, viu a sua equipa passar aos 16 avos-de-final da Taça apenas graças ao triunfo na última jornada da fase de grupos, mas acredita nas possibilidades de ultrapassar o R. Standard de Liège, cuja formação defronta na primeira mão, esta quarta-feira, no Minho.
Contraste
O Braga até começou a perder diante do SC Heerenveen, mas deu a volta e derrotou os holandeses por 2-1, resultado que qualificou o conjunto de Jesus como terceiro classificado do Grupo E, em contraste com o Standard, que garantiu o apuramento ainda com uma partida por disputar. No entanto, o técnico dos minhotos não tem dúvidas de que a sua equipa irá ainda estar em condições de discutir a eliminatória na Bélgica, na segunda mão.
Equilíbrio
"Vai ser uma eliminatória dividida e não acredito que fique resolvida no primeiro jogo", disse Jesus, que não poderá contar com os defesas Paulo Jorge, Moisés e Rodríguez, todos devido a lesão. "Conheço bem o Standard, mas, acima de tudo, dou mais importância ao que os meus jogadores poderão fazer".
Regresso de Bölöni
O técnico do Standard, László Bölöni, conhece bem o futebol português, pois conduziu o Sporting à conquista da "dobradinha" em 2001/02 e espera que, neste seu regresso à Península Ibérica, os seus comandados consigam voltar a vencer fora de casa na prova, depois de o terem feito pela primeira vez esta época na fase anterior. O campeão da Bélgica dispõe de dois pontos de vantagem no topo do campeonato, após a goleada de 4-0 sobre o AFC Tubize, no fim-de-semana, apesar de não ter podido contar com os influentes Alex Witsel, Milan Jovanović e Dieudonné Mbokani, todos em virtude de estarem castigados.
Adversário interno
Os dois últimos foram substituídos num recente encontro depois de se terem envolvido numa escaramuça dentro do relvado, pelo que Bölöni está ciente de que a principal ameaça ao Standard talvez venha mesmo do seio da equipa. "É altura de alguns jogadores colocarem os pés no chão. Digam-me, o que é que eles conseguiram até ao momento? A conquista de um título?", afirmou o romeno, que irá ficar a saber em cima da hora do jogo se o defesa Mohamed Sarr (lesão nos gémeos) está ou não apto para actuar no Municipal de Braga. "O principal adversário do Standard é ele mesmo".
UEFA
Braga à conquista da Europa
O Sp. Braga recebe esta noite o Standard Liège no jogo da primeira mão dos 1/16 final da Taça UEFA. A equipa de Jorge Jesus vai tentar fazer esquecer a derrota sofrida em casa frente ao Leixões, adquirindo assim uma vantagem que lhe permita encarar o jogo da 2ª mão na Bélgica com optimismo. Será assim importante conquistar uma vitória sem golos sofridos, visto que os golos apontados fora de casa são bastante importantes nesta fase da prova.
Ciente que o Sp. Braga não vai ter uma tarefa difícil, Jorge Jesus refere que o Standard Liège é a equipa mais forte, depois do Milan, que a sua equipa vai defrontar na Taça UEFA. «Dentro das equipas que apanhámos neste percurso, penso que, tirando o Milan, é a equipa mais forte que vamos defrontar», referiu Jorge Jesus.
O técnico não esquece que Laszlo Boloni conhece mais do Sp. Braga do que o contrário, e fazendo a análise ao adversário, o técnico reconhece que a equipa belga é bastante forte, tendo o melhor marcador do campeonato belga. «Tem o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, o Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados par definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard», concluiu o técnico.
O treinador dos arsenalistas convocou para o jogo os seguintes jogadores:
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras
Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo e Edimar
Médios: Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Stélvio, Márcio Mossoró e Jorginho
Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus e Orlando Sá
Do outro lado está o um velho conhecido do futebol português Laszlo Boloni, que agora é o treinador do clube belga. Na habitual conferência de imprensa que antecede os jogos das competições europeias, o técnico que foi campeão português ao comando do Sporting, reconheceu que o Sp. Braga é uma das melhores equipas portuguesas e que a sua equipa vai ter de actuar muito concentrada para cometer o menor número de erros possíveis.
«Temos que nos preparar bem, porque vai ser um jogo difícil contra uma equipa forte», afirmou o técnico romeno. Estando plenamente consciente do actual valor do seu adversário: «Quando cá estive o Sp. Braga já era uma das melhores equipas portuguesas e sei que nos últimos anos tem continuado a crescer, o que demonstra o seu valor. Nós vamos ter de jogar concentrados para levarmos um bom resultado para a Bélgica.»
O jogo tem o início marcado para as 20h45 e terá transmissão na SportTV1.
ZEROZERO
Taça UEFA de volta: Sp. Braga AO VIVO e muita acção
A Taça UEFA regressa nesta quarta-feira e o Sp. Braga entra em acção. Na primeira-mão dos dezasseis-avos, os «Guerreiros do Minho» vão receber o Standard de Liège, orientado por uma figura bem conhecida do futebol português: Laszlo Boloni.
O técnico romeno, que foi campeão pelo Sporting, é uma figura de respeito, mas também sabe, por certo, que a tarefa não é fácil. O Sp. Braga tem feito uma boa época a nível interno, e na Taça UEFA também tem feito uma campanha que merece elogios, depois de ter garantido a qualificação num grupo que não era, de todo, fácil.
Para além do Sp. Braga, há outros portugueses em acção nesta quarta-feira. O Zenit, de Danny, vai receber em São Petersburgo o Estugarda; o Valência de Miguel, Manuel Fernandes e Hugo Viana visita o Dínamo de Kiev e o Werder Bremen, de Hugo Almeida, recebe o AC Milan. O Wolfsburgo de Ricardo Costa visita o Parque dos Príncipes e Zé Castro, pelo Deportivo da Corunha, vai até à Dinamarca, visitar o Aalborg.
