Quantcast
Próximo treinador do SC Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Próximo treinador do SC Braga
738 Respostas
61401 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Magicobraga
Magicobraga Equipa Principal
  • *****
  • 10671
  • Saci Colorado
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #720 em: 08 de Maio de 2024, 14:07 »
Vocês conseguem olhar para os processos da equipa do Sporting, a maneira como têm solução para várias situações diferentes e dizer que o Amorim não é um grandíssimo treinador só porque perdeu com o lask Linz?

A equipa do Sporting parece um camaleão, se são pressionados homem a homem sabem como contrariar, se pressionam por dentro sabem ir por fora e vice versa, se sofrem pressão alta sabem jogar na profundidade e para além disso poucas chances concedem ao adversário. Eu avalio o trabalho de um treinador pelos processos da equipa e o Sporting é de longe a melhor equipa em Portugal colectivamente.
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8112
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #721 em: 08 de Maio de 2024, 14:28 »
O Amorim é um grande treinador, para mim, seguramente no top 10 mundial neste momento.  Isto não invalida que não seja um sonso e um fanfarrão, mas é bom no que faz e é bom a motivar os jogadores e adeptos á sua volta, ainda agora com a conversa do "dizem que jamais seremos Bi", alguém falou se quer do bicampeonato dos lagartos ? Ele já está é a arranjar um mote para a próxima época.

Contudo, eu acho que esta novela que os jornais dão como terminada ainda se vai tornar engraçada. Deixem aparecer um Chelsea ou United a bater á porta..lembro-me perfeitamente de ele ter dito numa CI que sabia que ia ficar aqui muitos anos, bastou aparecer um Sporting e lá se foi o projeto por agua abaixo, a ver vamos.
Seguramente top 10 mundial??? Wow...
Seguramente, na minha opinião, não vejo muito melhores do que ele neste momento.
Ancelotti, Xabi Alonso, Guardiola, Arteta (?), Klopp.

Já sei que me podes dizer outros tantos conhecidos que ganharam champs e afins, mas a maior parte deles andou sempre em grandes clubes. A prova de fogo será sempre ver como Amorim se irá comportar lá fora, mas até agora em todos os clubes que passou fez trabalhos excecionais, não é qualquer um, por muito que nos custe.

Não vejo muitos a pegar num Sporting a arder completamente, com 18 anos de jejum e a colocar destacadamente como o melhor clube em Portugal, mesmo a nível financeiro, estabilizou aquilo tudo.
Tu tens dúvidas que o Arteta é melhor que ele???

Para mim, o Emery, o Eddie Howe, o Inzaghi, o Simeone, o Conte, o Zidane e o Luis Enrique são de longe melhores que ele, já tens aí mais que 10. Além destes, e mais discutiveís, eu acho o Gasperini, o De Zerbi, o Sebastian Hoeness, o Nagelsmann, o Postecoglou, o Pochettino, o Terzic, o Allegri e, pasmem-se, o Conceição, melhores que ele. Alguns são certamente discutíveis e não os acho imensamente melhores, mas não vejo porque não.

A maior parte deles andou sempre em grandes clubes? E então? Não é aí que se vê quem é melhor? Não é aí que os jogadores e treinadores têm de provar que são dos melhores. O Amorim nunca o fez, como dizes, por isso não sei como pode ser seguramente melhor que outros que já o provaram a um nível mais alto.

O Sporting é destacadamente o melhor clube em Portugal??? Porque ganhou este campeonato? Mais uma vez: vamos todos esquecer que há um ano estavam a ficar em quarto atrás do Artur Jorge? A nível financeiro não sei se estabilizou, eles fizeram foi vários all-ins que foram correndo bem, esta época mais um. Têm muito mérito, sim senhor, mas vamos ignorar as condições dos adversários? Vamos ignorar que o Benfica tem um treinador fraquinho? Vamos ignorar que o Porto andou em guerras internas, está semi-falido e teve de andar a jogar com Zé Pedros e João Mendes? Sim, este ano acertaram em cheio em duas contratações caríssimas que fizeram, e por isso foram campeões com justiça. Mas isto não é ser destacadamente o melhor clube em Portugal, longe disso!

Volto a repetir: tem muito mérito o que o Amorim fez? Tem! Como tem muito mérito o Michel que tem o Girona no 2º lugar da La Liga, uma equipa que nunca tinha ido à Champions, e não é por isso que é dos melhores treinadores do mundo... O Sebastian Hoeness pegou numa equipa que estava em último na Bundesliga a 8 jornadas do fim, salvou-os da despromoção com 3 vitórias e 4 empates nesses 8 jogos mais a vitória no play-off de despromoção, e esta época está em 3º a dois pontos do Bayern, estando já qualificado para a Champions... Isto para mim é um feito muito maior do que ser campeão no Sporting! O Éric Roy pegou num Brest em zona de descida no fim da primeira volta da época passada, conseguiu a manutenção com 9 pontos de avanço (desceram 4 equipas em França na época passada), e neste momento está em 3º em lugar de Champions... Alguém acha que o Éric Roy é dos melhores treinadores do mundo? Eu não acho...

