Ciclo intenso e exigente » Superbraga.com
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Ciclo intenso e exigente

O SC Braga prepara-se para dar continuidade ao ciclo intenso e exigente que se iniciou na Trofa, jogando praticamente de três em três dias, o que obriga a uma gestão cuidada do grupo de trabalho. Em teoria, o jogo mais acessível seria o da Trofa, para a Taça de Portugal, uma vez que o adversário se encontra a competir dois escalões abaixo. O desenrolar desse jogo, bem como, de uma forma geral, de toda a eliminatória, mostra o bom trabalho que se faz nos escalões inferiores por treinadores com cada vez maior e melhor preparação, em grupos que vão acolhendo bons valores jovens e, em simultâneo, jogadores na parte final da sua carreira, construindo assim plantéis equilibrados e de qualidade. O resto é trabalho dos responsáveis e algum relaxamento de quem é superior, o que por vezes traz alguns dissabores. Que o diga o Portimonense que tombou no recinto da U. Leiria.

O objetivo contra o Trofense foi alcançado, de forma tangencial e já quando o espetro de prolongamento pairava de forma clara na mente de todos. Agora, o sorteio ditou para a próxima eliminatória uma deslocação ao reduto do Olímpico do Montijo, pelo que as perspetivas são boas para a continuidade na prova. Acredito que a equipa não facilitará.

Os tempos de pandemia que vivemos têm tido reflexos numa preparação algo atípica dos jogadores, que se tem refletido em muitas lesões musculares por essa Europa fora. Assim, a gestão e preparação do grupo de trabalho dos clubes requer astúcia, para que seja possível minimizar esses danos.

Ainda dentro de um período pandémico, e com o estado de emergência decretado, os adeptos estão cada vez mais longe dos estádios. Só o futuro dirá as consequências reais de tamanho afastamento, e tão prolongado no tempo, mas, na minha opinião, os que forem capazes de se reerguer ficarão por certo mais fortes. A fé maior surge agora nas vacinas, de elevada eficácia, que a ciência começa a mostrar ao mundo, num trabalho colossal de uma luta contra o tempo que favorece esse inimigo invisível.

Hoje é dia de Liga Europa e o SC Braga recebe o Leicester num encontro que se antevê muito difícil. Penso que este encontro é muito importante, e não apenas por ser o próximo, mas que não é decisivo, pois nenhum resultado se antevê como decisivo no apuramento, a não ser para os ingleses que, em caso de vitória, se apuram de imediato. 

No próximo domingo existe um jogo de elevada importância, frente ao Farense. Em caso de vitória o apuramento para a Taça da Liga concretiza-se em segundo lugar, o que pode ser muito importante na definição do adversário a defrontar, que assim virá da segunda liga, para além da necessidade de conquistar mais três pontos, de modo a continuar um percurso que se espera de sucesso.

Por fim, mas muito importante, gostaria de formular os meus votos de completa recuperação a Francisco Moura e que ele consiga regressar ainda mais forte, de modo a recuperar este tempo de paragem na sua carreira, que promete ser de sucesso. A Cidade Desportiva tem dado, de facto, bons valores e Moura merece, também, ser referenciado a este nível.

In Diário do Minho de 26-11-2020

Foto SC Braga

Partilhar