Formação de qualidade » Superbraga.com
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Formação de qualidade

A Cidade Desportiva de Braga é um motivo de orgulho braguista por aquilo que representa em termos de património de um clube que, materialmente, nada tinha, tendo-se tornado numa referência ao nível das estruturas desportivas modernas em Portugal e sendo claramente um foco de atração para jovens jogadores de outras paragens.

Depois de andar anos a fio com a casa às costas, as diferentes equipas da formação bracarense têm cada vez mais e melhores condições de treino e de jogo. A juntar à Cidade Desportiva junta-se ainda, por um período alargado, o Complexo Desportivo de Fão, que tem servido de casa à equipa B.

Além das estruturas construídas, e ainda em construção na segunda fase que está em marcha, há ainda um profissionalismo que tem melhorado sobremaneira as condições de trabalho dos diversos treinadores, cujas estruturas vão muito para além da individualidade.

O SC Braga sempre teve uma formação à qual muitos ambicionavam chegar, mas agora ela dispõe de condições que a fizeram subir claramente de patamar. Numa breve análise à temporada atual, depois de passado aquele período cinzento de pandemia que fez parar competições e afastou adeptos dos estádios, o balanço é positivo ao nível dos vários escalões, onde incluo também a equipa B que, sob o comando do braguista Artur Jorge, chegou à fase de subida da Liga 3 à Segunda Liga, depois de um percurso difícil feito num grupo cujo equilíbrio tornava os jogos de desfecho imprevisível, o que ficou bem espelhado na exclusão de equipas que ficaram em igualdade pontual com outras apuradas. Esta fase decisiva começou bem, em Fão, com a vitória sobre um claro candidato à subida, U. Leiria, e a jovem equipa promete dar luta em todos os jogos pelo triunfo, numa competição com as melhores equipas que só faz bem aos jogadores do plantel. Note-se que da equipa inicial saíram já diversos jogadores para a equipa principal, o que constitui o principal objetivo e valida ainda mais o bom trabalho realizado.

A equipa de Sub 23 realizou uma primeira fase muito positiva, que culminou com o apuramento para a fase final de apuramento de campeão, onde estavam as melhores equipas. O objetivo maior neste escalão não era ser campeão, mas preparar atletas para as duas equipas acima, na hierarquia arsenalista, algo que ficou bem vincado na estreia de alguns jogadores na equipa principal. A fase final talvez tenha ficado aquém do esperado, mas a época ficou ganha com a já referida valorização de alguns meninos da formação, que foram premiados com diversas promoções. Ainda falta disputar a Taça Revelação, onde vão ser experimentadas algumas alterações ao nível das regras, como a implementação do tempo útil de jogo, pelo que o balanço global ficará para outra altura mais adequada.

As equipas de Sub 19, Sub 17 e Sub 15 conseguiram, com mérito total, o apuramento para a fase decisiva de apuramento de campeão. Claro que o facto de vários jogadores competirem em equipas de escalão acima do seu pode diminuir o fator competitivo delas, mas fortalece o seu crescimento rumo à concretização do sonho, de um dia chegar à equipa principal, que comanda a vida de cada um daqueles meninos que diariamente, ou quase, trabalham arduamente na academia brácara. Não sei se algum dos três escalões conseguirá chegar ao título de campeão, mas o caminho que está delineado assenta num projeto claro e atrativo, que deverá continuar a fazer nascer e crescer em Braga mais talentos nos próximos anos, seguindo as pisadas de outros que ali despontaram.

Outro fator relevante, que certifica o trabalho efetuado, consiste no número elevado de jovens jogadores que chegam às diferentes seleções, sejam elas portuguesas ou outras. Assim, pelo que descrevi, existe em Braga uma formação de qualidade, que tem conduzido vários jogadores ao sonho de integrarem o plantel principal, que, coincidentemente, tem tido oportunidade de se mostrar além-fronteiras, através do percurso brilhante que tem feito na Liga Europa e que ainda mantém viva a chama de ir ainda mais adiante, dignificando uma vez mais, com a sua representação, o nome de Portugal.

 

In zerozero.pt

Foto SC Braga

Partilhar