News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?

Started by BragaSempre, 27 de April de 2017, 20:27

Previous topic - Next topic

BragaSempre

Porque é que o S C Braga não comprou as acções do SC Braga SAD que a CMB vendeu?

Este assunto que não parece importante, é extremamente relevante para a vida do Clube nos próximos anos. Pois S C Braga não tem atualmente a maioria das acções do S C Braga SAD, no passado o Clube e Câmara Municipal tinham a maioria das acções. Hoje o Clube esta minoritário na SAD do SCB.

Questiono neste momento eleitoral porque é que o SC Braga (Clube) não comprou as acções da SAD postas à venda pela CMB? 200 000 euros não era uma quantia que o Clube não pudesse despender para adquirir as Acções que lhe dariam a Maioria. Estamos a gastar milhões com construção da Academia.

Estas acções estão na mão de quem? Nós sócios não sabemos.

Considero a não compra destas acções como um ato de má gestão do S C Braga, uma nódoa, que pode ser pequena ou grande na gestão de António Salvador à frente do S C Braga o futuro o dirá.

Gostava de ser esclarecido sobre esta situação. E é neste momento eleitoral que os Sócios têm que ser esclarecidos.

PS: Não quero considerar este ato (a não compra de acções) como gestão danosa do S C Braga, pois sou daqueles que consideram que o ENORME SC BRAGA sobre a gestão de António Salvador deu um salto significativo no  panorama do Futebol Português

PS2: Se o SC Braga Clube por motivos legais não pudesse comprar, poderia facilmente constituir uma sociedade, em que ela poderia adquirir as acções da CMB

Chiquitilha


   Viva Braguistas,

   Caro BragaSempre, sem querer levantar falsos testemunhos, (não admito, aviso desde já, interpretações erróneas e leituras enviesadas, repito, não admito tal coisa!), um amigo de longa data, sobre o qual coloco as mãos no fogo, e que trabalha no mercado de acções, referiu há dias que as famosas acções estão, depois de muito labirinto e nublosas que rodeiam este tipo de assuntos, que as famosas acções são pertença do dirigente máximo do clube.
   Sem mais a acrescentar.
   Cumprimentos.

   Viva o Braga

eumesmo

Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

rpo.castro

Quote from: eumesmo on 27 de April de 2017, 22:00
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
E sobre aquilo de existirem acções do tipo A e tipo B, que já se falou aqui no fórum, sabes alguma coisa?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

eumesmo

Quote from: rpo.castro on 27 de April de 2017, 22:04
Quote from: eumesmo on 27 de April de 2017, 22:00
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
E sobre aquilo de existirem acções do tipo A e tipo B, que já se falou aqui no fórum, sabes alguma coisa?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Tb faz parte da lei sobre as SAD's desportivas, o clube tem que ter no mínimo 10% das acções e tem direito de veto.

"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

HenDua

Quote from: rpo.castro on 27 de April de 2017, 22:04
Quote from: eumesmo on 27 de April de 2017, 22:00
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
E sobre aquilo de existirem acções do tipo A e tipo B, que já se falou aqui no fórum, sabes alguma coisa?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Isso está tudo explicado nos relatórios de contas.

rpo.castro

Quote from: HenDua on 27 de April de 2017, 22:22
Quote from: rpo.castro on 27 de April de 2017, 22:04
Quote from: eumesmo on 27 de April de 2017, 22:00
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
E sobre aquilo de existirem acções do tipo A e tipo B, que já se falou aqui no fórum, sabes alguma coisa?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Isso está tudo explicado nos relatórios de contas.
Mas não dizia o que era cada tipo, e o eumesmo respondeu e acho que acabou com as dúvidas.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

BragaSempre

O Decreto Lei 10/2013

Impõe no Artigo 23 que o direito de veto é só para situações concretas, como podem constatar:

Direitos especiais e desportivos
Artigo 23.º
Participação do clube fundador
1 - Nos casos referidos na alínea c) do artigo 3.º, a participação direta do clube fundador na sociedade Anónima
desportiva não pode ser inferior a 10 % do capital social.
2 - No caso referido no número anterior, as ações de que
o clube fundador seja titular conferem sempre:
a) O direito de veto das deliberações da assembleia
geral que tenham por objeto a fusão, cisão, ou dissolução
da sociedade a mudança da localização da sede
e os símbolos do clube, desde o seu emblema ao seu
equipamento;

b) O poder de designar pelo menos um dos membros
do órgão de administração, com direito de veto das respetivas
deliberações que tenham objeto idêntico ao da
alínea anterior

...

E só tem o poder de designar um dos membros do Conselho de Administração.

O CLUBE NÃO TEM O PODER DE ""Golden share"


BragaSempre

Desculpe ao AXA, mas ele é que está a confundir as coisas.
Vamos a alguns esclarecimentos:
Apesar de postar pouco neste Fórum sou membro desde o ano de 2006
O meu numero de sócios tem três dígitos

Só falei no tema agora, pois só agora é que refleti sobre o mesmo, e o que de mau poderá ser para o clube. Pois no passado o Clube e a Câmara Municipal de Braga tinham a maioria, por alguma razão ela foi desenhada dessa forma pelo então Presidente João Gomes de Oliveira (salvaguardar os interesses do Clube e da Cidade). Já que Decreto Lei 67/97 impedia que a participação do Clube fosse superior a 40%.
Mas a Legislação mudou...

No meu post não falei da Câmara, pois estamos em ano de eleições autárquicas e não quero que o meu clube se envolva em lutas partidárias. Tenho o meu ponto de vista, mas não me vou pronunciar, mas quem quiser pode consultar o Decreto-lei 10/2013 que rege atualmente as SAD´s e tirem as devidas conclusões...

