Entrevista exclusiva com Quim , Guarda-Redes do Sporting de Braga e da Selecção Nacional.



“Ser campeão pelo Braga era a minha maior alegria

Quim é para muitos um dos melhores guarda-redes nacionais. Mas para nós, adeptos do Braga, o Quim não é “um dos”... para nós Quim É O MAIOR GUARDA-REDES NACIONAL!
Conseguindo a pulso uma carreira notável, o nº1 bracarense aceitou responder às questões dos frequentadores do
superbraga.com.
De resposta curta mas sincera, fiel às suas características mais defensivas que de “ataque” Quim  revelou-se-nos mais uma vez.

E  mais uma vez, foi fiel a si próprio: orgulhoso por representar o Braga e ambicioso Q.B.
Eis Joaquim Manuel Sampaio Silva (Quim) em discurso directo:


O CLUBE...

Superbraga (SB) - Achas que a SAD fez tudo que estava ao seu alcance para resolver mais rapidamente o caso de que foste vítima?
QUIM (Q)- Penso que o S.C.B. fez tudo o que podia fazer, não fez mais porque não tem o peso que outro clube de maior dimensão podia ter tido.

(SB)- Sentes mais confiança a jogar com 2 ou 3 centrais?
(Q)-Sinceramente é-me igual tudo depende da estratégia do treinador, os jogos não são todos iguais depende muito da equipa contrária e da sua maneira de jogar.


(SB)- A saída do Ricardo e do Idalécio enfraqueceu o nosso centro da defesa?

(Q)-Penso que eram grandes centrais mas entraram outros com um valor idêntico e com a mesma vontade de triunfar.

(SB)- Achas que até 2010 o enorme SCB poderá constituir uma equipa para ser campeã, como disse o anterior presidente (JGO)?

(Q)-Se manter a mesma atitude como até aqui, a apostar na equipa B a formar grandes jogadores e conseguir mantê-los no clube, penso que podemos um dia quem sabe, sermos campeões

(SB)- Já te imaginaste campeão pelo enorme SC Braga?

(Q)-Seria a maior alegria que podia sentir.


(SB)- Se brevemente te transferires para outro clube (português ou estrangeiro) pensas voltar acabar cá a tua carreira como jogador?
(Q)-Sem duvida, foi e será sempre uma grande alegria representar o clube do meu coração onde cresci e aprendi tudo que sei até hoje.


(SB)- Que diferenças principais encontra entre os métodos de Manuel Cajuda e os de Castro Santos?
(Q)-São treinadores diferentes com métodos diferentes cada um com a sua personalidade mas com o mesmo objectivo, tirar o máximo de todos os jogadores.

(SB)- Que mudanças mais sensíveis sentiu entre a gestão de J. Gomes Oliveira e a de Fernando Oliveira?
(Q)-Sinceramente não tenho nada a dizer, são duas pessoas sérias onde procuram fazer o melhor pelo clube.

(SB)- Quais os jogadores que mais contribuem para o bom ambiente que se vive no balneário do Sporting Clube de Braga?
(Q)-Quem entra no clube é sempre bem recebido e logo se sente em casa, os mais velhos tem esse papel fundamental no clube, que realmente formam um grande ambiente no balneário.


(SB)- Achas que o trabalho realizado quer na equipa B quer na A, poderá dar grandes receitas no futuro?
(Q)-O objectivo é esse e penso que estamos no bom caminho.

(SB)- No jogo com o BFC na passada época, o QUIM foi alvo de uma singela mas significativa homenagem por iniciativa de elementos do fórum do SUPERBRAGA.COM. A reacção dos associados presentes no jogo foi magnifica e demonstrativa do carinho que os associados nutrem pelo QUIM. Num período difícil para o QUIM e família ,tal iniciativa ajudou-o a enfrentar a injustiça que estava a ser alvo?
(Q)-Sem duvida que me ajudou imenso só tenho que agradecer tudo o que fizeram na altura mais difícil da minha vida.