São vários os motivos de interesse, e para saber tudo basta acompanhar o Maisfutebol. O duelo entre o Sp. Braga e o Standard de Liège terá, como é claro, acompanhamento AO MINUTO.
Quadro de jogos da primeira-mão dos 16-avos da Taça UEFA:
Quarta-feira (18 Fev):
Dínamo Kiev- Valência, 17:00
Zenit-Estugarda, 17:15
Olympiakos- St.Etienne, 18:30
Aston Villa-CSKA Moscovo, 19:00
Werder Bremen-AC Milan, 19:35
Sampdoria-Metalist, 19:45
NEC-Hamburgo, 19:45
PSG-Wolfsburgo, 19:45
Bordéus-Galatasaray, 19:45
Aalborg-Deportivo Corunha, 20:00
Sporting Braga-Standard Liége, 20:45
Quinta-feira (19 Fev):
Lech Varsóvia-Udinese, 17:00
Shakhtar Donetsk-Tottenham, 17:45
Copenhaga-Manchester City, 19:05
Marselha-Twente, 19:45
Fiorentina-Ajax, 19:45
MAIS FUTEBOL
Sp. Braga pelos «oitavos» da Taça UEFA
O Sp. Braga começa esta noite, a partir das 20.45 horas, a discutir com o Standard Liège a passagem aos oitavos-de-final da Taça UEFA. Comandada pelo nosso bem conhecido Laszlo Bölöni, a equipa belga mete respeito, mas quem já venceu nesta competição o Portsmouth por 3-0 nada pode ter a temer neste confronto.
Ultrapassada a fase de grupos, e após o interregno de Inverno, o Sp. Braga vai tentar atingir pela terceira vez no seu historial a fase dos últimos 16 na Taça UEFA. O adversário pode meter respeito, não só por ser o actual campeão belga mas também por ser orientado por um conhecedor do futebol português, Laszlo Bölöni, que esteve no Sporting durante duas épocas.
Porém, nessa passagem pelo nosso País, o técnico romeno nunca venceu em Braga, então ainda os arsenalistas actuavam no «velhinho» 1.º de Maio. Uma curiosidade, dizem uns, um dado para manter, dizem outros...
Com arbitragem de Costas Kapitanis (Chipre), as equipas devem apresentar:
Sp. Braga – Eduardo; João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo; vandinho; Alan, Luís Aguiar e César Peixoto; Orlando Sá e Renteria.
Outros convocados: Mário Felgueiras, Edimar, Stélvio, Mossoró, Jorginho, Meyong e Matheus.
Standard – Espinoza; Marcos Carozzato, Oniewu, Mikulic e Mangala; Wilfried Dalmat, Steven Defour, Alex Witsel e Jovanovic; Mbokani e De Camargo.
Outros convocados: Bolat, Goreux, Nicaise, Mulemo, Marco Ingrao, Carcela-Gonzalez, Yagan, Tuama e Benteke.
A BOLA
Braga defende "honra" lusa frente ao Standard
O Sporting de Braga, único representante português na Taça UEFA em futebol, defronta hoje os belgas do Standard de Liège, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da prova.
O encontro do estádio municipal de Braga, com início às 20:45, promove o regresso a Portugal do romeno Laszlo Boloni, treinador que levou o Sporting à conquista da "dobradinha" (título e Taça de Portugal) na época 2001/02 e actual técnico do Standard de Liège.
A equipa minhota procura dar continuidade ao bom desempenho na Taça UEFA, na qual já fez melhor do que o Benfica, eliminado na fase de grupos, e ultrapassar a derrota (1-0) sofrida sábado ante o Leixões, em jogo da 18 jornada da Liga.
O encontro da segunda mão dos 16 avos-de-final da segunda prova europeia de clubes está marcado para 26 de Fevereiro, em Liège.
RTP
Carlos Freitas esperançado numa vitória
O director desportivo do Sporting de Braga sabe do valor do Standard de Liège mas está confiante na conquista de um bom resultado.
O Sporting de Braga já leva catorze encontros disputados esta época na taça UEFA e Carlos Freitas promete não ficar por aqui.
O director desportivo quer continuar a boa campanha europeia: "No princípio da época quando traçamos o caminho a seguir, um bom desempenho europeu fazia parte dos objectivos a seguir. Estamos a conseguir fazê-lo, sabemos que não está de alguma forma terminado. Sabemos a dificuldade que estes dois jogos encerram mas também sabemos do nosso potencial e das possibilidades que temos para passar esta eliminatória".
Pela frente os bracarenses têm o actual líder do campeonato belga, uma equipa de elevada qualidade como reconhece o dirigente do Braga: "Trata-se de uma equipa com belíssimos valores individuais: Defour, Mbokani, Witsel. São jogadores de grande calibre. Agora também é certo que o Sporting de Braga tem as suas armas e espera apresentá-las hoje à noite de forma a suplantar o valor do adversário".
À frente do Standard de Liège está um técnico bem conhecido do dirigente desportivo do Braga, Lazslo Bölöni. Foi Carlos Freitas o responsável pela ida do treinador romeno para o Sporting. Desde esses tempos que a relação de amizade entre os dois se mantém. No entanto, 'amigos, amigos, negócios à parte': "Temos conversas regulares. É uma relação de amizade que mantemos desde então. Obviamente que agora estamos em clubes diferentes e cada um de nós dá o melhor pelo clube que defende. Qualquer um de nós espera ganhar hoje à noite".
O Sporting de Braga - Standard Liège joga-se hoje às 20.45.
RTP
Taça UEFA: Sp. Braga-St. Liège, 3-0 (destaques)
Rentería, que grande golo!
Um grande golo, que é sinal de qualidade técnica, abriu caminho à felicidade do Sp. Braga. Rentería recebeu a bola na esquerda, tirou Oneyewu da frente e rematou em arco ao ângulo. Fantástico. Entre outras coisas muito boas. Por exemplo o trabalho até servir Meyong em boa posição para marcar ou o remate que Espinoza defendeu a dois tempos.