Sem entrar no assunto eleições considero o Salvador um excelente Dirigente Desportivo, mas como todos os bons CEO´s de Grande Empresas às vezes também falham.. e não é isso que os impedem de continuarem a serem bons executivos. Mas reafirmo que se poderia ter-se encontrado uma outra solução.

Eu só quero que os Socios do Braga tenham a consciência que o pior que pode acontecer ao ENORME BRAGA é o Clube e SAD estarem de costas voltadas como acontece por exemplo com o Belenenses.

PedroAmarante

Penso que este assunto nunca chegou a ser esclarecido como devia ter sido. Existiu alguma resposta cabal por parte da direção a explicar porque é que o clube não comprou as accoes da Câmara municipal?

PedroAmarante

Quote from: PedroAmarante on 11 de June de 2020, 22:57
Penso que este assunto nunca chegou a ser esclarecido como devia ter sido. Existiu alguma resposta cabal por parte da direção a explicar porque é que o clube não comprou as accoes da Câmara municipal?

Ao tentar encontrar mais explicações sobre este assunto, encontrei esta página no face: O Escadote.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fpermalink.php%3Fstory_fbid%3D148314166800627%26id%3D112547107044000&width=500

Onde já abordaram este tema e pelos vistos nos próximos artigos vão abordar este assunto das accoes da câmara, e mais alguns que os seguidores sugiram.

Preocupa me a falta de conhecimento que todos nós temos sobre o que se passa na SAD. Agora as coisas correm +-, mas quando não correrem espero que não aconteça algo como os do Restelo.



PedroAmarante

Nao sei quem é esta equipa/ página do Escadote mas que tem feito um trabalho de imensa qualidade isso tem.

Este último post sobre a SAD está muito bom. Para além de vários artigos que tem colocado sobre a história do clube, aprofundar este assunto da SAD como eles o tem feito requer muita análise e conhecimento técnico do que estão a fazer.

Curioso para ver o que vem daí mas entristece  me que este assunto da SAD seja pouco discutido pelos associados. Artigos destes são importantíssimos para esclarecer os sócios.

Kwanza99

Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Zauuu ⚔️🔴⚪️

rpo.castro

Quote from: Kwanza99 on 16 de July de 2020, 12:52
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Como assim? Não percebi o que é o candidato terá de fazer para merecer o teu voto.
Explicar? Só o actual pode fazer, embora a resposta é simples.
Comprar? Só alguém que não conheça as contas do clubes poderá falar nisso.
Falar em OPA's? Mas daquelas de tecido certo?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Kwanza99

Quote from: rpo.castro on 16 de July de 2020, 16:58
Quote from: Kwanza99 on 16 de July de 2020, 12:52
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Como assim? Não percebi o que é o candidato terá de fazer para merecer o teu voto.
Explicar? Só o actual pode fazer, embora a resposta é simples.
Comprar? Só alguém que não conheça as contas do clubes poderá falar nisso.
Falar em OPA's? Mas daquelas de tecido certo?

Não tenho grandes teorias para ti. Mas para mim é simples, terá que ter uma estratégia para aumentar a percentagem que o clube detém na SAD.
Mediante isso analisarei as outras variantes, mas esta para mim será das mais importantes.
Zauuu ⚔️🔴⚪️

PedroAmarante

Quote from: rpo.castro on 16 de July de 2020, 16:58
Quote from: Kwanza99 on 16 de July de 2020, 12:52
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Como assim? Não percebi o que é o candidato terá de fazer para merecer o teu voto.
Explicar? Só o actual pode fazer, embora a resposta é simples.
Comprar? Só alguém que não conheça as contas do clubes poderá falar nisso.
Falar em OPA's? Mas daquelas de tecido certo?

Se a resposta é simples, força e explique!

Portanto, o clube não teria 200 mil euros (ou não arranjaria forma de os arranjar) para comprar as accoes da câmara e assim ficar com a maioria da SAD?

OPA....qual seria a sua estratégia para assumir a maioria na SAD?

Severini

Afinal nós também temos Pedros Guerras cá no burgo. Os defensores do "Salvadorzismo" gostam muito de aplicar a alegoria da caverna ao Universo Bracarense. O tempo das sombras vai acabar!
Por um Sporting Clube de Braga popular! Sempre!

rpo.castro

Quote from: PedroAmarante on 16 de July de 2020, 18:01
Quote from: rpo.castro on 16 de July de 2020, 16:58
Quote from: Kwanza99 on 16 de July de 2020, 12:52
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Como assim? Não percebi o que é o candidato terá de fazer para merecer o teu voto.
Explicar? Só o actual pode fazer, embora a resposta é simples.
Comprar? Só alguém que não conheça as contas do clubes poderá falar nisso.
Falar em OPA's? Mas daquelas de tecido certo?

Se a resposta é simples, força e explique!

Portanto, o clube não teria 200 mil euros (ou não arranjaria forma de os arranjar) para comprar as accoes da câmara e assim ficar com a maioria da SAD?

OPA....qual seria a sua estratégia para assumir a maioria na SAD?
Quais são os resultados das contas dos clube? Há lá alguma coisa parecida com 200 mil euros?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Guerreiro03

Há aqui um conjunto de pessoas que só gosta de ver aqui ver reproduzidas ideias que vão de encontro as suas e se alguém diz algo com o qual não concordam , destratam logo essas pessoas  ou acusam de ser "defensores do Salvadorzismo" . Ponham na vossa cabeça que cada um tem direito á sua opinião que neste caso até é fundamentada. Para que fique registado não um defensor do Presidente , sendo um crítico de muitas das suas ações. Não percebo a necessidade e a intenção de certos foristas de virem constantemente "espalhar veneno"

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk