A SORTE E OS SORTEIOS » Superbraga.com
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

A SORTE E OS SORTEIOS

O SC Braga cumpriu a terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa com uma derrota inesperada. Confesso que, pelos bons hábitos europeus desta época, não esperava perder, mesmo que fosse frente ao campeão búlgaro, Ludogorets. Os Gverreiros do Minho, com muitas alterações em relação ao último joga da Taça de Portugal, entraram bem no jogo e até ao primeiro golo a valer mandaram no jogo. Era a melhor fase bracarense no jogo, altura em que foi mal anulado um golo, que daria o 1-0 e que traria certamente uma história diferente ao encontro, pois o fora de jogo a existir seria milimétrico, pelo que não é crível que o árbitro auxiliar não tivesse dúvidas no lance e nesse caso deveria ter beneficiado quem ataca. Sublinhe-se também que esse golo surgiu de um lance bem estudado, na sequência de um livre. Os búlgaros marcaram numa deficiente falha coletiva, na sequência de um canto, a meio da primeira parte e numa oferta inacreditável, que terminou num autogolo, aos onze minutos do segundo tempo. A equipa de Abel Ferreira tentou de várias formas chegar ao golo, mas faltou alguma sorte em determinados momentos do jogo e, também, alguma competência, tanto no aspeto defensivo como no ofensivo. Neste jogo deu para ver que na Europa também existem maus árbitros, uma vez que, além do golo anulado, há dois lances passíveis de grande penalidade, sendo o segundo flagrante de mais para passa em claro e um antijogo permanente que o árbitro italiano Davide Massa permitiu. Agora, é preciso analisar bem os erros cometidos e pontuar na Bulgária, pois as aspirações de apuramento continuam intactas, sem depender de terceiros.

A semana europeia foi negra para o futebol português, com cinco derrotas nos cinco jogos disputados. Este panorama exige a atenção dos (ir)responsáveis do futebol português, incluindo os dirigentes dos clubes, sob pena de qualquer dia integrarmos o segundo ou terceiro nível europeu.

Na Taça de Portugal, o sorteio mais parecia uma encomenda, pois como diria Margarida Rebelo Pinto “não há coincidências”. A “sorte” ditou que os três eucaliptos e o V. Guimarães, finalista vencido da última edição da prova, jogarão em casa, frente a adversários teoricamente de menor valia. O SC Braga vai a Vila do Conde defrontar o Rio Ave, num jogo que já é um clássico, tantas são as vezes que as duas equipas se defrontam em competições a eliminar, naquele que se prevê como o jogo mais aliciante da eliminatória. Espero que sejam meras coincidências, contrariando o pensamento acima referido. 

O SC Braga/AAUM apurou-se para a ronda de elite da “UEFA Futsal Cup”. O sorteio realizado colocou pela frente de novo o “Inter Movistar”, a melhor equipa do mundo, à qual se juntam as equipas do “Kairat Almaty” do Cazaquistão, onde tem dominado o futsal, sendo atualmente uma das equipas de referência do futsal mundial e  O “FC Deva”, atual campeão nacional da Roménia, clube em ascensão no futsal europeu. O grupo trará imensas dificuldades, mas deverá permitir que a equipa de Paulo Tavares cresça na competição com os melhores.

Pode dizer-se que, depois o elevado grau de dificuldade na Liga Europa e na Taça CTT, a sorte nada quis com o símbolo bracarense no sorteios abordados. Mas é nos momentos de maior exigência que surgem as melhores respostas, da crença e da competência dos arsenalistas.

O leitor estranhará certamente que este artigo não faça referência ao jogo da liga, disputado ontem em Moreira de Cónegos, algo que acontece devido ao facto de se ter realizado fora de tempo útil para inclusão no jornal. Farei referência a esse jogo, espero que pela positiva, na próxima semana. 

Partilhar