André Leone, a melhor altura para uma estreia
O brasileiro contratado ao Vila Nova de Goiás, e promovido à pressa à titularidade pelas lesões de Rodriguez e Moisés, teve uma noite que dificilmente esquecerá. Estreou-se a marcar com a camisola bracarense. E que melhor altura para uma estreia como esta? Em posição frontal, atirou com toda a fúria de pé esquerdo e empurrou a equipa para vitória.
Alan, quase sempre lá
O brasileiro apareceu várias vezes em jogo, pedindo a bola, aparecendo nos espaços e dando profundidade ao flanco direito. É certo que as coisas nem sempre lhe saíram bem, mas quando saíram, significaram perigo. Rematou para boa defesa de Espinoza, serviu Rentería para uma boa ocasião degolo e cruzou para Luís Aguiar quase marcar.
João Pereira, por ali não passa nada
É certo que ofensivamente o lateral não deu nas vistas como lhe costuma ser habitual, mas em compensação também não deixou nada passar por ele. Tinha pela frente o tecnicista Jovanovic, aquele que era considerado talvez o maior perigo do Standard. E a verdade é que ninguém viu o sérvio em campo. A direita foi toda de João Pereira.
IN MAISFUTEBOL
Taça UEFA: Sp. Braga-St. Liège, 3-0 (crónica)
Definitivamente a Pedreira tem excelentes vistas sobre a Europa. O Sp. Braga continua a dar que falar na Taça UEFA, uma prova que, recorde-se, começou a disputar em inícios de Agosto e à qual chegou através da Taça Intertoto. Doze jogos depois de iniciar esta longa cruzada, a equipa está a um pequeno passo de repetir os oitavos.
Esta noite, naquele que Jorge Jesus considerou o jogo mais difícil da prova depois do confronto com o Milan, a equipa portou-se de uma forma excelente, como é norma na Europa, e garantiu uma vantagem confortável. Não é completamente segura porque já deu para ver que o Standard Liège tem a força toda no ataque, mas é muito animadora.
Uma vantagem conseguida com alguma fortuna, é verdade, mas sobretudo com muito esforço. Perante um adversário que tem realmente qualidade no ataque, o Sp. Braga respondeu com concentração, organização e enorme atitude. Esteve personalizado, soube marcar os ritmos de jogo e teve a felicidade de marcar nos momentos certos.
Marcou dois golos, aliás, em menos de meia-hora. Dois golos concretizados em três oportunidades, numa altura em que também o Standard já tinha ameaçado Eduardo um par de vezes. Primeiro numa obra de arte de Rentería, depois numa falha de nervo do Standard, que com enorme apatia deixou a bola chegar a Leone para um tiro de fúria.
A vantagem não era fortuita porque mostrava vontade de marcar a qualquer altura, mas era feliz. Até essa altura o Standard não tinha sido inferior. A partir daí, sim, o Sp. Braga foi superior. Mesmo sem ter a bola, controlou o jogo, manteve as marcações apertadas e o perigo distante da baliza. Pelo meio Luís Aguiar quase marcava de cabeça.
Cada vez mais Braga... um grande na Europa
O melhor Sp. Braga, porém, surgiria na segunda parte. Um Sp. Braga personalizado, maduro, seguro, muito confiante e que banalizou completamente o adversário. Só por uma vez, aliás, num cabeceamento de Mbokani pouco por cima da barra, é que o Standard Liège ameaçou a vantagem bracarense. Muito pouco para que tinha de marcar.
O crescimento bracarense foi, de resto, lançado pelos golos da primeira meia-hora e tornou-se proporcional à queda do adversário. A equipa soube manter o jogo como lhe convinha, calmo, calminho, enquanto ia lançando um ou outro aviso como quem não dava por isso. César Peixoto, por exemplo, ficou perto de marcar num livre.
Já nos dez minutos finais, que é sempre uma boa altura para marcar, Alan fez a assistência e Luís Aguiar marcou o terceiro. Aproveitando mais uma vez a o calcanhar de Aquiles do Standard: a defesa. Três-golos-três que constroem uma vantagem muito boa. A equipa está quase a entrar nas dezasseis melhores da prova. Não digam que não é grande em Portugal. É grande, sim. Até na Europa.
IN MAISFUTEBOL
Jorge Jesus: «Primeiros 35 minutos são de grande nível»
Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, comentou desta forma o triunfo arsenalista na primeira mão dos 16avos de final da Taça UEFA. Declarações na flash interview da SportTV:
«O Sp. Braga mereceu vencer. Os primeiros 35 minutos do Sp. Braga são de uma equipa de grande nível. A equipa do St. Liège teve dificuldade em marcar-nos. Fizemos o primeiro num grande golo do Rentería, depois o segundo. Era importante na segunda parte não sofrermos um golo. Se fizéssemos o terceiro, ficaríamos muito próximo da eliminatória seguinte e isso veio a acontecer. Também tivemos felicidade porque o Defour, que é um jogador muito importante no St. Liège, se ter lesionado. Fizemos 35 jogos oficiais esta época, há jogadores que já não apresentam a mesma dinâmica, como o Alan. Vai pesar isto. Nota-se alguma fadiga, principalmente mental. Os jogadores não pensam tão rápido, mas temos de encontrar soluções.»
IN MAISFUTEBOL
SP. BRAGA-STANDARD LIÈGE, 3-0 (Rentería 17', Leone 26', Luis Aguiar 84')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
22:42 - FINAL DA PARTIDA.
90' - Vão jogar-se mais 4 minutos de compensação.
90' - SUBSTITUIÇÃO no STANDARD: Jovanovic sai para a entrada de BENTEKE.
