PARABÉNS BRAGA E SC BRAGA » Superbraga.com
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

PARABÉNS BRAGA E SC BRAGA

A cidade de Braga tem neste ano de 2018 a difícil missão de ser Cidade Europeia do Desporto, cujo testemunho foi recebido da cidade de Gondomar. Haverá certamente impacto na sociedade local, ao nível dos objetivos definidos, interessando que a população se reveja neste projeto e que cada vez mais gente seja desportivamente ativa. A cerimónia de abertura teve lugar no Teatro Circo, com transmissão televisiva de um espetáculo revestido de alto índice de criatividade nas diversas performances observadas, pelo que a Braga está, desde já, de parabéns. Desde a Bracara Augusta até à Braga atual, foi possível ver a evolução do desporto desde o passado (longínquo e mais próximo), até ao presente e “adivinhando” o futuro. Para culminar a brilhante sessão de abertura esteve em palco Rui Veloso, que fechou em beleza um grande espetáculo. O meu agradecimento à Comissão pelo convite que me foi dirigido, com votos de que durante em 2018 a cidade e as atividades desenvolvidas com impacto no desporto e na população, estejam ao nível desta sessão de abertura. Parabéns aos responsáveis e organizadores deste evento, em especial à Vereadora Sameiro Araújo e ao líder autárquico Ricardo Rio.

Parabéns SC Braga pelos lindos 97 anos de vida. Passando ao lado das polémicas existentes sobre a data de fundação do clube e à falta de validação inequívoca de nova data, foi no dia 19 de janeiro de 1921 que nasceu o meu clube, que ainda hoje se apresenta um “jovem” repleto de vigor, com olhos voltados para o futuro baseado no presente, sem esquecer o passado. As cerimónias relativas aos festejos tiveram início pela primeira vez na Cidade Desportiva, que é um património recente do clube e que orgulha os seus associados. As medalhas de ouro e de prata foram atribuídas aos sócios que atingiram esse patamar, numa distinção que reconhece a fidelização de longa duração. Os adeptos e os associados em especial são um património que o clube deve valorizar sempre. O clube teve uma boa iniciativa de abrir as instalações aos associados, que desta forma puderam ver o que ainda não tinha visto. A Gala Legião do Minho encerrou as comemorações nesta segunda-feira à noite, pelo que a ela farei referência na próxima semana se o contexto justificar. 

Na liga portuguesa os Gverreiros do Minho foram a Portimão, depois de uma derrota indigesta contra o Benfica na jornada anterior. Fransérgio, entre outros, escreveu numa rede social que “sei que vamos dar uma excelente resposta!”, mas eu cá prefiro que essa resposta seja dada de modo regular e não na sequência de um mau jogo ou de um mau resultado, em especial se isso se repetir várias vezes. O jogo de Portimão teve um início frenético e o SC Braga cedo inaugurou o marcador por Paulinho, aos oito minutos e já depois de algumas chances falhadas, para de seguida chegar o 2-0 de forma tão rápida que a televisão ainda dava Matheus a dar graças divinas pela vantagem alcançada, com Wilson Eduardo a chegar a novo golo, na recarga a uma bola rematada por si e que o poste fez questão de devolver. Começo tremendo dos Gverreiros do Minho, que pareceram relaxar em seguida e todos sabemos como essas histórias terminam mal diversas vezes. Não admirou por isso que os algarvios tivessem chance clara num penálti bem sancionado poucos minutos depois, que foi desperdiçado. O aviso tinha chegado, mas a equipa não aproveitou para marcar novamente, apesar de controlar o jogo até ao intervalo. Na segunda parte um penálti inexistente, ou no mínimo muito forçado, fez ressuscitar a equipa de Vítor Oliveira, com os comandados de Abel Ferreira a passarem por alguns momentos de perigo, quando tiveram todas as condições para conseguirem um jogo tranquilo. Uma palavra para os incansáveis adeptos que se percorreram tantas centenas de quilómetros para prestar o apoio, que a equipa certamente precisava para regressar às vitórias, como aconteceu. O triunfo saboroso, num terreno complicado, tornou a viagem de regresso mais leve e certamente mais feliz.

A próxima jornada traz à Pedreira o D. Aves na próxima terça-feira dia trinta de janeiro às dezanove horas, num dia e numa hora definido pelo peso da televisão, mas que se lamenta certamente. Pode ser o regresso de Quim, a uma casa onde já foi muito feliz e que os braguistas por certo receberão a preceito, dada a sua postura no clube e fora dele. Desejo que Quim seja feliz, mas que perca este jogo, pois quando joga o SC Braga a vitória é o objetivo sempre presente, em direção a um futuro que se deseja risonho.

Partilhar