News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Cidade Desportiva do SC Braga

Started by fabio78, 11 de June de 2012, 23:42

Previous topic - Next topic

fabio78

Então quando é que vamos ter academia??
Lançamento da primeira pedra?
Localização da academia?

http://www.youtube.com/watch?v=_RKimppoHog

penso que depois de construída o nosso Braga será um dos melhores clubes europeus em todos os capítulos...
SCBRAGA CAMPEÃO

disco infiltrator

Confesso que fico com enormes receios sempre que ouço falar nisso da Academia.....estou convencido que não conseguiremos tirar a rentabilidade necessária para sustentarmos uma estrutura desse porte e com custos significativos.

Quando os invejosos dizem que o SCB vai ser o novo boavista, eu rio-me e fico tranquilo pois sei que estamos bem longe desse caminho. Contudo, com uma Academia e com o que isso implica, eu já começaria a não ficar tão tranquilo.


nuno1986

Quote from: disco infiltrator on 12 de June de 2012, 00:44
Confesso que fico com enormes receios sempre que ouço falar nisso da Academia.....estou convencido que não conseguiremos tirar a rentabilidade necessária para sustentarmos uma estrutura desse porte e com custos significativos.

Quando os invejosos dizem que o SCB vai ser o novo boavista, eu rio-me e fico tranquilo pois sei que estamos bem longe desse caminho. Contudo, com uma Academia e com o que isso implica, eu já começaria a não ficar tão tranquilo.
Os principais custos são de construção. Depois de estar feita não irão aumentar muito os custos que existem hoje com a formação. A maioria pensa na academia, pensasndo que o Braga não tem formação, mas a formação já existe e vai continuar a existir. A academia pode melhorar algmas coisas na formação. Não estou a ver o Braga contratar mais pessoas para trabalhar na academia, elas já ca estão, por isso não vejo os custos a aumentarem. apenas a construção é um custo a ter em conta e a fazer pensar duas vezes antes de avançar.
Quanto ao Boavista, é só olhar para as contas do clube para perceber porqeu é que faliu. Foi por causa do estádio. Injustamente não tiveram os apoios que benfica, sporting e porto tiveram na construção. Quiseram avançar na mesma e foi o qe deu. As pessoas relacionam o facto de terem sido campeoes à falencia, mas é claro que isso não faz sentido. Então é mais provavel um clube campeao ir à falencia do que outros que lutam para não descer?
Se a camara ceder os terrenos e não se fizer uma obra monstruosa ao estilo de PSG ou Rel Madrid, a academia é viável. Depois pode-se arranjar um nome para a acdemia que dê €€. A marca que pagasse melhor. Mas para mim a prioridade do clube devia ser melhorar o estadio antes de avançar com a academia.

ric

não concordo que os custos da academia sejam só os de construção... e a manutenção? quem trata dos relvados? da manutenção do proprio edificio? e a s empregadas de limpeza, de cozinha, do bar...e os custos com água, luz, gas? esta infraestrutura pode ser bem uma espinha encravada no SCBraga que há muito não sabe o que é gastar dinheiro com infraestruturas proprias...

darkshines

sinceramente acho que isto da formação é uma mera utopia, com as devidas excepções é certo.

Há modelos de gestão que podem muito bem se basear apostando na formação, ou seja, formar e depois vender. Mas conhecem assim tantos clubes que formem jogadores e depois os vendam a peso de ouro?

Face a todos os custos que implica possuir uma academia...não será mais vantajoso continuar com o modelo de gestão que actualmente temos? Comprar barato, vender caro; apostar em dispensas de outros clubes etc etc...

Em termos de gestão de risco é sem dúvida a melhor opção face à dimensão do scbraga. Muito sinceramente, não temos capacidade para aguentar com uma obra destas por longos anos. A não ser que a maioria do investimento seja feito por privados e parcerias, assegurando ainda todas as questões da manutenção para o futuro....

Mas também sei que quem nos lidera sabe o que faz e isso deixa-me descansado. Mas mesmo assim, temos que estar sempre de olhos bem abertos....

jolive75

Não era para ser na antiga Quinta do Jós, em Navarra?

Gverreiro21

Eu penso que o cuidado a ter com a Academia, para alem dos custos referidos será (e para mim o mais importante) o endividamento....portanto terá de ser algo bastante sustentável.

Eu sou a favor da Academia, penso que vai impulsionar a região e o Mágico para outros patamares bem mais competitivos.


PMPF

Também sou do grupo que tem algum receio da contrução desta Academia. Claro que com esta construção o Braga seria um clube ainda maior com uma academia de nivel mundial mas temos de ter os pés bem assentes na terra e passar a pente fino os custos desta construção a longo prazo. A construção desta academia pode ser extremamente benéfico mas também pode ser um buraco sem fim levando o nosso clube ao abismo.

El Che

Eu sou a favor da academia desde que nada megalómano, manutenção julgo que não deve ser por aí. Afinal hoje temos outros custos que com a academia não os teríamos. Como diz o outro é uma questão de fazer as contas, e para isso está lá a direcção para as fazer.

Freitas

a Academia tem de ser muito bem pensada,pois tanto pode uma alavanca para o crescimento do clube, como pode ser ruinosa para a saúde financeira que o clube actualmente respira. Portanto, vamos com calma, umpasso de cada vez e nada de megalomanias.
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Somos Braga!

A academia faz-me lembrar o TGV, o novo aeroporto de Lisboa, as SCUTS, etc.

Ninguém tem dúvida que estas obras são um grande avanço civilizacional.

O problema é que depois é necessário pagar a factura.

Em Braga já temos elefantes brancos que cheguem. Não precisamos de mais nenhum.

Só serei a favor da academia se forem cumpridos dois pressupostos:

1 – Antes de se avançar deve ser feito um estudo sério, por uma entidade independente, sobre a viabilidade financeira da obra. Quais os custos fixos de uma academia? Esses custos são sustentáveis no longo prazo? 

2 - A construção deve ser feita sem recorrer a endividamento, à mediada que vai havendo dinheiro. Nem que a construção demore 10 anos.

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Pé Ligeiro

Quote from: Merelim on 13 de June de 2012, 10:58


1 – Antes de se avançar deve ser feito um estudo sério, por uma entidade independente, sobre a viabilidade financeira da obra. Quais os custos fixos de uma academia? Esses custos são sustentáveis no longo prazo? 


Esta pergunta é de facto fundamental! Ou se trata de um projecto auto-sustentado, ou então, é melhor esquecer.
BRAGA SEMPRE MAIS!

rpo.castro

Tudo depende do projecto e da localização.
Não é preciso fazer nada 5 estrelas, mas algo com os requisitos minimos (relvados, balneários, ginásio, e algum alojamento) de forma a poder se resolver o problema da formação: temos os jovens espalhados pelo concelho (e alguns fora, como é o caso da Póvoa do Lanhoso) o que gera muitos gastos em transporte, e causa transtorno na vida das crianças/futuros atletas (tempo de deslocações, horários condicionados, falta de condições, etc).
Outro custo que se poderia eliminar, seria o custo de alojamento durante as concentrações, até agora feitas no Bom Jesus.

Bom a preço acessível é possível fazer. Só é preciso cabeça. E nesse aspecto o A.S. não tem falhado.
Quem não sente não é filho de boa gente.

eduardo_manulo

Tudo irá depender de investidores. Não existe uma possibilidade de academia, mas sim algumas. Será feita consoante aquilo que se consiga.
Quem não sente, não entende! SCB1921@

Vasco Soares

Quote from: Pé Ligeiro on 13 de June de 2012, 11:38
Quote from: Merelim on 13 de June de 2012, 10:58


1 – Antes de se avançar deve ser feito um estudo sério, por uma entidade independente, sobre a viabilidade financeira da obra. Quais os custos fixos de uma academia? Esses custos são sustentáveis no longo prazo? 


Esta pergunta é de facto fundamental! Ou se trata de um projecto auto-sustentado, ou então, é melhor esquecer.
Concordo em absoluto, e acrescento que a academia só terá viabilidade se :
1º For conseguido uma parceria identica á que existe com a axa, isto é dar um "naming" á academia.
2º Logo que um jogador (formado na academia) seja transferido da equipa A para outro clube, parte da verba, ou até mesmo a maior fatia seja  religiosamente direcionada para a academia aliás como acontece na academia do Ajax.
3º Haver uma real aposta nos jogadores dessa academia ( que nao é mais que os escaloes de formaçao + equipa b)
4º  Ser criterioso na escolha dos jogadores e saber acompanhar esses jovens, que muitos deles nao serao mais que simples miudos.
5º Saber valorizar o nome Sporting clube de Braga como forma a que esses mesmos jovens sintam vontade de jogarem pelo nosso clube, muito ao contrario do que acontece agora que a preferencia recai sobre os 3 estarolas.
6º Criar parcerias de utilizaçao com equipas dos principais campenatos para estagios sazonais, isto é em vermos de ver clubes ingleses, de leste e do médio oriente a estagiar no algarve por exemplo passarem a faze-lo no nosso espaço.
7º Criar uma delegaçao em Africa, que obeserve os jogadores e possam ser recrutados o mais cedo possivel, é lá que estarao os "diamantes" por lapidar.
8º Chamar á parceria jogadores que tiverem ligaçao emocional ao nosso clube, estou-me por ex. a lembrar de karoglan para a zona dos balcãs de forma a poder tb alargar o raio de accao no recrutamento de talentos. Entre muitos outros naturalmente.

Enfim a academia será a parte visivel do projecto, mas se nao houver um "back-office" bem delineado, bem constituido, tudo o resto será mais cedo ou mais tarde posto em causa.