89' - Livre de Luis Aguiar em posição frontal, com a bola a desviar na barreira e a sair ao lado do poste direito.
87' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Alan dá lugar a STÉLVIO.
90' - SUBSTITUIÇÃO no STANDARD: Jovanovic sai para a entrada de BENTEKE.
89' - Livre de Luis Aguiar em posição frontal, com a bola a desviar na barreira e a sair ao lado do poste direito.
87' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Alan dá lugar a STÉLVIO.
90' - SUBSTITUIÇÃO no STANDARD: Jovanovic sai para a entrada de BENTEKE.
89' - Livre de Luis Aguiar em posição frontal, com a bola a desviar na barreira e a sair ao lado do poste direito.
87' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Alan dá lugar a STÉLVIO.
90' - SUBSTITUIÇÃO no STANDARD: Jovanovic sai para a entrada de BENTEKE.
89' - Livre de Luis Aguiar em posição frontal, com a bola a desviar na barreira e a sair ao lado do poste direito.
87' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Alan dá lugar a STÉLVIO.
84' - GOLO DO SP. BRAGA, por LUIS AGUIAR
Belo lance do ataque arsenalista, com Matheus a cruzar da esquerda para Alan fazer uma assistência 'mortífera' e Luís Aguiar finalizar com classe.
80' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: César Peixoto sai e entra ORLANDO SÁ.
79' - CARTÃO AMARELO a NICAISE, por protestos.
78' - Mbokani cabeceia sobre a trave após um pontapé de canto, com Eduardo a ficar lesionado na sequência do lance.
70' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Meyong dá lugar a MATHEUS.
67' - Jovanovic cai na área arsenalista num lance com Alan. Os belgas consideram haver razão para grande penalidade mas o árbitro não atende os protestos e manda seguir a partida.
64' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: MULEMO rende Mangala.
50' - Evaldo, na área, remata muito por alto após um pontapé de canto.
49' - O Sp. Braga quase marcava o 3.º golo, mas a bola sai ligeiramente ao lado do poste esquerdo na sequência de um desvio na barreira após livre apontado por César Peixoto.
21:52 - COMEÇO DO SEGUNDO TEMPO.
.......................................
21.35 - FINAL DA 1.ª PARTE.
45' - Witsel 'imita' César Peixoto mas a bola sai muito por cima da baliza de Eduardo.
44' - César Peixoto tenta o remate de longe. A bola sai ao lado.
42' - CARTÃO AMARELO PARA CÉSAR PEIXOTO.
37' - Excelente jogada de Alan pela direita, culminada com um cruzamento perfeito para Luís Aguiar, que cabeceia forte para uma grande defesa de Espinoza.
32' - CARTÃO AMARELO PARA VANDINHO, por falta dura sobre um adversário.
26' - GOLO DO SP. BRAGA.
Rentería ganha na área em luta directa com Dalmat e assiste LEONE, que no coração da área, remata forte, batendo Espinoza.
23' - CARTÃO AMARELO PARA MBOKAMI, por simular uma falta a tentar 'cavar' uma grande penalidade.
17' - GOLO DO SP. BRAGA.
RENTERÍA recebe um passe de César Peixoto à entrada da área descaído para o lado esquerdo, flecte para o centro e remata em jeito para o ângulo superior esquerdo da baliza de Espinoza. Excelente execução.
13' - Excelente jogada da equipa belga, culminada com um remate forte de De Camargo ao qual Eduardo responde com uma defesa de recurso. O jogo está 'vivo' e o domínio é repartido.
11' - SUBSTITUIÇÃO NO STANDARD LIÈGE. NICAISE rende o capitão Defour, que se lesionou após uma entrada por trás de Meyong.
5' - Alan tenta o remate de longe. Espinoza responde com uma defesa segura.
4' - Rentería trabalha bem na área e cruza atrasado para Meyong que remata para a baliza. Witsel surge no último momento e corta para canto sobre a linha de golo. Grande oportunidade de golo para o Sp. Braga.
4' - Dalmat cruza para De Camargo que cabeceia fraco. Eduardo recolhe sem problemas.
20.47 - INÍCIO DA PARTIDA. Sai o Sp. Braga.
-------------------------------
Taça UEFA, 16-avos-de-final, 1.ª mão
Estádio AXA, em Braga
Hora: 20.45
Árbitro: Costas Kapitanis (Chipre)
(Equipas oficiais)
SP. BRAGA
Eduardo, João Pereira, Frechaut, Leone, Evaldo, Alan, Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Rentería e Meyong.
Suplentes: Mário Felgueiras, Mossoró, Jorginho, Orlando Sá, Stélvio Cruz, Edimar e Matheus.
Treinador: Jorge Jesus
STANDARD LIÈGE
Espinoza, Marcos, Onyewu, Mikulic, Mangala, Defour, Witsel, Dalmat, Jovanovic, De Camargo e Mbokami.
Suplentes: Bolat, Goreux, Jansen, Mulemo, Benteke, Nicaise e Mehdi González.
Treinador: Laszlo Boloni
RECORD
Sp. Braga dá passo de gigante rumo aos oitavos
(http://www.abola.pt/img/fotos/18hv04.jpg)
A equipa arsenalista derrotou esta noite os belgas do Standard Liège, por 3-0, golo de Renteria, Leone e Meyong. Este resultado faz com que o Sp. Braga esteja mais próximo dos oitavos-de-final da Taça UEFA, mas terá ainda de jogar a partida da segunda-mão. Recorde aqui as incidências do jogo
O Sp. Braga cumpriu hoje por inteiro com os objectivos com que entrou em campo. Fez uma boa exibição, venceu os belgas por uma margem tranquilizadora (3-0) e não sofreu golos. A equipa arsenalista demonstrou em campo que é superior aos belgas e conseguiu materializar essa diferença no marcador.
Aos 17 minutos surgiu o primeiro golo e o melhor da noite. César Peixoto assistiu Renteria, o avançado rematou de forma espectacular e bateu Espinoza. Aos 26 minutos surgiu o segundo, após um livre indirecto, a bola sobrou para Evaldo que passou para Leone e o brasileiro, que estava no eixo da área belga, rematou em rotação com sucesso.
Na segunda parte baixou um pouco o ritmo do jogo, mas, ainda assim, o sinal mais esteve sempre do lado do Sp. Braga, que acabou por marcar aos 84 minutos. Após um excelente jogada do ataque arsenalista, Alan isolou Luís Aguiar e o médio rematou com êxito.
O Sp. Braga venceu por 3-0 os belgas e parte mais descansado para o jogo da segunda-mão no terreno do Standard Liège.
Ficha de jogo:
Estádio AXA
Árbitro: Costas Kapitanis (Chipre)
Equipas:
Sp. Braga – Eduardo; João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo; Vandinho; Alan (Stélvio, 88m), Luís Aguiar e César Peixoto (Orlando Sá, 80m); Meyong (Matheus, 68m) e Renteria.
Standard – Espinoza; Marcos Camozzato, Oniewu, Mikulic e Mangala (Mulemo, 64m); Wilfried Dalmat, Steven Defour (Ni Caise, 10m), Alex Witsel e Jovanovic (Benteke, 88m); Mbokani e De Camargo.
Ao intervalo: 2-0
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Mbokani, Vandinho, César Peixoto, Ni Caise
Marcadores: 1-0, Renteria (17m); Leone (26m); Luís Aguiar (84m)
Fim da partida: 3-0
«É uma vitória fantástica» – Eduardo
O guarda-redes do Sp. Braga não escondeu a satisfação pela conclusiva vitória alcançada esta noite frente ao Standard Liège (3-0), no jogo da primeira-mão dois oitavos-de-final da Taça UEFA.
«Estamos muito satisfeitos com o resultado. É uma vitória fantástica de uma grande equipa», realçou Eduardo.
A BOLA
Triunfo sólido abre boas perspectivas
Taça UEFA: Vitória (3-0) sobre campeão belga deixa Sp. Braga perto do apuramento
Dois golos na primeira parte e um terceiro a sete minutos do fim permitiram hoje ao Sp. Braga uma vitória sólida frente ao campeão belga, Standard Liège, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. A única equipa portuguesa ainda em prova nesta competição fica assim em boa posição para conseguir o apuramento para a fase seguinte.
O colombiano Rentería colocou a formação orientada por Jorge Jesus em vantagem aos 17'. Dez minutos depois, André Leone elevou a contagem.
Na segunda parte, coube a Luís Aguiar sentenciar o resultado, aos 84', com um remate já na grande área belga.
Caso confirme a qualificação com um resultado favorável na segunda mão, que se joga dia 26 de Fevereiro, na Bélgica, os "arsenalistas" defrontarão nos oitavos-de-final o vencedor da eliminatória entre o Paris SG e o Wolfsburgo. Na primeira mão, a equipa francesa venceu esta quarta-feira em casa os alemães (que derrotaram o Sp. Braga na fase de grupos), por 2-0.
PUBLICO
Taça UEFA: Sporting de Braga goleia (3-0) Standard Liege
O Sporting de Braga deu esta quarta-feira um importante passo em direcção aos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol ao golear o Standard de Liége, da Bélgica, por 3-0.
O jogo, da primeira "mão" dos 16-avos de final da prova, foi amplamente favorável à equipa treinada por Jorge Jesus, que assim vai iniciar o jogo em Liége com uma vantagem dificilmente anulável.
O colombiano Renteria marcou o primeiro golo aos 17 minutos, num excelente remate cruzado e em arco, da esquerda, sem hipótetes para o guarda-redes Espinoza, também colombiano.
Numa noite de golos sul-americanos, o brasileiro André Leone fez o segundo, aos 26 minutos, e a contagem foi fechada pelo uruguaio Luís Aguiar, aos 86 minutos.
Caso o Sporting de Braga confirme a passagem à fase seguinte, defrontará nos "oitavos" o vencedor do Paris Saint-Germain-Wolfsburgo, cuja primeira mão hoje pendeu para o lado dos franceses, vencedores por 2-0.
JN
2-0 ao intervalo sobre o Standard Liège na Taça UEFA
Sp. Braga bem lançado para os oitavos-de-final
(http://www.correiodamanha.pt/imgs/ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_CC05F729-877E-4BC8-A0B5-683A3F5BE7CA_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg)
O Sp. Braga está a ganhar por 2-0 ao intervalo ao Standard Liège, no jogo da 1ª mão dos 16 avos de final da Taça UEFA. Os bracarenses marcaram por Rentería, aos 17 minutos e por Andre Leonne, aos 24, materializando em golos a superiodade sobre a equipa belga treinada por Boloni, que teve sempre muitas dificuldades para chegar á baliza de Eduardo.
Além dos golos, coube ao Sp. Braga a melhor situação do 1º tempo e antes dos dois golos, mas o remate de Meyong foi salvo sobre a linha por um defesa do Standard. Vitória justíssima dos bracarenses ao intervalo.
CORREIO DA MANHA
Adepto do St. Liège detido por agredir polícia
Um adepto do St. Liège agrediu um polícia à paisana, antes do início do jogo entre os belgas e o Sp. Braga, dos 16-avos da Taça UEFA. O indivíduo foi detido por elementos da PSP de Braga, disse fonte policial à Agência Lusa.
Segundo as informações recolhidas, o adepto deu um soco no agente da autoridade, atirando-o ao chão. O belga estava integrado num grupo de algumas centenas de adeptos do St. Liège, que se reuniram no centro da cidade. Tentando evitar desacatos, o agente seguiu o homem, que acabou por agredi-lo.
