Parabéns Gverreiras do Minho » Superbraga.com
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Parabéns Gverreiras do Minho

A equipa feminina do SC Braga disputou, frente ao Benfica, a final da Taça de Portugal em Aveiro, ainda referente à época passada, e venceu por 3-1. Depois de, há uma semana, ter perdido para o mesmo adversário a Taça da Liga, a equipa de Miguel Santos sarou as feridas dessa derrota e preparou com competência esta final, tendo vencido com uma justiça que os golos de belo efeito obtidos sublinham, e conquistado a Taça de Portugal, um troféu que faltava no espólio bracarense. Parabéns, Gverreiras do Minho pela conquista e por terem demonstrado com este êxito, obtido com muita resiliência, que o futebol feminino em Braga está bem e recomenda-se, apesar dos reajustamentos efetuados no passado recente. Espero que a edilidade de Braga possa agora homenagear quem a representou a nível elevado, tal como tem feito noutras conquistas desta equipa, ainda que a pandemia coloque naturais restrições na eventual cerimónia, que até pode ser virtual, o que não lhe retira a verdadeira intenção, como se deseja.

No futebol masculino, o SC Braga recebeu e bateu o Torreense, do terceiro escalão, por 5-0, conseguindo o apuramento justo e tranquilo para os quartos de final da Taça de Portugal. Segue-se um confronto, na Pedreira, frente ao Santa Clara, que venceu o Moreirense por 2-1, num jogo que se disputou em Moreira de Cónegos. Uma nota de destaque para a utilização de Tormena e André Castro, que tiveram uma paragem longa e forçada pela COVID 19. Um sublinhado importante para a estreia de Vítor Oliveira, com a obtenção de um golo, o que o fará recordar este primeiro jogo por muito tempo, e para o jovem espanhol Abel Ruiz, que marcou por duas vezes. A competição não para e a deslocação a Paços de Ferreira já está na mente do grupo que Carvalhal lidera, cientes da importância que o jogo tem, visando a manutenção no topo da tabela classificativa.

Depois de um início de 2021 positivo na liga, ao bater o Marítimo por 2-1, a ausência de Paulinho, por lesão, foi a nota negativa em destaque, e o realce positivo foi o regresso de Bruno Viana e David Carmo, recuperados do vírus que nos preocupa a todos. Um sublinhado que me apraz registar para a forma como os dois treinadores, Carlos Carvalhal e Milton Mendes, analisaram juntos o jogo na flash interview, mostrando uma amizade que vem desde a década de noventa, quando ambos jogaram no Espinho. Neste jogo, foi possível ver, uma vez mais, o quão é desolador ver as bancadas completamente desertas de adeptos, num frio que parece acentuar-se com essa situação.

A pandemia coloca mais distante o regresso dos adeptos aos estádios, quando se pensava que a final four da Taça da Liga, em Leiria, iria contar com adeptos nas bancadas, ainda que de forma condicionada, como admitiu a Diretora Geral de Saúde. Mas os comportamentos irresponsáveis das pessoas colocaram os números da pandemia a níveis preocupantes e ver os jogos ao vivo é, por agora, uma miragem. Espero que o futuro próximo possa trazer condições de um regresso à normalidade progressiva, capaz de evitar a morte lenta que é visível em diversos clubes.

 

In Diário do Minho de 14-01-2021

Foto SC Braga

Partilhar