Eu acho que o pessoal tem muita dificuldade em perceber a relevância de Portugal no contexto futebolístico europeu... Sim, o que o Amorim fez esta época, e em 20/21, foi muito meritório. Mas isso está longe de ser suficiente para ser de top mundial! Qual é o currículo europeu do Amorim? Aqui levou uma ensaboadela do Gerrard. Depois, levou 4 do Lask Linz em casa. A partir daí, os seus grandes feitos são ter ganho um jogo em casa ao Tottenham, ter ganho um jogo em casa ao Dortmund, ter empatado em Manchester na segunda mão duma eliminatória decidida e ter eliminado a segunda equipa do Arsenal nos penaltys. Peço desculpa, mas isto está longe de ser de génio da bola...

Vocês estão no vosso direito de achar o que quiserem, obviamente, mas por algum motivo o Liverpool preferiu o Arne Slot, por exemplo. E atenção, eu acho que o Amorim já é provavelmente o melhor treinador da história do Sporting, mas isso diz mais do Sporting do que dele, na minha opinião.
Tudo o que penso, não diria melhor.

Sem lhe retirar o mérito todo que teve, tem ainda tudo a provar para ser alguém no meio da elite. E para o provar tem de ir para uma grande liga e engane-se quem acha que a ganhar uns canecos em Portugal tem porta aberta nos grandes colossos, terá de fazer o seu caminho para lá chegar. Volto a dizer os únicos que sairam de cá para um colosso (na altura do Mourinho semi-colosso à época), sairam a ganhar tudo interna e externamente. E não é com jogadas e tentativas de pressão do artista do empresário dele sobre esses gigantes que lá vai chegar, é a provar no patamar abaixo defrontando ali sim os maiores.
Anuncios M
Anuncios M
Polígrafo Juvenis
  • **
  • 115
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #722 em: 08 de Maio de 2024, 14:38 »
Vocês conseguem olhar para os processos da equipa do Sporting, a maneira como têm solução para várias situações diferentes e dizer que o Amorim não é um grandíssimo treinador só porque perdeu com o lask Linz?

A equipa do Sporting parece um camaleão, se são pressionados homem a homem sabem como contrariar, se pressionam por dentro sabem ir por fora e vice versa, se sofrem pressão alta sabem jogar na profundidade e para além disso poucas chances concedem ao adversário. Eu avalio o trabalho de um treinador pelos processos da equipa e o Sporting é de longe a melhor equipa em Portugal colectivamente.
Eu consigo dizer que o Amorim não é um treinador de top mundial porque não tem currículo europeu. O Lask é um dos exemplos, não é exemplo único.

A equipa do Sporting tem várias soluções agora, há um ano não tinha, e não me parece que seja porque o Amorim há um ano fosse um nabo, tal como não me parece que agora seja um génio.

Falas da capacidade deles contrariarem a pressão homem a homem, e lembro-me de criticares o AJ por ter usado essa estratégia quando lá fomos esta época. A verdade é que o Sporting fez 4 jogos esta época contra aquela que é talvez a equipa mais famosa pela defesa homem a homem, e não ganhou nenhum. No primeiro deles, em casa, foi completamente massacrada na primeira parte, e ter perdido esse jogo por apenas 1 golo foi um pequeno milagre.

O Amorim sempre se evidenciou por um futebol vertical, com muita largura e muita consistência defensiva, estando estas duas últimas características muito ligadas ao sistema utilizado. Esta época aliou a isso uma intensidade muito grande no seu jogo, muita dela é responsabilidade de ter um monstro físico na frente, que passa 90min a correr. Ele adicionou a profundidade como grande arma, e era até a arma primordial na primeira parte da época. Sim, porque esta qualidade de jogo do Sporting não vem desde o início da época, o Sporting teve aliás vários jogos muito fraquinhos, decididos no limite, muitas vezes pela capacidade física do sueco, coisa que não havia nos anos anteriores. A partir de Janeiro/Fevereiro, a qualidade de jogo deles começa a subir, quando o Trincão decide finalmente aparecer, e ele e o Pote tomam conta do espaço entre linhas, que era até aí pouco utilizado pelo Sporting de Amorim, que sempre atacou mais em largura. Agora, esta capacidade de jogar por dentro está também ela muito ligada ao Gyokeres, que já assusta as defesas adversárias, e com a sua movimentação ou simples presença, força as defesas a baixar, abrindo o espaço entre linhas para os "extremos" aparecerem. É aí que aparece o Pote, o Trincão ou o Paulinho. Agora, isto é mérito do treinador, mas está também muito ligado a um nome: Gyokeres. Se ele sai, o Sporting dificilmente arranja alguém parecido... Claro que os melhores treinadores precisam dos melhores jogadores para as suas ideias, não é só o Amorim. O meu ponto é que ele acertou em cheio esta época, mas depois de ter falhado nas anteriores.

Eu avalio treinadores (não só, mas também) pela capacidade de adaptação, pelas nuances específicas ao adversário, e nisso o Rúben, até ver, não é muito forte. E por isso mencionei algumas das ensaboadelas que levou, nomeadamente do Gerrard, do Gasperini e, recorrentemente, do Conceição.