Olho Vivo

Com franqueza, não vejo como teremos capacidade para suportar os custos de funcionamento de uma academia nos moldes daquela que tem sido apresentada. Não me preocupa tanto o custo do investimento: creio que com alguma imaginação (o naming é uma solução, entre outras) é possível fazê-lo. Mas, não vejo como poderemos suportar o funcionamento da Academia sem afectar de forma sensível a economia da SAD/Clube. E o retorno... enfim, é tudo menos certo. Basta pensar no Sporting, indiscutivelmente a melhor escola de formação portuguesa. A formação foi aposta assumida durante uma série de anos e a verdade é que, nem a equipa deu o salto competitivo desejado, nem as finanças da SAD beneficiaram dessa aposta (muito pelo contrário).  É claro que os motivos não se reduzem à aposta na Academia (houve má gestão desportiva, maus investimentos) mas, para mim, este é um exemplo que nos obriga a muitas cautelas.

E há outra questão: a quem cabe o investimento? Ao clube? À SAD? É evidente que o clube dificilmente tem meios para o fazer mas... a formação não é, por excelência, missão do clube? Há que clarificar esta questão...

De qualquer modo, uma decisão destas deve ser muito, muito ponderada...

rpo.castro

Quote from: vasco soares on 13 de June de 2012, 13:35
Concordo em absoluto, e acrescento que a academia só terá viabilidade se :
1º For conseguido uma parceria identica á que existe com a axa, isto é dar um "naming" á academia.
2º Logo que um jogador (formado na academia) seja transferido da equipa A para outro clube, parte da verba, ou até mesmo a maior fatia seja  religiosamente direcionada para a academia aliás como acontece na academia do Ajax.
3º Haver uma real aposta nos jogadores dessa academia ( que nao é mais que os escaloes de formaçao + equipa b)
4º  Ser criterioso na escolha dos jogadores e saber acompanhar esses jovens, que muitos deles nao serao mais que simples miudos.
5º Saber valorizar o nome Sporting clube de Braga como forma a que esses mesmos jovens sintam vontade de jogarem pelo nosso clube, muito ao contrario do que acontece agora que a preferencia recai sobre os 3 estarolas.
6º Criar parcerias de utilizaçao com equipas dos principais campenatos para estagios sazonais, isto é em vermos de ver clubes ingleses, de leste e do médio oriente a estagiar no algarve por exemplo passarem a faze-lo no nosso espaço.
7º Criar uma delegaçao em Africa, que obeserve os jogadores e possam ser recrutados o mais cedo possivel, é lá que estarao os "diamantes" por lapidar.
8º Chamar á parceria jogadores que tiverem ligaçao emocional ao nosso clube, estou-me por ex. a lembrar de karoglan para a zona dos balcãs de forma a poder tb alargar o raio de accao no recrutamento de talentos. Entre muitos outros naturalmente.

Enfim a academia será a parte visivel do projecto, mas se nao houver um "back-office" bem delineado, bem constituido, tudo o resto será mais cedo ou mais tarde posto em causa.

Subscrevo na totalidade esta exposição.
Os custos de manutenção dependerão da qualidade/desenho do projecto. E não esquecer que a criação da academia irá diminuir alguns custos actuais com a formação (ver post anterior).
Quem não sente não é filho de boa gente.

magico_scbraga

O que me deixa mais descansado nesta história da academia é o facto de termos um líder, entenda-se António Salvador, com qualidade ímpar a nível de gestão de recursos. Raramente o nosso presidente nos deixou ficar mal, acredito que não vai ser desta vez.

Claro que existe uma série de aspectos sem os quais a Academia não poderá ir para a frente, sobretudo a nível de financiamento. Estou certo de que a ideia do "naming" já terá sido pensada pela direcção. Resta saber se conseguiremos arranjar o apoio de parceiros, tal como conseguimos o acordo com a empresa AXA.

Mas não será por aí, acredito, que a coisa vá correr mal porque o Braga é cada vez mais um clube valorizado e que os investidores não deixam de ter em conta..
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

ric

Confesso que me preocupa e nao sei se andaremos passos grandes em frente para depois darmos alguns para trás. Efectivamente, nos últimos anos e nas vendas mais sonantes quem era formado no Braga?as verbas extraordinárias de vendas de atletas nao aparecem com aproveitamento do"compra barato e vende caro?" e a equipa  B nao será a antecâmara ideal, de forma a ver jogadores na casa dos 18 anos e já com um potencial mais previsível que um puto de 12 anos em que se vê futuro e 3/4 anos depois se perde?

rpo.castro

Quote from: ric on 13 de June de 2012, 23:13
Confesso que me preocupa e nao sei se andaremos passos grandes em frente para depois darmos alguns para trás. Efectivamente, nos últimos anos e nas vendas mais sonantes quem era formado no Braga?as verbas extraordinárias de vendas de atletas nao aparecem com aproveitamento do"compra barato e vende caro?" e a equipa  B nao será a antecâmara ideal, de forma a ver jogadores na casa dos 18 anos e já com um potencial mais previsível que um puto de 12 anos em que se vê futuro e 3/4 anos depois se perde?

Pois mas o Braga tem tido dificuldades em inscrever jogadores devido ao nº mínimo de jogadores formados localmente e formados no clube. Além disso o comprar barato é cada vez mais dificil. Os mercados tradicionais estão a aumentar a sua cotação (por exemplo Brasil) e a concorrência é forte.
O importante é diversificar, mas nunca comprometendo a sustentabilidade.
Quem não sente não é filho de boa gente.