O adepto do St. Liège foi rapidamente imobilizado e levado para a esquadra, onde permanecerá até sexta-feira. Nessa altura, será presente a Tribunal
MAIS FUTEBOL
Sp. Braga, 3 - Standard de Liège, 0
Renteria, Leone e Luis Aguiar, marcaram os golos que dão vantagem na eliminatória à equipa portuguesa
O Sporting de Braga tem um pé nos oitavos-de-final da Taça UEFA. Com uma vitória clara e que não deixou dúvidas sobre a superioridade da equipa portuguesa, os minhotos podem viajar até à Bélgica com alguma tranquilidade, já que levam uma vantagem confortável.
Renteria aos 17 minutos, Leone aos 26 e Luis Aguiar aos 84, fizeram os golos da equipa portuguesa.
Uma vitória que o treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus considerou justa - "O Sporting Braga mereceu vencer. Os primeiros 35 minutos do Braga são de uma equipa de grande nível. A equipa do Standard de Liège teve dificuldade em marcar-nos. Fizemos o primeiro num grande golo do Rentería, depois o segundo. Era importante na segunda parte não sofrermos um golo. Se fizéssemos o terceiro, ficaríamos muito próximo da eliminatória seguinte e isso veio a acontecer. Também tivemos felicidade porque o Defour, que é um jogador muito importante no Standard de Liège, se ter lesionado."
RR
Boloni conformado: «Levámos um banho de bola»
Boloni, treinador do Standard Liège, em declarações no final da derrota com o Sp. Braga, (0-3) em jogo da Taça UEFA, completamente afirmado:
«Não é fácil de falar depois de um banho de bola como levámos. Lamento que hoje a minha equipa por diferentes razões não atingiu um bom nível. Não sei se seria suficiente para conseguir um bom resultado com o Sp. Braga, mas o mínimo que podemos exigir é jogar a um bom nível e não conseguimos isso hoje. O nosso futebol foi colectiva e individualmente muito fraco na saída para o ataque e o nível técnico de passe foi insuficiente. A maneira como jogámos hoje pode chegar para vencer uma meia-dúzia de equipas na Bélgica, mas não é suficiente na Europa. Fomos ultrapassados na velocidade, fomos dominados na agressividade. Seria preciso um milagre para ganharmos ao Sp. Braga. Temos de continuar a trabalhar e a aprender para próximas oportunidades. Vai ser muito difícil passarmos à próxima fase da Taça UEFA. Ainda não acabou, mas vamos ter que gerir uma semana difícil, com um jogo com o Anderlecht, e penso que vai ser complicado. Vamos fazer tudo para seguir em frente, mas se já pensava que com um bom resultado ia ser difícil, com este resultado fica ainda pior. Vamos ver se podemos ganhar.»
IN MAISFUTEBOL
Braga dá passo de gigante
(http://pt.uefa.com/multimediafiles/photo/competitions/uefacup/80/16/96/801696_mediumsquare.jpg)
Renteria marcou um golo de belo efeito Renteria marcou um golo de belo efeito
O Sp. Braga bateu o R. Standard de Liège na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, tendo assegurado uma vitória em casa, por 3-0, resultado que abre boas perspectivas aos bracarenses para o encontro da segunda mão.
Oportunidade a abrir
Os minhotos entraram da melhor forma na partida, tendo criado a primeira oportunidade de golo logo aos três minutos, após iniciativa de Renteria. O atacante ganhou a linha de fundo, cruzou atrasado e Meyong rematou de pronto para a baliza de Aragón Espinoza, tendo valido aos belgas o corte de Witsel, quando a bola caminhava para o fundo das redes. Os comandados de Jorge Jesus apresentaram uma boa dinâmica desde o apito inicial e o Standard sofreu uma contrariedade significativa aos dez minutos, já que o capitão de equipa, Defour, foi forçado a sair por lesão, tendo dado o lugar a Nicaise.
Renteria abre o activo
Ainda assim, o conjunto comandado por Laszlo Bölöni respondeu bem, e aos 12 minutos criou um lance de apuro para a baliza de Eduardo, após remate de De Camargo, que o guarda-redes internacional português não conseguiu suster. Contudo, a defesa bracarense aliviou o perigo em definitivo. Pese embora a resposta belga, os "arsenalistas" chegaram à vantagem por intermédio de Renteria, aos 17 minutos. O avançado colombiano rematou cruzado e em arco, à entrada da área, assinando um golo de belo efeito.
Leone dilata vantagem
Aos 25 minutos, o Braga dilatou a vantagem, após jogada de insistência de Renteria já no interior da área, numa fase de claro domínio dos da casa. O ponta-de-lança efectuou um passe bem medido para André Leone, que aproveitou para "fuzilar" as redes do Standard, originando nova explosão de alegria no Municipal de Braga. Aos 36 minutos, o Braga poderia ter chegado ao 3-0, na sequência de um cruzamento de Alan no lado direito. Luis Aguiar, de cabeça, proporcionou uma excelente defesa a Espinoza, que evitou males maiores para a sua equipa.
Fechar com chave de ouro
Depois de uma primeira parte de total domínio dos "arsenalistas", a turma da casa foi a primeira a criar perigo no segundo tempo, após livre de César Peixoto, aos 48 minutos. O remate do esquerdino embateu na barreira e quase traia o guarda-redes Espinoza. Com o passar do tempo, a intensidade do jogo caiu um pouco, se bem que o Braga tenha continuado a dominar os acontecimentos, sempre à espreita de aumentar a vantagem, algo que veio a acontecer aos 83 minutos, por intermédio de Luis Aguiar, após passe de Alan. A formação portuguesa preservou assim uma importante vantagem para o encontro da segunda mão, que se realiza no próximo dia 26.
UEFA
Sporting de Braga goleia Standard Liege (3-0)
O Sporting de Braga deu hoje um importante passo em direcção aos oitavos-de-final da Taça UEFA ao golear o Standard de Liége, da Bélgica, por 3-0.