Tu avalias o trabalho dum treinador pelos processos da sua equipa. E o meu ponto é: e quais eram os processos do Sporting nas 3 épocas anteriores? Eram superiores aos adversários? Para mim, não! Esta época acertou em cheio nos reforços, teve jogadores a render o que ninguém esperava (certamente é mérito dele também), e os resultados estão à vista. Mas a máquina ficou bem oleada em 2024, é curto para mim para colocar ao nível dos melhores do mundo... O mesmo se aplica ao Xabi Alonso, mas num nível completamente diferente: o Leverkusen joga que se farta, dá gosto ver! E o feito dele é imensamente superior ao do Amorim, estamos a falar duma equipa que tinha no seu palmarés uma taça da Alemanha há mais de 30 anos e uma taça UEFA há mais de 35... E ele não só foi campeão pela primeira vez na história, como está na final da taça e perto da final da Liga Europa. No entanto, a quantidade de golos nos últimos minutos é surreal, e dificilmente será sustentável a longo prazo (a crítica não pode servir só ao AJ...). Por isso fica a questão do que poderá fazer na próxima época, precisa de confirmar o seu estatuto e qualidade. Quanto ao Amorim, se na próxima época mantiver este nível, juntar a isso uma boa campanha europeia, e se o fizer sem o Gyokeres, reconsidero a minha posição. Até lá, ainda não chega.
Magicobraga
Magicobraga Equipa Principal
  • *****
  • 10671
  • Saci Colorado
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #723 em: 08 de Maio de 2024, 14:58 »
Vocês conseguem olhar para os processos da equipa do Sporting, a maneira como têm solução para várias situações diferentes e dizer que o Amorim não é um grandíssimo treinador só porque perdeu com o lask Linz?

A equipa do Sporting parece um camaleão, se são pressionados homem a homem sabem como contrariar, se pressionam por dentro sabem ir por fora e vice versa, se sofrem pressão alta sabem jogar na profundidade e para além disso poucas chances concedem ao adversário. Eu avalio o trabalho de um treinador pelos processos da equipa e o Sporting é de longe a melhor equipa em Portugal colectivamente.
Eu consigo dizer que o Amorim não é um treinador de top mundial porque não tem currículo europeu. O Lask é um dos exemplos, não é exemplo único.

A equipa do Sporting tem várias soluções agora, há um ano não tinha, e não me parece que seja porque o Amorim há um ano fosse um nabo, tal como não me parece que agora seja um génio.

Falas da capacidade deles contrariarem a pressão homem a homem, e lembro-me de criticares o AJ por ter usado essa estratégia quando lá fomos esta época. A verdade é que o Sporting fez 4 jogos esta época contra aquela que é talvez a equipa mais famosa pela defesa homem a homem, e não ganhou nenhum. No primeiro deles, em casa, foi completamente massacrada na primeira parte, e ter perdido esse jogo por apenas 1 golo foi um pequeno milagre.

O Amorim sempre se evidenciou por um futebol vertical, com muita largura e muita consistência defensiva, estando estas duas últimas características muito ligadas ao sistema utilizado. Esta época aliou a isso uma intensidade muito grande no seu jogo, muita dela é responsabilidade de ter um monstro físico na frente, que passa 90min a correr. Ele adicionou a profundidade como grande arma, e era até a arma primordial na primeira parte da época. Sim, porque esta qualidade de jogo do Sporting não vem desde o início da época, o Sporting teve aliás vários jogos muito fraquinhos, decididos no limite, muitas vezes pela capacidade física do sueco, coisa que não havia nos anos anteriores. A partir de Janeiro/Fevereiro, a qualidade de jogo deles começa a subir, quando o Trincão decide finalmente aparecer, e ele e o Pote tomam conta do espaço entre linhas, que era até aí pouco utilizado pelo Sporting de Amorim, que sempre atacou mais em largura. Agora, esta capacidade de jogar por dentro está também ela muito ligada ao Gyokeres, que já assusta as defesas adversárias, e com a sua movimentação ou simples presença, força as defesas a baixar, abrindo o espaço entre linhas para os "extremos" aparecerem. É aí que aparece o Pote, o Trincão ou o Paulinho. Agora, isto é mérito do treinador, mas está também muito ligado a um nome: Gyokeres. Se ele sai, o Sporting dificilmente arranja alguém parecido... Claro que os melhores treinadores precisam dos melhores jogadores para as suas ideias, não é só o Amorim. O meu ponto é que ele acertou em cheio esta época, mas depois de ter falhado nas anteriores.

Eu avalio treinadores (não só, mas também) pela capacidade de adaptação, pelas nuances específicas ao adversário, e nisso o Rúben, até ver, não é muito forte. E por isso mencionei algumas das ensaboadelas que levou, nomeadamente do Gerrard, do Gasperini e, recorrentemente, do Conceição.

