Tudo sobre o Estádio Municipal de Braga

| PRÉMIOS GANHOS  |  FOTOS NOV 2003  |  FOTOS da INAUGURAÇÃO  FOTOS DIVERSAS  |


Prémios Secil Engenharia Civil 2005 

- Despacho Ministerial >>>

 

Estádio Municipal de Braga vence Prémio SECIL

A excelência do Estádio Municipal de Braga foi, mais uma vez, reconhecida pelo Prémio Secil. Após o Arquitecto Eduardo Souto de Moura ter ganho o galardão, na área da arquitectura, no ano anterior, desta feita foi a vez de ser premiada a obra de engenharia. O Prémio Secil Engenharia Civil foi entregue ao Eng.º Rui Furtado pelo projecto de estruturas do Estádio bracarense.

O Prémio Secil Engenharia Civil 2005 foi entregue ao Eng.º Rui Furtado, da AFAConsult, pelo projecto de estruturas do Estádio Municipal de Braga. A sessão de entrega do Prémio decorreu no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, tendo o galardão sido entregue pelo Eng.º Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O Prémio, atribuído pelo projecto de estruturas do Estádio, que se caracteriza pela inovação das soluções técnicas desenvolvidas, pela tecnologia empregue, sobretudo ao nível dos ensaios e das coberturas, e pelo rigoroso planeamento da execução dos trabalhos em obra, foi endereçado, pelo Eng.º Rui Furtado, a toda a equipa da AFAConsult que trabalhou no projecto.

No seu discurso, o Eng.º Rui Furtado referiu a importância da existência de prémios como o Prémio Secil e enalteceu toda a equipa envolvida no projecto, salientando que os quatro anos de duração da obra foram os mais intensos da sua vida. “O que nos movia era o cumprimento dos prazos, procurar as soluções que melhor serviam as duas perspectivas, a da arquitectura e da engenharia”, afirmou, acrescentando que “toda a história de concepção da obra foi de inquietação, rigor e exigência”.

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações falou do prémio Secil como um certificado de excelência de trabalhos nas áreas da Arquitectura e da Engenharia Civil, que mostra que os técnicos portugueses estão à altura dos grandes projectos promovidos pelo Governo.

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Fernando Santo, acentuou a importância do Prémio Secil e considerou que a atribuição do prémio ao Eng.º Rui Furtado é o reconhecimento merecido pelo trabalho que este profissional tem vindo a desenvolver ao longo da sua carreira.

De salientar que o Estádio Municipal de Braga conquista pelo segundo ano consecutivo um Prémio Secil, uma vez que o Prémio Secil Arquitectura 2004 foi ganho pelo Arquitecto Eduardo de Souto Moura, com o seu projecto do mesmo Estádio.


Prémios Secil Engenharia Civil 2005
 


Obra vencedora

Estádio Municipal de Braga - Braga
Eng.º Rui Furtado
 

Obras nomeadas

1. Centro de Solidariedade de Braga - Braga
   Eng.º António Ventura Gouveia 

2. Estádio do Dragão - Porto
   Eng.º António Campos Matos

3. Projecto da SATUOeiras - Lisboa
   Eng.º José Manuel Matos Noronha da Câmara 

4. Ponte sobre o Rio Sabor - EN 315
   Eng.º José Paulo Cruz 

5. Torres S. Rafael e S. Gabriel, Parque das Nações - Lisboa
   Eng.º Júlio Appleton
   João Almeida
   Tiago Abecassis

6. Viaduto do Loureiro - Algés
   Eng.º José Luís Câncio Martins