(SB)-Alguma vez te sentiste só nos últimos meses?
Que apoio te deu o clube durante a suspensão?
(Q)-Nunca, sabia que tinha pessoas à minha volta que estavam comigo onde a minha família teve um papel fundamental.
Todo o necessário para me ajudar a não baixar os braços.
(SB)- O QUIM é um dos melhores guarda redes nacionais, para muitos o melhor. Na época passada o SCB aceitou transferi-lo para o Tenerife segundo a Comunicação social por 300 mil contos. O QUIM não aceitou o desafio. Porquê?
(Q)-Não aceitei, porque a deixar o meu clube só mesmo por uma coisa muito boa.
(SB)- Quando foi assediado pelo SLB o facto de ser representado pelo JL Tamargo foi factor importante para o negócio não se concretizar??? (O SLB contratou salvo raras excepções jogadores representados por ele). Sente que está no SCB por uma questão de tempo.
(Q)-Pessoalmente ninguém do Benfica falou comigo até agora e não posso comentar mais nada sobre o assunto, quanto a questão de me sentir próximo de sair ,toda a gente sabe que a minha ambição e não só, passa por representar um clube onde possa ter mais objectivos, mas isso só acontece caso seja uma boa proposta tanto para mim como para o clube.


(SB)- Decerto tem momentos inesquecíveis ao serviço do SCB. Qual(is) aquele(s) que acha mais importante???
(Q)-A final da taça de Portugal.

(SB)- Quanto achas que deve ser o teu passe numa possível transferência?

(Q)-Não sou eu que posso responder a essa questão.

O FUTEBOL NACIONAL

(SB)- De um modo geral, qual é a tua opinião sobre o panorama futebolístico nacional? está pior? está melhor?
(Q)-Penso que está melhor mas pode melhorar ainda mais.


(SB)- O seu colega de selecção, Simão, atribuiu 11 valores à superliga. Qual a sua avaliação?
(Q)-De zero a dez dou sete.

(SB)- Que factores podem contribuir para que tenhamos uma superliga com mais qualidade?
(Q)-Penso que se fala muito fora do relvado, pessoas que se deviam preocupar mais com o seu clube e menos com os seus rivais.

O GUARDA-REDES

(SB)-"Quem fez isto irá pagar..."
Está esperançado que um dia a verdade irá ser reposta??? Irá tomar mediadas nesse sentido??? Está esclarecido quanto às causas e origem da positividade?
(Q)-Esperança tenho, mas vejo nisto tudo muitas dúvidas, nada com certezas, assim é difícil ter esperança de saber algo em concreto. A única certeza que tenho é que sou inocente nesta história, por minha iniciativa nunca tomei algo que fosse, nem nunca frei precisar de nada para melhorar o meu rendimento.

(SB)- Qual é a sensação de defender um pontapé de grande penalidade?
(Q)-É uma sensação especial já que vendo bem o guarda-redes tem 10% de probabilidade de defender e o jogador o restante e é uma defesa como esta que dá moral e confiança a um guarda-redes.

(SB)- O que pensas fazer quando terminares tua a carreira como jogador?
(Q)-Ainda não pensei nisso mas penso ficar no mundo do futebol.

(SB)- Supondo que o SC Braga te faz uma boa proposta para ingressar no clube mas para outra função, mas sabendo que tens atrás de ti outros clubes a solicitar os teus serviços, a quem escolherias?

(Q)-Com o amor que tenho pelo clube, pela proximidade que estou da família com certeza optava pelo nosso clube.

(SB)- Gostava de perguntar ao Quim se é aquele último suspiro antes de defender os penalties, o grande truque para os defender

(Q)-Não há truques simplesmente opto por um lado e com toda a convicção tento defender, caso tenha a sorte de a bola ir para o mesmo lado.


(SB) Quim já pensaste ter uma página na net?

(Q)-Ainda não, mas poderei vir a ter.


(SB)- Já pensaste escrever ou registares-te no fórum supebraga.com?

(Q)-Não. Mas de vez em quando vou dar uma vista de olhos no fórum do superbraga.com.