Tu avalias o trabalho dum treinador pelos processos da sua equipa. E o meu ponto é: e quais eram os processos do Sporting nas 3 épocas anteriores? Eram superiores aos adversários? Para mim, não! Esta época acertou em cheio nos reforços, teve jogadores a render o que ninguém esperava (certamente é mérito dele também), e os resultados estão à vista. Mas a máquina ficou bem oleada em 2024, é curto para mim para colocar ao nível dos melhores do mundo... O mesmo se aplica ao Xabi Alonso, mas num nível completamente diferente: o Leverkusen joga que se farta, dá gosto ver! E o feito dele é imensamente superior ao do Amorim, estamos a falar duma equipa que tinha no seu palmarés uma taça da Alemanha há mais de 30 anos e uma taça UEFA há mais de 35... E ele não só foi campeão pela primeira vez na história, como está na final da taça e perto da final da Liga Europa. No entanto, a quantidade de golos nos últimos minutos é surreal, e dificilmente será sustentável a longo prazo (a crítica não pode servir só ao AJ...). Por isso fica a questão do que poderá fazer na próxima época, precisa de confirmar o seu estatuto e qualidade. Quanto ao Amorim, se na próxima época mantiver este nível, juntar a isso uma boa campanha europeia, e se o fizer sem o Gyokeres, reconsidero a minha posição. Até lá, ainda não chega.
A um ano o Sporting jogava bem na mesma mas falhou muito na finalização, não quer dizer que os processos não estivessem lá. Não foi pelo Amorim.

A Atalanta joga sempre homem a homem e é uma equipa super organizada, não tem nada a ver com o homem a homem que o Artur Jorge fez.

O Artur Jorge fez o que eu faço no FM quando estou desesperado e não sei mais que fazer, começo a marcar jogadores ao homem na base da fé.
« Última modificação: 08 de Maio de 2024, 15:02 por Magicobraga »
JRGR Juniores
  • ***
  • 420
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #724 em: 08 de Maio de 2024, 15:20 »
O Amorim vai ser o próximo treinador do Braga?
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3509
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #725 em: 08 de Maio de 2024, 16:31 »
O Amorim é um grande treinador, para mim, seguramente no top 10 mundial neste momento.  Isto não invalida que não seja um sonso e um fanfarrão, mas é bom no que faz e é bom a motivar os jogadores e adeptos á sua volta, ainda agora com a conversa do "dizem que jamais seremos Bi", alguém falou se quer do bicampeonato dos lagartos ? Ele já está é a arranjar um mote para a próxima época.

Contudo, eu acho que esta novela que os jornais dão como terminada ainda se vai tornar engraçada. Deixem aparecer um Chelsea ou United a bater á porta..lembro-me perfeitamente de ele ter dito numa CI que sabia que ia ficar aqui muitos anos, bastou aparecer um Sporting e lá se foi o projeto por agua abaixo, a ver vamos.
Seguramente top 10 mundial??? Wow...
Seguramente, na minha opinião, não vejo muito melhores do que ele neste momento.
Ancelotti, Xabi Alonso, Guardiola, Arteta (?), Klopp.

Já sei que me podes dizer outros tantos conhecidos que ganharam champs e afins, mas a maior parte deles andou sempre em grandes clubes. A prova de fogo será sempre ver como Amorim se irá comportar lá fora, mas até agora em todos os clubes que passou fez trabalhos excecionais, não é qualquer um, por muito que nos custe.

Não vejo muitos a pegar num Sporting a arder completamente, com 18 anos de jejum e a colocar destacadamente como o melhor clube em Portugal, mesmo a nível financeiro, estabilizou aquilo tudo.
Tu tens dúvidas que o Arteta é melhor que ele???

Para mim, o Emery, o Eddie Howe, o Inzaghi, o Simeone, o Conte, o Zidane e o Luis Enrique são de longe melhores que ele, já tens aí mais que 10. Além destes, e mais discutiveís, eu acho o Gasperini, o De Zerbi, o Sebastian Hoeness, o Nagelsmann, o Postecoglou, o Pochettino, o Terzic, o Allegri e, pasmem-se, o Conceição, melhores que ele. Alguns são certamente discutíveis e não os acho imensamente melhores, mas não vejo porque não.

A maior parte deles andou sempre em grandes clubes? E então? Não é aí que se vê quem é melhor? Não é aí que os jogadores e treinadores têm de provar que são dos melhores. O Amorim nunca o fez, como dizes, por isso não sei como pode ser seguramente melhor que outros que já o provaram a um nível mais alto.

O Sporting é destacadamente o melhor clube em Portugal??? Porque ganhou este campeonato? Mais uma vez: vamos todos esquecer que há um ano estavam a ficar em quarto atrás do Artur Jorge? A nível financeiro não sei se estabilizou, eles fizeram foi vários all-ins que foram correndo bem, esta época mais um. Têm muito mérito, sim senhor, mas vamos ignorar as condições dos adversários? Vamos ignorar que o Benfica tem um treinador fraquinho? Vamos ignorar que o Porto andou em guerras internas, está semi-falido e teve de andar a jogar com Zé Pedros e João Mendes? Sim, este ano acertaram em cheio em duas contratações caríssimas que fizeram, e por isso foram campeões com justiça. Mas isto não é ser destacadamente o melhor clube em Portugal, longe disso!

Volto a repetir: tem muito mérito o que o Amorim fez? Tem! Como tem muito mérito o Michel que tem o Girona no 2º lugar da La Liga, uma equipa que nunca tinha ido à Champions, e não é por isso que é dos melhores treinadores do mundo... O Sebastian Hoeness pegou numa equipa que estava em último na Bundesliga a 8 jornadas do fim, salvou-os da despromoção com 3 vitórias e 4 empates nesses 8 jogos mais a vitória no play-off de despromoção, e esta época está em 3º a dois pontos do Bayern, estando já qualificado para a Champions... Isto para mim é um feito muito maior do que ser campeão no Sporting! O Éric Roy pegou num Brest em zona de descida no fim da primeira volta da época passada, conseguiu a manutenção com 9 pontos de avanço (desceram 4 equipas em França na época passada), e neste momento está em 3º em lugar de Champions... Alguém acha que o Éric Roy é dos melhores treinadores do mundo? Eu não acho...

Eu acho que o pessoal tem muita dificuldade em perceber a relevância de Portugal no contexto futebolístico europeu... Sim, o que o Amorim fez esta época, e em 20/21, foi muito meritório. Mas isso está longe de ser suficiente para ser de top mundial! Qual é o currículo europeu do Amorim? Aqui levou uma ensaboadela do Gerrard. Depois, levou 4 do Lask Linz em casa. A partir daí, os seus grandes feitos são ter ganho um jogo em casa ao Tottenham, ter ganho um jogo em casa ao Dortmund, ter empatado em Manchester na segunda mão duma eliminatória decidida e ter eliminado a segunda equipa do Arsenal nos penaltys. Peço desculpa, mas isto está longe de ser de génio da bola...

Vocês estão no vosso direito de achar o que quiserem, obviamente, mas por algum motivo o Liverpool preferiu o Arne Slot, por exemplo. E atenção, eu acho que o Amorim já é provavelmente o melhor treinador da história do Sporting, mas isso diz mais do Sporting do que dele, na minha opinião.
Tudo o que penso, não diria melhor.

Sem lhe retirar o mérito todo que teve, tem ainda tudo a provar para ser alguém no meio da elite. E para o provar tem de ir para uma grande liga e engane-se quem acha que a ganhar uns canecos em Portugal tem porta aberta nos grandes colossos, terá de fazer o seu caminho para lá chegar. Volto a dizer os únicos que sairam de cá para um colosso (na altura do Mourinho semi-colosso à época), sairam a ganhar tudo interna e externamente. E não é com jogadas e tentativas de pressão do artista do empresário dele sobre esses gigantes que lá vai chegar, é a provar no patamar abaixo defrontando ali sim os maiores.
O homem que aparentemente vai ser treinador do Liverpool tem no currículo um campeonato holandês e uma taça.
O homem até pode ser muito melhor que o Amorim, sinceramente não faço ideia, mas os holandeses têm muito boa publicidade.
Polígrafo Juvenis
  • **
  • 115
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #726 em: 09 de Maio de 2024, 12:31 »
Vocês conseguem olhar para os processos da equipa do Sporting, a maneira como têm solução para várias situações diferentes e dizer que o Amorim não é um grandíssimo treinador só porque perdeu com o lask Linz?

A equipa do Sporting parece um camaleão, se são pressionados homem a homem sabem como contrariar, se pressionam por dentro sabem ir por fora e vice versa, se sofrem pressão alta sabem jogar na profundidade e para além disso poucas chances concedem ao adversário. Eu avalio o trabalho de um treinador pelos processos da equipa e o Sporting é de longe a melhor equipa em Portugal colectivamente.
Eu consigo dizer que o Amorim não é um treinador de top mundial porque não tem currículo europeu. O Lask é um dos exemplos, não é exemplo único.

A equipa do Sporting tem várias soluções agora, há um ano não tinha, e não me parece que seja porque o Amorim há um ano fosse um nabo, tal como não me parece que agora seja um génio.

Falas da capacidade deles contrariarem a pressão homem a homem, e lembro-me de criticares o AJ por ter usado essa estratégia quando lá fomos esta época. A verdade é que o Sporting fez 4 jogos esta época contra aquela que é talvez a equipa mais famosa pela defesa homem a homem, e não ganhou nenhum. No primeiro deles, em casa, foi completamente massacrada na primeira parte, e ter perdido esse jogo por apenas 1 golo foi um pequeno milagre.

O Amorim sempre se evidenciou por um futebol vertical, com muita largura e muita consistência defensiva, estando estas duas últimas características muito ligadas ao sistema utilizado. Esta época aliou a isso uma intensidade muito grande no seu jogo, muita dela é responsabilidade de ter um monstro físico na frente, que passa 90min a correr. Ele adicionou a profundidade como grande arma, e era até a arma primordial na primeira parte da época. Sim, porque esta qualidade de jogo do Sporting não vem desde o início da época, o Sporting teve aliás vários jogos muito fraquinhos, decididos no limite, muitas vezes pela capacidade física do sueco, coisa que não havia nos anos anteriores. A partir de Janeiro/Fevereiro, a qualidade de jogo deles começa a subir, quando o Trincão decide finalmente aparecer, e ele e o Pote tomam conta do espaço entre linhas, que era até aí pouco utilizado pelo Sporting de Amorim, que sempre atacou mais em largura. Agora, esta capacidade de jogar por dentro está também ela muito ligada ao Gyokeres, que já assusta as defesas adversárias, e com a sua movimentação ou simples presença, força as defesas a baixar, abrindo o espaço entre linhas para os "extremos" aparecerem. É aí que aparece o Pote, o Trincão ou o Paulinho. Agora, isto é mérito do treinador, mas está também muito ligado a um nome: Gyokeres. Se ele sai, o Sporting dificilmente arranja alguém parecido... Claro que os melhores treinadores precisam dos melhores jogadores para as suas ideias, não é só o Amorim. O meu ponto é que ele acertou em cheio esta época, mas depois de ter falhado nas anteriores.