O jogo, da primeira "mão" dos 16-avos de final da prova, foi amplamente favorável à equipa treinada por Jorge Jesus, que assim vai iniciar o jogo em Liége com uma vantagem dificilmente anulável.
O colombiano Renteria marcou o primeiro golo aos 17 minutos, num excelente remate cruzado e em arco, da esquerda, sem hipótetes para o guarda-redes Espinoza, também colombiano.
Numa noite de golos sul-americanos, o brasileiro André Leone fez o segundo, aos 26 minutos, e a contagem foi fechada pelo uruguaio Luís Aguiar, aos 86 minutos.
Resultados da primeira mão dos 16 avos-de-final
Esta quarta-feira realizaram-se onze encontros da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, enquanto os restantes cinco jogo ficaram agendados para quinta-feira.
Resultados de quarta-feira:
Dínamo Kiev (Ucr) 1-1 Valência (Esp)
Zenit São Petersburgo (Rus) 2-1 Estugarda (Ale)
Olympiacos (Gre) 1-3 Saint-Etienne (Fra)
Aston Villa (Ing) 1-1 CSKA Moscovo (Rus)
Werder Bremen (Ale) 1-1 AC Milan (Ita)
Paris SG (Fra) 2-0 Wolfsburgo (Ale)
NEC Nijmegen (Hol) 0-3 Hamburgo (Ale)
Sampdória (Ita) 0-1 Metalist Kharkiv (Ucr)
Bordéus (Fra) 0-0 Galatasaray (Tur)
Aalborg (Din) 3-0 Deportivo Corunha (Esp)
Sporting Braga (Por) 3-0 Standard Liège (Bel)
Programa de quinta-feira:
Lech Poznan (Pol) - Udinese (Ita)
Shakhtar Donetsk (Ucr) - Tottenham (Ing)
FC Copenhaga (Din) - Manchester City (Ing)
Marselha (Fra) - FC Twente (Hol)
Fiorentina (Ita) - Ajax Amesterdão (Hol)
Caso o Sporting de Braga confirme a passagem à fase seguinte, defrontará nos "oitavos" o vencedor do Paris Saint-Germain-Wolfsburgo, cuja primeira mão hoje pendeu para o lado dos franceses, vencedores por 2-0.
O JOGO
Sp. Braga memorável a caminho dos «oitavos»
O Sporting de Braga deu esta quarta-feira um importante passo em direcção aos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol ao golear o Standard de Liége, da Bélgica, por 3-0.
O jogo, da primeira "mão" dos 16-avos de final da prova, foi amplamente favorável à equipa treinada por Jorge Jesus, que assim vai iniciar o jogo em Liége com uma vantagem dificilmente anulável.
O colombiano Renteria marcou o primeiro golo aos 17 minutos, num excelente remate cruzado e em arco, da esquerda, sem hipóteses para o guarda-redes Espinoza, também colombiano.
Numa noite de golos sul-americanos, o brasileiro André Leone fez o segundo, aos 26 minutos, e a contagem foi fechada pelo uruguaio Luís Aguiar, aos 86 minutos.
Caso o Sporting de Braga confirme a passagem à fase seguinte, defrontará nos "oitavos" o vencedor do Paris Saint-Germain-Wolfsburgo, cuja primeira mão pendeu para o lado dos franceses, vencedores por 2-0
RTP
Jorge Jesus: «35 minutos de alto nível»
TÉCNICO SATISFEITO COM QUALIDADE DA EQUIPA
Jorge Jesus não escondeu a satisfação com a capacidade de resposta do Sp. Braga na 1.ª mão dos 16-avos-de-final da Taça UEFA. O triunfo por 3-0 ante o Standard Liège coloca o conjunto português muito perto da próxima fase.
'É indiscutível que merecemos vencer. Os primeiros 35 minutos foram de alto nível, com grande qualidade técnica e de movimentação, o que dificultou bastante o trabalho do adversário. Na segunda parte, o objetivo, tendo em conta que se trata de uma eliminatória a duas mãos, era não sofrer golos. Felizmente, ainda marcámos o terceiro, pelo que o resultado dá-nos uma certa margem de tranquilidade para o jogo de Liège, onde enfrentaremos um ambiente complicado', referiu o treinador do Sp. Braga.
André Leone: «Golo muito importante»
CENTRAL ELOGIA TRABALHO DA EQUIPA
André Leone teve um arranque de época condicionado pelas lesões, mas o jogo com o Standard de Liège foi importante para concretizar a recuperação, física e psicológica, com um excelente desempenho coroado com um golo, o segundo da equipa.
'O golo foi muito importante, pois estávamos a jogar bem e a dominar o jogo e, nessas alturas, é importante concretizar o ascendente. Temos trabalhado muito bem e este resultado, bem como a boa carreira no campeonato, reflectem esse trabalho. Só podemos melhorar', referiu o central dos bracarenses.
RECORD
«É um golo muito importante» – Leone
(http://www.abola.pt/img/fotos/ap/11sm11.jpg)
O defesa brasileiro, autor do segundo golo do Sp. Braga frente ao Standard Liège (3-0), considera que estão mais perto dos oitavos-de-final da Taça UEFA, mas alerta que ainda é preciso ter cuidado para o jogo da segunda-mão.
«É um golo muito importante numa altura em que a equipa estava a jogar bem. Fazer golo é sempre bom. Nós somos uma equipa que tem muita qualidade no passe e na finalização. Agora, vamos tentar na segunda mão também alcançar um bom resultado», afirmou André Leone, em declarações à Sporttv.
Mesmo vencendo por 3-0, o defesa brasileiro revela experiência e pede para que todos tenham calma, isto porque ainda faltam jogar mais 90 minutos: «Certezas no futebol nunca podemos ter. Fizemos ainda 50 por cento e temos de ter muita atenção. Agora, vamos ter o jogo no campeonato e a seguir é que temos de nos preparar para jogar na Bélgica.»
