Parabéns SC Braga centenário » Superbraga.com
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Parabéns SC Braga centenário

Este artigo de opinião tem, quase por obrigação, como tema central os 100 anos do SC Braga, comemorados oficialmente no dia dezanove do um de dois mil e vinte e um. Nesta bonita idade, apetece dizer Parabéns, SC Braga centenário e que o futuro te sorria. Penso que toda a legião do Minho tem motivos para sentir orgulho nesta altura, uma vez que já vai longa a história deste histórico clube, que tão bem representa a sua cidade na atualidade, sem nunca esquecer o seu passado.

O programa que previa celebrar o centenário do clube bracarense estava atempadamente delineado e os responsáveis pela sua implementação estavam escolhidos. Porém, devido à pandemia que assola o mundo, os eventos que estavam pensados deram lugar ao vazio, ou perto disso. Um dos momentos aguardados era a Gala “Legião de Ouro”, que ocorre anualmente, mas que este ano fica sem ser concretizada e que visa distinguir aqueles que mais se destacaram ao longo do ano anterior, neste caso em 2020. É com prazer que vejo uma distinção em especial, sem desprimor para as outras que certamente se justificam, referente ao “Gverreiro de Honra” atribuído aos sócios do SC Braga, que apenas acompanham a equipa à distância, na sequência das regras sanitárias em vigor, que impedem por agora e desde há muitos meses que eles se juntem à equipa, num todo que agora não passa de duas partes distintas. Apraz-me registar ainda o prémio “Gverreiro de Honra e Mérito”, atribuído aos profissionais de saúde do Hospital de Braga, como reconhecimento do seu labor em prol da saúde de todos, e, também, o prémio “Gverreiro Reconhecimento”, concedido aos vários treinadores que, com a sua dedicação e competência, ajudaram a escrever as várias páginas felizes que honram os braguistas.

O SC Braga, através dos seus responsáveis, tratou da elaboração do “Livro do Centenário do SC Braga”, cujo resultado surgiu do aturado e paciente trabalho de investigação de João Miguel Fernandes e Miguel Pires de Oliveira. Uma palavra especial para o primeiro, um braguista de todos os costados e capaz de lutar pelas causas em que acredita, enquanto que sobre o segundo não me pronuncio, visto que não conheço. Fico com curiosidade de ver, ler e sentir o livro que trará uma visão mais rigorosa, em relação a outras existentes, sobre a verdadeira história do Sporting Clube de Braga que foi (re)escrita ao longo dos anos. Fica para todos os braguistas um sentimento negativo pelo facto de a pandemia impedir a celebração entre o clube e os seus sócios e adeptos de tão nobre idade. Mas o futuro proporcionará, por certo, um momento que não deixe passar ao esquecimento este aniversário ímpar do clube.

O primeiro jogo bracarense como clube centenário ocorreu em Leiria, para a Taça da Liga, frente ao Benfica, acabou em triunfo por 2-1, a mostrar que a idade não pesa neste “velhote”. Com este êxito, o SC Braga apurou-se para a final do próximo sábado, frente ao Sporting, pelo que a imprensa até lá irá transferir várias vezes o Paulinho e mais uns quantos jogadores bracarenses, tentando desestabilizar o grupo de Carlos Carvalhal.

 

In Diário do Minho de 21-01-2021

Foto SC Braga

Partilhar