Eu avalio treinadores (não só, mas também) pela capacidade de adaptação, pelas nuances específicas ao adversário, e nisso o Rúben, até ver, não é muito forte. E por isso mencionei algumas das ensaboadelas que levou, nomeadamente do Gerrard, do Gasperini e, recorrentemente, do Conceição.

Tu avalias o trabalho dum treinador pelos processos da sua equipa. E o meu ponto é: e quais eram os processos do Sporting nas 3 épocas anteriores? Eram superiores aos adversários? Para mim, não! Esta época acertou em cheio nos reforços, teve jogadores a render o que ninguém esperava (certamente é mérito dele também), e os resultados estão à vista. Mas a máquina ficou bem oleada em 2024, é curto para mim para colocar ao nível dos melhores do mundo... O mesmo se aplica ao Xabi Alonso, mas num nível completamente diferente: o Leverkusen joga que se farta, dá gosto ver! E o feito dele é imensamente superior ao do Amorim, estamos a falar duma equipa que tinha no seu palmarés uma taça da Alemanha há mais de 30 anos e uma taça UEFA há mais de 35... E ele não só foi campeão pela primeira vez na história, como está na final da taça e perto da final da Liga Europa. No entanto, a quantidade de golos nos últimos minutos é surreal, e dificilmente será sustentável a longo prazo (a crítica não pode servir só ao AJ...). Por isso fica a questão do que poderá fazer na próxima época, precisa de confirmar o seu estatuto e qualidade. Quanto ao Amorim, se na próxima época mantiver este nível, juntar a isso uma boa campanha europeia, e se o fizer sem o Gyokeres, reconsidero a minha posição. Até lá, ainda não chega.
A um ano o Sporting jogava bem na mesma mas falhou muito na finalização, não quer dizer que os processos não estivessem lá. Não foi pelo Amorim.

A Atalanta joga sempre homem a homem e é uma equipa super organizada, não tem nada a ver com o homem a homem que o Artur Jorge fez.

O Artur Jorge fez o que eu faço no FM quando estou desesperado e não sei mais que fazer, começo a marcar jogadores ao homem na base da fé.
Será que falhou muito? Eu olho à relação entre o número de golos e remates (totais e à baliza), e o único que destoa na época passada foi o Porto, que marcou mais golos tendo menos remates. De resto, foi tudo normal: Benfica - Braga - Sporting por esta ordem tanto em termos de golos como de remates.

Já se olharmos para esta época, e para os xG (não encontro para o campeonato passado), o cenário é completamente o oposto. Do top5, há duas equipas com mais golos do que seria expectável (Sporting e Vitória), e as outras três abaixo. O Porto tem menos 5 golos do que o esperado, o Benfica menos 4, o Braga menos 2, o Vitória mais 2, e o Sporting tem mais 17 (!!!) golos que o esperado. Ou seja, o sinal é o oposto: é que eles esta época é que foram demasiado eficazes. O número de remates vai no mesmo sentido: o Sporting é apenas a 4ª equipa com mais remates, atrás de Benfica, Braga e Porto. Em remates à baliza, está apenas atrás do Benfica mas praticamente igual ao Braga.

Eu não estava a dizer que o AJ conseguiu mimetizar com sucesso o que a Atalanta fez. Mas percebo que se tente copiar a estratégia da equipa que mais sucesso tinha tido contra o Sporting àquela data.

Eu não acho que o Sporting jogue como antes, evoluiu bastante em termos de diversidade de jogo. Por exemplo, faz menos 5 cruzamentos por jogo do que na época passada. Tenta menos 40 passes curtos por jogo, tentando quase o mesmo número de passes longos. Tentam mais 4 dribles por jogo, o que para mim tem a ver mais com o perfil dos jogadores, especialmente o Gyokeres e o Geny. Ou seja, acho que eles deixaram de depender tanto de cruzamentos, e passaram a ser mais objetivos e a depender mais de desequilíbrios individuais (menos passes, mais dribles). Mas veremos na próxima época se há continuidade ou não...
Polígrafo Juvenis
  • **
  • 115
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #727 em: 09 de Maio de 2024, 12:37 »
O Amorim é um grande treinador, para mim, seguramente no top 10 mundial neste momento.  Isto não invalida que não seja um sonso e um fanfarrão, mas é bom no que faz e é bom a motivar os jogadores e adeptos á sua volta, ainda agora com a conversa do "dizem que jamais seremos Bi", alguém falou se quer do bicampeonato dos lagartos ? Ele já está é a arranjar um mote para a próxima época.

Contudo, eu acho que esta novela que os jornais dão como terminada ainda se vai tornar engraçada. Deixem aparecer um Chelsea ou United a bater á porta..lembro-me perfeitamente de ele ter dito numa CI que sabia que ia ficar aqui muitos anos, bastou aparecer um Sporting e lá se foi o projeto por agua abaixo, a ver vamos.
Seguramente top 10 mundial??? Wow...
Seguramente, na minha opinião, não vejo muito melhores do que ele neste momento.
Ancelotti, Xabi Alonso, Guardiola, Arteta (?), Klopp.

Já sei que me podes dizer outros tantos conhecidos que ganharam champs e afins, mas a maior parte deles andou sempre em grandes clubes. A prova de fogo será sempre ver como Amorim se irá comportar lá fora, mas até agora em todos os clubes que passou fez trabalhos excecionais, não é qualquer um, por muito que nos custe.

Não vejo muitos a pegar num Sporting a arder completamente, com 18 anos de jejum e a colocar destacadamente como o melhor clube em Portugal, mesmo a nível financeiro, estabilizou aquilo tudo.
Tu tens dúvidas que o Arteta é melhor que ele???

Para mim, o Emery, o Eddie Howe, o Inzaghi, o Simeone, o Conte, o Zidane e o Luis Enrique são de longe melhores que ele, já tens aí mais que 10. Além destes, e mais discutiveís, eu acho o Gasperini, o De Zerbi, o Sebastian Hoeness, o Nagelsmann, o Postecoglou, o Pochettino, o Terzic, o Allegri e, pasmem-se, o Conceição, melhores que ele. Alguns são certamente discutíveis e não os acho imensamente melhores, mas não vejo porque não.

A maior parte deles andou sempre em grandes clubes? E então? Não é aí que se vê quem é melhor? Não é aí que os jogadores e treinadores têm de provar que são dos melhores. O Amorim nunca o fez, como dizes, por isso não sei como pode ser seguramente melhor que outros que já o provaram a um nível mais alto.

O Sporting é destacadamente o melhor clube em Portugal??? Porque ganhou este campeonato? Mais uma vez: vamos todos esquecer que há um ano estavam a ficar em quarto atrás do Artur Jorge? A nível financeiro não sei se estabilizou, eles fizeram foi vários all-ins que foram correndo bem, esta época mais um. Têm muito mérito, sim senhor, mas vamos ignorar as condições dos adversários? Vamos ignorar que o Benfica tem um treinador fraquinho? Vamos ignorar que o Porto andou em guerras internas, está semi-falido e teve de andar a jogar com Zé Pedros e João Mendes? Sim, este ano acertaram em cheio em duas contratações caríssimas que fizeram, e por isso foram campeões com justiça. Mas isto não é ser destacadamente o melhor clube em Portugal, longe disso!

Volto a repetir: tem muito mérito o que o Amorim fez? Tem! Como tem muito mérito o Michel que tem o Girona no 2º lugar da La Liga, uma equipa que nunca tinha ido à Champions, e não é por isso que é dos melhores treinadores do mundo... O Sebastian Hoeness pegou numa equipa que estava em último na Bundesliga a 8 jornadas do fim, salvou-os da despromoção com 3 vitórias e 4 empates nesses 8 jogos mais a vitória no play-off de despromoção, e esta época está em 3º a dois pontos do Bayern, estando já qualificado para a Champions... Isto para mim é um feito muito maior do que ser campeão no Sporting! O Éric Roy pegou num Brest em zona de descida no fim da primeira volta da época passada, conseguiu a manutenção com 9 pontos de avanço (desceram 4 equipas em França na época passada), e neste momento está em 3º em lugar de Champions... Alguém acha que o Éric Roy é dos melhores treinadores do mundo? Eu não acho...

Eu acho que o pessoal tem muita dificuldade em perceber a relevância de Portugal no contexto futebolístico europeu... Sim, o que o Amorim fez esta época, e em 20/21, foi muito meritório. Mas isso está longe de ser suficiente para ser de top mundial! Qual é o currículo europeu do Amorim? Aqui levou uma ensaboadela do Gerrard. Depois, levou 4 do Lask Linz em casa. A partir daí, os seus grandes feitos são ter ganho um jogo em casa ao Tottenham, ter ganho um jogo em casa ao Dortmund, ter empatado em Manchester na segunda mão duma eliminatória decidida e ter eliminado a segunda equipa do Arsenal nos penaltys. Peço desculpa, mas isto está longe de ser de génio da bola...

Vocês estão no vosso direito de achar o que quiserem, obviamente, mas por algum motivo o Liverpool preferiu o Arne Slot, por exemplo. E atenção, eu acho que o Amorim já é provavelmente o melhor treinador da história do Sporting, mas isso diz mais do Sporting do que dele, na minha opinião.
Tudo o que penso, não diria melhor.

Sem lhe retirar o mérito todo que teve, tem ainda tudo a provar para ser alguém no meio da elite. E para o provar tem de ir para uma grande liga e engane-se quem acha que a ganhar uns canecos em Portugal tem porta aberta nos grandes colossos, terá de fazer o seu caminho para lá chegar. Volto a dizer os únicos que sairam de cá para um colosso (na altura do Mourinho semi-colosso à época), sairam a ganhar tudo interna e externamente. E não é com jogadas e tentativas de pressão do artista do empresário dele sobre esses gigantes que lá vai chegar, é a provar no patamar abaixo defrontando ali sim os maiores.
O homem que aparentemente vai ser treinador do Liverpool tem no currículo um campeonato holandês e uma taça.
O homem até pode ser muito melhor que o Amorim, sinceramente não faço ideia, mas os holandeses têm muito boa publicidade.
Isso só dá mais força ao meu ponto: os feitos em Portugal não têm o impacto lá fora que as pessoas acham que tem.

Quanto ao futuro treinador do Liverpool, tem mais outra coisa no currículo: uma final europeia... Foi "apenas" uma Conference League, mas é uma final europeia...
Anuncios M
Anuncios M
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7555
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #728 em: 18 de Maio de 2024, 16:53 »
Este final de época do Daniel Sousa...
LS
LS Equipa Principal
  • *****
  • 5013
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #729 em: 18 de Maio de 2024, 17:29 »
Resultados miseráveis com equipas teoricamente superiores, a fazer lembrar Abel. 
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3509
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #730 em: 18 de Maio de 2024, 17:38 »
A época deles acabou quando se anunciou que vinha pra cá. Já estavam confortáveis na classificação, andaram a cumprir calendário o resto do campeonato.
Anuncios G
Tutankhamun
Tutankhamun Equipa Principal
  • *****
  • 1314
  • Faraó do Egito
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #731 em: 18 de Maio de 2024, 17:40 »
A época deles acabou quando se anunciou que vinha pra cá. Já estavam confortáveis na classificação, andaram a cumprir calendário o resto do campeonato.


Ainda tem muito para melhorar como treinador.. a transição defensiva uii  :-X
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3509
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #732 em: 18 de Maio de 2024, 18:16 »
A época deles acabou quando se anunciou que vinha pra cá. Já estavam confortáveis na classificação, andaram a cumprir calendário o resto do campeonato.


Ainda tem muito para melhorar como treinador.. a transição defensiva uii  :-X
Poderá ser pior do que era com AJ?  ;D
GverreirodoMinho
GverreirodoMinho Equipa Principal
  • *****
  • 3810
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #733 em: 18 de Maio de 2024, 18:31 »
Hoje ficaram de fora Arruabarrena, Galovic, Montero, Sylla e, porque já saiu, Mujica (não esquecer a importância dele na equipa do Arouca).

É o guarda redes e os dois centrais titulares, a pessoa mais importante na ligação entre o meio campo e o ataque (Sylla fez uma época incrível) e, de longe, o melhor jogador deles (Mujica). É muita gente importante de fora (se já aqui seria mau, numa equipa como o Arouca - onde, naturalmente, as segundas linhas não se aproximam da qualidade da primeira equipa - é impossível de fazer melhor).

Aliando isso à falta de objetivos (e ao ambiente tremido que deve ter ficado depois da novela do treinador), é normal que o jogo de hoje não tenha sido bom (não vi o jogo, mas acredito).

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk

Sócio 2669.
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7555
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #734 em: 21 de Maio de 2024, 17:47 »


Quem sabe não teria sido mais feliz no enorme que no gigante...
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16561
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #735 em: 21 de Maio de 2024, 18:08 »


Quem sabe não teria sido mais feliz no enorme que no gigante...
Oh seu As No computador:



Como é bom andar um bocado pelas caixas de comentários e ver a contestação ao boinas a crescer.
Fazem uma época milagrosa (onde ainda podem bater o record de pontos), o homem expreme mais do que é possível daquele plantel, vão às meias da Taça e mesmo assim já não serve.
Vai-se pôr na alheta - ele mesmo já viu que ficar é enterrar-se - e para o ano estão piores.

É adorável ter um rival que só sabe dar tiros nos pés.
Se for para lá o do Moreirense como se fala não me parece que fiquem a perder.

Então é bom ou o do Moreirense é que é bom? Responde lá bot.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7555
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #736 em: 21 de Maio de 2024, 18:24 »
É brincadeira calma.

Ainda assim o que disse não invalidava que preferisse o do Moreira ao Pacheco e o Pacheco ao Daniel Sousa, por exemplo.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3987
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #737 em: 21 de Maio de 2024, 20:27 »
É brincadeira calma.

Ainda assim o que disse não invalidava que preferisse o do Moreira ao Pacheco e o Pacheco ao Daniel Sousa, por exemplo.
Ó Luso, vai beber a dita cuja (água do Luso). Estás a dizer que o boinas e o Rui Borges são,  ambos, melhor que o Daniel Sousa. Com base em quê???
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7555
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #738 em: 21 de Maio de 2024, 20:30 »
É brincadeira calma.

Ainda assim o que disse não invalidava que preferisse o do Moreira ao Pacheco e o Pacheco ao Daniel Sousa, por exemplo.
Ó Luso, vai beber a dita cuja (água do Luso). Estás a dizer que o boinas e o Rui Borges são,  ambos, melhor que o Daniel Sousa. Com base em quê???
Eu já disse que era brincadeira, só disse que o que fizeram questão de citar não invalidava eu poder dizer isso (algo do género como Rui Borges > Pacheco > Daniel).
 

Anuncios M