A BOLA
Jorge Jesus: «Foi uma noite perfeita»
Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, em declarações no final da vitória com o Standard. Liège, (3-0) em jogo da Taça UEFA:
«A eliminatória ainda não está ganha. Cada jogo tem a sua história. É verdade que esta primeira parte da eliminatória correu bem. O 3-0 dá-nos tranquilidade para o segundo jogo, mas não nos permite pensar que o jogo da segunda-mão vai ser fácil. O Standard é muito forte na bola área e nas bolas paradas. Hoje não teve possibilidade de jogar pelos corredores, que é o seu ponto mais forte, o Dalmat e o Jovanovic nem se viram. Abrimos o marcador um grande golo do Rentería, acabámos por fazer o segundo golo, depois soubemos gerir o resultado. Na segunda parte não jogámos com tanta qualidade, mas soubemos manter a segurança defensiva e ofensiva. Se me perguntassem se pensava que ganhava 3-0 ao Standard Liège, não pensava. Sinceramente não pensava. O Standard é uma equipa forte, tem jogadores de grande qualidade. Mas o Sp. Braga também é uma equipa forte. A lesão do Defour foi determinante e tivemos sorte nesse facto. O adversário deixou de ter qualidade no meio-campo e um jogador excelente no lançamento do ataque. Se foi uma noite perfeita da minha equipa? Foi uma noite perfeita. Jogando contra jogadores de grande qualidade individual e não permitir que o Standard tivesse uma oportunidade de golo, quer dizer que foi uma noite perfeita defensivamente. Marcando três golos também foi uma noite perfeita ofensivamente. Por isso foi uma noite perfeita, sim.»
Jorge Jesus: «Rentería é um jogador de grande futuro»
Jorge Jesus elogiou no final Rentería. O colombiano fez um excelente jogo na vitória sobre o Standard Liège, marcando até um golo de levantar qualquer estádio. No final perguntou-se a Jorge Jesus se não tinha receio de ficar sem o jogador no fim da temporada, ele que está emprestado pelo F.C. Porto. O técnico não respondeu à pergunta, mas lembrou que Rentería foi uma aposta pouco entendida no início da época:
«Só temos um jogador que não é nosso, que é o Rentería. Foi uma aposta do Sp. Braga na recuperação de um jogador que é jovem e que tem qualidade técnica. Tivemos paciência com ele. No início da época não marcava muitos golos para as muitas oportunidades que criava, mas que agora se sente mais confiante. Não tenho dúvidas nenhumas que o Rentería é um jogador de grande futuro no futebol.»
Eduardo: «Esta equipa já mostrou que sabe ganhar»
Eduardo, guarda-redes do Sp. Braga, em declarações no final da vitória (3-0) sobre o Standard Liège, em jogo da Taça UEFA:
«Esta vitória permite-nos encarar a segunda mão da eliminatória com mais confiança. Conseguimos o nosso objectivo, que era ganhar e não sofrer golos. Conseguimos uma boa vantagem, mas o Sp. Braga já mostrou que sabe ganhar e que vai à Bélgica discutir o jogo. Não vamos agarrar-nos a este resultado, embora nos dê mais confiança. Esta equipa sabe encarar os desafios e dignificar esta camisola. Vamos lá para disputar o jogo e ganhar.»
Luís Aguiar: «Esta equipa merecer tudo o que está a passar»
Luís Aguiar, jogador do Sp. Braga, em declarações no final da vitória (3-0) sobre o Standard Liège, em jogo da Taça UEFA:
«Foi uma boa vitória, numa noite muito forte do Sp. Braga. Tive a felicidade de marcar e é sempre bom fazer golos. Mas mais importante é ganhar para continuar na Taça UEFA. Acho que a equipa é merecedora deste triunfo e de tudo o que está a conseguir. O jogo na Bélgica vai ser perigoso. Temos de estar despertos. Vai ser um jogo difícil, o Standard vai estar com a casa cheia e para nós vai ser complicado aguentar o resultado. Mas enfim, vamos tentar fazer o mesmo que fizemos hoje e jogar com mais garra ainda. Penso que o cansaço é normal. Temos um plantel com muitos jogadores, todos têm a mesma qualidade para jogar nesta equipa e fica ao critério do treinador gerir essa questão.»
IN MAISFUTEBOL
Hugo Almeida: «Orlando Sá vai um excelente jogador»
Hugo Almeida, avançado do Werder Bremen, ficou impressionado com as qualidades demonstradas por Orlando Sá no último compromisso da selecção portuguesa, frente à Finlândia. O ponta-de-lança abandonou o relvado para possibilitar a estreia do jovem do Sp. Braga e augura-lhe um grande futuro.
«É um ponta-de-lança jovem e gostei imenso de o ver jogar. É um bom jogador, um bom avançado e acho que, se tiver as suas oportunidades no Sp. Braga, vai ser um excelente jogador», vaticina Almeida, através da sua assessoria de imprensa.
O avançado mostrou-se agradado com a postura da selecção lusa, admitindo alguma falta de concentração no capítulo da finalização. «Sim, acho que falhámos na finalização, mas o guarda-redes defendeu muito bem. Acho que fizemos um bom jogo, mostrámos a equipa que somos. Acho que foi importante porque, acima de tudo, ganhámos, para termos mais confiança depois de uma derrota que não esperávamos. Acho que esta vitória, mesmo suada, foi boa», considera.
Hugo Almeida explicou ainda o seu papel de intermediário na vinda de Amaury Bischoff para a selecção portuguesa, na altura em que o jovem médio jogava no Werder Bremen. Actualmente, Bischoff representa o Arsenal: «Tive uma conversa com Bischoff e ele disse que era português, que já tinha jogado uma vez pela França, mas que gostaria de representar Portugal.»
IN MAISFUTEBOL