(SB)- Quem é o melhor guarda-redes a jogar neste momento no futebol internacional?

(Q)-Gosto muito do Fabian Bartez

SELECÇÃO

(SB)- Sabendo daquilo por que passaste, não te passou pela cabeça abandonar a selecção nacional, devido à injustiça que o seleccionador nacional cometeu na tua não convocatória? Não terás tu sentido que foi criado um "complot" para satisfazer um capricho, ou oferecer um presente a um jogador mais internacional.
(Q)-Representar a selecção foi e será sempre um objectivo é o patamar que qualquer jogador quer atingir. Mesmo com tudo o que me aconteceu nunca pensei abandonar a selecção, nem penso que possa existir qualquer complot porque isso seria muito grave para o futebol.

(SB)- Qual a sensação de ser de novo chamado à selecção nacional depois de todos aqueles meses parado?

(Q)-É uma sensação muito especial depois de tudo o que me aconteceu voltar tudo à normalidade, foi como uma vitória para mim mesmo, já que ninguém sabe o que passei, dos dias em que pensei que nunca iria voltar a ser o mesmo Quim

(SB)- Qual a sensação de ser o número um da selecção nacional?
(Q)-É o concretizar de um sonho que nunca pensei que fosse possível.

(SB)- O que é que sentes por teres ficado fora do mundial por ter acusado elevados níveis de nandrolona, sabendo que outros que também acusaram o mesmo participaram e até hoje ninguém se atreveu a dizer os nomes dos jogadores?

(Q)-Foi a maior desilusão que me podiam ter feito não me convocarem para o Mundial, quanto aos outros casos não comento, pois desconheço se é verdade ou mentira.

(SB)- Sentiste-te abandonado pela FPF em relação ao controlo positivo de nandrolona?
(Q)-Sinto que podiam ter feito mais, mas não me queria alongar mais sobre o assunto.


(SB)- Como e que encaraste a direcção da FPF depois de teres voltado (mais do que justamente, diga-se de passagem) as redes da selecção nacional, sabendo que eles pouco mais que nada fizeram pela tua causa

(Q)-Encarei da mesma forma de sempre, pois a minha ida à selecção épara jogar e dar o meu melhor.


(SB)- Em termos de camaradagem e bom ambiente, que comentário faz ao balneário da Selecção Nacional? Sentem-se as diferenças entre diferentes clubes representados? O ambiente é melhor ou pior do que o do SC Braga?

(Q)-O ambiente mantêm-se como sempre, todos a lutar para o mesmo lado em prol da selecção. Em comparação com o Braga é idêntico já que os mais velhos formam um grupo unido respeitando sempre os mais novos.

(SB)- O que pensas da realização do EURO em Portugal e o que pensas relativamente à nossa selecção e à hipótese de ganharmos esse Europeu?
(Q)-Acho que Portugal pode organizar um bom Europeu tendo condições para isso, podendo da mesma forma vence-lo.

(SB)- Na Selecção o QUIM foi relegado para o banco após o Portugal- França. Acha que tal facto se deveu à goleada, ao momento de forma, ou ao facto do Ricardo ser o guarda redes da equipa então campeã nacional? 
(Q)-A justificação só o Mister António Oliveira a pode dar pois eu não a encontro.

SUPERBRAGA

(SB)- Quando é que tiveste conhecimento da página e do fórum SUPERBRAGA.COM?

(Q)-Desde a sua existência

(SB)- O QUIM é um simbolo para todos os bracarenses. O que gostaria de dizer aos bracarenses acerca do SCB que tão bem conhece???
(Q)-Gostaria de dizer que mais do que ninguém nós jogadores gostaríamos sempre de ganhar mas isso não é possível, há jogos bons e maus por isso é importante para nós jogadores sentirmos que tanto nos bons como nos maus momentos a nossa massa está connosco, que nos apoie e nos dê a confiança que às vezes não temos. Todos juntos formamos uma grande equipa para que o SC Braga consiga os maiores êxitos possíveis.